You are on page 1of 29

AMEBASE, GIARDASE, GASTROENTERITE

Nome: Rosana Sousa Costa Disciplina: Bioestatstica e Epidemiologia

AMEBASE

O que Amebase?
Sinnimos: Disenteria amebiana, disenteria ambica A amebase uma infeco do intestino causada pelo parasita Entamoeba histolytica.

Causas
A entamoeba histolytica pode viver no intestino grosso (clon), sem causar doena. No entanto, s vezes, ela invade a parede do clon, causando colite, disenteria aguda ou diarreia constante (crnica). A infeco tambm pode se espalhar atravs do sangue para o fgado e, raramente, para os pulmes, crebro ou outros rgos.

A amebase ocorre em todo o mundo, mas mais comum em reas tropicais com alta concentrao populacional e falta de saneamento. frica, Mxico, partes da Amrica do Sul e ndia tm problemas de sade significativos associados amebase. A entamoeba histolytica transmitida atravs de alimentos ou gua contaminados com fezes. Essa contaminao comum quando dejetos humanos so usados como fertilizante. Tambm pode ser transmitida de pessoa para pessoa - especialmente pelo contato com a boca ou rea retal de uma pessoa infectada.

Ciclo de vida

Os cistos, com 15 micrmetros, so formas resistentes expelidas com as fezes de pessoas infectadas. Aps ingesto de gua ou alimentos contaminados, a passagem pelo ambiente cido do estmago induz a sua transformao j no intestino numa forma ambica que rapidamente divide-se em oito trofozotos, tambm ambicos. Os trofozotos aderem fortemente ao meio, multiplicando-se e causando doenas, e em alguns casos transformam-se em formas csticas, que no aderem mucosa e so expelidas pelas fezes.

Fatores de risco para amebase grave incluem:


Alcoolismo Cncer Desnutrio Idade infantil ou idade avanada Gravidez Viagem recente a uma regio tropical Uso de corticoide para inibir o sistema imunolgico Nos Estados Unidos, a amebase mais comum entre aqueles que vivem em instituies e em pessoas que praticam sexo anal.

Exames
Um exame do abdmen pode acusar um aumento do volume do fgado ou sensibilidade na regio abdominal. Exames do diagnstico da amebase incluem: Exame de sangue para amebase Exame da parte inferior do intestino grosso (sigmoidoscopia) Exame microscpico de amostras de fezes, geralmente dentro de um perodo de vrios dias

Sintomas de Amebase
A maioria das pessoas com essa infeco no apresenta sintomas para a amebase. Quando aparecem sintomas, eles so vistos de 7 a 10 dias aps a exposio ao parasita.

Sintomas leves da amebase incluem: Clicas abdominais Evacuao de 3 a 8 fezes semiformadas por dia Evacuao de fezes pastosas com muco e sangue ocasional Fadiga Gases em excesso Dor retal durante evacuao (tenesmo) Perda de peso involuntria Sintomas graves da amebase: Sensibilidade abdominal Evacuao de fezes lquidas, s vezes com sangue Evacuao de 10 a 20 fezes por dia Febre Vmitos

Tratamento de Amebase
O tratamento depende da gravidade da infeco. Geralmente, administrado metronidazol por via oral por 10 dias. Se apresentar vmito, pode ser preciso administrar medicamentos atravs da veia (via intravenosa), at que possa tom-los por via oral. Medicamentos antidiarreicos geralmente no so prescritos porque podem piorar o quadro. Aps o tratamento da amebase, as fezes devem ser reexaminadas para se ter certeza de que a infeco foi eliminada.

Expectativas
O resultado geralmente bom com o tratamento. Geralmente, a amebase dura cerca de duas semanas, mas poder voltar se no for tratada.

Complicaes possveis
Abscesso heptico Efeitos colaterais dos medicamentos, incluindo nusea Disseminao do parasita atravs do sangue para o fgado, pulmes, crebro ou outros rgos

Buscando ajuda mdica


Ligue para o mdico se tiver diarreia persistente.

Preveno
Quando viajar para pases tropicais onde haja falta de saneamento, beba gua purificada ou fervida e no coma vegetais crus ou frutas com casca. Medidas de sade pblica incluem a purificao da gua, clorao da gua e os programas de tratamento de esgoto. Medidas de sexo seguro, como o uso de preservativos e barreiras bucais para proteo no contato oral ou anal, podem ajudar a evitar infeces.

GIARDASE

O que Giardase?
Sinnimos: Girdia, giardiose, infeco do intestino. Giardase uma infeco do intestino delgado causada por um organismo microscpico (protozorio), chamado Giardia lamblia.

Causas
Surtos de giardase podem ocorrer em comunidades de pases desenvolvidos e em desenvolvimento onde o abastecimento de gua contaminado pelo esgoto. Pode ser contrada ao se beber gua de lagos ou crregos onde animais como castores e ratos, ou animais domsticos, como ovelhas, causaram a contaminao. Tambm transmitida pelo contato direto entre as pessoas, o que tem causado surtos em instituies como creches. Viajantes correm o risco de contrair giardase no mundo todo. Campistas e aventureiros correm risco se beberem gua no tratada de rios e lagos. Outros fatores de risco para a giardase incluem: Contato com um membro da famlia com giardase Convvio em instituies (creche e lar de idosos) Sexo anal sem proteo

Ciclo de vida
O ciclo de vida simples: ocorre a ingesto do cisto (forma infectante), onde no duodeno ele deixa de ser cisto e passa para sua forma ativa, o trofozoto. Os trofozotos tm protenas de adeso s clulas da mucosa e geralmente no so arrastados com as fezes. Estes ento, colonizam o intestino delgado, fazendo diversas divises binrias, podendo assim causar uma inflamao na mucosa intestinal, resultando em diarria. Alguns trofozotos transformam-se em cistos, que so formas resistentes mas inativas, que so arrastadas e excretadas com as fezes. No exterior, os cistos resistem por algumas semanas at aproximadamente 2 meses. Se forem ingeridos por algum animal, so ativados durante a passagem pelo seu estmago e transformam-se em trofozotos, completando seu ciclo de vida biolgico.

Sintomas de Giardase
Dor abdominal Diarreia Gases ou inchao Dor de cabea Perda de apetite Febre baixa Nusea Inchao ou distenso do abdome Vmitos O intervalo entre a infeco e o incio dos sintomas de 7 a 14 dias. A fase aguda dura de 2 a 4 semanas.

Buscando ajuda mdica


Ligue para o mdico se: Tiver diarreia ou outros sintomas por mais de 14 dias Apresentar sangue nas fezes Estiver desidratado

Tratamento de Giardase
Algumas infeces desaparecem sozinhas. Medicamentos antiinfecciosos podem ser usados. As taxas de cura so geralmente maiores do que 80%. A resistncia s drogas pode ser um fator para a falha do tratamento, exigindo, s vezes, uma alterao no tratamento com antibiticos. Em mulheres grvidas, o tratamento da giardase deve comear aps o parto porque algumas drogas usadas para tratar a infeo podem ser prejudiciais ao beb.

Expectativas
comum a infeco desaparecer sozinha. No entanto, infeces persistentes j foram registradas e precisam de tratamento com mais antibiticos. Algumas pessoas que tiveram infeces por Giardia por um longo perodo continuam apresentando sintomas mesmo depois que a infeco desaparece.

Complicaes possveis
Desidratao M absoro (absoro inadequada de nutrientes do trato intestinal) Perda de peso

Preveno
Utilize mtodos de purificao da gua como fervura, filtrao ou tratamento com iodo antes de consumir gua de superfcie (de rios ou lagos). Aventureiros ou outros que consomem gua de superfcie devem considerar todas as fontes como possivelmente contaminadas. Funcionrios de creches ou instituies devem lavar bem as mos e utilizar tcnicas de higiene adequadamente ao passar de uma criana para outra ou de um paciente para outro. Prticas sexuais mais seguras, principalmente em relao ao sexo anal, podem diminuir o risco de contrair ou passar giardase

GASTROENTERITE

O que Gastroenterite?
A gastroenterite uma inflamao aguda que compromete os rgos do sistema gastrointestinal. O problema mais comum no vero e em locais sem tratamento de gua, rede de esgoto, gua encanada e destino adequado.

Causas
A gastroenterite pode ser provocada por vrus, bactrias e parasitas, que podem ser transmitidos pelo ar, pela mo em contato com a boca e por intoxicao alimentar. Uma das bactrias mais comuns a Salmonella, encontrada em frango e ovos crus. Alimentos conservados com pouca higiene e sem refrigerao podem favorecer o acmulo de micro-organismos que causam a gastroenterite.

Ilustrao da bactria Salmonella

Sintomas de Gastroenterite
Entre os sintomas comuns da gastroenterite esto: Febre Enjoo Diarreia Vmitos Dores abdominais Perda de peso Perda de apetite Desidratao.

Tratamento de Gastroenterite
Se for causada por vrus, a gastroenterite pode passar sozinha e o tratamento serve apenas para amenizar sintomas e repor a perda de lquidos. O mesmo acontece em alguns tipos de bactrias. Mas importante lembrar que medicamentos que combatem a diarreia s podem ser tomados com orientao mdica. Dependendo do tipo de bactria, pode ser necessrio tomar antibiticos ou outros medicamentos e - em casos mais graves - Pessoas com hidratao em grau moderado a grave, tambm podem precisar de tratamento intravenoso para repor lquidos no organismo.

Preveno
Lavar as mos cuidadosamente uma das principais formas de evitar a transmisso da gastroenterite. Frutas e vegetais tambm precisam ser bem lavados antes do consumo. importante evitar consumir alimentos em restaurantes e estabelecimentos que no tenham higiene adequada. Maionese, molhos e outros alimentos altamente perecveis devem ser refrigerados na geladeira respeitando o prazo de validade. comum o arroz japons, por exemplo, acumular bactrias por ficar muito tempo misturado com maionese fora da geladeira. Alimentos devem ser consumidos preferencialmente cozidos, principalmente ovos. A higiene da casca tambm indicada para evitar contaminao.

BIBLIOGRAFIA:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/amebiase http://www.minhavida.com.br/saude/temas/giardiase http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gastroenterite http://pt.wikipedia.org/wiki/Disenteria_am%C3%A9bica http://pt.wikipedia.org/wiki/Gi%C3%A1rdia http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/Giardiase.php

You might also like