You are on page 1of 4

1 A IMPORTNCIA DA COMUNICAO E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO DA AVALIAO INTERNA

Otoniel dOliveira1 Diane Cardoso2 Giancarlo Carvalho3 Ludmila4 RESUMO: O presente trabalho investigar o procedimento comunicacional que envolve o processo de avaliao interna relacionado s atividades da Comisso Prpria de Avaliao (CPA) sendo que, numa perspectiva transdisciplinar, a investigao ser conduzida segundo marcos tericos da Comunicao Social no sentido de compreender as nuances que envolvem esse processo identificando as possveis barreiras comunicacionais que possam interferir na eficcia do procedimento avaliativo e na divulgao desses resultados pela CPA.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliao Interna. Comisso Prpria de Avaliao. Comunicao.

INTRODUO Rotineiramente as Instituies de Ensino Superior (IES) realizam, por determinao legal, um processo de avaliao institucional. Tal ao se constitui em instrumento de auxlio administrao das IES que buscam a melhoria da qualidade de ensino, pois possibilitam o planejamento da gesto e do desenvolvimento da educao superior. Trata-se de um processo de continuado aperfeioamento do desempenho acadmico e de prestao de contas sociedade. O processo de avaliao tem carter formativo e visa o aperfeioamento dos agentes da comunidade acadmica de forma geral, com a contribuio de atores externos do entorno institucional. Tal fato autoriza a construo de uma cultura de avaliao que possibilita uma permanente reflexo de atitude por parte da IES sobre sua misso, finalidades acadmica e social.

Capito da Polcia Militar, bacharel em Jornalismo (UFPI), Segurana Pblica (UEMA) e Direito (FSA), Especialista em Gesto de Segurana Pblica, Ps graduando em Docncia do Ensino Superior (FSA).
2

Psicloga (FSA), Especialista em Psicologia Jurdica (UNIFOR), Ps graduanda em Docncia do Ensino Superior (FSA).
3

Pedagogo (UFPI), Ps graduanda em Docncia do Ensino Superior (FSA). Pedagoga (UFPI), Ps graduanda em Docncia do Ensino Superior (FSA).

2
[...] O objetivo global revisar modelos e prticas pedaggicas e administrativas vigentes em diversas instituies de ensino superior , merecendo destaque as concepes que informam e embasam a poltica, os projetos e programas institucionais, as formas de transmisso do saber, o que incide diretamente sobre a proposta de educao adotada, e os prprios mecanismos que avaliam a utilizao/ apropriao dos servios e produtos oferecidos pela instituio. Avaliar bastante diverso de medir a produtividade atravs da quantidade de produtos ou da eficincia mediante aplicao de provas, testes e/ou questionrios. Estas formas autoritrias e restritas de avaliao no do conta da riqueza do ser humano, nem levam em conta a complexidade das relaes sociais e humanas que caracterizam a vida universitria no mundo atual.(CARDOSO, 2011).

Nesse sentido, esse processo envolve diretamente os aspectos comunicacionais haja vista os resultados desse contedo avaliativo subsidiaro relatrios. Assim, o presente estudo investigar, sob a gide das Teorias da Comunicao, quais fatores impedem, dificultam e/ou facilitam as atividades da CPA na formulao da avaliao e na execuo de suas atividades. A investigao tem por objetivo trazer luz a aspectos comunicacionais que podem ser ignorados durante o processo de avaliao institucional, mais especificamente, as aes de uma CPA no sentido de oferecer subsdios que possam otimizar essas atividades para que a avaliao institucional, em especfico, a CPA, possa obter resultados condizentes com a realidade institucional dos investigados. 2 TEORIAS DA COMUNICAO E A AVALIAO INSTITUCIONAL 2.1. Breves consideraes sobre as Teorias da Comunicao aplicadas s atividades da CPA O artigo em comento buscou supedneo em Teorias da Comunicao para apoiar a investigao no sentido de que a divulgao dos resultados do trabalho da CPA a coroao de toda uma atividade executada anteriormente. Assim, para realizar tais aes a CPA necessita se comunicar com o ambiente da IES no sentido de proceder ao levantamento de dados e informaes e consequente anlise das informaes em relatrios parciais. Segundo Cardoso (2011) indicar a avaliao institucional como um dos caminhos para debater a reconstruo da universidade no suficiente. Para a autora torna-se imperioso a definio clara dos critrios a serem obrigatoriamente presididos pelo princpio da autonomia, em respeito diversidade e heterogeneidade que caracterizam a universidade e o trabalho docente (CARDOSO, 2011). Essa definio tambm implica em um processo comunicacional que, se mal dirigido/gerido, poder comprometer todo o processo avaliativo e, possivelmente, a existncia da IES.

3 Nessa perspectiva, as Teorias da Comunicao lanam luz a esse contedo de modo a possibilitar a compreenso das nuances do processo comunicacional que envolve as aes de uma CPA. 2.1.1 Teorias da Comunicao utilizadas como marco terico da investigao Para a consecuo deste trabalho, as seguintes teorias nortearam a investigao. a) TEORIA HIPODRMICA - toda resposta corresponde um estmulo, pois no h resposta sem estmulo, ou estmulo sem resposta. Os indivduos so estudados e compreendidos de acordo com suas reaes aos estmulos recebidos. A mdia (meios de comunicao) vista como uma agulha, que injeta seus contedos diretamente no crebro dos receptores, sem nenhum tipo de barreira ou obstculo(WOLF, 1994); b) MODELO DE LASSWELL - O cientista poltico Harold Lasswell desenvolveu um modelo comunicativo que, embora baseado na teoria hipodrmica, apontava suas lacunas e contribuiria posteriormente para a sua superao.Compreender o alcance e efeito das mensagens requer responder s seguintes questes: QUEM? DIZ O QU? ATRAVS DE QUE CANAL? A QUEM? COM QUE EFEITO? (WOLF, 1994); c) TEORIA DE MCLUHAN - De acordo essa teoria, uma mensagem afeta diferentes estruturas perceptivas, desencadeando diferentes mecanismos de compreenso, ganhando diferentes contornos e tonalidades, adquirindo diferentes significados. O meio, o canal, a tecnologia em que a comunicao se estabelece, no apenas constitui a forma comunicativa, mas determina o prprio contedo da comunicao. (POMBO, 2011). 3 INVESTIGANDO O PROCESSO COMUNICACIONAL E SEUS REFLEXOS NAS AES DA CPA 3.1 Descrevendo a investigao 3.1.1 O questionrio 3.1.2 O pblico alvo 3.2 Descrevendo os resultados 4 ANLISE E DISCUSSO DE RESULTADOS DA INVESTIGAO CONSIDERAES FINAIS

REFERNCIAS

BRASIL. Ministrio da Educao. Sinaes. Orientaes gerais para o roteiro da autoavaliao das instituies. Disponvel em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/sinaes/orientacoes_sinaes.pdf>. Acessado em: 01 de abril de 2011. CARDOSO, Ana Maria Ribas. O lugar da avaliao institucional no redimensionamento das instituies de ensino superior. <http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial/suelilugar.htm>. Acessado em: 01 de abril de 2011. POMBO, Olga. O meio mensagem. Disponvel em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/mcluhan/estudo_mcl_olga.pdf>. Acessado em: 01 de abril de 2011. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicao. 3.ed. Lisboa: Presena,1994.

You might also like