You are on page 1of 5

VESTIBULAR UDESC 2013.

1 QUESTES DE BIOLOGIA

Questo 16 Em relao aos fungos correto afirmar. A. ( ) So procariontes e realizam sua nutrio por quimiossntese. B. ( ) No possuem organelas celulares, pois a estrutura deles constituda de capsdeo. C. ( ) So classificados em quatro classes: Sarcodnea, Ciliophora, Flagellata e Sporozoa. D. ( ) So nocivos sade, pois todas as espcies causam micoses ao homem. E. ( ) So eucariontes e a maioria deles possui sua estrutura composta por um emaranhado de filamentos designados hifas, cujo conjunto se chama miclio. Tambm existem formas unicelulares. Questo 17 Analise as proposies abaixo em relao ao tecido muscular. I. Nos trs tipos de tecidos musculares, ou seja, tecido muscular estriado cardaco, tecido muscular estriado esqueltico e tecido muscular liso, a contrao muscular ocorre por meio do deslizamento dos filamentos de actina em relao ao de miosina, diminuindo assim a distncia entre as duas linhas Z (o espao entre as duas linhas Z chamado de sarcmero, que a unidade de contrao das clulas musculares). II. O tecido muscular estriado cardaco constitudo por clulas longas com estrias transversais, e sua contrao involuntria. III. O tecido muscular estriado esqueltico constitudo por clulas mononucleadas com estrias longitudinais, e sua contrao lenta e involuntria. IV. O tecido muscular liso constitudo por clulas mononucleadas, sem estrias transversais, e sua contrao involuntria. Assinale a alternativa correta. A. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV so verdadeiras. B. ( ) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. C. ( ) Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. D. ( ) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. E. ( ) Somente as afirmativas I, II e III so verdadeiras. Questo 18 Assinale a alternativa correta quanto clula. A. ( ) O peroxissoma responsvel pelo armazenamento das protenas ligadas ao perxido de nitrognio e constitudo por uma rede de tbulos separados. B. ( ) O retculo endoplasmtico liso possui a funo de sintetizar protenas e constitudo por uma rede de tbulos separados. C. ( ) O retculo endoplasmtico rugoso possui a funo de sintetizar protenas e constitudo por uma rede de tbulos interconectados que se comunicam com o envoltrio nuclear. D. ( ) O complexo de Golgi possui algumas funes, dentre elas, responsvel pela formao das mitocndrias e pela formao do espermatozoide. constitudo por uma rede de tbulos interconectados que permitem o armazenamento de lipdeos. E. ( ) O lisossomo possui a funo de sintetizar lipdio e constitudo por uma rede de lipdeos.

Questo 19 Analise as proposies abaixo em relao aos estmatos da planta. I. Os estmatos esto localizados, principalmente, na epiderme inferior das folhas e so constitudos por duas clulas clorofiladas em forma de rim ou feijo, que so chamadas de clulas-guarda. II. Os fatores que estimulam a abertura e o fechamento dos estmatos so a luz, a concentrao de gs carbnico, a concentrao de ons e o grau de hidratao da planta. III. A absoro de gua pelas clulas-guarda do estmato altera a sua forma e faz com que o espao entre elas, chamado de ostolo, se feche. IV. Os estmatos permitem a transpirao da planta e tambm a troca de gases com a atmosfera. Assinale a alternativa correta. A. ( ) Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. B. ( ) Somente as afirmativas I, II e III so verdadeiras. C. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV so verdadeiras. D. ( ) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. E. ( ) Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. Questo 20 Existem diferenas entre a organizao das estruturas dos artrpodes. Em relao ao enunciado, associe as colunas. (1) Insetos ( ) Em geral so aquticos, seus corpos apresentam duas regies (cefalotrax com dois pares de antenas e abdome). Possuem um par de mandbulas na abertura da boca e tubo digestrio completo. A respirao feita por ramificaes laterais (brnquias) localizadas nas patas. (2) Aracndeos ( ) So terrestres, seus corpos apresentam cabea com um par de antenas, pequeno trax e um longo abdome segmentado com dois pares de patas locomotoras por segmentos, podendo variar de 20 a 100 segmentos. A respirao traqueal. (3) Crustceos ( ) Em geral so terrestres, seus corpos apresentam trs regies (cabea com um par de antenas, trax e abdome). Possuem tubo digestrio completo (o aparelho mastigador pode ser sugador, lambedor ou mastigador). A respirao feita por traquias. (4) Diplpodes ( ) So terrestres, a maioria deles apresentam seus corpos em cefalotrax e abdome, no possuem antena nem mandbulas, possuem quatro pares de patas. A respirao feita por filotraquias, tambm denominadas pulmes foliceos. Assinale a alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo. A. ( ) 3 4 2 1 B. ( ) 3 4 1 2 C. ( ) 4 2 1 3 D. ( ) 1 3 2 4 E. ( ) 1 3 4 2

Questo 21 Assinale a alternativa correta em relao ao tipo sanguneo na seguinte situao: um casal tem trs filhos, sendo que dois filhos possuem o tipo sanguneo O, e um filho possui o tipo sanguneo A. A. ( ) A me possui o tipo sanguneo O, e o pai o tipo A heterozigoto. B. ( ) A me possui o tipo sanguneo A heterozigoto, e o pai o tipo O heterozigoto. C. ( ) A me e o pai possuem o tipo sanguneo AB.

D. ( ) A me possui o tipo sanguneo O, e o pai o tipo sanguneo A homozigoto. E. ( ) A me possui o tipo sanguneo O, e o pai o tipo sanguneo AB homozigoto Questo 22 Analise as proposies em relao circulao sangunea humana. I. As veias possuem uma camada espessa de tecido conjuntivo e muscular para poder suportar a presso sangunea vinda do corao, que aumenta medida em que o sangue se afasta do corao. II. No corao, o sangue que sai do ventrculo esquerdo pela artria aorta rico em oxignio. III. A circulao que leva o sangue rico em oxignio para os pulmes e o corao chamada de pequena circulao. IV. O sangue rico em gs carbnico passa do trio para o ventrculo direito. Depois, o sangue bombeado para as artrias pulmonares, direita e esquerda, que levam o sangue para os pulmes para que ocorra a hematose. Assinale a alternativa correta. A. ( ) Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. B. ( ) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. C. ( ) Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. D. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV so verdadeiras. E. ( ) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. Questo 23 Analise as proposies em relao ecologia. I. As populaes so formadas quando vrios indivduos da mesma espcie vivem em uma mesma rea e mantm relao entre si. II. O habitat corresponde ao modo de vida ou ao papel ecolgico que a espcie desempenha no ecossistema. III. Comunidade ou biocenose so formadas por indivduos da mesma espcie, que possuem pouca relao de interao entre si. IV. Ecossistema a reunio e a interao das comunidades com os fatores abiticos que atuam sobre essas comunidades. Assinale a alternativa correta. A. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. B. ( ) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. C. ( ) Somente as afirmativas I e IV so verdadeiras. D. ( ) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. E. ( ) Todas as afirmativas so verdadeiras. Questo 24 Assinale a alternativa que apresenta caractersticas de plantas gimnospermas. A. ( ) So espermatfitas e possuem sementes protegidas pelo fruto. B. ( ) Apresentam rizoide, cauloide e sementes. C. ( ) No apresentam vasos condutores. D. ( ) Possuem flor, filoide e rgo reprodutor escondido. E. ( ) So vasculares traquefitas e suas sementes so nuas. No produzem frutos.

Questo 25 A procura por novas fontes renovveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes no renovveis de energia, principalmente do petrleo, e a poluio ambiental causada por essas fontes (combustveis fsseis). Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energtico no renovvel. A. ( ) biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma regio. B. ( ) hidrognio, usado como clula combustvel. C. ( ) biogs, utilizao das bactrias na transformao de detritos orgnicos em metano. D. ( ) carvo mineral, extrado da terra pelo processo de minerao. E. ( ) energia geotrmica, aproveitamento do calor do interior da Terra. Questo 26 Um estudo divulgado em Washington, durante a 19 Conferncia Internacional da Aids, afirma que dois homens com HIV no apresentaram sinais do vrus por um perodo de 8 a 17 meses, respectivamente, depois de receberem transplantes de clulas-tronco devido a uma leucemia. (Disponvel em: <http://g1.globo.com/>, Acessado em: 01/08/2012). Assinale a alternativa correta sobre o vrus do HIV. A. ( ) O HIV um vrus de DNA. B. ( ) O HIV um retrovrus. C. ( ) A AIDS e o HIV so infeces micticas causadas por vrus diferentes. D. ( ) O vrus HIV, no organismo humano, infecta apenas a clula macrfago. E. ( ) H poucos estudos sobre o vrus HIV, pois ele um organismo mutante que infecta apenas moncitos. Questo 27 No processo de inspirao, o ar rico em __________ filtrado, aquecido e umedecido quando passa pelas vias respiratrias, sendo levado __________. No pulmo o __________ do ar inspirado entra na circulao sangunea. O dixido de carbono do sangue __________ liberado nos__________ para que seja eliminado com o ar expirado. Assinale a alternativa que preenche corretamente, na sequncia, os espaos em branco no texto acima. A. ( ) oxignio aos pulmes oxignio venoso alvolos B. ( ) dixido de carbono aos pulmes oxignio arterial alvolos C. ( ) dixido de carbono traqueia dixido de carbono arterial alvolos D. ( ) oxignio traqueia oxignio arterial alvolos E. ( ) oxignio aos pulmes dixido de carbono venoso alvolos Questo 28 O termo hotspot empregado em diversas reas. Na rea da Ecologia significa regies com grande diversidade biolgica endmica, a qual se encontra em alto grau de destruio (75% ou mais). Assinale a alternativa que representa exemplos de hotspots. A. ( ) Amaznia, Mata Atlntica e Ilhas Malvinas. B. ( ) Pampas, Desertos e Groenlndia. C. ( ) Todo o planeta, j que todas as regies encontram-se em alto grau de destruio. D. ( ) Mata ciliar, Mangues e Plancies. E. ( ) Mata Atlntica, Cerrado, Madagascar e Ilhas do Oceano ndico.

Questo 29 Um touro mocho cruzou com trs vacas. Com a vaca 1 (chifruda) resultou um descendente mocho. Com a vaca 2 (chifruda) obteve-se um descendente chifrudo. E com a vaca 3 (mocha) foi produzido um descendente chifrudo. Assinale a alternativa que apresenta o gentipo dos animais que cruzaram. A. ( ) Touro: cc, Vaca 1: CC, Vaca 2: CC, Vaca 3: cc. B. ( ) Touro: cc, Vaca 1: Cc, Vaca 2: Cc, Vaca 3: cc. C. ( ) Touro: Cc, Vaca 1: cc, Vaca 2: cc, Vaca 3: Cc. D. ( ) Touro: CcBb, Vaca 1: ccBb, Vaca 2: ccBB, Vaca 3: Ccbb. E. ( ) Touro: ccBB, Vaca 1: CcBb, Vaca 2: CcBb, Vaca 3: CCbb. Questo 30 Apesar das transformaes do metabolismo, o ser vivo se mantm em equilbrio, isto , ele no muda sua composio qumica e nem suas caractersticas fsicas. esta propriedade do ser vivo que mantm relativamente constante o seu meio interno. Assinale a alternativa que define esta propriedade. A. ( ) evoluo B. ( ) homeostase C. ( ) ciclo de Krebs D. ( ) fotossntese e quimiossntese E. ( ) reproduo GABARITO 16. E 17. C 18. C 19. C 20. B 21. A 22. A 23. C 24. E 25. D 26. B 27. A 28. E 29. C 30. B

You might also like