You are on page 1of 11

DO GOSTO SEDUTOR DOS ARGUMENTOS: ANTILGICA, ERSTICA E FILOSOFIA

ON SEDUCER FLAVOR OF ARGUMENTS: ANTILOGIC, ERISTIC AND PHILOSOPHY


ANDR LUIZ BRAGA DA SILVA*

Resumo: A atividade discursiva antilgica era praticada no tempo de Plato e muitas vezes confundida com a filosofia ou dialtica. Observando atentamente algumas passagens de dilogos platnicos, pode-se perceber, que mesmo tendo em comum o fato de lidar com o lgos especialmente na refutao, diferem em seus mtodos e objetivos. Palavras-chave: Antilgica, erstica, dialtica, refutao. Abstract:

Keywords: Antilogic, eristic, dialetic, refutation.

O presente estudo tem por objetivo elucidar a posio de Plato acerca da antilgica, atividade discursiva exercida em seu meio social e, muitas vezes, confundida com a filosofia. Para entender o que o filsofo ateniense considerava como antilgica, e qual a sua proximidade e distncia da filosofia, seguiremos as referncias nos dilogos. A primeira pista encontra-se na abertura do Parmnides. Em 127b, conta-se que o filsofo Zeno de Elia vem a Atenas para um festival religioso. Seus conhecidos ento aproveitam o ensejo para ouvir a leitura de seu livro leitura, ao que parece, ainda indita naquela cidade. Aps a leitura, o personagem Scrates, um rapaz de cerca de 20 anos, inicia uma srie de crticas ao contedo da obra. Para se defender, o filsofo eleata vai alegar que este livro, escrito para provar a no existncia da multiplicidade, no foi produzido sob o desejo de honra de um homem mais velho () porm sob o desejo de vitria de um jovem hyp presbytrou philotimas () all hyp nou philonikas 128d10-11) e
* Andr Luiz Braga da Silva pesquisador da Universidade Federal de Uberlndia, Brasil. E-mail: ????? <Para Patrcia Couto>

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

310 Do gosto sedutor dos argumentos: Antilgica, Erstica e Filosoa

tais palavras funcionam como uma aparente justificativa para Zeno diminuir o valor de seus escritos1. Para nossos objetivos importa dar ateno a esta interessante e curiosa associao: i) Zeno de Elia praticava uma dada arte que ii) estava ligada concepo de juventude e iii) a um certo esprito de batalha e vitria no uso dos argumentos; iv) alm disso, seus argumentos, por serem concebidos nestas condies, tm menos valor. No havendo ocasio aqui para uma relao com a obra do Zeno histrico em si, vejamos, no Fedro, como Plato detalha mais a sua opinio a respeito desta arte do mestre eleata:
SOC. (...) Que fazem as partes nos tribunais? No contradizem (antilgousin), ou o que diremos que elas fazem? FED. Isso mesmo. Sobre o justo e o injusto? Sim. Assim, aquele que possui tal arte far aparecer s mesmas pessoas a mesma coisa como justa por um lado, e, por outro, se ele quiser, como injusta? Por que no? E nas assembleias polticas, ele no far a cidade (plis) considerar a mesma coisa, por um lado, boa, por outro, o contrrio? Assim mesmo. E no sabemos de uma tal arte de falar do Palamedes Eleata2, com a qual as mesmas coisas apareciam aos ouvintes como semelhantes e dessemelhantes, unas e mltiplas, em repouso e em movimento? Certamente. Logo, no apenas nos tribunais e assembleias polticas se d a arte da antilgica (he antilogik), mas, ao que parece, se existe uma arte assim, ela seria uma nica arte que envolveria tudo o que dito, com a qual algum seria capaz de fazer existir semelhana entre todas as coisas, e a todas as pessoas, bem como capaz de trazer luz as semelhanas distinguidas por qualquer outrem. (Fedro 261c-e.)

O primeiro ganho desta passagem que ela devidamente d o nome aos bois. A arte anteriormente associada a Zeno, permeada por um esprito jovem e amante da batalha e da vitria, se chama antilogik, antilgica3. O aparente tom reprobatrio que parecia incidir sobre tal arte no Parmnides4
De fato, ele diz que algum surrupiou o texto e o publicou sem ele refletir se devia fazer isso (Parmnides 128c-d). 2 Entre a unanimidade de comentadores que identificam tal figura com Zeno, podemos citar, desde Digenes de Larcio, na Antiguidade, at Nestor Cordeiro, na atualidade. Cf. DIOGENES LAERTIOS, Vida e doutrina dos filsofos ilustres. Trad. Mrio da Gama Kury. Braslia: UnB, 1988, p. 258, e CORDERO, N. Linvention de lcole latique. In AUBENQUE, P. (dir.). tudes sur le Sophiste. Napoli: Bibliopolis, 1991, p. 114. 3 Optamos pela transliterao do termo (antilgica) em vez das costumeiras tradues contradio, controvrsia, contestao, etc., para manter visvel em portugus o radical de lgos, termo este que preferimos sempre que possvel no traduzir. 4 Conforme j comentado, Zeno alega ter escrito sua obra quando jovem para diminuir o valor da mesma, como se no soubesse se ela devia ser levada a srio.
1

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

Sobre tal arte, o dilogo Fedro traz ainda mais um dado novo: o seu modus operandi. Trata-se de uma arte capaz de fazer as mesmas coisas aparecerem tanto de um modo como do modo oposto s mesmas pessoas, da maneira que aprouver ao mestre antilgico6. Alm disso, concorde presena da raiz do verbo lgo no seu nome, a arte antilgica seria aplicvel a tudo o que dito (per pnta t legmena), o que daria a ela, em tese, uma abrangncia universal sobre o lgos. Nestes termos, a antilgica representaria, sem dvida, para Plato, uma atividade em algum sentido prxima da filosofia, e, como tal, para evitar confuso, deveria ser sumariamente dela diferenciada. De fato notar-se- em todas as prximas referncias platnicas a preocupao de separar ambas as artes. Em algumas ocorrncias, a antilgica expressamente nomeada; em outras, no o . A ausncia de nomeao em vrias referncias levou muitos comentadores de respeito a identificar que em algumas passagens estaria em jogo o que seria outra prtica discursiva da poca, a erstica. Todavia, se nos ativermos apenas s referncias platnicas, veramos o quo duvidosos so os argumentos apresentados para distinguir entre si estas duas artes, irms bastardas, por assim dizer, da filosofia. Nestas passagens, Plato sempre trata antilgica e erstica nos mesmos termos (seja verbos, seja adjetivos), nunca fazendo diferenciao entre ambas exceo de uma nica vez7. Creio que o que interessasse para o fundador da Academia era fundamentalmente a contraposio destas duas prticas com o que ele entende por dialtica, e, nesse sentido, uma generalizao didtica, que englobasse antilgica e erstica, de plena utilidade. Desse modo, a exemplo do mestre
Palavras de Francis Cornford. Cf. CORNFORD, F. M. Plato and Parmnides. London: Routledge e Keagan Paul, 1980, p. 68. 6 Cf. Eutidemo, 296d; 298a; 301b. 7 Desse modo, recusamos assim a posio de Kerferd, por nos parecer muito pouca a concesso que o comentador faz ao restringi-la apenas ao plano terminolgico, como se ela no refletisse uma coincidncia conceitual, que entendemos ocorrer em todas as referncias antilgica e erstica, exceo feita apenas a Sofista 225a-e. Nesta ltima, o mtodo de diviso do Estrangeiro permite ver que na verdade a erstica uma parte da antilgica. Logo, toda erstica antilgica, mas h uma parte da antilgica que no erstica. Essa parte dita ser sem arte (atchnos) e dirigida a outros assuntos, no merecendo assim maiores atenes de Plato. Por isso, didaticamente, pode ele, com fins a simplificar, generalizar as duas artes como sendo uma coisa s, isto , como possuindo as mesmas caractersticas. Ns apenas seguimos seu exemplo. O comentador citado no faz referncia a este trecho do Sofista. Cf. KERFERD, G.B. O movimento sofista. So Paulo: Loyola, 2003, p. 109.
5

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

Andr Luiz Braga da Silva

se confirma no Fedro, com o fato de ela ser entendida neste dilogo como arte de iluso e do engano, ignorante da verdade5, o que para Plato obviamente tem carter negativo.

311

312 Do gosto sedutor dos argumentos: Antilgica, Erstica e Filosoa

ateniense, nos referiremos aqui sempre a um conjunto, um combo antilgica/erstica, para o qual, a ttulo de simplificao do falar, empregaremos a denominao antilgica. Esta viso de conjunto ser mantida at o fim do deste texto por ela se mostrar funcional para os fins a que se presta este estudo. Entretanto, ela possui limites, e Plato em um momento especfico de sua obra traou uma linha divisria entre ambas as atividades8. Dando continuidade nossa argumentao, vejamos outra passagem acerca desta arte:
maneira dos antilgicos, parece que, a respeito de acordos sobre nomes, ns chegamos ao nosso prprio acordo, e nos regozijamos por esta vitria de nosso lgos. Assim, ns que afirmamos no sermos disputadores mas filsofos, camos sem querer nos fazeres destes homens terrveis. (Teeteto 164c-d.)

A primeira caracterizao dos antilgicos que nos chega, ento, da parte do personagem Scrates, esta: so homens terrveis (dinoi). Salientemos que isto no necessariamente tem um sentido negativo, porque, se por um lado o adjetivo era usado para caracterizar os monstros e bestas da literatura, por outro lado tambm o era para falar de homens de sabedoria elevada, como Scrates e Parmnides9. Outro ponto importante da passagem que ela frisa um daqueles primeiros traos da antilgica trazida baila no Parmnides, o esprito de vitria e batalha, acrescentando ainda ao rol de termos deste nicho o agn (disputa), que se associar tambm com outros dois mais frente, a mach (batalha) e a ris (luta, combate). No entanto, a passagem no se limita a isso, e vem a adicionar mais duas caractersticas fundamentais antilgica: v) a noo de que as discusses desta prtica giram sobretudo em torno a nomes; e vi) a ideia de regozijo ou prazer no uso blico que faz do lgos. Tais novas caractersticas sero comentadas logo mais, onde ser mais oportuno. Avancemos. Um trecho de maior adjetivao a antilgica encontrar na Repblica, precisamente no momento em que se est a falar sobre a formao dos futuros filsofos, e sobre os elementos de presena devida e indevida nesta formao. Isto , quilo que se deve dar-lhes acesso e ao que no se deve:
SOC. Ora, ento no ser uma precauo de efeito duradouro no deixar estes homens enquanto novos tomarem gosto pelos argumentos? Pois presumo que no passe desapercebido que os rapazes novos, quando primeiro
8 9

Vide nota anterior. Para monstros, h o exemplo da medusa em Odissia XI vv. 633-635; Para Scrates, cf. Banquete 177e; 198c. Para Parmnides, cf. Teeteto 183e, que uma citao de Ilada III v. 172.

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

sentem o gosto dos argumentos, usufruem deles como de brinquedos/jogos, valendo-se deles sempre na antilogia, e, imitando os que refutam, vo eles mesmos refutar outros, alegrando-se como filhotinhos de cachorro, sempre a derriar e dilacerar nos argumentos quem estiver prximo. GLA. fora do comum como se alegram. Quando ento j refutaram muita gente, e foram tambm refutados por muita gente, caem rapidamente e com toda a fora na situao de no acreditar em nada do que antes [acreditavam]. A partir disso, as outras pessoas indispem-se com eles e com tudo o que tange filosofia. Nada mais verdadeiro. Por outro lado, quem mais velho, no querer participar desta loucura, imitar o que quer dialogar e buscar a verdade de preferncia quele que com seu brinquedo se alegra, brincando e antilogizando; e ser mais comedido e far a sua ocupao mais honrada que desonrada. (Rep. VII 539 a-d.)

313 Andr Luiz Braga da Silva

Neste longo trecho, vemos enumerados vrios dados acerca da antilgica. De incio chamaremos ateno para a apresentao da mesma contraposio feita l no Parmnides: de um lado, a honra (tima) e o homem mais velho (presbteros), associados ao dialgesthai (dialogar), dialtica (termo que Plato usa para filosofia); do outro, o esprito mais novo, tomado pelo gosto da batalha e do vencer, associados refutao e antilgica. Interessante notar que, como bem apontou Kerferd10, a antilgica costumeiramente descrita por Plato como algo em que se cai sem querer, isto , uma prtica na qual muitas vezes se adentra involuntariamente. A confirmao desta ideia est presente na passagem acima, na figura deste ntido poder de seduo que vitima os jovens (noi). Eles, em sua inexperincia e frivolidade, encontramse, quando primeiro tocam (hpteon) os argumentos (lgoi), em grave risco de tomarem gosto (guontai) por eles e, assim seduzidos, de debandarem para a antilogia. E isso se confirmaria no fato de, alegres com o poder dos lgoi, eles passarem a utiliz-los como jogos ou brinquedos (paidii). Como podemos perceber, isto que modernamente chamamos de idade mental11 (por falta de termo melhor) tem para Plato papel fulcral no caminho que o educando seguir na sua formao e, nisto, leia-se: filosofia ou no filosofia. Por isso, dito que o homem mais velho (presbteros), no contato com os argumentos, tender sempre a imitar os partidrios do dialogar (dialgesthai) e do buscar a verdade (skopen taleths), isto , os dialticos. J os jovens,
KERFERD, op. cit., p. 110-111. E dizemos idade mental em vez de faixa etria porque ouvimos dizer, tanto no Sofista (251a-b), quanto no Eutidemo (272b-c), de homens velhos com infantil intelecto, semelhante este tipo de jovens.
10 11

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

314 Do gosto sedutor dos argumentos: Antilgica, Erstica e Filosoa

facilmente seduzidos pelo gosto dos argumentos, tendero a alegrar-se em sempre us-los como brinquedos para antilogizar (contradizer). O ncleo desta brincadeira, conforme se leu, a refutao (elenchs). Os jovens, entorpecidos pelo calor dos argumentos, se afogariam nesta prtica definida por Scrates como loucura (mana): refutar a quem quer que seja, bem como ser refutado, alegrando-se como cachorrinhos em dilacerar nos argumentos a todas as pessoas e a todos os argumentos, sejam verdadeiros ou falsos12. Portanto, nesse quadro da antilgica, mais vivo do que os anteriores, Plato acrescenta ainda mais trs caractersticas essenciais mesma: vii) a refutao; viii) a violncia; ix) a alegria. Sobre a primeira, ela constitui o ponto de interseco entre antilgica e dialtica. No vemos motivo aqui para discutir que a refutao seja parte constitutiva da filosofia para Plato. Alm do irrefrevel13 esprito refutatrio que o personagem Scrates apresenta em todos os ditos dilogos de juventude de Plato, fato que ajudou a cunhar a expresso elenchs socrtico, todo leitor do dilogo Sofista se lembrar de duas passagens clssicas sobre esta questo: Sofista 216, onde Scrates diz que o Estrangeiro seria um refutador divino (b6)14, que, em combatendo a desmedida e guardando a justia, um filsofo de verdade (a4); e Sofista 230d, onde a atividade filosfica, na figura da 6. definio, tem como ncleo a refutao (elenchs). Todavia, isso no implica que antilgica seja a mesma coisa que filosofia, haja vista Plato no considerar a refutao exclusividade da ltima. Isto est patente tanto em Sofista 216b, onde a palavra refutador empregada por Scrates tendo-se em vista a filosofia - e o personagem Teodoro ao ouvi-la a associa antilgica ou erstica -, quanto na passagem supracitada da Repblica, onde Plato afirma que o mago da antilgica tambm o lgos, e, mais especificamente, dentro dele, a refutao. Chama ateno, no entanto, a notria nuance que a refutao adquire na antilgica, ausente na filosofia: a violncia. Enquanto o filsofo, por seu turno, quer dialogar (Repblica VII 539b-c), injetando nisto toda uma atmosfera de amizade (Teeteto 167e) e, at quando repreende, o faz com ternura (Sofista 230d), os praticantes da outra arte esto empenhados com todas as suas foras em vencer, abater e dilacerar a outra pessoa. O grau de violncia sugerido pela imagem de um animal rasgando a carne do outro (verbo spartto), bem como
Cf. Eutidemo 272a-b; 275e. A palavra desmedido (hybrists) chega a ser empregada por Plato para caracteriz-lo, cf. Banquete 175e. 14 Cf. nosso estudo acerca dessa questo: SILVA, A.L.B. E se Scrates estivesse certo? A questo do lgos divino do Estrangeiro no Sofista de Plato. In Boletim do CPA. Campinas: UNICAMP, 2005, no. 19, pp. 47-56.
12 13

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

Se o Fedro entendia a antilgica como a arte de sob quaisquer condies desenvolver argumentos contrrios, a Repblica e o Teeteto estabelecem assim o animus que atravessa esta realizao. J havia sido antecipado em Teeteto 164c que o antilgico se regojizava com seus argumentos... Agora a Repblica vai mais longe, dizendo que seus argumentos so seus brinquedos, e que ele joga violentamente com eles, sentindo nisso um prazer e uma alegria fora do comum. Este quadro, aos olhos do filosfico homem mais velho, a mais reprovvel loucura florescendo numa juventude imatura. A contraposio entre a infantilidade, frivolidade e violncia da antilgica com a maturidade, seriedade17 e serenidade da filosofia ficar ainda mais cristalina num trecho mais frente do Teeteto:
(...) no sejas injusto no mtodo de perguntas e respostas. Pois seria muita aloga algum que se declara zeloso com a virtude passar a sua vida com nada alm de cometer injustia nos argumentos (lgoi). Se injusto, nestas coisas, quando algum no faz, separadamente, de um lado, as dilaceraes das disputas verbais, e, do outro, o dilogo; de um lado, brincar e abater o quanto for possvel, do outro, a ocupao sria do dialogar, que corrige o interlocutor apenas por mostrar-lhe os seus erros. (...) se fizeres o contrrio (...), resultar (...) [que] estes que te acompanham em vez de amantes da sabedoria (sc.: filsofos), se revelaro, quando se tornarem mais velhos, detestadores destas coisas. Assim, se deres ouvido ao meu dito, ters junto a ti no a hostilidade e a combatividade de que falei, porm o esprito amistoso para analisar de modo verdadeiro o que dissemos (...). (Teeteto 167d-168a.)

A preocupao de Plato, como fica ntida em todas as passagens, esta: delimitar as fronteiras entre a filosofia e a prtica que, se aninhando em sua vizinhana, tenta seduzir seus jovens estudantes: a antilgica. Enquanto a
15 16 17

Cf. Eutidemo277c-d; 294d; 295d; 303a; Cf. Eutidemo 275e; 276c;d; 278b-e; 283b; 300d; 303b. Cf. Eutidemo 288b-d; 293a.

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

Andr Luiz Braga da Silva

certas passagens do Eutidemo15, nos permite dizer que Plato bem poderia ter inventado para os antilgicos o termo delinquentes juvenis no mbito do lgos, pois parece ser exatamente isso que ele tem em mente a respeito destas pessoas. A ideia de delinquncia reforada quando se atenta para o que esse rapazes sentem durante a execuo de suas lutas argumentativas: prazer e a mais vvida alegria16. E esta nona caracterstica ser-nos- muito cara. Isto porque as ideias de alegria e brincadeira aparecerem em praticamente todas as referncias de Plato antilgica.

315

316 Do gosto sedutor dos argumentos: Antilgica, Erstica e Filosoa

primeira, sendo a ocupao sria do dialogar, apresenta o esprito amistoso necessrio para o alcance da verdade, corrigindo os erros do interlocutor, sem humilh-lo, porque aspira a sua melhoria, a segunda constituda das dilaceraes das lutas verbais, da alegria em brincar e abater ao mximo, mediante um esprito blico e hostil que lhe to caracterstico todo o dilogo Eutidemo uma mostra desse tipo de gente. Uma das consequncias deste nimo gladiador dos antilgicos arrebatar a indisposio e o dio das outras pessoas para com eles e para com tudo o que tange filosofia (Repblica VII 539d). Aqui, um pequeno parnteses pode ser feito: porque a indisposio provocada pela antilgica no recai apenas sobre ela, mas tambm sobre a filosofia? Porque a filosofia entra de gaiata nessa estria? O motivo a confuso corrente na poca entre as duas prticas18. Conforme vimos, tanto a dialtica quanto a antilgica se valem da refutao; todavia, j foram aqui traadas as suas diferenas, que podem ser resumidas em trs aspectos: a dose de refutao que elas administram sobre o interlocutor, o fim visado com isso e o estado de esprito que as guiam. A dialtica o faz comedidamente, porque visa a melhoria do interlocutor e a verdade, e seu tom srio mesmo porque reconhece a dificuldade real que os objetos de seu estudo representam. A antilgica aplica a refutao de modo completamente desmedido, irracional (Teeteto 167d) ou louco (Repblica VII 539c), sempre em tom de alegria e brincadeira, visando to somente a vitria e o abatimento do adversrio; refutar por refutar. At o presente momento, vimos a separao que Plato operou entre as duas prticas, tanto no mbito das aes quanto do aspecto psicolgico delas, demarcando fronteiras bem definidas. Entretanto, o estudo do corpus platonicus nos mostra que as diferenas entre prticas discursivas sociais de sua poca revelavam sim diferenas de viso da realidade; isto , os aspectos operacionais se distinguem porque partem de pressupostos ontolgicos distintos. A primeira pista sobre isso foi dada quando em Teeteto 164c Scrates afirmou que as discusses dos antilgicos de alguma maneira giravam em torno de acordos sobre nomes (tn onomatn homologias), detalhe ao qual no nos atemos naquele momento. A mesma ideia, entretanto, retorna na Repblica, apontando aonde queremos chegar:
Por isso, no Eutidemo, chama-se at a erstica de filosofia (305b). Isso tambm havia ficado patente no trecho supracitado do Sofista, 216c, onde Scrates fala refutador, tendo em mente um filsofo, e Teodoro, ao ouvi-lo, pensa em antilgica ou erstica.
18

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

Agora, a contraposio entre filosofia e antilgica ganha uma nuance diferente, e, certamente, do ponto de vista do pensamento platnico, mais radical que as anteriores. Ao definir os mtodos empregados por cada uma das artes, Plato est apontando para os fundamentos ontolgicos que as movem. O antilgico aquele que a partir dos nomes mesmos persegue as contrariedades nos argumentos (kataut to noma dikein to lechthntos tn enantosin). O dialtico aquele que se demora no analisar do argumento, em dividindo a partir das Formas (katede diairomenoi t legmenon episkopen). De um lado, a perseguio das contrariedades e diferenas a partir dos nomes, explicitada tambm em Eutidemo 277e; do outro, a anlise minuciosa das diferenas e contrariedades a partir das Formas. E aqui est a chave para enxergar a separao na raiz entre estas artes. Para o dialtico, as contrariedades entre os nomes remetem a contrariedades entre as Formas. Para o antilgico, esse salto no existe. Plato parece entender que a preocupao da antilgica restringe-se a oposies lgico-conceituais; isto , a ontologia que os guia no permite uma investida para algo alm disso19. J na dialtica, a discusso sobre tais oposies parte da para elevar-se ao nvel ontolgico das Formas, discutindo no as meras oposio e articulao entre os nomes, mas sim as prprias relaes entre os entes reais, i., as Formas mesmas. A apresentao deste plus de poder da filosofia aparece em Sofista 253b-e, onde a dialtica definida de trs modos diferentes! exatamente como a arte que detm o conhecimento das oposies e articulaes entre as Formas. Outra apresentao desta superioridade ontolgica de poder da
Como o que importa aos antilgicos/ersticos a vitria sobre os argumentos do adversrio, eles na verdade no esto fundamentalmente presos a nenhuma ontologia em especial, podendo mesmo se valer, de acordo com a ocasio de momento da batalha verbal, de inspiraes metafsicas aparentemente dspares. possvel ver, por um lado, que o efeito de surpresa e humor de seus argumentos advm de eles abusarem da multiplicidade de sentidos para um mesmo nome (palavra), cf. Eutidemo 278b-c; 283d; 285a; 305a. Por outro, no difcil ver que eles tambm se valem, quando lhes convm, de uma ontologia de inspirao eleata, identificando o nome com a coisa, de modo a que todo discurso seja verdadeiro, porque, dizendo o nome, sempre se diz a coisa, cf. Eutidemo 285e-286c.
19

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

Andr Luiz Braga da Silva

Que nobre que , Glauco, o poder da arte antilgica! Como assim? que, segundo me parece, muita gente cai nela sem querer, presumindo que no esto numa luta verbal mas sim a dialogar, pelo fato de no serem capazes de analisarem o que dito em dividindo segundo as Formas , mas, perseguindo a partir dos nomes mesmos as contradies no que dito, lutam verbalmente sem sentirem necessidade de dialogar uns com os outros. (Repblica V 454a-b.)

317

318 Do gosto sedutor dos argumentos: Antilgica, Erstica e Filosoa

dialtica est retratada no Parmnides, onde a Hiptese das Formas (vulgo Teoria das Ideias) apresentada justamente para resolver os problemas que a obra antilgica de Zeno levantava, mas no tinha como resolver. O que Plato parece ter em mente que a antilgica no tinha como resolv-los porque estava com o foco do olhar preso apenas aos nomes e ao gracejo infantil de apresent-los em assertivas absurdas, como ilustrado de to cmica maneira20 em vrias passagens do Eutidemo:
(...) disse Dionisidoro () Dize-me, tens um co? E um bem mau, disse Ctesipo. De qualquer forma, ele tem cachorrinhos? Sim, disse ele, outros tais como ele, e muito. Ento o pai deles este co, no ? Em verdade, eu, em pessoa, vi-o cobrindo a cadela. E ento, o co no teu? Perfeitamente, disse ele. Ento, no ?, sendo pai, teu, de modo que vem a ser teu pai, o co, e tu, irmo dos cezinhos. (Eutidemo 298d-e.)

Faltava antilgica a ontologia que enxerga o verdadeiro aspecto da realidade, a rede de relaes (symplok Sofista 259e) de que composto todo o real, a qual impediria a legitimidade de absurdidades como essa acima. Por isso, na trama dos dilogos platnicos, disse certa vez o ancio Parmnides que, quando mais velho, e mais treinado nos argumentos, o filsofo capaz de resolver estes exatos problemas que a manipulao antilgica dos argumentos levanta (Parmnides 130e; 135a; d); isto , o amante da sabedoria possuir justamente a capacidade (dnamis) da viso completa e madura das oposies e inter-relaes entre as Formas, a viso que destrincha e reunifica as vrias nuances da realidade capacidade, esta, cuja mais bela pintura encontra-se traada (219a-231b) e colorida (236e-259e) no dilogo Sofista.
[recebido em maro 2012; aceito em agosto 2012]
20 Nas brincadeiras no uso do lgos, vrias so as interpretaes dos inegveis expedientes cmicos do Eutidemo, dentre as quais podemos destacar a de Paes, que, com perspiccia, conecta a pardia a em jogo ao elnchos da 6a. definio no Sofista (226b-231b); aponta, assim, para a refutao, o elo comum, conforme vimos, entre filosofia e antilgica, ponto de interseco das duas artes: (...) sortilgios de um Plato parodiador, de um Plato-EutidemoDionisodoro, mais sedutor de que habitualmente j ; que mobiliza recursos do riso, do cmico do discurso, da exagerao retrica. So sutilezas, pistas secretas que acabam expondo ao leitor mais atento estrutura do dilogo e no s sua literalidade, o srio do problema do silncio, da instituio do sentido e do lugar de onde fala a sofstica de nobre estirpe, a que se referiu o Estrangeiro, em O Sofsta. Cf. PAES, C. L. M. Plato e a me do ourio do mar. In Klos Revista de Filosofia Antiga, V.1 N.1, pgina de internet: http://www.pragma.kit.net.

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

BIBLIOGRAFIA
CHERNISS, H. Lnigme de Iancienne Acadmie. Transl. L. Boulakia. Paris: Vrin, 1993. CORDERO, N. Linvention de lcole latique. In AUBENQUE, P. (dir.). tudes sur le Sophiste. Napoli: Bibliopolis, 1991. CORNFORD, F. M. Plato and Parmnides. London: Routledge e Keagan Paul, 1980. CORNFORD, F.M. Platos theory of knowledge, the Theetetus and the Sophist of Plato. London: Routledge & Kegan Paul, 1951. DIOGENES LAERTIOS, Vida e doutrina dos filsofos ilustres. Trad. Mrio da Gama Kury. Braslia: UnB, 1988. DIXSAUT, M. Mtamorphoses de la dialectique de Platon. Paris: Vrin, 2001. GUTHRIE, W.K.C. A History of Greek Philosophy. Cambridge: UCP, 1962. HOMERO. Odisseia. Trad. Donaldo Schuller. Porto Alegre: L&PM, 2009. HOMERO. Ilada. Trad. Haroldo de Campos. So Paulo: Arx, 2003. KERFERD, G.B. O movimento sofista. So Paulo: Loyola, 2003 PAES, C. L. M. Plato e a me do ourio do mar. In Klos Revista de Filosofia Antiga, V.1 N.1, pgina de internet: http://www.pragma.kit.net. PLATO. Banquete. Fdon. Sofista. Poltico. Trad. J. C. de Souza, J. Paleikat e J. C. Costa. So Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleo Os Pensadores). PLATO. Eutidemo. Trad. M. Iglsias. Rio de Janeiro: PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2011. PLATO. Mnon. Trad. M. Iglsias. Rio de Janeiro: PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2001. PLATO. Parmnides. Trad. M. Iglsias; F. Rodrigues. Rio de Janeiro: PUC-Rio; So Paulo: Loyola, PLATO. Repblica. Trad. M. H. R. Pereira. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. PLATO. Teeteto. Crtilo. Trad. C. A. Nunes. Belm: UFPA, 2001 (3a. ed.). 2003. SILVA, A.L.B. E se Scrates estivesse certo? A questo do lgos divino do Estrangeiro no Sofista de Plato. Boletim do CPA (2005) 19.

319 Andr Luiz Braga da Silva

HYPNOS, So Paulo, nmero 29, 2 semestre 2012, p. 309-319

You might also like