You are on page 1of 10

ECTOPLASMA

165

FENMENOS DE EFEITOS FSICOS - ECTOPLASMA


1. O QUE ECTOPLASMA?
a) Ectoplasma, para a cincia acadmica, a parte da clula que fica entre a membrana e o ncleo, ou a poro perifrica do citoplasma. b) Ectoplasma: Termo criado por Charles Richet. uma substncia que se acredita seja a fora nervosa e tem propriedades qumicas semelhantes as do corpo fsico, donde provm. Apresenta-se viscoso, esbranquiado (quase transparente, com reflexos leitosos) e evanescente sob a luz. considerado a base dos efeitos medinicos chamados "fsicos", pois atravs dele os espritos podem atuar sobre a matria. c) Entretanto, para os espritos o ectoplasma geralmente conhecido como um plasma de origem psquica, que se exsuda principalmente do mdium de efeitos fsicos, e algo dos outros mdiuns. Trata-se de substncia delicadssima que, situa-se entre o perisprito e o corpo fsico. Embora seja algo disforme, dotada de forte vitalidade, por cujo motivo serve de alavanca para interligar os planos fsico e espiritual. d) Historicamente o ectoplasma tem sido identificado como algo que produzido pelo ser humano que, em determinadas condies, pode liber-lo, produzindo fenmenos diversos.

2. CARACTERSTICAS DO ECTOPLASMA
O ectoplasma de difcil manipulao, pegajoso, no se molda facilmente, por isso exige treinamento e tcnicas para que os espritos se utilizem deste fluido. No o esprito que se materializa e sim o ectoplasma que se adere a forma do perisprito do esprito. O ectoplasma sofre muito a influncia da luz do dia e da luz branca, ocorrendo interferncias no fenmeno, o ideal utilizar uma luz de tom avermelhado. Pode ocorrer materializao sob o efeito da luz branca mas necessrio ter muito ectoplasma (em abundncia), tambm difcil tirar-se foto com flash de materializao, porque no momento do flash h interferncia. No o ectoplasma puro que exala do mdium que usado diretamente nas materializaes, necessrio combin-lo com outros fluidos (espirituais, fsicos (kundalini-material , lquido nervoso + lquidos do corpo do mdium e da natureza) ou seja na materializao utilizado ectoplasma elaborado. A presena de apenas uma pessoa incrdula no ambiente dificulta ou at impede a aderncia do ectoplasma no perisprito do esprito.

3. ECTOPLASMA UMA COMBINAO DE FLUIDOS


A palavra ectoplasma d idia de que se trata de algo nico, mas na verdade um grande conjunto, formado pela combinao dos fluidos do esprito com o fluido animalizado do mdium e com os fluidos ambientes. Na obra Nos Domnios da Mediunidade, ulus explica-nos o seguinte: - A temos o material leve e plstico de que necessitamos para a materializao. Podemos dividi-lo em trs elementos essenciais, em nossas rpidas noes de servio, a saber: Fluidos A representando as foras superiores e sutis da esfera espiritual; Fluidos B definindo os recursos do mdium e dos companheiros que o assistem; Fluidos C constituindo energias tomadas natureza terrestres. Os Fluidos A podem ser os mais puros e os Fuidos C podem ser os mais dceis; No entanto os Fluidos B, nascidos da atuao dos companheiros encarnados e, muito notadamente, do mdium, so capazes de estragar os mais nobres projetos. Nos crculos em que os elementos A encontram segura colaborao de B, a materializao de ordem elevada assume a sublimidade dos fenmenos.

4. OS ESPRITOS NO PRODUZEM ECTOPLASMA


Todos os estudos feitos, sobre as materializaes de espritos e os chamados efeitos fsicos, demonstram que esses fenmenos ocorrem somente na presena de pessoas que podem fornecer ectoplasma. Isto leva bvia concluso de que os espritos no produzem ectoplasma. Eles apenas podem manipul-lo. Uma observao mais cuidadosa leva, inclusive, concluso de que esta manipulao somente pode ocorrer com a conivncia, consciente ou inconsciente dos encarnados que fornecem o ectoplasma. Se assim, no fosse, esses fenmenos ocorreriam com tal frequncia e intensidade, no cotidiano da humanidade, que os desencarnados passariam a participar diretamente do mundo dos encarnados. Deste modo, pode-se deduzir que o ectoplasma um atributo do corpo fsico, portanto da matria, uma vez que o corpo humano material, embora seja controlado pelo esprito nele encarnado.

166

O que se pode admitir que acontea que, os espritos encarnados, em contato com a matria (corpo), durante a encarnao, manipulam-na (a matria) de tal modo a produzirem o que chamamos de ectoplasma. Essa produo se daria, de modo automtico e inconsciente, desde a concepo at o desencarne.

5. OS TIPOS DE ECTOPLASMA
Ora, se o ectoplasma est relacionado com a matria que constitui o corpo humano, ele deve existir, tambm, nos minerais, nas plantas e nos animais em geral. Esse ectoplasma dos animais, dos vegetais e dos minerais no deve ser igual, em termos de complexidade, ao ectoplasma existente nos seres humanos. O ectoplasma mineral , em princpio, o mais simples. Nos vegetais, que se alimentam principalmente de materiais inorgnicos, ele se apresenta de modo relativamente mais complexo, isso pode ser admitido uma vez que ele foi trabalhado por elas a partir do material inicial. Nos animais, que se alimentam de produtos minerais, vegetais e mesmo outros animais, o ectoplasma deve adquirir uma maior complexidade. Certamente em funo da espcie de vegetal ou animal, haver qualidades diferentes de ectoplasma. Esta deduo fcil de ser feita, uma vez que, ao que se sabe, o ectoplasma no humano no suficiente, ou adequado, para a realizao de fenmenos fsicos e de materializao. Se fosse, esses fenmenos ocorreriam livremente pela manifestao de espritos desencarnados. Haveria interferncia direta dos desencarnados no mundo dos encarnados, criando uma grande confuso. Hernani Guimares Andrade, no seu livro Esprito, Perisprito e Alma, prope a existncia dos seguintes tipos de ectoplasma: 1. ectomineroplasma, originrio dos materiais minerais; 2. ectofitoplasma, quando extrado dos vegetais; 3. ectozooplasma, quando produzido pelos animais; 4. ectohumanoplasma, quando produzido pelos humanos. Para efeito de simplificao de terminologia, no sentido de tornar o significado mais acessvel s pessoas, podemos dizer apenas. ectoplasma: - mineral, - vegetal, - animal, - humano.

6. O ECTOPLASMA MATRIA?
Podemos definir matria como: Tudo que constitudo pelos elementos qumicos constantes da classificao peridica dos elementos qumicos, alm evidentemente dos prprios elementos e das partculas subatmicas. O que tem massa e energia, portanto o que esta sujeito ao da gravidade, o que tem peso e, alm disto, ocupa um certo volume no espao. O que pode interagir fisicamente com outras pores da matria atravs das reaes qumicas. Algumas propriedades do ectoplasma: Ele est sujeito ao da gravidade terrestre e interage fisicamente com a matria do corpo humano. Nas fotografias vemos o ectoplasma saindo da boca do mdium, como se fosse panos. Os fatos de o ectoplasma cair na direo do solo e de o esprito materializado, a partir do ectoplasma, estar junto ao cho so evidncias de que este fluido est sujeito ao da gravidade terrestre.

167

Alguns autores que j estudaram o ectoplasma, em trabalhos de materializao e de efeitos fsicos, verificaram a ao da gravidade sobre o ectoplasma atravs do uso de balana.

Podemos concluir, portanto, que o ectoplasma matria!...Podemos? Este raciocnio nos leva a uma concluso muito interessante: Parece haver alguma coisa que se comporta como se fosse uma matria paralela matria que a qumica descreve. Em outras palavras, como se houvesse um outro conjunto de elementos qumicos coexistente com os conhecidos ou previstos pela qumica. como se fosse possvel estabelecer, pelo menos, mais uma outra Classificao Peridica.

7. O ECTOPLASMA UM COMBINADO DE SUBSTNCIAS


Quando os espritos desencarnados podem dispor dele em bastante quantidade, ento o utilizam para a produo de fenmenos medinicos de efeitos fsicos, aps combinarem-no com outras substncias extradas do reservatrio oculto da natureza.

O ectoplasma no substncia que os desencarnados podem seccionar ou manusear sob total independncia dos mdiuns, os quais, mesmo em transe completo, mantm-se ligados mentalmente a esse prolongamento vivo, inquieto e influencivel at pelos assistentes encarnados.

LIVRO MISSIONRIOS DA LUZ - ANDR LUIZ


Logo depois reparei, surpreendido, o trabalho de vrias entidades que chegavam do exterior, trazendo extenso material luminoso. So recursos da natureza, informou-me o instrutor, solcito que os operrios de nosso plano recolhem para o servio. Trata-se de elementos das plantas e das guas, naturalmente invisveis aos olhos dos homens, estruturados para reduzido nmero de vibraes.

168

8. COMO APRESENTA-SE O ECTOPLASMA


O ectoplasma apresenta-se viso dos desencarnados como uma massa de gelatina pegajosa, branqussima e semilquida, que se exsuda atravs de todos os poros do mdium, mas em maior proporo pelas narinas, pela boca ou pelos ouvidos, pelas pontas dos dedos e ainda pelo trax. O ectoplasma, feio do magnetismo, energia disseminada e presente em toda a natureza que, por lei evolutiva, mais apurada no homem do que no mineral, vegetal ou animal.

9. COMO PRODUZIDO O ECTOPLASMA NO SER HUMANO?


Deduzindo que os espritos encarnados, em contato com a matria, durante a encarnao, produzem o ectoplasma, podemos, a partir da, tecer algumas consideraes: a) Se admitimos a existncia do ectoplasma nos minerais, nas plantas, nos animais, etc., podemos entender de que, um dos ingredientes que forma o ectoplasma originrio dos alimentos. b) Outro ingrediente provem do oxignio que respiramos. c) Ainda h outro ingrediente que produzido no interior das clulas do nosso corpo fsico. O que ocorre uma transformao desses ectoplasmas primrios em ectoplasma humano. Podemos concluir que o ectoplasma encontra suas matrias primas nos fluidos resultantes da alimentao, da respirao e da atividade celular do nosso organismo fsico. Agora, vem a questo, onde e quando ocorre o processo metablico das reaes qumicas, fsicas e biolgicas entre os fluidos resultantes da alimentao, da respirao e da atividade celular que resultam no ectoplasma?

10. ONDE SE FORMA O ECTOPLASMA NO SER HUMANO


difcil de afirmar com certeza, onde se forma o ectoplasma no ser humano. A observao indica uma grande movimentao fludica no abdome, na altura do umbigo. Considerando-se, a observao acima, alguns pesquisadores admitem que se forma ectoplasma no aparelho digestivo atravs do metabolismo dos alimentos no corpo humano. Outro lugar onde comum se perceber que h uma quantidade grande de movimentao fludica no trax. Para alguns estudiosos a produo de ectoplasma ocorre atravs da respirao (produzido no oxignio). Como a Cincia Acadmica admite que esse fluido se forma no interior das clulas, muitos estudiosos concluem que o ectoplasma se forme por todo o corpo, a nvel celular, embora em quantidades e qualidades diferentes. O sangue pode carregar o ectoplasma at os pulmes, onde se libera para ser eliminado, da mesma forma que o carbono resultante do metabolismo. Entretanto, para os espritos o ectoplasma trata-se de substncia delicadssima, que se produz entre o perisprito e o corpo fsico e que serve de alavanca para interligar os planos fsico e espiritual. Isto nos leva a deduzir que os fluidos resultantes da alimentao, da respirao e da atividade celular so carreados atravs dos chacras gstrico e esplnico e transformam-se em ectoplasma no interior do duplo etrico. Poderamos chamar isso como uma espcie de metabolismo do ectoplasma. Vamos relembrar, no o ectoplasma humano que exala do mdium que usado diretamente nas materializaes ou nos fenmenos de efeitos fsicos, necessrio combin-lo com outros dois tipos de fluidos (espirituais e da natureza), para que obtenhamos o ectoplasma elaborado.

FENMENOS EFEITOS FSICOS - DUPLO ETRICO


11. O DUPLO ETRICO LIGA O ESPRITO AO CORPO FSICO
Todo ser possui um esprito, que o princpio inteligente do ser. Ele no tem forma determinada. Todo esprito envolto num corpo espiritual, tambm conhecido com o nome de perisprito ou corpo astral. O corpo de carne de uma pessoa cpia desse perisprito. No entanto, para promover a ligao entre os corpos de carne e o espiritual necessrio admitir-se a existncia de um outro corpo, que s os encarnados possuem, a esse corpo podemos chamar de duplo etrico.

12. RELAO DO DUPLO ETRICO COM O ECTOPLASMA


O esprito imaterial, no entanto, no possvel fazer essa admisso para o corpo espiritual, se ele possui forma, porque feito de algum tipo de matria. No entanto, no deve ser feito de ectoplasma, pois neste caso, os espritos desencarnados no necessitariam dos encarnados para o obterem. Assim, o duplo etrico, que existe apenas nos encarnados deve estar relacionado com o ectoplasma.

169

13. O DUPLO ETRICO SERIA FORMADO DE ECTOPLASMA


A hiptese mais provvel que o duplo etrico tambm seja constitudo de uma espcie de matria ectoplasmtica. Deste modo, o ectoplasma acumulado pelas pessoas poderia ser aquele escretado pelo duplo etrico, isto , aquele ectoplasma que no necessrio para sua constituio.

14. ONDE SITUA-SE O ECTOPLASMA


Segundo Andr Luiz, o ectoplasma est situado entre a matria densa e a matria perispirtica, assim como um produto de emanaes da alma pelo filtro do corpo (duplo etrico), e recurso peculiar no somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza. Este tipo de raciocnio indica, novamente, a existncia de outra matria, paralela que conhecemos e o ectoplasma seria constitudo por esta matria. Esta matria seria coexistente com a matria conhecida, porm, de uma densidade muito menor.

15. O DUPLO ETRICO SERIA O RESPONSVEL PELA ELABORAO DO ECTOPLASMA


Em geral, nos trabalhos de efeitos fsicos, o duplo-etrico, ao se afastar do mdium sua esquerda, altura do bao, torna-se um ponto de apoio para os espritos desencarnados operarem com mais eficincia no limiar entre os mundos fsico e o espiritual. O duplo-etrico o responsvel pela elaborao de ectoplasma e pela coordenao e transferncia de fluidos nervosos do mdium utilizados nos fenmenos de efeitos fsicos. o mediador plstico e tambm o catalizador de energias medinicas, aglutinando-as de modo a servirem, ao mesmo tempo, entre o mundo fsico e o plano oculto.

16. MATERIALIZAES PARCIAIS OU COMUNS


Nos fenmenos de materializao completa o mdium entra em transe catalptico e o duplo etrico se separa do perisprito e nas materializaes parciais no necessrio o mdium entrar em transe catalptico. Existem materializaes que se apropriam somente do ectoplasma do mdium, sem o envolvimento com o seu duplo etrico. Neste caso se conseguem materializaes comuns ou parciais, porque no existe ectoplasma suficiente para a materializao completa, apenas materializado alguma parte do Esprito, como mo ou p.

17. MATERIALIZAES COMPLETAS OU SUBLIMADAS


Existem materializaes de espritos que se apropriam do ectoplasma do mdium atravs do envolvimento direto com o duplo etrico do mdium. Neste caso o mdium sempre estar em estado catalptico. As materializaes so sublimadas ou completas, porque aparece todo o Esprito. Para as materializaes completas, onde aparecer todo o esprito materializado necessrio grande quantidade de ectoplasma, neste caso utilizado o prprio duplo etrico do mdium para revestir o esprito que ir se materializar. A matria ectoplasmtica metabolizada no interior duplo etrico do mdium, passando em seguida ao aparelho digestivo do corpo fsico do mdium atravs dos chacras esplnico e gstrico. Depois sobe saindo pela sua boca nariz e ouvidos, ento o duplo etrico do mdium comea a atrair o ectoplasma que vai se aglutinando ao seu redor, igual a im quando atrai limalha de ferro. Este se aglutina em volta do duplo etrico do mdium formando uma espcie de escafandro emborrachado. O esprito que ir se materializar penetra dentro do duplo etrico do mdium ficam como que um dentro do outro, e o duplo etrico do mdium se transfigura adquirindo a forma do Esprito materializado.

170

18. MECANISMO DO FENMENO DE MATERIALIZAO PARCIAL


.

FLUIDOS DA NATUREZA

FLUIDOS ESPIRITUAIS

Vasilhame utilizado para misturar os fluidos

NESTE CASO SE CONSEGUEM MATERIALIZAES COMUNS OU PARCIAIS, PORQUE NO EXISTE ECTOPLASMA SUFICIENTE PARA A MATERIALIZAO COMPLETA, APENAS MATERIALIZADO ALGUMA PARTE DO ESPRITO, COMO MO OU P.

Metabolizao Ectoplasmtica Nvel Celular

R e s p i r a o

FLUIDOS FSICOS

Alimentao

DUPLO ETRICO PERISPRITO


NAS MATERIALIZAES PARCIAIS OS ESPRITOS SOMENTE SE APROPRIAM DO ECTOPLASMA DO MDIUM, SEM O ENVOLVIMENTO COM O SEU DUPLO ETRICO.

CORPO FSICO
DURANTE O FENMENO DE MATERIALIZAO PARCIAL O CORPO FSICO DO MDIUM NO NECESSITA ESTAR EM ESTADO CATALPTICO (SUSPENSO DOS MOVIMENTOS)

171

19. MECANISMO DO FENMENO DE MATERIALIZAO COMPLETA


FLUIDOS DA NATUREZA FLUIDOS ESPIRITUAIS

ESTES FLUIDOS ENTRAM ATRAVS DOS CHACRAS ESPLNICO E GSTRICO

Metabolizao Ectoplasmtica Nvel Celular

R e s p i r a o

FLUIDOS FSICOS

Alimentao

PERISPRITO
PERISPRITO DO MDIUM FICA ISOLADO DO SEU DUPLO ETRICO NO FENMENO DE MATERIALIZAO COMPLETA

DUPLO ETRICO
A MATRIA ECTOPLASMTICA QUE ELABORADA NO INTERIOR DUPLO ETRICO DO MDIUM, PASSAR PARA O APARELHO DIGESTIVO DO CORPO FSICO DO MDIUM ATRAVS DOS LAOS FLUDICOS QUE LIGAM O DUPLO ETRICO AO PLEXO SOLAR FSICO. DEPOIS ESSE FLUIDO ECTOPLASMTICO SOBE SAINDO PELA SUA BOCA NARIZ E OUVIDOS, VOLTA AO DUPLO ETRICO REVESTINDO-O EXTERNAMENTE FORMANDO UMA ESPCIE DE ESCAFANDRO FLUDICO O ESPRITO QUE IR SE MATERIALIZAR PENETRA DENTRO DESTE ESCAFANDRO JUNTADO-SE AO DUPLO ETRICO DO MDIUM, FICAM COMO QUE UM DENTRO DO OUTRO, E O DUPLO ETRICO DO MDIUM SE TRANSFIGURA ADQUIRINDO A FORMA DO ESPRITO MATERIALIZADO

CORPO FSICO
DURANTE O FENMENO DE MATERIALIZAO COMPLETA O CORPO FSICO DO MDIUM ESTAR EM ESTADO CATALPTICO (SUSPENSO DOS MOVIMENTOS)

20. CUIDADOS E PROTEO AO MDIUM


Nas materializaes completas ou sublimadas onde ocorre o envolvimento direto do duplo etrico do mdium que ele corre maior risco de ser prejudicado por qualquer ao de forma inadvertida, prejuzos ao organismo do mdium e contaminao. Por isso imprescindvel haver combinao com a equipe espiritual, nos casos se querer tirar fotos, apertos de mo ou outro envolvimento mais direto com o Esprito materializado para que os Espritos Organizadores do fenmeno possam providenciar o isolamento do mdium, evitando-se que ele sofra algum tipo de reflexo prejudicial no corpo fsico. Os moldes de parafina so feitos somente quando das materializaes parciais, porque neste caso no h prejuzos ao mdium, que neste caso no est com o seu duplo etrico envolvido, mas mesmo ocorre proteo ao mdium por parte dos Espritos Organizadores do fenmeno.

172

21. MDIUNS RECEBEM DE VOLTA ECTOPLASMA QUE DOAM


O mdium e os assistentes, doam algo de si: fornecem os fluidos para que as providncias empreendidas no mundo espiritual se concretizem. Em conseqncia, tanto o mdium quanto os assistentes, enquanto fornecem o ectoplasma de fenomenologia fsica, perdem peso corporal porque parte de sua matria slida se transforma em fluidos. Assim que se encerram os trabalhos, o ectoplasma e demais fluidos dispersos retornam para sua fonte de origem e se transformam, novamente, nos elementos orgnicos corporais, e recuperam seu peso. Antes do ectoplasma retornar do mdium feito pela equipe espiritual uma filtragem e todo o fludo ectoplasmtico que oferecer o mnimo de risco ao mdium eliminado.

22. DESIDRATAO DO MDIUM


Alguns mdiuns de efeitos fsicos ingerem muita gua depois dos trabalhos, pois desidratam-se mais do que os outros durante o tempo em que fornecem o ectoplasma para os espritos operarem na matria. Quando da produo de ectoplasma, tambm se processa nos mdiuns acentuada volatizao dos fluidos orgnicos que, em seguida, constituem-se nos fluidos de auxilio fenomenologia medinica. s vezes, alguma poro do ectoplasma se perde no prprio ambiente; certa percentagem deliberadamente recusada pelo organismo no seu retorno, caso lhe tenham aderido os grmens psquicos ou bacilos astrais indesejveis, o que pode acontecer devido insuficincia na proteo do mdium por parte da equipe de desencarnados, ou por interferncia imprevista.

23. MDIUM SOFRE DANOS PORQUE O SEU DUPLO-ETRICO QUE REVESTE O FENMENO DA MATERIALIZAO
Nos trabalhos medinicos de fenmenos fsicos, durante as materializaes de espritos, alguma ofensa ou agresso sofrida pelo duplo-etrico do mdium depois passa a afetar-lhe o corpo fsico. Se algum toca o esprito materializado, o mdium, distncia, estremece e sofre esse contato, porque, o seu duplo-etrico que reveste o fenmeno da materializao. Por essa razo, em trabalhos medinicos de boa assistncia espiritual, as entidades materializadas advertem para os presentes no lhes apertarem as mos com demasiada violncia e vigor, pois o mdium, quando em transe, um hipersensvel vulnervel a qualquer presso que lhe for feita no duplo-etrico projetado distncia. o mdium que fornece o material ou a substncia ectoplsmica necessria para os desencarnados se tornarem perceptveis ao tato e vista carnal, isso s possvel porque ele consente que lhe usem o duplo-etrico durante a produo de fenmenos de materializaes. Mas se algum atinge o esprito materializado, o mdium tambm acusa a ofensa, porque ferido no seu duplo-etrico exteriorizado, impregnado dos seus fluidos nervosos. Em certos casos, ao retornar ao estado de viglia no plano fsico, o mdium chega a exibir na sua epiderme ndoas ou manchas, correspondendo no corpo fsico zona ou regio exata ofendida etricamente. Beliscando-se ou ferindo-se o mdium durante o transe catalptico, em que cede o seu duploetrico ao esprito materializado, ele tambm acusa a ofensa com forte choque vibratrio que lhe atinge a prpria conscincia como se fosse um acontecimento em viglia.

LIVRO MISSIONRIOS DA LUZ - ANDR LUIZ


Os gestos incontidos de entusiasmo dos assistentes, que tentavam cumprimentar diretamente o mensageiro materializado, repercutiam desagradavelmente no organismo da intermediria. Se os companheiros terrenos violentarem o mensageiro, repentinamente corporificado, esfacelaro a mdium, acarretando consequncias funestas e imprevisveis. Produzir esta fora nervosa no propriedade e nem privilgio de alguns. Todos os homens a possuem com maior ou menor intensidade; entretanto, preciso compreender que no nos encontramos, ainda, no tempo de generalizar as realizaes.

24. ECTOPLASMA CONTAMINADO DISSOLVIDO


Acontece, s vezes, que os prprios tcnicos e protetores do mdium resolvem dissolver no meio do ambiente a poro fluidica que poderia enferm-lo na sua reabsoro orgnica. Reduz-se assim a cota de lquidos orgnicos volatilizados e que se tornam nocivos a qualquer reaproveitamento, fazendo com que o mdium, ao despertar sinta intensa sede e ingira certa quantidade de gua para compensar a que desperdiada e que se faz necessria ao equilbrio do seu corpo fsico.

173

25. CUIDADOS PARA NO CONTAMINAR O ECTOPLASMA


Os trabalhos de efeitos fsicos exigem um cuidadoso tratamento por parte dos espritos operadores, pois o ectoplasma do mdium elemento fcil de ser contaminado pelos miasmas e certas txicos que invadem o ambiente devido imprudncia ou descaso de alguns freqentadores dos trabalhos medinicos. Essa matria viva do prprio mdium pode ser empregada para fins proveitosos quando, pela sua vontade, este admite a intromisso dos espritos amigos e benfeitores; no entanto, caso se trate de criatura desregrada, os espritos inferiores e malvolos podem assenhorarse dessa energia acionvel pela vontade desencarnada, causando perturbaes nos trabalhos de efeitos fsicos, ou mesmo fora do ambiente medinico.

26. NECESSIDADE DO ISOLAMENTO DO AMBIENTE (ANDR LUIZ)


Demandamos respeitosos o interior domstico. Admiradssimo notei a enorme diferenciao do ambiente. No havia ali, como em outras reunies a que assistira, a grande comunidade de sofredores porta. A residncia particular chegava a ser isolada por extenso cordo de trabalhadores de nosso plano, num crculo de vinte metros em derredor. Percebendo-me a estranheza, Alexandre explicou: Aqui indispensvel o mximo cuidado para que os princpios mentais de origem inferior no afetem a sade fsica dos colaboradores encarnados, nem a pureza do material indispensvel aos processos fenomnicos. Em vista disso torna-se indispensvel insular o ncleo de nossas atividades, defendendo-as contra o acesso de entidades menos dignas, atravs de fronteiras vibratrias.

27. NECESSIDADE DA HIGIENIZAO DO AMBIENTE (ANDR LUIZ )


... Surpreendido notei o esforo de vinte entidades da nobre hierarquia, que movimentavam o ar ambiente. Em seus gestos rtmicos, semelhavam-se a sacerdotes antigos que estivessem executando operaes magnticas de santificao interior do recinto. .... No se trata, esclarece Alexandre, de sacerdotes antigos em gestos convencionais. Temos ali esclarecidos cooperadores do servio, que preparam o ambiente, levando a efeito ionizao da atmosfera, combinando recursos para efeitos eltricos a magnticos. No decorreram muitos instantes e alguns trabalhadores de nossa esfera compareceram trazendo pequenos aparelhos que me pareceram instrumentos reduzidos, de grande potencial eltrico, em virtude dos raios que movimentavam em todas as direes.

28. IONIZAO (BACTERICIDA) DO AMBIENTE (ANDR LUIZ )


estes amigos, explicou meu generoso instrutor, esto encarregados de operar a condensao do oxignio em toda a casa. O ambiente para a materializao de entidades do nosso plano invisvel aos homens requer elevado teor de oznio, e alm disso, indispensvel semelhante operao a fim de que as larvas e expresses microscpicas de atividade inferior sejam exterminadas. A relativa ozonizao da paisagem interior necessria como trabalho bactericida. O ectoplasma ou fora nervosa, que ser abundantemente extrado do mdium, no pode sofrer, sem prejuzos fatais, a intromisso de certos elementos microbianos. A limpeza fludica, ocorre atravs de descargas eltricas que ionizam e isolam o ambiente, mantendo-o como que eletrificado. Durante estas descargas eltricas, produzidas por certos tipos de aparelhos, so destrudos os miasmas fludicos, as bactrias nocivas, as larvas que poderiam de alguma forma contaminar o ectoplasma, que profundamente sensvel. Esse ectoplasma, aps utilizado pelos Espritos restitudo ao mdium que o forneceu. Se o ambiente se achar impregnado de substncias nocivas, o ectoplasma quando retornar ao mdium vir contaminado por estas impurezas, afetando o mdium, podendo causar-lhe desajustes orgnicos. Por isso, que a espiritualidade se cerca de tantos cuidados. Ns como mdiuns devemos preservar o ambiente higienizado, cuidando da nossa disciplina espiritual, no ingerindo alcolicos, fumo e nem tendo pensamentos inadequados.

174

You might also like