You are on page 1of 6

Equipe: Aline Magalhes, Cssio Cmara, Clia Bittencourt, Euller Oliveira, Gizele Morn, Izabel Arajo, Marina Loiola.

5 Perodo / Noite / Campus Aimors Educao Infantil II Prof.: Rosngela PROJETO GUA Pblico Alvo: Alunos do 1 Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Tempo previsto para execuo: 80 horas/aula. 1- Justificativa: O trabalho com o tema gua que se prope, dever apresentar para as crianas uma viso ampla que envolve inmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relao falta de gua. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos/as alunos/as uma grande diversidade de experincias, com participao ativa, para que possam ampliar a conscincia sobre as questes relativas gua no meio ambiente, e assumir de forma independente e autnoma atitudes e valores voltados sua proteo e conservao. Desta forma pretende-se de forma ldica e objetiva criar e retomar valores que estejam de acordo com a proteo e utilizao deste recurso natural. Dada a sua relevncia, a gua um assunto para ser apresentado e discutido em todos os seguimentos da sociedade, inclusive em sala de aula. indispensvel que os/as alunos/as conheam os cuidados com a preservao e o uso racional da gua, principalmente considerando sua baixa disponibilidade em condies de uso pela humanidade. 2- Objetivos: Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorizao da gua, a partir de uma postura crtica; Levar os/as alunos/as a compreender que o equilbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservao da gua e de seus ciclos; Conscientizar que a gua no deve ser desperdiada, nem poluda;

Reconhecer a importncia da gua para a vida e suas diversas utilidades; Fazer o uso racional da gua. 3- Problematizao: Conversar com os/as alunos/as sobre a importncia da gua para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O que sabem (Tempestade mental), O que querem saber, Como saber. Sugesto de Perguntas Norteadoras: O que acontece com a gua que desce pelo cano? Para onde ela vai? Por que precisamos da gua? Qual a importncia da gua para ns? Por que dizem que a gua est acabando se tem tanta gua no planeta? Porque precisamos da gua para viver?

4 Etapas previstas para desenvolvimento do projeto: 4.1 Desenvolvimento das Atividades Atividade 1 Pesquisa e confeco do mural - Contar uma histria relacionada ao tema para os alunos. Sugesto: Azul e lindo planeta terra, nossa casa. Autores: Ruth Rocha e Otavio Roth. - Propor para a turma uma pesquisa, com o auxlio dos pais, em revistas, jornais e internet sobre o tema. Socializar e analisar a pesquisa e materiais levados pelas crianas. - Confeccionar um mural para ser afixado na escola, com os materiais levantados pelas crianas. Eixos temticos: Portugus e Artes Atividade 2 Dobradura do peixinho - A atividade consiste em mostrar para as crianas o peixe de um rio poludo e o peixe de um rio limpo. Falar da importncia do rio, que ele um curso dgua que se desloca e desgua no mar, em um lago ou em outro rio. E que antigamente todos os rios eram limpos, mas com o passar dos anos e com o grande desenvolvimento das

cidades, os rios sofreram graves transformaes. A industrializao e permisso de se jogar o lixo txico nos rios poluiu grande parte deles. Devemos mostrar a importncia do rio em nossa vida, e que dele que, aps passar por um tratamento da sua gua, que retiramos a gua que bebemos. E claro, quando o rio est limpo, podemos brincar, nadar e pescar. - Confeco do peixinho: Material utilizado: papel colorido, durex colorido, cola, tesoura, canetinha, cartolina, papel creppon, tampinhas diversas (de garrafas de gua, cerveja, canudinho, copo descartvel) 1. Cortar os papeis, em quadrados de 8 centmetros para os peixinhos pequenos e 12 centmetros para confeco dos peixinhos grandes. 2. Dobre o quadrado na diagonal, formando um tringulo. 3. Com a base do tringulo virada para cima, dobre as duas pontas em direo ao centro e faa um vinco nelas. 4. Desdobre as pontas e corte-as ao longo da marca formada pelo vinco, deixando um pedao que as mantenha presa. 5. Dobre as pontas para trs e cruze-as formando a calda do peixe. 6. Para finalizar desenhe com caneta (canetinha) as feies dos peixes. Eixos temticos: Matemtica e Artes/Natureza e sociedade. Atividade 3 Vdeo e experincia sobre o ciclo da gua. - Assistir com os/as alunos/as um vdeo que fale sobre o ciclo da gua. Sugesto: A turma da Clarinha e o Ciclo da gua, disponvel em
v=g26Wk4gpkws&feature=related. http://www.youtube.com/watch?

- Montar um terrrio com os/as alunos/as e observar o ciclo da gua, registrar por meio da escrita e imagens as mudanas observadas. Material utilizado: Duas garrafas PET transparentes, uma xcara de pedrinhas para aqurio, uma xcara de carvo vegetal, quatro xcaras terra adubada, uma muda de planta, uma xcara de gua, fita crepe.

Modo de preparo: Pegue as duas garrafas, corte uma com mais ou menos de seu corpo e a outra em . A parte maior ser utilizada para fazer a montagem e a menor ser a tampa. Faa a montagem colocando as pedrinhas, depois o carvo e por ltimo a terra. Abra um buraco at a ultima camada e plante a muda. Molhe a terra e tampe a garrafa, prendendo com fita crepe. - Acompanhando o fenmeno: uma vez lacrado, instala-se o ciclo: a gua penetra na planta pela raiz e liberada por meio das folhas pela evaporao. Esse ambiente no absorve o vapor que fica nas paredes e no teto da garrafa. Quando a umidade chega a um ponto chamado saturao, ocorre uma espcie de chuva que devolve a gua para o solo. Eixo temtico: Natureza e Sociedade e portugus. Atividade 4 Visita a uma estao de tratamento de gua Sugesto: Parque Ecolgico Jos Lins do Rego Parque Ecolgico da Pampulha - Em roda de conversa, explicar aos/as alunos/as que iro fazer uma visita uma estao de tratamento das guas. Fazer um levantamento de dvidas e hipteses elaboradas pelos/as alunos/as, a partir desse levantamento montar com eles uma entrevista que ser realizada com um/a funcionrio/a da estao. - Ao voltar da visita, conversar com os/as alunos/as a respeito das experincias vivenciadas na estao, registrar suas falas e juntamente com as imagens obtidas, elaborar um mural para uma exposio que ser realizada posteriormente. Eixo temtico: Natureza e Sociedade e Portugus.

Atividade 5 - Leitura de histrias, parlendas, adivinhas que falem sobre a gua. -

A partir da leitura indicada existe a possibilidade de realizar uma produo coletiva de pequenos textos com

recortes ou escrita de palavras, cruzadinhas, caa-palavras e formao de palavras dos artigos lidos com alfabeto mvel.

Leituras indicadas para a atividade: Menino do rio doce, Viajando em um balo mares e oceanos, O grito do rio Tiet, Os segredos das guas. Eixo Temtico: Portugus. Atividade 6 Confeco de uma Viseira. Confeccionar juntamente com as crianas uma viseira, com o objetivo de torn-las guardis da gua. A viseira colocar a criana como referncia do trabalho realizado e toda vez que indagada sobre a viseira ela poder falar da importncia da gua, seja na escola ou na famlia. Eixos Temticos: Portugus e Artes 5 Culminncia: Criar com os/as alunos/as um livreto que contenha os principais aspectos abordados durante o desenvolvimento do projeto. Para promover a participao e despertar o interesse dos alunos a atividade ser desenvolvida de forma ldica. Cada aluno/a receber uma folha em branco e pedaos de barbante de diversas cores, dever criar uma cena (ilustrao) onde a gua esteja presente. Com o auxlio do/a professor/a a turma pode designar uma frase para cada ilustrao. Realizar uma exposio dos trabalhos e das fotos do desenvolvimento do projeto para toda a comunidade escolar. 6 - Recursos de Ensino: So todos os materiais utilizados durante a realizao do projeto, como revistas, jornais, livros, cola, tesoura, papis variados, garrafas PET, terra, pedrinhas, carvo vegetal, fita adesiva, enfeites, gravuras, tintas, barbante, vdeo, mquina fotogrfica. 7 Avaliao: Dever ser feita de forma contnua, com relatrios descritivos de cada etapa, das discusses do grupo, das atitudes diante do projeto. O professor dever avaliar tambm a participao e o envolvimento de cada aluno/a, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crtica e construtiva. 8 Concluso:

Espera-se que ao trmino do projeto as crianas estejam conscientes da importncia da gua para a vida, que saibam utiliz-la sem desperdcio e sem polu-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados. Referncias: BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. gua. Belo Horizonte: RHJ. 2004. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial curricular nacional para a educao infantil . Volume 2, Braslia, DF, 1998. GANERI, Anita; WOOD, Jakki. Viajando em um balo mares e oceanos. So Paulo: Callis. 1996. PIEDADE, Amir. A. S. O grito do rio Tiet. 4. ed. So Paulo: Elementar, 2006. Programa Semeando. Servio Nacional de Aprendizagem Rural Administrao Regional de Minas Gerais/ Eliana SantAnna, Marli Sales. Belo Horizonte: Senar-AR/MG/FAEMG, 2006. 4 edio-64p. PINTO, Ziraldo Alves. Menino do rio doce. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996. REVISTA NOVA ESCOLA. So Paulo: Fundao Victor Civita, n. 165, setembro 2003. REVISTA PROJETOS ESCOLARES: Educao Infantil. Editora Online. Ano 3, Edio n 36, abril de 2008. ROCHA, Ruth ROTH, Otvio. Azul e lindo planeta terra, nossa casa. 14 ed. Rio de Janeiro: Salamandra.1990.
http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related

acesso em 16 de maio de 2009.

You might also like