You are on page 1of 4

ATIVIDADE DE ESTUDO AE2

Curso Disciplina Cdigo

Anlise e Desenvolvimento de Sistemas


Professor Perodo

Estruturas de Dados 2013.1

EXA010
Data de entrega

Ronaldo Candido dos Santos


Objetivos

15/07/2013

Realizar uma atividade de estudo de pesquisa que complemente os conceitos tericos e prticos do aluno na disciplina.

Descrio da Pesquisa
O trabalho de pesquisa poder ser feito em grupos de at 2 (dois) alunos, completando o trabalho feito em AE1 (corrigido e adaptado as normas descritas abaixo) e ser composto das seguintes partes: 1 parte: Realizar uma pesquisa sobre 2 (duas) estruturas de dados no-lineares a escolher : rvore B rvore B+ rvore AVL rvore rubro-negra

A pesquisa dever conter: A descrio de cada estrutura de dados, finalidade e funcionalidade; Pseudocdigos para os mtodos de insero e remoo de elementos em cada estrutura; Vantagens e desvantagens de cada uma das estruturas;

2 parte: Resolver 10 (dez) questes objetivas. Observaes : 1) Utilizar arquivo em formato .doc (documento), segundo as Normas para apresentao do material de monografias e trabalhos escritos, estabelecida pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) (procurar modelo disponibilizado), enviar por e-mail ao professor e entregar corrigido, numerado e impresso at a data indicada. Anotar as respostas das questes objetivas no carto de respostas ao final do trabalho, sem precisar incluir seus enunciados ; 2) O valor total final do trabalho contando as questes objetivas ser de at 2,0 (dois) pontos, que iro compor a nota de A2. A falta de entrega do trabalho completo implicar nota 0,0 (zero) a atividade de estudo. 3) Na indicao de referncias bibliogrficas, necessariamente dever constar pelo menos 2 (duas) referncias de literatura tcnica, podendo ento ser completada com referncias on-line de sites na Web, que neste caso deve conter o seu endereo completo, e a data de ltimo acesso.

ATIVIDADE DE ESTUDO AE2


Curso Disciplina Cdigo

Anlise e Desenvolvimento de Sistemas


Professor Perodo

Estruturas de Dados 2013.1

EXA010
Data de entrega

Ronaldo Candido dos Santos


Objetivos

15/07/2013

Realizar uma atividade de estudo de pesquisa que complemente os conceitos tericos e prticos do aluno na disciplina.

Questes objetivas
1) Em relao a estruturas de dados, avalie a correspondncia existente entre as estruturas de dados Lineares e No Lineares com suas respectivas colees de dados: Quadro 1 Estruturas 1 Lineares 2 No Lineares Quadro 2 Colees de Dados A Tabela Hash B Array C rvore D Conjunto E Grafo F Lista

A) incluem a classe Vector, que a representao mais veloz de vetores, mas limitada pela falta de sincronizao e pela limitao do nmero de elementos armazenados. B) incluem a classe BTreeMap, que uma representao direta da estrutura de rvore B e que a nica classe das colees cujo construtor necessita de um parmetro (a ordem da rvore). C) incluem a interface Map, que permite um mapeamento chave-valor que pode ser implementado de maneiras diferentes, como atravs de hashes e rvores. D) podem ser definidas para implementaes com genricos, que so restritos s classes da GenericCollection, uma extenso de Collections criada especificamente para tal propsito. E) contm mtodos especiais chamados isTree(), isMap() e isSet(), entre outros, para que o usurio possa saber que tipo de estrutura de dados est sendo efetivamente implementada. 4) Dois vetores, v1 e v2, armazenam N inteiros cada um, esto ordenados de forma crescente e tm a propriedade de que o ltimo elemento de v1 (v1[N-1]) menor que o primeiro elemento de v2 (v2[0]). retirado um elemento de cada vez de cada um desses vetores alternadamente, e cada elemento retirado colocado em uma fila. Posteriormente, os elementos so retirados da fila e inseridos em uma rvore binria de busca. A rvore percorrida em ordem simtrica, e os elementos so inseridos, assim que retirados, em uma pilha. Depois, cada elemento retirado da pilha e inserido alternadamente em um dos vetores, comeando por v1. Diante do exposto, conclui-se que :
2

A correta associao entre os elementos das duas tabelas : A) B) C) D) E) A1, B1, C1, D2, E2, F2. A2, B2, C1, D1, E1, F2. A1, B2, C2, D2, E1, F1. A2, B1, C2, D1, E2, F1. A1, B1, C2, D2, E2, F1.

2) Uma estrutura de dados onde cada n mantm uma informao adicional, chamada fator de balanceamento, que indica a diferena de altura entre as subrvores esquerda e direita, conhecida por rvore: A) B) C) D) E) hiberblica. de busca binria. ordenada. AVL. binria.

3) Colees consistem em objetos que permitem manter diversos elementos armazenados como uma unidade. Elas incluem as implementaes de vrias estruturas de dados, sendo um importante fator de ganho em eficcia e eficincia para o desenvolvedor que souber us-las. Nesse sentido, as colees em Java :

ATIVIDADE DE ESTUDO AE2


Curso Disciplina Cdigo

Anlise e Desenvolvimento de Sistemas


Professor Perodo

Estruturas de Dados 2013.1

EXA010
Data de entrega

Ronaldo Candido dos Santos


Objetivos

15/07/2013

Realizar uma atividade de estudo de pesquisa que complemente os conceitos tericos e prticos do aluno na disciplina. A) B) C) D) E) v1[i] v2[i], i = 0,1,...,N-1 v1[i] v2[i], i = 0,1,...,N-1 v1[N-1] > v2[0] as listas no esto mais ordenadas. todos os elementos de v1 esto armazenados em v2 e vice-versa. 8) Os algoritmos a seguir representam os trs caminhamentos para rvores binrias :
caminhamento(binrio) se binrio.esquerda != NULL ento caminhamento(binrio.esquerda) escrever binrio.valor se binrio.direita != NULL ento caminhamento(binrio.direita) caminhamento(binrio) escrever binrio.dado se binrio.esquerda != NULL ento caminhamento(binrio.esquerda) se binrio.direita != NULL ento caminhamento(binrio.direita) caminhamento(binrio) se binrio.esquerda != NULL ento caminhamento(binrio.esquerda) se binrio.direita != NULL ento caminhamento(binrio.direita) escrever binrio.valor

5) A estrutura de dados caracterizada por ser uma rvore ordenada, cujos nodos tm, no mximo, dois filhos a rvore: A) B) C) D) E) de cobertura. de encaminhamento. B. de diviso-e-conquista. binria de busca.

6) Uma rvore AVL uma rvore binria de busca autobalanceada que respeita algumas propriedades fundamentais. Como todas as rvores, ela tem uma propriedade chamada altura, que igual ao valor da altura de sua raiz. Sabendo que a altura de uma folha igual a um e que a altura de um n pai igual ao mximo das alturas de seus filhos mais um, qual estrutura NO pode representar uma rvore AVL? A) Uma rvore vazia B) Uma rvore com dois ns C) Uma rvore com trs ns e altura igual a dois D) Uma rvore com trs ns e altura igual a trs E) Uma rvore com seis ns e altura igual a trs 7) Suponha que T seja uma rvore AVL inicialmente vazia, e considere a insero dos elementos 10, 20, 30, 5, 15 e 2 em T, nesta ordem. Qual das seqncias abaixo corresponde a um percurso de T em prordem: A) B) C) D) E) 10, 5, 2, 20, 15, 30 20, 10, 5, 2, 15, 30 2, 5, 10, 15, 20, 30 30, 20, 15, 10, 5, 2 15, 10, 5, 2, 20, 30
3

Assinale a alternativa que contm os nomes dos 3 caminhamentos, respectivamente : A) B) C) D) E) pr-ordem, ps-ordem, em-ordem pr-ordem, em-ordem, ps-ordem ps-ordem, pr-ordem, em-ordem em-ordem, pr-ordem, ps-ordem em-ordem, ps-ordem, pr-ordem

9) Considere uma tabela de espalhamento com quatro posies numeradas 0, 1, 2 e 3. Se a seqncia de quadrados perfeitos 1, 4, 9, ..., i2, ... for armazenada nessa tabela segundo a funo f(x) = x mod 4, como se dar a distribuio dos elementos pelas posies da tabela, medida que o nmero de entradas cresce? A) Cada posio da tabela receber aproximadamente o mesmo nmero de elementos.

ATIVIDADE DE ESTUDO AE2


Curso Disciplina Cdigo

Anlise e Desenvolvimento de Sistemas


Professor Perodo

Estruturas de Dados 2013.1

EXA010
Data de entrega

Ronaldo Candido dos Santos


Objetivos

15/07/2013

Realizar uma atividade de estudo de pesquisa que complemente os conceitos tericos e prticos do aluno na disciplina. B) Trs posies da tabela recebero, cada uma, aproximadamente, um tero dos elementos. C) Uma nica posio da tabela receber todos os elementos, e as demais posies permanecero vazias. D) Todas as posies da tabela recebero elementos, mas as duas primeiras recebero, cada uma, o dobro das outras. E) As duas primeiras posies da tabela recebero, cada uma, aproximadamente a metade dos elementos, e as demais posies permanecero vazias. 10) E)

B)

C)

D)

Uma rvore B uma importante estrutura de dados que tem vrias propriedades especficas e muito utilizada em bancos de dados e sistemas de arquivos. Uma de suas propriedades a sua ordem, definida como sendo o nmero de elementos que cada n da rvore pode armazenar. Seja a rvore B da figura acima, cuja ordem 4. Qual ser o estado da rvore aps a insero do elemento 50?

Carto de respostas : Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Resposta

A)

================= FIM ====================

You might also like