You are on page 1of 6

UTERO

ANATOMIA O tero um rgo fibromuscular, mpar, oco, em forma de pra invertida, localizado no plano sagital mediano da cavidade plvica (pelve verdadeira). Recebe as tubas uterinas na regio mais abaulada (cranial) e continua-se, inferiormente, com a vagina, com a qual forma usualmente um ngulo de 90 graus. Apresenta paredes espessas, formadas principalmente por fibras musculares lisas (miomtrio), sendo a parte interna revestida por mucosa (endomtrio) e a externa pelo peritnio (perimtrio). Este ltimo extremamente delgado, de tal maneira que a sua tonalidade avermelhada decorrente da visibilizao, por transparncia, de sua musculatura.

O tero localiza-se sobre a vagina, entre a bexiga urinria e o reto. Na mulher jovem e nulpara, o mais freqente o tero inclinar-se parcialmente sobre a bexiga (anteversoflexo).

http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/anatomia.htm

Alm disso, o tero pode variar de forma, tamanho, localizao e estrutura, de acordo com a idade, a paridade, o estado gravdico e a estimulao hormonal. Suas dimenses, na mulher adulta, variam de tal modo que o comprimento pode oscilar de 6 a 9 cm e a profundidade ou espessura, entre 2 a 3 cm. O peso do tero varia de 25 a 90 g. Durante o menacme, na nulpara, as dimenses do tero so menores e nas multparas, podem ser maiores. Aps a menopausa ocorre reduo de dimenses, principalmente do corpo do tero. Partes do tero Morfolgica e funcionalmente podem ser identificadas trs pores: o corpo do tero, que compreende os dois teros superiores do rgo e que aparece no sentido ntero-posterior; o istmo do tero, poro mais estreita, de forma cilndrica, mais inferior; ecolo do tero (tambm denominada de crvice), que se une vagina, na qual est em parte includo. A poro intravaginal do colo do tero tambm conhecida como portio vaginalis.

http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/anatomia.htm

A abertura do tero na vagina chamada de stio do tero. A regio em forma de cpula do corpo uterino acima e entre os stios tubrios o fundo do tero. No menacme, o corpo do tero representa dois teros de seu volume total, sendo uma estrutura eminentemente muscular. No seu centro observa-se uma cavidade achatada de frente para trs, que, em cortes frontal e longitudinal, apresenta perfil triangular, de base superior, em cujos ngulos desembocam as tubas uterinas. A cavidade uterina tem comprimento de 6 a 7 cm. Abaixo, a cavidade uterina se estreita na regio do istmo e alarga-se ligeiramente junto ao colo do tero. O corpo do tero tem uma cavidade virtual (cavidade do tero), de forma triangular, que se afunila gradualmente medida que se aproxima do istmo. Em seco sagital dessa cavidade observa-se estreitamento dessa regio em virtude das paredes uterinas anterior e posterior estarem quase em contato. Alteraes traumticas aps procedimentos cirrgicos intempestivos ou processos infecciosos podem levar a destruio da camada de revestimento dessa cavidade (endomtrio), acarretando na formao de sinquias, que so, em alguns casos, responsveis por infertilidade ou amenorria. O istmo do tero, uma poro estreita que tem cerca de 1 cm ou menos de comprimento. Essa pequena regio mal delimitada e se situa entre o colo e o corpo do tero. No final da gestao, essa rea tem suas dimenses consideravelmente aumentadas, sendo denominada segmento inferior, e adquire importncia funcional durante o trabalho de parto. O colo do tero estende-se pstero-inferiormente e apresenta forma cilndrica, com comprimento varivel entre 2,5 e 3 cm. Em sua extremidade superior tem continuidade com o istmo do tero. A extremidade inferior, cnica, termina fazendo protruso na poro superior da vagina (poro vaginal do colo).

COLO DO TERO Apesar de ser uma parte do tero, as suas caractersticas anatmicas, funcionais, histolgicas e patolgicas tornam o colo do tero de grande importncia, e alguns autores o estudam como rgo parte que se modifica no decorrer da vida. Assim como o corpo do tero, acha-se tunelizado no centro, formando o canal do colo do tero (canal cervical), que tem forma

http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/anatomia.htm

cilndrica e promove a comunicao da cavidade endometrial com a vaginal.

Pela posio anatmica o colo do tero pode ser dividido em duas regies: 1 poro supravaginal do colo (apresenta maior quantidade de fibras musculares lisas) e 2 poro vaginal do colo (apresenta maior concentrao de tecido conjuntivo). Poro supravaginal do colo - Poro que est em comunicao com o istmo do tero e fica mergulhada no tecido plvico subperitoneal. Nela fixa-se o retinaculum uterie, lateralmente, a cerca de 5 cm, localiza-se o intercruzamento do ureter com a artria uterina. Poro vaginal do colo ou portio vaginalis - a regio visibilizada durante o exame especular. O colo do tero estende-se do stio externo ao stio interno, sendo no seu interior percorrido pelo canal do colo do tero (cervical) que tem relevo papilar. Na parede do canal cervical encontram-se inmeras pregas transversais e canais laterais que so ramificaes dessas pregas.

Esses canais laterais so erroneamente denominados glndulas cervicais, as quais penetram na intimidade da musculatura lisa. O revestimento do canal cervical (endocvice), assim como das pregas e suas ramificaes, est constitudo por epitlio simples colunar que secreta muco relativamente espesso, hialino, viscoso, chamado muco cervical, o qual se acumula no canal e pode ser exteriorizado para a vagina.

http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/anatomia.htm

A poro do colo do tero que se estende do stio do tero (externo) ao frnice da vagina denominada ectocrvice e est revestida por epitlio estratificado escamoso (pavimentoso) no queratinizado.

O orifcio cervical externo (stio do tero) apresenta morfologia distinta segundo a paridade da mulher: nas nulparas o formato puntiforme, e nas multparas pode ter forma circular, ser ovulado ou de fenda transversa, conforme a ruptura decorrente do trabalho de parto. Na dependncia de estmulos hormonais, endgenos ou exgenos (recm-nascida, pr-pbere, menarca, menacme, menopausa, reposio hormonal, contraceptivos orais, gravidez), os epitlios que revestem a ectocrvice, bem como a juno desses epitlios juno escamocolunar -, apresentam variaes topogrficas decorrentes do estmulo hormonal. Cabe ressaltar que ectocvice no sinnimo de epitlio estratificado escamoso, nem endocvice de epitlio simples colunar. Na maturidade sexual, freqente situar-se, essa juno, por fora do canal cervical, formando a everso ou ectopia, chamada clinicamente de mcula rubra durante o exame especular. No climatrio, a juno escamo-colunar se faz no interior do canal cervical.

http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/anatomia.htm

http://www.unifesp.br/dmorfo/histologia/ensino/utero/anatomia.htm

You might also like