You are on page 1of 2

LIBLULAS (ODONATA: INSECTA) COMO INDICADORES DE POLUIO DO CRREGO SO SILVANO, COLATINA (ES)

Jacimar Berti Boti 1, Luciano de Oliveira Toledo 1, Ismail Ramalho Haddade1; Diogo Rocha Boti 2, Brayan Ricardo de Oliveira 3
Professores da Escola Agrotcnica Federal de Santa Teresa-ES (jbertiboti@bol.com.br), 2 Estudante de Engenharia Qumica da UNIARACRUZ, 3 Estudante de Biologia do ESFA- Santa Teresa-ES.
1

INTRODUO
O crrego So Silvano um manancial extremamente poludo, com largura de 1 a 4 m, profundidade de 0,20 m a 1,20 m, formado pela juno das guas do Crrego Estrela e Crrego do Ouro. A juno dessas guas ocorre prximo ao SESI/SENAI, no bairro Crrego do Ouro, ColatinaES, tendo uma extenso de 9 km at sua foz no Rio Doce. Percorre o maior bairro da cidade, So Silvano, em Colatina-ES. Nos ltimos anos, na rea urbana de seu percurso, tem sofrido intensa agresso antrpica com dejetos caseiros, resduos qumicos de indstrias ribeirinhas, postos de gasolina, oficinas mecnicas, fbricas de mveis, serrarias e lixo domstico, o que eleva e assoreia o seu leito alm de trazer graves conseqncias aos moradores ribeirinhos. As liblulas so insetos predadores que habitam os ecossistemas de gua doce e esto associadas s plantas aquticas e ao fundo dos corpos dgua, comportando-se como bioindicadores da qualidade ambiental, principalmente para o monitoramento de bacias hidrogrficas (De Marco Jr. 1998; Ferreira-Romero 1998). No entanto, Peruquetti & De Marco Jr. (2002) relataram que a ao de impactos antrpicos sobre a comunidade de Odonata ainda pouco estudada no Brasil. Diante de tal fato, por meio do presente estudo, objetivou-se verificar a abundncia de indivduos da ordem Odonata que podem apresentar-se como indicadores da qualidade ambiental no Crrego So Silvano.

MATERIAL E MTODOS
O estudo foi realizado no municpio de Colatina-ES (19 32S e 40 38W), nos meses de janeiro e fevereiro de 2007, regio de clima quente durante o vero, mdia de temperaturas mxima 40C e mnima de 24C. Foram marcados oito pontos de coletas e observaes, sendo quatro pontos com ambientes moderadamente degradados (AMD) e

outros quatro acentuadamente degradados (AAD), estes ltimos, localizados na rea urbana. O ponto 1 (AMD), ltico, localizou-se no Crrego Estrela, a 800 m da juno das guas do Crrego So Silvano, com profundidade de 0,20 m, fundo argiloso, presena de rvores e vegetao ribeirinha de gramneas. O comprimento amostrado foi de 50 m. O ponto 2 (AMD), ltico, com 0,30 m de profundidade, fundo argiloso, localizou-se a 400 m da juno das guas do crrego So Silvano, presena de gramneas e algumas rvores frutferas, o comprimento amostrado foi de 60 m. O ponto 3 (encontro das guas) com AMD, ltico, presena de gramneas 0,40 m de profundidade, fundo argiloso e comprimento amostrado de 60 m. O ponto 4 localizado no incio do bairro S. Silvano, (AMD), ltico, fundo argiloso, 0,30 m de profundidade, presena de gramneas, distncia amostrada de 30m. O ponto 5 (AAD), ltico, presena de lixo caseiro e resduos de leos lubrificantes na gua, ausncia de vegetao, 0,40 m de profundidade, distncia amostrada 40 m. O ponto 6 (AAD), ltico, presena de lixo caseiro, sadas de esgotos e resduos qumicos na gua (leo), fundo argiloso, presena de gramneas em apenas uma das margens, profundidade de 0,20 m. Ponto 7 (AAD), lntico e ltico, profundidade de 0,40 m, fundo argiloso, ausncia total de vegetao, presena de resduos qumicos na gua, lixo caseiro com sadas de esgotos, distncia amostrada 30 m. Ponto 8 (AAD), ltico e lntico, localizado na foz do crrego com o Rio Doce, presena de algumas rvores, gramneas, lixo caseiro e esgoto, profundidade de 0,30 m, distncia amostrada de 40 m. As coletas foram realizadas com auxlio de rede entomolgica entre 9 e 14 h, com 10 horas de coletas em cada ponto, totalizando-se 80 h de coletas. Os insetos coletados foram mortos em cmaras de vidro contendo ter etlico embebido com algodo, devidamente etiquetados por pontos de coleta. Logo aps, foram separados em famlias
1

Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu - MG

com auxlio de estereomicroscpio e enviados a especialistas para a identificao em espcies. Para a descrio dos dados foram atribudas as freqncias relativas de ocorrncia de cada um dos indivduos por amostra, alm de extradas suas mdias aritmticas em cada um dos pontos amostrados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Corbet, P. S. 1980. A Biology of Odonata. Annual Review of Entomology, Palo Alto, 25: 189-217. De Marco Jr., P. 1998. The Amazonian Campina dragonfly assemblage: patterns un microhabitat use and behaviour in a foraging habitat (Anisoptera). Odonatologica 27 (2): 239-248. Ferreira-Romero, M. 1998. New data on the ecological tolerance of some Rheophilous Odonata in Mediterranean Europe (Sierra Morena, Southern Spain). Odonatologica 17 (2): 121-126. Ferreira-Peruquetti, P. S. & De Marco Jr. 2002. Efeito da alterao ambiental sobre a comunidade de odonata em riachos de Mata Atlntica de Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, 19 (2): 317-327. Gorham, C. & D. Vodopich. 1992. Effects of acidic PH on predation rates and survivorship of damselfly nymphs. Hydrobiologia, Dordrecht, 242: 51-62. Rosenzweig, M. L. 1992 . Species diversity gradients: we know more and less than we thought. Journal of Mammalogy, v. 73, n. 4, p. 715-730.

RESULTADOS E DISCUSSO
Coletaram-se, nos oito pontos amostrados, um total de 186 indivduos pertencentes a trs famlias: Libellulidae com 154 indivduos e 9 espcies; Calopterygidae com 27 indivduos e uma espcie e Coenagrionidae com quatro indivduos e uma espcie. Os pontos 1(6,36) e 3(2,82) apresentaram maior abundncia de indivduos e riqueza de espcies. No ponto 1 ocorreu tambm a maior freqncia de indivduos por espcie quando comparado com os pontos 4(1,45), 8(0,82), 7(0,55), 5(0,45) e 6(0,36), respectivamente. Os pontos 2 (2,64) e 3 (2,82) no diferiram dos demais. Acredita-se que as mdias da abundncia de indivduos nos pontos 1(6,36), 3(2,82) e 2(2,64)0, bem como a riqueza de espcies nesses pontos possam estar associadas disponibilidade de alimentos na gua, e aos ambientes lticos, ricos em substratos argilosos e vegetao. Essa explicao pode ser encontrada em Rosenzweig (1992), que observou em ambientes com esses recursos, o aumento do nmero de espcies. Corbet (1980) tambm relatou que pode ser encontrado maior nmero de Odonatas em ambientes lticos. A espcie Perithemis mooma esteve presente em todos os pontos amostrados, que juntamente com Pantala flavescens e Hetaerina rosea se apresentam como fortes indicadoras da degradao ambiental do ecossistema estudado. A presena de leos lubrificantes e lixo domstico na gua dos pontos 5(0,45), 6(0,36) e 7(0,55) mostrou que tais espcies so muito resistentes a esses ecossistemas. Baseado nesses argumentos, Gorham e Vodopich (1992) e Ferreras-Romero (1988), relataram que muitas espcies de Odonata so sensveis e outras tolerantes a alteraes fsicoqumicas da gua. Entretanto, a preferncia de algumas espcies de Odonata por habitats de ao antrpica, requer mais estudos. Diante desses resultados, o presente estudo prope uma recuperao do Crrego So Silvano utilizando-se de espcies de Odonata, entre outras, como indicadoras da qualidade ambiental deste manancial.

Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu - MG

You might also like