You are on page 1of 3

[Avaliao Subjetiva]

8srie
3,0 4,0

GABARITO
Biologia 8 srie
Prof.: Maristela Borges

09 de maro de 2010

Ol, jovens mentes brilhantes! Neste momento iremos realizar a verificao de aprendizagem.
Utilizem as palavras do glossrio para responder s questes da prova. Eu acredito em voc e sei da sua capacidade de alcanar o sucesso.

Boa prova. Prof.: Maristela Borges.


Hetertrofo: Seres que no produzem o seu prprio alimento. Auttrofo: Seres fotossintetizantes que produzem o seu prprio alimento. Ecologia: Tem origem no grego oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extenso seria o estudo da casa, ou de forma mais genrica, do lugar onde se vive. Nicho ecolgico: a maneira como vive o indivduo vive. Populao: Conjunto de indivduos de mesma espcie que interagem entre si e ocupam o mesmo espao geogrfico. Hbitat: Se refe ao lugar onde o indivduo vive. Ciclos biogeoqumicos: Processo de reciclagem dos tomos na natureza realizado por fungos e bactrias. Abitico: Seres que no possui vida. Bitico: Seres que possui vida. Ecossistema: Conjunto de populaes mais os componentes abiticos.

As espcies que vivem em um mesmo ambiente esto ligadas entre si, como elos de uma grande corrente. O motivo que as une o alimento: uns servem de alimento aos outros, transferindo-lhes a matria que forma seus corpos e a energia que acumulam para realizar as suas funes vitais.

Questo 01 (valor = 0,25)


A mosca domstica, Musca domestica, vive em mdia 15 dias. Desenvolve-se a partir de uma larva. Esta se alimenta de restos orgnicos de lixo, estrume, animais em decomposio etc. Aps a metamorfose, vem para nossas casas e de tudo se alimenta, quer seja das comidas em nossas mesas, quer seja no sanitrio. Podem pousar em nossa pele, nas mucosas e nas feridas, contaminando-as com micrbios que transportam em suas patas, ao mesmo tempo em que vo depositando seus ovos e fechando seu ciclo vital. O texto acima descreve se refere a que em ecologia? Nicho ecolgico

Questo 03 (valo = 1,0)


No aparelho digestrio de um boi o estmago dividido em quatro compartimentos. Os dois primeiros, rmen e barrete, contem rica quantidade de bactrias e protozorios que secretam enzimas que decompem a celulose do material vegetal ingerido pelo animal. O alimento semidigerido volta boca onde semi mastigado e novamente deglutido. Os dois outros compartimentos, maso e abomaso, recebem o alimento ruminado e secretam enzimas que quebram as protenas das bactrias e dos protozorios que chegam continuamente dos compartimentos anteriores. Considerando apenas o aproveitamento as protenas bacterianas na nutrio do boi, correto afirmar que o boi e os microrganismos so, respectivamente, consumidor primrio e consumidores secundrios? Por qu? No, porque o segundo nvel trfico ocupado pelos microrganismos que so os consumidores primrios daquilo que o boi ingeriu. O boi, por sua vez, ocupa o terceiro nvel trfico, sendo assim consumidor secundrio, pois o alimento somente por ele aps passar pelos quatro compartimentos do estmago.

Questo 02 (valor = 0,25)


o tico-tico t comendo meu fub/ Se o tico-tico pensa / em se alimentar/ que v comer/ umas minhocas no pomar (...)/ Botei alpiste pra ver se ele comia/ Botei um gato, um espantalho e um alapo (...) (Zequinha de Abreu, Tico-tico no fub) No contexto da msica, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fub, minhoca, alpiste e gato diga quem e o produtor, consumidor primrio e consumidor secundrio. O fub aparece como produtor primrio. O tico-tico aparece como consumidor primrio e consumidor secundrio.

Questo 04 (valor = 0,25)


Gramneas que continham altas taxas de inseticidas organoclorados DDT participam da seguinte cadeia alimentar:

b) O conjunto de populaes mais o ambiente abitico? O conceito de ecossistema.

Questo 07 (valor = 0,5) Gramneas Coelhos Raposas Onas


O diagrama seguinte representa uma pirmide de energia. Aps a anlise desta cadeia, podemos concluir que a maior quantidade de energia radiante fixada pelas gramneas e a maior concentrao de DDT sero encontradas em quais nveis trficos? Nos segundo e quarto nveis trficos, sendo representados, respectivamente, pelos coelhos e onas.

Questo 05 (valor = 0,5)


Duas ilhas tm o mesmo potencial de produo agrcola. Uma das ilhas tem uma populao humana de hbito alimentar essencialmente vegetariano e na outra h uma populao de hbito alimentar essencialmente carnvoro. Considerando o fluxo de energia e matria no ecossistema explique em que ilha a populao humana dever ser maior. A princpio, a ilha com populao essencialmente vegetariana ser maior, porque consomem alimentos com maior teor energtico. Sabe-se que a parte de energia do ecossistema perdida a cada de nvel trfico. Aqueles que ocupam os primeiros nveis trficos, como os herbvoros, so os que ganham mais energia do nvel trfico anterior (produtores). O que representa a largura de cada nvel dessa pirmide quando analisada de baixo para cima? A quantidade de energia possvel para o nvel trfico seguinte.

Questo 06 (valor = 0,25)


Considere a seguinte afirmao: As populaes daquele ambiente diferentes espcies animais e vegetais. Que conceitos esto implcitos nessa frase, se levarmos em considerao: a) Somente o conjunto de populaes? O conceito de comunidade.

You might also like