You are on page 1of 2

LEI 12.249, DE JUNHO 2010 Lei nN 11.160, de 2 11 deDE agosto deDE 2005. (DOU de 14.6.2010) ....

altera Decretos-Leis 27 dispe de maio de 1.040, deos 21 de outubro nos de 9.295, 1969, de que 1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969,...................... [] Art. 76. Os arts. 2o, 6o, 12, 21, 22, 23 e 27 do Decreto-Lei no 9.295, de 27 de maio de 1946, passam a vigorar com a seguinte redao, renumerado-se o pargrafo nico do art. 12 para 1o:

Altera o caput do art. 1 do Decreto-Lei n

sobre os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, regula a eleio de seus membros, e d outras providncias.

habilitados como contadores e tcnicos em contabilidade, ser exercida pelo Conselho Federal de ContaArt. 1 Regionais O caput do art. 1 do Decreto-Lei no 1.040, de (NR) 21 de outubro de bilidade e pelos Conselhos de Contabilidade a que se refere o art. 1o.

O PRESIDENTE DA REPBLICA fao saber que o Congresso Nacional decreta eArt. eu sanciono a seguinte Lei: 2o A fiscalizao do exerccio da profisso contbil, assim entendendo-se os profissionais 1969, passa a vigorar com a seguinte redao:

(um) representante efetivo de cada Conselho Regional de Contabilidade - CRC, e f) regular acerca dos princpios contbeis, de Suficincia, cadastro de respectivo suplente, eleitos para mandatos dedo 4 Exame (quatro) anos, com do renovao a qualifica cada o tcnica e dos programas de educao continuada; e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de binio, alternadamente, por 1/3 (um tero) e 2/3 (dois teros).
natureza tcnica e profissional. (NR) Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente podero exercer a profisso aps a regular concluso do curso de Bacharelado em Cincias Contbeis, reconhecido pelo MinistArt. 2 Esta Lei entra vigor na deno sua publicao. rio da Educao, aprovao em Exame de em Suficincia e data registro Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

Art. 6o .......................................................................... "Art. 1 O Conselho Federal de Contabilidade - CFC ser constitudo por 1 ........................................................................................

........................................................................................." (NR)

Braslia, 2 de agosto de 2005; 184 da Independncia e 117o da Repblica.


1o ...............................................................................

2o Os tcnicos em contabilidade j registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a faz-lo at 1o deLUIZ junhoINCIO de 2015 LULA tm assegurado o seu direito ao exerccio da profisso. DA SILVA (NR) Art. 21. Os profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade so obrigados ao pagamento da anuidade. ............................................................................................. 2o As anuidades pagas aps 31 de maro sero acrescidas de multa, juros de mora e atualizao monetria, nos termos da legislao vigente. 3o Na fixao do valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Contabilidade, sero observados os seguintes limites: I - R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais), para pessoas fsicas;
*Fonte: Site Senado Federal (www.senado.gov.br) II do - R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais), para pessoas jurdicas.

Luiz Marinho

4o Os valores fixados no 3o deste artigo podero ser corrigidos anualmente pelo ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo - IPCA, calculado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. (NR) Art. 22. s empresas ou a quaisquer organizaes que explorem ramo dos servios contbeis obrigatrio o pagamento de anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdio.

1o A anuidade dever ser paga at o dia 31 de maro, aplicando-se, aps essa data, a regra do 2o do art. 21. ................................................................................... (NR) Art. 23. O profissional ou a organizao contbil que executarem servios contbeis em mais de um Estado so obrigados a comunicar previamente ao Conselho Regional de Contabilidade no qual so registrados o local onde sero executados os servios. (NR) Art. 27. As penalidades tico-disciplinares aplicveis por infrao ao exerccio legal da profisso so as seguintes: a) multa de 1 (uma) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso aos infratores dos arts. 12 e 26 deste Decreto-Lei; b) multa de 1 (uma) a 10 (dez) vezes aos profissionais e de 2 (duas) a 20 (vinte) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso s empresas ou a quaisquer organizaes contbeis, quando se tratar de infrao dos arts. 15 e 20 e seus respectivos pargrafos; c) multa de 1 (uma) a 5 (cinco) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso aos infratores de dispositivos no mencionados nas alneas a e b ou para os quais no haja indicao de penalidade especial; d) suspenso do exerccio da profisso, pelo perodo de at 2 (dois) anos, aos profissionais que, dentro do mbito de sua atuao e no que se referir parte tcnica, forem responsveis por qualquer falsidade de documentos que assinarem e pelas irregularidades de escriturao praticadas no sentido de fraudar as rendas pblicas; e) suspenso do exerccio da profisso, pelo prazo de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, ao profissional com comprovada incapacidade tcnica no desempenho de suas funes, a critrio do Conselho Regional de Contabilidade a que estiver sujeito, facultada, porm, ao interessado a mais ampla defesa; f) cassao do exerccio profissional quando comprovada incapacidade tcnica de natureza grave, crime contra a ordem econmica e tributria, produo de falsa prova de qualquer dos requisitos para registro profissional e apropriao indevida de valores de clientes confiados a sua guarda, desde que homologada por 2/3 (dois teros) do Plenrio do Tribunal Superior de tica e Disciplina; g) advertncia reservada, censura reservada e censura pblica nos casos previstos no Cdigo de tica Profissional dos Contabilistas elaborado e aprovado pelos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, conforme previso do art. 10 do Decreto-Lei no 1.040, de 21 de outubro de 1969. (NR) Art. 77. O Decreto-Lei no 9.295, de 27 de maio de 1946, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 36-A: Art. 36-A. Os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade apresentaro anualmente a prestao de suas contas aos seus registrados. Art. 78. (VETADO). [...]

You might also like