You are on page 1of 3

Nome do curso: OAB-SBADO Data da aula: 25.06.2011 Nome do professor: Jos Renato Camilotti Disciplina: D.

Tributrio

LEI FG OBRIGAO TRIBUTRIA CRDITO TRIBUTRIO INSCRIO - Suspenso - Execuo - Extino DVIDA ATIVA C.D.A. EXECUO FISCAL

Obrigao tributria art. 113, CTN Lei Njit = se FG - Rjt (Obrig. Trib.)

objeto onde: Rjt= Suj.A Suj.P.

1. OBRIGAO TRIBUTRIA: (art. 113, CTN) OBS.: a diferena entre a obrigao tributria principal e a secundria o objeto. 1.1. Obrigao Tributria Principal: tem como objeto a obrigao de DAR (dinheiro / pecnia) tributo ou multa (pelo inadimplemento do tributo) 1.2. Obrigao Tributria Secundria: tem como objeto a obrigao de FAZER ou NO FAZER (so obrigaes formais. Ex.: obrigao de apresentar declarao de IR; emisso de documentos fiscais; escriturao de livros fiscais etc.). Que pelo seu descumprimento tambm gerar uma multa. 3 do art. 113 do CTN a obrigao acessria, pelo simples fato de sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria. Ou seja, a penalidade (obrigao acessria) aplicada pelo descumprimento da obrigao principal se transforma em obrigao principal, pois a multa obrigao principal. OBS.: pode haver obrigaes acessrias sem que haja a obrigao principal. Ex.: obrigao de apresentar declarao de isento do IR. Art. 114 e 115 do CTN 2. FATO GERADOR: toda obrigao principal a situao necessria e suficiente para fazer nascer obrigao principal. Em regra, a obrigao principal instituda por lei ordinria.

J os fatos geradores das obrigaes acessrias so aquelas que impem um fazer ou um no fazer. Mas o CTN diz que os fatos geradores so institudos por legislao (decretos), no necessria uma lei ordinria. Observe se o fato gerador concreto (ocorrido) igual ao descrito pela norma tributria. OBS.: Art. 116, p.nico do CTN Norma geral anti-ilisiva (a autoridade tributria pode desconsiderar a transao que visa simular um outro negcio jurdico com o fim de fraudar o recolhimento de tributo). Ex.: ITBI (onerosa) 2% ITCMD (gratuita) 4% O sujeito quer realizar uma doao, mas devido o tributo ser maior, ele simula um compra e venda. OBS.: Art. 118 do CTN (non olet sem cheiro) o que importa para o Direito Tributrio a ocorrncia do fato gerador. Ocorrendo o fato gerador nasce a obrigao tributria, independente da origem (lcita ou ilcita). Ex.: fato gerador do IR (auferir renda) a) Sujeito trabalhador que aufere renda (salrio) com carteira assinada atividade lcita. b) Banqueiro do jogo de bicho que afere renda atividade ilcita. No importando se a atividade lcita ou ilcita, ambos tm a obrigao de declarar e pagar o IR. No caso b, a legislao penal ir tratar do fato ilcito, apenando de acordo como o Cd. Penal. 3. OBRIGAO TRIBUTRIA: a obrigao tributria se constituir (nascer) quando da formao do crdito tributrio. Tornando-o exigvel 4. CRDITO TRIBUTRIO: o crdito tributrio se faz concreto com o lanamento (art. 142 do CTN). 5. LANAMENTO: identifica o crdito, identifica a norma, identifica o sujeito passivo e torna o crdito devido. - Espcies de lanamento: 5.1. Lanamento de OFCIO: art. 149 do CTN 5.2. Lanamento por DECLARAO: art. 147 do CTN O suj. passivo tem a obrigao de prestar informaes Autoridade Administrativa para que esta assim, aps o exame das informaes notifique o sujeito passivo do crdito tributrio gerado. Aqui a autoridade administrativa depende da declarao prestada pelo sujeito passivo. OBS.: Toda vez que houver problema com as informaes prestadas pelo sujeito passivo, a autoridade administrativa ir fiscalizar e efetuar o lanamento de ofcio suplementar (art. 149, II a IX do CTN) - Auto de Infrao: documento elaborado pela autoridade administrativa que apura problemas com as declaraes do sujeito passivo 5.3. Lanamento por HOMOLOGAO: art. 150 do CTN Aqui a autoridade administrativa no faz nada. Pois compete ao sujeito passivo identificar a norma aplicvel, os fatos geradores, a alquota aplicvel, compor o montante da dvida e efetuar o pagamento do crdito. Tem-se necessariamente o recolhimento do tributo sem o prvio exame da autoridade administrativa. Se houver o pagamento antecipado do tributo (sem prvio exame da autoridade administrativa) ser lanamento por homologao.

- Homologao tcita o fisco tem um prazo de 5 anos (contados da data do fato gerador) para fazer a homologao expressa, em no se manifestando neste prazo, se dar a homologao tcita. - Homologao expressa se houver a fiscalizao e assim, o Fisco declare que foi correta a prestao de informaes pelo contribuinte. OBS.: a legislao tributria aplicvel aquela da data do FG (fato gerador) ainda que em outro momento for efetuado o lanamento. SALVO, se a legislao posterior trouxer mais benefcios para o sujeito passivo ou crdito. O lanamento efetuado e notificado o contribuinte do lanamento do crdito, este somente se modifica por: a) impugnao pelo contribuinte b) reviso quando da impugnao pelo contribuinte c) reviso de ofcio Como crdito tributrio constitudo e notificado o contribuinte, o crdito exigvel. Mas os atos de cobrana do Fisco do crdito tributrio podem ser suspensos.

CAUSAS DE SUSPENSO DA EXIGIBILIDADE DO CRDITO TRIBUTRIO (art. 151 do CTN) I. II. III. IV. V. VI. Moratria Depsito Reclamaes Liminar em Mandado de Segurana Tutelas / Liminares Parcelamento

I. MORATRIA: ato decorrente do ente competente para instituir o tributo. A moratria tida como favor legal que dilata o prazo para cumprimento do pagamento. concedida em situaes especficas. Sempre depende de Lei (do ente competente a instituir o tributo). Pode ser concedida em carter geral ou individual (dependendo de um despacho concedido por autoridade administrativa que identifica aquele que cumpre os requisitos permissivos). Regra geral, que a moratria seja concedida pelo ente competente para instituir o tributo. EXCEO: a Unio pode conceder moratria no caso de tributos Municipais, desde que conceda moratria para os tributos de sua competncia. II. PARCELAMENTO: lei que concede o parcelamento do tributo. Se o parcelamento for descumprido, o restante do valor devido pode ser cobrado de imediato. OBS.: salvo em caso de estabelecimento pela lei, o parcelamento no exclui o pagamento de juros.

You might also like