You are on page 1of 5

Em sua obra, A Relao Jurdica Obrigacional (situao, relao e obrigao em direito), Olmpio Costa Junior, logo inicia abordando

a teoria clssica ou realista, que diferenciava o direito pessoal do real ao ver o primeiro deles como um vnculo entre pessoas, enquanto o segundo consiste em um vnculo entre pessoa e coisa, no havendo, assim, sujeito passivo. Ainda na Introduo obra, o autor nega a existncia de relao jurdica entre o indivduo e a res, unicamente, e subdivide o conceito de relao jurdica intersubjetiva em duas espcies, a relao em sentido estrito, entre dois sujeitos determinados (direitos pessoais), e outra em sentido amplo, uma relao erigida entre um sujeito e todos os demais (direitos reais). Nos direitos reais se d uma relao entre o sujeito ativo e o objeto, enquanto h entre os sujeitos uma ligao indireta apenas, enquanto nos pessoais h uma relao direta entre o sujeito ativo e o passivo, cabendo a ligao indireta ao sujeito ativo e o objeto. Posteriormente, o autor se pe a discorrer sobre a situao jurdica, uma situao de fato regulada pelo direito, o direito em sentido prprio. Situao jurdica, ento, constitui algo que se posto no mundo ftico, algo dinmico, diferentemente das normas jurdicas abstratas, surgem de fatos que singularizam as normas. Faz a introduo dessa breve perspectiva para concluir que os direitos subjetivos e os deveres jurdicos so efeitos dessa relao entre normas e fatos, tm seu nascedouro em situaes jurdicas concretas, no abstratas. A situao jurdica , portanto, uma categoria universal, genrica que acaba por se especializar, qualificar em uma relao jurdica. Nas relaes jurdicas, diferentemente das situaes uniposicionais, h a impossibilidade da atribuio do objeto a algum, sem a cooperao de outrem, que deve se comportar de tal forma visando o alcanar de um objetivo dele, a imposio de um comportamento a algum em favor do outro. Assim, nas relaes jurdicas, uma situao jurdica relacional, h uma relao concreta e direta entre sujeitos que assumem posies diametralmente opostas (credor em oposio ao devedor), mas que se vinculam visando um mesmo fim.

Logo em seguida se pe a discutir a noo de direito subjetivo, revisitando as posies de autores clssicos, como Ihering (interesse juridicamente protegido), Jellinek (interesse tutelad pelo reconhecimento legal da vontade), introduzindo, posteriormente, a noo hodierna de direito subjetivo, de faculdade de agir derivada de uma norma, posto que impossvel existir o direito subjetivo sem que uma norma incida sobre o simples existir do homem ou sua conduta. Diz ento que os direitos de personalidade, mesmo eles no derivam de uma ordem natural, so o resultado da incidncia de uma norma sobre um fato. Concluindo, o autor afirma que so os direitos obrigacionais efmeros, e sua morte se d com o adimplemento da prestao a que correspondem, ou com a satisfao do interesse do credor, j que o cumprimento exato da prestao pode ser que no extinga o interesse do credor. Discute ainda a evoluo histrica do conceito de obrigao, noes que vo do Corpus Iuris Civilis espiritualizao do vnculo, que aproximou a obrigao romana da moderna, embora somente se tenha acelerado na Idade Mdia, sob influncia do direito cannico. Entretanto, adiciona Olimpio Costa Junior, as transformaes sofridas no andar do direito moderno no conturbaram a essncia do instituto elaborado pelo direito romano. Em seguida insere Costa Junior noes sobre sujeito ativo e passivo. Passo presentemente a expor seus conceitos. Por sujeito ativo o mestre de Direito Civil pela Universidade do Recife entende aquele que o credor da relao, uma pessoa ou vrias, naturais ou jurdicas, irregulares ou de fato, capaz ou incapaz (sendo incapaz deve ser representado ou assistido por algum), a quem atribudo um direito pessoal, relativo, patrimonial e transitrio, cujo objeto no um bem, mas uma prestao. Adiciona, ainda, que deva ser ele determinvel, e determinado at sua execuo, como no caso de promessa de recompensa, e que a obrigao requer duplicidade de sujeitos, de forma que se extingue quando as posies ativa e passiva esto acumulados em um s indivduo. No caso do sujeito passivo, o devedor, tambm, exemplo do credor, deve ser pessoa determinvel, uma ou diversas, naturais ou jurdicas, mesmo as

irregulares ou de fato, se posicionadas conjunta ou solidariamente no lado passivo da obrigao, a quem sabe o dever de prestar, estando ele obrigado a satisfazer uma prestao de interesse do credor, que pode ser exigida se no for cumprida de forma espontnea, podendo, inclusive, ser feito mediante ao judicial dirigida contra o obrigado, incidindo a condenao sobre o patrimnio do mesmo (no Direito Romano deveria responder com o prprio corpo). Entretanto, Olimpio Costa Junior traz baila uma questo de grande significncia, a nomenclatura passivo no exprime a complexidade da posio do devedor em todas as suas matizes, ora, a ele no cabe apenas deveres, mas uma srie de poderes e aes, que devem ser colocados mesmo contra a vontade do sujeito ativo. Pe-se ento, feita a anlise dos sujeitos, a discorrer sobre os objetos mediatos e imediatos da relao obrigacional. O objeto imediato consiste na prestao, sendo ela uma ao ou omisso, a conduta, enquanto o mediato a coisa ou fato que o objeto da prestao (objeto da obrigao), ou seja, o bem ou servio a ser prestado. Sobre essa prestao, Costa Junior afirma que deve ser lcita e possvel, e fala em possibilidade no apenas fsica, mas jurdica tambm, inclusive a possibilidade da prpria determinao, posto que, com dito anteriormente, a prestao pode ser determinvel, assim, no logo determinada. O objeto da obrigao tem como caracterstica a patrimonialidade, ter valor econmico aprecivel em dinheiro, mas pode ser que tenha apenas um valor de afeio, ou meramente moral. Entretanto, a prestao pode ser patrimonial mesmo que o credor no tenha um interesse econmico, e isso de extrema importncia, se for tomado em conta que imprescindvel a patrimonialidade da prestao sua caracterizao como objeto da relao jurdica obrigacional, se considerado que seria impossvel fazer atuar a coao jurdica em casos de inadimplemento se assim no o fosse. Assim, sendo o patrimnio suscetvel de valorao econmica, no s patrimonial a prestao que tenha valor por si s, mas tambm as com valor imposto ou arbitrado. Uma prestao que seja impossvel de ser valorado economicamente no pode constituir objeto de obrigao em sentido tcnico, isso porque nem todo interesse, mesmo dotado de liceidade, juridicamente relevante.

Em seguida aborda o vnculo jurdico, analisando-o como a relao de cunho obrigacional estabelecida entre os sujeitos ativos e passivos, relao pessoal e coercitiva, menos pessoal no direito hodierno do que no de outrora, como no Direito Romano, em que o devedor tinha seu corpo sujeitado ao credor. Por fim, desvenda as teorias unitaristas, dualistas e eclticas. Nas teorias unitaristas h a idia central de que h o domnio sobre uma pessoa, no em sua totalidade, acarretando na perda de sua personalidade, mas sobre determinadas atividades dela. Haveria, ento, o domnio do credor sobre certo ato do devedor. A crtica feita incide no fato de no poder o ato do devedor ser objeto do domnio do credor, pois o ato em sim deve ser incoercvel, cabendo ao credor, caso o devedor no o cumpra espontaneamente, dirigir-se contra o seu patrimnio, a fim de obter uma satisfao econmica. A corrente dualista, por sua vez, surgiu na Alemanha, logo repercutindo na Itlia, e foi erigida na diviso entre as noes de dbito e responsabilidade, que, segundo os dualistas, so conceitos distintos, que constituem relaes jurdicas tambm distintas. De forma sucinta, dbito o dever, sendo a responsabilidade no mais do que uma conseqncia do vnculo obrigatrio. Hoje j as vem como momentos que esto intimamente relacionados: A responsabilidade segue o dbito como a sombra ao corpo (LARENZ, Karl. Derecho de Obligaciones, v. 1, p. 34). Finalizando o captulo, Olimpio Costa Junior lembra-nos dos conceitos de responsabilidade e dbito do notvel Pontes de Miranda. Pontes de Miranda, primeiramente, via a responsabilidade como muito prxima idia que os romanos tinham de obrigao, e diz que o dever corresponde ao direito, e a responsabilidade pretenso. Diz ele que o crdito comea a existir desde o momento em que a prestao devida, entretanto, a pretenso s existe a partir do momento no qual o credor pode exigir do devedor a prestao que se deve. D a tnica final com um exemplo elucidativo. Aquele que vende determinado produto vista j tem o dever e a obrigao de entregar, no entanto, aquele que vende para s depois entregar s tem o dever, no ainda a obrigao.

You might also like