You are on page 1of 54

DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR: LEANDRO OSCAR REA: LNGUA PORTUGUESA

108

CONCORDNCIA E REGNCIA Concordncia Nominal e Verbal 1 Concordncia Nominal: Consiste no estudo de relaes entre adjetivo e substantivo, pronome e substantivo, artigo e substantivo, numeral e substantivo. , enfim, a relao entre nomes. Condio Geral: 1) O nome impe seu gnero e seu nmero a seus determinantes e aos pronomes que o substituem. a) Meu irmo, minhas irms, dois reis, duas rainhas, este tronco, estas rvores. b) Comprei alguns livros e j os li. 2) Um determinante se referindo a mais de um substantivo A) Quando o determinante vem depois dos substantivos: a concordncia do adjetivo com o substantivo mais prximo, sendo adjunto adnominal; ou, a concordncia ser com todos os substantivos, sendo o adjetivo um predicativo. a) b) c) d) e) f) Ele se perdeu em bosques e vales escuros. Ele se perdeu em florestas e cavernas escuras. Ele se perdeu em florestas e vales escuros. Ele se perdeu em vales e florestas escuras. Comprei um livro e uma revista importados. Comprei um livro e uma revista importada.

B) Quando o determinante vem antes dos nomes: a concordncia ser com o substantivo mais prximo. Todavia, se os substantivos forem nomes de pessoa, o adjetivo concorda com todos os ncleos, apenas. a) b) c) d) Sua mulher e filhos tinham viajado. Voc escolheu m hora e lugar para o nosso encontro. Voc escolheu mau lugar e hora para o nosso encontro. Os destemidos Csar e Napoleo...

3) Um determinante [predicativo do sujeito]: observe a concordncia verbal e acompanhe com a concordncia nominal. a) b) c) d) O clima e a gua eram timos. Eram timos o clima e a gua. Era timo o clima e a gua. Era tima a gua e o clima.

4) Um determinante [predicativo do objeto]: a concordncia ser com o substantivo mais prximo ou com todos os substantivos. Porm, se o contexto no permite a concordncia com todos os ncleos, claro que a concordncia ser apenas com o mais prximo (exemplo c). a) b) c) d) Considero o chapu e o colete suprfluo(s). Considero a gravata e a blusa suprflua(s). Comi uva e carne frita. Considero suprflua(os) a gravata e o terno.

5) Um substantivo para mais de um adjetivo: se o substantivo estiver no plural, no use artigo ou qualquer adjunto adnominal antes do segundo adjetivo; se o substantivo estiver no singular, necessrio o emprego de artigo ou de qualquer adjunto adnominal antes do segundo adjetivo, pois ser o cone a deixar implcito o substantivo antes empregado no singular. a) b) Ele conhece bem as lnguas grega e latina. Ele conhece bem a lngua grega e a latina.

109

6) Embora o predicativo deva concordar com o sujeito, h casos em que isso no ocorre, assumindo o gnero masculino. Aparentemente, porque, na realidade, trata-se de uma reminiscncia do gnero neutro em latim. Isso ocorre quando a palavra feminina aparece sem nenhuma determinao, tomando um sentido vago, abstrato. Assim: a) b) c) d) Pinga no bom para a sade. proibido entrada. Cerveja permitido. necessrio coragem.

To logo esses substantivos recebam uma determinao, a concordncia passa a ser com o gnero do substantivo. a) b) c) A cerveja boa. Esta pinga no boa para a sade. ardida a pimenta.

7) O particpio concorda com seu substantivo a) b) Estabelecidas essas premissas, vamos concluso. Postos estes fundamentos, pode-se afirmar que...

Todavia, se o particpio integrar uma locuo verbal, apenas se flexiona o particpio na voz passiva analtica. a) b) c) d) Ele tem participado. Eles tm participado. Tm-se entregue os materiais. Esto sendo elaborados os dados.

8) ANEXO / INCLUSO / APENSO / JUNTO Concordam com quem se relacionam. Porm, ANEXO precedido da preposio EM no varia. a) b) c) d) e) As estatsticas vo anexas ao relatrio. Os grficos inclusos esclarecem a tese. O formulrio e a carta esto apensos. ficha est anexo o ofcio. As fichas seguem em anexo

9) MEIO Pode ser substantivo, adjetivo, numeral e advrbio. S no se flexiona quando advrbio. a) b) c) d) e) f) O que ela disse apenas meia verdade. Ela ficou meio tonta. Ao meio-dia e meia, samos. Ao meio-dia e meio defronte farmcia, ficamos. Meias palavras bastam. Bebi meia chvena de caf.

10) MENOS / PSEUDO / A OLHOS VISTOS: so sempre invariveis. a) b) c) H menos pessoas aqui. Ela uma pseudo-advogada As crianas continuam a olhos vistos

110

11) TAL ... QUAL: tal concorda com o substantivo posposto imediatamente a ele; qual concorda com o substantivo posposto imediatamente a ele. a) b) Tal pai, qual filho. Tal pai, quais filhos.

12) OBRIGADO / GRATO / AGRADECIDO: concordam com o emissor. a) b) c) d) Obrigada! disse Eliane aos coordenadores. - Ns estamos gratos. Obrigados! falaram os convidados. Agradecidos esto Lourdes e Marcos.

13) S / SS / A SS a) b) c) d) e) f) S estamos ns. (invarivel, pois o termo grifado advrbio) Ss, estamos ns. (o termo grifado predicativo do sujeito, concordando com o sujeito) Elas esto ss. (trata-se de um adjetivo, concordando com seu sujeito) Elas esto a ss.(a locuo a ss no se flexiona) S estudamos Contabilidade. (trata-se de um advrbio de limitao, no se declinando) Ss, estudamos Contabilidade. (flexiona-se, pois adjetivo/predicativo do sujeito)

14) MAL / MAU : MAL: Advrbio (invarivel) Conjuno subordinada adverbial temporal (invarivel) Substantivo (varivel)

MAU : Adjetivo (varivel: mau/m/maus/ms) a) b) c) d) e) f) Mal chegamos, pediram satisfaes. [conjuno subordinada adverbial temporal] Conduzimos mal os trabalhos. [advrbio] Ele mau. [ adjetivo ] Ela m. [ adjetivo ] Ms pessoas assaltaram aquele homem idoso. [adjetivo] O mal destri o homem; o bem edifica-o [substantivo ]

15) QUITE / ALERTA QUITE varia em nmero, apenas. ALERTA s varia quando for substantivo. a) b) c) d) Ela est quite, mas ns no estamos quites. Ela est alerta. Elas esto alerta. Alerta e preocupadas continuam as garotas.

111

e)

Os americanos esto alerta aos alertas.

16) CARO / BARATO Quando advrbios, invariveis; quando adjetivos, flexionam-se. a) b) c) d) As laranjas custaram caro. As cebolas foram caras. Aquelas caras mangas custaram barato, naquela outra loja. Champanha caro, amigo.

2 Concordncia Verbal: Regra Geral: O verbo concorda com o sujeito da frase. 2.1 Casos especiais: I) O sujeito : a) pronome de tratamento: o verbo permanecer sempre na terceira pessoa. Ex.: Vossa Excelncia atendeu o nosso pedido.

b) coletivo: o verbo ficar sempre no singular. Ex.: Uma quadrilha assaltou um banco.

Se o coletivo vier especificado, seguido de nomes no plural, o verbo poder permanecer no singular ou ir para o plural. Ex.: Uma quadrilha de ladres assaltou (assaltaram) o banco.

Tal observao se aplica tambm quando o sujeito uma expresso partitiva PARTE DE, METADE DE, A MAIOR PARTE DE, GRANDE N DE, A MAIORIA DE ETC. Ex.: Parte dos empresrios faltou. ou Parte dos empresrios faltaram.

Com as expresses UM DOS QUE e UMA DAS QUE o verbo dever ir para o plural (embora sejam frequentes construes com o verbo no singular). Ex.: Cassiano foi um dos que ganharam os prmios. Sou um dos que acreditam nisso.

II) QUE/QUEM

a) Quando o sujeito for pronome relativo QUE, o verbo concordar com o antecedente do pronome relativo. Ex.: Fui eu que resolvi o problema. Fomos ns que assinamos o contrato. b) Quando o sujeito for o pronome relativo QUEM, o verbo dever permanecer na terceira pessoa do singular.

112

Ex.: Fui eu quem resolveu o problema. Fomos ns quem assinou o contrato. Fomos ns quem encontrou a soluo. III) NOMES QUE S APARECEM NO PLURAL Se o nome no vier precedido de artigo o verbo ficar no singular, caso venha precedido de artigo, o verbo acompanhar o artigo. Ex.: Estados Unidos uma potncia. Os Estados Unidos so uma potncia. Rio Amazonas o maior rio brasileiro. Itens nunca teve acento grfico. 2.2 Concordncia das expresses: I) MAIS DE, MENOS DE, CERCA DE, PERTO DE O verbo concordar com o numeral que acompanha tais expresses: Ex.: Mais de um relatrio foi digitado. Cerca de trinta funcionrios foram demitidos.

II) DE NS, DE VS, DE VOCS, DELES, DELAS a) Se antes de qualquer uma dessas expresses vier um pronome no singular, o verbo concordar com ele. Ex.: Algum de ns saiu. Qual delas a mais bonita?

b) J se vier um pronome no plural, o verbo concordar com a expresso: Ex.: Alguns de ns samos. Quais delas so mais bonitas?

III) HAJA VISTA - EQUIVALENTE A VEJA H trs construes possveis:

OBS: No existe haja visto.

IV) VERBO PARECER + INFINITIVO H duas construes possveis: ou se flexiona o verbo parecer, ou se flexiona o infinitivo, nunca ambos. Ex.: As estrelas pareciam brilhar. As estrelas parecia brilharem.

113

2.3 Sujeito composto: Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: O encarregado e o gerente chegaram.

a) Se o sujeito composto vier depois do verbo, admite-se a concordncia com o ncleo do sujeito mais prximo ou com todos os ncleos indo para o plural. Ex.: Dos funcionrios da empresa ficou apenas o office-boy e o gerente. Esto ausentes o gerente, o diretor e a secretria.

b) Com ncleos do sujeito ligados por OU, o verbo ficar no plural. Quando OU tem valor exclusivo o verbo ir para o singular. Ex.: Natal ou Macei so excelentes locais para frias. George ou caro ficar no setor.

c) Com ncleos do sujeito ligados por COM, o verbo ir para o plural. Ex.: O diretor com os banqueiros organizaram a reunio.

OBS: Caso se queira dar maior importncia ao primeiro elemento do sujeito composto o verbo ficar no singular. Ex.: O diretor com os banqueiros organizou a reunio. 2.4 Concordncia do verbo SER: a) O verbo ser concorda com o predicativo nos seguintes casos: Ex.: Hoje so 20 de setembro. Que dia hoje? Quantos dias so hoje?

ATENO: Nas indicaes de datas, admite-se a concordncia do verbo ser com o substantivo dia elptico. Ex.: Hoje 15 de maro. (Hoje dia 15 de maro.)

b) Se o predicativo do sujeito for um pronome pessoal: Ex.: Os interessados somos ns. Quem assinou os documentos foram vocs. c) Quando o sujeito for uma expresso de sentido coletivo (o resto, o mais etc.): Ex.: O resto so lgrimas.

d) Quando os pronomes tudo, isto, isso, aquilo etc. funcionam como sujeito:

114

Ex.: Isto so problemas solveis. Tudo so boatos. e) Nas oraes introduzidas pelos pronomes substantivos interrogativos que e quem: Ex.: Que so mil reais? Quem so aqueles arruaceiros?

CONSIDERAES IMPORTANTES: a) O verbo ser concorda com o sujeito quando este representado por um nome de pessoa ou pronome pessoal: Ex.: Gisele as alegrias de sua me. Tu s as alegrias de tua me. b) O verbo ser permanece no singular quando seguido de expresses como: muito, pouco, bastante, suficiente, em oraes que indicam quantidade, preo etc.: Ex.: Dois meses muito. Vinte reais pouco. Dois meses bastante; no vou aguentar de saudades.

2.5 Verbos impessoais: a) Os verbos impessoais sempre ficaro na 3 pessoa do singular e no tm sujeito. Os impessoais so todos aqueles que indicam fenmenos da natureza. Ex.: Choveu muito. Anoitece rapidamente.

Ateno: o verbo chover concorda com o sujeito e varia quando usado em sentido figurado. Ex.: Choveram ttulos-fantasmas nas eleies.

b) O verbo fazer nas oraes que do indicao de tempo no tem sujeito, no pode ir para o plural. Ex.: Faz dez anos que voc batalha aqui. c) O verbo haver, no sentido de existir, acontecer, realizar-se e fazer, fica no singular. Ex.: Havia muitas pessoas na portaria. (existiam) Houve protestos dos funcionrios. (aconteceram) Haver eleies em 1998. (realizar-se-o) H tempo no tiro frias. (faz) 2.6 Verbos auxiliares: a) Os verbos auxiliares no variam, ou seja, mantm-se no singular, bem como os verbos que os acompanham. Ex.: Devia haver muitos gerentes na sala. Vai fazer muitos anos que no viajo. Est havendo avisos todos os dias. Costuma fazer invernos rigorosos no sul do Brasil.

115

b) Verbos: dar, soar, bater - indicando horas concordam com o numeral, se este for sujeito. Ex.: J deram onze horas. Esto batendo dez horas neste instante. Ser que saram s 2 horas? c) Se aparecer um termo no singular, com funo subjetiva, o verbo concorda com o sujeito. Ex.: J deu onze horas o relgio da sala. Est batendo dez horas o relgio da matriz. Ser que j soou 2 horas o despertador? d) Os verbos faltar, bastar, sobrar concordam normalmente com o sujeito. Ex.: Faltam dois minutos para a meia noite. (sujeito: dois minutos) Bastam duas crianas para um salgado. (sujeito: duas crianas) Sobraram muitos salgados na reunio. (sujeito: salgados) Falta, agora, apenas o desfecho da carta. (sujeito: desfecho da carta) Exerccios 01) Assinale a opo com erro de construo: a) Vocs prprios entendero a matria; b) H bastantes exemplos nesta lio; c) Ela adora prola; d) Vocs vieram s ou acompanhados ? e) Nenhuns obstculos conseguiro impedir nossa vitria. 02) Assinale a opo com erro de construo: a) Um e outro aluno desistiu de terminar a prova; b) Estas crianas eram as mais espertas possveis; c) Cerveja pode ser mau para a sade; d) A aluna regredia olhos vistos; e) As literaturas francesa e a inglesa so vastssimas. 03) Assinale a opo com erro de construo: a) gua bom para a sade; b) Achamos estas paisagens as mais belas possvel; c) Suas foras definhavam a olhos vistos; d) proibido entrada a pessoas estranhas ao servio; e) Deve ser um bom livro, haja vista as suas edies sucessivas. 04) Assinale a opo com erro de construo: a) Nem um nem outro aluno conseguiram aprovao; b) No conheo nem uma nem outra hiptese; c) Acredito que um e outro funcionrio sero promovidos; d) claro que sou seu amigo; hajam vista das minhas declaraes; e) Foi acusado de grave crime: lesa-ptria. 05) Assinale a opo com erro de construo: a) Os filhos so tal qual os pais; b) Julgo inverdicas estas notcias; c) Estas foram as ss palavras que ele disse; d) Colhemos bastantes exemplos neste livro; e) S alunos so admitidos na reunio. 06) Assinale a opo com erro de construo: a) As meias verdades so piores que as mentiras; b) O professor combinou algumas aulas extras;

116

c) Minha irm tem verdadeira obsesso por vestidos cinza; d) Os raios ultravioleta tm larga aplicao na Medicina; e) Vocs esto s ou acompanhados ? 07) Assinale a opo com erro de construo: a) Ele comprou livros e revistas bastante antigos; b) Os filhos so tais qual a me; c) Todos os soldados do quartel estavam alertas; d) Sua opinio um crime de lesa-inteligncia; e) Estudamos profundamente a lngua inglesa e a francesa. 08) Assinale a opo com erro de construo: a) So duas naes todo poderosas; b) vedado cpia deste livro; c) Mais trabalho e menas palavras; d) Alguns cientistas dizem que cebola timo para o sangue; e) A literatura provenal e a portuguesa apresentaram alguns pontos de contato. 09) Tendo em vista as regras de concordncia, assinale a opo em que a forma entre parntese NO completa corretamente a lacuna da frase: a) devem ser bem ________ engenho e habilidades daqueles que integram uma mesma comunidade. (coordenadas) ; b) os pases pobres e os pases ricos possuem recursos e necessidades muito _______ ; (diversos); c) preciso que Cincia e Tecnologia estejam __________ s aspiraes da comunidade; (subordinadas); d) em muitos pases, esto intimamente _________ o fenmeno cientfico e o social; (ligados); e) os mecanismos e intenes que determinam a pesquisa nos pases ricos so erroneamente __________ , para os pases pobres. (transferidos);

10) Assinale a alternativa que apresenta silepse de pessoa. a) Ele foi recompensado e os demais esquecidos; b) Os alunos da Universidade fomos informados que as aulas recomearo em maro; c) Vossa Excelncia, senhor bispo, muito generoso; d) O povo, mesmo considerando os riscos em estar ali, no se afastaram enquanto no chegava o seu lder. 11) Assinale a opo em que h erro de concordncia: a) No eram caras a canetinha e o balozinho que o camel vendia; b) O camel vendia barato canetas e bales coloridos; c) O camel vendia, baratos, os balezinhos e as canetinhas; d) Os bales e as canetas vendidos pelo camel eram baratssimos; e) Os pequeninos bales e canetas, que o camel vendia, no eram caros. 12) Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas. J _______ oito anos, que no _________ as peas de seu dirio e ______ pessoas, naquela casa, que no se preocupavam com isso. a) iam fazer - se consertavam - havia; b) ia fazer - se consertavam - havia; c) ia fazer - se consertavam - haviam; d) ia fazer - consertavam-se - haviam; e) iam fazer - consertavam-se - havia. 13) Assinale a opo em que h erro de concordncia em relao a norma culta da lngua: a) O trabalho do cientista um dos que mais merece o reconhecimento da sociedade; b) Um grande nmero de cientistas trabalha em condies precrias; c) Deve existir condies especiais para o trabalho do cientista; d) Valorizem-se os cientistas, oferecendo-lhes condies especiais de trabalho; e) Quer-se criar condies especiais para o trabalho do cientista. 14) Assinale a opo em que o uso do verbo haver se faz de acordo com a norma culta da lngua. a) Havero anos sem que o veja novamente; b) No deveriam haver condies melhores para o Romantismo seno aps nossa emancipao poltica;

117

c) Houveram protestos contra a reforma de Lutero; d) No poderiam haver alunos mais estudiosos que os desta turma; e) No se houveram bem aqueles rapazes.

15) Assinale a opo em que a lacuna pode ser preenchida por qualquer das duas formas verbais indicadas entre parnteses. a) Um dos seus sonhos ________ morrer na terra natal (era / eram); b) Aqui no _________ os stios onde eu brincava. (existe / existem); c) Uma poro de sabis ________ na laranjeira; (cantava / cantavam); d) No _______ em minha terra belezas naturais; (falta / faltam); e) Sou eu que _______ morrer ouvindo o canto do sabi. (quero / quer). 16) Assinale a opo que se completa com a segunda forma dos parnteses. a) Creio que _________ existir pessoas honestas; (deve / devem) b) Amanh ________ fazer cinco anos que voltaste; (vai / vo) c) Pensamos que _________ muitos pretendentes a este cargo; (haver / havero) d) Todos crem que __________ ocorrer um empate; (pode / podem) e) Pelos meus clculos __________ fazer trs dias que ela no aparece. (vai / vo) 17) Tendo em vista as regras de concordncia assinale a nica orao em que a forma entre parnteses completa corretamente a lacuna da frase: a) _________, na verdade, diferentes motivos responsveis pela nossa dependncia tecnolgica (existe); b) indispensvel que se _________ entre pesquisas cientficas e aspiraes da comunidade uma estreita vinculao (mantenham); c) A fora de certos mecanismos _________ com que as pesquisas nos pases pobres girem em torno de interesses dos pases ricos (fazem); d) _________ combinar-se engenho e habilidades dos homens para a resoluo dos problemas especficos da comunidade (devem); e) preciso que tanto o desenvolvimento cientfico quanto o tecnolgico __________ primeiramente em conta o fator cultural (leve). 18) Assinale a opo em que a lacuna pode ser preenchida por qualquer das duas formas verbais colocadas entre parnteses: a) No ________ motivos para acreditarmos que o computador constitui sria ameaa contra os direitos individuais (falta / faltam); b) Grande parte das previses de alguns escritores _________ assumindo feio de realidade no mundo atual (est / esto); c) O computador certamente _________ profundas modificaes na estrutura da sociedade moderna (introduzir / introduziro); d) No futuro, __________ desaparecer certos direitos de que hoje todos os indivduos compartilham (poder / podero); e) provvel que futuramente ________ sob o controle do computador todos os nossos negcios e a nossa vida privada (fique / fiquem). 19) Em todas as frases a concordncia verbal realizada a nica possvel, EXCETO em: a) Cada um de ns mentiu-lhe estupidamente; b) Quando se acabariam aqueles servios moles; c) Tinha havido alguns minutos de silncio; d) Tudo era matria s curiosidades de Capitu; e) A causa eram provavelmente os seus projetos. 20) A concordncia facultativa em: a) Quantos de vs estais preparados; b) A gente de nossa famlia trabalha nas plantaes; c) bateram seis horas no relgio da igreja; d) Mais de um dos convidados se cumprimentaram efusivamente; e) Mais de um banhista se afogou nessa praia no ano passado.

118

Regncia Verbal e Nominal Regncia verbal a maneira de o verbo relacionar-se com seus complementos. 1 Verbos com mais de um significado: Aspirar (v.t.d. - sorver, respirar). Como gostoso aspirar seu perfume. Como gostoso aspir-lo. H mquinas que aspiram o p. H mquinas que o aspiram.

Aspirar a (v.t.i. - pretender, almejar). Quem no aspira a uma vida saudvel? Quem no aspira a ela.

OBSERVAO: O pronome lhe ser usado quando o objeto indireto for palavra que indique pessoa; caso contrrio, usar-se- o pronome ele com a respectiva preposio.

Assistir (a) - (v.t.d. ou v.t.i.) - dar assistncia. O Governo assiste as populaes carentes. O Governo assiste-as. O Governo assiste s populaes carentes. O Governo assiste a elas.

Assistir a (v.t.i. - ver, estar presente; ou caber, ter direitos, deveres) Queremos assistir ao jogo. Queremos assistir a ele. Esse direito s assistia ao Presidente. Esse direito s lhe assistia.

119

Assistir em (v.i. - morar, residir). D. Pedro assistia em Petrpolis. (a. adv. lugar)

VERBOS COM PROBLEMAS (decorrentes do linguagem coloquial)

Chegar (v. i. - exige as preposies a ou de) Amanh chegaremos cedo ao colgio. Elas chegavam de Taguatinga e iam a Sobradinho.

OBSERVAO: O erro comum o uso da preposio em em vez de a. Quando cheguei em Braslia. (incorreto)

Ir (v. i. - exige as preposies a ou para). Nessas frias, iremos a Fortaleza. (ida e retorno). Fui transferido, estou indo para o Canad. (ida e permanncia)

OBSERVAO: O erro comum usar a preposio em. Com licena, preciso ir no banheiro. (incorreto)

Namorar (v.t.d.) Paula namorava todos os rapazes da rua.

OBSERVAO: O erro comum usar-se com a preposio com. Raimunda s foi feliz namorando com Ricardo. (incorreto)

Obedecer - desobedecer (v.t.i. - exigem a preposio a). Seria bom obedeceres aos teus estmulos. No desobedeas ao teu pai.

120

OBSERVAO: O erro comum tem sido us-los como transitivos diretos. Pedrinho, no desobedeas teu pai (incorreto)

Pagar - perdoar (v.t.d.i. - o.d. "coisa", o.i. "pessoa"). J paguei a prestao ao cobrador.

OBSERVAO: O erro comum a construo com objeto direto "pessoa". Amanh pagaremos os funcionrios. (incorreto)

Preferir (v.t.d.i. ) H indivduos que preferem o sucesso fcil ao triunfo meritrio.

OBSERVAO: O erro comum o uso redundante de "reforos" ( antes, mais, muito mais, mil vezes, etc) e de "comparativos" (que ou do que). Prefiro mil vezes um inimigo do que um falso amigo. (incorreto) Residir (v. i. - exige a preposio em). Ela reside na Avenida das Naes.

OBSERVAES: Tm a mesma regncia os verbos morar, situar-se, estabelecer-se e os adjetivos derivados sito, residente, morador, estabelecido. Ela reside na SQN 315, estabeleceu-se na QNG, sito na casa 10.

O erro comum usar-se a preposio a. Todos estaro no local determinado, sito a SCLN 314. (incorreto)

Simpatizar - antipatizar (v.t.i. - exigem a preposio com). Alguns no simpatizavam com o treinador.

OBSERVAO: O erro comum us-lo como verbo pronominal, reflexivo. Nunca me simpatizei com modas. (incorreto)

2 Transitivos diretos e indiretos: Aconselhar, autorizar, avisar, comunicar, certificar, cientificar, dissuadir, ensinar, incumbir, informar, lembrar, notificar, participar, etc.

121

Alguns desses verbos admitem alternncia, isto , objeto direto e indireto de "coisa" ou "pessoa", indiferentemente. Informei o fato aos alunos. ou o.d. o. i. Informei os alunos do fato. o.d. o. i. OBSERVAO: O erro comum, com esses verbos, a construo em que aparecem dois objetos diretos ou dois indiretos, isto , por excesso ou omisso de preposio. Avisei-os que a prova fora transferida. (incorreto) o.d. o.d. > dois objetos diretos Avisei-os de que a prova fora transferida. (correto) o.d. o. i. Avisei-lhe de que a prova fora transferida. (incorreto) o.i. o.i. > dois objetos indiretos Avisei-lhe que a prova fora transferida. (correto) o.i. o.d.

Regncia nominal a relao de subordinao entre o nome e seus complementos, devidamente estabelecida por intermdio das preposies correspondentes. Acostumado (a, com) Estava acostumado a / com qualquer coisa. Afvel (a, com, para com) Parecia afvel a / com / para com todos. Afeioado (a, por) Afeioado aos estudos. Afeioado pela vizinha. Aflito (com, por) Aflito com a notcia. Aflito por no ter notcia. Amizade (a, por, com) Amizade / pela / com a irm mais velha. Analogia (com, entre) No h analogia com / entre os fatos histricos. Apaixonado (de, por) Era um apaixonado das / pelas flores. Apto (a, para) Estava apto ao / para o desempenho das funes. vido (de, por) Um homem vido de / por novidades. Constitudo (de, por) Um grupo constitudo de / por vrias turmas. Contemporneo (a, de) Um estilo contemporneo ao / do Modernismo. Devoto (a, de)

122

Um aluno devoto s / das artes. Falho (de, em) Um poltico falho de / em carter. Imbudo (de, em) Imbudo de / em vaidades. Incompatvel (com) A verdade incompatvel com a realidade. Passvel (de) O projeto passvel de modificaes. Propenso (a, para) Sejam propensos ao / para o bem. Residente (em) Os residentes na Capital. Vizinho (a, de) Um prdio vizinho ao / do meu. Exerccios 01) Assinale a nica alternativa que est de acordo com as normas de regncia da lngua culta. a) avisei-o de que no desejava substitu-Io na presidncia, pois apesar de ter sempre instituio, jamais aspirei a tal cargo; b) avisei-lhe de que no desejava substitu-lo na presidncia, pois apesar de ter sempre instituio, jamais aspirei a tal cargo; c) avisei-o de que no desejava substituir- lhe na presidncia, pois apesar de ter sempre instituio, jamais aspirei tal cargo; d) avisei-lhe de que no desejava substituir-lhe na presidncia, pois apesar de ter sempre instituio, jamais aspirei a tal cargo; e) avisei-o de que no desejava substitu-lo na presidncia, pois apesar de ter sempre instituio, jamais aspirei tal cargo.

servido servido a servido servido servido a

02) Assinale a opo em que o verbo chamar empregado com o mesmo sentido que apresenta em ________ No dia em que o chamaram de Ubirajara, Quaresma ficou reservado, taciturno e mudo: a) pelos seus feitos, chamaram-lhe o salvador da ptria; b) bateram porta, chamando Rodrigo; c) naquele momento difcil, chamou por Deus e pelo Diabo; d) o chefe chamou-os para um dilogo franco; e) mandou chamar o mdico com urgncia. 03) Assinale a opo em que o verbo assistir empregado com o mesmo sentido que apresenta em no direi que assisti s alvoradas do romantismo. a) no assiste a voc o direito de me julgar; b) dever do mdico assistir a todos os enfermos; c) em sua administrao, sempre foi assistido por bons conselheiros; d) no se pode assistir indiferente a um ato de injustia; e) o padre lhe assistiu nos derradeiros momentos. 04) Em todas as alternativas, o verbo grifado foi empregado com regncia certa, EXCETO em: a) a vista de Jos Dias lembrou-me o que ele me dissera. b) estou deserto e noite, e aspiro sociedade e luz. c) custa-me dizer isto, mas antes peque por excesso; d) redobrou de intensidade, como se obedecesse a voz do mgico; e) quando ela morresse, eu lhe perdoaria os defeitos. 05) O verbo chamar est com a regncia INCORRETA em: a) chamo-o de burgus, pois voc legitima a submisso das mulheres; b) como ningum assumia, chamei-lhes de discriminadores;

123

c) de repente, houve um nervosismo geral e chamaram-nas de feministas; d) apesar de a hora ter chegado, o chefe no chamou s feministas a sua seo; e) as mulheres foram para o local do movimento, que elas chamaram de maternidade. 06) Assinale o exemplo, em que est bem empregada a construo com o verbo preferir: a) preferia ir ao cinema do que ficar vendo televiso; b) preferia sair a ficar em casa; c) preferia antes sair a ficar em casa; d) preferia mais sair do que ficar em casa; e) antes preferia sair do que ficar em casa. 07) Assinale a opo em que o verbo lembrar est empregado de maneira inaceitvel em relao norma culta da lngua: a) pediu-me que o lembrasse a meus familiares; b) preciso lembr-lo o compromisso que assumiu conosco; c) lembrou-se mais tarde que havia deixado as chaves em casa; d) no me lembrava de ter marcado mdico para hoje; e) na hora das promoes, lembre-se de mim. 08) O verbo sublinhado foi empregado corretamente, EXCETO em: a) aspiro carreira militar desde criana; b) dado o sinal, procedemos leitura do texto. c) a atitude tomada implicou descontentamento; d) prefiro estudar Portugus a estudar Matemtica; e) quela hora, custei a encontrar um txi disponvel. 09) Assinale o mau emprego o vocbulo onde: a) todas as ocasies onde nos vimos s voltas com problemas no trabalho, o superintendente nos ajudou; b) por toda parte, onde quer que fssemos, encontrvamos colegas; c) no sei bem onde foi publicado o edital; d) onde encontraremos quem nos fornea as informaes de que necessitamos; e) os processos onde podemos encontrar dados para o relatrio esto arquivados. 10) Assinale o item que preenche convenientemente as lacunas na sentena: a) No ____ conheo o suficiente para entender seus motivos, mas aviso ____ de que no ____ perdo a traio. a) lhe, lhe, lhe; c) o, lhe, o; e) o, o, lhe. b) o, o, o; d) lhe, lhe, o; 11) Assinale a frase em que h erro de regncia verbal: a) a notcia carece de fundamento; b) o chefe procedeu ao levantamento das necessidades da seo; c) os mdicos assistiram o simpsio e acharam-no muito interessante; d) necessrio que todos obedeam s diretrizes estabelecidas; e) daqui posso ver-lhe o passo oblquo e trpego. 12) Uma das opes apresenta erro quanto a regncia verbal. Assinale-a: a) na sala do superintendente aspirava sempre fumaa de um legtimo havana. b) chegando na repartio, encontrou as portas cerradas; c) todos obedeceram s determinaes superiores; d) informei-o de que no dia 15 no haver expediente; e) o gerente visou todas as folhas do ofcio. 13) De acordo com a norma culta, a frase em que se teve o cuidado de obedecer regncia : a) o Colgio So Geraldo, sito a Rua da Unio, encerrou suas atividades; b) o preo fixado tornou-se compatvel de minhas posses; c) as regras do jogo no so passveis por mudanas; d) sua deciso implica uma mudana radical; e) prefiro o cinema mais do que o teatro. 14) Assinale a alternativa correta em relao s frases: - Dar ateno ___ aulas indispensvel ___ aprovao.

124

- Isto no se relaciona apenas ___ voc, mas ___ todas s pessoas. a) as, a, a, a; c) s, , a, a; e) s, , , . b) s, a, a, a; d) s, , , a; 15) Qual a regncia verbal INCORRETA? a) obedea a sinalizao; b) perdoei-lhe a antiga dvida; c) paguei aos funcionrios o ordenado; d) o filme bom, pois todos j assistiram a ele; e) sempre aspirou felicidade.

16) Assinale a opo em que h ERRO. a) ela deu um livro para mim; b) Pedro jogou bola comigo; c) pensei muito em ti; d) ela viajou com ns; e) meu irmo sabe cuidar de si. 17) Assinale a frase com ERRO: a) para mim, ver o escravo sofrer ruim; b) nada de bom h entre mim e o senhor, disse o escravo; c) antes de o escravo ser chicoteado, ouvia-se grito; d) os escravos entravam e saa das casas de So Luz; e) os escravos guardavam consigo nsia e mgoas. 18) Assinale a opo em que o verbo lembrar est empregado de maneira inaceitvel em relao norma culta da lngua: a) lembrou-lhe aquela imagem de servido, aquele espetculo de extrema misria; b) era necessrio lembr-lo da multido faminta que cambaleava, chorava e danava ali; c) lembrou-se, naquele instante, de que s os pretos faziam compras ou andavam no ganho; d) s me lembrava de ter visto a invaso das casas para encher as banheiras e os potes; e) queria que lhe lembrasse, ao sair rua, naquelas tardes entorpecidas pelo calor, das carroas dgua. 19) Assinale o item que apresenta o emprego inadequado de pronome relativo: a) os moos com quem falamos so estudantes de Direito; b) eis a terra donde se colhem to bons frutos; c) so empresas para as quais aparecem muitos candidatos; d) mostra-lhe-ei as canetas de que me sirvo; e) refiro-me a esse aluno, cujo aluno j nos tem causado dissabores. 20) Assinale o item em que se omitiu uma preposio obrigatria: a) o pretexto era a apresentao dos uniformes que iam estrear no prximo campeonato; b) o pretexto era a apresentao dos uniformes que haviam comprado; c) o pretexto era a apresentao dos uniformes de que precisam; d) o pretexto era a apresentao dos uniformes por que tanto trabalharam; e) o pretexto era a apresentao dos uniformes que tanto se referiram os cronistas esportivos.

VCIOS DE LINGUAGEM So alteraes defeituosas que a lngua sofre em sua pronncia e escrita devidas ignorncia do povo, descaso de alguns, ou recurso estilstico para certos autores. - Barbarismo: consiste em usar uma palavra errada quanto grafia, pronncia, significao, flexo ou formao. Hontem ontem Conssessiva concessiva Aza asa Subcistir subsistir Rbrica rubrica Pdico pudico

125

Trfico trfego Cidades cidados Proporam propuseram - Ambiguidade ou anfibologia: consiste em usar diversas palavras na frase de maneira a causar duplo sentido na sua interpretao. O chefe discutiu com o empregado e estragou seu dia. Ao chegar ao ancoradouro, recebeu Alzira Alves Filha um colar indgena, feito de escamas de pirarucu e frutos do mar, que estava acompanhada de um grupo de adeptos do Movimento Evanglico Unido. Est fazendo sucesso com sua nova escolhinha o jogador Artur, que fica no bairro da Lapa. Trouxe de Terespolis uma caixa de pssegos para seu pai, que est na geladeira. Viajou para o Rio de Janeiro Joana de Frana, onde ficar hospedada no Palcio do Governo. - Cacfato / Cacofonia: caracteriza-se pelo encontro ou repetio de fonemas ou slabas que produzem efeito desagradvel ao ouvido. Meu Deus no seja j. Com uma mo me ajudou muito. Ela tinha muitos amigos. Pede o Papa paz ao povo. (aliterao) - Eco: espcie de cacofonia que consiste na sequncia de sons voclicos, idnticos, ou na proximidade de palavras que tm a mesma terminao. Tambm se chama assonncia. Vicente mente constantemente. Saiu tristemente e rapidamente. possvel aprovao da transao sem conciso e sem associao. - Arcasmo: consiste em palavras, expresses, construes ou maneira de dizer que deixaram de ser usadas ou passaram a ter emprego diverso. Entonces ento Vosmec voc - Vulgarismo (plebesmo): o uso lingustico popular em contraposio s doutrinas da linguagem culta da mesma regio. Pode ser fontico, morfolgico e sinttico. And, com, faz. Estoura/estra; roubar/robar. Advogado/adevogado; ritmo/ritimo. Os aluno; dois quilo; os home brigou. Vi ela; olha eu. - Estrangeirismo: palavras, expresses e construes estrangeiras em nosso idioma, substituindo termos existentes na Lngua Portuguesa. - Solecismo: so os erros que atentam contra as normas de concordncia, de regncia ou de colocao pronominal. Ontem assistimos o filme. Cheguei no Brasil em 1995. Haviam 100 pessoas na festa. Me empresta o lpis? - Neologismo: palavra, expresso ou construo criadas ou introduzidas na lngua. As grias so uma espcie de neologismo popular. Cientficos ou tcnicos: aeromoa, penicilina, telespectador, televiso, etc. Literrios ou artsticos: concretismo, paredro (pessoa importante) Grias: manjar, a pampa, legal, biruta, transa, bagulho, etc. - Preciosismo: expresso rebuscada. Usa-se com prejuzo da naturalidade do estilo. o que popularmente se diz: falar difcil; trata-se de uma linguagem prolixa. - Pleonasmo vicioso: emprego inconsciente ou voluntrio de palavras ou expresses involuntrias, desnecessrias, por j estar sua significao contida em outras da mesma frase.

126

Voltou a estudar novamente Encarar de frente Verdade absoluta Completamente vazio Subiu para cima/ desceu para baixo O navio naufragou e foi ao fundo H dez anos atrs Consenso geral Abismo sem fundo Em todos os pases do mundo Acabamento final Elo de ligao

NOTAS DE GRAMTICA EMPREGOS DE PALAVRAS E EXPRESSES Existem em nossa lngua algumas palavras e expresses muito comuns, mas que, s vezes, oferecem dvidas quanto ao seu correto emprego. Observe, a seguir, algumas delas. Por que / Por qu / Porque / Porqu: Por que deve ser grafado separadamente quando se trata de duas palavras: preposio por + pronome que. Assim, temos os seguintes casos: 1) quando equivale a pelo qual e variaes, temos a preposio por seguida do pronome relativo que: Ex: Este o ideal por que luto. (= pelo qual) Essa a profisso por que sempre ansiei. (= pela qual) 2) quando equivale a por qual razo, por qual motivo, trata-se da preposio por seguida do pronome interrogativo que: Ex: Por que seu amigo no veio festa? (= Por qual razo) No sei por que ele faltou. (= por qual motivo) Por qu: quando o pronome interrogativo se posiciona no final da frase ou aparece seguido de pausa forte, ele deve receber acento circunflexo: Ex: Seu amigo no veio por qu? Ele no veio, no sei por qu. Voc reclama de tudo, por qu, meu filho? Porque deve ser grafado numa s palavra quando se trata de uma conjuno equivalente a uma vez que, visto que, pois ou para que: Ex: No fui escola porque estava doente. Feche a porta porque est ventando muito. Eu canto porque o instante existe e minha vida est completa. (Ceclia Meireles) Porqu s deve ser empregado como substantivo. Nesse caso, aparece sempre antecedido de um determinante: Ex: Desconheo o porqu de tantas mentiras. No aceito os seus falsos porqus. Mal / Mau: Mau adjetivo, antnimo de bom. Refere-se, portanto, a substantivos: Ex: Escolhemos um mau momento para viajar. Indivduo de mau carter no merece confiana. Mal tem os seguintes valores morfolgicos: advrbio de modo antnimo de bem: Ex: Sua redao est bastante mal estruturada. Ela muito mal-educada. Tudo no passou de um mal-entendido. Essa menina sempre se comporta mal em pblico. b) conjuno subordinada temporal sinnimo de assim que, quando: Ex: Mal amanhece, muitos saem para o trabalho.

127

Mal entrou em casa, tocou o telefone. (Dalton Trevisan) c) substantivo nesse caso, deve ser precedido de artigo ou de outro determinante: Ex: Maldita sejas pelo pelo ideal perdido! Pelo mal que fizeste sem querer! Pelo amor que morreu sem ter nascido! (Olavo Bilac) Esse mal difcil de curar. A fim / afim: A fim integra a locuo a fim de, significando com o objetivo de. Ex: Estou na escola a fim de aprender mais. Afim adjetivo varivel, significando semelhante, que tem afinidade. Ex: Sempre tivemos idias afins. (= semelhantes)

H ou a Usa-se h quando o verbo haver impessoal, tem sentido de existir e conjugado na terceira pessoa do singular. Exemplo: H um modo mais fcil de fazer essa massa de bolo. Existe um modo mais fcil de fazer essa massa de bolo. Ainda como impessoal, o verbo haver utilizado em expresses que indicam tempo decorrido, assim como o verbo fazer. Exemplos: H muito tempo no como esse bolo. Faz muito tempo que no como esse bolo. Logo, para identificarmos se utilizaremos o a ou h substitumos por faz nas expresses indicativas de tempo. Se a substituio no alterar o sentido real da frase, emprega-se h. Exemplos: H cinco anos no escutava uma msica como essa. Substituindo por faz: Faz cinco anos que no escutava uma msica como essa. Quando no for possvel a conjugao do verbo haver nem no sentido de existir, nem de tempo decorrido, ento, emprega-se a. Exemplos: Daqui a pouco voc poder ir embora. Estamos a dez minutos de onde voc est.

QUESTES DE ENEM (ENEM 2009) Texto para as questes 1 e 2 Cano do vento e da minha vida O vento varria as folhas, O vento varria os frutos, O vento varria as flores... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De frutos, de flores, de folhas. [...] O vento varria os sonhos E varria as amizades...

128

O vento varria as mulheres... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De afetos e de mulheres. O vento varria os meses E varria os teus sorrisos... O vento varria tudo! E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De tudo.
BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1967.

Questo 1 Predomina no texto a funo da linguagem A - ftica, porque o autor procura testar o canal de comunicao. B - metalingustica, porque h explicao do significado das expresses. C - conativa, uma vez que o leitor provocado a participar de uma ao. D - referencial, j que so apresentadas informaes sobre acontecimentos e fatos reais. E - potica, pois chama-se a ateno para a elaborao especial e artstica da estrutura do texto. Questo 2 Na estruturao do texto, destaca-se A - a construo de oposies semnticas. B - a apresentao de ideias de forma objetiva. C - o emprego recorrente de figuras de linguagem, como o eufemismo. D - a repetio de sons e de construes sintticas semelhantes. E - a inverso da ordem sinttica das palavras. (ENEM 2009) Questo 3 Texto I O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua lngua; se outra for a orientao, vamos cair na lngua brasileira, refgio nefasto e confisso nojenta de ignorncia do idioma ptrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma ptrio?
ALMEIDA, N. M. Gramtica metdica da lngua portuguesa. Prefcio. So Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).

Texto II Alguns leitores podero achar que a linguagem desta Gramtica se afasta do padro estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e no tenho de reformular; pode-se colocar dois constituintes, e no podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupao de aproximar a linguagem da gramtica do padro atual brasileiro presente nos textos tcnicos e jornalsticos de nossa poca.
REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramtica descritiva do portugus. So Paulo: tica, 1996.

Confrontando-se as opinies defendidas nos dois textos, conclui-se que A - ambos os textos tratam da questo do uso da lngua com o objetivo de criticar a linguagem do brasileiro. B - os dois textos defendem a ideia de que o estudo da gramtica deve ter o objetivo de ensinar as regras prescritivas da lngua. C - a questo do portugus falado no Brasil abordada nos dois textos, que procuram justificar como correto e aceitvel o uso coloquial do idioma. D - o primeiro texto enaltece o padro estrito da lngua, ao passo que o segundo defende que a linguagem jornalstica deve criar suas prprias regras gramaticais.

129

E - o primeiro texto prega a rigidez gramatical no uso da lngua, enquanto o segundo defende uma adequao da lngua escrita ao padro atual brasileiro.

(ENEM 2009) Texto para as questes 4 e 5 Quando eu falo com vocs, procuro usar o cdigo de vocs. A figura do ndio no Brasil de hoje no pode ser aquela de 500 anos atrs, do passado, que representa aquele primeiro contato. Da mesma forma que o Brasil de hoje no o Brasil de ontem, tem 160 milhes de pessoas com diferentes sobrenomes. Vieram para c asiticos, europeus, africanos, e todo mundo quer ser brasileiro. A importante pergunta que ns fazemos : qual o pedao de ndio que vocs tm? O seu cabelo? So seus olhos? Ou o nome da sua rua? O nome da sua praa? Enfim, vocs devem ter um pedao de ndio dentro de vocs. Para ns, o importante que vocs olhem para a gente como seres humanos, como pessoas que nem precisam de paternalismos, nem precisam ser tratadas com privilgios. Ns no queremos tomar o Brasil de vocs, ns queremos compartilhar esse Brasil com vocs.
TERENA, M. Debate. MORIN, E. Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000 (adaptado).

Questo 4 Os procedimentos argumentativos utilizados no texto permitem inferir que o ouvinte/leitor, no qual o emissor foca o seu discurso, pertence A - ao mesmo grupo social do falante/autor. B - a um grupo de brasileiros considerados como no ndios. C - a um grupo tnico que representa a maioria europeia que vive no pas. D - a um grupo formado por estrangeiros que falam portugus. E - a um grupo sociocultural formado por brasileiros naturalizados e imigrantes. Questo 5 Na situao de comunicao da qual o texto foi retirado, a norma padro da lngua portuguesa empregada com a finalidade de A - demonstrar a clareza e a complexidade da nossa lngua materna. B - situar os dois lados da interlocuo em posies simtricas. C - comprovar a importncia da correo gramatical nos dilogos cotidianos. D - mostrar como as lnguas indgenas foram incorporadas lngua portuguesa. E - ressaltar a importncia do cdigo lingustico que adotamos como lngua nacional. (ENEM 2009) Questo 6 Oximoro, ou paradoxismo, uma figura de retrica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforam a expresso.
Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa.

Considerando a definio apresentada, o fragmento potico da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retrica : A Dos dois contemplo rigor e fixidez. Passado e sentimento me contemplam (p. 91). B De sol e lua De fogo e vento Te enlao (p. 101). C Areia, vou sorvendo A gua do teu rio (p. 93).

130

D Ritualiza a matana de quem s te deu vida. E me deixa viver nessa que morre (p. 62). E O bisturi e o verso. Dois instrumentos entre as minhas mos (p. 95).

(ENEM 2009) Questo 122

Veja, 7 maio 1997.

Na parte superior do anncio, h um comentrio escrito mo que aborda a questo das atividades lingusticas e sua relao com as modalidades oral e escrita da lngua. Esse comentrio deixa evidente uma posio crtica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessrio A - implementar a fala, tendo em vista maior desenvoltura, naturalidade e segurana no uso da lngua . B - conhecer gneros mais formais da modalidade oral para a obteno de clareza na comunicao oral e escrita. C - dominar as diferentes variedades do registro oral da lngua portuguesa para escrever com adequao, eficincia e correo. D - empregar vocabulrio adequado e usar regras da norma padro da lngua em se tratando da modalidade escrita. E - utilizar recursos mais expressivos e menos desgastados da variedade padro da lngua para se expressar com alguma segurana e sucesso. (ENEM 2009) Questo 7 A partida Acordei pela madrugada. A princpio com tranquilidade, e logo com obstinao, quis novamente dormir. Intil, o sono esgotara-se. Com precauo, acendi um fsforo: passava das trs. Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria s cinco. Veio-me ento o desejo de no passar mais

131

nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e de amor. Com receio de fazer barulho, dirigi-me cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e, voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante beira da cama. Minha av continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras... Que me custava acord-la, dizer-lhe adeus?
LINS, O. A partida. Melhores contos. Seleo e prefcio de Sandra Nitrini. So Paulo: Global, 2003.

No texto, o personagem narrador, na iminncia da partida, descreve a sua hesitao em separar-se da av. Esse sentimento contraditrio fica claramente expresso no trecho: A - A princpio com tranquilidade, e logo com obstinao, quis novamente dormir (. 1-3). B - Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria s cinco (. 4-6). C - Calcei os sapatos, sentei-me um instante beira da cama (. 12-13). D - Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e amor (. 7-9). E - Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras... (. 14-15).

(ENEM 2009) Texto para as questes 8 e 9

Questo 8 O texto exemplifica um gnero textual hbrido entre carta e publicidade oficial. Em seu contedo, possvel perceber aspectos relacionados a gneros digitais. Considerando-se a funo social das informaes geradas nos sistemas de comunicao e informao presentes no texto, infere-se que

132

A - a utilizao do termo download indica restrio de leitura de informaes a respeito de formas de combate dengue. B - a diversidade dos sistemas de comunicao empregados e mencionados reduz a possibilidade de acesso s informaes a respeito do combate dengue. C - a utilizao do material disponibilizado para download no site www.combatadengue.com.br restringe-se ao receptor da publicidade. D - a necessidade de atingir pblicos distintos se revela por meio da estratgia de disponibilizao de informaes empregada pelo emissor. E - a utilizao desse gnero textual compreende, no prprio texto, o detalhamento de informaes a respeito de formas de combate dengue. Questo 9 Diante dos recursos argumentativos utilizados, depreende-se que o texto apresentado A - se dirige aos lderes comunitrios para tomarem a iniciativa de combater a dengue. B - conclama toda a populao a participar das estratgias de combate ao mosquito da dengue. C - se dirige aos prefeitos, conclamando-os a organizarem iniciativas de combate dengue. D - tem como objetivo ensinar os procedimentos tcnicos necessrios para o combate ao mosquito da dengue. E - apela ao governo federal, para que d apoio aos governos estaduais e municipais no combate ao mosquito da dengue. (ENEM 2010) Questo 10

BESSINHA

As diferentes esferas sociais de uso da lngua obrigam o falante a adapt-la s variadas situaes de comunicao. Uma das marcas lingusticas que configuram a linguagem oral informal usada entre av e neto neste texto A - a opo pelo emprego da forma verbal era em lugar de foi. B - a ausncia de artigo antes da palavra rvore. C - o emprego da reduo t em lugar da forma verbal est. D - o uso da contrao desse em lugar da expresso de esse. E - a utilizao do pronome que em incio de frase exclamativa. (ENEM 2010) Questo 10 A biosfera, que rene todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e at um lago. Um

133

ecossistema tem mltiplos mecanismos que regulam o nmero de organismos dentro dele, controlando sua reproduo, crescimento e migraes.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Predomina no texto a funo da linguagem A - emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relao ecologia. B - ftica, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicao. C - potica, porque o texto chama a ateno para os recursos de linguagem. D - conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. E - referencial, porque o texto trata de noes e informaes conceituais. (ENEM 2010) Questo 11 Testes Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet. O nome do teste era tentador: O que Freud diria de voc. Uau. Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte: Os acontecimentos da sua infncia a marcaram at os doze anos, depois disso voc buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento. Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanlise, e ele acertou na mosca. Estava com tempo sobrando, e curiosidade algo que no me falta, ento resolvi voltar ao teste e responder tudo diferente do que havia respondido antes. Marquei umas alternativas esdrxulas, que nada tinham a ver com minha personalidade. E fui conferir o resultado, que dizia o seguinte: Os acontecimentos da sua infn cia a marcaram at os 12 anos, depois disso voc buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento.
MEDEIROS, M. Doidas e santas. Porto Alegre, 2008 (adaptado).

Quanto s influncias que a internet pode exercer sobre os usurios, a autora expressa uma reao irnica no trecho: A - Marquei umas alternativas esdrxulas, que nada tinham a ver. B - Os acontecimentos da sua infncia a marcaram at os doze anos. C - Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet. D - Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte. E - Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanlise.

(ENEM 2010) Questo 12

MOSTRE QUE SUA MEMRIA MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIO: 12X SEM JUROS.
Campanha publicitria de loja de eletroeletrnicos. Revista poca. N 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como prticas de linguagem, assumindo configuraes especficas, formais e de contedo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitrio, seu objetivo bsico A - Influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam adeso ao consumo. B - definir regras de comportamento social pautadascombate ao consumismo exagerado. C - defender a importncia do conhecimento de informtica pela populao de baixo poder aquisitivo. D - facilitar o uso de equipamentos de informtica pelas classes sociais economicamente desfavorecidas. E - questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a mquina, mesmo a mais moderna.

(ENEM 2010) Questo 13 Transtorno do comer compulsivo O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos ltimos anos, como uma sndrome caracterizada por episdios de ingesto exagerada e compulsiva de alimentos, porm, diferentemente da

134

bulimia nervosa, essas pessoas no tentam evitar ganho de peso com os mtodos compensatrios. Os episdios vm acompanhados de uma sensao de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha. Muitas pessoas com essa sndrome so obesas, apresentando uma histria de variao de peso, pois a comida usada para lidar com problemas psicolgicos. O transtorno do comer compulsivo encontrado em cerca de 2% da populao em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso so portadoras de transtorno do comer compulsivo.
Disponvel em: http://www.abcdasaude.com.br. Acesso em: 1 maio 2009 (adaptado).

Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem a finalidade de A - descrever e fornecer orientaes sobre a sndrome da compulso alimentcia. B - narrar a vida das pessoas que tm o transtorno do comer compulsivo. C - aconselhar as pessoas obesas a perder peso com mtodos simples. D - expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentao. E - encaminhar as pessoas para a mudana de hbitos alimentcios.

(ENEM 2011) Questo 14 gua que no acaba mais Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Par (UFPA) apontaram o Aqufero Alto do Cho como o maior depsito de gua potvel do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilmetros cbicos de gua doce, a reserva subterrnea est localizada sob os estados do Amazonas, Amap e Par. Essa quantidade de gua seria suficiente para abastecer a populao mundial durante 500 anos., diz Milton Matta, gelogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Cho tem quase o dobro do volume de gua do Aqufero Guarani (com 45 000 quilmetros cbicos). At ento, Guarani era a maior reserva subterrnea do mundo, distribuda por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
poca. N 623, 26 abr. 2010.

Essa notcia, publicada em uma revista de grande circulao, apresenta resultados de uma pesquisa cientfica realizada por uma universidade brasileira. Nessa situao especfica de comunicao, a funo referencial da linguagem predomina, porque o autor do texto prioriza A - as suas opinies, baseadas em fatos. B - os aspectos objetivos e precisos. C - os elementos de persuaso do leitor. D - os elementos estticos na construo do texto. E - os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa. (ENEM 2011) Questo 15 Entre idia e tecnologia O grande conceito por trs do Museu da Lngua apresentar o idioma como algo vivo e fundamental para o entendimento do que ser brasileiro. Se nada nos define com clareza, a forma como falamos o portugus nas mais diversas situaes cotidianas talvez a melhor expresso da brasilidade.
SCARDOVELI, E. Revista Lngua Portuguesa. So Paulo: Segmento, Ano II, n 6, 2006.

O texto expe uma reflexo acerca da lngua portuguesa, ressaltando para o leitor a A - inaugurao do museu e o grande investimento em cultura no pas. B - importncia da lngua para a construo da identidade nacional. C - afetividade to comum ao brasileiro, retratada atravs da lngua.

135

D - relao entre o idioma e as polticas pblicas na rea de cultura. E - diversidade tnica e lingstica existente no territrio nacional.

PROPOSTA DE REDAO (ENEM 2011) Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padro da lngua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PBLICO E O PRIVADO , apresentando proposta de conscientizao social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Liberdade sem fio A ONU acaba de declarar o acesso rede um direito fundamental do ser humano assim como sade, moradia e educao. No mundo todo, pessoas comeam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizaes e governos se mobilizam para expandir a rede para espaos pblicos e regies onde ela ainda no chega, com acesso livre e gratuito.
ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. N 240, jul. 2011 (fragmento).

A internet tem ouvidos e memria Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a populao j passou mais tempo conectada internet do que em frente televiso. Os hbitos esto mudando. No Brasil, as pessoas j gastam cerca de 20% de seu tempo on-line em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o Ibope Mdia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. Faz parte da prpria socializao do indivduo do sculo XXI estar numa rede social. No estar equivale a no ter uma identidade ou um nmero de telefone no passado , acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitorao e anlise de mdias. As redes sociais so timas para disseminar idias, tornar algum popular e tambm arruinar reputaes. Um dos maiores desafios dos usurios de internet saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que no se deve publicar o que no se fala em pblico, pois a internet um ambiente social e, ao contrrio do que se pensa, a rede no acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrs de um pseudnimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, exaltam e cometem gafes podem pagar caro.
Disponvel em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado).

DAHMER, A. Disponvel em: http://malvados.wordpress.com. Acesso em: 30 jun. 2011.

PROVAS DE VESTIBULARES CONCURSO PISM III - TRINIO 2007-2009 - PROVA DE LNGUA PORTUGUESA TEXTO I: Leia, com ateno, os fragmentos do texto abaixo, de Lus Indriunas: No incio, no havia nada. A sade no Brasil praticamente inexistiu nos tempos de colnia. O modelo exploratrio nem pensava nessas coisas. O paj, com suas ervas e cantos, e os boticrios, que viajavam pelo Brasil Colnia, eram as nicas formas de assistncia sade. Para se ter uma idia, em 1789, havia no Rio de Janeiro apenas quatro mdicos.

136

Com a chegada da famlia real portuguesa em 1808, as necessidades da corte foraram a criao das duas primeiras escolas de medicina do pas: o Colgio Mdico-Cirrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro. E foram essas as nicas medidas governamentais na rea at a Repblica. Foi no primeiro governo de Rodrigues Alves (1902-1906) que houve a primeira medida sanitarista no pas. O Rio de Janeiro no tinha nenhum saneamento bsico e, assim, vrias doenas graves, como varola, malria, febre amarela e at a peste espalhavam-se facilmente. O presidente ento nomeou o mdico Oswaldo Cruz para dar um jeito no problema. Numa ao policialesca, o sanitarista convocou 1.500 pessoas para aes em que invadiam as casas, queimavam roupas e colches. Sem nenhum tipo deao educativa, a populao foi ficando cada vez mais indignada. E o auge do conflito foi a instituio de uma vacinao anti-varola. A populao saiu s ruas e iniciou a Revolta da Vacina. Oswaldo Cruz acabou afastado. Apesar do fim conflituoso, o sanitarista conseguiu resolver parte dos problemas e colher muitas informaes que ajudaram seu sucessor, Carlos Chagas, a estruturar uma campanha rotineira de ao e educao sanitria. Pouco foi feito em relao sade depois desse perodo. Apenas com a chegada dos imigrantes europeus, que formaram a primeira massa de operrios do Brasil, comeou-se a discutir, obviamente com fortes formas de presso como greves e manifestaes, um modelo de assistncia mdica para a populao pobre. Assim, em 1923, surge a lei Eli Chaves, criando as Caixas de Aposentadoria e Penso. Essas instituies eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses servios aos seus funcionrios. A Unio no participava das caixas. Esse modelo comea a mudar a partir da Revoluo de 1930, quando Getlio Vargas toma o poder. criado o Ministrio da Educao e Sade e as caixas so substitudas pelos Institutos de Aposentadoria e Penses (IAPs), que, por causa do modelo sindicalista de Vargas, passam a ser dirigidos por entidades sindicais e no mais por empresas como as antigas caixas. Suas atribuies so muito semelhantes s das caixas, prevendo assistncia mdica. O primeiro IAP foi o dos martimos. A Unio continuou se eximindo do financiamento do modelo, que era gerido pela contribuio sindical, instituda no perodo getulista. Dos anos 40 a 1964, incio da ditadura militar no Brasil, uma das discusses sobre sade pblica brasileira se baseou na unificao dos IAPs como forma de tornar o sistema mais abrangente. de 1960 a Lei Orgnica da Previdncia Social, que unificava os IAPs em um regime nico para todos os trabalhadores regidos pela Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT), o que exclua trabalhadores rurais, empregados domsticos e funcionrios pblicos. a primeira vez que, alm da contribuio dos trabalhadores e das empresas, se definia efetivamente uma contribuio do Errio Pblico. Mas tais medidas foram ficando no papel. A efetivao dessas propostas s aconteceu em 1967 pelas mos dos militares, com a unificao de IAPs e a conseqente criao do Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS). Surgiu ento uma demanda muito maior que a oferta. A soluo encontrada pelo governo foi pagar a rede privada pelos servios prestados populao. Mais complexa, a estrutura foi se modificando e acabou por criar o Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (Inamps) em 1978, que ajudou nesse trabalho de intermediao dos repasses para iniciativa privada. Um pouco antes, em 1974, os militares j haviam criado o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social (FAS), que ajudou a remodelar e ampliar a rede privada de hospitais, por meio de emprstimos com juros subsidiados. Toda essa poltica acabou proporcionando um verdadeiro boom na rede privada. De 1969 a1984, o nmero de leitos privados cresceu cerca de 500%. De 74.543 em 1969 para 348.255 em 1984. Como se pode ver, o modelo criado pelo regime militar era pautado pelo pensamento da medicina curativa. Poucas medidas de preveno e sanitaristas foram tomadas. (...) Surgem cinco modalidades diferentes de assistncia mdica suplementar: medicina de grupo, cooperativas mdicas, auto-gesto, seguro-sade e plano de administrao. A classe mdia, principal alvo destes grupos, adere rapidamente, respondendo contra as falhas da sade pblica. O crescimento dos planos vertiginoso. Em 1989, j contabilizam mais de 31 mil brasileiros, ou 22% da populao, faturando US$ 2,4 bilhes. Ao lado dessas mudanas, os constituintes da transio democrtica comearam a criar um novo sistema de sade, que mudou os parmetros da sade pblica no Brasil, o SUS.
(disponvel em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/historia-da-saude.htm, acessado em julho de 2009)

Questo 1: Faa um resumo do texto acima, citando, em ordem cronolgica e de maneira sucinta, os principais eventos no desenvolvimento das polticas de sade no Brasil, desde a poca da chegada da famlia real at o incio da ditadura militar. Questo 2: Com base em elementos do texto, elabore um pargrafo em que seja explicado o rpido crescimento da rede de sade privada no Brasil.

137

TEXTO II: Observe a charge abaixo, sobre a Revolta da Vacina, selecionada da Enciclopdia Delta Universal.

Agora, leia novamente: Numa ao policialesca, o sanitarista convocou 1.500 pessoas para aes que invadiam as casas, queimavam roupas e colches (TEXTO I, 3 pargrafo)

Questo 3: a) Explique o significado do termo policialesca no contexto acima. b) Com base na leitura do 3. pargrafo do texto e com o apoio da charge, explique por que a ao vinculada vacinao gerou tantos conflitos e revoltas.

TEXTO III: Leia, agora, fragmentos de um informativo de sade pblica sobre a Gripe H1N1 (Gripe Suna). O que a influenza H1N1? A influenza H1N1, tambm conhecida como gripe suna, uma doena respiratria dos porcos causada por um tipo de vrus da influenza. Surtos da gripe suna acontecem com regularidade entre esses animais. As pessoas normalmente no contraem a gripe suna, mas seres humanos podem ser infectados e assim contrair a doena. Os casos mais comuns de gripe suna em humanos acontecem com pessoas que esto em contato direto com porcos, mas ainda existe a possibilidade de uma pessoa transmitir a doena para outra. Desde maro de 2009, tm aparecido muitos casos desse novo tipo de gripe H1N1 nos Estados Unidos e noutras partes do mundo. Quais so os sintomas da nova gripe H1N1 nas pessoas? Gripe suna causa sintomas muito parecidos com os da gripe sazonal ou humana. Os sintomas mais comuns da gripe suna, tal como na gripe sazonal, so febre, tosse e garganta dolorida e podem tambm incluir dores no corpo, dores de cabea, calafrios e cansao extremo. Algumas pessoas tambm tm diarria e vmito. J houve casos de pessoas com gripe suna que pioraram e at morreram. Como posso saber se tenho a nova gripe H1N1? Se tiver sintomas de influenza conforme os descritos acima, e principalmente se viajou recentemente para uma rea onde foram declarados casos de pessoas com gripe suna, entre em contato com o seu profissional de sade que ir decidir que tipo de exames fazer e o tipo de tratamento necessrio. Para diagnosticar qualquer tipo de vrus de gripe, o mdico necessita de uma amostra de secreo do interior do seu nariz. A identificao do vrus da gripe suna requer anlise especial de laboratrio. (...) Como posso proteger a mim e aos outros da nova gripe H1N1?

138

Voc pode se proteger a si e aos outros da gripe suna da mesma maneira que pode se proteger da gripe sazonal. Evite agarrar, abraar, beijar, ou apertar as mos com qualquer pessoa que tenha resfriado ou gripe. Lave as mos com freqncia com gua morna e sabo, ou use um anti-sptico para mos base de lcool. Evite tocar seu prprio nariz, sua boca ou seus olhos. Limpe as coisas em que se toca com freqncia, tais como maanetas da porta, telefones, etc. . Questo 4: Com base na leitura do informativo acima, identifique os principais meios de contaminao pelo vrus da gripe suna e as medidas que devem ser tomadas caso se suspeite da contaminao. Questo 5: Leia novamente: Os sintomas mais comuns da gripe suna, tal como na gripe sazonal, so febre, tosse, e garganta dolorida e podem tambm incluir dores no corpo, dores de cabea, calafrios e cansao extremo.Algumas pessoas tambm tm diarria e vmito. J houve casos de pessoas com gripe suna que pioraram e at morreram. a) Identifique a relao sinttico-semntica estabelecida pela expresso tal como no contexto acima. b) Substitua a expresso tal como, destacada acima, por outra expresso, garantindo que no haja perda substancial de sentido e que seja mantida a relao sinttico-semntica identificada em (a).

Programa de Ingresso Seletivo Misto PISM III - Trinio 2006-2008 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS Leia, com ateno, o texto abaixo (TEXTO I) para responder s questes de 1 a 7. Texto I Papagaio em pele de cordeiro Em abril de 1800, uma coalizo de pases conhecida como Trplice Aliana invadiu a Repblica do Paraguai e iniciou uma das ocupaes mais catastrficas na histria das Amricas. O objetivo oficial era derrubar o ditador Solano Lpez.Teoricamente, uma cruzada contra a tirania, em nome da liberdade e da civilizao semelhante guerra que George W. Bush iniciou em 2003. Mas os paraguaios, como os iraquianos, penaram com as conseqncias de sua "libertao": cerca de 70% da populao morreu na guerra e sua economia ficou dependente dos conquistadores. Sculo e meio depois, nacionalistas paraguaios ainda reclamam que o pas foi vtima da maior agresso imperialista na Amrica do Sul. Detalhe: o pas-lder da coalizo foi o Brasil. Se voc ficou surpreso ou ofendido com o pargrafo a em cima, certamente no est s. Para a maior parte dos brasileiros hoje, "imperialista" um rtulo que combina apenas com os EUA. Mas entre uruguaios, paraguaios, equatorianos e outras naes vizinhas, o "pas do jeitinho" um colosso que inspira respeito. E revolta por causa do tamanho, da economia gulosa e da projeo internacional, o Brasil s vezes visto como um pas aproveitador e prepotente. Esse antibrasileirismo tem seu qu de sensacionalista, mas tambm carrega algumas verdades desconfortveis. Apesar da fama de cordial e avesso a brigas, o Brasil ganhou seu lugar no mundo, passando de colnia europia a potncia emergente, da mesma forma que todos os Estados modernos: a ferro e fogo. Hoje, a projeo do pas na Amrica do Sul (e no mundo) atrai crticas ferozes ao lado de elogios entusisticos. (...) Fronteiras de sangue O imperialismo a dominao poltica ou econmica que um Estado exerce na marra, se necessrio sobre outros mais fracos. O termo surgiu no sculo 19, quando naes europias como Inglaterra e Frana chegaram a dominar 80% do planeta. Exemplos recentes so os EUA e a falecida Unio Sovitica, que cimentaram sua hegemonia financiando golpes de Estado e apoiando ditaduras. Mas o tipo mais simples e agressivo de imperialismo mesmo a expanso de fronteiras e, at um sculo atrs, o pas do samba viveu num sangrento baile territorial com seus hermanos hispnicos. O racha comeou antes que os Estados sul-americanos existissem: em 7 de junho de 1494, quando Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo "a descobrir" entre as duas naes. A fronteira virtual passava a 2 mil quilmetros de Cabo Verde, exatamente sobre a ento inexplorada Amrica do Sul. Aps o "terra vista" de 1500, os portugueses aumentaram sua colnia pelas armas, e o Brasil foi virando o que hoje: uma enorme ilha lusfona num mar de fala espanhola.

139

Aps a independncia, em 1822, o Brasil virou Imprio at no nome, um Estado poderoso cercado por nove repblicas menores, quase todas assustadas pela proximidade do gigante. S a ento prspera Argentina ousava competir: no sculo 19, ela disputava com o Brasil a influncia sobre os vizinhos. O grande palco desse duelo, que um sculo depois passaria aos campos de futebol, foi o Uruguai. Em 1821, o pas foi invadido pelas tropas daquilo que na poca era o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve a mentora da operao foi a rainha Carlota Joaquina, nascida na Espanha, que sonhava com um Estado hispano-portugus cujas terras atingissem o rio da Prata. A independncia uruguaia veio em 1828 com a ajuda nada desinteressada de exrcitos mandados por Buenos Aires. Dcadas depois, Solano Lopez se meteu no tango estratgico: num desafio desastrado ao poderio de brasileiros e argentinos, o paraguaio atacou ambos em 1864. E se deu muito mal: os velhos rivais se uniram, arrastaram junto o satlite Uruguai, rechaaram Solano e logo invadiram o Paraguai. Depois de saquear Assuno, tropas brasileiras mataram o ditador em 1870. Nesses seis anos, a destruio foi enorme cerca de 600 mil paraguaios morreram. "O Paraguai foi o primeiro pas na regio a ter telgrafos, fornos siderrgicos e indstria pesada. A guerra destruiu tudo isso", diz o historiador Fernando Lopez D'Alessandro, da Universidade de Montevidu. "E no foi por acaso. A Trplice Aliana tinha a inteno de transformar o Paraguai num exemplo a quem desafiasse sua hegemonia." Hoje, muitos historiadores brasileiros acham que a invaso foi uma resposta legtima agresso de Solano. Os paraguaios, claro, discordam. "O que a Trplice Aliana cometeu foi um genocdio", diz o socilogo Enrique Chase, diretor do Instituto de Comunicao e Artes de Assuno. Aps a guerra, o Brasil anexou pedaos do pas derrotado e os ocupou at 1876. A economia local nunca se recuperou e at hoje muitos culpam o Brasil pelo subdesenvolvimento do pas. Em 2004, grupos paraguaios de extrema esquerda invadiram dezenas de fazendas na fronteira leste do pas propriedades compradas por imigrantes brasileiros, que hoje somam cerca de 500 mil pessoas. O grito de guerra dos invasores no inclua chaves marxistas. Eles gritavam "Brasileos, fuera!"
(SUPERINTERESSANTE, jan/2008)

Questo 1: Qual caracterstica comumente associada imagem do Brasil criticada no texto acima? a) o Brasil o pas do futuro. b) o Brasil o pas do samba. c) o Brasil um pas cordial. d) o Brasil um pas emergente. e) o Brasil um pas imperialista. Questo 2: A expresso economia gulosa (2 pargrafo) foi empregada para indicar que a economia brasileira: a) consome muita energia dos pases vizinhos. b) dificulta as relaes entre os pases vizinhos. c) recruta mo-de-obra barata nos pases vizinhos. d) invade o mercado consumidor dos pases vizinhos. e) demanda muitos recursos tecnolgicos dos pases vizinhos. Questo 3: No trecho: uma enorme ilha lusfona num mar de fala espanhola (4 pargrafo), a palavra em destaque tem formao igual que se observa em: a) subdesenvolvimento. b) genocdio. c) prspera. d) independncia. e) teoricamente. Questo 4: Na frase: O grande palco desse duelo, que um sculo depois passaria aos campos de futebol, foi o Uruguai. (5 pargrafo)

140

A forma verbal destacada tem a funo de indicar um evento: a) ocorrido antes de outro evento. b) ocorrido depois de outro evento. c) ocorrido concomitantemente a outro evento. d) passvel de ocorrncia independentemente de outro evento. e) previsto para ocorrer em poca posterior a outro evento. Questo 5: Na frase: ...os velhos rivais se uniram, arrastaram junto o satlite Uruguai, rechaaram Solano e logo invadiram o Paraguai. (5o pargrafo) A palavra em destaque tem a funo de indicar uma circunstncia de: a) tempo. b) espao. c) concluso. d) causa. e) modo.

Questo 6: No trecho Esse antibrasileirismo tem seu qu de sensacionalista (2 pargrafo), a palavra em destaque : a) uma conjuno substantivada. b) um pronome adjetivo. c) uma conjuno adjetivada. d) um pronome substantivo. e) um adjetivo substantivado. Questo 7: Qual das opes abaixo contm um exemplo de linguagem informal que busca aproximar o leitor do texto? a) Se voc ficou surpreso ou ofendido com o pargrafo a em cima, certamente no est s. b) Eles gritavam Brasileos, fuera!" c) E se deu muito mal: os velhos rivais se uniram, arrastaram junto o satlite Uruguai, rechaaram Solano e logo invadiram o Paraguai. d) Hoje, a projeo do pas na Amrica do Sul (e no mundo) atrai crticas ferozes ao lado de elogios entusisticos. e) "O que a Trplice Aliana cometeu foi um genocdio", diz o socilogo Enrique Chase, diretor do I nstituto de Comunicao e Artes de Assuno. Observe, com ateno, a tirinha a seguir para responder questo 08: Texto II

141

(Jornal O Globo, 16/10/2008)

Questo 8: A tirinha procura expressar uma imagem com relao ao pas. Qual dos pares de termos abaixo mais importante para compor essa imagem? a) corda/Brasil. b) balde/corda. c) balde/Brasil. d) poo/Brasil. e) balde/poo. Leia com ateno o texto a seguir (Texto III) e responda s perguntas de 9 a 13. Texto III

As avenidas do centro, onde se enterram os ricos, so como o porto do mar; no muito ali o servio: no mximo um transatlntico chega ali cada dia, com muita pompa, protocolo, e ainda mais cenografia. Mas este setor de c 10 como a estao dos trens: diversas vezes por dia chega o comboio de algum. Mas se teu setor comparado estao central dos trens, o que dizer de Casa Amarela onde no pra o vaivm? Pode ser uma estao mas no estao de trem: ser parada de nibus, 20 com filas e mais de cem. - Ento por que no pedes, j que s de carreira, e antigo, que te mandem para Santo Amaro se achas mais leve o servio? No creio que te mandassem para as belas avenidas onde esto os endereos e o bairro da gente fina: isto , para o bairro dos usineiros, 30 dos polticos, dos banqueiros,

142

e no tempo antigo, dos bangezeiros (hoje estes se enterram em carneiros); bairro tambm dos industriais. dos membros das associaes patronais e dos que foram mais horizontais nas profisses liberais.
(MELO NETO, Joo Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 188-189)

Questo 9: A partir da conversa entre os dois coveiros, ouvida por Severino, pode-se concluir que eles consideram: a) a morte como destino final dos homens. b) a diferena social mantida at na morte. c) a fadiga inerente ao trabalho de coveiro. d) a semelhana entre todas as sepulturas. e) a injustia social que eles sofrem. Questo 10: Pode-se perceber, atravs da conversa dos coveiros, um tom de: a) melancolia. b) desiluso. c) comicidade. d) ironia. e) agressividade. Questo 11: A imagem dos meios de transporte usada para: a) realar as variadas posies sociais dos enterrados. b) acentuar as muitas dificuldades dos coveiros. c) mostrar vrias formas de acesso aos cemitrios. d) revelar a grande precariedade dos transportes. e) pontuar formas de transporte diferentes.

Questo 12: A palavra cenografia (verso 8) usada no texto para: a) mostrar que se trata de uma pea de teatro. b) chamar ateno para o dilogo dos coveiros. c) caracterizar a roupa usada pelos mortos. d) tipificar os cemitrios como cenrio de morte. e) acentuar a pompa artificial do enterro dos ricos. Questo 13: A referncia aos bangezeiros (verso 31) acentua: a) a riqueza dos grandes donos de engenho. b) o contraste entre passado e presente. c) o poder dos criadores de carneiros. d) a exigncia de um enterro pomposo. e) a grandeza dos tmulos dos poderosos. Releia o seguinte trecho (Texto IV) do romance Incidente em Antares, de rico Verssimo, para responder s questes de 14 a 16. Texto IV Quando o Brasil entrou em guerra com o Paraguai, Vacarianos e Campolargos enrolaram os seus estandartes tribais e, sombra da bandeira do Imprio, lutaram juntos contra a indiada de Solano Lopes. Chico Vacariano queixou-se. S no me agrada que desta vez temos castelhanos peleando de nosso lado. Referia-se s foras da Argentina e da Repblica Oriental do Uruguai, que haviam formado com o

143

Brasil a Trplice Aliana, para enfrentar o temvel ditador paraguaio. Como Anacleto e Francisco tivessem j passado da idade militar, cada um deles mandou dois de seus filhos alistarem-se como Voluntrios da Ptria. A guerra durou de 1865 a 1870. Foram tempos de tristeza, apreenses e durezas para os habitantes de Antares. S depois que a campanha terminou que chegou vila a notcia de que Antnio Maria, o primognito de Chico Vacariano, havia tombado morto na batalha de Lomas Valentinas. Os dois Campolargos voltaram vivos mas estropiados. Benjamin, o mais velho, que havia perdido um olho num combate corpo a corpo, trazia as divisas de major e uma medalha militar. Seu irmo Gaudncio tivera de amputar um brao. Anto Vacariano, que deixara a mo esquerda enterrada em solo paraguaio, voltara feito coronel e tambm condecorado por atos de bravura. Foram esses trs antarenses recebidos em sua terra com honras de heris. Cada qual contava as suas estrias da campanha algumas horripilantes, outras pitorescas e at jocosas. Num ponto, porm, Benjamin Campolargo e Anto Vacariano discordavam. que cada um deles reclamava para si a dbia glria de ter matado com um pontao de lana o ditador Solano Lopes, na batalha de Cerro-Cor. A Histria, porm, desmentiu ambos.
(VERSSIMO, rico. Incidente em Antares. 45. ed. So Paulo: Globo,1995, p.21-23)

Questo 14: No primeiro pargrafo do trecho acima, h uma metfora que se refere s relaes de poder entre Vacarianos e Campolargos na cidade de Antares. Essa metfora est presente na expresso: a) estandartes tribais. b) sombra da bandeira do imprio. c) indiada de Solano Lopes. d) Trplice Aliana. e) temvel ditador paraguaio. Questo 15: No ltimo pargrafo, podem ser verificados dois tipos de discurso: o das personagens Benjamin Campo Largo e Anto Vacariano, que voltam da Guerra do Paraguai e contam seus feitos, e o do narrador. Relendo o pargrafo, possvel concluir que, com relao s personagens, o narrador mantm uma posio crtica. Essa crtica est baseada na oposio entre: a) guerra e paz. b) submisso e poder. c) crena e desconfiana. d) privado e pblico. e) lei e transgresso.

Questo 16: Tanto o texto Papagaio em pele de cordeiro(Texto I) quanto o trecho do romance Incidente em Antares (Texto IV), apresentados nesta prova, abordam o episdio histrico da Guerra do Paraguai, mas apenas um deles, o segundo, caracteriza-se como uma obra de criao literria. Para embasar essa afirmao, considere a seguinte reflexo, de Antonio Candido, presente no ensaio Literatura de dois gumes.

Texto V A criao literria traz com o condio necessria uma carga de liberdade que a torna independente sob muitos aspectos, de tal maneira que a explicao dos seus produtos encontrada sobretudo neles mesmos. Como conjunto de obras de arte a literatura se caracteriza por essa liberdade extraordinria que transcende as nossas servides. Mas na medida em que um sistema de produtos que so sempre instrumentos de comunicao entre os homens, possui tantas ligaes com a vida social, que vale a pena estudar a correspondncia e a interao entre ambas. (CANDIDO, Antonio. A educao pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006, p.197) A partir da leitura do romance Incidente em Antares e da compreenso do ensai Literatura de dois gumes, indique o elemento que melhor caracteriza, na obra de rico Verssimo, a carga de liberdade a que se refere Antonio Candido. a) A referncia histrica Guerra do Paraguai. b) O episdio do incidente, relatado na segunda parte do livro. c) A iseno crtica assumida pelo autor. d) A denncia dos desmandos da ditadura no Brasil.

144

e) A perspectiva sociolgica assumida pelo narrador do romance. Leia, com ateno, o texto abaixo: Texto VI Sndrome do salto alto Thais Aiello e Glucia Teixeira Pense rpido: voc conhece algum executivo presunoso, autocentrado, que se julga melhor do que os demais e abusa do uso do pronome da primeira pessoa do singular? Certamente se lembrou de vrios. Expresso de um ego exacerbado ou simples mecanismo de defesa, a arrogncia provoca antipatia, melindra relacionamentos, afasta as pessoas. Com o trabalho em equipe crescentemente valorizado, a atitude prepotente e o orgulho ostensivo se tornam ingredientes nocivos ao ambiente corporativo, prejudicando a obteno de resultados consistentes. Para o profissional, representa um entrave evoluo da carreira, capaz de afetar possveis promoes e indicaes isso quando no constitui um forte motivo para precipitar a demisso. Muitos indivduos ignoram a prpria soberba. Embalados pela vaidade, simplesmente no tm ouvidos para os eventuais feedbacks que recebem. Em geral, s tomam conscincia desse trao de personalidade quando enfrentam um processo de perda. (...) Na esfera organizacional, h cada vez menos espao para atitudes arrogantes. Atingir resultados demanda esforo conjunto. preciso trabalhar em time e mirar os objetivos. Nesse processo, os vaidosos acabam por perder o foco. A inpcia em construir relacionamentos sinceros e genunos inviabiliza a conquista da confiana e do comprometimento do outro. Quando em cargos de liderana, eles podem at entregar resultados, mas no tero a seu lado pessoas felizes o que faz toda a diferena para a qualidade dos negcios e das relaes. O presunoso no est disposto a aprender com os erros, uma vez que imagina saber mais do que os demais. Da mesma forma, no consegue receber feedback, pois seus ouvidos esto fechados a crticas. Descer do salto alto, no entanto, questo de sobrevivncia. Um paralelo com a origem da elevao dos sapatos na corte francesa do sculo XVII elucidativo. Naquela poca, alm de manter os ps a salvo da lama, o salto era smbolo de elevao social. A histria mostrou que, afastada da realidade e incapaz de ouvir o povo, a nobreza acabou perdendo bens, status e posio. Com o networking ganhando importncia progressiva, no se pode perder de vista a marca deixada nos interlocutores e a forma como se percebido e lembrado. O rtulo da arrogncia adere de tal forma que quase impossvel se livrar dele. No ambiente globalizado h intensa troca de informaes e, como ningum quer referendar o arrogante, as oportunidades para personalidades do gnero diminuem de forma acentuada, reduzindo consideravelmente suas chances de sucesso. (EXAME, 27 de outubro de 2004, p. 138.) QUESTES DISCURSIVAS Questo 1: Observe os ttulos dos textos I e VI: Papagaio em pele de cordeiro e Sndrome do salto alto. Ambos tm em comum o uso de linguagem figurada. Explique o sentido dos dois ttulos, considerando sua relao com os respectivos textos . Questo 2: Releia a frase: Quando em cargos de liderana, eles podem at entregar resultados, mas no tero a seu lado pessoas felizes o que faz toda a diferena para a qualidade dos negcios e das relaes. ( Texto VI) Observe, agora, o uso da palavra at nas frases abaixo: a) Maria do Carmo caminhou apressadamente at a padaria. b) Os dois namorados discutiram at chegar ao acordo de sempre: os dois tm razo. Compare os significados da palavra at nas trs ocorrncias acima. Questo 3: Leia o trecho abaixo para responder questo: Uma literatura, pois, que do ngulo poltico pode ser encarada como pea eficiente do processo colonizador.
(CANDIDO, Antonio. Literatura de dois gumes.

145

In. A educao pela noite e outros ensaios. So Paulo:tica, 2003, p. 165.)

O trecho destacado do ensaio Literatura de dois gumes, de Antonio Candido, ressalta o papel poltico da literatura no Brasil no processo de colonizao . Lembrando que todo processo de colonizao passa por uma luta de poder entre colonizador e colonizado, explique, tomando o ensaio como um todo, o papel poltico da literatura no Brasil de que fala Candido. Questo 4: Leia o trecho abaixo para responder questo: Contudo, no caso do homem que queria um barco, as coisas no se passaram bem assim. Q uando a mulher da limpeza lhe perguntou pela nesga da porta, Que que tu queres, o homem, em lugar de pedir, como era o costume de todos, um ttulo, uma condecorao, ou simplesmente dinheiro, respondeu, Quero falar ao rei.
(SARAMAGO, Jose. O conto da ilha desconhecida. So Paulo: Cia. das Letras, 1998, p. 9.)

Nesse fragmento, percebe-se que o homem utiliza um discurso diferente do discurso de costume e pede para falar com o rei, ao invs de pedir aquilo que deseja que o rei lhe d. Explique de que modo esse fato afeta e altera a relao de poder entre o rei e o povo.

UERJ 2010 05/12/2010 Lngua portuguesa / Literatura Brasileira TEXTO I Da pedreira restavam apenas uns cinquenta passos e o cho era j todo coberto por uma farinha de pedra moda que sujava como a cal. Aqui, ali, por toda a parte, encontravam-se trabalhadores, uns ao sol, outros debaixo de pequenas barracas feitas de lona ou de folhas de palmeira. De um lado cunhavam pedra cantando; de outro a quebravam a picareta; de outro afeioavam lajedos a ponta de pico; mais adiante faziam paraleleppedos a escopro e macete2. E todo aquele retintim de ferramentas, e o martelar da forja, e o coro dos que l em cima brocavam a rocha para lanar-lhe fogo, e a surda zoada ao longe, que vinha do cortio, como de uma aldeia alarmada; tudo dava a ideia de uma atividade feroz, de uma luta de vingana e de dio. Aqueles homens gotejantes de suor, bbedos de calor, desvairados de insolao, a quebrarem, a espicaarem, a torturarem a pedra, pareciam um punhado de demnios revoltados na sua impotncia contra o impassvel gigante que os contemplava com desprezo, imperturbvel a todos os golpes e a todos os tiros que lhe desfechavam no dorso, deixando sem um gemido que lhe abrissem as entranhas de granito. O membrudo cavouqueiro havia chegado fralda do orgulhoso monstro de pedra; tinha-o cara a cara, mediu-o de alto a baixo, arrogante, num desafio surdo. A pedreira mostrava nesse ponto de vista o seu lado mais imponente. Descomposta, com o escalavrado flanco exposto ao sol, erguia-se altaneira e desassombrada, afrontando o cu, muito ngreme, lisa, escaldante e cheia de cordas que mesquinhamente lhe escorriam pela ciclpica6 nudez com um efeito de teias de aranha. Em certos lugares, muito alto do cho, lhe haviam espetado alfinetes de ferro, amparando, sobre um precipcio, miserveis tbuas que, vistas c de baixo, pareciam palitos, mas em cima das quais uns atrevidos pigmeus de forma humana equilibravam-se, desfechando golpes de picareta contra o gigante. O cavouqueiro meneou a cabea com ar de lstima. O seu gesto desaprovava todo aquele servio. Veja l! disse ele, apontando para certo ponto da rocha. Olhe para aquilo! Sua gente tem ido s cegas no trabalho desta pedreira. Deviam atac-la justamente por aquele outro lado, para no contrariar os veios da pedra. Esta parte aqui toda granito, a melhor! Pois olhe s o que eles tm tirado de l umas lascas, uns calhaus que no servem para nada! uma dor de corao ver estragar assim uma pea to boa! Agora o que ho de fazer dessa cascalhada que a est seno macacos? E brada aos cus, creia! Ter pedra desta ordem para empreg-la em macacos! O vendeiro escutava-o em silncio, apertando os beios, aborrecido com a ideia daquele prejuzo.
ALUSIO AZEVEDO.O cortio. So Paulo: tica, 2009.

Vocabulrio: lajedos - pedras

146

pico, escopro, macete - instrumentos de trabalho cavouqueiro - aquele que trabalha em minas e pedreiras fralda - parte inferior escalavrado - golpeado, esfolado ciclpica - colossal, gigantesca calhaus - pedras soltas macacos - paraleleppedos Questo 1: pareciam um punhado de demnios revoltados na sua impotncia contra o impassvel gigante que oscontemplava com desprezo, imperturbvel a todos os golpes e a todos os tiros que lhe desfechavam no dorso, (l. 10-12) Para caracterizar a pedreira, o narrador utiliza vrias vezes uma determinada figura de linguagem, como no trecho sublinhado acima. Identifique essa figura de linguagem e um de seus efeitos estilsticos. Transcreva, em seguida, uma passagem do texto em que a pedreira descrita sob uma perspectiva diferente. Questo 2: O texto de Alusio Azevedo, que faz parte da esttica naturalista, utiliza recursos expressivos de sonoridade, como a onomatopeia. Considere o seguinte fragmento: E todo aquele retintim de ferramentas, e o martelar da forja, e o coro dos que l em cima brocavam a rocha para lanar-lhe fogo, e a surda zoada ao longe, que vinha do cortio, (l.6-7) Indique dois exemplos do emprego da onomatopeia e justifique a sua presena no texto naturalista. Questo 3: Aqueles homens gotejantes de suor, bbedos de calor, desvairados de insolao, (l. 8-9) O enunciado acima apresenta uma sequncia de sensaes. Aponte o valor semntico dessa sequncia e identifique no texto outro exemplo em que a disposio das palavras produza efeito similar. Texto II Desencontrrios Mandei a palavra rimar, ela no me obedeceu. Falou em mar, em cu, em rosa, em grego, em silncio, em prosa. Parecia fora de si, a slaba silenciosa. Mandei a frase sonhar, e ela se foi num labirinto. Fazer poesia, eu sinto, apenas isso. Dar ordens a um exrcito, para conquistar um imprio extinto.
(PAULO LEMINSKI GES, F. e MARINS, A. (orgs.) Melhores poemas de Paulo Leminski. So Paulo: Global, 2001.)

Questo 4: Mandei a palavra rimar, ela no me obedeceu. Falou em mar, em cu, em rosa,

147

em grego, em silncio, em prosa. (v. 1-4) No fragmento acima, o emprego da palavra prosa possibilita duas interpretaes distintas do verso sublinhado: uma que reafirma o que ele expressa e outra que se ope a ele. Apresente essas duas possibilidades de interpretao. Questo 5: Considere a formao da palavra Desencontrrios, ttulo do poema de Paulo Leminski. Separe seus elementos mrficos. Em seguida, nomeie o primeiro morfema que a compe e indique seu significado.

TEXTO III O chefe da estao me olhou de cara feia, e me deu a passagem e o troco. Bateu com a prata na mesa. Se fosse falsa, estaria perdido. Guardei o carto com ganncia no bolso da cala. A estao se enchera. Um vendedor de bilhete me ofereceu um. No desconfiava de mim. O chefe foi que me olhou com a cara fechada. J se ouvia o apito do trem. Cheguei para o lugar onde paravam os carros de passageiros. E o barulho da mquina se aproximando. Estava com medo, com a impresso de que chegasse uma pessoa para me prender. Ningum saberia. E o trem parado nos meus ps. Tomei o carro num banco do fim, meio escondido. O Padre Fileto me viu. Tirava esmolas para a obra da igreja. No foi para a parada? No senhor, vou ver o meu av que est doente. A mesma mentira sada da boca automaticamente. Os meninos passavam vendendo tareco1. Quis comprar um pacote, mas estava com receio. Qualquer movimento de minha parte me parecia uma denncia. O homem do bilhete voltou outra vez me oferecendo. Num banco da minha frente estava um sujeito me olhando. Sem dvida, passageiro do trem. E me olhando com insistncia. Levantou-se e veio falar comigo: Menino, que querem dizer estas letras? Instituto Nossa Senhora do Carmo. Pensei que fosse Isto no se conhece... Ri-me sem querer. E as outras pessoas acharam graa. Pedi a Deus que o trem partisse. Por que no partira aquele trem? Meu bon me perderia. Podia ter vindo de chapu. Nisto vi Seu Coelho. Entrei disfarando para a latrina do trem. E no vi mais nada. S sa de l quando vi pelo buraco do aparelho a terra andando. Sentei-me no mesmo lugar. Vi a cadeia, o cemitrio.(...) E o Pilar chegando. O Recreio do Coronel Ansio, com a sua casa na beira da linha. E a gente j via a igreja. O trem apitava para o sinal. Passou o poste branco. Saltei do trem como se tivesse perdido o jeito de andar. Escondi-me do moleque do engenho. O trem saa deixando no ar um cheiro de carvo de pedra. L se ia Ricardo com os jornais para o meu av. Faltava-me coragem para bater na porta do engenho como fugitivo. E fui andando toa pela linha de ferro. Que diria quando chegasse no engenho? Lembrei-me ento que pela linha de ferro teria que atravessar a ponte. E desviei-me para a caatinga. Pegaria mais adiante o mesmo caminho. Estava pisando em terras do meu av. O engenho de Seu Lula mostrava o seu bueiro pequeno, com um pedao cado. Que diabo diria no Santa Rosa, quando chegasse? Era preciso inventar uma mentira. Fiquei parado pensando um instante. Achei a mentira com a alegria de quem tivesse encontrado um roteiro certo. Sonhara que meu av estava doente e no pudera aguentar o aperreio do sonho. E fugira. Achariam graa e tudo se acabaria em alegria. Mas cad coragem para chegar? J me distanciava pouco da minha gente. O bueiro do Santa Rosa estava ali perto, com a sua boca em diagonal. Subia fumaa da destilao. Com mais cinco minutos estaria l. Era s atravessar o rio. Fiquei parado pensando. O rio dava gua pelos joelhos. O gado do pastoreador passava para o outro lado. E cad coragem para agir? E o tempo a se sumir. E a tarde caindo. A casa-grande inteira brigaria comigo. No outro dia Jos Ludovina tomaria o trem para me levar. E o bolo, e os gritos de Seu Maciel. Vou, no vou, como as cantigas dos sapos na lagoa. Um trem de carga apitou na linha. Tirei os sapatos, arregaando as calas para a travessia. A porteira do cercado batia forte no mouro2. E no silncio da tarde, tudo aumentava de voz. (...)
(JOS LINS DO RGO. Doidinho. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1971.)

Vocabulrio: 1 tareco - biscoito 2 mouro - estaca

148

Questo 6: Estava com medo, com a impresso de que chegasse uma pessoa para me prender. (l. 5-6). No trecho acima, h duas oraes subordinadas. Transcreva essas oraes e classifique sintaticamente cada uma delas. Questo 7: Os trechos transcritos abaixo exemplificam o emprego do mesmo conectivo e para exprimir diferentes relaes temporais entre dois fatos. E o barulho da mquina se aproximando. (...) E o trem parado nos meus ps. (l. 4-6) E o tempo a se sumir. E a tarde caindo. (l. 34-35) Aponte o significado desse conectivo. Em seguida, explicite a relao temporal dos fatos em cada um dos trechos. Questo 8: No texto de Jos Lins do Rgo, o narrador recorda um episdio de seu passado, em que foi dominado por um sentimento que o acompanhou durante a viagem de trem e a chegada ao engenho. Identifique esse sentimento e as duas situaes que o geraram.

Texto IV Autorretrato falado Venho de um Cuiab garimpo e de ruelas entortadas. Meu pai teve uma venda de bananas no Beco da Marinha, onde nasci. Me criei no Pantanal de Corumb, entre bichos do cho, pessoas humildes, aves, rvores e rios. Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar entre pedras e lagartos. Fazer o desprezvel ser prezado coisa que me apraz. J publiquei 10 livros de poesia; ao public-los me sinto como que desonrado e fujo para o Pantanal onde sou abenoado a garas. Me procurei a vida inteira e no me achei pelo que fui salvo. Descobri que todos os caminhos levam ignorncia. No fui para a sarjeta porque herdei uma fazenda de gado. Os bois me recriam. Agora eu sou to ocaso! Estou na categoria de sofrer do moral, porque s fao coisas inteis. No meu morrer tem uma dor de rvore.
(MANOEL DE BARROS. Poesia completa. So Paulo: Leya, 2010.)

Questo 9: J publiquei 10 livros de poesia; ao public-los me sinto como que desonrado e fujo para o Pantanal onde sou abenoado a garas. (v. 9-11) A palavra onde, sublinhada acima, remete a um termo anteriormente expresso. Transcreva esse termo. Nomeie tambm a classe gramatical de onde, substitua-a por uma expresso equivalente e indique seu valor semntico.

Questo 10:

149

Uma obra literria pode combinar diferentes gneros, embora, de modo geral, um deles se mostre dominante. O poema de Manoel de Barros, predominantemente lrico, apresenta caractersticas de um outro gnero. Identifique esse gnero e cite duas de suas caractersticas presentes no poema.

UFV 2010 PROCESSO SELETIVO 2011 QUESTES OBJETIVAS LNGUA PORTUGUESA QUESTES DE 01 A 08 Comer, comer, comer; no comer, no comer, no comer 1 Entre todos os alimentos ao nosso alcance, nenhum motivo de maior controvrsia do que a carne. A atrao por ela vem desde o incio dos tempos, com o ser humano afiando lanas para alcanar o que insistia em fugir. At hoje a carne o alimento mais valorizado pela maioria das culturas, tanto no interior da frica ou da Austrlia quanto nas grandes cidades da Europa e das Amricas. Tanto assim que a indstria da carne foi a primeira da histria, e nenhuma outra ocupa tanto espao na superfcie da Terra. Em compensao, nenhum outro alimento foi to restringido e proibido quanto a carne. Principalmente pela religio, mas tambm pela medicina. Voc come como eu como? 2 O universo da carne vasto, e mesmo quem come carne no come qualquer carne. Por exemplo: na sia comem cachorro, na Frana comem cavalo, ns comemos coelho, os ingleses e norteamericanos no comem nenhum dos trs mas comem porco, que judeus e muulmanos no comem. Na sia, na frica e em muitos lugares da Amrica Latina inseto comida; enquanto na Frana e na Itlia caramujo comida; ns comemos ostras, rs e tartarugas mas no comemos insetos nem ratos, muito menos caramujos. Frangos so quase unanimidade, comidos por 363 culturas mundo afora, contra 196 que usam a carne dos bois, 180 que comem porco, 159 que comem peixe, 108 que comem carneiro e mais ou menos 40 que gostam, ser?, de cachorro e rato. 3 Cachorros e cavalos esto cada vez mais longe do abatedouro porque so amigos do homem, bichos de estimao. Ganhou nome, est salvo: no se come um amigo. Tem gente que nunca mais comeu frango porque um dia o ex-pintinho e quase galo Frederico foi para a panela, feito o coelho Artur, da feira de filhotes, que apresentou-se mesa cercado de cenouras e foi comido como se fosse galinha, depois no havia como descom-lo. Ontem & hoje 4 No mundo antigo s existiam dois tipos de carnvoros, os que comiam carne humana e os que no comiam. [...] 5 No mundo moderno tambm s existem dois tipos de carnvoros: os que sabem perfeitamente o animal que esto comendo, sempre visualizam o leitozinho com a ma na boca enquanto lhe devoram a costeleta, e os que preferem se manter a uma distncia segura, se possvel distncia de um abismo, daquilo que pem para dentro comem a carne annima, coisificada, em formato pr-fabricado de fil, hambrguer, salsicha, presunto. [...] Comer carne d status... 6 De todo modo, a prosperidade de uma poca ou de uma categoria social sempre se mediu pelo aumento do consumo per capita de carne, que costuma dar aos carnvoros a sensao de estarem bem alimentados. O que no deixa de ser verdade, j que a carne rica em protena, vitaminas B, ferro, fsforo, outros minerais importantes e gordura, que demora a sair do estmago. [...] Outro fator de contentamento que a carne produz neurotransmissores como dopamina e adrenalina, que aumentam a atividade cerebral, e obriga o fgado e os rins a trabalharem mais, fazendo com que o ritmo interior do carnvoro convicto seja cheio de altos e baixos, enquanto quem come mais vegetais tende a um ritmo mais calmo. Mas h tambm o fator psicolgico. Como historicamente a carne era cara e rara, afinal vivia fugindo, virou objeto do desejo. ...e o proibido mais gostoso 7 Alm disso foi proibida em muitas circunstncias. A noo de que se o que se come sempre esteve presente na cultura humana. Tribos primitivas acreditavam (e ainda acreditam) descender de algum animal que se tornava seu protetor, e ca-lo era tabu; mas em ocasies especiais todos eram obrigados a participar da caa ao totem, e tambm a comer um pedao dele para reforar os laos de parentesco. Na ndia, os brmanes no comem carne nem peixe e so imitados por milhes de pessoas. [...] Para os catlicos, na Idade Mdia, existiam em torno de cento e vinte dias "magros" por ano, magro significando sem carne ou produto animal de espcie alguma. Essa restrio foi se suavizando com o tempo at resumir-se aos quarenta dias da Quaresma, entre o carnaval e a pscoa, e assim mesmo acabou sendo interpretada como "sexta-feira dia de comer peixe porque no se come carne". O que a natureza! 8 Mas, ao longo da histria, comer ou no comer carne nunca chegou a ser um problema. Ou tinha, ou no tinha; se estivesse entre as carnes culturalmente comestveis, ou seja, no fosse tabu nem

150

provocasse nojo, no havia por que no comer; se prevalecesse a fome, por exemplo numa seca terrvel, as carnes culturalmente no comestveis tambm serviam; o problema s se colocou a partir da abundncia que substituiu a escassez. Ela subverteu a tradio e botou as pessoas comendo carne todo dia. [...]. Hoje o consumo generalizado de carne to grande que enfrentamos um tipo completamente diferente de proibio: as ordens mdicas. Estragando prazeres 9 Estatisticamente, entre comedores de carne que h mais doenas coronarianas e cncer. Isso porque ela est sendo produzida de modo to pouco natural que vai entrar no organismo junto com muita gordura saturada, colesterol, hormnios, antibiticos, pesticidas. No caso das carnes conservadas, salgadas e defumadas, vem com aditivos qumicos pesados, comprovadamente cancergenos, como nitratos e nitritos. [...] 10 Carne crua ou mal passada tem um risco adicional carrega ovos ou larvas de parasitas como solitria, toxoplasma, triquina, bactrias como salmonella e muitos mais, todos com resultados variando de intoxicao alimentar e perturbaes crnicas a danos neurolgicos e morte. Mas e a protena? 11 Est certo que na carne e nos ovos a protena completa, isto , tem todos os aminocidos essenciais elaborao dos tecidos, por isso goza da preferncia de quem quer uma garantia de assimilao abundante; uma criana subnutrida, por exemplo, pode se fortalecer mais rapidamente com carne do que sem ela, se sua capacidade heptica e renal estiver boa. 12 Acontece que da combinao de qualquer cereal, como arroz, com qualquer leguminosa, como feijo, tambm se faz uma protena completa, a um custo muito menor para o organismo e para a sociedade. A produo da protena animal carssima.[...] Mais da metade da produo mundial de gros destinada a alimentar o gado, ...voc sabia? Talvez seja mesmo fraca 13 A dedicao humana a produzir carne comestvel to grande que j est gerando paradoxos. Um deles: as creches orientadas pela Pastoral da Criana recuperam criancinhas desnutridas acrescentando mamadeira o farelo de arroz e de trigo vendido em casas de rao para gado. 14 Uma coisa curiosa que a pessoa que come carne todo dia acha que no pode viver sem ela. Quando ouve falar que a preveno do cncer e de uma srie de doenas inclui reduzir a carne e aumentar o consumo de vegetais, acha impossvel. Sente-se fraca e sem energia quando no come carne, fica com fome assim que acabou de comer.[...]
(HIRSCH, Sonia. Comer, comer, comer; no comer, no comer, no comer. Disponvel em: http://www.sejavegetariano.cjb.net/. Acesso em: 06 ago. 2010.)

151

Questo 1: O principal objetivo comunicativo do texto : a) descrever os hbitos alimentares contemporneos em relao ao consumo de carne. b) refletir sobre o papel da carne como alimento na sociedade ao longo do tempo. c) apresentar a evoluo do hbito de comer carne na sociedade brasileira. d) analisar o papel do consumo de carne na histria das religies do mundo.

Questo 2: Considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em [...] nenhuma outra ocupa tanto espao na superfcie da Terra. ( 1), o termo outra retoma a expresso indstria da carne. ( ) Em Estatisticamente, entre comedores [...] ( 9), o termo entre uma preposio e pode ser substitudo sem prejuzo de sentido por atravs de. ( ) Em Ela subverteu a tradio e botou as pessoas comendo carne todo dia. ( 8), o termo subverteu pode ser substitudo por ratificou sem que haja prejuzo de sentido. ( ) Em [...] a costeleta, e os que [...] ( 5), o termo os tem como referente o item lexical carnvoros. ( ) Em Alm disso foi proibida em muitas circunstncias. ( 7), o termo proibida deveria concordar em nmero com a palavra circunstncias. Assinale a sequncia CORRETA: a) F, V, V, F, F. b) V, F, V, F, V. c) F, V, V, F, V. d) V, F, F, V, F. Questo 3: Carne crua ou mal passada tem um risco adicional carrega ovos ou larvas de parasitas como solitria [...]. ( 10) Sobre o uso do travesso, no trecho acima, INCORRETO afirmar que: a) introduz uma circunstncia de espao. b) funciona como elemento coesivo. c) pode ser substitudo pela conjuno pois. d) pode ser substitudo por dois-pontos. Questo 4: [...] foi comido como se fosse galinha, depois no havia como descom -lo. ( 3) Sobre o uso do verbo descomer no texto, CORRETO afirmar que: a) um verbo regular utilizado com o significado de vomitar ou defecar. b) um vocbulo que possivelmente ser dicionarizado em breve. c) uma palavra formada por processo de derivao sufixal. d) tem o prefixo des- com o mesmo valor semntico que em desfazer. Questo 5: Leia as afirmativas abaixo: I. A carne rica em protena, vitamina B, ferro, fsforo, minerais e gorduras e por isso causa nos carnvoros a sensao de estarem bem alimentados. II. H mais doenas coronrias e cncer entre os carnvoros devido ao processo pouco natural de produo de carne, o qual contamina tal alimento com hormnios, antibiticos e pesticidas. III. A produo de carne bovina muito cara, pois a terra onde um nico boi pasta, se fosse usada para a plantao de gros, daria para alimentar sessenta famlias. IV. A protena da carne completa, ou seja, contm todos os aminocidos necessrios formao dos tecidos, por isso muito indicada, sobretudo para crianas subnutridas. As afirmativas que apresentam argumentos favorveis ao consumo de carne so apenas:

152

a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) III e IV. Questo 6: Em relao a diferenas culturais no consumo de carne, CORRETO afirmar: a) As religies influenciam o modo pelo qual as carnes so consumidas. b) Em tempos remotos, consumia-se mais a carne humana do que a de animais. c) Sociedades complexas s utilizam na sua alimentao as carnes j processadas. d) O consumo de carne de cachorro um tabu em todas as sociedades. Questo 7: [...] mais ou menos 40 [culturas] que gostam, ser?, de cachorro e rato. ( 2) A insero da expresso sublinhada pressupe, por parte da autora, um sentimento de: a) revolta. b) dvida. c) escrnio. d) indiferena. Questo 8: Assinale a afirmativa INCORRETA: a) Em Isso porque ela est sendo produzida de modo to pouco natural [...] ( 9), o pronome isso referese maior incidncia de doenas coronrias e cncer entre carnvoros. b) Em Alm disso foi proibida em muitas circunstncias. ( 7), a expresso alm disso no incio da orao tem a funo de acrescentar algo ao que j foi dito. c) Em [...] tem todos os aminocidos essenciais elaborao dos tecidos, por isso goza da preferncia [...] ( 11), a expresso por isso introduz uma orao que expressa finalidade. d) Em [...] na carne e nos ovos a protena completa, isto , tem todos os aminocidos essenciais [...] ( 11), a expresso isto estabelece entre as oraes uma relao de explicao. LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA QUESTES DE 09 A 12 Morfologia: Formao de Palavras O estudo sobre a construo dos vocbulos pode privilegiar a estruturao de sentidos, indo alm da mera descrio da norma A lngua viva e inconstante. A todo momento, palavras novas so criadas, rejeitadas e resgatadas. por meio das palavras que expressamos nossas ideias e valores e constitumos nossa relao com o outro. Em sociedade, somos expostos a mltiplas atividades e situaes comunicativas. A cada instante, um novo produto lanado, uma nova descoberta nos apresentada, e os falantes criam e recriam linguagens e palavras que atendam suas necessidades de comunicao. Para atender essas transformaes, recorremos s estruturas da lngua e, mais precisamente, aos processos de formao de palavras. Tudo o que significa algo no mundo feito pela intermediao da linguagem e da lngua. A relao entre o locutor e o interlocutor depende desses fatores. Quando desejamos criar um simples nome para uma loja, buscamos nos morfemas os recursos disponveis. Bem louco expresso divertida e criativa para nomear uma loja especializada em produtos para ces ou uma clnica veterinria. A publicidade, por sua vez, explora os morfemas para produzir efeitos persuasivos interessantes: Vai levar a garantidona, a garantidaa ou a garantidsima? Linha de TVs Lumina. O mximo em tecnologia, o mnimo em consumo de energia. A partir da derivao sufixal e da gradao, o texto leva o cliente-leitor a perceber as vantagens do produto anunciado, explorando um mesmo radical garant e os sufixos aumentativos populares e eruditos, atingindo, assim, o maior nmero de clientes possvel. Quando um aluno, ao ser chamado para responder a uma pergunta, responde Rapido, normalmente ele no est dizendo que ser muito rpido. Est pedindo um pouco de pacincia para que ele se organize para a questo. Nesse instante, no seria interessante explicar a ele apenas que essa flexo

153

no abonada pela norma culta, mas explicar os processos e recursos lingusticos utilizados por ele nesse enunciado. A intensificao do adjetivo por meio de um sufixo aumentativo um mecanismo bastante inventivo. um bom momento para trabalhar a derivao e o processo de flexo nominal. O estudo da formao de palavras deve ir alm da norma culta e da identificao dos processos de construo de palavras; deve privilegiar principalmente a construo de sentido e os efeitos provocados, como podemos ver em poltico, politiqueiro e politicalha. Alm da gradao, h nesse processo de sufixao a degradao do termo.
(SOBRAL, J.J.V. Lngua Portuguesa, So Paulo, p. 20-21, 2010. Nmero Especial Sala de Aula.)

Questo 9: O principal objetivo comunicativo do texto : a) argumentar sobre a importncia do interlocutor no processo de formao de palavras. b) mostrar ao leitor o carter dinmico da formao de palavras, nas situaes comunicativas. c) conscientizar o leitor sobre a importncia do desenvolvimento histrico da formao de palavras. d) instruir as pessoas a fazer bom uso da morfologia de acordo com a norma culta da lngua. Questo 10: Leia as afirmativas abaixo: I. As palavras de uma lngua podem ser formadas por diferentes processos. II. O estudo da formao de palavras se restringe aos processos de construo das palavras. III. Os morfemas podem ser usados como recursos para a criao de palavras. IV. Qualquer caso de flexo morfolgica usado pelo falante abonado pela norma culta da lngua. De acordo com o texto, CORRETO apenas o que se afirma em: a) I e III. b) I e II. c) III e IV. d) II e IV.

Questo 11: Considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ( ( ( ( ) possvel perceber as transformaes lingusticas nos processos de formao de palavras. ) Em nossa sociedade, a publicidade que define as mudanas lingusticas. ) O estudo da formao de palavras est pautado apenas na norma culta da lngua. ) Uma lngua pode sofrer transformaes de acordo com as necessidades de comunicao. ) Uma vez criada uma palavra, ela pode cair em desuso com o passar do tempo.

Assinale a sequncia CORRETA: a) V, V, F, F, V. b) F, F, V, V, F. c) V, F, F, V, V. d) F, V, V, V, F. Questo 12: Em politiqueiro (linha 22), o sufixo -eiro d palavra um sentido pejorativo, o que no ocorre em brasileiro, por exemplo. Assinale a alternativa em que o sufixo em destaque aparece empregado com e sem valor pejorativo, respectivamente: a) camarote / fracote. b) camisola / beiola. c) ativismo / achismo. d) debiloide / androide.

154

UFV 2011 LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA QUESTES 01 e 02 Observe a tirinha abaixo e responda s questes 01 e 02:

(ADO. Folha de S. Paulo, So Paulo, 14 ago. 2010. Folhinha, p. 8.)

Questo 1: Com base na leitura da tirinha, faa o que se pede: a) Identifique a informao que ocasiona a ambiguidade na tirinha. b) Por que essa ambiguidade gera o humor? Questo 2: Observe o ttulo da tirinha e responda: Que relao de sentido existe entre a expresso problemas de comportamento, no ttulo, e as fala s dos personagens? LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA QUESTES DE 03 a 8 H vampiros entre ns? Matemtico afirma que, ao menos em termos numricos, a existncia dessas criaturas seria possvel A moda dos vampiros, que ganhou nova fora por conta do sucesso da saga Crepsculo e da srie True Blood, est levando a cincia a considerar nem sempre em tom de brincadeira a existncia dessas criaturas. A ltima polmica acontece entre os matemticos, que pegaram suas calculadoras para descobrir se os nmeros (ao menos eles) conseguiriam provar se poderia haver sanguessugas entre ns. O bsnio Dino Sejdinovic acaba de publicar um estudo provando a possibilidade de avistarmos um vampiro vagando pela noite. Em termos numricos, claro. A resistncia humana contra os vampiros no pode ser ignorada pelos clculos, diz Sejdinovic, que com seu estudo pretende descredenciar uma tese realizada em 2008 pelos fsicos Costas Efthimiou e Sohang Gandhi, das Universidades Cornell e Central Florida, nos EUA, que usaram a matemtica para provar que os vampiros no poderiam existir. Por conta de sua capacidade de transformar presas em predadores, em pouco tempo eles reduziriam drasticamente a quantidade de alimento disponvel (sangue humano, no caso), at que o mundo fosse povoado apenas por outros vampiros. Em suas pesquisas, Costas e Sohang consideram que as criaturas surgiram por volta de 1600 data que remete s primeiras histrias sobre elas, quando a populao da Terra era de 537 milhes de pessoas. Segundo eles, se o primeiro vampiro se alimentasse s uma vez por ms, em pouco mais de dois anos a raa humana teria se

155

transformado em clones do branquelo Edward Cullen em Crepsculo. O problema que no restaria nenhuma Bella Swan para ter seu sangue sorvido por um par de dentes afiados. Sejdinovic diz que os dois fsicos subestimaram tanto a capacidade de resistncia dos seres humanos quanto a inteligncia dos vampiros. E no contabilizaram que parte dos predadores morreria durante esses dois anos por conta de seus pontos fracos estacas, crucifixos, dentes de alho, sol e gua benta (e talvez por osteoporose e excesso de protenas). Como so inteligentes, os vampiros controlariam o estoque de humanos para no exaurir a espcie. Mas essa discusso no comeou agora. Um trabalho da dcada de 80 dos austracos Richard Hartl e Alexander Mehlmann explicava quais frmulas matemticas teriam de ser seguidas pelos vampiros para sobreviverem sem ter que criar um banco de sangue. O estudo revoltou a comunidade antivampiresca porque teria ajudado os monstros a atacar a raa humana impunemente. O socilogo Dennis Snower, da Universidade de Londres, traou um plano de defesa para ns, mortais, realocando parte da mo de obra para produzir estacas e crucifixos (ele no considerou o plantio de alho). Ao menos em termos econmicos, portanto, a existncia dos vampiros traria benefcios. Teramos mais empregos e mais dinheiro circulando, o que muito desejvel nesse momento de crise global.
(ROSA, Guilherme. H vampiros entre ns? Revista Galileu, n. 227, p. 56, jun. 2010.)

Questo 3: O principal objetivo comunicativo do texto : a) satirizar os posicionamentos cientficos em torno da existncia de vampiros. b) refletir sobre a existncia de vampiros, a qual se tornou evidente a partir da literatura. c) descrever a evoluo cientfica sobre a existncia de vampiros na sociedade. d) verificar os diferentes posicionamentos cientficos sobre a real existncia de vampiros. Questo 4: De acordo com o texto, CORRETO afirmar que: a) apenas os socilogos conseguem explicar a existncia de vampiros. b) do ponto de vista cientfico no h como vivermos entre vampiros. c) o interesse cientfico por vampiros teve incio com a saga Crepsculo. d) fsicos e matemticos tm posicionamentos diferentes sobre os vampiros. Questo 5: No trecho Em termos numricos, claro. (linha 5), o autor pressupe que: a) observar empiricamente uma comprovao da existncia de vampiros. b) demonstrar numericamente significa comprovar a existncia de vampiros. c) comprovar empiricamente diferente de comprovar numericamente. d) provar a existncia de vampiros uma questo de clculos numricos. Questo 6: Assinale a alternativa em que o sentido da palavra entre parnteses NO coincide com o do vocbulo destacado na frase: a) [...] para ns, mortais, realocando parte da mo de obra para produzir estacas e crucifixos [...]. (linhas 23-24) / (destinando). b) [...] para ter seu sangue sorvido por um par de dentes afiados. (linhas 14 -15) / (filtrado). c) [...] controlariam o estoque de humanos para no exaurir a espcie. (linha 19) / (extinguir). d) [...] diz que os dois fsicos subestimaram tanto a capacidade de resistncia dos seres humanos [...]. (linha 16) / (desdenharam). Questo 7: Como so inteligentes, os vampiros controlariam o estoque de humanos para no exaurir a espcie. (linhas18-19) Assinale a alternativa em que o vocbulo como aparece empregado com o mesmo valor semntico que na passagem acima: a) Como possuem capacidade de transformar presas em predadores, em pouco tempo eles reduziriam drasticamente a quantidade de alimento disponvel.

156

b) Como o bsnio Dino Sejdinovic acaba de publicar, um estudo prova, em termos numricos, a possibilidade de avistarmos vampiros vagando pela noite. c) Os dois fsicos subestimaram tanto a capacidade de resistncia dos seres humanos como tambm a inteligncia dos vampiros. d) Alexander Mehlmann explicava como frmulas matemticas teriam de ser seguidas pelos vampiros para sobreviverem sem a criao de um banco de sangue. Questo 8: [...] parte dos predadores morreria durante esses dois anos por conta de seus pontos fracos [...]. (linhas 17-18) Das alteraes processadas na passagem acima, assinale aquela em que a concordncia do verbo constitui desvio em relao norma-padro: a) A maioria dos predadores morreria durante esses dois anos por conta de seus pontos fracos. b) Alguns dos predadores morreriam durante esses dois anos por conta de seus pontos fracos. c) Nenhum dos predadores morreriam durante esses dois anos por conta de seus pontos fracos. d) Mais de um predador morreria durante esses dois anos por conta de seus pontos fracos.

UFJF 2011 Leia, com ateno, o texto abaixo (Texto I), para responder s questes de 01 a 04. A identidade e a diferena: o poder de definir A identidade e a diferena so o resultado de um processo de produo simblica e discursiva. (...) A identidade, tal como a diferena, uma relao social. Isso significa que sua definio - discursiva e lingstica - est sujeita a vetores de fora, a relaes de poder. Elas no so simplesmente definidas; elas so impostas. No convivem harmoniosamente, lado a lado, em um campo sem hierarquias; so disputadas. No se trata, entretanto, apenas do fato de que a definio da identidade e da diferena seja objeto de disputa entre grupos sociais simetricamente situados relativamente ao poder. Na disputa pela identidade est envolvida uma disputa mais ampla por outros recursos simblicos e materiais da sociedade. A afirmao da identidade e a enunciao da diferena traduzem o desejo dos diferentes grupos sociais, assimetricamente situados, de garantir o acesso privilegiado aos bens sociais. A identidade e a diferena esto, pois, em estreita conexo com relaes de poder. O poder de definir a identidade e de marcar a diferena no pode ser separado das relaes mais amplas de poder. A identidade e a diferena no so, nunca, inocentes. Podemos dizer que onde existe diferenciao - ou seja, identidade e diferena - a est presente o poder. A diferenciao o processo central pelo qual a identidade e a diferena so produzidas. H, entretanto, uma srie de outros processos que traduzem essa diferenciao ou que com ela guardam uma estreita relao. So outras tantas marcas da presena do poder: incluir/excluir ("estes pertencem, aqueles no"); demarcar fronteiras ("ns" e "eles"); classificar ("bons e maus"; "puros e impuros"; "desenvolvidos e primitivos; racionais e irracionais); normalizar (ns somos normais; eles so anormais) . A afirmao da identidade e a marcao da diferena implicam, sempre, as operaes de incluir e de excluir. Como vimos, dizer "o que somos" significa tambm dizer "o que no somos". A identidade e a diferena se traduzem, assim, em declaraes sobre quem pertence e sobre quem no pertence, sobre quem est includo e quem est excludo. Afirmar a identidade significa demarcar fronteiras, significa fazer distines entre o que fica dentro e o que fica fora. A identidade est sempre ligada a uma forte separao entre "ns" e "eles". Essa demarcao de fronteiras, essa separao e distino, supem e, ao mesmo tempo, afirmam e reafirmam relaes de poder. (...)Os pronomes "ns" e "eles" no so, aqui, simples categorias gramaticais, mas evidentes indicadores de posies-desujeito fortemente marcadas por relaes de poder: dividir o mundo social entre "ns" e "eles" significa classificar. O processo de classificao central na vida social. Ele pode ser entendido como um ato de significao pelo qual dividimos e ordenamos o mundo social em grupos, em classes. A identidade e a diferena esto estreitamente relacionadas s formas pelas quais a sociedade produz e utiliza classificaes. As classificaes so sempre feitas a partir do ponto de vista da identidade. Isto , as classes nas quais o mundo social dividido no so simples agrupamentos simtricos. Dividir e classificar significa,

157

neste caso, tambm hierarquizar. Deter o privilgio de classificar significa tambm deter o privilgio de atribuir diferentes valores aos grupos assim classificados. A mais importante forma de classificao aquela que se estrutura em torno de oposies binrias, isto , em torno de duas classes polarizadas. O filsofo francs Jacques Derrida analisou detalhadamente esse processo. Para ele, as oposies binrias no expressam uma simples diviso do mundo em duas classes simtricas: em uma oposio binria, um dos termos sempre privilegiado, recebendo um valor positivo, enquanto o outro recebe uma carga negativa. "Ns" e "eles", por exemplo, constitui uma tpica oposio binria: no preciso dizer qual termo , aqui, privilegiado. As relaes de identidade e diferena ordenam-se, todas, em torno de oposies binrias: masculino/feminino, branco/negro, heterossexual/homossexual. Questionar a identidade e a diferena como relaes de poder significa problematizar os binarismos em torno dos quais elas se organizam. Fixar uma determinada identidade como a norma uma das formas privilegiadas de hierarquizao das identidades e das diferenas. A normalizao um dos processos mais sutis pelos quais o poder se manifesta no campo da identidade e da diferena. Normalizar significa eleger - arbitrariamente - uma identidade especfica como o parmetro em relao ao qual as outras identidades so avaliadas e hierarquizadas. Normalizar significa atribuir a essa identidade todas as caractersticas positivas possveis, em relao s quais as outras identidades s podem ser avaliadas de forma negativa. A identidade normal "natural", desejvel, nica. A fora da identidade normal tal que ela nem sequer vista como uma identidade, mas simplesmente como a identidade. Paradoxalmente, so as outras identidades que so marcadas como tais. Numa sociedade em que impera a supremacia branca, por exemplo, "ser branco" no considerado uma identidade tnica ou racial. Num mundo governado pela hegemonia cultural estadunidense, "tnica" a msica ou a comida dos outros pases. a sexualidade homossexual que "sexualizada", no a heterossexual. A fora homogeneizadora da identidade normal diretamente proporcional sua invisibilidade. Na medida em que uma operao de diferenciao, de produo de diferena, o anormal inteiramente constitutivo do normal. Assim como a definio da identidade depende da diferena, a definio do normal depende da definio do anormal. Aquilo que deixado de fora sempre parte da definio e da constituio do "dentro". A definio daquilo que considerado aceitvel, desejvel, natural inteiramente dependente da definio daquilo que considerado abjeto, rejeitvel, antinatural. A identidade hegemnica permanentemente assombrada pelo seu Outro, sem cuja existncia ela no faria sentido. Como sabemos desde o incio, a diferena parte ativa da formao da identidade.
(SILVA, Tomaz Tadeu. A produo social da identidade e da diferena. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais.Petrpolis: Vozes, 2000. p. 73-75.) http://ead.ucs.br/orientador/turmaA/Acervo/web_F/web_H/file.2007-09-10.5492799236.pdf

Questo 1: O autor explica que as relaes identitrias so binrias. Por que ele considera que essa forma de anlise problemtica? Justifique sua resposta com base no texto. Questo 2: Releia o trecho: Aquilo que deixado de fora sempre parte da definio e da constituio do dentro`.(ltimo pargrafo) Justifique a afirmativa acima, empregando para isso outras informaes do texto.

Questo 3: Leia novamente: A fora da identidade normal tal que ela nem sequer vista como uma identidade, mas simplesmente como a identidade. (penltimo pargrafo) No trecho destacado, qual o efeito de sentido determinado pelo uso dos artigos indefinido e definido acima negritados? Questo 4: Releia o trecho: A identidade e a diferena esto, pois, em estreita conexo com relaes de poder. (2 pargrafo)

158

a) Explique o trecho acima, tomando como base o termo destacado. b) Reescreva o trecho, substituindo o termo destacado por um outro marcador discursivo que mantenha a relao sinttico-semntica por ele estabelecida. Leia, com ateno, o texto abaixo (Texto II).

Publicidade institucional para uma empresa de publicidade ( modificada). http://arlenpontes.blogspot.com/

Questo 5: O Texto I trata da separao entre ns e eles. Como se pode analisar a distino entre voc e ns no contexto da pea publicitria acima (Texto II)?

159

SUGESTES BIBLIOGRFICAS

CUNHA, C., F.L.LINDLEY CINTRA. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. Rio: Nova Fronteira,1985. MIRA MATEUS, M.H et al. Gramtica da Lngua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1987. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, Textos e Discurso. So Paulo: Educ-Editora da PUC-SP, 1999. FARIA,I.H. et al (org). Introduo a Lingstica Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1996. GERALDI, J.W. Portos de Passagem. So Paulo: Martins Fontes, 1991. KATO, M. No Mundo da Escrita. So Paulo: tica, 1987. KATO, M. O Aprendizado da Leitura. So Paulo: Martins Fontes, 1990. KLEIMAN, A. (org.). Os Significados do Letramento. So Paulo: Mercado das Letras, 1995. KLEIMAN, A. Oficina de Leitura. Campinas: Pontes, 1993. KOCH, I. V. A Coeso Textual. So Paulo: Contexto, 1990. KOCH, I. V, L.C. TRAVAGLIA. A Coerncia Textual. So Paulo: Contexto, 1990. MUSSALIM, F., A. C BENTES. (org.). Introduo Lingstica - domnios e fronteiras. vol. 1 e 2. So Paulo: Cortez, 2000. SOARES, Magda. Linguagem e Escola. So Paulo: tica,1980. TRAVAGLIA, L.C. Gramtica e Interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. So Paulo: Cortez. FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar Gramtica. So Paulo: FTD, 1992.

160

161

You might also like