You are on page 1of 6

RESOLUO N

290, DE 29 DE

AGOSTO DE 2008

Disciplina a inscrio de pesos e capacidades em veculos de trao, de carga e de transporte coletivo de passageiros, de acordo com os artigos 117, 230-XXI, 231-V e X, do Cdigo de Trnsito Brasileiro.

O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO - CONTRAN, usando competncia que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei n 9.503, de 23 de setembro 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenao do Sistema Nacional Trnsito, resolve:

da de n de

Art. 1 Ficam referendadas as Deliberaes n 64, de 30 de maio de 2008, publicada no DOU de 02 de junho de 2008 e n 67, 17 de junho de 2008, publicada no DOU de 18 de junho de 2008. Art. 2 Para efeito de registro, licenciamento e circulao, os veculos de trao, de carga e os de transporte coletivo de passageiros devero ter indicao de suas caractersticas registradas para obteno do CAT - Certificado de Adequao Legislao de Trnsito, de acordo com os requisitos do Anexo desta Resoluo. Art. 3 Para efeito de fiscalizao, independente do ano de fabricao do veculo, deve-se considerar como limite mximo de PBTC - Peso Bruto Total Combinado o valor vigente na Resoluo CONTRAN n 210/06, ou suas sucedneas, respeitadas as combinaes de veculos indicadas na Portaria n 86/06, do DENATRAN, ou suas sucedneas, desde que compatvel com a CMT Capacidade Mxima de Trao e o PBTC, conforme definidos nesta Resoluo, declarados pelo fabricante ou importador mesmo que, por efeito de regulamentos anteriores, tenha sido declarado um valor de PBTC distinto. Pargrafo nico. Para efeito de fiscalizao de CVCs Combinaes de Veculos de Carga, detentoras de AET - Autorizao Especial de Trnsito emitida conforme Resoluo CONTRAN No 211/06, ou suas sucedneas, prevalecem as informaes de pesos e capacidades constantes da AET, com exceo do valor da CMT inscrito pelo fabricante ou importador. Art. 4 A responsabilidade pela inscrio e contedo dos pesos e capacidades, conforme estabelecido no Anexo desta Resoluo ser: I - do fabricante ou importador, quando se tratar de veculo novo acabado ou inacabado;

II - do fabricante da carroaria ou de outros implementos, em carter complementar ao informado pelo fabricante ou importador do veculo; III - do responsvel pelas modificaes, quando se tratar de veculo novo ou j licenciado que tiver sua estrutura e/ou nmero de eixos alterados, ou outras modificaes previstas pelas Resolues 292/08 e 293/08, ou suas sucedneas. IV - do proprietrio do veculo, conforme estabelecido no art. 5 desta Resoluo. Pargrafo nico. A adequao da inscrio dos pesos e capacidades dos veculos em estoque e em fase de registro e licenciamento dever ser realizada pelos responsveis mencionados nos incisos I, II e III deste artigo, no prazo de 60 (sessenta) dias contados a partir da data de publicao desta Resoluo, mediante o fornecimento de plaqueta com os dados nela contidos. Art. 5 Para os veculos em uso e os licenciados at a data da entrada em vigor desta Resoluo, que no possuam a inscrio dos dados de tara e lotao, fica autorizada a inscrio dos mesmos, por pintura resistente ao tempo na cor amarela sobre fundo preto e altura mnima dos caracteres de 30 mm, em local visvel na parte externa do veculo. 1 Para os veculos destinados ao transporte coletivo de passageiros, a indicao de que trata o caput deste artigo poder ser realizada conforme o item 4.2.2 do anexo, neste caso de responsabilidade do proprietrio do veculo. 2 No caso de ser verificada a incorreo do(s) dado(s) inscrito(s) no veculo, durante a fiscalizao de pesagem, fica o proprietrio do veculo sujeito s sanes previstas no artigo 237 do Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB, independente das estabelecidas na Resoluo CONTRAN n 258/07. Art. 6 No caso do veculo inacabado, conforme definido no item 2.10 do anexo desta Resoluo, fica o fabricante ou importador obrigado a declarar na nota fiscal o peso do veculo nesta condio. Art. 7 Para o cumprimento do disposto no artigo 5 o proprietrio do veculo ter o prazo de 120 dias a partir da data de publicao desta Resoluo.

Art. 8 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogada a Resoluo 49/98 - CONTRAN.

Alfredo Peres da Silva Presidente

Marcelo Paiva dos Santos Ministrio da Justia

Rui Csar da Silveira Barbosa Ministrio da Defesa

Edson Dias Gonalves Ministrio dos Transportes

Rodrigo Lamego de Teixeira de Teixeira Soares Ministrio da Educao

Valter Chaves Costa Ministrio da Sade

Jose Antonio Silvrio Ministrio da Cincia e Tecnologia

Carlos Alberto Ferreira dos Santos Ministrio do Meio Ambiente

Anexo da Resoluo 290 de 29 de setembro de 2008 1 - OBJETIVO Estabelecer requisitos para inscrio indicativa e obrigatria dos pesos e capacidades registrados, conforme definidos no item a seguir. 2 - DEFINIES Para efeito dessa Resoluo define-se: 2.1 PESOS E CAPACIDADES INDICADOS pesos mximos e capacidades mximas informados pelo fabricante ou importador como limites tcnicos do veculo; 2.2 PESOS E CAPACIDADES AUTORIZADOS o menor valor entre os pesos e capacidades mximos estabelecidos pelos regulamentos vigentes (valores legais) e os pesos e capacidades indicados pelo fabricante ou importador (valores tcnicos); 2.3 - TARA - peso prprio do veculo, acrescido dos pesos da carroaria e equipamento, do combustvel pelo menos 90% da capacidade do(s) tanque(s), das ferramentas e dos acessrios, da roda sobressalente, do extintor de incndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas. 2.4 - LOTAO - carga til mxima, expressa em quilogramas, incluindo o condutor e os passageiros que o veculo pode transportar, para os veculos de carga e trao ou nmero de pessoas para os veculos de transporte coletivo de passageiros. 2.5 - PESO BRUTO TOTAL (PBT) - o peso mximo (autorizado) que o veculo pode transmitir ao pavimento, constitudo da soma da tara mais a lotao. 2.6 - PESO BRUTO TOTAL COMBINADO (PBTC) Peso mximo que pode ser transmitido ao pavimento pela combinao de um veculo de trao ou de carga, mais seu(s) semi-reboque(s), reboque(s), respeitada a relao potncia/peso, estabelecida pelo INMETRO Instituto de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial, a Capacidade Mxima de Trao da unidade de trao, conforme definida no item 2.7 do anexo dessa Resoluo e o limite mximo estabelecido na Resoluo CONTRAN n 211/06, e suas sucedneas. 2.7 - CAPACIDADE MXIMA DE TRAO (CMT) - mximo peso que a unidade de trao capaz de tracionar, includo o PBT da unidade de trao, limitado pelas suas condies de gerao e multiplicao do momento de fora, resistncia dos elementos que compem a transmisso. 2.8 CAMINHO veculo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veculo, desde que tenha capacidade mxima de trao compatvel; 2.9 - CAMINHO-TRATOR - veculo automotor destinado a tracionar ou arrastar outro veculo. 2.10 VECULO INACABADO Todo chassi plataforma, chassis de caminhes e caminhonetes, com cabine completa, incompleta ou sem cabine.

2.11 VECULO ACABADO Veculo automotor que sai de fbrica pronto para licenciamento, sem precisar de complementao. 2.12 VECULO NOVO veculo de trao, de carga e transporte coletivo de passageiros, reboque e semi-reboque, antes do seu registro e licenciamento. 3 - APLICAO 3.1 Informaes mnimas para veculos de trao, de carga e transporte coletivo de passageiros, com PBT acima de 3500 kg. 3.1.1 Veculo automotor novo acabado: tara, lotao, PBT, PBTC e CMT; 3.1.2 Veculo automotor novo inacabado: PBT, PBTC e CMT; 3.1.3 Veculo automotor novo que recebeu carroaria ou implemento: tara e lotao, em complemento s caractersticas informadas pelo fabricante ou importador do veculo; 3.1.4 Veculo automotor novo que teve alterado o nmero de eixos ou sua(s) capacidade(s): tara, lotao e PBT, em complemento s caractersticas informadas pelo fabricante ou importador do veculo; 3.1.5 Veculo automotor j licenciado que teve alterado sua estrutura, nmero de eixos ou sua(s) capacidade(s): tara, lotao, PBT e peso por eixo, respeitada a CMT informada pelo fabricante ou importador do veculo, em complemento s caractersticas informadas pelos mesmos. 3.1.6 Reboque e semi-reboque, novo ou alterado: tara, lotao e PBT. 3.2 Informaes mnimas para veculos de trao, de carga e transporte coletivo de passageiros, com PBT de at 3500 kg. 3.2.1 Todas as constantes nos itens de 3.1.1 a 3.1.6, sendo autorizada a opcionalidade: PBTC ou CMT. Observao: as informaes complementares devem atender os requisitos do item 4 deste anexo, em campo distinto das informaes originais do fabricante ou importador do veculo. 4 - REQUISITOS 4.1 - Especficos. 4.1.1 - As indicaes referentes ao item 3 sero inscritas em plaqueta ou em etiqueta adesiva resistente a ao do tempo; 4.1.2 - As indicaes sero inscritas em fundo claro ou escuro, adotados caracteres alfanumricos contrastantes, com altura no inferior a 30 milmetros. 4.1.3 - Tambm, podero ser usados letras ou nmeros inscritos em alto ou baixo relevo, sem necessidade de contraste de cor. 4.2 - Normas gerais. 4.2.1 - A indicao nos veculos automotores de trao, de carga ser inscrita ou afixada em um dos seguintes locais, assegurada a facilidade de visualizao. 4.2.1.1 - Na coluna de qualquer porta, junto s dobradias, ou no lado da fechadura. 4.2.1.2 - Na borda de qualquer porta. 4.2.1.3 - Na parte inferior do assento, voltada para porta.

4.2.1.4 - Na superfcie interna de qualquer porta. 4.2.1.5 - No painel de instrumentos. 4.2.2 - Nos veculos destinados ao transporte coletivo de passageiros, a indicao dever ser afixada na parte frontal interna acima do pra-brisa ou na parte superior da divisria da cabina de comando do lado do condutor. Na impossibilidade tcnica ou ausncia de local para fixao, podero ser utilizados os mesmos locais previstos para os veculos de carga e trao. 4.2.3 - Nos reboques e semi-reboques, a indicao dever ser afixada na parte externa da carroaria na lateral dianteira. 4.2.4 Nos implementos montados sobre chassi de veculo de carga, a indicao dever ser afixada na parte externa do mesmo, em sua lateral dianteira.

You might also like