You are on page 1of 35

DESIGN INFORMAL DOS MORADORES DE RUA

FORMAS POSSVEIS DE VIVER NAS RUAS DE SO PAULO

Seminrio de tese I Ps Graduao em Arquitetura e Urbanismo FAU MACK Marco Antonio Dresler Hovnanian

BACKGROUND
Incio da pesquisa com moradores de rua em 2001 por meio da fotografia documental; Ps graduao em histria da cultura, arte e educao produzindo uma dissertao (2005) interdisciplinar em antropologia visual, pesquisando os moradores de rua na Avenida 23 de Maio; Trabalho voluntrio em uma ONG por quatro anos assistindo moradores de rua no centro de So Paulo (2003-2007).

MOTIVAO
Nos ltimos dez anos a populao de moradores de rua cresceu

75%
Fonte : FIPE (2010)

Albergues em So Paulo esto encerrando suas atividades em um ritmo alarmante


Fonte : Estado de So Paulo (2010)

INTRODUO TCNICA: autores

1. TONY FRY (Design) FRY, Tony. Design Futuring: sustainability, ethics and new practice. New York: Berg Publishers, 2009. FRY, Tony. Reconstrues: ecologia, design, filosofia. So Paulo: Editora Universidade de Sao Paulo, 2009. 2. MARIA CECILIA LOSCHIAVO DOS SANTOS (Design e arquitetura) SANTOS, Maria Ceclia Loschiavo. Cidades de Plstico e Papelo. O habitat informal dos moradores de rua em So Paulo, Los Angeles e Tquio. Pesquisa de Livre-Docncia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo, 2003. 3. CHRISTIAN PIERRE KASPER (Sociologia) KASPER, Christian Pierre. Habitar a rua. Tese de doutorado em cincias sociais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2004. 4. KRZYSZTOF WODIZCKO (Design) WODICZKO, Krzysztof. Critical Vehicles: writings, projects, interviews. Boston: MIT Press, 1999.

FUNDAMENTAO TCNICA

1. MORADOR DE RUA:
UM PROBLEMA INADMISSVEL UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Bauman (1998), define que a sociedade moderna tende a: vomitar os estranhos, bani-los dos limites do mundo ordeiro e impedi-los de toda comunicao com os do lado de dentro. Ou seja, os moradores de rua so indesejveis ordem e limpeza que imperam nos grandes centros, - sua visibilidade gera repulsa levando-os a expulso para limites determinados por uma ordem poltica de higienizao e de embelezamento. ... onde quer que a planejada ordem de constituio esteja em andamento, certos habitantes do territrio a ser ordeiramente feito de maneira nova convertem-se em estranhos que precisam ser eliminados. (p. 29)

Foucault (2004), prprio do sculo XIX ter aplicado ao

espao de excluso de que o leproso era o habitante simblico (e os mendigos, os vagabundos, os loucos, os violentos formavam a populao real) a tcnica de poder prpria do "quadriculamento" disciplinar. Tratar os "leprosos" como "pestilentos", projetar recortes finos da disciplina sobre o espao confuso do internamento, trabalh-lo com os mtodos de repartio analtica do poder, individualizar os excludos, mas utilizar processos de individualizao para marcar excluses... (p. 165)

2. MORADOR DE RUA:
UM PROBLEMA INDESEJVEL UM PROBLEMA TOLERVEL

Snow e Anderson (2004), conota um mlange bem distinto de comportamentos, artefatos e elementos cognitivos que, juntos, caracterizam o modo de vida de um conjunto de indivduos, e o distinguem de outros grupos ou agregados dentro da sociedade maior. (p. 75)
Loschiavo (2003), o conceito de cultura embrulhada referese s prticas que os moradores de rua desenvolvem de reutilizao e reconceituao de materiais descartados, especialmente embalagens. Por fim pondera que um aspecto expressivo a ser considerado que o design espontneo e a reciclagem informal trazem a presena da alteridade no espao pblico, so elementos poderosos que materializam uma prtica alternativa e radical de design e de resistncia cultural. (p. 83)

Loschiavo (2003), abrigar os pobres e as vtimas de crises humanitrias se tornou um dos temas mais urgentes para o design e a arquitetura no final do sculo XXI. Esta nova condio desafia os atuais limites e a metodologia do design e da arquitetura e um dos principais aspectos na construo de espaos sustentveis. (p. 121) Loschiavo (1999), tambm analisa a visibilidade do habitat dos moradores de rua, que carregam a imagem e o estigma de sua marginalidade, o que os tornou extraordinariamente visveis e significativos. ( p. 30)

3. MORADOR DE RUA:
UM POSSVEL SOLUO

Willis (2005), os moradores de rua no deveriam ser vistos como sujeitos que dependem apenas da caridade e pena da sociedade, mas que essa populao tem muito a ensinar aqueles que esto confortavelmente abrigados e aparentemente seguros em seus estilos de vida incluindo os designers. (p. 1)
Fry (2009) , necessrio ainda ter em vista os cenrios que apontam para um futuro prximo em que, em decorrncia de problemas econmicos, polticos ou sociais, ou mesmo de desastres naturais conseqentes de desequilbrios ecolgicos, centenas de milhes de pessoas perdero suas casas e sero incapazes de serem acomodados pela necessidade de habitao do planeta.

Fry (2009), para quem, atualmente, as naes esto mal equipadas para lidar com a questo dos moradores de rua, uma vez que, segundo o autor, o que tem de ser planejado e projetado para essas populaes ainda no mereceu a devida ateno. ...quando voc pensa e parece que no tem nada, voc tem duas coisas: o que pode ser encontrado nas ruas e uma inata habilidade (via o design) de usar isto para fazer um micro-mundo para habitar. Olhar para este universo revela uma extraordinria gama de inovao em materiais e enderea confrontaes entre produtos e relaes scio-econmicas. (p. 233)

Kasper (2004) , atravs da reflexo do livro o Pensamento Selvagem de Levi-Strauss apresenta de maneira clara o conceito de bricolagem. interessante abordar a interlocuo de Kasper com Strauss, pois sua tese discute formas de habitar dos moradores de rua seguindo a ttica do rearranjo. O autor entende que: o ponto de vista adotado encara os modos de existncia dos moradores de rua como formas de vida possveis, e no em termos de carncia, remetida a uma suposta normalidade . (p. 4) ...o ponto de vista adotado encara os modos de existncia dos moradores de rua como formas de vida possveis, e no em termos de carncia, remetida a uma suposta normalidade. (p. III)

WODICZKO EXPERIENCE

Design como

ferramenta de interveno

no espao pblico

The homeless projections

Projeo: The Homeless Projection - Krzysztof Wodiczko, 1986.

Homeless vehicle project

Foto: Krzysztof Wodiczko - 1988

Desenho: Krzysztof Wodiczko

Desenho: Krzysztof Wodiczko

HOMELESS
EM SO PAULO

Foto: Marco Hovnanian, 2004

Foto: Marco Hovnanian, 2004

Foto: Marco Hovnanian, 2004

Foto: Marco Hovnanian, 2004

Foto: Marco Hovnanian, 2004

Photo: Marco Hovnanian, 2010

OBSERVAES FINAIS
Em sntese podemos dizer que um importante aspecto que desejamos enfatizar aqui foi o apontar de novas possibilidades de abordagem do morador de rua e suas atividades, em especial aquelas que envolvem a coleta de objetos descartados e sua utilizao. Ao invs de se encarar a existncia de moradores de rua como um problema a ser eliminado, o estilo de vida adotado por esses indivduos poderia ser abordado como alternativa de vida possvel nas cidades contemporneas. Fry, (2009), aponta: urgente reconhecer que os meios de mudana de rumo s podem ser encontrados na historia da sobrevivncia e da inovao do homem. (p. 21)

BIBLIOGRAFIA
BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Ps-Modernidade. Traduo de Mauro Gama e Cludia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1998. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Traduo de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004. FRY, Tony. Design Futuring: sustainability, ethics and new practice. New York: Berg Publishers, 2009. FRY, Tony. Reconstrues: ecologia, design, filosofia. So Paulo: Editora Universidade de So Paulo, 2009.

KASPER, Christian Pierre. Habitar a rua. Tese de doutorado em cincias sociais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2004.
SANTOS, Maria Ceclia Loschiavo. Cidades de Plstico e Papelo. O habitat informal dos moradores de rua em So Paulo, Los Angeles e Tquio. Pesquisa de Livre-Docncia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo, 2003.

____________________________ . Jornal da Fapesp, Notcias da FAPESP 45, agosto de 1999. SNOW, David e ANDERSON, Leon. Desafortunados um estudo sobre o povo da rua. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1998. WILLIS, Anne-Marie. Design Philosophy Papers. Editorial September 2005, issue 3. WODICZKO, Krzysztof. Critical Vehicles: writings, projects, interviews. Boston: MIT Press, 1999. WODICZKO, Krzysztof. e LURIE, David. Homeless Vehicle Project. October, Vol. 47. The MIT Press: Boston, 1988. Sites: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,total-de-moradores-de-rua-cresce-57-emsp-diz-fipe,559901,0.htm Data de acesso: 01.06.10. http://www.estadao.com.br/noticias/geral,prefeitura-de-sao-paulo-fecha-albergues-parasem-teto,506287,0.htm Data de acesso: 31.05.10

You might also like