You are on page 1of 2

SEFARADIM: Noite da Vspera de Yom Kipur 5772 - 3 Atarat Nedarim - Kosher...

Pgina 1 de 2

Quinta, 23 de agosto de 2012 5 Elul 5772 "''

Pesquisa:

Home > Notcias

SEFARADIM: Noite da Vspera de Yom Kipur 5772 - 3 Atarat Nedarim


Curtir 0

A cerimnia de Hatarat Nedarim, Anulao de Promessas, anula qualquer promessa no cumprida por esquecimento ou fora maior. realizada pelos Sefaradim pela terceira vez antes de Yom Kipur em preparao ao dia do perdo.

Conforme a tradio Sefaradi, ATARAT NEDARIM recitada trs vezes antes de Rosh Hashan sendo a primeira vez 40 dias antes de Rosh HaShan (ainda no ms de Menachem Av), a segunda vez na ltima noite do ano judaico e a terceira vez na noite anterior a Yom Kipur alm do Kal Nidrei no incio de Yom Kipur.

J os Ashkenazim recitam a Anulao das Promessas na manh da vspera de Rosh Hashan, aps Shacharit e antes do meio dia (metade do dia) alm do Kol Nidrei com o incio de Yom Kipur.

Na ltima noite do ano de 5771(em 2011) Sefaradim do mundo inteiro recitam em suas comunidades o 2 Atarat Nedarim, sendo neste anos no dia 27/09 - 28 de Elul 5771 e participam desta importante tradio judaica.

Atarat Nedarim (Anulao de Promessas) recitada perante trs homens (de preferncia perante dez homens), que so considerados "juzes": (Traduo Livre do Texto da verso Ashkenazi - Chabad.org.br) "Ouam por favor meus senhores e juzes: De toda e qualquer promessa que fiz, proibio que aceitei ou compromisso que assumi [sem declarar na hora que no teria valor de promessa irrevogvel], tanto os de que me lembro como os de que no me lembro, e que no cumpri por esquecimento, me arrependo e peo diante dos senhores a anulao desses compromissos. embora pela lei a pessoa que est pedindo anulao de promessas deva enumer-las detalhadamente, essa explicao detalhada se torna impossvel, por elas serem muitas. em vista disso, peo o favor de considerar todas como se tivessem sido por mim detalhadamente enumeradas." (Aqui os juzes respondem (trs vezes) o texto oficial em hebraico impresso no Sidur,) e o declarante continua:

http://koshermap.com.br/pt/item/print.html?id=7822

23/08/2012

SEFARADIM: Noite da Vspera de Yom Kipur 5772 - 3 Atarat Nedarim - Kosher...

Pgina 2 de 2

"Declaro perante os senhores que, desde j, me arrependo de todas as promessas que farei a partir de hoje, das quais porventura venha a me esquecer; que sejam desde j anuladas e tornadas sem efeito." (Os "juzes" respondem o texto oficial em hebraico impresso no Sidur.)

[ Fonte: Koshermap Brasil com informaes extraidadas dehttp://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/618860/jewish/Pedido-de-Anulao-de-Promessas.html ]

click image to enlarge

Comentrios
Add a comment...

Posting as Albo Berro (Not you?) Post to Facebook


Facebook social plugin

Comment

Para comentar, voc deve estar registrado em Login

No h comentrios aprovados at o momento

Avaliao
Be the first to rate! Recomende a um amigo

Copyright 2007 - 2012 by Moshiko Produes Developed by Artfos & Moshiko Connection All Rights Reserved.

http://koshermap.com.br/pt/item/print.html?id=7822

23/08/2012

You might also like