You are on page 1of 5

AULA 8

ARCADISMO NO BRASIL
I - Contexto Histrico O Arcadismo brasileiro tem como marco inicial a publicao das Obras Poticas de Cludio Manuel da Costa, em 1768, e se estende at 1836 com a publicao de Suspiros poticos e Saudades, de Gonalves de Magalhes, obra que instaura o Romantismo brasileiro. Mas o que ser que estava acontecendo no Brasil nessa poca? Vejamos esta imagem:

A cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto em Minas Gerais foi sede dos principais acontecimentos do sculo XVIII, assistiu ao ciclo da minerao, Inconfidncia, grande produo dos poetas rcades.

Vila Rica tambm foi palco do grande artista plstico, arquiteto e escultor brasileiro desse perodo Antnio Francisco Lisboa, o nosso Aleijadinho. Lembre-se de que o Barroco no Brasil compreende duas grandes manifestaes: o Barroco Literrio e arquitetnico do sculo XVII, principalmente na Bahia e o Barroco mineiro do sculo XVIII, conhecido como o Barroco tardio. Com o passar do tempo Portugal perdeu grande parte de suas colnias no Oriente, passando a depender cada vez mais da explorao do Brasil. A decadncia da economia canavieira e a descoberta de ouro em Minas Gerais provocaram o deslocamento do eixo econmico, poltico e cultural para o Sudeste do pas. (Lembre-se de que antes o centro de todas as atividades era o Nordeste, principalmente os estados de Pernambuco e Bahia). Os aumentos freqentes dos impostos pagos pelos brasileiros sobre os minrios e as mercadorias em geral, provocaram uma insatisfao generalizada e fizeram com que os brasileiros comeassem a manifestar os primeiros desejos de emancipao, que culminaram com a Inconfidncia Mineira, da qual muitos do poetas rcades participaram. II Caractersticas Esses fatos foram responsveis por um grande sentimento nativista, o ndio aparece pela primeira vez como heri literrio. O Arcadismo brasileiro assinala o incio da busca de uma identidade nacional para a nossa literatura, o que s ser alcanado, segundo alguns estudiosos no movimento posterior, ou seja, no Romantismo. Os principais autores do Arcadismo brasileiro foram:

Cludio Manuel da Costa Toms Antnio Gonzaga Baslio da Gama Santa Rita Duro Dos quatro, apenas Toms Antnio Gonzaga no era brasileiro. Alm de apresentarem semelhanas quanto produo rcade, todos tiveram envolvimento com a Inconfidncia Mineira. Eles escreveram nos mais variados gneros literrios. Vejamos as principais vertentes do Arcadismo brasileiro:

A poesia lrica ora apresenta resduos do Barroco, ora apresenta antecipaes do Romantismo. Seus principais representantes so Cludio Manuel da Costa e Toms Antnio Gonzaga. Esse ltimo, Toms Antnio Gonzaga, foi tambm a figura central da poesia satrica. E na poesia pica destacam-se Cludio Manuel da Costa, Baslio da Gama e Santa Rita Duro. 2.1 Cludio Manuel da Costa Seu pseudnimo rcade era Glauceste Satrnio e sua musa inspiradora era Nise. Sua obra lrica foi muito influenciada pelo Classicismo portugus, embora tambm apresentasse em alguns momentos resduos do Barroco. Os temas mais comuns de sua poesia lrica so: o sentimento amoroso e a descrio da natureza. freqente em seus textos uma tentativa de conciliao das caractersticas do Arcadismo e a paisagem mineira. Mas apesar dessa identidade com a regio mineira, mostra em vrios momentos um grande apego metrpole portuguesa. A paisagem mineira aparece em sua obra atravs de referncias natureza spera da regio. Palavras como: pedras, rochedos, penhascos e penhas so recorrentes em sua obra, como vemos neste fragmento: ... Destes penhascos fez a natureza O bero, em que nasci! oh quem cuidara Que entre penhas to duras se criara Uma alma terna, um peito sem dureza! Cludio Manuel da Costa tambm escreveu um poema pico chamado Vila Rica, em que narra a histria da fundao da cidade, enaltecendo os feitos dos bandeirantes. 2.2 Toms Antnio Gonzaga Seu pseudnimo rcade era Dirceu e sua musa inspiradora era Marlia. Entre suas principais obras esto Cartas Chilenas e Marlia de Dirceu. Cartas Chilenas so poemas satricos escritos em decasslabos, mas com uma estrutura epistolar, ou seja, em formato de cartas. Esses textos eram manuscritos e circularam na cidade de Vila Rica, pouco tempo antes da Inconfidncia Mineira, eles contavam a histria de Fanfarro Minsio, um governador arbitrrio, imoral e

narcisista. O emissor das cartas era Critilo e o destinatrio era Doroteu. Aps vrios estudos, descobriu-se que Critilo era o prprio Toms Antnio Gonzaga e que Doroteu era Cludio Manuel da Costa. Mas por que Cartas Chilenas? Na realidade o Chile era Minas Gerais e Santiago era Vila Rica; Toms Antnio Gonzaga estava criticando o prprio governador da poca. (Lus da Cunha Meneses). Suas stiras em geral criticavam pessoas especificas e no instituies. As liras de Marlia de Dirceu, inspiradas no romance do poeta com Maria Dorotia, tornaram-se uma das obras mais publicadas em lngua portuguesa (liras so composies poticas em que se repete, a cada estrofe, um estribilho, um refro). A obra est dividida em duas partes: na primeira, encontramos a felicidade proporcionada pelo amor. Na Segunda, num tom mais negativo, provocado pelos sofrimentos advindos da priso, encontramos uma srie de reflexes sobre a justia humana e a lembrana da amada. Toms Antnio Gonzaga realmente foi preso e degredado para Moambique por sua participao na Inconfidncia Mineira. 2.3 Baslio da Gama Outro grande rcade foi Baslio da Gama. Sua obra mais importante sem dvida o poema pico, O Uraguai, que narra as lutas dos ndios de Sete Povos das Misses, no Uruguai contra o exrcito luso- espanhol. Baslio da Gama no fica preso ao modelo camoniano, o poema apresenta apenas cinco cantos e os versos so brancos, ou seja, sem rimas e no esto divididos em estrofes. As personagens mitolgicas so substitudas por elementos da cultura indgena. Aparece a figura do ndio como bom selvagem e a descrio da natureza brasileira, numa espcie de antecipao romntica. Entre as personagens destacam-se: Gomes Freire Andrada, o heri portugus; Balda o vilo, uma caricatura dos jesutas e os ndios Cacambo, Lindia, sua esposa, Caitutu e Tanajura, a vidente. O episdio mais famoso do poema a morte de Lindia, que se deixa ser picada por uma serpente venenosa, depois da morte do marido. 2.4 Santa Rita Duro Caramuru, poema pico que narra a descobrimento da Bahia, a sua obra mais importante desse autor, mas segundo histrias, Caramuru no foi bem aceito na poca, o que fez Santa Rita Duro rasgar todos os outros poemas que j havia escrito. O poema, escrito nos moldes da pica camoniana, caracteriza-se pela exaltao da paisagem brasileira. Entre as personagens destacam-se: o portugus Diogo lves Correia, o Caramuru; e as ndias Moema e Paraguau. Moema era apaixonada por Diogo, mas Paraguau quem se casa com ele. Quando os dois esto indo para Paris, Moema se lana ao mar nadando atrs do navio e acaba morrendo afogada. O episdio mais famoso a morte de Moema. Vejamos a ilustrao:

A Morte de Moema, Vitor Meireles (1832 1903)

No se esquea: o Arcadismo brasileiro foi o movimento que assinalou o incio da busca de uma identidade nacional para a nossa literatura.

EXERCCIOS
1- MACKENZIE: Uma das afirmaes abaixo no se refere ao Neoclassicismo nem se relaciona com seu contexto histrico-social. Aponte-a. a) O poeta que no seguir os Antigos perder de todo o norte, e no poder jamais alcanar aquela fora, energia e majestade que nos retratam o famoso e anglico semblante da Natureza. Devemos imitar e seguir os antigos: assim no-lo ensina Horcio, no-lo dita a razo; e o confessa todo o mundo literrio. b) Este o chamado Sculo das Luzes, na medida exata em que se ope a um certo obscurantismo do sculo anterior e propaga a cincia, o saber e o progresso: Iluminismo, Ilustrao, Enciclopedismo. c) Nomear um objeto significa suprimir as trs quartas partes do gozo de uma poesia, que consiste no prazer de adivinhar pouco a pouco. Sugerir, eis o sonho. d) ... recriam, em seus textos, as paisagens campestres de outras pocas, com pastores e pastoras cantando e vivendo uma existncia sadia e amorosa, preocupados apenas em cuidar de seus rebanhos. e) A parte deveria ser universal, isto , preocupar-se com problemas, verdades e situaes eternas do homem, do homem de todos os tempos, e no se limitar a sentimentos de ordem individual ou a situaes puramente pessoais. 2- VUNESP: Considerado o mais rcade dos poetas brasileiros do fim do sculo XVIII, ele realizou plenamente o ideal urea mediocritas (urea mediana): Dirceu, o pastor, louvou a vida campestre e a simplicidade; elevou a mulher categoria de musa inspiradora constante como foi comum no Neoclassicismo europeu e defendeu a utpica superioridade do homem natural. O poeta a que se refere o trecho acima : a) Cludio Manuel da Costa b) Castro Alves c) Casimiro de Abreu d) Toms Antnio Gonzaga e) Gonalves Dias 3- ITA: Uma das afirmaes abaixo incorreta. Assinale-a. a) O escritor rcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pags. Mais esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristo. b) A produo literria do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lrico-amorosa, pica e satrica. c) O rcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construes da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lgica na escrita. d) O poema pico Caramuru, de Santa Rita Duro, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo lvares Correia, misto de missionrio e colono portugus. e) A morte de Moema, ndia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao ndio Cacambo, o trecho mais conhecido da obra O Uraguai, de Baslio da Gama.

4- ITA: Dadas as afirmaes: I) O Uraguai, poema pico clssico que antecipa em vrias direes o Romantismo, motivado por dois propsitos indisfarveis: exaltao da poltica pombalina e antijesuitismo radical. II) O (a) autor (a) do poema pico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a histria atual de Ouro Preto, desde a sua fundao, cultivou a poesia buclica, pastoril, na qual menciona a natureza como refgio. III) Em Marlia Dirceu, Marlia quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um dilogo s Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradio quanto sua postura de pastor e sua realidade de burgus. Est (o) correta (s): a) Apenas I; b) Apenas II; c) Apenas I e II; d) Apenas I e III; e) Todas; 5- PUCCAMP: Acaso so estes os stios formosos, onde passava os anos gostosos? So estes os prados, aonde brincava, enquanto pastava, o manso rebanho que Alceu me deixou? Os versos acima, de Toms Antnio Gonzaga, so expresso de um momento esttico em que o poeta: a) Buscava expresso para o sentimento religioso associado natureza, revestindo reqentemente o poema do tom solene da meditao. b) Tentava exprimir a insatisfao do mundo contemporneo, dava grande nfase vida sentimental, tornando o corao a medida mais exata da existncia. c) Buscava a naturalidade. O que havia de mais simples, mais natural, que a vida dos pastores e a contemplao direta da natureza? d) Tinha predileo pelo soneto, exercitando a preciso descritiva e dissertativa, o jogo intelectual, a famosa chave de ouro. e) Acentuava a busca da elegncia e do requinte formal, perdendo-se na mincia descritiva de objetos raros: vasos, taas, leques. RESPOSTAS 1- C 2- D 3- E 4- D 5- C

You might also like