You are on page 1of 7

SEMINRIO: ADORAO UM ESTILO DE VIDA

I - LOUVOR
A - O QUE LOUVOR?
> O ATO DE DESCREVER O CARTER DE DEUS.
. RECONHECENDO A AO SOBERANA DE DEUS . RECONHECENDO AS QUALIDADES DE DEUS . RECONHECENDO AS OBRAS DE DEUS

> A COMUNICAO DO SER HUMANO COM DEUS. > A CONSCIENTIZAO INTERNA DE UM VALOR. > UM MANDAMENTO DE DEUS TODA CRIAO. > UM SACRIFCIO INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTNCIAS OU ESTADO EMOCIONAL.

B LOUVOR (PALAVRAS DO ANTIGO TESTAMENTO QUE SO TRADUZIDAS POR LOUVOR)


1 HALLAL

palavra mais freqente no Antigo Testamento: Ocorre cerca de 88 vezes. Significa: Produzir um som claro. Significado adicional: gabar-se, celebrar, elogiar com grande entusiasmo, gloriar-se. O verdadeiro louvor produz um som claro e distinto: Ao ouvir, sabe-se que louvor ao Senhor.
2 HILLUWI

Significa: Celebrao de aes de graas pelo trmino de colheita. Significado adicional: Cnticos e danas com alegria.
3 TEHILLAH

Significado: Cantar. Significado adicional: Cantar com clareza, celebrar com cnticos. Muitas msicas so obscuras e abstratas, no entanto deveriam ser cnticos claros e inconfundveis (letra e msica) de louvor ao Senhor.
4 SHABACH

Significado: Gritar com alta voz, um grito de triunfo, gloriar-se na vitria. Existem ocasies que a nica maneira apropriada de louvarmos ao nosso Deus gritar: Salmo 47.1 Gritai a Deus com voz de triunfo.
5 ZAMAR

Significado: Dedilhar ou tocar cordas. Significado adicional: Louvar com instrumentos musicais, cantar louvores com acompanhamento de instrumentos musicais.
6 YADAH

Significado: Expressar uma confisso de agradecimento, estender-se as mos. Dar graas de mos estendidas em direo a Deus. Dar Graas: Levantar as mos > sentido de autoridade (submeter-se a Deus tambm autoridade sobre anjos e demnios)
7 TOWDAH

Significado: Extenso das mos em adorao, prostrar-se perante o Trono.


8 BARAK

Significado: Bendizer; Ajoelhar-se em adorao, prostrar-se perante o Trono.


9 BALAL

Significa Aleluia. Que significa Louvai ao Senhor


DEUS CRIOU O CORPO DO HOMEM PARA LOUV-LO; A POSTURA DO CORPO INTEIRO FALA MUITO SOBRE O LOUVOR. (Salmo 150)

C - MANEIRAS BBLICAS DE SE LOUVAR AO SENHOR 1. LOUVAR A DEUS COM A VOZ - (Sl.26.7) 2. CLAMAR A DEUS - (Sl.3.4; 34.17) > (CLAMAR - PROFERIR EM ALTA VOZ, BRADAR, GRITAR) 3. CANTAR - (Sl.95.1) > (CELEBRAR A DEUS) 4. DANAR (Sl.150.4) > (EXPRESSES FSICAS DENTRO DE UM RITMO)
> LIBERDADE NO MOVER DO RITMO DO ESPRITO SANTO)

D - UMA VARIEDADE DE CNTICOS - (Efsios 5.19 - Col.3.16)


1) SALMOS
POEMA RELIGIOSO, EMPREGADO ESPECIALMENTE NO CULTO PBLICO EM HONRA A DEUS DE ISRAEL.

2) 3)

HINOS
MEDITAO ESPIRITUAL, DESTINADA A SER CANTADA NO CULTO DE ADORAO A DEUS.

CNTICOS ESPIRITUAIS
UMA FORMA BEM ESPONTNEA DE LOUVOR, QUE NASCE NO ESPRITO DA PESSOA, ENVOLVENDO AS EMOES DA ALMA E TOMANDO FORMA MELDICA.

E - EXPRESSES DE LOUVOR
1) EXPRESSES FSICAS

As expresses fsicas de louvor devem refletir as atitudes espirituais. So atos e demonstraes fsicas de percepes espirituais. O louvor uma resposta do interior do homem revelao de Deus e por isso precisa ser manifesto fisicamente. A - INSTRUMENTOS MUSICAIS Sl.150.3-4 B - ERGUER AS MOS (Sl.134.2 > Bendizer); (Sl.143.6 > Anseio) C - BATER PALMAS (Sl.147.1 > Celebrar) D - REGOZIJAR-SE NO SENHOR (Confiana -Sl.5.11); (Salvao -Is.61.10-11): (Restaurao - Jr.31.13); (Libertao - Sf.3.14-15)
2) SOM AUDVEL

A maior parte do Louvor envolve um SOM AUDVEL (barulho, mas diferente de baguna). Pode ser msica, grito, brados, choro, palmas, pisadas, assobios, estalos de dedos, etc. Deve ser exposto, conhecido por todos.
3) AO FSICA

O Louvor exige uma participao fsica ativa, e no pode ser sempre silencioso e inativo.
4) LIBERAO EMOCIONAL

Pode haver uma LIBERAO EMOCIONAL, com choro, lgrimas, risos (so conseqncias do louvor). Louvar a Deus no um exerccio emocional e sim uma atividade espiritual. Contudo necessrio que haja uma liberao emocional POSITIVA E CONTROLADA. Muitos cristos tem medo de expresses emocionais e tentam reprimi-las pensando que sejam carnais. O que descontrolado no vem do Esprito Santo - o esprito do profeta est sujeito ao profeta.
5) ATITUDE DE REVERNCIA

Toda expresso de louvor verdadeira reverente. Reverenciar significa honrar e respeitar algum que muito importante. Louvor a Deus no diverso, ainda que nos traga muita alegria. Ao liberarmos nossas emoes no louvor, devemos, com todo cuidado, evitar entrar em excessos e fazer um espetculo na carne. No louvor no h espao para leviandade.
6) MANIFESTAO DO PODER DE DEUS

O louvor quebra as cadeias do povo de Deus ou daqueles que o presenciam, trazendo libertao espiritual, cura emocional e fsica. O louvor tambm traz a manifestao da Palavra Proftica, pois o louvor centraliza e entroniza Deus, trazendo o Seu Governo sobre a Igreja.
7) ATRAIR OS POVOS A JESUS CRISTO

O louvor genuno atrai os povos Jesus Cristo. F - BARREIRAS AO LOUVOR At mesmo quando algumas pessoas esto convencidas de que o louvor bblico, correto e apropriado, ainda assim nem sempre fcil para elas comearem a louvar a Deus. Muitas desculpas so dadas por isto. As pessoas esforam-se em explicar a razo de no poderem louvar a Deus. Alguns tentam se desculpar com base em suas tendncias ou temperamentos. Alegam que so tmidos, ou o fato de no serem expansivosou de no demonstrarem seus sentimentos. A verdade que a Bblia no isenta ningum por nenhum destes motivos. Davi diz: Tudo quanto tem flego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor(Sl.150.6). Se voc tem flego, ento voc deve louvar a Deus! Os mortos no louvam ao Senhor, nem os que descem ao silncio (Sl.115.17) H algumas barreiras definidas com relao ao louvor, mas Deus quer lidar com todas elas e vence-las. Ele no aceita nenhuma delas como uma razo vlida de no O louvarmos.
A PECADO

O pecado a primeira barreira ao louvor. Esta a razo bsica pela qual os no-convertidos no louvam a Deus. tambm o motivo pelo qual alguns cristos no louvam. O pecado que no foi confessado nos inibe na presena de Deus. No nos sentimos livres ou vontade na presena de Deus se estivermos conscientes de algum pecado em nossa vida que no tenha sido perdoado. Davi disse: Se eu atender iniqidade no meu corao (se estiver consciente 2

de pecados em minha vida), o Senhor no me ouvir (Sl.66.18). O pecado e a iniqidade nos separam de Deus (Is.59.2)., e perdemos qualquer comunho que possamos ter desfrutado antes. A percepo de que h algum pecado em nossas vidas amarra as nossas lnguas diante do Senhor. A nica coisa que realmente nos sentimos livres de falarLhe, nestas circunstncias sobre o nosso pecado. H uma resposta bem bvia a esta barreira: confesse o pecado a Deus e sinceramente aceite o Seu perdo e purificao, a fim de que um relacionamento correto possa ser restaurado e o fluir do louvor liberado (I Jo.1.9)
B CONDENAO

O mesmo quando j fomos perdoados pelo Senhor, nem sempre fcil aceitar este perdo por completo e perdoar a ns mesmos. Muitos cristos permanecem na condenao. Ainda que Deus os tenha perdoado graciosamente, eles no podem perdoar a si mesmos. Isto em geral resulta numa sensao de demrito. A liberdade de se adorar bloqueada. Tendem, ento, a abaixarem suas cabeas na presena. A sensao da presena de Deus tende a faze-los mais conscientes de sua indignidade do que da misericrdia e a graa de Deus que Ele lhes estendeu. Esta espcie de atitude origina-se em geral do fato de algum ser demasiadamente consciente de si mesmo, ao invs de ter conscincia de Deus. Se ficarmos constantemente, sondando os nossos coraes com uma atitude negativa, sempre procurando faltas e fraquezas, bvio que as encontraremos. Ningum perfeito. Esta auto-inspeo ultra-crtica no saudvel. Sempre focaliza a sua ateno no ego, e no em Jesus. A Bblia nos exorta a olharmos para Jesus, que o autor e consumador da nossa f (Hb.12.2). Isto realiza pelo menos duas coisas: 1 Em primeiro lugar, desvia nossos pensamentos e atenes de ns mesmos para Jesus. 2 Em segundo lugar, quanto mais olharmos para Jesus, pensarmos nEle, meditarmos nEle, ocuparmos nossos pensamentos com Ele, tanto mais desejaremos louv-Lo. assim que o louvor comea: olhando-se para Jesus. A nossa admirao e apreo por ele crescero continuamente medida em que fizermos isto. A nossa conscientizao do valor dEle aumentar, e isto promover pensamentos de louvor e adorao a Ele.
C MUNDANISMO

Oliver Cromwell certa vez definiu mundanismo como tudo o que esfria a minha afeio por Jesus Cristo. Mundanismo o oposto de espiritualidade. a condio predominante quando nossas mentes e pensamentos esto centralizados nas coisas deste mundo, ao invs das coisas de Deus e Seu Reino. Pessoas com mentes mundanas acham que louvar a Deus extremamente embaraoso e que isto ofende seus sentidos carnais de dignidade. A cura para problema tornar-se cada vez mais centralizado em Cristo. medida em que a nossa conscientizao e apreo por ele aumentam, o mundanismo decresce proporcionalmente. Um dos sintomas do mundanismo uma obsesso em manter uma dignidade e decncia, uma conscientizao excessiva de o que as pessoas pensaro?, ou muita preocupao sobre quais seriam as reaes das pessoas. O nosso primeiro interesse como cristos agradarmos ao Senhor. Isto nem sempre agrada ao homem carnal. Se ficarmos muito preocupados em agradar aos homens e ganhar a aprovao deles certamente correremos o perigo de desagradarmos a Deus.
D UM CONCEITO ERRADO DE DEUS

Isto freqentemente uma forte barreira ao louvor. Muitos tm uma viso de Deus completamente negativa. Eles O vem como algum que est constantemente tentando peg-los em alguma falta para poder conden-los, algum oposto a tudo que fazem. Pensam que h pouca esperana de agrada-Lo e de usufruir de sua aprovao. Vem a Deus como um bicho-papo, algum determinado a impedir que as pessoas se divirtam de qualquer forma. Como que algum jamais poderia pensar em louvar um Deus assim? O louvor comea a levantar-se em nossos coraes somente quando recebemos um conceito certo de Deus. O Esprito Santo precisa mostra-Lo a ns da maneira como Ele realmente . A leitura da Palavra de Deus uma cura maravilhosa para os conceitos errados de Deus, mas isto somente acontece quando estamos abertos e permitimos que o Esprito Santo nos revele a verdade. Muitos dos que lem a Bblia tm as suas mentes fechadas verdade. Uma verdadeira conscientizao de Deus, quem e o que Ele , certamente nos conduzir ao louvor e adorao.
E TRADIES RELIGIOSAS

Nos dias de Cristo, muitos permitiam que vs tradies dos homens invalidassem a Palavra de Deus (Mt.15.6). Infelizmente, h muitos hoje em dia que fazem a mesma coisa. Muitos cristos que cresceram em assim chamadas tradies crists desaprovam o louvor e a adorao. Tais tradies condenam o louvor como um mero emocionalismo. Lembre-se que a religio oprime, mas a Redeno libera. As pessoas que esto aprisionadas nas tradies dos homens em geral tambm tm conceitos errados de Deus. Deus um Ser extremamente negativo em suas opinies. Ele totalmente desprovido de emoes, severo e probe tudo. Os que crem num Deus assim tornam-se, eles prprios, pessoas com estas falsas caractersticas de Deus. A cura para esta condio termos a coragem de ousadamente expormos as nossas tradies Palavra de Deus, com 3

corao e mente abertos. Sempre que o Esprito Santo revelar os erros das suas tradies, esteja disposto a abandonlas e a abraar a Palavra de Deus em seu lugar.
F ORGULHO

Eis aqui outra Barreira ao louvor. Este um problema difcil de ser tratado, por causa da nossa falta de disposio em reconhecermos o orgulho do corao. O nosso prprio egosmo no permite que faamos isto! Deus, porm, pode quebrar um orgulho assim e libertar o prisioneiro. O orgulho se refere preocupao com a auto-imagem, o desejo constante de uma boa reputao, de sermos vistos fazendo o que considerado certo e apropriado.
G TEMOR DOS HOMENS

Provrbios 29.25 nos diz que o temor dos homens traz uma armadilha. O temos dos homens, seus pensamentos e opinies criam uma verdadeira armadilha onde muitos so apanhados. O temor do Senhor o princpio da sabedoria... (Pv.9.10). Se realmente reverenciamos o Senhor, nunca preciso temermos aos homens. Deveramos sempre buscar agradar ao Senhor em todas as coisas, e certamente precisamos louva-Lo para fazermos isto. Se os homens no gostam disto, problema deles. Nunca permita que as opinies deles o impeam ou atrapalhem o seu desejo e inteno de dar a Deus o louvor que Lhe devido.
H REPRESSO SATNICA

Chegamos, finalmente, mais sria de todas as barreiras: uma represso do louvor, satanicamente inspirada. difcil entendermos o profundo dio que Satans tem por Deus e o quanto ele detesta ouvir as pessoas louvando a Deus. Foi o profundo cime de Satans, em relao a Deus, que causou a sua queda. Em seu orgulho, ele pensa ser maior que Deus. Ele se enche de um cime irracional, sempre que ouve Deus sendo louvado e engrandecido. Ele, portanto, tenta desanimar e suprimir todo louvor deste tipo. Quando algum est sob o controle direto de Satans ou um de seus demnios, sabemos que uma pessoa assim no pode sequer falar o nome de Jesus. Se for encorajada afaze-lo, sua garganta se paralisa. A palavra simplesmente no sai. Observa-se tambm que, quando o nome de Jesus pronunciado na presena de tais pessoas, os demnios dentro delas comeam a enfurecer-se. Satans reage violentamente at mesmo com a simples meno deste Nome. As vtimas s vezes espumam na boca, entram em convulses, xingam e blasfemam, de to violenta que a reao contra o louvor a Deus ou Jesus.
COMENTRIO E CONCLUSO

Sempre que o cristo estiver ciente de alguma averso ao louvor, uma sondagem sincera e honesta do corao deveria ser feita. Ele deveria pedir a Deus em orao que ele lhe revele a natureza de seu problema, e o que est restringindo ou bloqueando o fluir do louvor. Depois que isto for descoberto, preciso que haja um arrependimento e abandono deste impedimento. A pessoa precisa, ento, direcionar o seu corao no sentido de ser obediente a Deus e de dar louvores a Ele. Se ainda parecer impossvel o fluir no louvor, a pessoa deveria buscar auxlio de algum maduro e espiritualmente sensvel. Talvez haja uma represso satnica na vida desta pessoa que precisa ser quebrada. At que isto seja feito, ela nunca poder servir a Deus adequadamente. Uma incapacidade de louvar e adorar a Deus indica uma rebeldia em alguma rea. H obviamente um problema bsico que precisa ser tratado. Continue buscando a Deus at que a vitria venha e que rios de louvor sejam liberados do seu interior! Gerald Rowlands G - DIFERENA ENTRE LOUVOR E ADORAO I DEFINIO DE LOUVOR 1. Louvor elogio, gabo, aplauso, glorificao, exaltao, enaltecer, aprovar, bendizer. 2. Louvor expresso dirigida a Deus ou a declarao a outros a respeito de Deus. 3. Louvor normalmente dinmico, vocal e s vezes barulhento. 4. Louvor est ocupado com quem Deus faz ou est fazendo. 5. Louvor aclamao cheia de energia acompanhada de cnticos, jbilo, proclamao, dana, instrumentos musicais e muitas outras formas. 6. Louvor envolve as emoes. 7. Louvor uma arma de batalha espiritual ( II Cr.20.20-28). II DEFINIO DE ADORAO 1. Adorao significa atribuir mrito ou valor, ou considerar digno, isto , reconhecer que Deus digno. 4

2. Adorao a conversa entre o ser humano e Deus. um dilogo que deveria ser constante na vida do cristo. 3. Adorao dar a Deus todo o nosso ser. 4. Adorao o resultado da expresso da comunho de amor entre o Criador e o homem em resposta ao Amor de Deus. 5. Adorao a expresso de amor e louvor a Deus com uma atitude que reconhece a sua supremacia e senhorio. 6. Adorao significa sentir no corao. 7. Adorao a habilidade de engrandecer a Deus com: esprito, alma e corpo. 8. Adorao amor extravagante e comunho apaixonada com Deus, que s pode ser experimentada pelos seus filhos amados. 9. Adorao normalmente comunho ntima e envolvente. - No Esprito 10. O mais importante na adorao derramar-se com afeio, devoo e sem constrangimento diante do Senhor Jesus Cristo. III DIFERENA ENTRE LOUVOR E ADORAO LOUVOR ADORAO Acontece na Alma Acontece no esprito Celebrao Contemplao e reflexo Emocional Devocional Volume alto Em silncio e admirao Guerra Majestade e maravilhas Por aquilo que Deus faz Por aquilo que Deus Recebendo favores ou coisas Dando honra Ordem de Deus Nossa vontade Nasce da observao dos atos Nasce do nosso conhecimento de Deus Alegria Santidade e humildade Diz: Muito Obrigado! Diz: Eu te amo! Expresso fsica Prostrao (fazer barulho para Deus)

II ADORAO - INTIMIDADE COM DEUS O chamado supremo e abrangente da nica igreja o de adorar a Deus. Antes de qualquer outra coisa, somos chamados para ser uma comunidade que adora.
A - O QUE ADORAO? A palavra adorao significa atribuir valor a algo ou algum. Significa dar a algum a honra ou o valor merecido.

Sempre que nos reunimos, devemos adorar o Pai, reconhecendo-O por quem Ele o Criador e Redentor de todo o mundo. Devemos adorar a Jesus por quem Ele o eterno Filho e Salvador de toda a humanidade. E devemos adorar o Esprito Santo nosso Capacitador e Encorajador. A adorao crist est enraizada no Antigo Testamento, especialmente nos Salmos: passagens como Salmo 96.4,8; 99.9 e 148.13 so to relevantes hoje como quando foram escritas milhares de anos atrs. H duas palavras hebraicas principais para adorao: Hishahawah - literalmente significa um curvar-se, sugerindo que adorao curvar perante Deus como um sinal de respeito. Hishahawah era a maneira natural pela qual as pessoas pecaminosas abordavam seu Deus santo vemos isto, por exemplo, no Salmo 95.6-11; 2 Reis 17.36 e 2 Crnicas 20.18. A ligao entre curvar-se ou prostrar-se e adorar ao Senhor repetida no Novo Testamento por exemplo, Mateus 2.11; 4.9; Atos 10.25; 1 Corntios 14.24-25; Apocalipse 4.10; 5.14; 7.11-12; 11.16; 19.5, 10; 22.8. A palavra grega principal para adorao no Novo Testamento Proskuneo, que literalmente significa beijar em direo. Podemos pensar nisto como deferir, reverenciar ou prestar homenagem: Proskuneo sugere que toda nossa adorao deve ser inspirada por um amor adorador. Quando nos reunimos, mas antes de comearmos a louvar e a agradecer a Deus, devemos passar um tempo humildemente reconhecendo e lembrando da grandeza, santidade e no grande amor de nosso Deus maravilhoso. A segunda palavra hebraica principal para adorao abodah, que significa servio, culto. Isto significa que provavelmente redundante falar sobre um culto de adorao. A verdadeira adorao envolve louvar a Deus com nossas bocas e servi-Lo com nossas vidas vemos isto no Salmo 116.16-19. B - UMA RESPOSTA Adorao nossa resposta a Deus, o que significa que ela foi iniciada por Deus. Ele inspirou Israel a adorar, Ele convocou-os para adorar e Ele lhes deu instrues precisas com referncia adorao que Ele procurava. 5

Em xodo 10.26, Moiss disse ao fara que no saberiam que adorao oferecer a Deus at que atingissem o lugar onde Deus os estava levando. Sabiam que sua adorao tinha de ser inspirada e dirigida por Deus. A adorao descrita em Atos 2.11 e Romanos 8.15-16 uma resposta obra do Esprito. Quando o Esprito verdadeiramente vem sobre ns, nossa resposta natural deve ser um clamor de louvor e adorao ao Pai. E Efsios 5.18- mostra que a adorao congregacional baseia-se na nossa experincia de sermos cheios com o Esprito. Joo 4.23-24 declara que o Pai quer que O adoremos em esprito e em verdade. Ele no est muito interessado em nossos gostos musicais, mas ele anseia para que nossos coraes e mentes estejam corretos perante Ele, para que nossas vidas sejam sempre no Esprito e para que nossas mentes estejam saturadas com a verdade. Naturalmente, devemos certificar-nos de que a adorao de nossa igreja seja significativa, expressiva, hbil e culturalmente relevante, pois Deus no quer que nossa adorao seja enfadonha, repetitiva ou tediosa. Ele quer que O adoremos com criatividade, numa maneira nova e empolgante, que reflita Sua prpria natureza criativa. C - UM SACRIFCIO Vimos glria e sacrifcio esto ligados nas Escrituras. A Glria de Deus revelada mais claramente no autosacrifcio por isso que a cruz, e no o tmulo vazio ou a pomba o grande smbolo da igreja. Ao longo da Bblia, todo aspecto da adorao humana est ligado ao sacrifcio: por isso que comumente experimenta-se a Glria de Deus hoje em momentos de adorao. O princpio de 2 Samuel 24.24 permeia toda a idia bblica sobre adorao. No Antigo Testamento, as pessoas tinham de oferecer a Deus em sacrifcio o melhor que tinham. Embora a era dos sacrifcios de sangue tivesse tido fim, de uma vez por todas, com a morte de Cristo na cruz, ainda somos chamados a oferecer sacrifcios a Deus no Novo Testamento. Em particular, a igreja chamada a adorar a Deus com: 1) O sacrifcio de nossos corpos . Rm. 12.1; 15.16; Fp.1.20; 2.17; 2 Tm.4.6 2) O sacrifcio de nosso dinheiro e posses Hb.13.16; Mt.6.24; I Tm.6.10; Lc.6.38; 2 Co.9.11-13 3) O sacrifcio de nossos louvores Hb.13.16;Sl.66.1-4; Mt.26.30; At.16.25; I Co.14.26; Ef.5.19; Cl.3.16;Tg.5.13 D - PRINCPIOS BBLICOS A funo principal da igreja de adorar a Deus. Se isto no for central toda expresso da igreja, todas as outras atividades esto fora de sincronismo. Devemos reconhecer trs princpios bsicos da adorao na igreja.
1) Adorao depende da presena do Esprito Santo

Fp.3.3 afirma que servimos (adoramos) a Deus em Esprito, e que toda nossa adorao depende Dele. Sem Ele, no podemos falar com o Pai. Ele inspira nosso louvor e nossas oraes, leva-nos verdade, convence-nos do pecado e nos d dons maravilhosos para nos ajudar a adorar e servir a Deus.
2) Adorao deve ser dirigida exclusivamente a Deus

O chamado de Salmo 34.3 o chamado eterno para adorar a Deus. Quando a adorao da igreja se degenera num mero desempenho ou somente num cantar de hinos, ela deixa de adorar.
3) Adorao deve edificar o Corpo de Cristo

Os grandes captulos de Paulo sobre adorao, 1 Co. 11-14 so dominados pelo verbo oikodomeo, que literalmente significa edificar uma casa, I Co.14.26 mostra que todo aspecto de nossa adorao deve ser para edificao da igreja de Deus.

E A VERDADE DA ADORAO Joo 4.23


Neste versculo, Jesus confirma que o tempo de adorao aqui e agora. A hora ou o momento de adorao a que Jesus se refere em qualquer tempo ou perodo, isto , dia, hora ou instante. O momento para a adorao na igreja aqui e agora. Nunca houve tempo igual para a adorao florescer em adorao como agora. Uma das grandes verdades que deve ser restaurada no fim dos tempos da igreja, a adorao que est surgindo agora. O Esprito Santo est enfatizando esta verdade atravs das naes e denominaes e h uma fome genuna pela adorao real. No grego, a palavra verdadeiros adoradores alethinos e significa: verdade no sentido de ser real, genuno, ideal. Esta palavra tambm usada para descrever a verdadeira plenitude e genuinidade de Deus. Jesus e a Palavra (Joo 7.28 e Joo 1.9). Tanto quanto Deus verdadeiro e genuno em todos os seus caminhos, tambm os Seus adoradores o devem ser na sua adorao. Esta palavra tambm est relacionada com a palavra grega alethes que significa aberto, manifesto. Um verdadeiro adorador algum que manifesta, de modo a que todos vejam uma vida genuna de amor a Deus, uma vida genuna e aberta de adorao. Ele verdadeiro para Deus em todos os seus caminhos e no compromete a sua vida para satisfazer padres religiosos. Ele real, o artigo genuno. A manifestao da adorao verdadeira e genuna no algo que est escondido na vida de um cristo. Ela manifesta-se como um estilo de vida para que o mundo possa ver que O amamos e adoramos sem vergonha. Tenha coragem. Deus no procura perfeio, Ele procura sinceridade. Esta a verdade da adorao. melhor dar a Deus um minuto de adorao sincera do que 100 horas de religio sem sinceridade. Depois de termos provado um minuto da Sua presena no nosso meio, iremos ansiar pelas 100 horas, isto , a Sua presena contnua. 6

F O ESPRITO DA ADORAO Joo 4.23-24


A adorao no Novo Testamento, a expresso espiritual da verdade revelada o esprito recriado respondendo medida de verdade que conhecemos e apreciamos. a verdade que nos liberta (Joo 8.32) para adorarmos em esprito. Mas, o esprito recriado que nos capacita para compreendermos e apreciarmos a verdade. Funcionam de maneira inseparvel. Ao alimentarmos o nosso homem espiritual com a Palavra de Deus (verdade), o esprito responder em adorao. No entanto, se tentarmos adorar sem verdade, o nosso esprito fica restringido e a nossa adorao vazia. a Palavra de Deus fluindo dentro de ns que nos capacita para que a adorao possa fluir para fora de ns. No versculo 24, observe a palavra importa (na verso King James, a palavra que corresponde devem). Da perspectiva de Deus, no h adorao aceitvel, a menos que seja em esprito e em verdade. Tal como devemos nascer de novo, importa (devemos) adorar em esprito e em verdade. Jesus no disse que devemos adora a Deus em esprito, alma e corpo e verdade. Ele apenas disse em esprito e em verdade, porque Ele sabia que se compreendssemos o princpio do esprito na adorao, ela partiria de mentes e corpos disciplinados e sujeitos Palavra de Deus. Fp.3.3 dnos mais discernimento. Porque ns que somos a circunciso, ns que adoramos a Deus no Esprito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e no confiamos na carne. Deus um Esprito e, por isso, quando ministramos a Deus em adorao , essencialmente, de esprito para esprito. O nosso homem espiritual ministra ao ser Espiritual do Deus Todo-Poderoso. Vai um pouco alm da compreenso humana, mas na realidade, Deus recebe o ministrio do nosso esprito, no Seu Esprito. Ele apenas o pode receber se partir do nosso esprito. Deus no pode receber nada de ns que venha da carne. Agora, o que que significa adorar a Deus em esprito? Romanos 8.4-8 explica que devemos ser habitualmente dominados e controlados pelo Esprito Santo (Verso Wuest) que far com que sejamos inclinados para as coisas espirituais, resultando da a vida e a paz. Se queremos agradar ao Esprito Santo continuamente, submetendo-nos aos Seus caminhos, a nossa adorao deve ser no esprito e, assim, o Pai e o Filho iro receb-la e sero glorificados. O Esprito Santo a fonte de tudo o que espiritual e tudo o que verdadeiramente espiritual, santo. O Esprito Santo no apenas Santo, mas Ele tambm Esprito de Verdade. Adorar em esprito viver de acordo com as santas escrituras (a verdade) nas quais o Esprito Santo nos dirige. O que que significa adorar em esprito? Temos que compreender que o Esprito Santo a fonte de tudo que o espiritual nas nossas vidas. Mais ainda, a influncia do Esprito Santo nas nossas vidas Ir nos levar santidade, ao temor a Deus e ao dio do pecado. O Esprito Santo apenas nos dirigir na nossa adorao at ao limite em que nos submetemos a Sua santidade (Hb.13.15). O mandamento de Deus em I Pedro 1.16 para sermos santos, no pode ser alcanado pelos esforos humanos, mas apenas submetendo-nos direo do Esprito Santo em toda a verdade (Joo 16.13). Adorar em esprito , simplesmente, adorar de uma maneira muito profunda, uma submisso verdade que o Esprito Santo revelou e est revelando, correntemente, ao indivduo. Isto torna a nossa experincia de adorao como indivduos, diferente de pessoa para pessoa, dependendo dos caminhos de verdade pelos quais o Esprito Santo nos guiou. A verdade da Palavra de Deus, revelada pelo Esprito Santo, ir definitivamente, libert-lo para adorar. Por isso, agora, no h condenao para aqueles que esto em Cristo Jesus, que no andam segundo a carne, mas segundo o Esprito. Se ns, como indivduos, seguirmos as coisas do Esprito, estamos livres de condenao para adorar at ao nvel de verdade em que estamos. Isto afasta toda a comparao, competio e julgamento da parte dos outros e podemos dizer que estamos verdadeiramente libertos para adorar em esprito e em verdade.

G - AS BNOS DE DEUS PARA OS VERDADEIROS ADORADORES


Quando os crentes verdadeiramente adoram a Deus, muitas bnos lhes esto reservadas por Ele. Por exemplo: Ele promete (1) que estar com eles (Mt.18.20), e que entrar e cear com eles ( Ap.3.20); (2) que envolver o seu povo com a sua glria (x. 40.35; II Cr.7.1; I Pe.4.14); (3) que abenoar o seu povo com chuvas de bnos (Ez.34.26), especialmente com a paz (Sl.29.11); (4) que conceder fartura de alegria (Sl.122.1-2; Lc.15.7,10; Jo.15.11); (5) que responder s oraes dos que oram com f sincera (Mc.11.24; Tg.5.15); (6) que encher de novo o seu povo com o Esprito Santo e com ousadia (At.4.31); (7) que enviar manifestaes do Esprito Santo entre o seu povo (I Co.12.7-13); (8) que guiar o seu povo em toda a verdade atravs do Esprito Santo (Jo.15.26; 16.13); (9) que santificar o seu povo pela sua Palavra e pelo seu Esprito (Jo.17.17-19); (10) que consolar, animar e fortalecer seu povo (Is.40.1; I Co.14.26; II Co.1.3-4; I Ts.5.11); (11) que convencer o povo do pecado, da justia e do juzo por meio do Esprito Santo (Jo.16.8); e (12) que salvar os pecadores presentes no culto de adorao, sob a convico do Esprito Santo (I Co.14.22-25). (BBLIA PENTECOSTAL)

COMPILAO BIBLIOGRAFICA
DYE. Colin Espada do Esprito Glria na Igreja Associao Religiosa Imprensa da F S.P. 1999. BBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL Estudo sobre Adorao PSALMODY INTERNATIONAL Ensinos acerca de um estilo de vida de adorao Ed. Vida Abundante LisboaPortugal REVISTA ATOS Estudo sobre :Louvor - Gerald Rowlands Clia Bretanha Junker Silva e Nelson Mathias Silva

You might also like