You are on page 1of 67

RUI CHAMONE JORGE

CHANCE PARA UMA ESQUIZOFRNICA

BELO HORIZONTE 1980

FICHA CATALOGRFICA

Jorge, Rui Chamone. J 82c Chance para uma esquizofrnica Belo Horizonte, I. Oficial, 1981. 115 p. Jnclui bibliografia. Apresenta material pictogrfico. CDD 615. 8515 Cat. V. B. Santos CRB6-609 615.8515 Terapia ocupacional Impresso: Oficinas Grficas da Imprensa Oficial de MG Av. Augusto de Lima, 270 - 30000 - Belo Horizonte

SUMRIO

PREFCIO ............................................................................................................................................... 7 INTRODUO ........................................................................................................................................ 9 GENERALIDADES .................................................................................................................................. 10 A PACIENTE .......................................................................................................................................... 19 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PACIENTE ..................................................................................... 21 O TRABALHO INDIVIDUAL, GRUPAL E A CARGA HORARIA.................................................................... 37 EVOLUO ........................................................................................................................................... 40 MATERIAL PICTRIO ............................................................................................................................ 43 PALAVRAS FINAIS ................................................................................................................................ 61 BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................................................... 65

AGRADECIMENTOS

Este meu primeiro livro. o produto da confiana que nos tem sido depositada por um grande nmero de psiquiatras que nos encaminharam pacientes e, desta forma, estimularamnos a prosseguir neste difcil trabalho que a Terapia Ocupacional. Se fosse cit-los agora, para um agradecimento pessoal, teramos uma lista demasiado extensa. Se fosse, tambm, mencionar todas as pessoas que, direta ou indiretamente, trabalharam comigo neste livro (lendo, corrigindo, fotografando), teramos uma outra lista de grandes propores, pois muito difcil escrever sozinho. No entanto, gostaramos de salientar a participao muito ativa das pessoas seguintes: Dr. Virglio Bustamante Renn, Psiquiatra: pelo encaminhamento da paciente; Dr. Rosemberg Fonseca, Psiquiatra, e Dra. Elizabeth Lins Clark, Psicloga: pela superviso do captulo Material Pictrico; Todos os membros de minha equipe de trabalho, por terem dividido comigo a responsabilidade pelo tratamento de MS. A todos, meus agradecimentos.

DEDICATRIA

A meu pai, Antnio Augusto Jorge A minha me, Djanira Jorge Chamone por terem educado meus irmos, irms e a mim no fabrico dirio do po: somos padeiros. A Francisca de Jesus da Mata (Ia), nossa velha ama, pela coragem de nos amar como a filhos seus. A MS pela sua triste sorte e por ser objeto deste trabalho.

HOMENAGEM

Dra. Nise da Silveira, pela longa e corajosa luta desenvolvida em prol de um atendimento mais dinmico e humano ao paciente psiquitrico.

PREFCIO

O livro do Rui versa sobre uma paciente que se submeteu Terapia Ocupacional durante algum tempo. Menciona as tcnicas que foram utilizadas com a paciente, permitindo uma viso global de como trabalhar com a Terapia Ocupacional em favor do paciente psiquitrico. Nesse livro se obtm uma sntese do potencial teraputico dos elementos utilizados pela Terapia Ocupacional e se encontra, expostos de modo claro, os aspectos psicodinmicos inerentes ao material utilizado. O autor apresenta um resultado teraputico que, pela leitura do livro pode ser considerado muito satisfatrio. D um tom apaixonado ao processo utilizado, ao mesmo tempo que se apaixona pelo evoluir do caso. Conhecendo pessoalmente o autor, sabemos que no poderia ser diferente. No creio que o Rui fizesse nada que no fosse por pura paixo. A propsito bom lembrar que ele foi o primeiro aluno a se formar como Terapeuta Ocupacional diretamente ligado sade mental numa faculdade ainda no totalmente prevenida para isto. Fez o leito onde deveria nascer. Psiquiatra que somos, com formao e a prtica analticas que temos e com no pequena experincia com pacientes, lendo o livro inicialmente sem nenhum compromisso e depois como convidado a ser seu prefaciante, nos restou uma enorme indagao: o que realmente aconteceu? Tratava-se de uma esquizofrnica crnica, de prognstico firmado como ruim, que j havia se submetido a todos os processos teraputicos convencionais e foi encaminhada, como mera tentativa, experincia Praxiterpica. Pelo relato do caso podemos concluir que o resultado foi muito bom, tendo em vista o prognstico. Com o conhecimento que temos e com nossa vivncia, sabemos que a Terapia Ocupacional pode ser til como terapia coadjuvante de um tratamento psicofarmacolgico ou biolgico em pacientes internados ou no. Com tal conhecimento e com tal vivncia, nossa expectativa foi abalada frente ao resultado apresentado. Em que pese a abordagem de um nico caso e nosso respeito pelas estatsticas, no nos incomodamos por apresentar estranheza frente ao bom resultado e nos permitimos pensar sobre ele. Sabemos que h um grupo de pacientes, sejam eles de qualquer especialidade mdica, que no so atingidos totalmente pelos mtodos teraputicos usuais e caem na faixa do que se conhece como paciente crnico. No acreditamos que a hospitalizao cronifique ningum. A doena que cronificante por si mesma. Sabemos que a percentagem de pacientes crnicos, hospitalizados ou no, especialmente no terreno da Psiquiatria, depende de uma srie de fatores que invariavelmente vai alter-la: o enfoque pessoal do psiquiatra, a postura familiar, o investimento financeiro feito pela famlia do paciente ou pela instituio pagadora, etc.

Quando pensamos no bom resultado teraputico e, colocando como fator invarivel que o arsenal teraputico tenha sido utilizado adequadamente, nos vem mente que a mudana de atitude familiar altera sensivelmente o resultado teraputico, principalmente no campo da Psiquiatria e, tambm, que a mudana de terapeuta igualmente altera o resultado do tratamento. do conhecimento de todos que lidam com pacientes que, toda expresso pessoal de sentimentos e pensamentos, sejam estes comunicados por meio de palavras, gestos, representao, pintura, escultura, enfim, qualquer veculo de expresso possvel de ser utilizado pelo homem, quando transmitidos a algum cuja resposta neutra, incentivadora e no destrutiva, e feita de maneira frequente, a um mesmo indivduo ou grupo, gera modificaes importantes na personalidade, em geral, no sentido melhor. A posse destes elementos ainda nos pareceu insuficiente para concluir o que realmente aconteceu. Nos vem mente um outro fator que do conhecimento daqueles que lidam com pacientes de todos os matizes diagnsticos: o impondervel. O impondervel influenciando o resultado teraputico. O impondervel exatamente aquilo que, na presena de um bom resultado teraputico, no permite captar o que realmente o determinou e mesmo que se considere todos os elementos conhecidos como teis ou importantes para a sua avaliao, ainda continuam insuficientes para explic-lo. Frente ao caso narrado no livro, em que pese consideramos todos os fatores que poderiam ter infludo nele, fica bailando de modo importante em nossa mente a ideia do impondervel, como resposta pergunta que fizemos sobre o que realmente aconteceu.

MRIO CATO GUIMARES Psiquiatra

INTRODUO

Este trabalho a descrio de tratamento de uma esquizofrnica, cuja doena teve sua instalao h muito tempo e a evoluo muito longa. Ele foi levado a efeito em Belo Horizonte, no SER. TO - Servio de Terapia Ocupacional. O SER.TO um servio particular que presta assistncia de reabilitao psiquitrica a adultos na fase aguda ou crnica de sua patologia. Funciona como ambulatrio e organizado com todas as suas atividades centradas em ocupaes teraputicas. Por essa poca, o SER.TO contava com: um terapeuta ocupacional, responsvel pela orientao do servio e pelos trabalhos em couro, modelagem e pintura (predominante), com a seguinte equipe; Francisco Jos dos Reis Goyat (mdico em formao psiquitrica), Teatroterapia: Lgia Severo (assistente social), orientao s famlias e atividades extramuros com os pacientes; Nvia Schembri (acadmica de Medicina) Musicoterapia; Yeda Miranda (Terapeuta Ocupacional) atividades na cozinha; Clia Martins Kassis, atividades do lar. A paciente, encaminhada por um psiquiatra, no recebia, na clnica, nenhuma orientao mdico-medicamentosa, j que esta orientao, por direito e de fato, continuava sendo da responsabilidade do mdico encaminhador. No pretendo, com o relato deste caso, escrever uma tese, nem apresentar dados estatsticos. No pretendo estar falando a ltima verdade. Redigir e publicar este livro, antes de mais nada, significa minha crena em que um ambiente de trabalho e carinho aliado ao relacionamento com pessoas de boa vontade e treino adequado, podem salvar o outro da angstia e do desespero, que o levam loucura. Tratar MS foi, para ns, motivo de realizao e preocupaes. Consideramos que nosso trabalho foi extremamente til para ela e muito positivo para ns. E, a partir deste ponto, passei a acreditar que ele poderia ser til a quem o lesse.

GENERALIDADES

O homem em atividades , antes de tudo, um homem vivo. A inrcia absoluta corresponde morte. O cio, enquanto morte da atividade, significa no s a morte do homem, mas um retorno do mesmo a um estgio anterior de seu desenvolvimento. Fazer e saber so coisas que distinguem o homem dos outros animais. O macaco pode usar uma roupa, andar de bicicleta, mas no constru-los, no s porque lhe falta a oponncia do polegar como tambm lhe falta o poder de combinar as imagens mentais, a imaginao; faltalhe o processo conceitual. Fazer, enquanto, atividade de transformao, de fato a ao que deifica o homem. A forma que nasce de suas mos a materializao do seu sentir e pensar. Explorando a forma no mximo de sua utilidade e chegando com ela forma em si, o homem evolui de faber para sapiens e concomitantemente para loquens. No possvel mentir quando se fabrica. Os erros, os acertos, os objetos, so sempre obra intencional, ainda que no-conscientes, pois embora seja a mente que busca, com muita frequncia a mo que encontra (20), e o ato de fazer traz, em seu bojo, necessariamente o pensar. E o pensar traz consigo a necessidade de comunicar o que pode se dar de forma explcita, clara, ou de forma implcita, velada. Ningum faz s por fazer. Faz-se alguma coisa em busca de outra. E a busca ser sempre a do instrumento adequado do discurso e do prazer. Nessa busca, muitas vezes dificultada por tantas variveis, se empenham o cliente e o terapeuta ocupacional. Fazer antes de ser simplesmente uma ao mecnica, foi a forma que o homem encontrou para satisfazer sua premncia de utilidades. Depois, isto evolui e a forma se transforma e ultrapassa a utilidade, muda de carter, novos materiais so usados, e ento o homem comea a simbolizar, e, finalmente, a falar. E cada palavra que foi mgica a princpio, foi tambm um objeto que tinha a mesma massa, se assim podemos dizer, que qualquer outro artefato concreto. Fabricar, portanto, no s anterior ao falar, mas tambm base do pensar. Explorar a forma natural e faz-la evoluir at o seu limite mximo de eficincia, at alcanar a forma em si, foi o caminho percorrido pelo homem desde a idade paleoltica. Fabricar, conceituar para si, e falar para o outro o que pensou; dentro dessa ideia, a Terapia Ocupacional um mtodo que usa instrumentos muito antigos para tratar: usa as mos. E as mos so o instrumento que possuem, naturalmente, toda a eficincia exigida de um instrumento capaz de fabricar outro; so o instrumento capaz de fazer a sntese entre as finalidades utilitria e espiritual sem recorrer a qualquer ferramenta (20) . Enquanto fabrica desmaterializa o material e materializa o imaterial (20). Esta ao torna possvel copiar, fazer, desfazer, inventar e, portanto, tornar palpvel o pensamento, o sentimento, a inteno.

O trabalho produz, por si s, a insero do homem em pelo menos uma realidade: seu ser social. A sua falta leva o homem estranheza e at psicose, segundo Paul Sivadom, no importando, em primeira instncia, as causas da ausncia da oportunidade de trabalhar. Atuando na realidade externa, modificando-a, o homem modifica sua prpria natureza. Dotado de conscincia, o homem situa-se em face do que ele mesmo, do que de um modo geral, e do que faz um objeto para si. As coisas da natureza contentam-se em ser, pois so simples e s uma vez so, ao passo que o homem, enquanto conscincia, desdobra-se: uma vez s, mas para si. Projeta na sua frente o que , contempla-se, representa-se a si prprio. preciso, portanto, procurar a cincia geral que uma obra de arte provoca no pensamento humano, porquanto a obra de arte um meio com o qual o homem exterioriza o que ele mesmo (28). O trabalho, enquanto fator de equilbrio, assegura a insero no real, porque constitui uma atividade essencialmente mente humana, criativa, educadora, reforadora e, acima de gratificante. A conscincia de si prprio adquire-a o homem de duas maneiras: teoricamente, conscientizando o que no interior, todos os movimentos da alma, todas as cambiantes do sentimento, representando-se a si prprio, tal como se descobre pelo pensamento, e reconhecendo-se na representao que a seus prprios olhos oferece. Mas o homem est preso tambm a relaes prticas com o exterior, relaes de que provm tambm a exigncia de transformar o mundo, e bem assim ele prprio na medida em que ao mundo pertence e lhe imprime o sinal de sua personalidade (28). Claro est que se o trabalho ganha em coao, perde em criatividade. Mas no esse o trabalho de que falamos agora; transcrevemos aqui um pargrafo de Freud, citado por Georges Friedmann: Reconhecendo a importncia do trabalho, contribui-se, melhor do que por qualquer outra tcnica de vida, para apertar os vnculos entre a realidade e o indivduo; este, com efeito, em seu trabalho, est solidamente apegado a uma parte da realidade: a comunidade humana. O trabalho tem importantes consequncias, ao menos enquanto d (por si prprio e pelas relaes humanas que implica) a oportunidade de uma descarga considervel aos impulsos fundamentais da libido, narcisistas, agressivos e mesmo erticos, tanto quanto proporciona ao indivduo seus necessrios meios de subsistncia e justifica sua existncia na sociedade (25). A perda do trabalho leva o homem perda de sua identidade social, produz aumento de bitos em trabalhadores aposentados, produz envelhecimento precoce. O sentimento de inutilidade social sempre funesto para o homem:. A Terapia Ocupacional busca prevenir e/ou corrigir os defeitos e mortes que o cio e o abandono geram para o indivduo; procura, pelo trabalho criativo, fazer novos hbitos sociais sociais, criar novos contatos com a realidade, uma nova autoimagem. Terapia Ocupacional simples ilhota de esperana (25) - produz e apressa a cura e as

melhoras, porque procura atravs de mecanismos muito simples e naturais, permitir ao homem doente intervir na realidade exterior. E isso porque O prprio ato de criar pode fornecer (ao paciente) novos vislumbres, novas perspectivas e uma nova preenso para a ao futura. Provavelmente, q melhor preparo para criar seja o prprio ato da criao (18) . Essas colocaes nos levam a pensar no processo da relao teraputica ocupacional. Ns a entendemos dentro de uma forma piramidal, ou seja: o terapeuta ocupacional, o paciente, o material a ser transformado e as ferramentas, mo elementos bsicos constantes dessa relao; ento, podemos representar a Terapia Ocupacional da seguinte forma: TERAPIA OCUPACIONAL

FERRAMENTA

MATERIAL

TERAPEUTA OCUPACIONAL

PACIENTE

E, a partir do vrtice da pirmide, podemos imaginar um pndulo que, num movimento oscilatrio, circunscreva um crculo dentro da base da mesma. Esse pndulo significa a dinmica da relao entre os elementos bsicos, o que, por sua vez, explica a dinmica da prpria Terapia Ocupacional. A representao desta dinmica atravs do pndulo e do crculo foi a maneira que encontramos para dizer que cada elemento bsico da relao teraputica ocupacional modifica o outro na medida em que sofre a ao do anterior. Isso significa que modificar o material, modifica o arteso, e vice-versa.

DINMICA

Quanto posio dos elementos bsicos dentro da pirmide no existe um lugar fixo para eles. Sua posio uma dependncia direta de como se est, ou de como se vai dirigir a sesso ou o processo teraputico. Dito de outra forma: se se vai enfocar a terapia no reforo do ego, ou na expanso do pessoal, ento a posse dos objetos que encimar a pirmide. Por outro lado, se se pretende abordar a relao teraputica na pessoa do tcnico, enquanto ego ideal, ento dele vai partir o pndulo. E assim podemos pensar com relao a qualquer um dos elementos bsicos. Outra aplicao para essa forma de pensar a Terapia Ocupacional est relacionada com os materiais. Da seguinte forma: MATERIAIS

NATURAIS

MANUFATURADOS

NOVOS

REAPROVEITADOS

Aqui tambm, o item que encimar a pirmide depende da orientao do que se vai trabalhar. Assim que, se se pretende que o paciente trabalhe velhas relaes, o material deve ser de reaproveitamento e, portanto, ele encimar a pirmide. Mas, se se pretende que ele elabore o quanto merecedor de coisas novas e boas, o trabalho com materiais novos que dar origem ao pendulo, e assim por diante. Se continuarmos a pensar a Terapia Ocupacional desta forma, veremos que esta pirmide pode ser aplicada sempre. Por exemplo, quanto aos nveis de dificuldades das atividades: ATIVIDADES

FCEIS

DIFCEIS

SIMPLES

COMPLEXAS

Outro exemplo, com relao ao ritmo de trabalho: RITMO

LENTO

MOROSO

NORMAL

RPIDO

Com relao situao do trabalho: TRABALHO

DIRIGIDO

LIVRE

COMPETITIVO

PROTEGIDO

Com relao posse dos objetos: POSSE

DOAR

VENDER

PRPRIO

USO DO GRUPO

Criar esta pirmide como maneira de definir a Terapia Ocupacional tem-nos facilitado muito nossa atuao junto ao paciente e definido, de forma simples e clara, nossa relao com os profissionais que nos encaminham clientes. Assim que, se considerarmos que a relao de mltiplos terapeutas requer, necessariamente, diviso de papis e limites de atuao, podemos representar a relao interprofissional da seguinte forma: PACIENTE

EXPRESSIVO

SUPRESSIVO

PSIQUIATRA

TERAPEUTA OC.

Aqui, mais uma vez, a colocao dos elementos na pirmide depende dos interesses Teraputicos e da deciso dos profissionais envolvidos no tratamento e das necessidades do paciente. Como vimos, em todas as pirmides que pudssemos desenhar, cinco elementos se fariam constantes em cada uma delas, cada qual significando nveis e objetivos diferentes de uma mesma coisa ou situao. E tendo sempre o pndulo e a circunferncia circunscritos, significando a dinmica, e o elemento colocado no pice significando o enfoque da sesso ou do processo. Alm das variveis j citadas nas pirmides, temos que nos preocupar com os crescimentos horizontal e vertical do trabalho. No crescimento horizontal, buscamos ocupaes cada vez mais complexas, a partir das mais simples. Essa busca se d numa mesma linha hierrquica, ou seja, nossa preocupao est afeta apenas s funes mais grosseiras do fabricar, apenas s aes mecnicas. J o crescimento vertical implica e exige um aumento de responsabilidade na transformao do material e est afeta descoberta da funo da transformao, funo do objeto pronto, funo da posse dos mesmos e, por extenso, descoberta e critica da funo da prpria Terapia Ocupacional. Citando Lowenfeld e Brittain, temos: Pintar, desenhar ou construir so processos constantes de assimilao e projeo: absorver travs dos sentidos uma vasta soma de informaes, integr-las no seu eu psicolgico

e dar uma nova forma aos elementos que parecem ajustar-se s necessidades estticas (e afetivas e emocionais, completamos) do artista (e do paciente) (18), isto , o processo teraputico ocupacional e explica os crescimentos horizontal e vertical da seguinte forma: C

PROJETAR / CRITICAR

A FAZER / ASSIMILAR

Partindo do ponto A at alcanar o ponto C podemos traar uma linha D que dar origem a um tringulo retngulo:

A linha D significa a evoluo pretendida para o paciente. Se, a partir do ponto em que ela se interrompe, traarmos o segmento CB at encontrar AB, ento teremos o nvel em que se encontra o paciente com relao aos crescimentos horizontal e vertical do trabalho. Claro est que, medida em que os segmentos AB e AC se distanciam, maior ser o horizonte de possibilidades do paciente. Vamos aplicar esse esquema a uma atividade qualquer, por exemplo: colagem. Para se conseguir um bom trabalho com essa tcnica que , por excelncia, de agresso e reconstruo, sendo, ao mesmo tempo, indicada para liberao da agresso e reparao da culpa, temos que seguir os seguintes passos: COLAGEM Passo 1 - Picar papis coloridos (revistas velhas) em pedaos pequenos; Passo 2 - Separar e agrupar os pedaos de papel pela cor; Passo 3 - Fazer um desenho, sem muitos detalhes, sobre uma cartolina, ou qualquer outro papel, que servir de base ou tela; Passo 4 - Aplicar cola sobre a base e colar os papis picados, conforme a cor desejada, segundo o projeto;

Passo 5 - Aps todo o desenho ter sido recoberto de pequenos pedaos de papel, ento, com tinta guache, reforar os contornos, procurando dar maior unicidade ao quadro, buscando dar quele mosaico um aspecto de pintura em relevo e com perspectiva. Vamos transcrever:

5 4 3 2 1
5 4 3 2 1

O PASSO 1 o mais regredido e agressivo de todos. Exige apenas que o paciente rasgue o papel. Responsabilidade, verbalizao, imaginao, habilidades = 0 (zero). O PASSO 2 exige o conhecimento das cores, no mnimo, e sua conseqente identificao. um passo menos agressivo e que pela necessidade de agrupar as cores, j sugere uma reconstruo. Responsabilidade, verbalizao, imaginao, habilidades, conhecimentos = 1 (um). O PASSO 3 requer alguma capacidade para agrupar as imagens mentais, um pouco de habilidade motora mais sofistica. Responsabilidade, verbalizao, imaginao, conhecimentos = 2 (dois) . O PASSO 4 exige que o paciente consiga seguir o projeto, reconhea formas e cores, consiga manter-se dentro do seu planejamento. Este passo o mais reconstrutor de todos. E, devido ao fato de o desenho sobre a base ter sido feito de forma livre, sem muitos detalhes, como tambm devido ao fato do papel ter sido picado sem uso de tesouras, e portanto, ter tamanhos diferentes e formas irregulares, oferece ao paciente uma tima oportunidade de mudar o prprio projeto e de rejeitar a sua exigncia inicial. Nesta etapa, ele j comea a solicitar maior flexibilidade para mudanas. Responsabilidade, verbalizao, imaginao, habilidade, conhecimento e flexibilidade = 3 (trs). O PASSO 5 o mais difcil de todos e o mais reforador. O paciente precisa ter maior habilidade no uso do pincel, conhecimento dos tons das cores e como produzi-los, precisa aplicar o guache de forma atenta para que o recorte no fique perdido sob o mesmo. Responsabilidade, verbalizao, imaginao, percepo das trs dimenses, senso esttico = 4 (quatro). Como vimos, medida que o trabalho cresce em horizontalidade, cresce tambm de forma simultnea e concomitante em verticalidade e o paciente assimila e projeta.

Ento, o fato de se estar em trabalho vai promover, com o aumento das habilidades motoras um aumento das capacidades de conceituar e criticar. A partir deste ponto, podemos concluir que a Terapia Ocupacional, antes de ser apenas uma tcnica laborativa, uma atividade eminentemente crtica do ato de fazer e, portanto, da postura de ser. E ela no necessita, como condio sine qua non, de uma capacidade de verbalizao ou de crtica timas, preexistentes. E isto se explica na medida em que os extremos so iguais, o princpio igual ao fim; um sendo como que a sombra do outro. No verbalizar o princpio da verbalizao, j que os dois so apenas duas formas de comunicao, da a similitude dos opostos. A Terapia Ocupacional parte formalmente do ponto onde se encontra o paciente dentro do triangulo retngulo, no solicitando nenhum outro nvel de regresso alm daquele j alcanado pelo paciente. Sua atuao sempre no sentido da esquerda para a direita. Acreditamos que qualquer outra regresso que por acaso ocorra durante o processo teraputico ocupacional coincidir com a sua concomitante evoluo, e isto porque, obrigatoriamente, os antpodas so concomitantes e simultneos no trabalho. Cabe salientar aqui que as duas figuras geomtricas empregadas por ns so teis na medida em que precisamos ser didticos. De fato, elas so apenas uma forma de representar no sendo, portanto, uma maneira de organizar a conduta teraputica e nem de medir nveis ou estgios onde se encontra o paciente, j que organizar e medir so uma consequncia da mobilidade dinmica da relao homem-trabalho. A Terapia Ocupacional, enquanto tcnica em aplicao, muito simples e ultrapassa-nos por isso mesmo. Por isso, a busca de figuras geomtricas que representassem nossa tcnica, que dirigissem nossa ao e entendimento, se deveu a que, para entender esta simplicidade, o homem precisa ter um pensamento crtico sofisticado. E que isto no implica em explicaes confusas. Mas dispensa, porque impeditivo, o pensamento simplista. Essa pirmide e o tringulo retngulo so forma simples de definir a Terapia Ocupacional, suas relaes, seus objetivos, sua dinmica. Mas no so, de maneira alguma, uma ideia simplista.

A PACIENTE

Entrevista com o psiquiatra em 4 de fevereiro de 1977. HISTORIA DA MOLSTIA ATUAL: A paciente estava cursando a universidade, h 17 anos, quando um tarado correu atrs dela, passando a mo em seus seios, deixando-a muito impressionada e julgando-se deflorada, pois a famlia sempre foi muito religiosa e de educao muito severa. A paciente tinha, na poca, 19 anos. Passou a ter crises de nervos, com manifestaes agressivas. Foi levada a outra cidade, onde submeteu-se a sonoterapia. Aps a alta, ficou em casa algum tempo, boa. No voltou a estudar, mas trabalhava em servios domsticos normalmente. A primeira internao deu-se h 16 anos aproximadamente (1961), sofrendo outras 13 posteriormente. Atualmente, est em sua pior fase, agitao constante e agressiva. Fez uso de: Gardenal e Neozine. HISTRIA PREGRESSA: Sempre foi uma personalidade difcil, sempre cuidava apenas de seu pai, no se interessando pela me. Suspeita de encefalite e grande mal epiltico por poca da sua primeira crise. Entrou para a escola com 8 anos, cursou at o 2. ano de letras (francs), quando se transferiu para a Faculdade de Cincias Fsicas e Exatas. Queria fazer medicina, mas no passou no vestibular. Nunca teve ciclos menstruais normais. Tinha namorados, mas no se dava bem com eles. TRATAMENTO PSIQUITRICO: Esteve internada Belo Horizonte, de 4 de fevereiro de 1977 a 30 de maro mesmo ano - aproximadamente dois meses. Durante o internamento, constatou-se um quadro psictico de longa durao, j apresentando defeito psictico. Diagnstico: Esquizofrenia Residual (295.6). Fez uso de: Anatensol: 2,5 mg - 2/dia s 8 e 20 h Akineton: 2/dia s 8 e 20 h Neozine: 25 mg - 1/dia s 20 h Gardenal: 1/dia s 20 h Diante das poucas possibilidades de recuperao apenas por tratamento medicamentoso, pensou-se em atividades praxiterpicas para a paciente. A famlia (irm-tutora) mostrou-se interessada e participante, o que nos motivou a lhe dar alta hospitalar aps a remisso dos

distrbios agressivos, encaminhando-a a um servio de Terapia Ocupacional, a 30 maro de 1977. Este foi nosso ltimo contato com a paciente. ENTREVISTA COM O TERAPEUTA OCUPACIONAL: A paciente nos procurou no dia 11 de abril de 1977; acompanhada da irm (sua tutora). A primeira vez em que a vi, era realmente desesperador o seu aspecto. Tinha o decote da blusa cado pelos ombros, o rosto envelhecido, cabelos brancos davam-lhe 50 anos de idade quando, na verdade, tinha na poca 36 anos. Era extravagante no vestir, no falar e no se avaliava adequadamente. No tinha os dentes, exceto dois caninos, e dizia ser a moa que tenho os melhores dentes dessa cidade. Era incoerente no falar, no criticava os anos que passara internada em um hospital psiquitrico (14 anos aproximadamente), dizendo que tinha estado l para fazer provas s 8:00, 14:00 e 20:00 horas, porque um tarado tinha lhe enfiado um pau na nuca. E com relao a algum tipo de ocupao que pudesse existir naquele hospital, ela dizia l tem um pouco de revista, e elas bordam; eu no. Sua higiene pessoal era pouca nenhuma. Quando menstruada no usava absorventes, no cuidava de suas roupas ntimas e nem fazia questo de us-las. Porm, negava todos os aspectos grosseiros de seu modo de ser, dizendo-se muito fina e educada, por ser de famlia muito importante. Durante a entrevista, no permitiu que a porta fosse fechada e a cada momento procurava pela sua acompanhante; foi com muito custo e dificuldade que conseguimos colher algumas poucas informaes. Negava tudo e no se dispunha a tratar-se. porque, segundo ela, no tinha nada. Dispunha-se menos ainda a tratar-se por um mtodo ocupacional, j que a nica coisa que meus pais querem para mim que me deixem quieta, com boa comida, cama macia. E s. E s. Marcamos 3 (trs) sesses semanais individuais de Terapia Ocupacional. NOTA: A histria da paciente est simplificada, devido censura1 por parte da famlia nos trechos da obra que a identificava. A famlia autorizou a publicao do livro como ele a agora oferecido ao pblico, mas com os cortes feitos pela irm-tutora para que no se identificasse com exatido a paciente, para proteo sua e da famlia.

A palavra censura consta do documento de autorizao da famlia de MS.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PACIENTE

Durante os 14 meses que MS permaneceu sob nossos cuidados, ela submeteu-se a vrias ocupaes: pintura livre sobre papel, pintura sobre cermica cozida (biscuit), modelagem, tapearia, artesanato em couro, atividades do lar e da cozinha, teatro, canto coral; participou ainda de todas as festas realizadas no SER. TO e em casa de outros pacientes. As atividades na Terapia Ocupacional no s tm o peso de definio e limites da tcnica, como so a medicao que o tcnico usa. No preciso prescrever todas as ocupaes possveis existentes na clnica. A indicao abusiva de ocupaes, a mudana constante delas sem uma razo dinmica que justifique esta conduta, produz um aumento da resistncia, facilita e predispe manipulao das situaes, aumenta a voracidade, diminui a fora empenho, altera a notcia da realidade pelo aumento da onipotncia. verdade que a ocupao, por si s, o elemento de cura, mas a constncia do empenho transformador, o ritmo da transformao, a propriedade da indicao, a identificao com a atividade e os materiais, so elementos que no se pode esquecer, do contrario a mesma ocupao que cura pode interpors na relao como instrumento de barragem, pode significar at reforo da conduta doentia, pode transformar a hospitalizao (quando for o caso), ou a doena, em um doce gostoso de comer. O importante selecionar, no imenso universo de possibilidades de ocupaes e materiais, aqueles que, de fato, mais rpida e positivamente alcancem o cliente nos nveis em que se pretende atuar. Assim que, se a inteno for de suprir o cliente de vivncias positivas e reforadoras do seu ego, as ocupaes devem conter elementos suficientes para isto. De outra forma, se a inteno for de dar ao cliente uma oportunidade de liberao profunda, preciso cuidar para que o material e a ocupao tenham tambm, em si, elementos predisponentes dessa conduta. No existe uma ocupao ideal. Portanto, a anlise do material, da ferramenta e da ocupao deve ser feita com muita preocupao pelo Terapeuta Ocupacional, antes da indicao, j que toda ocupao, ferramenta e material, trazem em si sua tese e sua anttese. Da seguinte forma: o instrumento eltrico que facilita o corte da madeira ameaa, pela sua rapidez, e pelo fato de ser um instrumento de corte. O pincel que facilita a expresso pode produzir dificuldades por ser um objeto raro na vida do cliente e, da mesma forma, impedir o contato da mo com a tinta. O papel colorido que agrada pela sua lisura, pelo brilho, frustra quando da aplicao, j que, sob a ao da gua da cola, ele pode enrugar e, assim, poderamos citar vrios exemplos.

Agora podemos dizer que o importante ao selecionarmos uma ocupao, para indic-la, conhecer bem que caractersticas positivas e negativas cada material e ferramenta, necessrios para esta ocupao, tm, e se ela de fato a indicada para aquele paciente. Com este pensamento, e preocupado pela longa e agressiva hospitalizao a que fora submetida a cliente, e por lembrarmos que, nessas condies, o paciente perde, logo de incio, os direitos mais comezinhos, tais como ter dinheiro consigo, ter seus objetos de uso pessoal, seus documentos e, por isso mesmo, tem seu espao pessoal muito diminudo, sua identidade e individualidade apagadas e, tambm por este motivo, tem seu ego muito fragmentado, pois, sob as condies cronificadoras de toda hospitalizao longa, qualquer pessoa acaba por ajustar-se para, de alguma forma, sobreviver, ainda que ela pague como preo a apatia, o desinteresse, a perda da capacidade de criar, planejar e executar. Preocupado com tudo isso e por saber que as palavras no tinham para MS o mesmo sentido que tinham para mim, e porque acredito que ao construir pequenos objetos, livre da inteno de fazer belas artes, a paciente descobriria de novo o sentido da vida, descobriria ainda que ele teria de ser procurado, sem nenhum compromisso com o acerto, pois se se comprometesse com o resultado ela ficaria mais distante ainda da vitria, e por saber que ocupando-se a paciente cobriria que no se fabrica um sentido para a vida. E que, ao tentar constru-lo artificialmente apenas mostraria um no-senso ou, mais especificamente, seu sentimento de vazio existencial, que fora reforado pelo cio durante a hospitalizao. Se o excesso de tenso patgeno, tambm o a sua inexistncia. O homem precisa ter algum nvel de tenso, nascido da relao com alguma coisa concreta, para poder solver suas necessidades, assim como reconhecer e confirmar suas possibilidades. A busca do sentido da vida reside na busca mesma e no no resultado. O sentido no uma dependncia da durao da vida, nem to pouco de sua qualidade; esta, sim, dependente direta da existncia ou no do sentido da vida. Quando se procura um sentido para a vida, mais distante fica o prazer, porque o indivduo comea a padecer de uma enfermidade de natureza menos mental que espiritual, e no raro proveniente da convico de que nada tem sentido (27). Acreditamos que quando o paciente descobre, elo trabalho o sentido da vida, ele fica imunizado contra a apatia e o conformismo. Com toda essa crena, iniciei a terapia ocupacional de MS pelas atividades de couro e msica, por serem eminentemente reforadoras do ego e no-verbais. Alm de especificamente com o couro, dar-nos a oportunidade de trabalharmos a quatro mos. COURO: Dentre os muitos materiais que o Terapeuta ocupacional pode escolher para trabalhar, este um dos mais agradveis e bonitos. um material natural, manufaturado, o qual, depois de curtido, torna-se flexvel e permevel gua. Sobre sua superfcie lisa (flor) pode-se aplicar tintas, fazer baixo relevo, escrever a fogo, etc. Devido sua lisura e maciez, exceo feita sola, o contato com o couro pode sugerir o contato com a pele humana. Isto fica muito evidente quando se vai trabalhar com peles delicadas e finas como a pele de porco. Por esta razo, este material pode ser rejeitado. Mas isto no to habitual; em nossa experincia s observamos algumas dificuldades de contato com ele em alguns casos de fobia e obsesso.

A atividade com couro voltada para o reforo do ego, a execuo de objetos neste material exige um projeto, uma conduta programada, o que garante baixo nvel de frustrao. Alm disso, o projeto pode ir pouco a pouco tornando-se mais difcil e complexo. O que vai exigindo, a cada passo, a lembrana de um nmero cada vez maior de capacidades esquecidas, ou mesmo, nunca utilizadas. As atividades com esse material exigem contato longo com o mesmo, o que leva a paciente, pelo menos aparentemente, a manipular e repensar por mais tempo o mesmo sentimento, ideia ou lembrana, advindos desse contato. Isso equivale a pedir ao paciente que nos conte outra vez a mesma histria. fora de tanto repetir, muitos pontos esquecidos so lembrados e novas ligaes so feitas. Os objetos, depois de prontos, pertencem ao paciente, o que lhe d a alegria de ser proprietrio, e o direito de dispor deles como bem lhe aprouver. Com esta atividade, procurvamos prover MS da oportunidade de readquirir uma percepo mais alentadora de si mesma. Buscvamos ampliar seu espao pessoal, pela posse dos objetos. Buscvamos, tambm, atravs da posse, sua insero no grupo familiar com um novo papel, j no era incapaz, mas uma parente que se reabilitava. Alm de exigir um projeto e uma ao programada, as atividades com couro tm a caracterstica de serem liberadoras da agressividade, mas com uma concomitante reparao da agresso. Da seguinte forma: para fazer um baixo relevo, preciso que o paciente bata com martelo um ferro que tenha em sua ponta alguma coisa gravada (fase de agresso), ao interromper a ao de martelar, o paciente encontra no couro, por exemplo, uma flor gravada (fase da reparao). Outra caracterstica do couro que, por ser um material muito resistente as aes de agresso nunca chegam com facilidade a se transformar em aes destrutivas, o que, por si, leva a uma diminuio da culpabilidade e a um controle da impulsividade, e tudo isto sem a menor interveno verbal. Esta ocupao e material foram escolhidos para serem os primeiros e mais constantes no incio da terapia de MS, porque acreditei que s poderia fazer uma ao mais profunda depois de ter feito uma ao de reparao e reforo firme e imediata. MSICA: A msica, enquanto instrumento de ocupao, muito recreativa, relaxante, educadora. Promove o restabelecimento das relaes interpessoais, aumenta a autoestima, organiza grupos e pessoas isoladamente, j que por si s exerce poderosa influncia sobre o homem. (8) No incio de sua terapia, MS no conseguia um contato mais livre com o couro, nem se permitia um contato mais prximo comigo, nem eu esperava o contrrio. Por essa poca, ela mussitava sem parar, e/ou apenas chamava pela sua acompanhante. Era preciso que a alcanasse, e quanto mais rpido melhor. Ento solicitei que, uma vez por semana, a musicoterapeuta me acompanhasse no seu atendimento. Ento cantvamos, enquanto trabalhvamos com couro. Nas outras sesses, eu continuava cantando baixinho durante o

trabalho, e sempre cantava msicas do folclore francs, aprendidas com a musicoterapeuta. Quer me parecer que cantar em francs era como permitir a ela falar uma lngua estranha, de delrio. E o delrio uma linguagem to estranha quanto o francs o para ns, que falamos portugus. A repetio das mesmas msicas aliviava a ateno que os contedos persecutrios exigiam, fazia apelo memria e lhe despertava lembranas mais alegres e sadias. Alm disso, cantar baixinho, de forma montona, produzia como que uma sonolncia, pelo relaxamento da guarda e fazia-a centrar sua ateno em mim. Produzia uma aproximao, pela identificao, j que eu estava falando ou cantando numa lngua cuja aprendizagem ela, um dia, iniciara. A presena da musicoterapeuta aliviava as tenses fortes vividas pela paciente no inicio de seu contato comigo, porque era como se eu reconhecesse que ela tinha razo e direito de ter medo e aceitasse tambm esse sentimento. No procurava explicar nada. S tentava, atravs dessa atividade no verbal (8), levar MS a uma vivncia de relaxamento da ateno e a reviver o tempo bom passado na faculdade de lnguas. Em suma, procurava suprimir, o mais rpido possvel, aquele crculo terrvel que era seu contato com o mundo. E nenhuma atividade produziria esta supresso to rapidamente quanto a msica. E isto porque fazer ritmo organiza e proporciona energia (8), e, se produzido em grupo, funciona como vnculo de unio, facilita a melhoria do comportamento social pelo rebaixamento do sentimento de abandono e pelo aumento do sentimento de pertinncia grupal, porque produz com naturalidade uma postura mais positiva em relao a si mesmo e uma descoberta do outro com mais facilidade. A msica torna possvel a vivncia rpida de xito, colaborao, responsabilidade e autoestima. Permite escolher a melhor e menos agressiva resposta ao grupo. Quando MS passou a se tratar em grupo ela participava do canto coral. Buscvamos inseri-la dentro de um contexto social onde sua individualidade fosse reforada pela diferenciao de sua voz, O canto coral produz essa insero de forma rpida com um mnimo de conduo verbal. Nessa etapa de sua terapia, era habitual o grupo fazer vrios jogos rtmicos, tais como compor msicas com apenas uma palavra, por exemplo, o nome de cada paciente. Essas msicas consistiam em chamar a pessoa de muitas maneiras e entonaes diferentes. Aqui, era interessante notar o quanto de sentimento se pode transmitir quando se chama o outro pelo nome com modulaes em impostaes diferentes. Em outras sesses, os jogos ficavam mais complexos, e j se tratava de compor msicas com letra, uma melodia harmoniosa. Essa etapa era mais afeta a uma sntese do que grupo tinha interiorizado da pessoa-moto da msica. uma etapa sempre reforadora do ego (ainda que possa ser um pouco ameaadora) e da identidade. muito gratificante pois se permite falar o que sente sobre o outro, como se gratifica porque ouve o que o outro pensa e dele. Nessa etapa ocorre a perda da anomia, a reaquisio da identidade pessoal, o reconhecimento social

e o sentimento de pertencer a um grupo, onde, apesar do quanto isso possa ser perigoso, o indivduo no se encontra esquecido ou abandonado. MODELAGEM: A mgica das palavras foi-se perdendo. E hoje, de todos os materiais que o homem busca para se comunicar, ela a mais desgastada, e o Terapeuta Ocupacional se volta para materiais mais antigos e permanentes, como a terra e a argila, entre outros. A argila um material natural, muito malevel, cujas partculas deslizam umas sobre as outras, quando molhada. Quando seca, as partculas no se movem e a argila quebra com facilidade. No trato com a argila, o homem descobre, sem conscincia de esforo, que sua liberdade cresce medida que ele aumenta sua capacidade de dar a esse material pesado a leveza de seu pensamento. E isto facilitado, no s pela extrema plasticidade e naturalidade do material, que sempre sugere novas formas, como tambm, para o Cristo, pela sua origem e seu fim. Apertes ou torceduras na argila promovem o rpido aparecimento de formas muito sugestivas e estimulantes. Repetindo Herbert Read no que se refere s artes e escultura, ternos a prtica da arte um dos meios (mais eficaz) que permite reorientar os instintos agressivos dos homens para canais de reconciliao e pacificao. De todas as artes plsticas, a escultura talvez seja mais eficaz do que as outras porque envolve o artista num ataque direto a um material tridimensional slido. A escultura, adequadamente compreendida e praticada, uma aventura total e empenha o corpo inteiro, direta ou indiretamente, numa luta muscular, numa coordenao de tenses que, em relao ao material, pedra ou argila, so agressivas e, em relao ao resultado almejado so pacificas e conciliadoras (20), o que vem reforar nossa tese da simultaneidade e concomitncia dos opostos na relao ocupacional teraputica em qualquer atividade. Foi nesta atividade que MS demonstrou maior resistncia em pegar o material. Os resultados no foram significativos, e penso que isto foi devido prematuridade da indicao desse material, assim como pela inexistncia da identificao com o mesmo. Como j disseram Lowenfeld-Brittain no seu livro Desenvolvimento da Capacidade Criadora: no h expresso artstica possvel sem auto-identificao com a experincia revelada, assim como com o material artstico utilizado para esse fim. Este um dos fatores bsicos qualquer expresso criadora: a autntica expresso do eu. Os materiais artsticos so controlados e manipulados por indivduo e o plano completo seu. o indivduo quem usa seus materiais artsticos e sua forma de expresso de acordo com suas prprias experincias pessoais (18). Acredito que a longo prazo MS conseguiria trabalhar esse material to desmanchado que a argila e to primevo quanto o homem, porque: Como essas experincias mudam com o crescimento, a auto-identificao abrange mudanas sociais, intelectuais, emocionais e psicolgicas (18) no ntimo do paciente, o que promove com naturalidade a necessidade de experimentar novos materiais, mesmo aqueles altamente ansiognicos como a argila. A identificao da argila como matria de que foi feito o primeiro homem, assim como a identificao da modelagem com o ato de criar a vida, foram motivo de belssima citao do poeta oriental Omar Khayynn. Para ele, os vasos de cermica so os homens e Deus o oleiro.

Mas ocorre que quando se vai modelar de fato, a onipotncia divina transferida para aquele que modela. Entre os Vasos sem voz no era singular / Que existissem alguns capazes de falar? / Fez-se silncio e aps balbuciou o primeiro: / - Dizei qual ser o vaso e qual ser o Oleiro? Esta profunda relao entre o material e o oleiro a garantia de que, quando se modela, modela-se a si mesmo; e isto muito ansiognico. A identificao que se faz com a argila, a plasticidade dessa, que exige uma conduta idntica do paciente, fazem-no tem-la. A atividade em argila est voltada para expresso profunda do ego. A resistncia que este material pode produzir dada exatamente pelas suas grandes vantagens: plasticidade e tridimensionalidade. Em modelagem, a nica forma de se conseguir alguma defesa no pegar a argila, pois, nesta tcnica, ela fica reduzida a zero e o sentimento de desnudamento eleva-se a dez. Frente a essa realidade, o ego avalia o perigo e experimenta uma certa ansiedade. Em funo de evitar a dor, seja qual for sua origem, o ego pode defender-se do contato com a argila, evitando-a simplesmente. Em razo de existirem outros materiais que promovem um aprofundamento do paciente no seu ser total sem a mobilizao de muita ansiedade, e porque o paciente pode estar numa situao de muita dor ou muito defeituoso, acredito que a indicao da argila como instrumento de terapia no deva ser imposta a ele. A urgncia do Terapeuta ao indicar esse material, s produz um aumento desnecessrio da ansiedade do paciente e, portanto, um reforo da resistncia. Preciso salientar que a Terapia Ocupacional tem sua indicao precpua para psicticos, e por isso o conhecimento do que os materiais possam suscitar ou levar o paciente a viver, deve ser do conhecimento do Terapeuta Ocupacional, a fim de torn-los teis quando de sua indicao. Dissemos acima que as mudanas emocionais e psicolgicas do paciente promovem nele a procura de novos materiais, ainda que ansiognicos. Basta que respeitemos seu ritmo prprio, seu plano de vida e ele buscar a argila to logo sinta-se capaz de se colocar frente a ela, da mesma forma plstica e tridimensional com que ela se pe frente a ele. ATIVIDADES NA COZINHA E COSTURA: Durante as hospitalizaes muito longas, os pacientes se veem privados de suas atividades habituais e das habituais de seu sexo. Isso promove alterao na autoimagem, refora a doena, retira o homem do grupo social, produz a anomia. Buscvamos, com estas atividades, corrigir esses defeitos, reintegrar em nossa paciente a imagem e conceito de mulher-me. Essas atividades exigem um equipamento especial, real, e uma atividade onde no se encontra nada de faz de conta. inteiramente voltada para as necessidades reais de alimentao e vesturio. Ento, aqui, o objeto produzido tem que ser verdadeiro, real. Escapa, pois, do nvel simblico.

Ao final do trabalho, todos comem o que alguns produziram, nessa etapa, funo real acresce-se a funo simblica de estar amamentando o outro. As dificuldades dessas atividades so propostas pelo longo tempo que demandam, pois so muitas etapas exigidas por elas, e pelo preo habitualmente caro dos materiais, alm dos preconceitos ocupacionais e dificuldades ligadas figura materna. Nessas atividades, em especial a de cozinhar, MS, a princpio, demonstrou muita resistncia, pois considerava-a uma atividade menor. No SER. TO, as atividades de cozinha foram organizadas seguindo 6 (seis) etapas, cujos objetivos eram complementados na etapa seguinte, de maneira a ir do mais simples ao mais complexo. Evidentemente, as etapas no so postas de maneira rgida. Elas so apenas uma forma programar e se destinavam a: recreao, descontrao grupal e aproximao atividade: comer juntos o lanche que alguns fizeram ou compraram. Desenvolver habilidades para tarefas domsticas - organizar e preparar um lanche. O preparo do lanche uma atividade mais expressiva e criativa. Copiar e criar receitas; destinam-se a ensinar e aumentar habilidades culinrias. Preparo de pratos tpicos destina-se outra vez aprendizagem e reforo das habilidades recmadquiridas ou relembradas. No incio de cada sesso, os componentes do grupo organizavam material e utenslios que seriam usados. No final, faziam a limpeza dos objetos usados e os guardavam em seus lugares. A costura se limitava a embainhar roupas ou pequenas toalhas, pregar botes, passar alguma pea a ferro. Isso pode parecer pouco, mas incrvel o quanto a falta dessas habilidades aumenta o ndice de dependncia do paciente e o quanto leva a um aumento da agresso familiar a ele. Evidentemente o aprendizado dessas pequenas coisas produz no paciente um sentimento maior de auto-suficincia. Alm disto, costurar corresponde a emendar um pedao de pano no outro, fica fcil inferir que costurar corresponde a emendar uma lembrana outra. Isso fica muito claro quando se sugere ao paciente fazer alguma atividade a partir do reaproveitamento de tecidos usados em roupas de seus familiares ou dele prprio. A roupa como uma segunda pele para quem a veste e passa a ser, poderamos dizer, o depositrio das lembranas das situaes vividas quando se estava vestido com elas. Da que reaproveit-las equivale a relembrar situaes, agradveis ou no, o que por si s facilita e dirige a conversao porque estimula a memria. FESTAS: Sempre procuramos dar ao nosso trabalho de assistncia ocupacional a maior aproximao possvel da realidade cotidiana de trabalho e de diverses da sociedade. Procuramos fazer com que nossas atividades tenham um cunho comum reconhecvel e reconhecido de todos. Procuramos integrar, to rpido quanto possvel, o cliente em seu meio

habitual. Para isso promovemos tambm festas dentro e fora da clnica. Essas festas tm as mesmas funes e organizao que quaisquer outras na comunidade. Organizar uma festa, fazer convites, preparar o cardpio, fazer doces e salgados, produz no cliente um forte sentimento de autorrealizao e de aceitao. Mas, para ser uma festa verdadeira, tem que ser realizada como qualquer outra; ou seja, em horrio diferente do de trabalho, em dia de feriado ou num fim de semana; sempre procuramos o comum a todos. E ai comea a ficar difcil a realizao dessa atividade, pois exige da famlia o comparecimento clnica ou casa de outro cliente em horrio que ela destinaria a outra atividade. Alm de exigir que ela assuma seu familiar doente publicamente e reconhea que apesar de tudo, eles so pessoas que tambm precisam ser amadas e assistidas de perto, por mais difcil que isto possa ser. Exige tambm o comparecimento da equipe ao local da festa em horrio habitualmente longo. Tudo isto precisa ser superado para que essa atividade se realize. Nessas festas, MS se divertia a valer, danava muito, e no faltava a nenhuma. TAPEARIA: Alm das atividades desenvolvidas na clnica, outra foi sugerida para ser feita em casa: tapearia. Esta indicao se deveu ao fato de precisarmos alongar o contato de MS conosco ainda quando fora da escola, como ela se referia clnica. E foi escolhida a tapearia, porque, alm de ser uma atividade de que a paciente gostava, uma ocupao repetitiva que, portanto, no oferece muitas oportunidades de erros que poderiam ser muito frustradores, a ponto de levla a abandonar o projeto. O objeto era trazido clnica e levado de volta para casa todos os dias de sesso, isto para reforar o vnculo tapete/escola, professor/aluno. Outra razo para a indicao da tapearia realizada em casa a de promover a aproximao de outras pessoas, j que o resultado fica bonito, chama ateno pelas cores e maciez, o que d ao paciente melhor status, novo papel, e porque, em caso de dvidas no bordado e de se ver necessitando de pedir ajuda, a aproximao nesses termos menos ameaadora, porque dirigida. Essa atividade, devido repetio (o ponto sempre o mesmo), poderia ter sua indicao criticada, se formos considerar apenas o diagnstico de MS e a necessidade de relaes mais ricas que ele exige. Mas, se esquecermos o diagnstico com suas exigncias e pensarmos em MS como um todo que, apesar de tudo, ainda tinha algumas coisas a serem salvas, ento comeamos a aceitar que atividades repetitivas possam ser indicadas para esquizofrnicos. Mesmo porque MS no realizou apenas esta; concomitantemente outras atividades, com outros objetivos, foram realizadas. Se se pode criticar a ao repetitiva, preciso lembrar que o contato com l , devido sua maciez aconchegante e s cores, muito estimulante. Como j dissemos anteriormente, todo material, toda ferramenta, toda atividade, traz em si sua tese e sua anttese. Nessa atividade, procurvamos fazer grandes desenhos abstratos, com forma simples, para aumentar o ritmo de trabalho e, desta forma, evitar o cansao que a monotonia da repetio poderia levar MS a sentir e, desta forma, tambm lev-la a abandonar o projeto. Parecia-nos essencial que ela no abandonasse mais um projeto, fosse qual fosse.

PINTURA SOBRE CERMICA COZIDA (BISCUIT): Dissemos acima que intervir na realidade exterior modificando-a, modifica o arteso em suas realidades interiores. Pois bem: uma pea de cermica, depois de cozida, uma pea acabada, completa, pronta para o uso a que se destina. O simpIes cozimento faz o acabamento da pea, dispensa qualquer outro, a menos que se queira fazer alguma pintura sobre sua superfcie. Mas se no o fizermos, a cermica permanece bonita e til da mesma forma. Frente ao objeto pronto, a ideia que se tem de que nada mais pode ser feito e, se tentado, corre-se o perigo de estrag-lo definitivamente, mas, por lado, a observao intensiva de um objeto desperta o desejo de fazer com ele alguma coisa. Fazer qualquer coisa ele intensifica, por sua vez, a observao do mesmo. Essa interao mtua estabelece um contato mais forte com objeto da ateno do paciente. Prover o cliente de uma oportunidade onde ele possa, pela pintura a frio (pintura que no vai ao forno de oleiro) mudar o aspecto do objeto sem perder a utilidade, sempre me pareceu extremamente importante, porque equivale a experimentar uma nova conduta frente a uma situao velha, j conhecida, cristalizada. Esta tcnica exige uma observao mais acurada do objeto, um projeto de pintura que combine com sua forma e textura. Exige ateno, cuidado, controle dos impulsos, senso esttico, habilidade motora desenvolvida o bastante para se pintar uma superfcie cncava, convexa e s vezes spera, irregular (cermicas mais rsticas). uma atividade complexa, com vrios e diferentes nveis de dificuldades e estmulos, que, no seu final, deixa para o cliente o sentimento positivo de ter podido intervir sem violentar, de ter coparticipado da criao do objeto. Portanto, ser capaz partcipe; a loucura d um sentimento exatamente oposto a este. Como vemos, atividade eminentemente voltada para o reforo do ego, com apelos projetivos no momento em que se escolhem as cores e cognitivos quando se faz o projeto. Nessa atividade, MS agia de forma intuitiva pura e simplesmente. Pegava um lpis, sobre a cermica fazia o contorno do que queria, aplicava a tinta. Trabalhava de forma vagarosa e atenta, depois olhava longamente para o seu trabalho. Quando a tinta estava seca, comunicava-me que levaria a pea para casa. E assim fazendo, ia pouco a pouco preenchendo seu mundo. Talvez essa acumulao se desse numa forma que lembra a ao de uma criana que coloca a sua volta todos os objetos que esto ao alcance de suas mos sem fazer nenhuma ligao entre eles. Mas, de qualquer forma que se desse esta posse, sua importncia reside no fato de que ela estava sensivelmente reconstruindo-se e concretamente acumulando experincias, lembranas, aumentando seu espao pessoal. A posse de objetos como forma de ampliar-se frequentemente visvel em hospitais psiquitricos, onde os pacientes, por falta de lugar onde guardar seus objetos pessoais e de ter sobre eles algum controle, e por se sentirem extremamente espoliados e esvaziados, trazemno consigo todo dia e mil outras coisas teis e inteis, mas sempre teis para eles; assim tambm MS fazia em nossa clnica quando iniciou seu tratamento. Trazia consigo uma sacola

com todos os objetos fabricados por ela e papis velhos, dobrados (velhos hbitos, antigas carncias). Pouco a pouco, foi perdendo essa necessidade, porque se tornara mais rica pela posse de suas artesanias mais preenchida pelo acmulo de suas experincias e, por isto mesmo menos vulnervel. Quando ela alcanou este estgio, j no solicitvamos que ela trouxesse seu tapete a cada sesso, pois ela j era capaz de manter a relao conosco sem aquele artifcio. PINTURA SOBRE PAPEL; Abstrair-se das realidades exteriores e voltar-se para as realidades interiores uma constante da condio humana (23), diz Carlos Cavalcanti. Pintar livremente atua de forma direta, tanto na organizao individual como sobre a organizao social. Ao pintar, o sujeito busca representar seu ideal, expressar a sua viso do mundo, das coisas e das pessoas, mesmo quando ele afirma que vai desenhar o que est objetivamente vendo na realidade exterior. Mas ao entrar em contato com os materiais dessa tcnica, ele perde o controle sobre suas pulses e pinta suas reaes emocionais com seu prprio mundo e com o mundo que o cerca. Pinta as coisas que o agradam e desagradam, sem se preocupar com a representao formal identificvel; sem levar em conta perspectiva e propores, j que estas existem em funo da mudana da percepo e do acmulo de conhecimento e, alm disso, ele no est preocupado em fazer um quadro de arte, mas sim em dizer o que pensa, como v e o que sente. Neste instante, a pintura passa a ter um carter determinista, j que ela dinmica e unificadora, promovendo por isso mesmo, uma diminuio do controle pela volio. A pintura promove, pelo contato com as cores, um enriquecimento das relaes afetivas, estimula o contato com o material, aquece a relao homem-trabalho. Como cada cor sugere um sentimento, a simples aplicao da mesma sobre o papel traz uma mensagem inteira da situao, interesse e conhecimento da vida e das coisas que o paciente tem naquele instante. E nesses termos no existe o certo e o errado, o completo e o incompleto. Exigir que o paciente crie alguma forma compreensvel se seu momento for o borro, torna a relao estril e a pintura intil. Alis, a preocupao em corrigir e ensinar ao paciente, intervir em sua pintura, tem sido a causa do esvaziamento dessa tcnica. J que esta conduta s faz inibir a capacidade criadora do paciente, aumentando-lhe as dificuldades, porque pode dar-lhe somente a sensao de que ele no capaz de criar sozinho. Permitindo-se que o paciente pinte livremente, ele de fato vai acumulando conhecimento (sem que isso signifique mera aprendizagem), que lhe possibilitar uma reforma nos seus conceitos. Isto se dar porque, ao pintar, ele rene vrios elementos isolados que formaro um novo todo.

Pintar funciona como instrumento de evocao e pela repetio do tema (maneira do paciente de assegurar seu domnio sobre ele) o paciente comea a usar a imaginao e a fora. E porque a cada passo o novo todo cria mais densidade, porque novas formas lhe so agregadas, o paciente comea a melhorar a qualidade de seu pensamento e sua capacidade crtica. medida em que isso ocorre, o paciente busca instintivamente um novo ritmo para a vida, uma nova forma as relaes, porque j experimentou, pelo desenho e pintura, um contato mais afetivo e eficaz na relao com suas coisas, sentimentos, lembranas, porque teve liberdade para explorar e experimentar, e liberdade para envolver-se, emocionalmente na criao (18). A postura da paciente nesta atividade ser abordada no captulo Material Pictrico, para facilitar a compreenso quanto do leitor quanto ao modus facendi da mesma. TEATRO: A importncia do teatro reside na oportunidade que se d ao paciente de viver o se, cujo segredo no reside nem na fora nem no temor de se ver obrigado a criar alguma coisa. Pelo contrrio, ele desperta a imaginao e tranqiliza os nimos, porque as situaes que ele prope so abertamente imaginarias. Por outro lado, conferir vida real a personagens imaginrios exige que o paciente tenha despertado em si uma forte atividade interior e real (13) porque toda ao tem que ser lgica, coerente, verossmil, e mesmo porque as situaes ou personagens no so to absurdamente imaginrios porque foram retirados do dia-a-dia de cada paciente. Para dar verossimilhana a situaes e personagens imaginrias, o paciente precisa buscar nas suas experincias introjetadas a imagem viva do seu modelo, no importando o grau de distoro da percepo, pois tambm isto se pode trabalhar no teatro, alm da imaginao, relaxamento, criatividade, etc. O se funciona como uma alavanca que nos ajuda a sair do mundo dos fatos, erguendo-nos ao reino da imaginao (13). Podemos inferir agora a vantagem e o perigo do teatro feito com pacientes psiquitricos gravemente enfermos. Se considerarmos a pobreza das experincias que uma longa hospitalizao pode deixar no sujeito, diminuindo-lhe a capacidade imaginativa, ento temos a a grande vantagem de apelar para o teatro enquanto maneira de aumentar, entre outras coisas, a imaginao. Se, por outro lado, lembrarmos que esta mesma carncia pode trazer consigo a necessidade de se apegar fortemente s situaes idealizadas, imaginadas, produzindo, por isso mesmo, um apego maior fantasia como nica soluo, ento temos a o grande perigo da mesma ao teatral. Volto a insistir em que toda ocupao tem, ao mesmo tempo, suas vantagens e desvantagens. Lembro-me de uma experincia por que passou uma de nossas clientes. Trabalhvamos em um grande hospital, cujos pacientes eram egressos do meio rural e, ao realizarmos festa junina, fizemos, como parte da mesma, um casamento na roa. Escolhemos como noiva uma paciente que nos parecia dcil e com alguma capacidade de acompanhar a situao teatral que o casamento era. Ela se saiu melhor do que espervamos. Aps a festa, ela teve uma forte crise de agitao. Gritava que queria dormir com seu marido, porque ela tinha se casado. Isso se deu noite e eu j no me encontrava no hospital, por isso foi preciso chamar o mdico

de planto. A crise foi to grande que no houve outra coisa seno sed-la. Soube-o pela enfermeira no dia seguinte. Como disse, saiu-se melhor do que eu esperava. De fato o erro foi meu. Eu sabia de sua epilepsia e no me lembrei de sua deficincia de inteligncia. Ela era capaz de repetir com acerto coisas simples, como qualquer oligofrnico treinado o . Isso lhe deu facilidade para decorar as falas e as aes, mas no lhe d condio para discernir entre uma ao teatral da qual participe e a realidade de sua vida. Esse fato nos deixou, entre outras coisas, uma lembrana muito precisa: preciso ter muito cuidado quando se vai fazer teatro com o paciente gravemente enfermo, especialmente na fase aguda de sua patologia. A distncia entre o real e o imaginrio to tnue quanto a distncia entre o normal e o doentio. tudo uma questo de volume e no de qualidade. Mas teatro no s isso. Outras vantagens, evidentemente com suas ameaas para o paciente, aparecem no teatro, quando lembramos que, muito antes da representao propriamente dita, uma srie de exerccios so aplicados como aquecimento , o que por si s se constitui em atividade teatral. Augusto Boal e Constantin Stanislavsky apresentam uma srie de exerccios voltados para o despertar da criatividade, memria, ateno, muitos com vistas postura do corpo, movimento, uso do espao, do tempo, do ritmo, e todos tm um grau maior ou menor de aproximao do paciente e, s vezes, de seu corpo. preciso lembrar que existem duas situaes diferentes, simultneas e concomitantes, na relao teraputica. Uma, a inteno do terapeuta. A segunda, a inteno e o uso que faz o paciente da oportunidade que possamos oferecer-lhe. De fato, o perigo pode estar no jogo teatral, propriamente dito. Em 200 jogos e exerccios, de Boal, temos um exemplo muito claro disso, quando, no exerccio Estmulo s partes adormecidas de cada um, ele nos relata a preocupao com que certo ator ficou ao fazer o papel de um torturador. O ator tinha percebido que durante o exerccio sentiu prazer real em torturar (14), e isso o angustiava. Se transferirmos essa situao para uma situao onde o ator o paciente psiquitrico, temos claro que o Terapeuta Ocupacional precisa estar muito cnscio de suas possibilidades e das possibilidades do paciente, objetivo da ao, durao e condies do tratamento. Isto alm de saber o que o exerccio, como fato, pode induzir o paciente a viver. Das ocupaes passveis de serem usadas em Terapia Ocupacional, talvez o teatro seja a que melhor treinamento exija do Terapeuta e mais ateno ao indic-la. No SER.TO o teatro usado como instrumento de integrao e enriquecimento. Uma srie de atividades, que vo desde a confeco de mscaras at a representao de um texto escrito pelo grupo, so usadas. O TEATRO COMO OCUPAO: O teatro como instrumento de terapia ocupacional e de integrao realmente muito enriquecedor. Em nosso servio usamos uma srie de atividades teatrais, que vo desde a confeco de mscaras, at a apresentao de textos escritos pelo grupo, passando, claro, por todas as etapas que esta atividade envolve: cenrios, trabalho de corpo, exerccio de voz, carpintaria, costura, pintura, etc.

A proposta para o trabalho surge como uma atividade em que devem participar todos os elementos do grupo, no se pretendendo com isso trabalhar a dinmica do grupo, mas centrar na prpria atividade a funo dinmica e integradora que ela promove. Posto isso, como que se passa uma ao de teatroterapia, dentro da terapia ocupacional? O terapeuta prope um tema que ser o motor para o texto a ser elaborado e modificado pelo grupo. A funo do terapeuta, nessa situao, , alm de detectar as necessidades que justifiquem o tema proposto, tambm de integrar, coordenar e dirigir os esforos do grupo para que o texto tenha roteiro compreensvel, lgico e uma unidade dramtica. Ademais, cabe ao terapeuta ocupacional observar se as solues propostas so verossimilhantes, adequadas e reais. Aps e/ou paralelamente elaborao do texto, tem incio a escolha da troupe, a distribuio dos papis, contra-regras, cengrafos, etc., de acordo com a habilidade, necessidade e interesse de cada um. Nem sempre o grupo que escreve seus textos; valemo-nos tambm de textos pr-escritos, na forma de leitura dramtica ou jogral, quando pretendemos uma atividade menos ameaadora, mais integradora ou quando o grupo no consegue produzir seus prprios textos ou mesmo como preparao para atividade mais criativa e livre. Nesse caso, o texto pr-escrito funciona como exerccio de experimentao. Segundo nossa experincia, alm de quanto acima exposto com relao ao texto pr-escrito, preferimos que a situao de estar-em-grupo de atividade teatral seja explorada de tal forma que induza e condense os estados emocionais. Uma vez obtido o texto, passamos fase de ensaios que, na verdade, uma continuao do processo de elaborao. Usamos para este fim todo o espao de que dispomos, todo o material, pessoal tcnico e clientes para que a situao contida no texto tome realmente forma teatral. Nesta etapa usamos tcnicas de facilitao como mmica, jogral, mscaras, fantoches, dana, etc. E utilizamos todo espao disponvel, reas cobertas e a cu aberto e aproveitamos tambm a estrutura normal da casa onde funcionava o SER.TO (cozinha, sala de estar, varanda, etc.) como cenrios reais onde recriamos a situao original em problemtica surgiu. Quanto atuao nesse cenrio, sempre estimulamos o cliente no sentido de que ele o modifique e transforme conforme o que vai experimentar. Quando pretendemos fazer um espetculo teatral, podemos aproveitar ou mesmo improvisar um palco; neste caso, devido situao de espetculos e palco, os cenrios so criados, montados, pintados e construdos.

Durante toda a atividade desenvolvida a anlise, a reflexo do comportamento, a veracidade das situaes, aplicabilidade e realidade das solues. Desta forma o trabalho todo s termina quando todos esto de acordo em que o desenlace proposto o definitivo. preciso permitir que o grupo decida qual o desenlace, e dar a ele o tempo necessrio para atingi-lo. Finalmente, temos um produto que teve seu incio com a proposta de terapeuta, seu meio com o desenvolvimento da proposta e seu fim com o desenlace definitivo proposto pelo grupo. Isso feito, podemos parar a ao, com relao a este tema, ou, ento, apresent-lo em forma de espetculo, se o grupo assim o desejar. De toda maneira, o cliente vivenciou uma situao que foi teraputica enquanto oportunidade de recriar e reformular pela imitao da vida (conceituao clssica de teatro) a realidade implcita na proposta do terapeuta, mas vivida e modificada por ele. Visto isso, passaremos a descrever as atividades desenvolvidas, desde o momento da proposta feita pelo terapeuta, at o desenlace final proposto pelo grupo. MMICA: Usamos a mmica, durante os ensaios, na forma de pequenos jogos; por exemplo o jogo da esttua ou a representao de animais, objetos, etc., quando queremos colocar o acento expressivo no corpo, ou ento quando procuramos o equilbrio entre a linguagem verbal e a gestual. Temos observado, em muitos pacientes, uma inadequao muito grande nesse sentido. A mmica alm de profundamente catrtica e expressiva, tambm rica como instrumento reeducador e recreativo. Ela , por si s, uma atividade dotada de princpio, meio e fim. JOGRAL: O jogral feito a partir de textos previamente escritos, escolhidos pelo grupo ou indicados pelo terapeuta, que, neste caso, os submete aprovao do grupo. O jogral uma leitura rtmica e dramtica que empregamos quando queremos fazer exerccios de voz, ou quando queremos modificar ou reforar a idia do autor. O jogral, assim como a mmica, uma atividade teatral completa em si, sendo tambm bastante agregador e estimulante. MSCARAS E FANTOCHES: Mscaras e Fantoches so atividades muito ricas, porque implicam em vrias outras atividades intermedirias, a saber: projeto, corte, recorte, colagem, costura, pintura, modelagem, tudo isso como meio para que o plano se torne factual. Usamos esses instrumentos quando existe dificuldade na representao de uma personagem na medida em que isso ameace o cliente, principalmente no caso de clientes regredidos. A proteo contida na mscara e nos fantoches est em que a identificao do indivduo com o personagem no direta, por ter como catalisador a mscara ou o fantoche. Quando o indivduo tira sua mscara (lato sensu) ele deixa nela a personagem que projetou. DANA: Usamos a dana sempre no incio das sesses, com o objetivo de produzir relaxamento, descontrao no grupo e, principalmente, maior integrao inicial entre os elementos, buscando com isso uma facilitao para o trabalho proposto. Assim, a dana livre, normalmente com msicas populares e folclricas. A conduo do grupo pelo terapeuta se faz de maneira muito simples, sem intervenes, participando ele tambm da atividade.

Citamos e descrevemos de maneira sinttica algumas das aes teatrais usadas em sesses de teatroterapia. Cabe ainda lembrar que cada sesso diferente da outra e que as aes usadas em uma podem ou no ser repetidas na outra. Isso se d conforme a evoluo alcanada pelo grupo no trabalho teatral. Alm disso, as atividades que estamos descrevendo so completas em si mesmas. Podem como qualquer outra atividade teraputica. No tem, necessariamente, de ser utilizadas como meio para atingir uma finalidade geral como a confeco de uma pea teatral escrita pelo grupo. Isto , no tm que resultar necessariamente na realizao de uma pea ou texto. E, claro, podem tambm ser usadas individualmente, segundo a convenincia da situao, disponibilidade de pessoal, materiais, capacidade do terapeuta em teatro, etc. (29) Apesar de todos os cuidados que o teatro exige, no se pode reduzir o espao ocupacional pela sua retirada do arsenal teraputico. Porque a atividade humana ultrapassa o mero ato de fazer e evolui, numa segunda etapa, para o pensar e comunicar verbal e corporalmente o seu ser-eestar no mundo. De todas as atividades, esta a que contm maior ndice de comunicao verbal e no verbal, funcionando, ainda, como excelente instrumento de correo quando houver uma grande defasagem entre o gesto e a inteno, entre o fundo e a forma. Os jogos teatrais, no caso de MS, tinham por objetivo aproximar-nos dela de um jeito brincalho, menos ameaador, mais mmico, prximo de seu estado regressivo. Procurei, com essas tcnicas, suprir MS de condies de reorganizar-se a partir da projeo e concretizao de seus sentimentos, pensamentos, experincias e necessidades. Minha preocupao maior era a de que ela tivesse oportunidades, no s de projetar-se, mas de, simultaneamente, ver alguma coisa concreta, palpvel, desta projeo. Porque acredito que, se lhe fosse permitido s a catarse, sem uma concomitante introjeo de coisas concretas e visivelmente boas, ela, a cada momento, apenas se esvaziaria mais, agravando seu quadro. Em grupos de verbalizao, as ocupaes so instrumento de resistncia e, como tal, devem ser evitadas. Mas em um grupo que deliberadamente se organiza para se tratar pelo trabalho, as ocupaes no podem nunca ser antecedidas pela fala. A verbalizao, nos grupos ocupacionais, se d como uma conseqncia do prprio trabalho. Para Foulkes e Anthony, nos grupos de verbalizao o agente teraputico essencial se localiza na ativa participao dentro do mbito coletivo (1). Mas, com grupos gravemente enfermos, cujos elementos j podem ter graves defeitos, como no caso de MS, a ocupao no s precede a fala como a forma mais ativa que tem o cliente para estar em grupo. A essncia de um grupo de terapia ocupacional a prpria ocupao. Porque o grupo se baseia na comunicao no verbal, o trabalho constitui o agente de mudanas.

Outra funo de grande importncia da ocupao ser o elemento de coeso dos elementos do grupo e de sedao das angstias quando isto no ocorre. Desta forma, a ocupao impede que o grupo se organize radialmente em torno terapeuta, numa relao de dependncia, e busque no trabalho o elemento de coeso, e em seu prprio potencial ocupacional criativo a soluo da angstia. O material passa a ser o objeto das agresses ou carinhos do cliente, numa poca em que a projeo do amor ou do dio sobre seu verdadeiro objeto, s produziria um mento da angstia. O contato com o material, com o objetivo expresso de com ele fazer alguma coisa, torna a expresso dos sentimentos menos perigosa, mais vivel, portanto, quando ento a experincia dos sentimentos no oferece o perigo enorme da perda definitiva. Outra funo da ocupao a de servir de ponte entre os elementos do grupo, porque lhes d um instrumento comum a todos e, por isso, o sentimento de identidade grupal facilita o aparecimento do sentimento de pertinncia que, por sua vez, impede ou corrige a falta de coeso. Em grupos gravemente enfermos, a ocupao tem que ser, necessariamente, o instrumento, a essncia. Mas, da mesma forma que a fala pode ser usada apenas para conversar, a ocupao tambm pode ser usada para impedir a aproximao. A correo e o impedimento disto so dependentes diretos do conhecimento que o terapeuta ocupacional possa ter do trabalho, do material, da ferramenta, da dinmica das relaes interpessoais e, evidentemente, da dinmica da relao de transformao do material. Alm desses conhecimentos, sensibilidade do terapeuta ocupacional para detectar situaes novas, conflitantes ou no, lderes emergentes, etc., facilita a indicao da ocupao exata. O atraso na indicao da ocupao, a demora ou inadequao de sua mudana, a sua indicao abusiva, tornam o trabalho instrumento de barreira e no mais de expresso profunda e de reabilitao do homem. Na tentativa de alcanar o cliente, o profissional pode, a qualquer preo, buscar contato com ele. E, caso no consiga, poder sentir-se culpado, incapaz, sem lembrar-se de que o prprio paciente pode no estar querendo contato. E, nesta busca do paciente, o terapeuta pode darlhe tudo que estiver ao seu alcance. Esta conduta pode conferir ao Terapeuta Ocupacional o papel de fonte inesgotvel de amor, bondade, pacincia, habilidades e, com isso, s reforar a figura idealizada de si mesmo, que ele e o paciente possam ter feito. Desta forma, tal conduta impede que o paciente desvende a figura do profissional, trazendo-o para um plano mais concreto, mais humano, mais real, e ele prprio ascenda a um plano mais maduro. Penso ainda que a indicao abusiva de ocupaes pode muito bem significar um enorme mecanismo de defesa dos sentimentos de culpa e/ou de fracasso que o Terapeuta Ocupacional pode ter, caso ele sinta que no alcanou o paciente. A indicao oportuna da ocupao uma dependncia direta da clareza com que o terapeuta se percebe e ao seu paciente, assim como a relao dos dois e dos objetivos da mesma.

O TRABALHO INDIVIDUAL, GRUPAL E A CARGA HORRIA

A paciente vinha clnica trs vezes por semana, para atividades individuais de 1 (uma) hora cada, quando, ento, trabalhava com atividades orientadas em couro e pintura livre. Seu aspecto era to grosseiro e frgil, que no tnhamos nenhum grupo onde pudssemos colocla. Alm disso, seu ego estava muitssimo fragmentado e sem nenhuma capacidade de elaborar suas tendncias destrutivas, nem de suportar nenhuma agresso que o grupo pudesse exercer sobre ela. Procuramos, ento, trabalhar inicialmente a partir do reforo das relaes transferenciais positivas, at que pudssemos senti-la mais capaz para qualquer elaborao, ainda que no houvesse verbalizao quanto ao elaborado. Alis, nossa inteno no era tanto esperar o aparecimento da capacidade elaborativa para indicarmos o grupo. Queramos apenas agregar de forma mais rpida seu ego, para torn-lo capaz de suportar a angstia que o desconhecido, no caso o grupo, desperta. Preferimos centrar a ao teraputica em ns prprios, como modelo de ideal. Foi quando percebi que ela podia suportar que lhe tirassem algo sem que isso lhe produzisse maiores danos. E que, em relao ao grupo, este tambm no se sentiria to ameaado ou roubado pela sua entrada. Ameaado porque o aspecto de MS era o caricato da louca, e roubado porque novos elementos em grupo j formado exigem sempre nova diviso de papis e ligaes, s vezes to dificilmente conseguidos em grupos gravemente enfermos; ento, introduzi-a em um grupo, da seguinte forma: como as dificuldades acima referidas foram sendo superadas e o aspecto da paciente foi melhorando, aps trs ou quatro meses de terapia individual, comeamos a sentir a necessidade e a possibilidade de coloc-la no grupo. Ento, solicitamos que ela chegasse mais cedo clnica, para ver e ser vista pelos elementos que, quela hora, terminavam uma sesso grupal, junto dos quais pretendamos coloc-la. Apesar de alguns autores no concordarem em dar informaes prvias sobre o grupo, ou mesmo atender individualmente pacientes destinados terapia grupal, porque isso sedaria as angstias e poderia promover um aumento de resistncia, pessoalmente preferi correr o risco em busca de um alvio imediato para a angstia brutal em que ela vivia. Durante esse tempo, eu respondia a toda e qualquer pergunta que ambas as partes dirigiam a mim quanto a si mesmas. Logo depois, inverti o processo, comecei a formar um grupo em torno dela, da seguinte maneira: aproveitei que uma cliente queria aprender a tocar acordeo e solicitei que a musicoterapeuta a atendesse aps o horrio, enquanto que, na sala ao lado, eu assistia MS. O som do instrumento atraa sua ateno e ela gostava. Desde a segunda sesso, a presena da musicoterapeuta se fez necessria como forma de sedar o terrvel medo que a paciente sentia por mim e de estar sozinha comigo na oficina. Este medo era tamanho, que impediria a continuidade da terapia, caso no fosse sanado de imediato. Nestas sesses enquanto trabalhvamos com couro, cantvamos msicas em francs e folclricas brasileiras. Pouco a pouco, o medo foi diminuindo, a paciente j no procurava tanto pela sua acompanhante. J

aceitava ficar sozinha comigo e at com a porta da oficina fechada; ento, pude introduzir um novo elemento na relao: a garota que estudava acordeo. MS

ATIVIDADES

OUTRA PACIENTE

MUSICOT.

TERAPEUTA OCUP.

Esta situao continuou por pouco tempo, porque logo depois MS nos pergunta: Doutor, quando vou ter essa ruma de amigos?, ao ver o grupo saindo de uma das oficinas. A partir desse pedido, ela foi sendo introduzida nesse grupo de forma gradual. Participava, s sextas-feiras, algum tempo o canto coral e algum tempo de atividade individual comigo. E isto sempre por sua solicitao. Quando ela comeou a dar mostras de que preferia o grupo atividade individual, encaminhei-a sesso de teatroterapia, tambm uma vez por semana. Fui, desta forma, ampliando seu espao de relaes, medida que ela solicitava mais contato. Quando ela e o grupo j eram capazes de darem ou tirarem algo de si e para si, dela e para ela de forma pouco danosa, suspendemos a relao individual e ela continuou freqentando apenas as sesses grupais. O que se dava tambm 3 (trs) vezes por semana, mas com uma carga horria por sesso de 2 (duas) horas. Agora a pirmide toma o aspecto que lhe prprio quando quero esquematizar a relao grupal de terapia ocupacional. GRUPO

FERRAMENTAS

MATERIAIS

TERAPEUTA OCUP.

OBJETOS

Acredito que o artifcio que usei para introduzi-la no grupo foi positivo e garantiu, de certa forma, a continuidade do tratamento. Acredito ainda que, se eu a tivesse colocado de imediato em um grupo, o mnimo que aconteceria que ambas as partes no se tolerassem, pois as pessoas rejeitam nas outras aquele resto que no aceitam em si mesmas. Ento, ou a cliente interromperia a terapia, ou o grupo se desfaria e no havia nenhum interesse de que isso ocorresse. Acredito que atividades grupais precocemente indicadas podem ser to danosas quanto o cio a que MS fora submetida durante sua internao. A entrada ou sada de elementos de um grupo obedece a determinadas motivaes do prprio grupo. Da mesma forma que o sujeito pode procurar um grupo que lhe satisfaa as necessidades, pode querer abandon-lo porque se sente frustrado em seus intentos, ou porque ele e o grupo no se harmonizam. Da mesma forma, o grupo pode excluir um dos elementos. Nisto reside um dos perigos do grupo, e eu no queria expor MS a mais uma situao onde pudesse ser rejeitada. Se, por um lado, o homem um ser gregrio, por outro, h momentos em que o mundo social to ameaador que a loucura, como oportunidade de isolar-se, de fato o melhor modus vivendi. Alm destas razes, este grupo e seus participantes eram especiais, todos tinham algum comprometimento mais ou menos grave na rea afetiva, do humor, da percepo do mundo e de si mesmos. No contato com MS, nunca nada foi interpretado para ela, o mximo que fazamos era refletir seu sentimento e s vezes repetir o que ela nos dizia. Por outro lado, no aceitvamos seu comportamento bizarro e destrutivo. Procurvamos prov-la de atividades onde ela pudesse no s manifestar isto, bem como corrigi-lo pela experimentao de uma nova conduta. Acreditamos que nosso trabalho com ela dispensava realmente intervenes verbais, devido ao fato de seu estado de demolio ser to grave, que precisvamos reorganiz-la como quem d a uma criana a oportunidade de se organizar. Centrar o tratamento na relao de transformao de materiais sem nenhuma interveno verbal, garantia a MS o direito de se guardar, equivalia a conferir-lhe intimidade bastante no seu espao pessoal, garantia a existncia desse espao. Quer nos parecer que ela tenha sido muitssimo agredida quanto a este aspecto, durante sua hospitalizao. Ento prov-la desta intimidade com suas coisas, sem a ameaa da descodificao, pode lev-la a experimentar a busca do outro, e o escape do isolamento de forma mais natural e espontnea. Esta permissividade e esta no intromisso, neste caso to necessrios, foram a garantia da rapidez do processo de terapia de MS. Todo o seu tratamento teve a seguinte carga horria. ATIVIDADES INDIVIDUAIS: De maio a agosto de 1977 3 vezes por semana - sesses de 1 (uma) hora

Horas contratadas - 46 horas Participou - 44 horas Faltou a - 2 horas ATIVIDADES GRUPAIS De setembro de 1977 a julho de 1978 Horas contratadas - 150 horas Participou - 134 horas Faltou a - 16 horas CARGA HORRIA TOTAL: Contratadas - 196 horas Participou - 178 horas Faltou a - 18 horas uma carga horria pequena e nunca os estmulos sensitivos, tteis, coloridos e sonoros foram to empregados como o foram com ela. E foram eles que a salvaram, tenho absoluta convico disso. Era preciso permitir a MS experimentar um novo desejo de viver, era dispensvel falar-lhe disto. A Terapia Ocupacional , de fato, o mtodo que garante esta rapidez, porque tudo que comunicado, acontece de forma simultnea e concomitante em dois nveis, s vezes antagnicos, outras vezes reforadores de si mesmos; e ainda, de outra forma, como arquivo concreto, plstico, de um sentimento, desejo ou fantasia que se pretende comunicar mas no se quer elaborar no momento. Tivemos oportunidade de viver a seguinte experincia: um de nossos pacientes, enquanto nos falava o quanto era livre de preconceitos e medo, modelava um tatu. Enquanto, a nosso pedido, ele nos falava do tatu, ia trabalhando e no final tinha modelado um pssaro de asas abertas. Desta forma, ficou muito natural para o paciente ver o quanto ele se idealizava. Pde ver com facilidade, com o mnimo de conduo verbal (o que um tatu para voc?), a diferena entre o real e o ideal, ou se preferirem, entre a depresso a mania. No importa que interpretao se possa dar para o pssaro e o tatu, O importante que a diferena entre eles vivida de forma, poderamos dizer, visceral, pelo paciente. E viscerais so todas as experincias vividas pelo paciente em qualquer atividade, porque o trabalho , voltamos a insistir, uma atividade eminentemente humana, agregadora, corretora, reforadora e absolutamente natural.

EVOLUO

14-04-77 - Ouvindo vozes, com medo de mim. No permitiu que eu fechasse a porta da oficina. Pintou a moa mais bonita da cidade (Quadro 1). A cada momento, chamava sua acompanhante.

15-04-77 - No incio da sesso, muito excitada, medrosa. Acompanhando a atividade com couro, cantvamos com ela. Afinada, bom senso rtmico. Saiu da sesso mais calma. 29-04-77 - Junto da atividade com couro, fizemos canto livre com acordeo. No se preocupou tanto se a acompanhante estava presente ou no. 03-05-77 - Entrevista com a tutora: Paciente melhorando, mais independente, aceita vir ao SER.TO com espontaneidade, mais vaidosa, at dormindo sem medicao. Sua higiene sempre melhorando - sabe a hora de se lavar e como faz-lo. Olha-se no espelho coisa que no fazia h muito tempo. 06-05-77 - Chegou elegantemente vestida. Aceitou permanecer na oficina sozinha comigo. Descontrada, ideia - movimentos dspares. 13-05-77 - Aceitou ter outras pessoas na oficina. Pediu msicas novas e dana. 01-06-77 - Entrevista com a tutora: Est melhorando consideravelmente, estou maravilhada, no esperava realmente tanta melhora. J d alguma ajuda em casa, mas pouca. Ainda reivindicante. Os irmos no assumiram completamente o pagamento do tratamento: eles acham que eu estou exagerando quando falo de sua melhora, mas porque no esto convivendo com ela. 04-06-77 - Desenha o cinema - um casal na tela e uma plateia. 08-06-77 - Podemos pensar em pass-la para o grupo. Tranqila, mantm os solilquios, grave defeito. Autismo. 20-06-77 - Desenha um quadro de famlia pobre (o homem em trabalho). A paciente mostrase interessada em trabalhar com o grupo. Doutor, quando vou ter essa ruma de amigos, como essas mocinhas a?. 22-06-77 - Desenhou Iracema (Quadro II). J no ouve tantas vozes, nem mussita durante o trabalho. 01-07-77 - Continua em atividade individual comigo. Chegando mais cedo para ir conhecendo e sendo conhecida pelo grupo, para ir se adaptando a ele. Hoje mussitando um pouco, perguntei sobre o que e com quem falava: Estou pensando em voltar para a Faculdade o ano que vem. 15 a 25-7-77 - Recessos -11 dias corridos. 29-07-77 - Mais atenta, mantm ritmo e afinao adequados. Vaidosa. Mais socivel. 06-08-77 - Mais afetiva na sesso. Sugere especificamente msicas que quer cantar. Vamos fazer uma tentativa de coloc-la no grupo da tarde. 07-08-77 - Faz comparao entre o hospital onde esteve internada e o SER.TO: L s tomar remdio e ler revista e dormir o dia inteiro. Havia uma aula de costura para elas . E aqui? Aqui mais alegre, as aulas so para o raciocnio. E l s tomar remdio e fazer provas s 8, 14 e 20 horas. Perguntei sobre a futura participao no grupo e ela disse: Mais alegre com os rapazes todos juntos. 13-08-77 - No grupo de musicoterapia. Houve aceitao por parte do grupo, sem festas, mas sem ignor-la. 16-08-77 - Atividade de mmica, higiene corporal feita pela manh. Cabelos pintados, aspecto melhor. Tenta comunicar-se com o grupo, que ainda est resistente a ela. Recado da tutora: O que quero lhe falar que desta vez ela no pediu mesmo o Modess, mas pediu o papel ou algodo para usar. E eu aproveitei ento e lhe expliquei como usar o Modess. Assim, ela o usou.

22-08-77 - Desenha busto de mulher - outra representao de Iracema (Quadro III). Seu aspecto fsico outro. Cabelos pintados, mais gordinha e mais remoada. No trabalho tem se mostrado mais independente, e se insisto em ajud-la, irrita-se comigo. Entrevista com a tutora: s vezes agressiva com a acompanhante, tem estado rebelde. Desde criana ela tem um gnio terrvel, mandona, e de uma certa forma impunha medo famlia. 28-08-77 - Entrevista com a tutora: Tem ajudado em casa, alegre, e s vezes se dispe a fazer os chamados trabalhos menores. Os irmos continuam abandonando-a. Eles nem percebem o abandono em que a colocaram. Mas ela est to mudada que acho um milagre. 29-08-77 - No grupo de artesanato e pintura. Tem sido aceita pelo grupo e aceita a todos. Alegre. Viva. Seu desenho criativo, nunca se repete e j est flagrante sua organizao tema-espao. Desenha a Arca de No e O que acha do ano 2.000 (salvao). 23-09-77 - Todo este ms s no grupo. Tudo tranqilo. Introjetou a casa e o grupo como elementos bons. 24-09-77 - Muito limpa, asseada, vaidosa, aspecto mais sadio. V a clnica como escola, gosta de vir e diz que bom porque tem muitos amigos. 05-10-77 - Entrevista com a tutora: Em casa to bem como nunca esteve. J discute e se defende a nvel normal, guardados os limites. Com relao participao no grupo: Isto mudou tudo em casa. J no se deita tanto, ajuda os sobrinhos, j no d tanto trabalho, quer aprender coisas. 23-11-77 - Iniciando atividades na cozinha, demonstrou aparentemente muita resistncia. 07-12-77 - Sua participao hoje me pareceu mais espontnea. Chegou at a criticar o trabalho que vinha fazendo. 09-12-77 - Paciente mais independente no trabalho. Discreta, calma nos contatos. Quando da uma resposta discrepante, o grupo goza-a, porm ela continua a atividade. 12-12-77 - Desenha com lpis preto e pinta O professor com seus alunos - a escola. 14-12-77 - Participao mais espontnea, fazendo perguntas e objees. Continua dizendo que no gosta de cozinha. 21-12-77 a 09-01-78 - Recesso - 20 dias. 11-01-78 - Hoje ela esteve mais presente. Acompanhou de perto a elaborao do programa de atividades para este ano. Suas opinies me pareceram mais coerentes com o assunto que se discutia. Distribuiu doces entre os amigos. 20-01-78 - Pinta rosto de mulher (Quadro IV). 23-01-78 - Desenha e colore A primavera (amor). 25-01-78 - Aparentemente, aceita a atividade (cozinhar), com um comportamento mais cooperativo, atende s solicitaes e aceita sugestes. 15-02-78 - Mais falante durante a sesso. Mostra-se mais cooperativa e ativa. Participava da pintura e do artesanato antes de ir para a cozinha. Alegre. 27-02-78 - Conheci a me de MS hoje. Ficar em Belo Horizonte algum tempo. MS pinta a srie (Quadro V). 01-03-78 - Mostra-se interessada em aprender a fazer almofadas. Fcil aprendizagem, ritmo rpido, produtividade boa. Sempre pergunta se est certo.

23-03-78 - Paciente mais independente. J no pergunta tanto se est certo. 12-04-73 - Trabalhando com mquina de costura. Aprendeu rpido. 10-05-78 - Hoje ela me pareceu com os ps na terra. Sua conversa s se referia ao que estava fazendo. Boa participao verbal, conseguia acompanhar o que era dito pelo grupo. 17-05-78 - Mais habilidosa na cozinha, seus modos me pareceram mais femininos. Aceitou todas as atividades de cozinha que lhe foram propostas. 24-05-78 - Chegou bastante atrasada. Mas me pareceu disponvel para as atividades. 31-05-78 - Mais disponvel para fazer contatos. Deu sugestes, teve uma participao mais ativa. Fez perguntas. 14-06-78 - Suas contribuies para as atividades tm sido mais significativas. 21-06-78 - Ensaio geral para a festa junina, a qual compareceu. 02-07-78 - No compareceu. 04-07-78 - No compareceu. 16-07-78 - No compareceu.

MATERIAL PICTRIO

A pintura foi a atividade na qual MS mais se empenhou. E o fazia de forma calma, longa e relaxadamente. s vezes ela desenhava com lpis, depois coloria ou pintava, outras vezes pintava direto sobre o papel. No fazamos nenhuma interveno, porque acreditamos ser extremamente difcil traduzir em palavras os sentimentos expressos de forma plstica. Embora os crticos gostem de desempenhar-se dessa tarefa, os prprios artistas parecem estar menos interessados pelo significado da arte que produzem (I8); alm dessa razo, as palavras perderam para MS o significado habitual. Procurvamos tambm no impor paciente nossa dimenso simblica pessoal. Aqui, repetimos Goethe, citado por Herbert Read Falamos demais; deveramos falar menos e desenhar mais. Ao desenhar a alma reconta parte de seu ser essencial, e so precisamente os segredos mais profundos da criao, os que se apoiam basicamente no desenho e na escultura, que a alma assim revela (20). A paciente usava quanto material estivesse sua frente. Esses quadros pintados com guache, desenhados com lpis de cor, canetas hidrocor, etc., falam, com seu colorido e forma, da cor e da vida readquiridos por ela de uma maneira to eloqente, que justificaram e animaram-me a escrever este livro. Muitos de seus quadros tm apenas datas, outros s sua assinatura ( qual ela passou a apor o ttulo de doutora), apesar de sempre solicitarmos a ela que, ao final da sesso, colocasse o seu nome, data e ordem em que foram pintados. Mas nem sempre isto ocorria.

Procurei selecionar apenas os quadros completamente identificados por ela ou por mim, e abandonei os outros para no cair no risco de forjar uma seqncia artificial e falsa de sua evoluo. Procurei, tambm, por medida de economia, selecionar aqueles absolutamente significativos. O texto que acompanha cada desenho uma interpretao livre de minha parte. Procurei deixar as palavras flurem na busca - muito difcil por sinal - de uma descrio, to espontnea quanto possvel, dos sentimentos que cada pintura me sugeria. Sei que dessa forma eu observo muito mais minhas particularidades subjetivas, mas procurei colocar-me frente a cada quadro de MS, como um especialista que conhece o histrico, o material, a tcnica empregada, assim como o momento da paciente. Dessa forma, procurei no apenas observar o belo, mas fazer uma reflexo sobre o todo, j que toda obra suscita e desperta sentimentos no outro e, mesmo porque no trabalho o homem exterioriza-se, desdobra-se, oferece-se contemplao prpria e alheia (28). medida em que achei indispensvel, acresci minha fala conceitos do teste Pirmides Coloridas de Pfister. Mas, por mais que eu tente, nenhuma palavra ser to eloquente quanto os quadros de MS. O material usado para pinturas e desenhos era sempre papel Chamex 100 formato 220 x 330, tinta guache Hering, lpis de cor Fritz Johansen, ref. 1724-P. Isto no impedia que ela usasse, quando assim o desejasse, outro material tal como caneta hidrocor, outro tipo de papel em outro formato. Assim que se ela via pedaos de cartolina sobre a mesa, desenhava sobre eles, parecia-nos que este era o papel que ela mais gostava, mas como nunca verbalizou sua preferncia, no mudamos o material. Acredito que a mdio prazo ela acabaria por mudar de papel, caso o indicado no a satisfizesse de fato. Dividi suas pinturas em dois conjuntos, a saber: a figura humana e outros temas; o cinema, o homem em trabalho, a salvao, o futuro, a clnica, o amor. A fim de tornar possvel a reproduo grfica dos desenhos de MS, vimo-nos obrigados a decalcar os quadros de nmeros II, III, partes do V, partes do VII e partes do IX, devido ao fato deles terem sido feitos de forma muito tnue.

A FIGURA HUMANA QUADRO 1 - 14/ABRIL/77

Pintado na primeira sesso de Terapia Ocupacional. Sesso individual. A paciente pinta uma figura humana que composta s de cabea, da qual, guisa de braos, saem lgrimas. A limitao a estes elementos apenas e tal como est organizada prpria de estados regressivos profundos, e denota uma dificuldade com o corpo, mostra uma tendncia intelectualizao e dificuldades no plano afetivo. um quadro monocromtico, est pintado em preto, apesar de sua frente terem sido colocados vrios vidros, com vrias cores e tons. Aqui, a cor escolhida sintomtica de perturbao na esfera emocional (12), negao dos estmulos cromticos colocados sua disposio, sombreamento, fechamento (12). As lgrimas-braos que caem, denotam, pelo seu volume e densidade, a quantidade de coisas negras dentro de si. Nuvens negras sobre sua cabea mostram preocupaes sombrias. O tamanho dos olhos denota teor paranide. Vigilncia sobre os outros, dificultando sua entrega. Na sesso seguinte, recebemos da tutora o seguinte recado: . . . que MS teve uma crise de choro. . . E hoje, antes de ir, custou a acalmar-se... A este quadro, ela deu o nome de A moa mais bonita desta cidade.

Foi pintado com a porta da oficina aberta; nesta sesso, MS chamava a cada instante sua acompanhante, temia ser abandonada por ela. Chorava, queria ir embora, foi com muito custo que consegui levar a sesso at o fim, mesmo assim s o consegui depois que chamei sua acompanhante para ficar conosco na sala. Esta senhora era tambm egressa de um hospital psiquitrico e MS tomava-a por cunhada de sua irm. Mais tarde, quando soube qual era a ligao real desta pessoa com a famlia, passou a ter um relacionamento muito difcil com a mesma. Algum tempo depois, esta ligao foi interrompida e MS passou a ser levada ao SER.TO por seus sobrinhos. QUADRO II - 22/JUNHO/77

Pintado 2 meses aps o incio da Terapia Ocupacional. MS fez com lpis preto (grafite) uma figura humana completa. A figura esta desenhada com traos leves, tem dedos pontiagudos, transparente. Esta figura significativa ainda quanto a seu estado de regresso e fragilidade. Mas o aparecimento do corpo inteiro denota maior contato com o ambiente, ainda que com defesas; permanecem os grandes olhos e o conjunto sugere uma figura com raiva. A esta figura completa e inteligvel, indicativa de maior organizao interior, a paciente deu o nome de IRACEMA. Entendo esse trabalho como sendo a busca da identificao com a figura feminina idealizada - Iracema a personagem do romance de Jos de Alencar - a virgem dos lbios de mel. Penso que este quadro pode ser visto como um projeto para o vir-a-ser.

QUADRO III - 22/agosto/77

Desenhado 4 meses aps o inicio da Terapia Ocupacional. A paciente desenha com lpis preto (grafite) o busto de uma mulher e colore a blusa, lbios, mas do rosto e a fita no cabelo de vermelho. Esta cor, isoladamente, pode ser significativa de estados afetivos indiferenciados (12); MS aplica a cor de forma tnue, o que denota, neste caso, o aparecimento da afetividade, timidamente, mas que j se esboa. Os braos parecem abraar, mas abraam o vazio. O que denota falta de objeto externo, embora o ego j se mostre mais integrado. Ainda podemos ver, apesar das melhoras, aspectos paranides e defensivos dos contatos, tanto pelos grandes olhos, quanto pelos dedos pontiagudos. Neste quadro, a hemiface esquerda sugere uma expresso de depresso e a direita um olhar mais franco. O conjunto perde a expresso de raiva e passa a sugerir alguma calma e discreta depresso. A timidez se observa na leveza de seu trao e a vaidade, no lao de fita na cabea. A tenuidade do vermelho e a leveza do trao podem tambm estar ligados a um rebaixamento grave da agressividade vital de MS.

QUADRO IV - 20/janeiro/78

Pintado 9 meses aps o incio da Terapia Ocupacional. A paciente pinta com guache em tons vermelho, rosa salmo, amarelo-ouro e reserva o preto para o contorno dos olhos, uma linda figura feminina que traz sobre sua cabea um chapu de palha e no rosto uma expresso coquete. Pintura esteticamente bela, mostrando narcisismo; a pessoa que se sente amada, desejada e que comea a amar e desejar. Figura muito integrada, significativa da integrao interior vivida pela paciente. Neste quadro, ela mantm os grandes olhos, mas os tem fechados. J no se observam os aspectos paranides, mas podemos ver discreta depresso. Neste quadro, o amarelo, cabelos que ladeiam o rosto em vermelho, se contrape segunda cor, como que limitando-a. O vermelho significativo de uma carga maior de impulsos (compulsividade) (12) na extroverso, v esta caracterstica socializada pelo amarelo. E, como que para reforar esta socializao, o vermelho se v diludo pelo branco e tornado rosa, que o limita entre o tronco e o chapu. A diluio de uma cor pelo branco promove o esmaecimento da cor mais forte, neste caso o rosa sugere uma diminuio dos elementos compulsivos do comportamento de MS.

Este quadro foi pintado sobre um pedao de cartolina branca de 27x30 cm e a ele no foi dado nenhum nome. Parece-me que dar nomes aos quadros era uma forma de reforar o que ela buscava comunicar e sentia no ter conseguido. Dar nome s garatujas tem grande significado com crianas pequenas, corresponde sada do pensamento cinestsico (18) (ao pela ao) e transferncia para o pensamento imaginativo (18) (a criana comea a fazer imagens mentais). Com MS, acredito que este pensamento se ajusta perfeitamente aos primeiros quadros. Mas, com relao a este, no dar nome algum indicativo de que ela conseguiu com muita expressividade e fora, retratar suas vivncias. De fato, a expressividade desta pintura tanta que dispensou MS de dar-lhe um nome; nele, mais que nos outros, ela conseguiu fazer valer in totum sua inteno de produzir algo que retratasse o seu estado atual.

QUADRO V - 27/fevereiro/78 (3 quadros)

Pintado 10 meses aps o incio da Terapia Ocupacional. A me de MS morava fora de Belo Horizonte e por essa poca veio ver a filha. MS pinta com guache em tons: verde-petrleo, azul-cinza, amarelo-ouro e marrom-escuro, paisagens e figuras humanas. Estas voltam a se deformar, mas as deformidades esto longe daquelas observadas no QUADRO 1. Volta ainda a pintar o sol e a lua no mesmo quadro. Sua rvore perde a densidade, a figura humana comea a ter os membros separados do corpo. Interessante observar que nestes quadros ela pintou duas figuras, uma mais forte que a outra. Como se a menos fosse a imagem inversamente refletida da maior. Essa srie mostra a postura regressiva da paciente frente a sua me, percebida como a grande me idealizada e no desmistificada. Pode ser entendida ainda como sendo o desejo do happy-end com a mesma, numa tentativa de reparao. Nesta srie, ela usa marrom-escuro que sugestivo de coartao da extroverso (12) para pintar rvores e figuras humanas. J o verde, significativo de extroverso, v esta caracterstica negada pelo acrscimo do preto. A coartao da extroverso se v reforada pelo azul-cinza usado nesta srie: em nuvens, cu, lua. Estas duas cores misturadas so significativas de extroverso. A somatria do preto a qualquer outra cor tem significado diferente da somatria com o branco. Com o segundo significa uma diluio, uma perda de fora, enquanto que a mistura com o primeiro sugestivo da negao. Equivale a como se os sentimentos readquiridos por MS comeassem a ser negados quando do seu novo e difcil contato com sua me. Aps a chegada da me a Belo Horizonte, MS comea a ser acompanhada por ela clnica. A me ficava na sala de espera com um tero na mo at dormir. Uma vez interrompeu uma sesso de MS para chamar-lhe a ateno (ela estava se negando a ficar na oficina); expliquei-lhe a funo da oficina, solicitei que ela no entrasse mais ali enquanto MS estivesse l dentro. O fato no se repetiu.

QUADRO VI - 04/junho/77 O CINEMA

Quadro monocromtico, desenhado com lpis azul-escuro. Esta cor est ligada introverso, a cor da adaptao afetiva (12), sua ao poderia ser vista como a de elaborao dos estmulos. Seu uso em excesso pode significar forte controle nas relaes, e desligamento do indivduo. interessante notar que a paciente preferiu esta cor para representar um grupo de pessoas que assistem a um filme e, na tela, um casal de namorados. Aqui se esboa com mais intensidade a cena amorosa, edpica. Entendo este quadro tambm como uma diminuio dos elementos persecutrios. Acho-o extremamente positivo, na medida em que ele possa significar a coragem de se expor. Exposio ainda sob controle, que nos sugerido pela cor usada, mas de qualquer forma consentida; sugesto que o grupo de assistentes, pela sua postura, nos d. Precisamos salientar que poucos dias depois MS manifestou desejos de participar do grupo. A este quadro ela deu o nome de O CINEMA.

QUADRO VII - 20/junho/77 O HOMEM EM TRABALHO UM QUADRO DE FAMLIA POBRE

Este quadro esta desenhado em grafite e marrom (segunda linha do solo) e dividido em dois planos. Ele representa o universo da lavadeira. No plano superior, a lavadeira vai casa rica buscar a roupa suja para lavar; no segundo a mesma lavadeira chegando em sua casa pobre e os tanques no fundo do terreno. Este quadro significativo da capacidade readquirida por MS de fazer relaes entre os objetos do mundo externo, ligando-os entre si numa relao adequada. tambm significativo da relao afetiva com o trabalho, foi a forma que ela encontrou para nos relatar os hbitos de sua famlia, alm de nos mostrar como o trabalho integrador. No mnimo, neste caso, ele integrou os dois mundos de MS. O mundo rico da sade e o pobre da doena, alm de mostrar a cicloidia ainda presente em sua estabilidade psquica. A 2 linha do solo, pelo fato de ter sido a nica colorida e ainda assim de marrom, parece-nos reforar nossa interpretao de que o segundo plano refere sua patologia. Isto confirmado pelo fato de que o marrom no uma cor habitualmente usada indivduos normais (12). Evidentemente, a interpretao de Amaral quanto a esta cor, se aplica medida em que usada na situao formal de teste, mas isso no nos impede de usar esta mesma interpretao como parmetro, j que se trata de caso real de esquizofrenia residual. A este quadro MS deu o nome de Um quadro de uma famlia pobre.

QUADRO VIII - 29/agosto/77 A SALVAO - ARCA DE NO

um quadro policromtico, est desenhado e colorido de azul-piscina, vermelho e preto. Ele busca representar uma arca com animais dentro, sobre um mar revolto, com chuva caindo. Este tema foi mais tarde repetido: os animais substitudos por pessoas e a arca por uma jangada. A cor azul-piscina de fato um azul esverdeado ou verde-azulado, de qualquer forma uma cor em cuja composio entram o verde e o azul. Interessante observar que o grupamento formado pelas cores azul, verde, vermelho denominado por Amaral de sndrome de normalidade, por serem estas cores que predominam na ordem de preferncia dos adultos normais (12). No importa em que percentuais as cores se distribuem nesse quadro, e se esto ou no esmaecidas, pois concretamente a paciente as usou sendo isto reforado pelo fato de que seu uso se deu para expressar um sentimento de f. Evidentemente, o fato de sua aplicao ter sido feita de forma tnue, como o foi, significa ainda uma inibio dos sentimentos que nela agora reaparecem. Por outro lado, a importncia deste quadro reside tambm no fato dele ser a representao da salvao, apesar de quanto o ambiente possa estar agressivo ou ameaador. A este quadro ela deu o nome ARCA DE NOE.

QUADRO IX - 29/agosto/77 O FUTURO O QUE ACHA DO ANO 2000

A paciente desenha com grafite e colore de vermelho prdios, carros e pessoas. Escreve no quadro as seguintes frases: O que acha do ano 2000 e os carros do ano 2000 em diante sem precisar quem os guie. Entendo este quadro como a manifestao da crena que ela experimenta de um dia melhorar de tudo, ter alta e voltar para a faculdade. tambm significativo de que neste instante a paciente j no nega a existncia de suas dificuldades, pelo contrrio, percebe-as assim como percebe a necessidade de tratar-se, como tambm a possibilidade de salvar-se e retomar sua vida. Denota ainda, pela base afunilada do prdio central, sua instabilidade. E pelo fato das pessoas estarem separadas entre si pelos prdios, podemos ver seu temor ainda existente de aproximar-se dos outros. A identificao com o automvel sugere-nos desejos de autoguiar-se. A pequena faixa azul na parte superior do quadro, cu, pode ser vista como uma tentativa de controlar a impulsividade expressa pelo vermelho, assim como uma dificuldade de visualizar o seu espao futuro. Mas, de qualquer forma, tambm significativo de: estou aqui embaixo e o cu l em cima. Isto me parece bom porque, de fato, uma representao bem prxima do real, j que representar em perspectiva exige no s muito conhecimento como tambm segurana quanto aos sentimentos. E aqui, ela fala francamente do futuro, ela o deseja bom, mas no tem certeza disto. J no quadro anterior Arca de

No o cu ocupa todo o espao entre o mar e arca, pois esta uma situao que ela j conhece. O cu, portanto, uma coisa boa a se alcanar, mas difcil chegar at l.

QUADRO X - 12/dezembro/77 A CLNICA - O PROFESSOR COM SEUS ALUNOS

Este quadro foi pintado uns dias antes de nossas frias, e representa nossa clnica. MS procura representar a clnica, tal como ela agora a v e observa concretamente, pinta as pedras que revestem sua fachada, as rvores, desenha-me assentado na mesa, como eu s vezes ficava. Desenha um sol no canto superior direito. Em nossa cultura, escrevemos da esquerda para a direita, onde se d o fim da frase. De fato, este canto no teste da rvore significa chegada, zona de atividade, espao do ator na vida, fim, alvo (11), segundo a simbologia do espao, de Grunwald Kock. Alm disso, o sol est pintado em amarelo-ouro, que uma cor significativa de extroverso mais socializada, mais adaptada (12), com melhores relaes com o ambiente. O que reforado pelo fato dela ter objetivamente observado a clnica, as pessoas com seus hbitos (assim como os quadros VI, VII). Posso entender este quadro como indicativo de uma diminuio da idealizao que acaso possa MS ter feito com relao a ns. Outra observao refere-se estrada negra frente clnica; pode ser a representao objetiva do asfalto, mas pode significar seu temor pelas frias do Terapeuta, o que significaria, para ela, ser lanada no mundo que tanto a atemoriza. Mas todo o conjunto sugestivo do quanto a clnica passou a ser objeto bom para MS e, por isto mesmo, o medo de sua perda. A este quadro ela d o nome de o professor com seus alunos.

QUADRO XI - 23/janeiro/78 O AMOR A PRIMAVERA

Desenhado aps as frias. Neste quadro, desenhado e colorido com lpis nas cores amarela, vermelha, azul e verde, MS faz rvores (a da extrema esquerda sem colorir), um homem montado a cavalo, sol, lua e, no centro do papel, um corao vermelho com um casal. um quadro sugestivo da alegria da volta, do reencontro. Como MS disse, primavera de sentimentos sutis, novos, nascimento de emoes ternas, mostrando toda a afetividade se abrindo. um quadro lrico, cuja beleza retrata o nascimento do amor numa psictica. Aqui preciso salientar que este quadro, pelas cores usadas, refora a interpretao daquele que leva o nome Arca de No. O amor torna o mundo bom e sua existncia salva o homem do naufrgio, acalma os nimos, domina a violncia, (o homem montado a cavalo) dirige os instintos. A este quadro MS deu o nome de A primavera.

Como vimos, pintura e desenho foram as tcnicas com as quais MS mais se identificou e em que, portanto, mais se empenhou. As outras atividades foram decisivas no seu tratamento, mas estas duas foram a tnica do mesmo. Um pensamento de Lowenfeld acerca da pintura para crianas, explica bem a funo da mesma para o adulto em especial para MS - a arte constitui o equilbrio necessrio entre o intelecto e as emoes. Pode tornar-se como um apoio que (os pacientes) procuram naturalmente - ainda que de modo inconsciente - cada vez que alguma coisa os aborrece; uma amiga qual se dirigiro, quando as palavras se tornarem inadequadas (19), e de fato as palavras h muito tinham perdido para MS o sentido habitual. Ento, com a pintura, procurvamos suprir MS de possibilidades de registrar sua personalidade e de compreend-la, dar-lhe oportunidade de relacionar suas coisas internas com as externas, encorajar a possibilidade de autoexpresso, estimular o respeito pelo trabalho, e principalmente criar uma nova linguagem para se comunicar, rever e refazer sua histria. E o conseguimos. A motivao para a pintura era em MS uma necessidade visceral e ela buscava em si mesma seus temas. Ela no procurava representar o que via, mas sim o que sentia. Com sua entrada para grupo, MS continuou pintando o que sentia, mas j representando tambm o que via e como o via. Ento ela procurava relacionar a realidade interna com a realidade externa (predominantemente quadros VI, VII). Posso entender isso como sendo uma retomada de uma linguagem compreensvel. O borro, o rabisco, o desenho compreensvel de alguma coisa, so sempre o contedo profundo de quem desenha ou rabisca, ou borra, e so a melhor maneira de explicar-se o que o indivduo encontra, muito antes de ser uma deficincia motora ou perceptiva pura e simplesmente. MS desenhava aquilo que lhe importava, e isto no significa, em hiptese alguma, que ela no tenha visto ou sentido o que deixou de desenhar, e, se no o fez, isso s se deveu ausncia de necessidade de faz-lo, naquele instante. S se pinta ou esculpe aquilo que verdadeiramente uma necessidade vital para o indivduo no momento. Intervir no processo criativo matar no nascedouro a inspirao, a coragem de liberar-se, e s induz o paciente a cifrar ainda mais suas figuras, porque a interveno, conforme a maneira que for feita, vista como instrumento de limitao, de invaso da intimidade (vide evoluo datada de 28-08-77), o que pode levar o paciente a se irritar, rejeitar a atividade ou at mesmo abandonar a terapia. A conduta do Terapeuta Ocupacional frente a quem pinta ou esculpe deve ser discreta, afetiva. E, caso seja necessria qualquer interveno, seja para orientar quanto tcnica de soldagem da argila, por exemplo, seja para fazer qualquer interveno verbal, o comportamento deve ser oportuno, franco, comedido. Deve-se construir frases que no sugiram ambigidade, devese fazer exatamente a pergunta ou afirmativa que se quer de forma franca e aberta: o que

isso? O que foi que voc pintou? Este quadro, o que significa? Ele est completo? Voc pode fazer melhor. Tente de novo. Vejam, se afirmo que o quadro est incompleto dizendo complete-o estarei exigindo do paciente o que ele no pode ou no quer nos dar. Se confirmo inadvertidamente que um quadro uma seqncia de um anteriormente pintado, posso inibir esta forma de associao livre de idias e o paciente interromper sua seqncia. Se, em lugar do - que isto? - eu de incio afirmo isto ... posso acertar porque o paciente de fato fez algo compreensvel; o que lhe agradar. Como posso, no acertando, apenas deixar claro que ele no conseguiu comunicar o que pretendia, no nvel em que eu podia compreender, o que o frustrar, porque, de fato, o paciente pode estar interessado em pintar apenas para seu foro ntimo, mas sempre tem o desejo de se fazer compreender. Ento, ele poder, mais uma vez, ver-se frustrado. Evidentemente, no cabe ao Terapeuta Ocupacional tomar uma postura superprotetora para com o paciente, pelo contrrio, deve comunicar-lhe que no entendeu e que ele deve tentar mais uma vez. Mas isto diferente de apenas deixar para o cliente a percepo de que o boi que ele pintou mais parece uma minhoca. Isto desagradvel e dispensvel porque no leva a nada a no ser, outra vez, ao sentimento de fracasso, ou de no aceitao, porque de fato o paciente sempre pinta, em primeira instncia, o que sente e no o que v. Porque a obra de arte no a representao de uma coisa, mas a representao das experincias que temos com esta coisa (19), e como as experincias mudam, muda tambm a forma de represent-las, da a necessidade do Terapeuta ser paciente, permitindo ao cliente usar e freqentar o seu ritmo pessoal, ser atencioso e principalmente afetivo porque sua importncia neste instante a de criar uma atmosfera que conduza inventividade, explorao e realizao. As atividades e seu plano de execuo so pessoais e intransferveis para cada paciente e nas tcnicas de pintura, desenho e modelagem, isto, mais que nunca, o verdadeiro. As intervenes do Terapeuta Ocupacional nestas tcnicas devem se limitar busca das razes e dimenso de cada cliente, procurando dar a ele a oportunidade de, com seus prprios meios, sair do pensamento cinestsico puro e simples para entrar no plano das imagens mentais concretizadas, quando ento ele poder, no ato de criar algo concreto, refazer sua histria funo primeira da Terapia Ocupacional. Em nossa conduta com MS procurvamos apenas refletir o que ela falava como forma de refor-la e como maneira de dizer se a tnhamos ou no entendido. E, na medida em que havia indicao, solicitvamos que ela nos dissesse o que pretendia fazer, como e por que. Acreditamos que a evoluo humana vai da ao mecnica pura, at a percepo do todo, a partir da parte at a explicao verbal da mesma. Outra razo para nossa conduta, quanto cobrana da explicao verbal, quando ela nos dava oportunidade para tanto, era o fato de que queramos que ela ouvisse o seu desenho.

Enquanto o cliente pinta, ele de fato est manipulando elementos suficientemente satisfatrios para conotar e simbolizar. Nestes termos, a solicitao da verbalizao aps a pintura ou modelagem como uma oportunidade que se d ao paciente de ser o autor e o crtico do que fizer. E assim agimos com MS.

PALAVRAS FINAIS

No incio de sua terapia, MS pedia para ir embora, demonstrava muito medo de estar comigo, muita angstia. A cada instante procurava por sua acompanhante, temendo ser por ela abandonada. O trabalho com porta fechada era impossvel, porque estar comigo sozinha evocava o tarado que lhe agredira e que ela no conseguia entender. Durante muito tempo a porta da oficina permaneceu aberta e, s vezes, era preciso chamar a acompanhante para que ficasse l tambm, conosco. Este quadro mudou, MS evoluiu, cresceu, ganhou confiana, solicitou amigos, saiu da situao de trabalho individual para o grupal, passou a esperar, ao final do trabalho, por quem viesse busc-la. Em fevereiro de 1978, sua me chega a Belo Horizonte e permanece com MS at a data da interrupo da Terapia Ocupacional, o que se deu a 30 de junho do mesmo ano. Com a chegada da me, os temores da irm-tutora se realizam. Em casa, MS volta, pouco a pouco, a pedir as coisas, e na clnica j no aceita fazer com tranqilidade o que anteriormente vinha fazendo. A presena de sua me ativa nela o desejo de voltar casa dos pais. A famlia substituta no consegue superar a original, A me de MS era impermevel a qualquer orientao que pudssemos e tentssemos dar. Pouco a pouco, o desenho de MS foi dando mostras de nova involuo. E ela foi ficando impaciente, perguntando a cada momento pelas horas e quando terminaria a sesso. Na primeira semana de julho de 1978, ela faltou a todas as sesses programadas h muito tempo. Preocupado com este fato, entrei em contato com a tutora, que me encaminhou o seguinte recado: ... o fato que achei que mame havia lhe falado, pois a deciso foi de MS e dela. MS quis voltar para casa com ela e ela vai lev-la na prxima semana. Eu no posso for-la a ficar comigo. Realmente ando muito preocupada e receosa do que poder acontecer, mas no posso fazer nada ... minha me est em fase de arteriosclerose e muito difcil faz-la compreender as coisas. MS no quer mesmo ir comigo (a tutora estava se mudando de cidade). Desde que mame chegou, ela pede para ir para casa. Assim, nada pude fazer. Fui ento procurado, pela primeira vez, por outro irmo de MS. Estava tambm preocupado, no sabia o que fazer e, como a tutora, ele comeou a temer pela sorte de MS caso voltasse para casa. E no dia 21 de julho de 1978, por minha solicitao, vi MS pela ltima vez e fiz a seguinte anotao em seu pronturio: Hoje vi MS pela ltima vez. Estava acompanhada pela me e se apresentava vestida de maneira inadequada, exatamente como na primeira entrevista. Roupa mambembe; decote cado pelos ombros, a angua aparecendo por debaixo da saia. Cara muito doente, muito excitada. Comportamento muito alterado, estava igual ao 1 dia.

Sabemos que, apesar de experimentar um retorno a um estado ruim, a melhora de MS foi enorme. Resta-nos esperar que essa melhora, passado o susto inicial do reencontro, lhe d condies de conviver mais adequadamente, como aqui aprendeu a fazer. Mas lamentamos muito quando lembramos que o ambiente para o qual ela volta possa continuar desfavorvel, e que o cimento do alicerce possa no estar seco ou ter sido insuficiente. Mas, apesar de tudo, e considerando que a fala foi um instrumento de comunicao criado pelo homem, seno posteriormente, pelo menos concomitantemente ao fazer; e como a regresso a estgios anteriores da evoluo o melhor que indivduo pode dar ao outro, quando o ambiente externo lhe extremamente adverso; j que trabalhar uma atividade eminentemente humana e o trabalho o instrumento de insero do indivduo na sociedade e dentro de si mesmo; e porque a mgica das palavras foi esvaziada deste sentido nos tempos atuais, e mais, o falar e fazer-se entender no to fcil quanto se imagina, muito menos para uma pessoa gravemente enferma psiquicamente, e, ainda: o instrumento de comunicao da Terapia Ocupacional , antes de tudo, no verbal e absolutamente natural, j que seu mtodo de tratar o de transformar a realidade interior pela concretizao dos sentimentos e desejos de quem fabrica; considerando, tambm, que fazer, conceituar para si, falar para o outro o que pensou, so atos concomitantes e interdependentes, acreditamos que em quadros muito graves e defeituosos de esquizofrenia, como o de MS, a Terapia Ocupacional deva ser o tratamento escolhido. Podemos entender que a indicao da Terapia Ocupacional se deve no s singularidade da relao teraputica (a comunicao se d em vrios nveis concretos simultneos e concomitantes), mas tambm pela extenso desta singularidade natureza de seus instrumentos (o mesmo que facilita a agresso traz em si a reparao, tambm de forma simultnea e concomitante). E ainda, que a simultaneidade e concomitncia dos opostos e a singularidade da relao teraputica ocupacional conferem ao mtodo uma rapidez incrvel na obteno de seus resultados e, por outro lado, garantem um rpido retorno do homem ao seu ambiente natural (extra-hospitalar, quando for o caso), impedem que o indivduo se isole do seu meio, tornam a assistncia sade mental mais econmica, j que, pela natureza da relao (atravs do trabalho) o mtodo pode ser aplicado em hospitais de grande porte, garantindo por isso uma assistncia dinmica maior parte dos internos, o que permite reduzir o tempo de hospitalizao ou at mesmo sua dispensa, se o mtodo for convenientemente indicado e aplicado, como pudemos ver com MS. Entendo que a loucura o melhor que o indivduo pode dar quando tudo lhe parece mal, e que a cura, se no estou sendo ingnuo, uma conseqncia direta da mudana do meio em que vive o paciente, e de seu desejo, ainda que mnimo, de viver. Mas sei que uma coisa idealizar, outra realizar. So dois nveis muito diferentes de uma mesma realidade. Mas o relato desse caso uma tentativa de mostrar que sempre possvel fazer algo pelo outro, desde que tenhamos coragem de sair do nosso marasmo e nossa descrena, de nossos parmetros cristalizados.

No importa o quanto possam ter sido transitrios os resultados alcanados por MS, tenho certeza de que ela voltou a viver, s no sei se ainda esta viva, pois nunca mais tive notcias dela. O livro j estava terminado aqui, mas, alertado para a necessidade de se ter autorizao da tutora para public-lo, voltamos a lhe telefonar no dia 15 de abril de 1980 e a informamos sobre nossa necessidade. A 22 de maio do mesmo ano, a tutora fez a leitura dos originais e a 15 de julho, junto com a autorizao para a publicao, nos encaminhou o seguinte relatrio acerca do estado atual de MS. ASPECTO FSICO: Apenas um pouco mais gorda, pelo fato de minha me no conseguir dela o que eu consigo quando estou presente - que faa controle alimentar, alm de ginstica, massagem e fisioterapia em geral. Os cuidados pessoais, continuam os mesmos que lhe ensinei e que exijo sejam praticados: banho dirio, depilao semanal, tintura nos cabelos, manicure, pedicure, maquilagem simples. S as sobrancelhas ela no permite que sejam acertadas. O vesturio de acordo com o que ns compramos, atualizado, cores discretas, modelos apropriados ao seu tipo fsico e idade. A higiene pessoal controlada e feita de modo certo. ASPECTO EMOCIONAL: Algumas vezes apresenta-se deprimida, chorosa, lamuriosa. Queixa-se de no ter estudado e obtido uma profisso como todos os outros. Tambm em outras, irritadia, agredindo por motivos que s ela mesma poder explicar. Na maioria das vezes, passiva e dcil. Tem apego ao nosso pai e tem sofrido muito com a doena dele. Atualmente ele est muito doente, desde que teve edema pulmonar, no ano passado. Tem se adaptado muito bem a mame, embora se desentendam frequentemente. ASPECTO SOCIAL: Tem participado da vida familiar, aniversrios dos sobrinhos, churrascos na fazenda, alguns casamentos e outros passeios quando convidada e sente vontade. Cumprimenta as pessoas, despede-se, conversa algumas coisas, quando lhe perguntam. Sendo que algumas vezes fala coisas desconexas, o que nos parece normal, tendo em vista o seu caso mdico. ASPECTO DE SADE: No est melhor pelo fato de estar em companhia de minha me. Se estivesse na nossa, estamos certos de que j estaria saindo sozinha e gerindo o seu prprio dinheiro. Pois chegamos a conseguir dela um incio de tal independncia; o que prejudicou muito nosso trabalho foi a nossa mudana de residncia para X; e ainda o fato de nossa me a tratar como pessoa doente * dando a entender que no confia nela. Mas, de um modo geral, considerando-se o fato de que ela h 20 anos permanecia sem condies de viver com a famlia, tendo-se transformado num animal, podemos afirmar que o seu caso representa um verdadeiro milagre no campo da psiquiatria atual. Pois at mesmo a

Grifo da Tutora.

sua mdica, que a acompanhava h muitos anos, no acreditava que ela chegasse ao ponto em que est. Evidentemente, esse relatrio altamente gratificante para um profissional. No deixando de constituir uma comprovao objetiva de nosso modesto esforo no processo de recuperao da paciente. Mas preciso deixar claro que a crena, a f da irm-tutora quanto a uma melhora maior do que MS conseguiu, nos parece uma perigosa expectativa. As dores de sua tutelada so to profundas, deixaram tantas marcas, que possivelmente elas j se tornaram indelveis. Mas, de toda esta luta, fica a certeza de que a Terapia Ocupacional um processo que atua tanto sobre a psicologia individual, quanto sobre a organizao social. E de que, na busca da representao de como o homem poderia ser, de fato, o paciente acaba por se refazer, e assim o fez MS.

BIBLIOGRAFIA

1. PSICOTERAPIA DE GRUPO. S. H. Foulkes; E. J. Anthony. BUP Biblioteca Universal Popular. Vol. 64. Rio, 1967. 2. PSICOTERAPIA DE GRUPO. Asya L. Kadis; Jack D. Krasner; Charles Winick; S. H. Foulkes. IBRASA Instituio Brasileira de Difuso Cultural S.A.. So Paulo, 1967. 3. PSICOTERAPIA DE GRUPO. Leon Grinberg; Marie Langer; Emilio Rodrigu. Editora Forense Universitria. 1976. 4. PSICOTERAPIA DEL OPRIMIDO. Alfredo Moffatt. Ed. Liberia. Buenos Aires, 1975. 5. GRUPOS HUMANOS. W. J. H. Sprott. Editorial Paids. Buenos Aires, 1973. 6. O PEQUENO GRUPO SOCIAL. Michael S. Olmsted. Editora Herder. So Paulo, 1970. 7. O TRABALHO EM GRUPO. Josephine Klein. Zahar Editores. So Paulo, 1968. 8. TRATADO DE MUSICOTERAPIA. E. Thayer Gaston y otros. Editorial Paids. Biblioteca de Psiquiatria, Psicopatologia Y Psicosomtica. Vol. 46. Buenos Aires, 1971. 9. MUSICOTERAPIA EN PSIQUIATRIA. Metologia Y Tcnicas. Rolando O. Benenzon; Antonio Yepes. Barry Editorial. Buenos Aires. 10. TRATADO DE MUSICOTERAPIA. Clotilde Espinila Leining. SETA Sobral Editora Tcnica Artes Grficas Ltda. So Paulo, 1977. 11. O TESTE DA RVORE. Emano Ducceschi. Editora La Salle. Porto Alegre, 1966. 12. PIRMIDES COLORIDAS DE PFISTER. Fernando de Villemor Amaral. Edies Cepa. Rio de Janeiro, 1966. 13. A PREPARAO DO ATOR. Constantin Stanislavsky. 4 Edio. Coleo Teatro Hoje. Vol. 12. Editora Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro, 1979. 14. 200 EXERCCIOS E JOGOS PARA O ATOR E O NO ATOR COM VONTADE DE DIZER ALGO ATRAVS DO TEATRO. Augusto Boal. 2 Edio. Coleo Teatro Hoje. Vol. 30. Editora Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro, 1979. 15. STOP: CEST MAGIQUE!. Augusto Boal. Coleo Teatro Hoje. Vol. 34. Editora Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro, 1980.

16. TEATRO E CRIATIVIDADE. Luiza Barreto Leite. MEC. Servio Nacional de Teatro. Rio de Janeiro, 1975. 17. PSICOTERAPIA PSICODRAMTICA. Dalmiro M. Bustos. Biblioteca de Psiquiatria, Psicopatologia. Editorial Paids. Vol. 47. Buenos Aires, 1975. 18. DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE CRIADORA. Viktor Lowenfeld; W. Lambert. Brittain. Editora Mestre Jou. So Paulo, 1977. 19. A CRIANA E SUA ARTE. Viktor Lowenfeld. Editora Mestre Jou. So Paulo, 1977. 20. AS ORIGENS DA FORMA NA ARTE. Herbert Read. Zahar Editores. Rio de Janeiro, 1967. 21. ARTE E ALIENAO. Herbert Read. Zabar Editores. Rio de Janeiro, 1968. 22. EDUCACIN POR EL ARTE. Herbert Read. Editorial Paids. Biblioteca de Psicologia Educacional. Vol. 1. Buenos Aires. 23. COMO ENTENDER A PINTURA MODERNA. Carlos Cavalcanti. Editora Civilizao Brasileira. 1966. Rio de Janeiro. 24. PSICOLOGIA E TRABALHO. Organizao de Peter Harriot. Curso Bsico de Psicologia Unidade e vol. 1. Zahar Editores. Rio de Janeiro, 1977. 25. O TRABALHO EM MIGALHAS. Georges Friedmann. Editora Perspectiva / Coleo Debates. Vol. 53. So Paulo, 1972. 26. MANICMIOS, PRISES, CONVENTOS. Erving Goffman. Editora Perspectiva / Coleo Debates. Vol. 91. So Paulo, 1974. 27. FUNDAMENTOS ANTROPOLGICOS DA PSICOTERAPIA. Viktor E. Frankl. Zahar Editores. Rio de Janeiro, 1978. 28. ESTTICA: A IDIA E O IDEAL. Hegel, W. Friedrich. Coleo Os Pensadores. Abril Cultural. 1980. 29. O TEATRO COMO OCUPAO TERAPUTICA Uma experincia. Rui Chamone Jorge; Francisco Jos dos Reis Goiat. Trabalho apresentado na JI Semana de Estudos de Terapia Ocupacional. Belo Horizonte, 1978.

You might also like