You are on page 1of 51

Direito Constitucional

434 QUESTOES GABARITADAS CESPE 2009/2010/2011; 2009/2010/2011 Nveis Superior e mdio CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES A) outorgada. B) rgida. C) sinttica. D) ortodoxa. E) semntica. 7. (ANALISTA ARQUITETO/SUPERIOR/TCEARQUITETO/SUPERIOR/TCE AC/2009)Segundo Segundo a classificao da doutrina, doutrin a CF um exemplo de constituio: constituio

1. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)No sentido sociolgico defendido por Ferdinand Lassale, a Constituio fruto de uma deciso poltica.

2. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)No sentido jurdico, a Constituio no tem qualquer fundamentao sociolgica, poltica ou filosfica.

3. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Uma Constituio do tipo cesarista se caracteriza, quanto origem, pela ausncia da participao popular na sua formao.

8. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/ MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)No tocante estabilidade, consideram consideram-se rgidas as constituies que apresentam um processo legislativo diferenciado e exigncias formais especiais quanto modificao das suas normas, distanciando-se, se, portanto, do processo legislativo previsto para a alterao das normas infraconstitucionais.

4. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)54 A CF vigente, quanto sua alterabilidade, do tipo semiflexvel, dada a possibilidade de serem apresentadas emendas ao seu texto; contudo, com quorum diferenciado em relao alterao das leis em geral.

9. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)Pelo princpio da supremacia macia da Constituio, constata-se constata que as normas constitucionais esto no vrtice do sistema jurdico nacional, e que a elas compete, entre outras matrias, disciplinar a estrutura e a organizao dos rgos do Estado.

10. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMA/2009)Com A/2009)Com relao classificao das constituies, assinale a opo correta. A) A Constituio dos Estados Unidos da Amrica exemplo de constituio sinttica. B) Uma constituio rgida se no admite qualquer tipo de reviso. C) A constituio que se materializa ao longo do tempo, tal qual a inglesa, classificada como ortodoxa. D) A CF pode ser classificada como prolixa e semirrgida. E) Toda constituio necessariamente escrita e solene.

AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)A 5. (AGENTE CF, quanto origem, promulgada, quanto extenso, analtica e quanto ao modo de elaborao, dogmtica.

6. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Uma Constituio classificada como semiflexvel ou semirrgida significa que ela tanto rgida como flexvel, com matrias que exigem um processo de alterao mais dificultoso do que o exigido para alterao de leis infraconstitucionais.

WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORADENISEVARGAS FACEBOOK.COM/PROFESSORADENISEVARGAS

Direito Constitucional
11. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMG/2009)Quanto ao conceito e s classificaes de constituio, assinale a opo correta. A) A constituio de determinado pas constitui sua lei fundamental, a qual prev normas relativas a: estruturao do Estado, formao dos poderes, forma de governo, aquisio do poder, distribuio de competncias, direitos, garantias e deveres dos cidados. Portanto, para ser considerado como constituio, imprescindvel que haja um nico documento escrito contendo tais regras. B) As constituies rgidas no podem, pode em nenhuma hiptese, serem alteradas. C) A constituio material contm um conjunto de regras escritas, constantes de um documento solene estabelecido pelo chamado poder constituinte originrio. D) A constituio de determinado pas pode no ser escrita, j que tem por fundamento costumes, jurisprudncia, leis esparsas e convenes, cujas regras no se encontram consolidadas em um texto solene. E) As constituies outorgadas decorrem da participao popular no processo de elaborao. classificada pela doutrina como rgida, escrita, democrtica, dogmtica, ecltica, formal, analtica, dirigente, normativa, mativa, codificada, social e expansiva.

16. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/DPU/2010)Com relao classificao das normas constitucionais, assinale a opo correta. A) Normas constitucionais de eficcia limitada so aquelas por meio das quais o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matria, mas deixou margem atuao restritiva por parte da competncia discricionria do poder pblico, nos termos em que a lei estabelecer ou nos termos dos conceitos gerais por ele enunciados. B) As normas constitucionais de eficcia plena so completas, no necessitando de qualquer outra disciplina legislativa para terem total aplicabilidade. Entre elas, encontram-se, encontram por exemplo, as declaratrias de princpios organizativos (ou orgnicos), que contm esquemas gerais e iniciais de estruturao de instituies, rgos ou entidades. C) Normas constitucionais de eficcia contida tm aplicao direta e imediata, mas possivelmente no integral, pois, embora tenham condies de produzir r todos os seus efeitos, podem ter sua abrangncia reduzida por norma infraconstitucional. Como regra geral, elas criam rgos ou atribuem competncias aos entes federativos. D) A eficcia da norma contida pode ser restringida ou suspensa pela incidncia de d outras normas constitucionais, a exemplo da liberdade de reunio, que, mesmo consagrada no art. 5. da Constituio Federal de 1988 (CF), est sujeita a restrio ou suspenso em perodos de estado de defesa ou de stio. E) Muitas vezes, uma regra prevista previs na Constituio utiliza expresses como nos termos da lei e na forma da lei, evidenciando no ter aplicabilidade imediata. So as chamadas normas constitucionais de eficcia contida.

12. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 (CF) caracteriza-se se por ser: ser A) rgida e material. B) formal e outorgada. C) escrita e rgida. D) flexvel e escrita. E) promulgada e semirrgida.

13. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREBA/2010)Toda constituio necessariamente escrita e representada por um texto solene e codificado.

14. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)Denomina-se se constituio outorgada a elaborada e estabelecida com a participao do povo, normalmente por meio de Assembleia Nacional Constituinte.

PODER CONSTITUINTE 15. (AGENTE ADMIN./MEDIO/AGU/2010)A CF sofreu, ao longo de sua existncia, enorme quantidade de emendas; apesar disso, ela

2 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
17. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/ SUPERIOR/2009)A substituio da Unio, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios por um nico ente central somente seria possvel por um poder constituinte originrio. 20. (AUDITOR/SUPERIOR/AUGE (AUDITOR/SUPERIOR/AUGEMG/2009)Acerca cerca do poder constituinte, da origem e dos tipos de Constituio, julgue os itens a seguir. I) O poder constituinte originrio um poder inicial e incondicionado, que pode desconsiderar de maneira absoluta o ordenamento ordena constitucional preexistente, inclusive as clusulas ptreas. II) O poder constituinte derivado reformador exercido pelo Congresso Nacional, sujeito aos limites explicitados pelo constituinte originrio. III) Em sentido material, a Constituio compreende as normas constitucionais, escritas ou costumeiras, inseridas ou no em um documento escrito, que regulam a estrutura do Estado, a organizao de seus rgos e os direitos fundamentais. IV) Quanto sua origem, a CF outorgada, tendo sido elaborada por representantes eleitos pelo povo de forma livre e soberana. V) Considera-se se Constituio analtica aquela que exige formalidades e exigncias mais rgidas para sua alterao. Esto certos apenas os itens A) I, II e III. B) I, II e IV. C) I, III e V. D) II, III e IV. E) III, IV e V.

18. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)O poder pod constituinte derivado, ou de reviso ou reforma, reforma caracteriza-se se por ser inicial, autnomo e incondicionado, corporificando-se se por meio de instrumento denominado emenda constitucional.

19. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)Considerando Considerando que um deputado federal, diante da presso dos seus eleitores, pretende retende modificar a sistemtica do recesso e da convocao extraordinria no mbito do Congresso Nacional, e sabendo que o poder constituinte derivado reformador manifestasse manifestas por meio das denominadas emendas constitucionais, as quais esto regulamentadas no o art. 60 da CF, julgue os itens a seguir: __ A CF estabelece algumas limitaes de forma e de contedo ao poder de reforma. Assim, no caso narrado, para que a modificao pretendida seja votada pelo Congresso Nacional, a proposta de emenda constitucional dever ser apresentada por, no mnimo, um tero dos membros da Cmara dos Deputados.

__ Uma vez preenchido o requisito da iniciativa e instaurado o processo legislativo, a proposta de emenda CF ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

21. (AGENTE ADMIN./MEDIO/AGU/201 ADMIN./MEDIO/AGU/2010)As emendas constitucionais de reviso, aprovadas durante o processo de reviso constitucional, foram promulgadas pelas duas casas do Congresso Nacional, em sesso bicameral, de acordo com m o mesmo processo dificultoso exigido para qualquer tipo de emenda constitucional.

__ Da mesma forma que o poder constituinte originrio, o poder de reforma no est submetido a qualquer limitao de ordem formal ou material, sendo que a CF apenas estabelece que no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao de poderes e os direitos e garantias individuais.

APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

22. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)Segundo a estrutura escalonada ou piramidal das normas de um mesmo sistema ma jurdico, no qual cada norma busca sua validade em outra, situada em plano mais elevado, a norma constitucional situa-se situa no

3 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
pice da pirmide, caracterizando-se se como normaorigem, porque no existe outra que lhe seja superior. no sentido de que, ao se deparar com um possvel conflito ou concorrncia entre os bens constitucionais, busque uma soluo que evite o sacrifcio ou a negao ao de um deles.

MDIO/TRT 23. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)A 009)A disposio constitucional que prev o direito dos empregados participao nos lucros ou resultados da empresa constitui norma de eficcia limitada.

24. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)A A norma constitucional que estabelece a liberdade quanto ao exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso constitui norma de eficcia plena.

29. (AGENTE ADMIN./MEDIO/AGU/2010)Entre ADMIN./MEDIO/AGU/2010)Entr os princpios fundamentais do Estado brasileiro, incluem-se se a dignidade da pessoa humana, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a concesso de asilo poltico. Alm disso, a Repblica lica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana latino de naes. DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

25. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/MPU/2010)As normas de eficcia plena no exigem a elaborao de novas normas legislativas gislativas que lhes completem o alcance e o sentido ou lhes fixem o contedo; por isso, sua aplicabilidade direta, ainda que no integral.

30. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009)O 2009)O princpio da proporcionalidade exemplo de princpio constitucional no positivado.

26. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT21/2010)A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF) entende que as normas constitucionais programticas obrigam rigam os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio a atuar no sentido de concretizar as finalidades nelas contidas.

ADMIN./MPS/MDIO/20 norma 31. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)A constitucional uma sobrenorma, porque trata do contedo ou das formas que as demais normas devem conter, apresentando sentando princpios que servem de guias supremos ao exerccio das competncias dos rgos.

INTERPRETAO E HERMENEUTICA CONSTITUCIONAIS 27. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)O princpio da mxima efetividade revela que as normas constitucionais no devem ser vistas e analisadas de forma isolada, mas sim como preceitos integrados a um sistema unitrio de regras e princpios.

32. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)De acordo com a CF, so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil a soberania, a dignidade da pessoa humana e a promoo promo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

28. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)O princpio da concordncia prtica ou da harmonizao, derivado do princpio da unidade da CF, orienta o aplicador ou intrprete das normas constitucionais

33. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)Entre os objetivos da Repblica Federativa do Brasil, destaca-se destaca a valorizao social do trabalho e da livre iniciativa, pois, por meio do trabalho, o homem garante sua subsistncia e o consequente crescimento do pas.

34. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)Constituem princpios que regem a

4 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
Repblica Federativa do Brasil em suas relaes internacionais, entre outros, a prevalncia dos direitos humanos, da garantia do desenvolvimento nacional e da autodeterminao dos povos. Direito, o que limita o prprio poder do Estado e garante os direitos fundamentais dos particulares.

35. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TCU/2009)Apesar de a CF estabelecer que todo o poder emana do povo, no h previso, no texto constitucional, de seu exerccio diretamente pelo povo, mas por meio de representantes eleitos.

41. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREES/2011)Constituem fundamentos da Repblica Federativa do Brasil a dignidade da pessoa pes humana, a independncia nacional e a igualdade entre as naes.

36. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)De acordo com a Constituio Federal de 1988 (CF), todo o poder emana do povo, que o exerce exclusivamente por mei meio de representantes eleitos diretamente.

(ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJE42. ES/2011)O princpio da dignidade da pessoa humana possui um carter absoluto, sendo um princpio primordial presente na Constituio Federal de 1988.

37. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)Constitui princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil em suas relaes internacionais a concesso de asilo poltico, vedada a extradio.

43. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)Os objetivos fundamentais da Repblica brasileira incluem a garantia do desenvolvimento nacional, a erradicao da pobreza e da marginalizao, a reduo das desigualdades sociais e regionais e a promoo do bem de todos, tod sem quaisquer preconceitos ou outras formas de discriminao.

38. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT IO/MDIO/TRT 17/2009)A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos estados, dos municpios, do Distrito Federal e dos territrios.

44. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)O Brasil, como signatrio de tratados e convenes internacionais, repudia a igualdade entre os Estados, j que os pases menos desenvolvidos recebem ajuda financeira e humanitria dos pases mais ricos como forma de cooperao entre os povos para o progresso da humanidade.

39. (ANALISTA CONTROLE INTERNO/SUPERIOR/SECGE-PE/2010) PE/2010)Um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil : A) a independncia nacional e igualdade entre os estados. B) o pluralismo poltico. C) a erradicao da pobreza e da marginalizao. D) a repblica como forma de governo. E) a separao entre os poderes.

45. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)Os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil compreendem a soberania, a cidadania, o pluralismo, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

40. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/MPU/2010)A 2010)A Constituio Federal de 1988 apresenta os chamados princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, que incluem referncias a sua forma de Estado, forma de governo e regime poltico. Deduz-se se do texto constitucional que a Repblica Federativa do Brasil um Estado de

46. (ASSISTENTE I/SUPERIOR/CNPQ/2011)Embora a CF estabelea que todo o poder emana do povo, a CF no prev hiptese em que o poder seja exercido diretamente pelo lo povo, mas apenas por meio de seus representantes eleitos para tal finalidade.

47. (ASSISTENTE I/SUPERIOR/CNPQ/2011) A independncia nacional, a igualdade entre os estados e a dignidade da pessoa humana so

5 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
alguns dos fundamentos da Repblica Federativa Federativ do Brasil. fundamentais apresentam como limites os demais direitos constitucionais ais pelo princpio da relatividade ou pelo princpio da convivncia das liberdades pblicas.

48. (AUX. PERICIA MDICO LEGAL/SUPERIOR/POLICIA CIVIL CIVIL/2011)Os objetivos da Repblica Federativa do Brasil incluem a erradicao da pobreza, a independncia nacional e os valores sociais do trabalho.

54. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/2009)As (ADMINISTRADOR/MPS/ pessoas jurdicas tambm so beneficirias dos direitos e das garantias individuais, desde que tais direitos sejam compatveis veis com a sua natureza.

49. (AUX. PERICIA MDICO LEGAL/SUPERIOR/POLICIA CIVIL/2011) CIVIL/2011)A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos estados, dos municpios e do Distrito Federal, constitui Estado democrtico de direito e tem por fundamentos, entre outros, a soberania, o pluralismo poltico, ltico, a prevalncia dos direitos humanos e a construo de uma sociedade livre, justa e solidria.

50. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)O princpio da legalidade no se confunde com o da reserva legal: o primeiro pressupe a submisso e o respeito resp lei; o segundo se traduz pela necessidade de a regulamentao de determinadas matrias ser feita necessariamente por lei formal.

55. (ADMINISTRADOR/EMBASA/ (ADMINISTRADOR/EMBASA/SUPERIOR/2009)O s direitos de defesa dos cidados constituem, em um plano jurdico-objetivo, objetivo, normas de competncia negativa para os poderes pblicos, proibindo fundamentalmente as ingerncias destes na esfera jurdica individual; e implicam, em um plano jurdico-subjetivo, subjetivo, o poder de exercer positivamente direitos fundamentais (liberdade positiva) e de exigir omisses dos poderes pblicos, de forma a evitar agresses lesivas por parte dos mesmos. (J. J. Gomes Canotilho. Direito constitucional. Coimbra: Almedina, 1993, p. 561. Apud Alexandre de Moraes. Direito constitucional. 21. ed. So Paulo: Atlas, 2007, p. 25 (com adaptaes). A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem. ___Para a doutrina a constitucionalista brasileira, no existem diferenas entre direitos fundamentais e garantias fundamentais, pois ambos visam proteger os cidados das ingerncias do poder pblico.

51. (TECNICO ADMIN./MEDIO/ANEEL/2010)Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, a construo de uma sociedade livre justa e solidria e a garantia do desenvolvimento nacional constituem fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

___A A abrangncia do direito de resposta previsto na CF ampla, aplicando-se aplicando a todas as ofensas sofridas pelo sujeito, configurem essas ofensas infraes penais ou no.

52. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009)A 2009)A regra da prescrio tambm se aplica aos direitos fundamentais, se estes no forem exercidos nos prazos estabelecidos na Constituio Federal de 1988.

___O O direito constitucional de petio definido como o direito de uma pessoa de invocar a ateno dos poderes pblicos sobre, por exemplo, um abuso de direito a que esteja submetida, desde que sejam pagas as taxas administrativas para o rgo a que dirigido o exerccio desse direito.

53. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009)Os 2009)Os direitos

6 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
56. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. 63. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)Os direitos e as garantias fundamentais consagrados constitucionalmente no so ilimitados, uma vez que encontram seus limites nos demais direitos igualmente consagrados na mesma Carta Magna.

57. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009) A criao de associao independe de autorizao, sendo permitida a interferncia rncia estatal em seu funcionamento.

64. (AGENTE ADMIN./MEC/MDIO/2009)A prtica tica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei.

58. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)O sigilo das comunicaes telefnicas somente pode ser violado para fins ins de investigao criminal ou instruo processual penal, no havendo, nesses casos, a necessidade de ordem judicial judi para a realizao da quebra do sigilo.

65. (AGENTE ADMIN./MEC/MDIO/2009) ADMIN./MEC/MDIO livre a manifestao de pensamento, assim como permitido o anonimato nos meios de comunicao, o que abrange matrias jornalsticas e notcias televisivas.

59. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)A sucesso ucesso de bens de estrangeiros situados no pas ser regulada pela lei brasileira eira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, ainda que lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus.

66. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Os direitos e garantias fundamentais encontram-se encontram destacados exclusivamente no art. 5.o do texto constitucional. constitucional

60. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)Todos ADMIN./MDS/MDIO/2009) tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade ou do Estado.

67. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)No constitucionalismo, a existncia de discriminaes positivas iguala materialmente os desiguais.

61. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)A ADMIN./MDS/MDIO/2009) todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua su tramitao.

68. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao e publicao, mas no o de reproduo, no podendo a transmisso desse direito aos herdeiros ser limitada por lei.

62. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009) ADMIN./MDS/MDIO/2009)Os tratados e convenes internacionais acerca de direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por maioria absoluta dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes valentes s emendas constitucionais.

69. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Se um indivduo, ao se desentender com sua mulher, desferir contra ela la inmeros golpes, agredindo-a agredindo fisicamente, causando ndo leses graves, as autoridades policiais, considerando tratar-se tratar de flagrante delito, podero penetrar na casa desse indivduo, ainda que noite e sem determinao judicial, e prend-lo.

70. (AGENTE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)A

DE CF

7 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
assegura a liberdade rdade de expresso, apesar de possibilitar, expressamente, sua limitao por meio da edio de leis ordinrias destinadas proteo da juventude. A) A priso de Joo, em tese, foi legal, visto que devidamente fundamentada e decidida pela autoridade competente. B) Joo poder impetrar, por meio de seu advogado, mandado de segurana visando questionar a legalidade de sua priso e garantir o seu direito de ir e vir. C) Joo deveria ter solicitado autorizao prvia para a realizao do comcio, no sendo suficiente o simples aviso prvio autoridade competente. D) A priso de Joo e o local onde foi recolhido deveriam ter sido comunicados imediatamente ao juiz competente e a sua famlia. E) Joo s poderia ter sido preso em sua residncia, no perodo da noite, por deciso judicial.

71. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)Independente mente de aviso prvio ou autorizao do poder pblico, todos podem reunir-se se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local.

72. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)Configura flagrante inconstitucionalidade a proibio geral de acesso a determinadas carreiras pblicas, unicamente em razo da idade do candidato.

73. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)A CF assegura a liberdade de expresso, apesar de possibilitar, expressamente, sua limitao por meio da edio de leis ordinrias destinadas proteo da juventude.

76. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TRE /SUPERIOR/TREGO/2009)Acerca do direito igualdade, assinale assina a opo que configura situao de aplicao adequada do referido princpio. A) Fixao, por meio de edital de concurso pblico, de idade mxima de 45 anos como requisito para o ingresso na magistratura. B) Estabelecimento, como ttulo em concurso pblico, do exerccio de qualquer funo pblica. C) No-aplicao aplicao a brasileiro empregado em empresa estrangeira, com sede no Brasil, das vantagens trabalhistas previstas para os demais empregados, ocupantes da mesma funo, que sejam nascidos no pas de origem da empresa. D) Determinao de que, durante a propaganda eleitoral gratuita, os partidos polticos insiram legendas e(ou) intrprete de linguagem brasileira de sinais, a fim de proporcionar o entendimento s pessoas com deficincia, em especial surdosmudos.

74. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)Independentemente de aviso prvio ou autorizao do poder pblico, todos podem reunirreunir se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local.

ARQUITETO/SUPERIOR/TCE 75. (ANALISTA ARQUITETO/SUPERIOR/TCEAC/2009)Antnio, governador de determinado estado, visando impedir um comcio marcado para o dia seguinte em praa pblica, determinou ao comando ando da polcia militar a priso de Joo, organizador do comcio. Alm disso, o governador Antnio baixou um decreto determinando que todos os que comparecessem ao comcio fossem presos. O governador fundamentou sua deciso na necessidade de preservar a ordem dem pblica e no fato de no ter sido solicitada autorizao para a realizao do evento. Foi assegurado a Joo o direito a um advogado e a um telefonema. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta tendo em vista os direitos e garantias as fundamentais previstos na CF.

77. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)As associaes podem ser criadas independentemente de autorizao legal, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento.

78. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)A CF estabelece que livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao,

8 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
independentemente de censura ou licena. Diante da amplitude do tratamento constitucional atribudo a essas liberdades, mesmo que a manifestao dessas atividades viole a intimidade, intimidad a vida privada, a honra e a imagem de algum, no ser devida qualquer indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. dos direitos e das garantias assinale a opo correta. fundamentais,

79. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)O cumprimento de mandado de busca e apreenso, expedido pela autoridade judicial competente, poder ocorrer a qualquer horrio do dia, inclusive durante o perodo noturno, mesmo que no haja o consentimento do morador, tendo em vista que a CF estabelece algumas excees ao princpio da inviolabilidade domiciliar, as quais se incluem i as determinaes do Poder Judicirio.

80. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)A administrao pblica, no exerccio do seu poder de fiscalizao, o, quando estiver diante de uma ilegalidade, poder, independentemente de deciso judicial, dissolver compulsoriamente mpulsoriamente ou suspender as atividades das associaes.

A) As normas da CF que tratam dos direitos e garantias fundamentais so hierarquicamente superiores s normas constitucionais que disciplinam a poltica urbana e o sistema financeiro nacional. B) Nosso sistema constitucional estabelece um rol exaustivo de direitos e garantias fundamentais, razo pela qual eles no podem ser ampliados alm daqueles constantes do art. 5. da CF. C) Admite-se se que a lei restrinja a publicidade dos atos processuais s quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. D) A CF admite que o sigilo das comunicaes telefnicas seja quebrado, tanto por ordem judicial quanto por deciso da autoridade policial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. E) Tendo em vista o princpio da igualdade consagrado na CF, no se admite a fixao de idade mnima ou mxima para o ingresso no servio pblico.

81. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)Ao Ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, a CF dispe expressamente amente que assegurado a todos o acesso informao, vedado o sigilo da fonte, mesmo quando necessrio ao exerccio profissional.

84. (AUDITOR TRIBUTRIO/SUPERIOR/PREF. TRIBUTRIO/SUPERIOR IPOJUCA-PE/2009)Qualquer PE/2009)Qualquer cidado parte legtima para propor ao civil pblica que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico, moralidade administrativa e ao meio ambiente.

82. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)De acordo com a CF, caso os integrantes de determinada associao pretendam reunir-se se pacificamente, sem armas, em um local aberto ao pblico, tal reunio poder ocorrer, independentemente de autorizao, desde que no frustre outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente.

85. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETRAN DFT/2009)A Constituio Federal (CF) garante a todos o direito de reunir-se reunir pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao ou prvio aviso autoridade competente.

86. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETRAN DFT/2009)Se um motorista, multado pelo agente do DETRAN, por excesso de velocidade, discordar da legalidade do ato, no poder ajuizar ao perante o Poder Judicirio com o objetivo de anular a aplicao da multa, pois, nessa situao, o ato praticado pelo agente do DETRAN no est sujeito apreciao o do Poder Judicirio visto tratar-se de ato eminentemente administrativo.

83. (AUDITOR/SUPERIOR/AUGE (AUDITOR/SUPERIOR/AUGEMG/2009)Considerando o que a CF dispe acerca

9 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
87. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETRAN DFT/2009)Entre os direitos fundamentais previstos expressamente na CF est o direito durao razovel dos processos, tanto no mbito judicial judic quanto no administrativo. 93. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)O Brasil se submeter jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao manifestar adeso.

88. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETRAN DFT/2009)O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado considerado direito fundamental de terceira gerao.

94. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT DICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)No No h deportao nem expulso de brasileiro.

89. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TCU/2009)Somente IO/TCU/2009)Somente por deciso judicial dicial transitada em julgado as associaes podem ser compulsoriamente dissolvidas.

DICIRIO/MDIO/TRT 95. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)A A CF assegura a todos o direito de reunio pacfica em locais abertos ao pblico, desde que mediante autorizao prvia da autoridade competente e que no se frustre outra reunio prevista para o mesmo local.

90. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TCU/2009) DMINISTRATIVO/MDIO/TCU/2009)A contribuio sindical definida em lei obrigatria, mesmo para os profissionais liberais que no sejam filiados a sindicato.

96. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)A A CF veda a interferncia do Estado no funcionamento das associaes e cooperativas.

91. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TCU/2009) DMINISTRATIVO/MDIO/TCU/2009)Admite-se a quebra do sigilo das comunicaes telefnicas, por deciso judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer, para fins de investigao criminal ou administrativa.

(TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TRE97. MG/2009)Acerca /2009)Acerca dos direitos e das garantias fundamentais, a CF: A) estabelece o direito de reunio pacfica, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que mediante autorizao prvia da autoridade competente. B) prev a inviolabilidade do sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas em carter absoluto. C) reconhece ser livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena. D) prev que a casa o asilo inviolvel do indivduo, de modo que ningum pode, em qualquer hiptese, nela penetrar sem o consentimento do morador. E) estabelece ser inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, razo pela qual vedado ao Estado garantir, na forma da lei, proteo aos locais de culto e s suas liturgias.

92. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMA/2009)Acerca dos direitos e das garantias fundamentais expressos na CF, assinale a opo correta. A) Inexiste pena de morte, no Brasil, em qualquer hiptese. B) exigida autorizao do poder pblico para realizao de reunies em locais ocais abertos ao pblico, ainda que com finalidade pacfica. C) Nenhum cidado brasileiro pode ser extraditado. D) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico com representao no Congresso Nacional. E) A criao das associaes e, na forma da lei, a de cooperativas, depende de autorizao estatal.

98. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a opo correta.

10 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
A) Segundo a CF, todos podem reunir-se reunir pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, mediante prvia autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local. B) livre a manifestao do pensamento, sendo garantido o anonimato. C) A lei penal poder retroagir para beneficiar be o ru. D) A CF garante a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal, mediante o pagamento das respectivas taxas. 103. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)O direito vida compreende somente o direito de uma pessoa de continuar viva.

104. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)A PERIOR/INSS/2010)A liberdade de manifestao do pensamento no constitui um direito absoluto.

99. (ANALISTA ATURIAL/SUPERIOR/MPU/2010)Sendo Sendo os direitos fundamentais vlidos tanto para as pessoas fsicas sicas quanto para as jurdicas, no h, na Constituio Federal de 1988 (CF), exemplo de garantia desses direitos que se destine exclusivamente s pessoas fsicas.

105. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)Quand o um jornalista denuncia fatos de interesse geral, como os relacionados s organizaes criminosas especializadas no desvio de verbas pblicas, est juridicamente desobrigado de revelar a fonte da qual obteve suas informaes.

100. (ANALISTA ATURIAL/SUPERIOR/MPU/2010)A A dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, apresenta-se apresenta como direito de proteo individual em relao ao Estado e aos demais indivduos e como dever fundamental de tratamento igualitrio dos prprios semelhantes.

106. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/PREVIC/2011)Independente REVIC/2011)Independente mente do pagamento de taxas, assegurada a todos, para a defesa a e esclarecimento esclare de situaes de interesse pessoal e de terceiro, a obteno de certides em reparties pblicas.

101. (ANALISTA ATURIAL/SUPERIOR/MPU/2010)O O livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, desde que atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer, norma constitucional de eficcia contida; portanto, o legislador ordinrio ordinr atua para tornar exercitvel o direito nela previsto.

107. (ANALISTA EM CIENCIA/SUPERIOR/CNPQ/2011)Pessoa que se exima de obrigao legal a todos imposta por motivo de crena religiosa deve sofrer s as consequncias legais por seu ato, j que o Brasil um pas laico.

108. (ANALISTA EM CIENCIA/SUPERIOR/CNPQ/2011)Entre PQ/2011)Entre as possibilidades de violao de domiclio, inclui-se inclui a realizada em horrio noturno e autorizada por ordem judicial.

102. (OFICIAL ARQUITETO/SUPERIOR/ABIN/2010)A soberania popular exercida, em regra, por meio da democracia representativa. A Constituio Federal brasileira consagra, tambm, a democracia participativa ao prever instrumentos de participao intensa e efetiva do cidado nas decises governamentais.

109. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/STM/2011)As /2011)As liberdades individuais garantidas na Constituio Federal de 1988 no possuem carter absoluto.

110. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREES/2011)Se um indivduo, depois de assaltar um estabelecimento comercial, for perseguido perseguid por policiais militares e, na tentativa de fuga, entrar em

11 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
casa de famlia para se esconder, os policiais esto autorizados a entrar na residncia e efetuar a priso, independentemente do consentimento dos moradores. de direitos e o esclarecimento de situaes de interesse pessoal.

111. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)A ADMIN./MDIO/FUB/2 CF preceitua que o Estado no pode usar de meios coercitivos para garantir a efetividade dos direitos fundamentais.

118. (AUX. PERICIA MDICO LEGAL/SUPERIOR/POLICIA CIVIL/2011)A CF reconhece a casa como o asilo inviolvel do indivduo, porm, entre outras hipteses, admite que nela se possa penetrar por determinao judicial, sem o consentimento do morador, somente durante o dia.

112. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)Se ADMIN./MDIO/FUB/2 o cidado no exercer as prerrogativas que lhe so conferidas por seus direitos fundamentais, ento ele poder a elas renunciar.

113. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)So caractersticas inerentes aos direitos fundamentais a sua historicidade e universalidade.

119. (AUX. PERICIA MDICO LEGAL/SUPERIOR/POLICIA CIVIL/2011)Admitese a quebra de sigilo das comunicaes telefnicas nas hipteses e na forma que a lei estabelecer, exclusivamente para fins de investigao criminal.

114. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)Os direitos fundamentais so imprescritveis, visto que podem ser exercidos ou reclamados a qualquer tempo.

120. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/STM/2011)Os direitos e as garantias expressos na Constituio Co Federal de 1988 (CF) excluem outros de carter constitucional decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, uma vez que a enumerao constante no artigo 5. da CF taxativa.

115. (ASSISTENTE I/SUPERIOR/CNPQ/2011)A CF garante o direito de propriedade intelectual e assegura aos autores de inventos industriais privilgio permanente para a sua utilizao, utiliza alm de proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e outros signos distintivos, considerando o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Brasil.

121. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/STM/2011)A imparcialidade do Poder Judicirio e a segurana do povo contra o arbtrio estatal so garantidas pelo princpio do juiz natural, que assegurado a todo e qualquer indivduo, brasileiro e estrangeiro, abrangendo, inclusive, pessoas jurdicas.

116. (ASSISTENTE I/SUPERIOR/CNPQ/2011)Ao assegurar segurar a liberdade de conscincia e crena, a CF reafirmou ser o Brasil um pas laico, apesar de admitir a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis de internao coletiva.

ADMINISTRATIVO/MDIO/TRE 122. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREES/2011)Os direitos fundamentais considerados de primeira gerao compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais.

117. (AUX. PERICIA MDICO LEGAL/SUPERIOR/POLICIA dentemente do pagamento de CIVIL/2011)Independentemente taxas, assegurado a todos o direito obteno de certides em reparties pblicas, para defesa

123. (ADMINISTRADOR/SUPERIOR/A (ADMINISTRADOR/SUPERIOR/AGU/2011)Embor a se saliente, nas garantias fundamentais, o carter instrumental de proteo a direitos, tais garantias tambm so direitos, pois se revelam na faculdade dos cidados de exigir dos poderes pblicos a proteo de outros direitos, ou no

12 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
reconhecimento dos meios adequados a essa finalidade. processuais E) livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

124. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/DPU/2010)Considerando U/2010)Considerando os direitos fundamentais contidos na CF, assinale a opo correta. A) A criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedadas a dissoluo compulsria dessas instituies ou a suspenso de suas atividades. B) A CF assegura plena liberdade para o exerccio de trabalho, ofcio ou profisso, sendo vedadas restries de qualquer natureza. C) Os tratados e convenes internacionais acerca dos direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. D) No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder fazer uso de propriedade iedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao, independentemente da ocorrncia de dano. E) Todos tm direito a receber dos rgos pblicos quaisquer informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que tm de ser prestadas tadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade.

126. (TECNICO ADMIN./MEDIO/ANEEL/2010)De acordo com a Constituio Federal de 1988 (CF), na hiptese de iminente perigo pblico, a autoridade competente pode usar propriedade particular, assegurando-se se ao proprietrio, no caso de dano, a indenizao ulterior.

DOS DIREITOS SOCIAIS

127. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009) ADMIN./MDS/MDIO/2009) assegurada a participao dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses profissionais ou previdencirios sejam objeto de discusso e deliberao.

128. (AGENTE AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009) ADMIN./MDS/MDIO/2009) assegurado o direito de greve aos trabalhadores, sendo que os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei.

125. (AGENTE ADMIN./MDIO/DPU/2010)Quanto ADMIN./MDIO/DPU/2010)Qu aos direitos fundamentais, assinale a opo correta. A) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo, durante o dia, para prestar socorro, em caso de flagrante delito ou desastre ou por determinao judicial. B) A CF prev o direito livre manifestao de pensamento, preservando tambm o anonimato. C) assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis de internao coletiva, direito esse que no se estende s entidades militares de internao. D) So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral quando sua violao provoque qualquer tipo de sofrimento vtima.

129. (AGENTE AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas, e no dos direitos e interesses individuais da categoria.

130. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)A CF insere, entre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a igualdade de direitos s entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso.

131. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETRAN DFT/2009)O lazer um direito social garantido pela CF.

132. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMG/2009)No constitui direito social dos trabalhadores urbanos e rurais: rurais

13 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
A) a garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel. B) o seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, excluindo-se se a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. C) a irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo. D) a assistncia gratuita aos filhos e dependentes, desde o nascimento at cinco anos de idade, em creches e pr-escolas. E) a igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. a criao de cooperativas, na forma da lei, independentemente de autorizao, vedando a interferncia estatal no seu funcionamento.

DA NACIONALIDADE

138. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Se um brasileiro nato viajar a outro pas estrangeiro, l cometer algum crime, envolvendo trfico ilcito ilc de entorpecentes, e voltar ao seu pas de origem, caso aquele pas requeira a extradio desse indivduo, o Brasil poder extradit-lo.

133. (AUX. PERICIA MDICO LEGAL/SUPERIOR/POLICIA /SUPERIOR/POLICIA CIVIL/2011)Na CF, a proibio de distino entre trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais assegurada como direito do trabalhador urbano e rural.

139. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Um brasileiro ADMIN./GUA/MDIO/MMA/ naturalizado pode ser ministro do STJ.

134. (AUX. PERICIA MDICO LEGAL/SUPERIOR/POLICIA CIVIL/2011)Considera-se se facultativa a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho.

(AGENTE DE P POLCIA 140. FEDERAL/SUPERIOR/POLCIA FEDERAL/2009)So privativos de brasileiro nato os cargos de ministro de Estado da Defesa, ministro de Estado da Fazenda e de oficial da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica.

135. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TRE O/MDIO/TREES/2011)Os direitos sociais previstos na Constituio Federal advm de normas de ordem pblica, que no se revestem de imperatividade, podendo ser alteradas pela vontade das partes integrantes da relao trabalhista.

141. (ANALISTA ENGENHEIRO/SUPERIOR/DETRAN ENGENHEIRO/SUPERIOR/DETRANDFT/2009)Considere Considere a seguinte situao hipottica. Em 1990, Tom, que qu norte-americano, praticou o crime de homicdio, nos Estados Unidos da Amrica. No ano seguinte, veio residir no Brasil e, em 2006, foi naturalizado brasileiro. Ocorre que, em 2008, foi requerida erida a sua extradio. Nessa situao, lcito ao Estado brasileiro deferir o pedido de extradio de Tom.

136. (ADMINISTRADOR/SUPERIOR/AGU/2010)Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, at mesmo em questes judiciais ou administrativas, sendo permitida a criao, na mesma base territorial, de mais de uma organizao o sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, as quais sero definidas pelos trabalhadores ou empregadores interessados.

142. (TECNICO ADMIN./MDIO/ANTAQ/2009)Considere que Joana, filha de Manoel, portugus, e de Sofia, italiana, tenha nascido em Braslia, onde seus pais estavam passando frias. Considere, ainda, que, ao completar 21 anos de idade, Joana tenha retornado ao Brasil para prestar concurso pblico e tenha sido presa. Nesse caso hipottico, Joana poder ser extraditada.

137. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/ANEEL/2010)A A CF assegura

14 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
143. (TECNICO ADMISTRATIVO/MDIO/ANATEL/2009)Mrio, NATEL/2009)Mrio, casado com ngela, analista administrativo da ANATEL e esteve a servio dessa agncia em Paris nos meses de outubro e novembro de 2008, quando, nesse perodo, nasceu seu filho Lcio, em hospital de Braslia. Com base na CF, julgue os itens seguintes, relativos situao hipottica acima. ____Lcio brasileiro nato. 148. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT21/2010)Segundo estipula a CF, na parte p em que trata dos direitos de nacionalidade, privativo de brasileiro nato o exerccio do cargo de ministro de Estado.

149. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/PREVIC/2011)O cancelamento da naturalizao por ato administrativo configura a uma das hipteses de perda ou suspenso dos direitos polticos.

____Caso Lcio tivesse nascido em Paris, ele no poderia ocupar os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Foras Armadas, haja vista que esses cargos so privativos de nascidos no Brasil.

150. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)Um 2011)Um brasileiro naturalizado pode exercer o cargo de coronel da polcia militar de um estadoestado membro.

144. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/ JUDICIRIO/MDIO/TREMA/2009)Segundo a CF, no privativo de brasileiro nato o cargo de: A) ministro do STF. B) ministro de Estado da Defesa. C) carreira diplomtica. D) oficial das Foras Armadas. E) senador da Repblica.

151. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)O O brasileiro nato no poder ser extraditado para outro pas em nenhuma hiptese.

(AUX. PERICIA MDICO 152. LEGAL/SUPERIOR/POLICIA /SUPERIOR/POLICIA CIVIL/2011)Os cargos de ministro de Estado da defesa e de ministro de Estado das relaes exteriores so privativos a brasileiros natos.

145. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREBA/2010)Como forma de aquisio da nacionalidade secundria, de acordo com a Constituio Federal de 1988 (CF), possvel o processo de naturalizao tcito ou automtico, para todos aqueles estrangeiros que se encontram no pas h mais de dez anos e no declararam a inteno de conservar a nacionalidade de origem.

153. (TECNICO NICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)Apenas o brasileiro nato poder ser oficial das Foras Armadas.

DOS DIREITOS POLTICOS E PARTIDOS POLTICOS

146. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)O filho do embaixador da China no Brasil, caso nasa em territrio nacional, considerado brasileiro nato.

154. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)Os partidos polticos com representao no Congresso Nacional tm legitimidade para impetrar mandado de segurana coletivo.

147. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)Um brasileiro naturalizado pode tomar posse em um cargo de juiz federal.

155. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)No MA/2009)No tocante aos direitos polticos, o STF julgou recentemente a constitucionalidade stitucionalidade da clusula de barreira para partidos polticos, o que foi bem recebido pela p

15 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
doutrina, como medida moralizadora da atuao dos partidos polticos. I) Em conformidade com a CF, obrigatrio o voto para uma brasileira, analfabeta, que tenha 67 anos de idade no dia da eleio. II) Se um brasileiro, estudante, tem 20 anos de idade, milita por determinado partido poltico e est no pleno exerccio dos seus direitos polticos, ento, nesse caso, a CF permite que ele se candidate a vereador do municpio do seu domiclio eleitoral. III) Caso um brasileiro, militar h 12 anos, pretenda candidatar-se a deputado estadual nas prximas eleies, ento, para concorrer ao cargo eletivo, a CF exige somente que ele se afaste da atividade. Assinale a opo correta. A) Apenas o item I est certo. B) Apenas o item II est certo. C) Apenas os itens I e III esto certos. D) Apenas os itens II e III esto certos. E) Todos os itens esto certos.

156. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Para 09)Para que um partido poltico tenha representao no Congresso Nacional, suficiente que o partido tenha um s parlamentar em qualquer uma das as Casas do Congresso.

157. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TREADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TRE GO/2009)Assinale opo correta acerca dos direitos polticos, de seu exerccio e das garantias constitucionais que os viabilizam. A) Os analfabetos so inelegveis; contudo, o voto lhes obrigatrio. B) O indeferimento de registro de candidato por deficincia de documentao exigida por lei e relativa ao pleno exerccio dos direitos polticos implica verdadeira suspenso de direitos polticos. C) A ao popular uma garantia constitucional constitucion que est disposio dos cidados em geral, cuja prova da cidadania, para fins de ingresso em juzo, deve ser feita com o ttulo eleitoral ou documento a ele correspondente. D) Deciso judicial que entende nula a cdula assinalada de modo a poder identificar ident o eleitor ofende o princpio do sufrgio universal.

161. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMG/2009)Com G/2009)Com relao s condies de elegibilidade e de inelegibilidade, assinale a opo correta. A) Os estrangeiros podem alistar-se alistar como eleitores. B) Os analfabetos so alistveis, razo pela qual dispem de capacidade para votar e ser votado. C) Para concorrerem a outros cargos, o presidente da Repblica, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos no precisam renunciar aos respectivos mandatos antes do pleito. D) No so alistveis os brasileiros conscritos, durante o servio militar obrigatrio, e os policiais militares. E) No considerado elegvel o nacional que esteja submetido suspenso ou perda de direitos polticos.

158. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETRAN DFT/2009)O alistamento eleitoral e a candidatura a cargos eletivos so vedados aos analfabetos.

159. (TECNICO ADMIN./MDIO/ANTAQ/2009)Considere que Marcos, s, oficial da Aeronutica h 8 anos, seja casado com Vnia, cujo irmo senador pelo estado da Paraba. Nesse caso, no h impedimentos para que Marcos se candidate a cargo eletivo no referido estado, desde que se afaste da carreira militar.

162. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/ JUDICIRIO/MDIO/TREMG/2009)Acerca dos partidos polticos, assinale a opo correta. A) Os partidos polticos tm autonomia para a definio de sua estrutura interna, sua organizao e seu funcionamento, bem como para

160. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMA/2009)Acerca dos direitos polticos expressos na CF, julgue os itens a seguir.

16 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
o recebimento de recursos financeiros de procedncia estrangeira. B) Somente aps o reconhecimento da personalidade jurdica na forma da lei civil, o partido poltico pode promover o registro de seus s estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). C) A CF estabelece o carter estadual e municipal dos partidos polticos. D) Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso remunerado ao rdio e televiso. E) A CF veda a fuso o de partidos polticos.

165. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT21/2010)Entre as inelegibilidades relativas estipuladas ipuladas na CF, est previsto o impedimento relativo capacidade eleitoral passiva previsto exclusivamente em lei complementar com o objetivo, entre outros, de proteger a probidade administrativa e a moralidade para exerccio de mandato.

163. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Assinale O/2009)Assinale a opo correta quanto aos direitos polticos e cidadania. A) Entre as hipteses de suspenso dos direitos polticos previstas na CF est a prtica de improbidade adminsitrativa. B) Os conscritos, durante o perodo de servio militar obrigatrio, no podem alistar-se alistar como eleitores, salvo mediante prvia autorizao do superior hierrquico. C) Indivduos analfabetos no possuem direito ao voto. D) A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor um ano aps a data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra no perodo subsequente.

166. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)Considere a seguinte situao hipottica.Jos, que jamais exerceu qualquer cargo eletivo, irmo de Josias, que, por sua vez, prefeito de determinado municpio. Nessa situao, caso Jos pretenda lanar-se lanar candidato a vereador, r, sua candidatura no poder ser apresentada no mesmo municpio em que seu irmo Josias prefeito.

167. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/PREVIC/2011)A DIO/PREVIC/2011)A CF determina como condio de elegibilidade para o cargo de presidente e vice-presidente vice da Repblica a idade mnima de trinta anos.

164. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Assinale a opo correta no que concerne ao tratamento dado pela CF aos partidos polticos. A) vedado aos partidos polticos o recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros. B) Os partidos polticos adquirem personalidade jurdica com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). C) Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio, e devem pagar pelo acesso ao rdio e televiso. D) assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, sendo, contudo, obrigatria a vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal.

168. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/PREVIC/2011)Na forma da CF, os atos de improbidade administrativa importam, entre outras consequncias, a suspenso dos direitos polticos e a indisponibilidade dos bens.

169. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/ INISTRATIVO/MDIO/TREES/2011)O analfabeto possui capacidade eleitoral passiva.

170. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)A autonomia conferida aos partidos polticos no torna a justia eleitoral incompetente para julgar a denominada matria interna corporis desses partidos.

171. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)O status de cidado tem duas dimenses: a ativa, que se traduz pela capacidade

17 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
de exerccio do sufrgio, e a passiva, traduzida pela legitimao para o acesso a cargos pblicos. pbli populao diretamente interessada, por meio de plebiscito e lei complementar prvia.

172. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)Os atos de improbidade administrativa que, nos termos da Constituio Federal, importem na suspenso dos direitos polticos, na perda da funo pblica, na indisponibilidade de bens e no ressarcimento ao o errio tm natureza penal.

175. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009)O 2009)O DF possui competncias legislativas de estado e municpio, sendo-lhe lhe vedada a possibilidade de subdividir-se em municpios.

173. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREMT/2010)Com T/2010)Com relao aos direitos e deveres polticos estipulados na CF, assinale a opo correta. A) O cidado com pouco mais de 70 anos de idade, alfabetizado e portador de ttulo eleitoral, eleitora obrigado a votar. B) Um cidado com dezoito anos de idade, boliviano naturalizado brasileiro, no pode candidatar-se se a vereador em uma pequena cidade do interior de um estado brasileiro, por faltar-lhe faltar capacidade eleitoral passiva. C) Ao governador de determinado estado da Federao que pretenda candidatar-se a deputado federal nas prximas eleies no se exigir a desincompatibilizao do cargo, visto que se trata de eleio para outro cargo pblico. D) Caso um cidado com trinta anos de idade, militar com oito anos de servios prestados, pretenda se candidatar nas prximas eleies, ele dever ser afastado temporariamente pela autoridade superior e, se eleito, passar, automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. E) A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, devendo o autor responder, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f.

(ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA 176. SADE/SUPERIOR/2009)A 2009)A Unio, os estados, o DF e os municpios so considerados entidades administrativas.

177. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/2009)A (ADMINISTRADOR/MPS/ autonomia legislativa do DF no se manifesta em relao possibilidade de organizao do Poder Judicirio local.

178. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/2009)A (ADMINISTRADOR/MPS/ forma federativa de estado, caracterizada pela diviso territorial do poder, foi gravada na CF como clusula ptrea.

179. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)O subsdio dos vereadores no pode ultrapassar um percentual mximo m do subsdio dos deputados federais.

180. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TC TCNICO/MDIO/TCERN/2009)A alienao de bens do municpio depende de autorizao prvia da cmara municipal, mas, quando a operao for realizada com entidades de sua prpria administrao indireta, no haver necessidade de licitao para esse fim.

DA ORGANIZAO DO ESTADO

174. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009)Os estados podem incorporar-se se entre si, subdividir subdividir-se ou desmembrar-se se para se anexarem a outros ou formarem novos estados, mediante aprovao da

181. (ASSESSOR ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONT ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONTES/2009)Por serem dotados de autonomia prpria, os municpios apresentam capacidade de auto-organizao, organizao, autogoverno, autoadministrao e competncias legislativas especficas, como a de legislar acerca da vocao sucessria dos cargos de prefeito e vice-prefeito, vice em caso de dupla vacncia.

18 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
182. (ASSESSOR ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONT EIRO/SUPERIOR/SECONT-ES/2009)Ao dispor a respeito do princpio da indissolubilidade do vnculo federativo, a CF afastou o direito de secesso das unidades da Federao, podendo p a Unio, quando demonstrada a inteno de rompimento do pacto federativo, intervir nos municpios para manter a integridade nacional. 188. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)No No tocante organizao do Estado brasileiro, a CF conferiu ao Tribunal de Contas da Unio a tarefa de julgar as contas dos administradores e demais emais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta da Unio, sem, contudo, atribuir-lhe lhe a competncia para aplicar sanes aos responsveis, nos casos de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, por ser a referida competncia exclusiva do Poder Judicirio, observado o devido processo legal.

183. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)No 7/2009)No tocante organizao do Estado brasileiro, a CF determinou que compete c ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente o presidente da Repblica e os governadores dos estados e do Distrito Federal nos crimes comuns.

184. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)No No tocante organizao do Estado brasileiro, iro, a CF estabeleceu que o Ministrio M Pblico instituio permanente, essencial justia, qual compete representar a Unio, judicial e extrajudicialmente.

189. (ANALISTA ATURIAL/SUPERIOR/MPU/2010)A CF autoriza o ATURIAL/SUPERIOR/MPU/ presidente da Repblica a delegar ao advogadoadvogado geral da Unio o envio de mensagem e de plano de governo ao Congresso ngresso Nacional por ocasio da abertura da sesso legislativa.

185. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT JUDICIRIO/M 17/2009) No tocante organizao do Estado brasileiro, a CF atribuiu Unio a competncia privativa para legislar sobre consrcios e sorteios, razo pela qual inconstitucional a lei ou ato normativo estadual que institua loteria no mbito do estado.

190. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/MPU/2010)Considere ADMINISTRATIVO/MDIO/MPU que determinado estado da Federao tenha obtido aprovao tanto de sua populao diretamente interessada, por meio de plebiscito, como do Congresso Nacional, por meio de lei complementar, para se desmembrar em dois estados distintos. Nesse caso, foi cumprida a exigncia imposta pela Constituio para incorporao, subdiviso, desmembramento ou formao de novos estados ou territrios federais.

186. (TECNICO JUDICIRIO/M IO/MDIO/TRT 17/2009) No tocante organizao do Estado brasileiro, a CF considerou onsiderou os cargos, empregos e funes pblicas de acesso exclusivo dos brasileiros natos e naturalizados.

191. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/PREVIC/2011)A CF reconhece aos municpios a competncia para criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislao estadual.

187. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRT 17/2009)No tocante organizao o do Estado brasileiro, a CF estabeleceu a possibilidade de o presidente da Repblica delegar, ao advogadoadvogado geral da Unio, sua competncia para dispor, mediante decreto, sobre a organizao e o funcionamento da administrao federal, quando isso no implicar r aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos.

192. (ANALISTA EM CIENCIA/SUPERIOR/CNPQ/2011)Consideram /CNPQ/2011)Consideram-se terras da Unio as terras devolutas indispensveis indispensve defesa das fronteiras, das fortificaes, das construes militares e das vias federais de comunicao, bem como indispensveis preservao ambiental, e as reas de fronteiras.

19 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
193. (ANALISTA ADMIN./SUPERIO ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)No existindo uma lei federal, um estado-membro poder legislar sobre a proibio do comrcio de cigarros em sua base territorial. 200. (OFICIAL ARQUITETO/SUPERIOR/ABIN/2010)Embora seja ARQUITETO/SUPERIOR/ABI da competncia da Unio legislar sobre defesa territorial, na hiptese de ocorrncia de omisso legislativa acerca desse tema, aos estadosestados membros concedida autorizao constitucional para o exerccio da competncia legislativa suplementar.

194. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)A 11)A iniciativa para apresentar projeto de lei referente aos reajustes s dos servidores militares do Distrito Federal (DF) privativa do governador dessa unidade federada.

195. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011) vedado aos estados-membros membros da Repblica Federativa do Brasil incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se se para se anexarem a outros, ou ainda formarem novos estados ou territrios federais.

201. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/PREVIC/2011)Segundo EVIC/2011)Segundo a CF, compete privativamente Unio legislar sobre previdncia social.

196. (ASSISTENTE I/SUPERIOR/CNPQ/2011)A I/SUPERIOR/CN Unio, os estados, os municpios e o Distrito Federal so entes federativos, diferentemente dos territrios federais, que integram a Unio e no so dotados de autonomia.

202. (ANALISTA EM CIENCIA/SUPERIOR/CNPQ/2011)Compete /SUPERIOR/CNPQ/2011)Compete aos municpios a organizao e a prestao, de forma direta ou sob regime de concesso ou permisso, dos servios pblicos s de transporte urbano coletivo local.

197. (CONSULTOR EXECUTIVO/SUPERIOR/SEFAZ-ES/2010)No ES/2010)No ordenamento constitucional brasileiro, admissvel que um estado seja anexado por outro, atendidos aos requisitos estabelecidos na prpria Constituio Federal de 1988.

203. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/STM/2011)No TM/2011)No mbito da legislao concorrente, a supervenincia de lei federal sobre matria acerca de normas gerais revoga a legislao o estadual existente.

198. (TECNICO ADMIN./MEDIO/ANEEL/2010)A CF admite a incorporao, a subdiviso ou o desmembramento de estados.

204. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/STM/2011)Compete privativamente Unio legislar sobre matria de direito penal, contudo, ontudo, poder ela, por meio de lei complementar, autorizar os estados-membros estados a legislar sobre questes especficas dessa d matria, relacionadas na Constituio Federal de 1988.

REPARTIAO DE COMPETENCIAS

205. (ASSISTENTE I/SUPERIOR/CNPQ/2011)De acordo com a CF, a competncia para legislar sobre propaganda comercial privativa da Unio.

199. (ASSESSOR ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONT IOR/SECONT-ES/2009)Lei estadual que assegure ao consumidor o direito de obter informaes acerca de determinado produto no invade a esfera de competncia da Unio, para editar normas gerais acerca de produo e consumo e responsabilidade por dano ao consumidor.

206. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/PREVIC/2011)Compet IO/PREVIC/2011)Compet e Unio, aos estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre previdncia social, proteo e defesa da sade.

20 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
207. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/STM/2011) de competncia comum da Unio, dos estados, do Distrito Federal l e dos municpios a responsabilizao por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. suspender a execuo do ato impugnado, se a mesma medida bastar ao restabelecimento da normalidade.

208. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/ANEEL/2010)De /ANEEL/2010)De acordo com a CF, compete Unio explorar, mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios e as instalaes de energia eltrica e o aproveitamento energtico dos cursos de gua, em articulao com os estados e municpios onde se situam os potenciais hidroenergticos.

213. (ADMINISTRADOR/SUPERIOR/AGU/2010 (ADMINISTRADOR/SUPERIOR/AGU/2010)So princpios constitucionais sensveis a forma republicana, o sistema representativo e o regime democrtico, os direitos da pessoa humana, a autonomia municipal e a prestao de contas da administrao pblica direta e indireta.

DOS TERRITRIOS

209. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009)Os 2009)Os territrios federais so componentes da Federao.

214. (AGENTE ADMIN./MDIO/DPU/2010)Os princpios constitucionais sensveis s so assim denominados porque a sua inobservncia pelos estados-membros, no exerccio de suas competncias legislativas, administrativas ou tributrias, pode acarretar a sano politicamente mais grave existente em um Estado Federal: a interveno na autonomia poltica. Alexandre de Moraes. Direito constitucional. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2001, p. 259 (com adaptaes). Mencionados no fragmento do texto acima, os princpios constitucionais sensveis incluem a: a A) autonomia municipal, a forma republicana, republ a prestao de contas da administrao pblica direta e indireta, o sistema representativo, o regime democrtico e a aplicao do mnimo da receita em educao e sade. B) cidadania, a forma republicana, o sistema representativo e o regime democrtico. democrti C) soberania, os direitos fundamentais da pessoa humana, o pluralismo poltico e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. D) construo de uma sociedade livre, justa e solidria, a erradicao da pobreza e a reduo das desigualdades sociais is e regionais. E) independncia nacional, o sistema representativo, o regime democrtico, a prevalncia dos direitos humanos e o repdio ao racismo e ao terrorismo.

210. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)Os territrios integram a Unio, e sua criao ou transformao em estado ou ainda a sua reintegrao ao estado de origem sero reguladas por lei delegada.

DA INTERVENO

(ASSESSOR TCNICO/MDIO/T TCNICO/MDIO/TCE211. RN/2009)Uma das hipteses de interveno da Unio nos municpios a de no aplicao do mnimo exigido da receita municipal na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade.

DA ADMINISTRAO PBLICA 212. (ASSESSOR ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONT SUPERIOR/SECONT-ES/2009)A Unio deve intervir no estado da Federao que estiver descumprindo o princpio constitucional da autonomia municipal. Nessa hiptese, dispensada a apreciao dessa medida pelo Congresso Nacional, e o decreto limita-se limita a

215. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009)Os 2009)Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, embora no estejam previstos no texto constitucional,

21 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
encontram aplicao em sede especialmente no controle de atos que impliquem restrio a administrados ou imposio mposio administrativas. administrativa, discricionrios direito dos de sanes comprovar tempo de servio exclusivo nessa funo.

216. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)Os ADMIN./MDS/MDIO/200 vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

222. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Na MA/2009)Na CF vigente, servidor pblico o gnero, sendo espcies os civis e os militares.

217. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009)A lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio, ressalvadas as respectivas aes de ressarcimento.

223. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)O DIO/2009)O Estado constitui a nao politicamente organizada, enquanto a administrao pblica corresponde atividade que estabelece objetivos do Estado, conduzindo politicamente os negcios pblicos.

218. (AGENTE ADMIN./MDS/MDIO/2009) ADMIN./MDS/M O servidor pblico da administrao direta que estiver ver no exerccio de mandato eletivo estadual deve ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo.

224. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)A vontade vonta do Estado manifestada por meio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, os quais, no exerccio da atividade administrativa, devem obedincia s normas constitucionais prprias da administrao pblica.

219. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO ADMIN./MPS/MDIO/2009)O princpio da moralidade administrativa, que deve reger a atuao do poder pblico, confere substncia e d expresso a uma pauta de valores ticos sobre os quais se funda a ordem jurdica do Estado. Nesse contexto, a inobservncia do referido princpio pode configurar improbidade administrativa e acarretar, para o agente pblico, a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel, se sua conduta configurar, tambm, a prtica de ato tipificado como crime.

225. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ VO/SUPERIOR/TREMA/2009)Nenhuma situao jurdica pode perdurar no tempo se estiver em confronto com a CF, sendo fundamental a observncia dos princpios constitucionais. A administrao pblica, em especial, deve nortear a sua conduta por certos princpios. Na atual CF, esto expressamente informados os princpios da: A) impessoalidade, legalidade, publicidade indisponibilidade. B) eficincia, publicidade, impessoalidade moralidade. C) legalidade, moralidade, impessoalidade continuidade dos servios pblicos. D) indisponibilidade, legalidade, moralidade autotutela. E) legalidade, publicidade, hierarquia moralidade. e e e e e

220. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Servidor pblico federal portador de deficincia pode ter critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria.

221. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Para GUA/MDIO/MMA/2009)Para que uma servidora pblica federal, que exera o magistrio no ensino superior possa reduzir em cinco anos os requisitos os de idade para aposentadoria, ela dever

226. (ASSESSOR RN/2009)Os acrscimos por servidor pblico no nem acumulados para acrscimos ulteriores.

TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCEpecunirios percebidos pode ser computados podem fins de concesso de

22 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
232. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009) MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)Se, aps regular procedimento licitatrio voltado aquisio de computadores, adores, verificar-se verificar que, no ato da celebrao do contrato, o ente pblico responsvel pelo certame modificou diversas condies previstas expressamente no ato at convocatrio, essas alteraes iro de encontro CF, tendo em vista que as obras, servios, compras e alienaes, ressalvados os casos especificados na legislao, sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies condi a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei.

227. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)A proibio ibio quanto acumulao remunerada de cargos estende-se se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, inclusive nclusive suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico.

228. (ASSESSOR OR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade.

229. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)Diante 2009)Diante da invalidao, por sentena judicial, da demisso de servidor pblico estvel, este ser reintegrado e o eventual ocupante da vaga, reconduzido ao cargo de origem, com direito respectiva indenizao.

233. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)Est expresso na CF que as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras doras de servios pblicos e as pessoas jurdicas de direito pblico respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, restando assegurado o direito de regresso contra o responsvel apenas nos casos de dolo.

230. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)A CF considera obrigatria, como condio para a aquisio da estabilidade, a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.

234. (AUDIT (AUDITOR/SUPERIOR/AUGEMG/2009)Acerca da administrao pblica, julgue os itens a seguir. I) As autarquias possuem personalidade jurdica de direito pblico, e sua criao deve se dar por lei especfica. II) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista a destinam-se destinam prestao de servios pblicos ou explorao de atividade econmica. III) Os rgos da administrao pblica devem ser criados por lei, e a iniciativa desta est reservada tanto ao chefe do Executivo quanto aos parlamentares. IV) As entidades da administrao indireta, a exemplo do que ocorre na administrao direta, sujeitam-se ao controle externo exercido pelo Legislativo com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio (TCU). V) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista a so constitudas por capital pblico e privado, com participao majoritria do poder pblico.

231. (AUDITOR MEDICINA/SUPERIOR/TCU/2009)Caso o governador de um estado da Federao, diante da aproximao das eleies estaduais e preocupado preocupa com a sua imagem poltica, determine ao setor de comunicao do governo a incluso do seu nome em todas as publicidades de obras pblicas realizadas durante a sua gesto, tal determinao violar a CF, haja vista que a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

23 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
Esto certos apenas os itens A) I, II e III. B) I, II e IV. C) II, III e IV. D) II, III e V. E) III, IV e V 238. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TCU/2009)Aps ADMINISTRATIVO/MDIO/TCU a aquisio da estabilidade, o servidor pblico no n pode perder o cargo mediante procedimento de avaliao peridica.

235. (AUDITOR/SUPERIOR/AUGE (AUDITOR/SUPERIOR/AUGE-MG/2009)A respeito do que a Constituio Federal (CF) dispe acerca dos servidores pblicos, assinale a opo correta. A) De acordo com a CF, o servidor estvel pode perder o cargo somente em virtude de sentena judicial ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ssegurada ampla defesa. B) Os servidores pblicos da Unio, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios esto sujeitos a regime jurdico nico que adota padres e planos de carreira prprios em cada esfera de governo. C) A contratao temporria de servidores s se justifica em carter excepcional, e os contratos com eles firmados devem ter sempre prazo determinado. D) Diferentemente dos servidores da administrao direta, os servidores das autarquias, empresas pblicas e sociedades de economia mista devem obrigatoriamente ser regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). E) Ao contrrio da investidura em emprego pblico, a investidura em cargo pblico depende de prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos.

239. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMA/2009)Com base nas disposies contidas na CF relativas administrao pblica, assinale assina a opo correta. A) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, em razo da iniciativa privativa de cada poder para dispor a respeito da remunerao de seus servidores. B) proibida a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias remu com vistas remunerao de pessoal do servio pblico. C) A vedao de acumular dois cargos pblicos no abrange empregados de empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico. D) Os cargos, os empregos e as funes pblicas so acessveis apenas aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, no havendo qualquer acessibilidade aos estrangeiros. E) O prazo de validade de concurso pblico de at um ano, prorrogvel uma vez, por igual perodo.

240. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/T JUDICIRIO/MDIO/TREMG/2009)Acerca dos preceitos aplicveis ao servidor pblico, assinale a opo correta. A) Antes de adquirir a estabilidade, o titular do cargo efetivo somente poder ser exonerado mediante deciso judicial transitada em julgado. B) Aps trs anos contados do incio do exerccio nas atribuies do cargo, ocorre o encerramento do estgio probatrio, ocasio em que o servidor adquire automaticamente a estabilidade. C) A estabilidade garante ao servidor a manuteno do vnculo com o Estado, mesmo se o cargo de que titular vier a ser extinto. D) Na hiptese de invalidao da demisso de servidor estvel, por sentena judicial, este dever ser reintegrado. O eventual ocupante da vaga, se estvel, dever ser reconduzido ao cargo de origem, com direito respectiva indenizao.

236. (TECNICO ADMISTRATIVO/MDIO/ANATEL/2009)Aos servidores pblicos so garantidos o direito livre associao sindical e o direito de d greve, nos termos e limites definidos em lei especfica.

237. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TCU/2009)A CF exclui, para efeito de teto salarial do funcionalismo, as parcelas de carter indenizatrio previstas em lei.

24 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
E) O servidor pblico nomeado para cargo em comisso adquire a estabilidade no servio pblico aps trs anos de efetivo exerccio nesse cargo. A) Os cargos, empregos e funes pblicas so vedados aos estrangeiros. B) vedado ao servidor pblico civil associar-se associar a sindicato. C) As funes de confiana e os cargos em comisso podem ser exercidos por servidores ocupantes de cargo efetivo ou por pessoas de fora do servio pblico. D) vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico.

241. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMG/2009)Assinale G/2009)Assinale a opo correta quanto s disposies gerais relativas atuao da administrao pblica. A) vedado o acesso de estrangeiros a cargos, empregos e funes pblicas, por se tratar de prerrogativa exclusiva de brasileiro nato ou naturalizado. B) Sero computados ou acumulados os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico, para o fim de concesso de acrscimos ulteriores. C) A contratao por tempo determinado para atender necessidade temporria rria de excepcional interesse pblico afronta o princpio constitucional do concurso pblico. D) A proibio de acumulao remunerada de cargos pblicos no se estende a empregos e funes, razo pela qual no abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista. E) O servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, investido no mandato de vereador, poder perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, se houver ho compatibilidade de horrios.

244. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Ainda considerando o tratamento constitucional dado administrao administ pblica, assinale a opo correta. A) As autarquias sero criadas por decreto presidencial especfico, que ser submetido ao Congresso Nacional para apreciao. B) So imprescritveis os ilcitos que causem prejuzo ao errio, bem como as respectivas aes de ressarcimento. C) Os estados e o Distrito Federal podem fixar, em seu mbito, mediante emenda s respectivas Constituies e Lei Orgnica, como limite nico, ni o subsdio mensal dos desembargadores do respectivo tribunal de justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). D) A proibio de acumular cargos, prevista na CF, no se estende aos empregos e funes das empresas pblicas e sociedades de economia mista.

242. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Assinale a opo correspondente a princpio constitucional aplicvel icvel administrao pblica, porm no previsto expressamente na CF, Captulo VII, Seo I, art. 37, que trata das disposies gerais aplicveis administrao pblica. A) princpio da moralidade B) princpio da proporcionalidade C) princpio da eficincia D) princpio da impessoalidade

245. (ANALISTA CONTROLE INTERNO/SUPERIOR/SECGE O/SUPERIOR/SECGE-PE/2010)No que diz respeito aos servidores pblicos, assinale a opo correta. A) O servidor pblico estadual investido no mandato de prefeito de um municpio do prprio estado pode acumular as funes, desde que exista compatibilidade de horrios. B) Se um servidor pblico ficar afastado de seu cargo para exercer mandato eletivo, a contagem co de seu tempo de servio fica suspensa, at que retorne a seu cargo originrio. C) No caso de servidor afastado do cargo para cumprir mandato eletivo, os valores dos benefcios

243. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Acerca ca do tratamento constitucional dado administrao pblica, assinale a opo correta.

25 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
previdencirios so determinados como se ele no exerccio do cargo estivesse. D) O servidor pblico municipal investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horrios, pode acumular o cargo eletivo com o cargo originrio, no entanto receber apenas a remunerao do cargo originrio. E) Servidor pblico do Distrito Federal pode acumular seu cargo originrio com o de deputado distrital. servidores pblicos so computadas para a limitao dos vencimentos ao teto remuneratrio.

246. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREBA/2010)Aos 010)Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos estados, do Distrito Dis Federal e dos municpios, includas suas autarquias e fundaes, es, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas.

251. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010)Consid MINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010)Considere que o estado de Gois, na vigncia da atual CF e respeitando as normas constitucionais aplicveis, tenha criado uma autarquia estadual responsvel por fomentar e regulamentar a comercializao de produtos agrcolas. A respeito dessa situao hipottica, , correto concluir que a referida autarquia foi criada por meio de uma lei estadual.

252. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010) MINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010)So imprescritveis as aes que buscam o ressarcimento ao Errio de prejuzo causado pela prtica de ato ilcito por qualquer qualque agente, servidor ou no.

247. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010)Embora o princpio da isonomia no o conste expressamente do rol dos princpios da administrao pblica insertos na Constituio Federal (CF), esse princpio deve ser observado no trato da coisa pblica, especialmente nos procedimentos licitatrios.

253. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010)A MINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010)A empresa privada prestadora de servio pblico responde subjetivamente pela reparao do dano sofrido pelo usurio desse servio, por ato praticado por funcionrio dessa empresa.

248. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010) 2010)Os vencimentos pagos aos ocupantes de cargos do Poder Legislativo e do Poder Executivo no podem ser superiores aos pagos pelo Poder Judicirio.

(MDICO 254. PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/ PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)O INSS est inserido na administrao direta do Estado.

249. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010) MINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010)Se o governo do estado de So Paulo editar uma lei estabelecendo a relao entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos do Poder Executivo, essa lei deve ser declarada inconstitucional, pois a CF veda a vinculao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do o servio pblico.

255. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010) DENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010) possvel a acumulao remunerada de dois cargos argos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas.

256. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)O prazo de validade de um concurso pblico de trs anos, podendo endo ser prorrogado duas vezes, por igual perodo.

250. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/INCA/2010) TIVO/MDIO/INCA/2010)As verbas de carter indenizatrio percebidas pelos

257. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)Ao servidor que ocupe exclusivamente cargo em

26 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
comisso ser aplicado icado o regime geral de previdncia social. diferenciados para a concesso de aposentadoria a tais servidores dores sob o fundamento da manuteno do equilbrio atuarial do sistema previdencirio pblico.

258. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/MPU/2010)De IO/MPU/2010)De acordo com a CF, cargos, empregos e funes pblicas so acessveis veis somente a brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, no havendo, portanto, a possibilidade de obteno de emprego pblico por estrangeiros.

259. (TEC. ADMINISTRATIVO/MEDIO/TER ADMINISTRATIVO/MEDIO/TERBA/2010)A proibio de acumular cargos pblicos estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, es, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico.

264. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREES/2011)A simples circunstncia de o servidor pblico estar em estgio probatrio justificativa para a sua demisso fundamentada fundam na participao em movimento grevista por perodo superior a trinta dias, visto que, dada a ausncia de regulamentao do direito de greve, os dias de paralisao so considerados faltas injustificadas.

265. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)A proibio de acumular cargos, empregos ou funes no atinge os empregados de sociedades de economia mista, j que estas so regidas pelas regras do direito privado.

260. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT21/2010)Segundo jurisprudncia do STF, no possvel a acumulao de proventos prov de aposentadoria e vencimentos de um cargo da ativa, ainda que se trate de cargos, funes ou empregos acumulveis na atividade na forma prevista na CF.

266. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIV ES/2011)Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia so princpios constitucionais que regem a administrao pblica, traduzindo-se se o princpio da impessoalidade no princpio da finalidade, que impe ao administrador pblico o dever de praticar o ato administrativo apenas para o seu fim legal.

261. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT21/2010)No que se refere ao regime de previdncia de carter r contributivo e solidrio assegurado aos servidores pblicos, o tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria, e o tempo de servio correspondente, para efeito de disponibilidade.

267. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/DPU/2010)A respeito dos princpios e normas que regem a administrao pblica brasileira, assinale a opo correta. A) A proibio constitucional de acumular cargos pblicos alcana os servidores de autarquias e fundaes pblicas, mas no os empregados de empresas pblicas e sociedades de economia mista. B) O princpio da publicidade se verifica sob o aspecto da divulgao externa dos atos da administrao, no propiciando o conhecimento da conduta interna dos agentes pblicos. C) Apenas os brasileiros, por preencherem os requisitos estabelecidos em lei, podem assumir cargos, empregos e funes pblicas. D) O servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, fica afastado

262. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT O/MDIO/TRT21/2010)Compete Unio organizar e manter o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos exterritrios do Amap e de Roraima.

263. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREES/2011)Em que pese o tratamento diferenciado a que fazem jus em determinadas situaes os servidores pblicos portadores de deficincia abrangidos pelo regime prprio de previdncia, a CF veda a adoo de requisitos e critrios

27 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
de seu cargo, emprego ou funo, e pode optar pela sua remunerao. E) O princpio da irredutibilidade dos vencimentos alcana todos os servidores, inclusive os que no mantm vnculo efetivo com a administrao pblica. sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao ao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder, caber mandado de segurana.

268. (AGENTE ADMIN./MDIO/DPU/2010)Com relao aos princpios e normas que regem a administrao pblica brasileira, assinale a opo correta. A) A chamada Reforma da Administrao Pblica trouxe nova hiptese de demisso de servidor pblico civil, a qual consiste na possibilidade de demisso de servidor para adequar as despesas do ente aos limites fixados na Lei de Responsabilidade Fiscal, desde que j tenham sido excludos do quadro todos os servidores no estveis e, ainda assim, a reduo de despesas d no tenha sido suficiente. B) A investidura em cargo ou emprego pblico depende sempre de aprovao prvia em concurso de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a sua natureza e complexidade. C) Os vencimentos dos cargos do Poder Executivo no podem ser superiores aos pagos pelos Poderes Legislativo e Judicirio. D) Os atos de improbidade administrativa importam a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao radao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. E) Embora seja vedada a acumulao remunerada de cargos, a CF excepciona tal regra em algumas situaes, entre as quais o exerccio de dois cargos de mdico, exceo essa que no alcana os demais profissionais da sade.

271. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Um promotor ADMIN./GUA/MDIO/MMA/ de justia, no uso de suas atribuies, poder ingressar com ao popular.

272. (AGENTE ADMIN./GUA/MDIO/MMA/2009)Associao ADMIN./GUA/MDIO/MMA com seis meses de constituio pode impetrar mandado de segurana coletivo.

273. (AGENTE DE POLCIA FEDERAL/SUPERIOR/POLCIA FEDERAL/2009)Conceder 09)Conceder-se- habeas data para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante ou de terceiros, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico.

274. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANATEL/2009)Qu O/SUPERIOR/ANATEL/2009)Qu alquer cidado poder impetrar habeas data no Poder Judicirio para assegurar o conhecimento de informaes relativas a sua pessoa disponveis na Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL), independentemente de ter formulado o pedido edido diretamente na agncia.

269. (TECNICO ADMIN./MEDIO/ANEEL/2010)Para efeitos d de remunerao de pessoal do servio pblico, a CF permite a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias.

ARQUITETO/SUPERIOR/TCE 275. (ANALISTA ARQUITETO/SUPERIOR/TCEAC/2009)Determinado parlamentar federal impetrou mandado dado de segurana junto ao STF, questionando a legalidade do processo legislativo na tramitao de determinada medida provisria. Argumentou mentou o parlamentar que a referida medida provisria fora enviada para votao em plenrio antes da apreciao pela comisso que deveria emitir juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais, da qual o impetrante faz parte. Considerando ando a situao hipottica descrita, assinale a opo correta. A) O parlamentar dispe de legitimao ativa para suscitar o controle incidental de constitucionalidade pertinente observncia dos

REMDIOS CONSTITUCIONAIS

270. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)Sempre que algum

28 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
requisitos que condicionam a vlida elaborao das proposies normativas. B) O mandado de segurana no ser conhecido pelo STF, visto que a ao cabvel a ao direta de inconstitucionalidade. C) A votao da medida provisria e sua converso em lei no tero influncia na ao proposta pelo parlamentar, visto o que o vcio apontado insanvel. D) O mandado de segurana ser conhecido pelo STF, visto que o parlamentar tem legitimidade ativa para exercer o controle concentrado de constitucionalidade. E) A inconstitucionalidade deveria ter sido questionada pelo parlamentar arlamentar por meio de arguio de descumprimento de preceito fundamental. administrativo castrense, podem ser discutidos por meio de habeas corpus.

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

279. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/2009)A (ADMINISTRADOR/MPS/ perda superveniente da representatividade do partido poltico no Congresso Nacional acarreta o arquivamento de ao direta de inconstitucionalidade proposta por esse partido.

276. (AUDITOR TRIBUTRIO/SUPERIOR/PREF. IPOJUCA-PE/2009)Considere PE/2009)Considere que Joaquim pretenda obter informaes relativas sua pessoa constantes de banco de dados de entidade governamental. Contudo, seu pedido foi negado na esfera administrativa. Diante dessa situao, Joaquim dever impetrar habeas data junto ao Poder Judicirio a fim de obter as informaes desejadas.

280. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)O controle repressivo de constitucionalidade constitucionalidade, realizado pelo Poder Judicirio, pode dar-se dar por via de ao ou via de exceo, tambm dito de defesa, difuso ou aberto.

281. (AUDITOR/SUPERIOR/AUGE (AUDITOR/SUPERIOR/AUGEMG/2009)Tendo em vista o controle de constitucionalidade, assinale a opo correta. A) Em regra, a declarao dec definitiva de inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo pelo STF tem efeito ex nunc, s tendo eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado pelo STF. B) No Brasil, o controle exercido pelo Poder Judicirio sobre a constitucionalidade das leis e dos atos normativos, ocorre tanto pela via difusa quanto pela via concentrada. C) No controle incidental, os juzes e tribunais s podem se manifestar sobre a inconstitucionalidade inco de uma lei, deixando de aplic-la a casos concretos, se, antes, tiverem sido provocados por uma das partes. D) Compete ao tribunal de justia de cada estadoestado membro exercer o controle concentrado da constitucionalidade das leis e dos atos normativos estaduais e municipais perante a CF. E) Os tribunais somente podem declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder pblico pelo voto unnime de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial.

277. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/D DFT/2009)Maria protocolou junto ao DETRAN requerimento com a finalidade de conhecer as informaes acerca de sua pessoa constantes no banco de dados daquele rgo. O pedido foi negado pelo diretor, com base em portaria do rgo que proibia o acesso pretendido retendido por Maria, apesar de as informaes no serem de uso exclusivo do DETRAN. Diante dessa situao hipottica, julgue o item abaixo. Para ter acesso s informaes, Maria poder valer-se do mandado de injuno. Essa ao constitucional destina-se a assegurar o acesso a informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico.

278. (OFICIAL ARQUITETO/SUPERIOR/ABIN/2010)Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, Federal os aspectos relativos os legalidade da imposio de punio constritiva da liberdade, em procedimento

282. (AUDITOR TRIBUTRIO/SUPERIOR/PREF. TRIBUTRIO/S IPOJUCA-PE/2009)O PE/2009)O controle de

29 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
constitucionalidade das leis no Brasil feito com exclusividade pelo Supremo Tribunal Federal. CF e por hiptese de cabimento o comportamento em geral, principalmente, do poder pblico, contrrio quela norma paramtrica. A fiscalizao do cumprimento da CF tem como pressuposto bsico a ideia desta como conjunto normativo fundamental, que deve ser resguardado em sua primazia jurdica, vale dizer, em que se impe a rigidez constitucional. Requer-se, Requer ainda, a CF em sentido formal. Andr Ramos Tavares. Curso de direito constitucional, 6. ed., p. 240 (com adaptaes). Tendo o texto acima como c referncia inicial, assinale a opo correta, acerca do controle de constitucionalidade. A) O controle de constitucionalidade preventivo realizado durante a etapa de formao do ato normativo, com o objetivo de resguardar o processo legislativo hgido. do. Caso haja proposta de emenda constitucional tendente a abolir direito fundamental, qualquer dos legitimados poder ajuizar, ainda durante o processo legislativo, ao direta de inconstitucionalidade para impedir o trmite dessa emenda. B) O sistema jurisdicional isdicional institudo com a Constituio Federal de 1891, influenciado pelo constitucionalismo norteamericano, acolheu o critrio de controle de constitucionalidade difuso, ou seja, por via de exceo, que permanece at a Constituio vigente. No entanto, nas constituies posteriores de 1891, foram introduzidos novos elementos e, aos poucos, o sistema se afastou do puro critrio difuso, com a adoo do mtodo concentrado. C) A CF mantm regra segundo a qual somente pelo voto de dois teros de seus membros membro ou dos membros do respectivo rgo especial podem os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder pblico. Essa norma se refere reserva de plenrio. D) A inobservncia da competncia constitucional de um ente federativo para p a elaborao de determinada lei enseja a declarao da inconstitucionalidade material do ato normativo. E) A inconstitucionalidade formal se verifica quando a lei ou ato normativo apresenta algum vcio em seu processo de formao. O desrespeito a uma regra egra de iniciativa exclusiva para o desencadeamento do processo legislativo constitui exemplo de vcio formal objetivo.

283. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT21/2010)Para declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo ivo do poder pblico, exige-se exige o voto da maioria relativa dos membros do respectivo o rgo especial, como forma de reforar o controle de constitucionalidade no ordenamento jurdico.

284. (DIPLOMATA/SUPERIOR/IRB/2011)Acerca da Constituio Federal de 1988 (CF), do controle de constitucionalidade e da personalidade jurdica no direito brasileiro, assinale a opo correta. A) Dado que a personalidade jurdica uma medida limitadora da possibilidade de adquirir direitos e contrair obrigaes, nem todos os indivduos a tm na mesma medida. B) Os atos jurdicos normativos devem estar em conformidade com os preceitos constitucionais. No que diz respeito aos atos jurdicos de efeito concreto, esto sujeitos autoridade normativa da CF os atos praticados na esfera ra dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, mas no os praticados por particulares. C) A ao direta de inconstitucionalidade pode ser impetrada contra tratados que versem sobre direitos humanos com status de norma constitucional, contra tratados de e direitos humanos que ingressem no ordenamento jurdico com a natureza de norma supralegal e contra os tratados que, no dispondo sobre direitos humanos, adentrem o ordenamento com fora de lei ordinria. D) Editadas unilateralmente pelo presidente da Repblica, as medidas provisrias somente adquirem eficcia e plena aplicabilidade aps serem aprovadas nas duas casas do Congresso Nacional e, consequentemente, convertidas em lei. E) A CF , quanto estabilidade, uma constituio semirrgida, pois admite, desde que expressamente declarado, que lei infraconstitucional posterior possa alter-la. alter

285. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/DPU/2010) comum o emprego da expresso jurisdio constitucional para designar a sindicabilidade desenvolvida judicialmente tendo por po parmetro a

286. (AGENTE ADMIN./MDIO/DPU/2010)O princpio da supremacia requer que todas as

30 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
situaes jurdicas se conformem com os princpios e preceitos da CF. Essa conformidade com os ditames constitucionais, agora, no se satisfaz apenas com a atuao positiva de acordo com a Constituio. Exige mais, pois omitir a aplicao de normas constitucionais, quando a CF assim a determina, tambm constitui const conduta inconstitucional. De fato, a CF reconhece duas formas de inconstitucionalidade: a inconstitucionalidade por ao (atuao) e a inconstitucionalidade por omisso. Jos Afonso da Silva. Curso de direito constitucional positivo. 27. ed., So Paulo: lo: Malheiros, 2006, p. 46-7 46 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta acerca do controle de constitucionalidade. A) A CF prev tanto o controle posterior de constitucionalidade, quanto o preventivo, cabendo este apenas ao Poder Legislativo, que, por meio de suas comisses de constituio e justia, pode barrar projeto de lei que, de algum modo, viole o texto constitucional. B) O sistema jurisdicional institudo com a CF, influenciado pelo constitucionalismo no norteamericano, acolheu exclusivamente o critrio de controle de constitucionalidade difuso, ou seja, por via de exceo. C) O controle difuso (ou jurisdio constitucional difusa) e o controle concentrado (ou jurisdio constitucional concentrada) so dois critrios de controle de constitucionalidade. O primeiro verificado quando se reconhece o seu exerccio a todos os componentes do Poder Judicirio, e o segundo ocorre se s for deferido ao tribunal de cpula ou a uma corte especial. D) A inobservncia da a competncia constitucional de um ente federativo para a elaborao de determinada lei enseja a declarao da inconstitucionalidade material do ato normativo. E) Qualquer ato normativo que desrespeite preceito ou princpio da CF deve ser declarado inconstitucional, por possuir vcio formal insanvel.

288. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/2009)O (ADMINISTRADOR/MPS/ povo exerce sua participao direta no poder por intermdio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.

289. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)A funo tpica do Poder Legislativo legislar, do Poder Executivo, administrar e do Poder Judicirio, exercer a jurisdio. Contudo, cada um dos poderes exerce, em pequena proporo, funo que seria originariamente de outro. Isso ocorre para assegurar-se se a prpria autonomia institucional de cada poder e para que um poder exera, em ltima instncia, um controle sobre o outro, evitando-se se o arbtrio e o desmando.

290. (AGENTE ADMIN./MEC/MDIO/2009)A Cmara dos Deputados composta de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada estado, em cada territrio e no DF, no podendo nenhuma unidade da Federao possuir menos de dez ou mais de sessenta deputados.

291. (AGENTE ADMIN./MEC/MDIO/2009)O Senado Federal possui 81 senadores, eleitos segundo o princpio majoritrio para um mandato de oito anos, com renovao obrigatria de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros.

292. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TRE-MA/2009)De ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TRE acordo com o que dispe a CF a respeito do Poder Legislativo federal, assinale a opo correta. A) O sistema legislativo vigente o unicameral, opo adotada a partir da Constituio Federal de 1934, exatamente porque os projetos de lei, obrigatoriamente, tm de ser aprovados pela Cmara dos Deputados e pelo Senado em sesso conjunta, para que possam ser levados sano do presidente da Repblica. B) O Congresso Nacional formado pelo Senado e pela Cmara dos Deputados, o que aponta para a opo pelo pluricameralismo feita pela Assembleia Nacional Constituinte. Contudo, a

287. (CONSULTOR EXECUTIVO/SUPERIOR/SEFAZ-ES/2010)Tanto ES/2010)Tanto o Poder Legislativo quanto o Poder Judicirio exercem controle de constitucionalidade de leis.

PODER LEGISLATIVO

31 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
elaborao de determinadas leis l da competncia exclusiva de apenas uma das casas, ou seja, elas no necessitam ser referendadas pela outra. C) O fato de a legislatura ser de quatro anos para a Cmara dos Deputados e de oito anos para o Senado Federal uma das evidncias de que foi adotado no Brasil o sistema bicameral. D) Por ser o segundo na linha de sucesso do presidente da Repblica, cabe ao presidente da Cmara dos Deputados fazer a convocao de sesso legislativa extraordinria do Congresso Nacional para o compromisso e a posse po do presidente e do vice-presidente presidente da Repblica. E) Embora o Senado e a Cmara dos Deputados tenham os seus respectivos presidentes, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, pode o vice-presidente da Repblica, no exerccio da Presidncia da Repblica, fazer a convocao do Congresso Nacional para sesso legislativa extraordinria. investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas casas legislativas.

297. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)Consiste ADMIN./MDIO/FUB/2011)Consist em uma funo tpica do Poder Legislativo julgar tanto os parlamentares quanto os demais cidados pelos crimes que praticarem contra o Tesouro Nacional.

298. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/PREVIC/2011)O Senado Federal compe compe-se de trs representantes de cada estado e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio proporcional. A representao, nesse caso, renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros.

293. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/MPU/2010)O Poder Legislativo opera por meio do Congresso Nacional, instituio bicameral composta pela Cmara dos Deputados e pelo o Senado Federal. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

299. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)O Poder Legislativo federal bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal.

294. (TEC. ADMINISTRATIVO/ME ADMINISTRATIVO/MEDIO/TERBA/2010)De acordo com a Constituio Federal de 1988, o deputado federal que for investido em cargo de secretrio de Estado, independentemente da pasta que assumir, perder seu mandato de deputado.

300. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTR ES/2011)Compete privativamente ao Senado Federal proceder tomada de contas do presidente da Repbl Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional no prazo de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa.

295. (TEC. ADMINISTRATIVO/MEDIO/TER NISTRATIVO/MEDIO/TERBA/2010)O O deputado federal investido temporria tempor e precariamente no cargo de ministro de Estado E no est sujeito a processo disciplinar perante a Cmara dos Deputados em razo da prtica de ato incompatvel com o decoro parlamentar quando no cumprimento de seu mandato.

301. (ADMINISTRADOR/SUPERIOR/AGU/2010)Comp ete Cmara dos Deputados eleger dois cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos an de idade, para o Conselho da Repblica.

302. (ADMINISTRADOR/SUPERIOR/AGU/2010) da competncia exclusiva do Senado Federal autorizar o presidente da Repblica a se ausentar do pas, quando a ausncia exceder a quinze dias.

296. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/PREVIC/2011)As comisses parlamentares de inqurito tm poderes poder de

DO PROCESSO LEGISLATIVO

32 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
303. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/ SUPERIOR/2009)Cabe emenda Constituio Federal de 1988 (CF) mediante proposta de mais da metade das assembleias legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, se, cada uma delas, pela maioria absoluta de seus membros. por parte do Tribunal de Contas da Unio, no que se refere aos os aspectos de eficincia do servio pblico concedido, fiscalizado pelas agncias.

308. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009)Ace ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009) rca do processo legislativo brasileiro, assinale a opo correta. A) Segundo a CF, emenda constitucional dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. B) A CF prev a hiptese de iniciativa popular, que pode ser exercida pela apresentao, Cmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mnimo, 10% dos eleitores de qualquer estado da Federao. C) As medidas provisrias perdero a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de trinta dias a contar de sua publicao, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. D) A reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo ser permitida apenas uma vez, por igual perodo. E) O procurador-geral geral da Repblica tem competncia para propor projeto de lei le ordinria ou complementar.

304. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/ SUPERIOR/2009)Uma lei ordinria federal hierarquicamente superior a uma lei ordinria estadual.

305. (AGENTE ADMIN./MPS/MDIO/2009)Pode ser objeto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir o direito de petio aos poderes pblicos ou a obteno de certides em reparties pblicas.

306. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA CIVIL ES/2009)Um deputado federal subiu tribuna da Cmara dos Deputados para defender um projeto de emenda constitucional com a finalidade de instituir a pena de morte no Brasil. O deputado, durante seu discurso em plenrio, no momento em que informava aos colegas da proposta realizada, disse que discordava da vedao constitucional absoluta da pena de morte. Com referncia situao hipottica acima apresentada, aos direitos fundamentais, em especial ao direito vida, julgue os itens que se seguem. __ O projeto de emenda constitucional de duvidosa constitucionalidade, j que no se admite emenda constitucional que tenha por fim abolir direitos e garantias individuais.

309. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT21/2010)A matria constante de proposta de emenda constitucional (EC) rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma legislatura.

__ Equivocou-se se o deputado ao dizer que a Constituio Federal de 1988 (CF) veda a pena de morte de forma absoluta, pois a CF admite a pena de morte em caso de guerra declarada, desde que atendidos os requisitos constitucionais.

310. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/PREVIC/2011)A matria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

307. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009)As agncias reguladoras federais possuem elevado grau de independncia em face do poder central, razo pela qual no esto submetidas ao controle

311. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/STM/2011)Proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada nas duas Casas do Congresso Nacional, em turno nico, considerando-se considerando aprovada se obtiver trs quintos dos votos dos seus respectivos membros. Na fase constitutiva do seu

33 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
processo legislativo, conta-se se com a participao part do presidente da Repblica, e a promulgao deve realizar-se, conjuntamente, pelas Mesas do Senado Federal e da Cmara dos Deputados. no caso de infraes penais comuns enquanto no sobrevier sentena penal condenatria.

312. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREMT/2010)Assinale T/2010)Assinale a opo correta quanto ao processo legislativo devidamente estabelecido na CF. A) No que se refere a leis delegadas, se a resoluo determinar a apreciao do projeto de lei pelo Congresso Nacional, este a far em votao nica, sendo vedada qualquer emenda. B) A CF poder ser emendada mediante proposta de um tero das assembleias legislativas das unidades da Federao, mediante a maioria relativa de seus membros. C) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma republicana de governo. D) vedada a edio de medidas provisrias sobre matria relativa a direito civil. E) Decorrido o prazo de quinze dias para o exame do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, o silncio do presidente da Repblica importar veto, em razo da impossibilidade de ocorrer sano tcita.

316. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)Na qualidade de chefe de Estado, o presidente da Repblica exerce a liderana da poltica nacional por meio da orientao das decises gerais e da direo da mquina administrativa.

317. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009) CF adota o ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)A presidencialismo como forma de Estado, j que reconhece a juno das funes fun de chefe de Estado e chefe de governo na figura do presidente da Repblica.

318. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)Na qualidade de chefe de Estado, o presidente da Repblica exerce a liderana da poltica nacional por meio da orientao das decises es gerais e da direo da mquina administrativa.

313. (CONSULTOR EXECUTIVO/SUPERIOR/SEFAZ-ES/2010)Caso ES/2010)Caso o Congresso Nacional aprove, em cada uma de suas casas, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, um tratado internacional acerca dos direitos humanos, tal tratado ser equivalente a uma lei complementar.

319. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)A CF adota o presidencialismo como forma de Estado, j que reconhece a juno das funes de chefe de Estado e chefe de governo na figura do presidente da Repblica. Rep

320. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009)Os UPERIOR/ANTAQ/2009)Os diretores das agncias reguladoras sero escolhidos pelo presidente da Repblica, mas essa escolha deve ser aprovada, por meio de voto secreto, aps arguio pblica, pelo Senado Federal.

DO PODER EXECUTIVO 321. (ANALISTA ENGENHEIRO/SUPERIOR/DETRAN EIRO/SUPERIOR/DETRAN-DFT/2009)A Constituio Federal dispe que compete privativamente ao presidente da Repblica celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. Ao faz-lo, lo, o presidente exerce exe as funes de chefe de Estado.

314. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/ SUPERIOR/2009) vedado ao vice-presidente presidente da Repblica ausentarausentar se do pas, sem licena prvia do Congresso Congres Nacional, por perodo superior a quinze dias.

315. (ADMINISTRADOR/MPS/SUPERIOR/ ERIOR/2009) ilegal a priso de governador de estado ou do DF

34 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
322. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TRE-MA/2009)A ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TRE CF trata de forma detalhada da sucesso presidencial, nos casos de vacncia e impedimento do chefe do Poder Executivo. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A) O vice-presidente presidente eleito juntamente com o presidente da Repblica, pois os votos por ele recebidos se somam aos recebidos por seu companheiro de chapa, definindo-se definindo assim o resultado da eleio. B) Se os cargos de presidente e vice-presidente vice da Repblica vierem a ficar vagos, responde pela presidncia da Repblica o presidente do Congresso Nacional, e deve ser feita a eleio de novos presidente e vice-presidente presidente da Repblica para um mandato-tampo. C) No caso de impedimento concomitante do presidente e do vice-presidente presidente da Repblica, quem ocupar provisoriamente a Presidncia da Repblica ser o presidente da Cmara dos Deputados, e a eleio dos novos chefes da nao se dar por eleio popular direta, se ambos os cargos tiverem ficado vagos antes de se completarem dois anos de mandato presidencial. D) Com a vacncia concomitante da Presidncia e da Vice-Presidncia Presidncia da Repblica, o presidente da Cmara dos Deputados assume a Presidncia da Repblica para um mandato-tampo, tampo, pois a CF estabelece que a eleio presidencial deve ocorrer conjuntamente com a dos governadores dos estados e dos membros do Poder Legislativo, para que no haja rompimento do pacto federativo. E) Em qualquer hiptese, deve ser convocada nova eleio presidencial, seja pela via direta, seja pela indireta, assumindo o presidente do Senado Federal provisoriamente a Presidncia da Repblica, e, nas ausncias deste, a chefia do Poder Executivo deve ser ocupada pelo presidente da Cmara dos Deputados. deve ser feita nova eleio, concorrendo os dois candidatos mais votados. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer a morte de candidato, devero ser convocadas novas eleies.

325. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT ADMINISTRATIVO/MDIO/TRT21/2010)Admitida a acusao contra o presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o STF, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

326. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)A concesso de indulto uma atribuio do presidente da Repblica que pode ser delegada ao ministro da justia.

327. (DIPLOMATA/SUPERIOR/IRB/2011)Com relao organizao do Estado brasileiro e disciplina constitucional l sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, assinale a opo correta. A) O Supremo Tribunal Federal (STF) o rgo de cpula jurisdicional e nacional do Poder Judicirio, mas no, o rgo de cpula administrativa, financeira e de cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, papel que compete, conforme dispe a CF, ao Conselho Nacional de Justia. B) Compete Cmara dos Deputados e ao Senado Federal, em conjunto ou separadamente, a criao das comisses parlamentares de inqurito, que tm poderes de investigao prprios das autoridades judiciais e, portanto, podem impor penalidades ou condenaes aos infratores. C) A iniciativa popular de lei caracteriza-se caracteriza como forma direta de exerccio do poder, dispensado o intermdio de representantes para dar incio ao processo legislativo de formao das normas. Nesse sentido, a CF prev expressamente a iniciativa popular para a apresentao de projeto de lei e de proposta de emenda constitucional. D) De acordo com a CF, incluem-se i entre as competncias privativas do presidente da Repblica as de manter relaes com Estados estrangeiros, acreditar seus representantes diplomticos e celebrar tratados, convenes e

323. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREBA/2010)Nos crimes comuns, o presidente da Repblica no est sujeito priso enquanto no for proferida sentena condenatria.

324. (TEC. ADMINISTRATIVO/MEDIO/TER ADMINISTRATIVO/MEDIO/TERBA/2010)Na eleio do presidente e do vicevice presidente da Repblica, se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao,

35 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. E) O Estado brasileiro, apesar de adotar o princpio da indissolubilidade do vnculo federativo, caracteriza-se, assim como ocorre com as confederaes, pela soberania dual, na qual os entes federados so dotados de soberania, mas convivem com a existncia ncia da soberania central, exercida pela Unio em nome da Federao. ausentar-se do pas s por perodo superior a sessenta dias, sob pena de perda do cargo. B) Em caso de impedimento do presidente e do vice-presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da presidncia o presidente do Congresso Nacional, nal, da Cmara dos Deputados e o do STF. C) De acordo com a CF, o presidente da Repblica poder delegar a atribuio de conferir condecoraes e distines honorficas. D) O cargo de presidente ser declarado vago, se, decorridos dez dias da data fixada para p a posse, o presidente ou o vice-presidente, presidente, salvo por motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo. E) Nos crimes de responsabilidade, uma vez admitida a acusao contra o presidente da Repblica por um tero da Cmara dos Deputados, ser ele submetido subm a julgamento perante o STF.

328. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)O Poder Executivo, alm de administrar a coisa pblica, tambm legisla e julga, e o seu chefe, eleito pelo povo, possui vrias prerrogativas prerrogativ e garantias que lhe so outorgadas para o exerccio, de forma independente e imparcial, da chefia da nao.

329. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)A morte, a desistncia ou o impedimento do candidato eleito e diplomado para a chefia do Poder Executivo mantm a eleio e diplomao do candidato eleito vice-chefia, chefia, que tomar posse na condio de titular do Poder Executivo.

ADMIN./MEDIO/AGU/ 330. (AGENTE ADMIN./MEDIO/AGU/2010)Os ministros de Estado so escolhidos pelo presidente da Repblica sem a necessidade de aprovao da escolha pelo Senado Federal. No se exige que eles sejam brasileiros natos, mas que sejam maiores de 35 anos de idade e estejam no exerccio de seus direitos polticos.

333. (CONSULTOR EXECUTIVO/SUPERIOR/SEFAZ SUPERIOR/SEFAZES/2010)Embora a funo de administrao pblica seja exercida ercida precipuamente pelo Poder Executivo, os Poderes Judicirio e Legislativo, relativamente a seus atos administrativos, tambm a exercem.

334. (CONSULTOR EXECUTIVO/SUPERIOR/SEFAZ EXECUTIVO/SUPERIOR/SEFAZ-ES/2010)O presidente da Repblica no pode extinguir o cargo pblico ico de um servidor que deixe de exerclo em razo de se aposentar.

(AGENTE ADMIN./MEDIO/AGU/2010) ADMIN./MEDIO/AGU/2010)O 331. Brasil, desde a promulgao da Constituio de 1946, tem adotado o presidencialismo cialismo como forma de governo. Assim, a atividade executiva est concentrada na figura do presidente da Repblica, que , ao mesmo tempo, chefe de governo, chefe de Estado e chefe da administrao pblica.

335. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/ANEEL/2010)A CF atribuiu ao presidente residente da Repblica a competncia privativa para ra prover e extinguir os cargos pblicos federais, na forma da lei.

332. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREMT/2010)A respeito das disposies constantes da CF que tratam do Poder Executivo, assinale a opo correta. A) O presidente e o vice-presidente presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional,

336. (TECNICO ADMIN./MEDIO/ANEEL/2010)O presidente da Repblica no dispe de competncia constitucional para conceder indulto, por se tratar de competncia exclusiva do Poder Judicirio.

PODER JUDICIRIO

36 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
B) Superior Tribunal de Justia. C) tribunal regional federal. D) tribunal de justia. E) juiz de direito.

337. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009)O Poder Judicirio pode estender a determinada categoria de servidores pblicos vantagem concedida a outra categoria por lei, com base no princpio da isonomia.

338. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009)O Poder Judicirio no pode anular ato de nomeao ao dos diretores das agncias reguladoras.

341. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TRE SUPERIOR/TREMA/2009)Assinale a opo correta a respeito da composio do TSE. A) O advogado-geral geral da Unio integrar o TSE, caso seja indicado pelo presidente da Repblica. B) O advogado-geral geral da Unio integra o TSE, independentemente de indicao ndicao poltica. C) Um juiz de trabalho de primeira instncia faz parte do TSE por indicao do Tribunal Superior do Trabalho. D) Um advogado militante integrar o TSE mediante indicao do Superior Tribunal Militar. E) O corregedor eleitoral do TSE ser ministro oriundo do STJ. 342. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/TRE SUPERIOR/TREGO/2009)Assinale a opo incorreta acerca do tratamento constitucional tucional relativo aos tribunais regionais eleitorais (TREs). A) inconstitucional a previso legislativa de que a eleio de juzes para compor os TREs se faa mediante eleio por voto secreto dos tribunais de justia dos estados, tendo em vista o princpio da publicidade. B) A presidncia e a vice-presidncia vice dos TREs devem recair sempre sobre os membros desembargadores. C) Os membros dos TREs oriundos de nomeao, pelo presidente da Repblica, sero escolhidos entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo respectivo tribunal de justia. D) Haver apenas um TRE na capital de cada estado e no Distrito Federal.

339. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009)Con sidere que determinado navio petroleiro, ao fazer a aproximao no porto de Santos, no estado de So Paulo, tenha colidido com outra embarcao, causando significativo dano ambiental nas praias daquele estado. Com relao a esse caso hipottico, julgue os itens a seguir, acerca da organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico. Caber justia federal da seo judiciria de Santos julgar tanto a ao civil quanto a ao penal em face do acidente em tela. ___Nesse caso, caber exclusivamente ao Ministrio Pblico do estado tado de So Paulo propor a devida ao penal.

___A ao judicial de reparao de danos ambientais no ser de competncia privativa do Ministrio Pblico.

340. (ANALISTA ARQUITETO/SUPERIOR/TCEARQUITETO/SUPERIOR/TCE AC/2009)O MP e a polcia, no curso de determinada investigao, descobriram que um membro de um TCE fazia parte de uma organizao criminosa especializada em praticar crimes contra a administrao pblica. Diante do farto acervo probatrio reunido, esse membro do TCE foi denunciado pelo MP por crime comum. comum Na situao hipottica acima, o rgo do Poder Judicirio competente para julgar a autoridade denunciada pelo MP o: A) STF.

343. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMA/2009)A smula vinculante (stare decisis) vista por seus defensores como indispensvel garantia da segurana jurdica e ao impedimento da multiplicao, iplicao, vista como desnecessria, de processos nas vrias instncias. Os oponentes, por seu lado, julgam que a adoo da smula vinculante engessaria o Poder Judicirio e

37 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
impediria a inovao, transformando os julgamentos de primeiro grau apenas em meras mera cpias das decises j tomadas. Apesar dessas divergncias, a smula vinculante foi introduzida na CF, mediante a publicao da Emenda Constitucional n. 45/2004. A esse respeito, assinale a opo correta. A) O STF pode, somente de ofcio, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula vinculante. B) A smula vinculante tem efeito somente em relao aos rgos do Poder Judicirio. C) Do ato administrativo ou da deciso judicial que contrariar a smula vinculante aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber reclamao ao STF. D) necessrio o quorum de trs quintos dos membros do STF para a edio da smula vinculante. E) A smula vinculante tem por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de determinadas normas, cuja controvrsia ontrovrsia acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica, motivo pelo qual no possvel a sua reviso ou cancelamento, nem mesmo de ofcio, pelo STF. B) O procurador-geral geral da Repblica e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oficiaro junto ao CNJ. C) As decises ses e os atos emanados do CNJ no podem ser submetidos ao controle judicial de qualquer tribunal, pois at mesmo o STF submetese s suas decises. D) Compete ao CNJ o controle da atuao administrativa, financeira e jurisdicional dos atos praticados pelos s membros do Poder Judicirio. E) Os membros do CNJ so nomeados pelo presidente do STF.

345. (TECNICO JUDICIRIO/MDI JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Segundo a CF, so rgos da Justia Eleitoral: A) Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral, Juzes Eleitorais e Juntas Eleitorais. B) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral, Juzes Eleitorais e Ministrio Pblico Eleitoral. C) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral, Juzes Eleitorais e o Corregedor Cor Eleitoral. D) Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral, Juzes Eleitorais e Juntas Eleitorais.

344. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMA/2009)A histrica afirmao republicana do Poder Judicirio e sua efetiva contribuio para o desenvolvimento, no Brasil, de um verdadeiro Estado democrtico de direito s foram possveis graas autonomia e independncia dos magistrados. No se consegue conceituar um verdadeiro Estado democrtico de direito sem a existncia de um Poder Judicirio autnomo e independente, para que exera sua funo de guardio das leis e garantidor da ordem na estrutura governamental republicana. Alexandre Moraes. Constituio io do Brasil interpretada. 7. ed. Jurdica Atlas, p. 1.524 (com adaptaes). Considerando a ideia central do texto acima e as disposies contidas na CF relativas ao CNJ, introduzido pela Emenda Constitucional n. 45/2004, assinale a opo correta. A) O CNJ composto por dezessete membros, com mais de trinta e menos de setenta anos de idade, cujo mandato vitalcio.

346. (ANALISTA ATURIAL/SUPERIOR/MPU/2010)De acordo com a CF, compete aos juzes federais processar e julgar os crimes polticos e as infraes in penais praticadas em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas, excludas as contravenes e ressalvadas as competncias da justia militar e da justia eleitoral.

347. (ANALISTA ADMI ADMIN./SUPERIOR/TREBA/2010)O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser composto, no mnimo, por sete membros, escolhidos mediante eleio pelo voto secreto de trs juzes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois juzes entre os ministros do Superior erior Tribunal de Justia (STJ) e, por nomeao do presidente da Repblica, de dois juzes entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo STF.

38 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
348. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/MPU/2010)O Supremo Tribunal Federal (STF) cumpre, mpre, entre outras, a funo de rgo de cpula do Poder Judicirio, e a ele cabe a iniciativa de, por meio de lei ordinria, dispor sobre o Estatuto da Magistratura. vitalcios, escolhidos pelo presidente da Repblica, sendo cinco deles civis, dos quais trs devem ser escolhidos entre advogados e dois entre juzes auditores e membros do Ministrio Pblico ico da Justia Militar.

349. (TEC. ADMINISTRATIVO/MEDIO/TER ADMINISTRATIVO/MEDIO/TERBA/2010)Compete aos juzes federais processar e julgar os crimes polticos e compete ao Supremo Tribunal Federal julgar o recurso ordinrio contra as sentenas advindas do julgamento desses crimes.

355. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/STM/2011)Juiz do trabalho em exerccio na comarca de Goinia que cometer crime e comum dever ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 1. Regio.

350. (TEC. ADMINISTRATIVO/MEDIO/TER NISTRATIVO/MEDIO/TERBA/2010) cabvel recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das decises cises dos TREs quando versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais ou estaduais.

356. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREES/2011) expressamente vedado Unio assumir dbitos oriundos de precatrios de estado, do Distrito Federal ou de municpios para refinanci-los los diretamente.

351. (TEC. ADMINISTRATIVO/MEDIO/TER INISTRATIVO/MEDIO/TERBA/2010)Compete Compete ao Conselho Nacional de Justia (CNJ) apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Poder Judicirio, fixando prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei. negada ao CNJ competncia para desconstituir ou rever atos praticados pelos presidentes dos tribunais de justia.

357. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREES/2011)Somente Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podem os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico.

358. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREES/2011)So So irrecorrveis as decises do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem co a CF e as denegatrias de habeas corpus ou mandado de segurana.

352. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/PREVIC/2011)A CF no confere ao Conselho Nacional de Justia competncia tncia para controlar a atuao jurisdicional do Poder Judicirio, mas apenas a administrativa e financeira.

353. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/STM/2011)Compete /2011)Compete privativamente ao presidente do Supremo Tribunal Federal encaminhar projeto de lei dispondo sobre a criao de circunscrio judiciria militar.

359. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TREES/2011)H H um tribunal regional eleitoral na capital de cada estado e no Distrito Federal, composto, entre outros, por nomeao, pelo presidente e da Repblica, de dois juzes entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justia respectivo, sendo possvel a exigncia de dez anos de efetiva atividade jurdica como requisito para o advogado integrar esse es tribunal.

354. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/STM/2011)Consoante dispositivos da Constituio stituio Federal de 1988, o STM deve compor-se se de quinze ministros

360. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem ser nomeados pelo presidente da Repblica, aps aprovao pela maioria simples do Senado Federal.

39 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
361. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)As causas em que a Caixa Econmica Federal atue como autora ou r, em processos cveis, devero ser julgadas na justia federal. 367. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)Compete ao Superior Tribunal de Justia julgar, em sede de recurso ordinrio, os mandados de segurana julgados em nica instncia pelos tribunais regionais federais e pelos tribunais de justia dos estados e do Distrito Federal, quando denegatria a deciso.

362. (ASSISTENTE ADMIN./MDIO/FUB/2011)Os rgos do Poder Judicirio incluem o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional Naci de Justia (CNJ).

368. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)Constitui funo tpica do Poder Judicirio a funo jurisdicional.

363. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/STM/2011)O Supremo Tribunal Federal (STF) compe-se de onze ministros, escolhidos para um mandato de quatro anos entre pessoas de notvel saber jurdico e reputao ilibada, os quais devem ser maiores de trinta anos de idade e menores de sessenta e cinco anos de idade, bem como nomeados pelo presidente da Repblica, aps a aprovao da maioria simples do Senado Federal.

369. (AGENTE ADMIN./MEDIO/AGU/2010)A CF conferiu autonomia institucional ao Poder Judicirio, que recebeu, beu, entre outras, garantias de autonomia orgnico-administrativa, administrativa, financeira e funcional, alm de ter salvaguardada a independncia dos rgos judicirios.

(ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TRE ADMIN./SUPERIOR/TRE370. MT/2010)Acerca cerca do estabelecido na CF a respeito do Poder Judicirio, assinale a opo correta. A) Existe vedao absoluta para os juzes exercerem qualquer outro cargo ou funo pblica. B) As indicaes para o Conselho Nacional de Justia, se no efetuadas no prazo pra legal, devero ser realizadas pelo STF. C) Compete ao Superior Tribunal de Justia (STJ) processar e julgar, originariamente, o litgio entre estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o estado ou o Distrito Federal (DF). D) A repercusso geral exigida para viabilizar o recurso extraordinrio no mbito do STF somente pode ser recusada pela manifestao de um tero dos seus membros. E) O mandato dos juzes dos tribunais eleitorais de trs anos, admitida uma nica reconduo pelo mesmo perodo odo de tempo.

364. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/STM/2011)A remunerao dos ministros dos do tribunais superiores deve corresponder a 95% do subsdio mensal fixado para os ministros do STF, e os subsdios dos demais magistrados devem ser fixados em lei e escalonados, em nveis federal e estadual, conforme as respectivas categorias da estrutura judiciria udiciria nacional, no podendo a diferena entre uma e outra ser superior a 10% ou inferior a 5%, nem exceder a 95% do subsdio mensal dos ministros dos tribunais superiores.

365. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/STM/2011)Smula vinculante deve ser aprovada a por maioria absoluta dos votos do STF e incidir sobre matria constitucional que tenha sido objeto de decises reiteradas desse tribunal.

DAS FUNES ESSENCIAIS JUSTIA 366. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)Os onze ministros que compem o Supremo Tribunal Federal devem ser bacharis em cincias jurdicas.

371. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREMA/2009)O MP filho da democracia clssica e do Estado de direito nascidos da Revoluo Francesa de 1789, que, abolindo o Estado autoritrio do Ancien Rgime, instituiu uma nova

40 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
ordem, baseada no respeito lei como expresso da vontade geral. Gilmar Mendes et al. Curso de direito constitucional. 2. ed. So Paulo: Saraiva/IDP, p. 993 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta a respeito do MP segundo a CF. A) Apesar de ser assegurada autonomia funcional e administrativa ao MP, a iniciativa legislativa para criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, a poltica remuneratria e os planos de carreira dos seus servidores cabem ao Poder Judicirio. B) A destituio do procurador-geral geral da Repblica, por iniciativa do presidente da Repblica, prescinde de autorizao do Senado Federal. C) O MP da Unio engloba, entre outros, o MPDFT. D) A CF garante, em favor dos membros do MP, a vitaliciedade e a inamovibilidade de forma absoluta. E) Os MPs dos estados e o MPDFT formam lista trplice entre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu procuradorprocurador geral, que nomeado pelo presidente do tribunal de e justia, para mandato de trs anos, permitida uma reconduo. que no dispem de recursos para pagar um advogado. C) Segundo a CF, cabe ao Ministrio Pblico exercer o controle externo da atividade policial. D) Entre as atribuies do Ministrio Pblico previstas na CF est a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas.

374. (ANALISTA ATURIAL/SUPERIOR/MPU/2010)A CF assegura autonomia funcional, administrativa e financeira s defensorias pblicas estaduais, por meio das quais o Estado cumpre o seu dever constitucional de garantir s pessoas desprovidas de recursos financeiros o acesso justia.

375. (TEC. ADMINISTRATIVO/MDIO/MPU/2010)So funes essenciais justia as do Ministrio Pblico, da advocacia pblica, da advocacia privada e da defensoria pblica.

(ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJE376. ES/2011)Os membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas do Estado do Esprito Santo compem o Ministrio Pblico do Estado do Esprito Santo.

372. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Segundo a CF, o Ministrio Pblico da Unio (MPU) compreende vrios ramos. Assinale a opo que no corresponde a ramo do MPU. A) Ministrio Pblico Federal B) Ministrio Pblico Eleitoral C) Ministrio Pblico do Trabalho D) Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios

377. (ANALISTA ADMIN./SUPERIOR/TJE ADMIN./SUPERIOR/TJEES/2011)Um promotor de justia do DF, que vier a cometer um crime comum, dever dev ser processado e julgado no Superior Tribunal de Justia (STJ).

373. (TECNICO JUDICIRIO/MDIO/TRE JUDICIRIO/MDIO/TREGO/2009)Acerca das funes essenciais justia, assinale a opo correta. A) Os membros do Ministrio Pblico gozam da garantia da vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por votao da maioria absoluta dos membros do Conselho Superior do Ministrio Pblico. B) Entre as atribuies do Ministrio Ministri Pblico previstas na CF est a defesa dos necessitados,

378. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/TREADMINISTRATIVO/MDIO/TRE ES/2011)A legislao municipal pode estabelecer ao membro do Ministrio Pblico em atuao no municpio atribuies alm das estabelecidas pela legislao federal.

379. (AGENTE ADMIN./MEDIO/AGU/2010)O advogado-geral da a Unio, com o cargo organizado em carreira na qual o ingresso depender de concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercer a representao judicial da Unio, cabendo-lhe, cabendo nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organizao e funcionamento, as atividades de

41 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. pblica, atendo se aos rgos gos que, segundo a CF, so incumbidos da preservao da ordem pblica, das pessoas e do patrimnio.

380. (AGENTE ADMIN./MEDIO/AGU/2010)O Ministrio Pblico abrange o Ministrio Pblico da Unio, que compreende, entre outros, os Ministrios Pblicos dos estados. Todavia, h outro rgo estatal, , dotado de identidade e de fisionomia prprias que o tornam inassimilvel instituio do Ministrio Pblico comum da Unio e dos estados-membros, membros, qual seja: o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas.

386. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA POLCIA/M CIVIL ES/2009)A A gesto da segurana pblica, nos estados, atribuio privativa dos delegados de polcia civil.

DA DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIES DEMOCRTICAS

381. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)A Polcia Federal tem competncia exclusiva para exercer as funes de polcia judiciria da Unio.

POLCIA/M 387. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA CIVIL ES/2009)Em Em funo da rgida diviso de competncias administrativas institudas pela CF para os rgos que integram o sistema de segurana pblica brasileiro, o cumprimento pela polcia militar de uma ordem judicial de busca e apreenso ou a realizao de um flagrante de trfico de drogas suficiente para contaminar os mencionados atos.

382. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)As polcias militares, os corpos de bombeiros militares, as foras auxiliares e a reserva do Exrcito subordinam-se, juntamente com as polcias civis, ao presidente da Repblica.

388. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA CIVIL ES/2009)Caso, Caso, em uma investigao da polcia civil, seja detectado o envolvimento de policiais militares em um fato criminoso, como uma quadrilha, por exemplo, a investigao deve ser deslocada para a polcia militar.

383. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)Os municpios tm a faculdade de, por meio de lei, constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, no lhes cabendo, contudo, o exerccio da polcia ostensiva.

389. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA CIVIL ES/2009)Os Os municpios podem instituir guardas municipais com a funo de reforar a segurana pblica, em auxlio polcia civil.

390. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)A Polcia Federal tem competncia exclusiva para exercer as funes de polcia judiciria da Unio.

384. (AGENTE DE POLCIA FEDERAL/SUPERIOR/POLCIA FEDERAL/2009) A Polcia Federal tem competncia constitucional para prevenir e reprimir, imir, com exclusividade, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho.

391. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS ENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)As As polcias militares, os corpos de bombeiros militares, as foras auxiliares e a reserva do Exrcito subordinam-se, subordinam juntamente com as polcias civis, ao presidente da Repblica.

385. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA CIVIL ES/2009)Os estados devem seguir o modelo federal de organizao o da segurana

392. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS ENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)Os municpios tm a faculdade de, por meio de lei, constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e

42 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
instalaes, no lhes cabendo, exerccio da polcia ostensiva. contudo, o 400. (OFICIAL ARQUITETO/SUPERIOR/ABIN/2010)As ARQUITETO/SUPERIOR/ABIN/2010) corporaes consideradas foras auxiliares e reserva do Exrcito subordinam subordinam-se aos governadores dos estados, do Distrito Federal e dos territrios.

393. (ANALISTA ENGENHEIRO/SUPERIOR/DETRAN ENGENHEIRO/SUPERIOR/DETRANDFT/2009)Caso o a ordem pblica e a paz social estejam ameaadas por grave instabilidade social em certa localidade da regio Sudeste brasileira, em razo de calamidade pblica, ser lcito Unio decretar estado de defesa por um perodo mximo de seis meses.

DA TRIBUTAO E DO ORAMENTO

394. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETRAN DFT/2009)A segurana pblica dever ser exercida pelas polcias federal, rodoviria federal, ferroviria federal, civis, militares e corpos de bombeiros militares.

401. (ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)A imunidade recproca, por ser da prpria essncia do pacto federal, impede o estado de cobrar IPVA sobre veculo de propriedade de uma cmara municipal, da mesma forma que o municpio impedido de cobrar IPTU sobre prdio de propriedade de autarquia estadual situado em seu territrio.

395. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETRAN DFT/2009)As polcias cias militares e os corpos de bombeiros militares, foras auxiliares e reservas do Exrcito, subordinam-se, juntamente com as polcias civis, aos governadores dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos territrios.

(ASSESSOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCE402. RN/2009)As disponibilidades ilidades de caixa da Unio, dos estados, do DF, dos municpios e dos rgos ou entidades do poder pblico sero depositadas no BACEN.

396. (AUXILIAR DE TRANSITO/MDIO/DETRANTRANSITO/MDIO/DETR DFT/2009)O patrulhamento ostensivo das rodovias federais de competncia exclusiva dos DETRANs.

397. (SOLDADO/MDIO/PM (SOLDADO/MDIO/PM-DFT/2009)A incomunicabilidade do preso vedada na vigncia de estado de defesa.

403. (ASSESSOR SOR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009)A A CF veda a transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos pelos governos federal e estaduais estadua para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos estados, do DF e dos municpios.

398. (SOLDADO/MDIO/PM-DFT/2009) DFT/2009)Encerrado o estado do de defesa ou o estado de stio, terminam tambm m seus efeitos, sendo vedada a responsabilizao pelos ilcitos cometidos por seus executores ou agentes.

404. (ASSESSOR OR TCNICO/MDIO/TCE TCNICO/MDIO/TCERN/2009) permitida a vinculao de receitas prprias geradas pelo imposto sobre operaes relativas circulao o de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao para a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta.

399. (OFICIAL ARQUITETO/SUPERIOR/ABIN/2010) permitido a um estado da Federao criar instituto geral ger de percias estadual e inseri-lo lo no rol constitucional dos rgos encarregados do exerccio da segurana pblica.

405. (ASSESSOR ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONT PERIOR/SECONT-ES/2009)De acordo com a Constituio Federal (CF), a fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta, por envolver matria relacionada

43 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
ao controle interno, pode ser disciplinada por meio de lei ordinria. explorao de atividade econmica diretamente pelo lo Estado ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo.

406. (ASSESSOR ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONT /SECONT-ES/2009)No processo legislativo referente s leis oramentrias, admissvel a utilizao de emendas pelos membros do Poder Legislativo, ainda que se trate de proposies constitucionalmente sujeitas clusula de reserva de iniciativa e independentemente de relao de pertinncia com a proposio original.

411. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009)As empresas estatais, no que se refere constituio e ao o funcionamento dos respectivos conselhos de administrao e fiscal, devero contar com a efetiva participao de acionistas minoritrios.

407. (ASSESSOR ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONT EIRO/SUPERIOR/SECONT-ES/2009)No exerccio de suas atribuies constitucionais, o TCU pode examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo poder pblico, tendo a sua deciso eficcia de ttulo executivo.

412. (ANALISTA ENGENHEIRO/SUPERIOR/DETRAN ENGENHEIRO/SUPERIOR/DETRANDFT/2009)Caso o poder pblico repute necessrio desapropriar imvel localizado no estado de Gois, que no esteja cumprindo sua funo social, para fins de reforma eforma agrria, o prprio estado dever promover a desapropriao, mediante prvia e justa indenizao em dinheiro.

408. (ASSESSOR ENGENHEIRO/SUPERIOR/SECONT EIRO/SUPERIOR/SECONTES/2009)Para fortalecer o controle interno do Poder Executivo, a CF estabelece que os responsveis pelos rgos pblicos, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela devem dar cincia ao TCU, sob pena de responsabilidade subsidiria, no se aplicando tal regulamento aos Poderes Legislativo e Judicirio.

413. (AUDITOR TRIBUTRIO/SUPERIOR/PREF. IPOJUCA PE/2009) PE/2009)A reduo das desigualdades regionais e sociais um dos princpios que devem reger ger a atividade econmica no Brasil.

DA ORDEM ECONOMICA E FINANCEIRA

414. (MDICO PREVIDENCIRIO/SUPERIOR/INSS/2010)A desapropriao rural por interesse social para fins de reforma agrria pode ser executada pela Unio e pelos estados membros.

409. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009)Sup UPERIOR/ANTAQ/2009)Sup onha que, por meio de lei, a Unio tenha institudo contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados. Nesse caso, os recursos arrecadados sero destinados obrigatoriamente ao financiamento de programas de infraestrutura de transportes.

415. (TECNICO ADMINISTRATIVO/MDIO/PREVIC/2011)De acordo com a CF, com o objetivo de fomentar a produo e a renda, a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de qualquer tipo de dbito adquirido.

DA ORDEM SOCIAL

410. (ANALISTA ADMINISTRATIVO/SUPERIOR/ANTAQ/2009)A

416. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009) 2009)O SUS financiado

44 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos estados, do DF e dos municpios, alm de outras fontes. FEDERAL/2009)A Constituio Federal de 1988 (CF) no reconhece aos ndios a propriedade sobre as terras por eles tradicionalmente ocupadas.

(ADMINISTRADOR/MINIST (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA 417. SADE/SUPERIOR/2009)Entre re as atribuies do SUS, esto includas as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica e as de sade do trabalhador.

424. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA CIVIL ES/2009)Qualquer medida privativa de liberdade imposta a adolescentes deve ter como pressuposto a brevidade e excepcionalidade da medida.

418. (ADMINISTRADOR/MINISTRIO DA SADE/SUPERIOR/2009) admitida mitida a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos.

419. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)A seguridade social tem por finalidade assegurar exclusivamente os direitos relativos sade, mediante um conjunto integrado de aes de iniciativa tanto do poder pblico como da sociedade.

425. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA POLCIA/M CIVIL ES/2009)Estado, Estado, sociedade e famlia so os pilares da poltica da d proteo especial criana e ao adolescente instituda pela CF, nela estando abrangidos os programas de preveno e de atendimento s crianas e aos adolescentes dependentes de substncias entorpecentes e drogas afins.

420. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)De acordo com a CF, os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, vedando-se se a destinao desses recursos a escolas filantrpicas.

426. (AGENTE DE POLCIA/MDIO/POLICIA POLCIA/ CIVIL ES/2009)O direito de saber a verdade sobre sua paternidade decorrncia de jurdica do direito filiao, que visa assegurar criana e ao adolescente a dignidade e o direito convivncia familiar.

421. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)A CF impe aos estados e ao Distrito Federal o dever de vincular parcela de sua receita oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica.

427. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)A 09)A seguridade social tem por finalidade assegurar exclusivamente os direitos relativos sade, mediante um conjunto integrado de aes de iniciativa tanto do poder pblico como da sociedade.

422. (AGENTE DE ESCOLTA/SEJUS/ES/MDIO/2009)A MDIO/2009)A CF consagra a propriedade de empresa jornalstica, de radiodifuso sonora e de sons e imagens, de maneira privativa, aos brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou s pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras que tenham sede no pas.

428. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)De acordo com a CF, os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, vedando-se se a destinao desses recursos a escolas filantrpicas.

429. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)A CF impe aos estados e ao Distrito Federal o dever de vincular parcela de sua receita re oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica.

423. (AGENTE DE FEDERAL/SUPERIOR/POLCIA

POLCIA

45 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
430. (AG. PENITENCIRIO/MDIO/SEJUS PENITENCIRIO/MDIO/SEJUSES/2009)A CF consagra a propriedade de empresa jornalstica, de radiodifuso sonora e de sons e imagens, de maneira privativa, aos brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou s pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras que tenham sede no pas. preponderantemente para a soluo dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento d dos sistemas produtivos nacional e regional.

431. (DIRETOR/SUPERIOR/SEE-DFT/2009)Com DFT/2009)Com base no que prev a CF acerca de educao, assinale a opo correta. A) O ensino religioso deve ser ministrado nos horrios normais de aula, sendo de matrcula obrigatria aos estudantes do ensino fundamental. B) O ensino fundamental regular deve ser ministrado em lngua portuguesa, independentemente do pblico-alvo, alvo, de modo a garantir a soberania brasileira. C) O plano nacional de educao deve conduzir qualidade do ensino e universalizao do atendimento escolar, sem, contudo, abranger a formao para o trabalho. D) Os sistemas de ensino federal, estadual es e municipal devem atuar em regime de colaborao, cabendo aos estados e ao DF o atendimento prioritrio ao ensino fundamental e mdio.

432. (ANALISTA EM CIENCIA/SUPERIOR/CNPQ/2011)O Estado, por meio de lei, deve apoiar e estimular as empresas que invistam em pesquisa, criao de tecnologia adequada ao pas, formao e aperfeioamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remunerao que assegurem ao empregado, desvinculada do salrio, participao nos ganhos econmicos resultantes da produtividade de seu trabalho.

433. (ASSISTENTE I/SUPERIOR/CNPQ/2011) admitida a vinculao, pelos estados e pelo Distrito Federal, de parcela de sua receita oramentria a entidades privadas e pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica.

434. (ASSISTENTE I/SUPERIOR/CNPQ/2011)De acordo com a CF, a pesquisa cientfica bsica deve receber tratamento prioritrio do Estado e a pesquisa tecnolgica deve voltar-se

46 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional

GABARITO 19. __ C. __ C. 35. E. CLASSIFICA O DAS CONSTITUIE S __ E. 36. E. 20. A. 37. E. 21. E. 38. E. 1. E. 2. C. 3. E. 4. E. 5. C. 6. E. 7. B. 8. C. 9. C. 10. A. 11. D. 12. C. 13. E. 14. E. 15. C. 16. D. PODER CONSTITUINTE 27. E. 51. E. 28. C. 29. C. DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAI S 30. C. 17. C. 18. E. 31. C. 32. E. DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAI S 22. C. 42. E. 23. C. 43. C. 24. E. 44. E. 25. E. 45. C. 26. C. 46. E. INTERPRETA OE HERMENEUTIC A CONSTITUCION AIS APLICABILIDAD E DAS NORMAS CONSTITUCION AIS 33. E.

55. ___ E. 34. E. ___ C. ___ E. 56. C. 57. E. 58. E. 39. C. 59. E. 40. C. 60. C. 41. E. 61. C. 62. E. 63. C. 64. C. 65. E. 66. E. 47. E. 67. C. 48. E. 68. E. 49. E. 69. C. 50. C. 70. E. 71. E. 72. C. 73. E. 74. E. 52. E. 53. C. 54. C. 75. D. 76. D. 77. C.

47 WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORAD RADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.BR

Direito Constitucional
78. E. 79. E. 80. E. 81. E. 82. C. 83. C. 84. E. 85. E. 86. E. 87. C. 88. C. 89. C. 90. C. 91. E. 92. D. 93. C. 94. C. 95. E. 96. C. 97. C. 98. C. 99. E 100. C 101. E 102. C. 103. E. 104. C. DOS DIREITOS SOCIAIS 127. C. 128. C. 129. E. 105. C. 106. E. 107. E. 108. E. 109. C. 110. C. 111. E. 112. E. 113. C. 114. C. 115. E. 116. C. 117. C. 118. C. 119. E. 120. E. 121. C. 122. C. 123. C. 124. C. 125. E. 126. C. 130. C. 131. C. 132. B. 133. C. 134. E 135. E. 136. E. 137. C. DA NACIONALIDAD E 138. E. 139. C. 140. E. 141. C. 142. E. 143. ____C. ____ E. 144. E. 145. E. 146. E. 147. C. 148. E. 149. E. 150. C. 151. C. 152. E. 174. C. 154. C. 155. E. 156. C. 157. C. 158. E. 159. C. 160. B. 161. E. 162. B. 163. A. 164. A. 165. C. 166. C. 167. E. 168. C. 169. E. 170. E. 171. C. 172. E. 173. E. DA ORGANIZAO DO ESTADO 153. C. DOS DIREITOS POLTICOS E PARTIDOS POLTICOS

48 WWW.FACEBOOK.COM/PROF ROFESSORADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.B .BR

Direito Constitucional
219. C. 175. C. 176. E. 177. C. 178. C. 179. C. 180. C. 181. C. 182. E. 183. E. 184. E. 185. C. 186. E. 209. E. 187. C. 210. E. 188. E. 233. E. 189. E. 190. C. 235. C. 191. C. 192. E. 193. E. 194. E. 195. E. 196. C. 197. C. 215. E. 198. C. 216. E. REPARTIAO DE COMPETENCIA S 217. C. 218. C. 243. D. 244. C. 245. B REMDIOS CONSTITUCION AIS 270. E. 242. B. 269. E. 211. E. 236. E. 212. C. 237. C. 213. C. 238. E. 214. A. 239. B. DA ADMINISTRA O PBLICA 240. C. 241. E. 266. C. 267. E. 268. D. 265. E. 264. E. 263. E. 262. E. DA INTERVENO 234. B. 260. E. 261. C. 232. C. 259. C. 231. C. 258. E. 199. C. 220. C. 200. E. 221. E. 201. E. 222. E. 202. C. 223. E. 203. E. 224. C. 204. E. 225. B. 205. C. 226. C. 206. C. 227. C. 207. E. 228. C. 208. E. 229. E. DOS TERRITRIOS 230. C. 256. E. 257. C. 255. C. 254. E. 253. E. 252. C. 251. C. 250. E. 249. E. 248. E 247. C. 246. C.

49 WWW.FACEBOOK.COM/PROF ROFESSORADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.B .BR

Direito Constitucional
271. E. 272. E. 293. C. 273. E. 294. E. 274. E. 295. E. 275. A. 296. C. 276. C. 297. E. 277. E. 298. E. 278. C. 299. C. CONTROLE DE CONSTITUCION ALIDADE 320. C. 300. E. 321. C. 301. C. 322. C. 279. E. 280. C. 281. B. 303. E. 282. E. 304. E. 283. E. 305. E. 284. C. 306. 285. B. __ C. 286. C. __ C. 287. C. 307. E. PODER LEGISLATIVO 308. E. 309. E. 288. E. 310. C. 289. C. 311. E. 290. E. 312. A. 291. C. 313. C. 292. E. PODER JUDICIRIO 360. E. 361. C. 336. E. 359. C. 335. C. 358. C. 334. E. 357. C. 331. E. 332. D. 333. C. 354. C. 355. C. 356. E. 330. E. 353. C. 329. C. 352. C. 328. C. 351. E. 327. D. 350. C 326. C. 349. C 325. C. 348. E. 302. E. 323. C. DO PROCESSO LEGISLATIVO 324. E. 346. C. 347. C. 345. D. 344. B. 343. C. 319. E. 342. A. 318. E. 341. E. 317. E. 340. B. 316. E. ___ C. 315. E. ___ E. 314. C. 339. DO PODER EXECUTIVO 337. E. 338. E.

50 WWW.FACEBOOK.COM/PROF ROFESSORADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.B .BR

Direito Constitucional
362. C. 383. C. 363. E. 384. E. 364. E 385. C. 365. E. 386. 386.C. 366. E. 387. E. 367. C. 388. E. 368. C. 389. E. 369. C. 390. C. 370. B. 391. E. DAS FUNES ESSENCIAIS JUSTIA 392. C. 393. E. 371. C 372. B. 373. C. 374. C. 375. C. 376. E. 377. C. 378. E. 379. E. 380. E. 394. C. 395. C. 396. E. 397. C. 398. E. 399. E. 400. C. 416. C. 417. C. 418. E. 419. E. 420. E. DA DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIES DEMOCRTICA S 381. C. 402. E. 382. E. 425. C. DA TRIBUTAO E DO ORAMENTO 421. E. 422. C. 423. C. 401. C. 424. C. 409. C. 410. C. 411. C. 412. E. 413. C. 414. E. 415. E. DA ORDEM SOCIAL 434. C. DA ORDEM ECONOMICA E FINANCEIRA 408. E. 431. D. 432. C. 433. E. 407. E. 430. C. 406. E. 429. E. 405. E. 428. E. 404. C. 427. E. 403. C. 426. C.

51 WWW.FACEBOOK.COM/PROF ROFESSORADENISEVARGAS WWW.DENISEVARGAS.COM.B .BR

You might also like