You are on page 1of 76

guia estude no reino unido

Ano I - Edio I - 2013

seu futuro est aqui


As vantagens de concluir a graduao e a ps-graduao no Reino Unido

Cincia sem Fronteiras


Conhea tudo sobre o programa que vai transformar a vida de muitos brasileiros

Dirio de Bordo
Depoimentos de quem j estudou fora ou ainda vive por l

E MAIS:

Ingls afiado

Planejamento financeiro

Tudo sobre o IELTS

KNOWLEDGE IS

HOME TO FOUR OF THE TOP TEN UNIVERSITIES IN THE WORLD

Corpus Christi College Cambridge

www.britishcouncil.org

editorial

expediente
Realizao

O Reino Unido mais perto de voc!


O Guia Estude no Reino Unido foi desenvolvido especialmente para os brasileiros que querem realizar o sonho de estudar nas mais consagradas universidades da Inglaterra, da Esccia, do Pas de Gales ou da Irlanda do Norte. E como o Brasil vive, desde 2011, um perodo promissor para os estudantes de graduao e ps-graduao, nesta edio apresentamos o Cincia sem Fronteiras, um programa cujo objetivo colocar os estudantes brasileiros em contato com sistemas internacionais educacionais competitivos, como o do Reino Unido. At 2014, espera-se a chegada de dez mil estudantes s terras governadas pela rainha Elizabeth II, o que faz com que o programa seja o maior de mobilidade estudantil j registrado na histria do ensino britnico. Voc vai conferir no s as dicas do British Council para pleitear uma vaga, como vai acompanhar os relatos de brasileiros que aproveitaram ao mximo essa experincia e j esto colhendo os frutos ps-retorno ao pas. A reportagem especial Descubra o Reino Unido j antecipa para voc as diferentes faces dessa nao extremamente acolhedora para quem deseja investir nos estudos e desfrutar de qualidade de vida, lazer, entretenimento e paisagens de tirar o flego. As pginas seguintes foram pensadas para auxiliar nas suas escolhas, desde a cidade, passando pela universidade at chegar ao curso ideal para o seu perfil. E tem mais! Toda a parte burocrtica, com informaes concisas sobre requisitos bsicos, documentao necessria, exames de proficincia em ingls e indicao dos melhores caminhos para alcanar cada uma das etapas exigidas. Se a ideia for viver esse sonho de maneira descomplicada, as principais informaes esto aqui! Para a primeira edio do guia, tambm reunimos alguns tpicos que vo contribuir para que a sua estadia no Reino Unido seja a mais tranquila possvel. Voc vai encontrar, por exemplo, informaes sobre transporte pblico, tipos de acomodaes para estudantes e planejamento financeiro. Selecionamos, ainda, alguns dos principais rankings indicativos sobre as universidades britnicas para facilitar a sua deciso. E, por ltimo, voc vai conferir as novidades sobre o evento mais aguardado do ano, o UK Universities, que acontecer em So Paulo e no Rio de Janeiro em outubro de 2013. Prepare-se e aproveite a leitura!

Projeto e organizao

Clube Editorial
Conselho editorial Gerente de Promoo de Educao:

Rodrigo Gaspar
Marketing e Comunicao

Lucia H. P. Alves Igor Arraval


Colaboradores

UUK Universities UK Tania Lima Rachael Sarah Kennedy Visit Britain Mitsi Goulias Samuel Lloyd UKBA UK Border Agency Marina Zelenoy Robert Delamere
Edio de textos

Maria Cludia Aravecchia Klein (Mtb: 34.447 SP)


Reportagens

Cris Negro, Natali Checoni e Marina Olegrio


Direo de arte e diagramao

Danieli Campos
Reviso

Srgio Kakitani

Nenhuma parte desta publicao pode ser reproduzida sem a autorizao por escrito dos editores. O Guia Estude no Reino Unido uma publicao do British Council. Todos os direitos reservados.

sumrio

04. Descubra o Reino Unido


Quatro pases formam o Reino Unido (United Kingdom), destino cada vez mais escolhido pelos brasileiros que querem estudar fora.

22. Fluncia
Ir para o exterior com baixo conhecimento da lngua pode ser um fator decisivo para o aproveitamento acadmico. Saiba tudo sobre os principais exames de proficincia.

10. Carreira
Bero da lngua inglesa e dono de excelncia acadmica em ensino superior, o Reino Unido uma das melhores escolhas para os brasileiros na atualidade.

28. Graduao
As principais respostas para quem busca uma oportunidade desafiadora de concluir um curso de nvel superior no UK.

16. Ensino superior


Mesmo com as diferenas educacionais entre os dois pases, a oportunidade de concluir o ensino superior nas universidades britnicas est cada vez mais prxima dos brasileiros.

32. Ps-graduao
Acompanhe as tendncias em relao demanda do mercado por profissionais com ps-graduao. Veja as novidades sobre cursos de especializao, MBAs, mestrado e doutorado.

38. A melhor escolha


Dicas para auxiliar a escolha do curso mais condizente com o seu perfil e com as suas necessidades e expectativas.

40. Bolsas de estudos


Conhea os diferentes tipos de programas de bolsas de estudos que o Reino Unido disponibiliza para os estudantes brasileiros.

56. Contagem regressiva


Informaes para voc planejar a sua estadia no UK a mdio e a longo prazo. Orientaes sobre investimento, planejamento financeiro e requerimento do visto de estudante.

42. Cincia sem Fronteiras


Saiba mais sobre o programa, criado pelo governo brasileiro, que promove um avano na educao dos alunos de graduao e ps-graduao, que vo frequentar as melhores instituies de ensino do Reino Unido.

60. A vida no Reino Unido


Logo que entra no Reino Unido, o estudante se depara com algumas novidades, que vo muito alm das surpresas da chegada, como transporte pblico, alimentao e tipos de moradia.

50. Universidades
Lista de algumas das universidades que esto de portas abertas para recepcionar os estudantes brasileiros.

68. O UK vem at voc


Prepare-se para participar do UK Universities, a maior feira de educao britnica, organizada pelo British Council e que acontecer em outubro de 2013.

70. Dirio de bordo


Acompanhe relatos de estudantes que vivenciaram a experincia de estudar no UK.

descubra o reino unido

Onde tradio e modernidade convivem perfeitamente

A Millenium Bridge, a mais longa ponte de pedestres do mundo, atravessa o Rio Tmisa, possibilitando a ligao entre a Catedral de St. Paul, e a City de Londres

Tendo Londres como principal centro financeiro, o mapa do Reino Unido conta com outras cidades menos cosmopolitas, sendo que algumas so mais tranquilas e com um custo de vida menor. Em geral, estudar no mundo de Shakespeare, dos Beatles e do Monty Python oferece uma vasta experincia cultural num ambiente propcio para o aperfeioamento do idioma.

uitas vezes perdemos a possibilidade de felicidade de tanto nos prepararmos para receb-la. Por que, ento, no agarr-la toda de uma vez?. Quando escreveu essa frase, a britnica Jane Austen, autora do clebre romance Orgulho e Preconceito, no imaginava que, um dia, seu livro seria um dos mais apreciados da literatura inglesa no mundo, com 50 mil cpias vendidas por ano apenas no Reino Unido. Desbravadora nata e muito frente de seu tempo, Jane, nascida em 1775, um dos orgulhos britnicos e representa, em suas obras, a paixo pelo novo, pelas descoberta e pela busca constante por novas experincias. Investir em uma formao no exterior, especificamente no Reino Unido, pode ser interpretado como um romance de Jane:

requer ousadia, versatilidade e, principalmente, determinao. E por que esse local deve ser o Reino Unido? Simples. Porque, assim como as obras da escritora, esse conglomerado de pases proporciona experincias inesquecveis e enriquecedoras, que certamente faro parte da sua trajetria, seja ela pessoal ou profissional. Formado em 1707 pela unio poltica de quatro naes Inglaterra, Esccia, Pas de Gales e Irlanda do Norte , o Reino Unido o bero da lngua inglesa. governado por um sistema de monarquia constitucional que tem como chefe a rainha Elizabeth II e David Cameron como primeiro-ministro. Todos os pases que o compem tm em comum o ingls como idioma oficial, a mesma moeda (libra esterlina) e a direo em ruas e rodovias invertida esquerda.

Um destino fcil de explorar


Como est a um passo de destinos como Paris, Amsterd, Barcelona, Madri e Praga, o Reino Unido atrai muitos imigrantes. Atualmente, eles representam 15% da populao, sendo a maioria composta por indianos, australianos, africanos e caribenhos. Repletos de belezas naturais e com vasta programao cultural e artstica, os pases do Reino Unido tambm atraem cada vez mais turistas, que se misturam s diversas etnias ocupantes desse territrio de quase 245 mil quilmetros quadrados. A frase que diz os pequenos detalhes so os mais importantes, proferida pelo detetive Sherlock Holmes, personagem de fico criado pelo escritor escocs Arthur Conan Doyle, facilmente aplicada ao Reino Unido. So quatro pases em um. Todos hospitaleiros, fceis de
FOTO: britain on view

explorar e com caractersticas marcantes e ntrinsecas a cada um. E, juntos, eles formam um conjunto cultural, musical, literrio e de belezas naturais que d origem a um polo comercial e industrial. O Reino Unido exporta principalmente manufaturados, produtos qumicos, bebidas e tabaco e detm o sexto maior PIB do mundo.

descubra o reino unido

Com uma populao estimada em 62,641 milhes de habitantes, segundo dados do Banco Mundial, e densidade demogrfica de 258 pessoas por quilmetro quadrado, os quatro pases do Reino Unido, juntos, tm um dos ndices de desenvolvimento humano (IDH) mais altos do mundo. A marca de 0,863, considerada muito elevada, permite aos cidados desfrutarem de uma expectativa de vida de 80 anos de idade. Outro dado importante em relao ao nvel de alfabetizao, de 99%.

A modernidade est presente no Scottish Exhibition and Conference Centre, em Glasgow, na Esccia

curiosidades
Os britnicos adotaram o hbito de tomar ch no sculo XVII, principalmente por causa da princesa portuguesa Catarina de Bragana, mulher do rei Charles II, que trouxe o hbito de seu pas de origem e o introduziu na realeza. Por volta de 1800, a Duquesa de Bedford deu incio ao ch da tarde. O Reino Unido ganhou 85 Prmios Nobel em Cincia e Tecnologia, sendo o segundo pas no mundo com mais condecoraes, atrs apenas dos Estados Unidos. Os famosos nibus de dois andares surgiram no sculo XIX, na Gr-Bretanha, no ano da Grande Feira do Hyde Park, evento de promoo cultural e industrial. Como muitas pessoas queriam chegar ao local, foram criados meios de transporte de dois nveis, que eram, inicialmente, antes da motorizao, puxados por cavalos. Muitos esportes tiveram origem no Reino Unido. Futebol, crquete, rgbi, golfe, badminton e tnis so alguns exemplos. Usquebaugh o nome original do usque escocs, famoso em todo o mundo. Feito de cevada, levedura e gua fresca, ele depositado em barris de madeira, onde descansa por pelo menos trs anos. O Reino Unido o bero de diversas bandas e cantores que brilharam no cenrio mundial. As mais conhecidas so os Beatles, Queen, Coldplay, Elton John, Led Zeppelin, Rolling Stones e Iron Maiden.
7

FOTO: VisitBritain / Pawel Libera

descubra o reino unido


Lugares imperdveis
As atraes relacionadas msica, literatura e ao teatro com destaque para as criaes do dramaturgo William Shakespeare so infinitas. Em Londres, por exemplo, possvel visitar alguns dos mais famosos museus do mundo, como o British Museum e a National Gallery, alm do tradicional Palcio de Buckingham, residncia da rainha. Na Esccia, o centro histrico de Edimburgo oferece parasos preservados, tais como a Catedral St. Giles, o Museu Real da Esccia e a Galeria Real da Esccia. Glasgow, maior cidade escocesa e tambm a mais efervescente em cultura, possui o melhor da arquitetura moderna, que pode ser contemplada junto a seus belos parques, como o Glasgow Green. Em meio s ilhas britnicas, h muitas paisagens naturais de tirar o flego, criadas pelas civilizaes celta, romana, viking e tribos teutnicas. Um exemplo a preservada Stonehenge, prxima histrica Salisbury, que fica a 150 km de Londres. Ver de perto os monolitos de at 50 toneladas, feitos h cerca de quatro mil anos, faz um dia valer a pena. No Pas de Gales, os castelos medievais criam um cenrio de filme. Em Nottingham, na Inglaterra, o destaque fica por conta da lenda de Robin Hood. Acredita-se que o prncipe dos ladres viveu escondido em Sherwood Forest, local bastante visitado por turistas. No se pode esquecer tambm dos pubs, famosos em todo o mundo por oferecerem diversos tipos de cervejas. Em Londres, os mais frequentados ficam em Soho e Covent Garden. Em Liverpool, o destaque Mathew Street, onde se localiza o Cavern, lugar onde os Beatles comearam a tocar. Em Edimburgo, a dica a Royal Mille, na Cidade Velha. H, ainda, o Festival de Edimburgo, que um dos mais importantes manifestos culturais da Europa na atualidade. Com clima temperado e longos perodos de chuva durante o ano, o Reino Unido tem temperatura amena, que apenas no inverno rigoroso registra nmeros abaixo dos 10C. No vero, comum ver os britnicos se refrescando em parques e em fontes, j que os termmetros podem marcar at 35 C. Os veres so quentes no sudeste da Inglaterra, regio mais prxima da Europa Continental, e mais frios no norte. Londres, a capital, conhecida por sua intensa fog (neblina), peculiaridade que j foi tema de diversas msicas e poemas.

Instalao artstica sobre a expanso da cidade, Museum of London, em Londres, na Inglaterra 8

FOTO: VisitBritain / Pawel Libera

para saber mais

www.visitbritain.com

FOTO: mat wright

Fundado em 1753, o British Museum conta com objetos e fragmentos das primeiras civilizaes da Mesopotmia, do Egito e da Grcia

carreira

Para alcanar a excelncia acadmica, o Reino Unido tem um sistema educacional de alto nvel

11

Com o novo posicionamento do Brasil no mercado internacional, cada vez mais crescente o interesse do mercado por profissionais formados ou ps-graduados no Reino Unido

lm de sua rica cultura e belezas naturais, o Reino Unido tambm detm uma tima reputao mundial em excelncia acadmica, com taxa de alfabetizao de 99% segundo o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento. Diversas oportunidades de estudos profissionalizantes e para o aprimoramento de carreira credenciam o Reino Unido como um dos destinos mais indicados para os estudantes de todos os nveis. Para se ter uma ideia, dados do British Council indicam que aproximadamente 600 mil estudantes chegam ao pas a cada ano para aperfeioar o ingls, 430 mil viajam ao pas com foco em graduao e ps-graduao e mais 100 mil fazem o Ensino Mdio ou profissionalizante. Esses nmeros representam, no total, mais de um milho de estrangeiros que chegam anualmente ao Reino Unido para complementar

ou iniciar seus estudos. Assim, os estudantes provenientes de outros pases respondem por quase 2% da populao do Reino Unido hoje. O primeiro benefcio de estudar no Reino Unido estar em contato direto com a lngua inglesa, haja vista que os quatro pases que o compem tm o idioma da rainha como oficial. Outra vantagem a existncia da Quality Assurance Agency for Higher Education (QAA), rgo que realiza, regularmente, auditorias independentes nas instituies de ensino, garantindo o fornecimento de educao superior, bolsas e qualificaes dentro de um padro acadmico estabelecido. O QAA analisa as necessidades dos estudantes, bem como padres e qualidade de ensino, alm de disponibilizar todas as informaes em seu site, para que sejam consultadas no momento da escolha de uma instituio.

O Brasil a bola da vez


A aptido para se comunicar ou se relacionar com povos de outros pases imprescindvel, por isso a fluncia no ingls representa um avano em todos os aspectos da vida, sejam eles profissionais ou pessoais. Ao aprimorar a fluncia no Reino Unido, possvel explorar um universo interminvel de conhecimento e estabelecer relaes profissionais e de amizade com pessoas de todas as nacionalidades do mundo.

Logo atrs do Reino Unido no ranking das maiores economias do planeta est o Brasil, ocupando a stima posio. O pas avana no cenrio mundial e precisa, mais do que nunca, de mo de obra altamente qualificada para tornar-se mais competitivo

FOTO: VisitBritain / Eric Nathan

carreira

Uma infinidade de opes nos modernos centros urbanos


Alm do ensino oferecido nas escolas e universidades britnicas, o Reino Unido d ao estudante, sem custos, a possibilidade de estar em contato permanente com um museu a cu aberto. Permeado por catedrais, obras arquitetnicas preservadas, castelos medievais e belas paisagens, o local ideal para quem tem sede de cultura e informao sem, no entanto, deixar de se antenar modernidade, presente em todos os grandes centros urbanos. Todas as atividades extracurriculares praticadas durante o tempo em que voc estiver na universidade, na escola de negcios ou no college tm o poder de desenvolver outras habilidades, as quais sero essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas delas so: teatro, equitao, dana, alpinismo e msica. As aulas so ministradas por instrutores profissionais e, muitas vezes, oferecidas de graa aos alunos. Recomenda-se entrar em contato com a instituio de ensino para obter mais informaes a respeito. O maior benefcio de estudar no Reino Unido justamente a flexibilidade. Voc passa menos tempo na sala de aula e pode se organizar entre estudo, trabalho e lazer de forma mais livre e efetiva. Voc dosa o horrio das suas leituras e dos essays que precisar escrever, adaptando isso ao seu ritmo pessoal, explica Rodrigo Gaspar, gerente de promoo da educao do British Council no Brasil. Estimativas apontam que existam, aproximadamente, 400 escolas de idiomas para estrangeiros espalhadas pelo Reino Unido. Uma garantia que assegura a qualidade do ensino aos alunos o selo Accredited by the British Council, concedido pelo Conselho Britnico aps as escolas serem submetidas a avaliaes rigorosas de qualidade. Os cursos de graduao no Reino Unido so bastante flexveis. Eles podem ser adaptados de acordo com os interesses do aluno, que pode escolher mdulos opcionais dentre os temas obrigatrios. Quem optar pelo curso de graduao sequencial ter um programa especfico para desenvolver suas habilidades tcnicas, com vrias atividades de laboratrio supervisionadas. No caso da ps-graduao, tutores e professores fornecem a estrutura do curso, porm, o aluno estimulado a pensar de forma independente o tempo todo. Programas de pesquisa introduzidos em sala de aula do todo o suporte tcnico ao estudante, que tira dessa experincia as ferramentas que utilizar posteriormente, quando precisar realizar uma pesquisa avanada. Para quem opta pelo Master of Business Administration (MBA), os desafios fazem parte da rotina do aluno, que geralmente j tem uma vasta experincia no mercado de trabalho. Em contato com uma enorme quantidade de materiais, executando projetos e fazendo apresentaes frequentes, o curso engloba estudos de caso, jogos com foco em negcios e simulaes que estimulam o pensamento de executivos. Na hora de escolher o destino, leve em considerao o seu estilo de vida. Para os estudantes que preferem tranquilidade, h lugares mais em conta, que incluem Brighton, Leeds, Bournemouth, Bristol, Newcastle, Liverpool, Manchester, Belfast, Edimburgo e Glasgow. Em algumas dessas localidades, h, inclusive, a possibilidade de entrar em contato com sotaques diferentes, especialmente na regio norte. Oxford e Cambridge tambm so boas opes. Longe da agitao, essas cidades universitrias abrigam diversas tribos de estudantes, que preferem ficar mais afastados da badalao.

FOTO: VisitBritain / Britain on View

Destaque da arquitetura na University of Glasgow, uma das mais antigas da Esccia

carreira

Uma experincia internacional que vai ampliar o seu mundo!

Hoje, estudar no Reino Unido significa conquistar um real ganho de fluncia na lngua inglesa e tornar-se um profissional altamente capacitado

Sem sombra de dvida, uma experincia fantstica. Conheci vrios lugares, vrias pessoas com as quais poderei fazer grandes negcios no futuro e lugares que do enormes leques de oportunidades. No consigo pensar em algo para mudar, uma experincia sensacional. Se eu pudesse modificar alguma coisa, apenas iria trazer meus amigos e minha famlia

Guilherme Debortoli Cala,

Estudante de Engenharia Mecnica na University of Wolverhampton

A avaliao de Guilherme, que embarcou para o Reino Unido em setembro de 2012 com permanncia de um ano no pas, ilustra o sentimento do estudante que desbrava uma nova cultura, enfrenta novos desafios e abre oportunidades em sua vida pessoal e profissional. Para aqueles que pretendem concluir seus cursos de graduao e ps-graduao no Reino Unido, o sistema de ensino britnico representa um benefcio enorme. Isso porque o aluno ser estimulado o tempo todo a pensar por si e a executar suas atividades. Essa independncia fundamental para criar autoconfiana, que posteriormente ser explorada em sua vida profissional. Munido das habilidades lingusticas, analticas e criativas que os recrutadores tanto procuram, ser muito mais fcil obter sucesso na carreira escolhida. Aprendi o bsico sozinho, mas fiz um curso para masterizar meu ingls e, por consequncia, obter um diploma. Consegui atingir a nota do IELTS na primeira tentativa e atribuo o sucesso ao convvio universitrio e ao contato constante

14

com a lngua em si, completa Guilherme. O estudante classifica os britnicos como pacientes e acolhedores, pois sempre ajudam quando ainda no dominamos a fluncia. Um outro ponto destacado por ele a variedade de lnguas presentes na universidade onde ele estuda, j que h alunos de diversos lugares do mundo estudando juntos. Em dois meses, no mximo, voc j est familiarizado com o idioma e no ter 10% da dificuldade que tinha inicialmente; tudo uma questo de pacincia. Deve-se levar em considerao que o ingls britnico de fcil compreenso, o que torna a comunicao mais simples do que em outros pases, complementa. Guilherme, que viajou pelo programa Cincia sem Fronteiras, destaca que um dos benefcios de estudar no Reino Unido a possibilidade de ter sua primeira opo de universidade atendida. O sistema daqui nos d a oportunidade de escolher cinco universidades em primeira instncia, para o envio dos histricos e notas do IELTS. Recebi a oferta

de uma das cinco universidades apontadas no primeiro momento, que foi a University of Wolverhampton. O programa Cincia sem Fronteiras, alis, lembrado por Guilherme como o viabilizador de sua ida ao Reino Unido e, consequentemente, da realizao de seus estudos. Sem o Cincia sem Fronteiras eu no teria condio de estudar no Reino Unido. Conseguir essa bolsa de estudos foi uma forma de retribuir o que os meus pais fizeram e ainda fazem por mim. Com o conhecimento adquirido e a vivncia obtida diante dessa experincia mpar, a volta ao Brasil ser muito mais satisfatria para ele. Estudos indicam que as empresas preferem recrutar candidatos que tenham algum tipo de experincia no exterior, pois alm da facilidade de convivncia adquirida e do alto nvel no idioma, os profissionais, habituados a lidar com situaes adversas, estaro aptos para enfrentar e solucionar as questes inerentes ao mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e desafiador.
15

FOTO: Mat Wright

ensino superior

Ensino plural como o mercado exige

Oxford conhecida como a cidade dos pinculos sonhadores. A vista de cima do telhado do famoso Sheldonian Theatre permite admirar os prdios, as igrejas e as universidades

17

To tradicionais e cheias de histrias quanto o prprio Reino Unido, as universidades e os cursos oferecidos nos quatro pases que o compem atraem jovens que buscam, alm de uma graduao, uma riqussima experincia de vida

onho, persistncia, inteligncia e genialidade. Ningum melhor que Charles Chaplin, cidado londrino, para traduzir os sentimentos de milhares de jovens que correm atrs de seus sonhos. Ator, diretor, autor, produtor, escritor e comediante, entre outras coisas, traduziu de forma inesquecvel e quase sem palavras o sentimento de que para vencer preciso batalhar e perseverar. Afinal, A persistncia o menor caminho do xito, dizia ele. E esta deve ser a principal caracterstica de quem quer enfrentar o desafio de cursar uma graduao ou undergraduate, como mais popularmente conhecida. Anualmente, cerca de 2,5 mil brasileiros seguem para a Inglaterra, Esccia, Irlanda do Norte e Pas de Gales em busca de uma qualificao universitria. O Reino Unido o segundo destino do mundo onde se tem a

maior quantidade de estrangeiros estudando. Os nmeros so impressionantes: 600 mil tipos de cursos - mais especficos e customizados que no Brasil - em mais de 200 instituies de ensino superior. A cada semestre que para os ingleses comea em setembro h novos cursos sendo oferecidos.

O Reino Unido um bero de talentos. Da literatura de George Bernard Shaw e da msica de Lennon e McCartney cincia de Isaac Newton e Stephen William Hawking, mentes brilhantes despertam, h sculos, a ateno do mundo. E voc pode aprender muito com o legado que esses dolos nos deixaram

O foco o aluno
Alguns pontos marcam as diferenas entre os cursos britnicos e os brasileiros e fazem valer a pena a escolha pela graduao no exterior: No Reino Unido, os cursos so mais curtos e mais especficos. Alm disso, o aluno passa menos tempo em sala de aula e mais tempo estudando sozinho, com menos aulas expositivas conduzidas por um professor, explica Rodrigo Gaspar, gerente de promoo da educao do British Council no Brasil. Para os estudantes ingleses, a graduao dura trs anos. J os estrangeiros precisam passar por um ano bsico o Foundation Year ou ano zero , que quando aprendem como o sistema educacional funciona, os mecanismos de pesquisas e estudos etc. Ento, neste ponto, a menos que voc escolha cursar Medicina, ter de cumprir os mesmos quatro anos, como no Brasil. Mas no v achando que so os mesmos quatro anos do que os das faculdades brasileiras. No Reino Unido, a carga horria bem puxada, com aulas pela manh e tarde, alm de muitos trabalhos.

FOTO: VisitBritain / Pawel Libera

ensino superior

Independentemente das diferenas entre os sistemas de ensino brasileiro e britnico, o desafio est presente em cada momento. Essa oportunidade e essa experincia enriquecedora em outro pas so valorizadas no mercado corporativo e podem ser um grande diferencial e a grande passagem para uma carreira brilhante.

Na margem sul do Rio Tmisa, direita, est localizado o prdio da Greater London Authority, que inclui a prefeitura e a assembleia de Londres. Inaugurado em 2002, o moderno prdio tem 45 metros de altura e dez andares

FOTO: Mat Wright

Para inscrever-se em uma universidade


O processo de application uma espcie de candidatura - para a graduao no tem muitas etapas e bem simples se voc seguir as orientaes bsicas. O primeiro passo candidatar-se no site do UCAS (Universities and Colleges Admissions Service), o orgo que gerencia todo o caminho de inscrio do estudante. Todas as instituies que fazem parte do UCAS so reconhecidas pelo Reino Unido, o que d aos alunos a certeza da seriedade e da confiabilidade do curso. Para iniciar o ano letivo em setembro, o recomendado fazer o application em dezembro ou janeiro. H trs datas diferentes para aplicaes durante o ano: outubro, janeiro e maro. Quanto mais cedo voc se aplicar essa a terminologia usada , mais chances de conseguir a vaga e mais bolsas disponveis haver.
FOTO: VisitBritain / Damir Fabijanc

candidatar-se para uma grande variedade de cursos e instituies, utilizando o UCAS Apply; acompanhar o andamento de suas inscries. As suas notas, conquistadas durante toda a sua vida acadmica no Brasil, so consideradas na sua avaliao pelas universidades britnicas. Isso algo a que os brasileiros esto pouco acostumados. Portanto, quanto melhor for o seu boletim e histrico escolar brasileiro, maiores so as suas chances. Outro documento solicitado durante o preenchimento do formulrio UCAS a carta de recomendao de um professor, tutor ou profissional que o conhea o suficiente para indic-lo para uma instituio britnica. Como parte do seu planejamento minucioso, verifique se as universidades que mais tm a ver com seu perfil esto cadastradas no UK Border Agency (www.ukba.homeoffice.gov.uk), uma vez que, com as novas regras para emisso de visto para o Reino Unido, os estudantes estrangeiros s podero inscrever-se em uma instituio registrada nesse rgo. Agora, segurar a ansiedade e aguardar a Welcome Letter a carta que traz a boa notcia: voc foi aceito.
19

Por meio do UCAS, o aluno pode: optar por at cinco cursos de uma s vez, em uma nica inscrio. Essa regra no vale para os cursos de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinria, que permitem escolher apenas quatro opes; 70% dos alunos so aceitos em sua primeira opo das cinco possveis;

ensino superior
O que voc vai ser quando crescer?
Parteira. Essa, definitivamente, no seria uma resposta dada por um estudante brasileiro, a menos que ele v estudar na Middlesex University, em Londres. L possvel fazer curso de obstetrcia, que dura trs anos, e sair com registro de parteira. Dos mais tradicionais aos mais exticos, possvel encontrar um enorme leque de opes de cursos. Se voc tem uma queda pela medicina oriental ou por cavalos, pode formar-se em terapias complementares pela Cardiff Metropolitan University, no Pas de Gales, ou Equoterapia (Equine Sports Therapy and Rehabilitation), na University of Greenwich. Para os apaixonados por tecnologia e de olho no futuro, uma graduao em animao 3D e jogos ou arte e design seria o incio de uma carreira promissora. Os atores tambm encontram diversas opes de escolas dramticas, podendo, entre outras especializaes, formar-se como marionetista. claro que, nesse centro da economia mundial, no poderiam faltar os cursos mais procurados, como Contabilidade e Finanas, Negcios, Informtica, Engenharia, Cinema e TV, Sade e Assistncia Social, Farmcia, Mdia, Marketing, Arquitetura e Construo, Educao, Criminologia, Cincias Ambientais, RH, Psicologia, Turismo e Hotelaria etc.

O valor do diploma
Aps quatro anos de estudos, estgios e riqussimas experincias, voc precisa voltar ao Brasil e iniciar sua carreira. Os diplomas conquistados no Reino Unido so reconhecidos no Brasil. Porm, h um processo determinado pelo governo brasileiro, s vezes demorado, para a validao de diplomas conquistados fora do pas. Para facilitar a validao do certificado ou do diploma no Brasil, recomenda-se a autentificao do documento pelo consulado brasileiro no Reino Unido. De volta s terras brasileiras, para validar o documento prudente solicitar ao British Council um atestado de reconhecimento da instituio britnica. Depois, ser necessrio encontrar uma universidade pblica, que reconhea que o curso feito l fora semelhante a um curso oferecido por ela. Isso feito por meio de uma comparao das disciplinas. O processo ser analisado e a revalidao poder incluir, ainda, a obrigatoriedade de estudos complementares, exames e provas especficas.

20

FOTO: Mat Wright

para a vida toda


Um ano de estudos dentro de uma universidade britnica - seja fazendo graduao ou ps-graduao - pode custar, em mdia, de 9 a 12 mil libras. Convertendo para a nossa moeda, a variao de 27 mil a 37 mil reais*. Alm do investimento no curso, necessrio planejar-se para manter os custos do dia a dia: alimentao, transporte, livros, aluguel etc. Isso chega a variar de regio para regio, mas gira em torno de dez mil libras, se o estudante optar por Londres, e oito mil libras fora da capital, durante o perodo de um ano, explica Rodrigo Gaspar, gerente de promoo da educao do British Council no Brasil. Muitas instituies do Reino Unido firmam parcerias com empregadores, portanto eles entendem que o aluno vai precisar de flexibilidade para trabalhar ao mesmo tempo em que continua estudando. Assim, possvel conseguir estgios e trabalhar enquanto se faz a faculdade. No Reino Unido, permitido que o estudante estrangeiro trabalhe por at 20 horas semanais, em meio perodo, e 40 horas durante as frias ou em estgios. As universidades tambm tm um servio de carreiras - os career services que se empenham para ajudar o aluno a entrar no mercado de trabalho, dentro da sua rea de atuao. Eles oferecem todo tipo de ajuda, desde a busca em anncios de empregos, elaborao de currculos, candidatura a vagas, dicas de como se preparar para uma entrevista etc., acrescenta ele. E finaliza: utilize ao mximo os recursos e a estrutura da universidade, vai ser muito produtivo.

FOTO: British Tourist Authority/ Tony Pleavin

Estudante no campus do Corpus Christi College, em Cambridge

* Valores apenas referenciais de acordo com a converso da moeda em maro de 2013

para saber mais

www.ucas.com/students/nextsteps/clearing/facts
21

FLUNCIA

Mergulhe na extraordinria experincia do idioma

O cenrio encantador e propcio para o encontro de estudantes no Wales Millennium Centre, em Cardiff, no Pas de Gales

23

Se voc tem planos de estudar no Reino Unido, independentemente do curso graduao ou ps-graduao , saiba que tudo comea pelo domnio do idioma. Um bom nvel de ingls fundamental para a realizao do seu sonho!

ara concorrer a uma vaga em um dos colleges ou nas universidades britnicas, a habilidade de comunicao na lngua inglesa obrigatria e precisa ser comprovada por meio de exames de proficincia. Na preferncia das instituies britnicas, o primeiro certificado o IELTS, seguido do TOEFL e do CPE. Essas siglas (explicadas logo a seguir) podem significar seu ingresso ou no em uma universidade no Reino Unido. Esses trs certificados visam, exclusivamente, a comprovar as suas habilidades nos seguintes quesitos: compreenso de texto, nvel de conversao e escrita. Os exames tm uma durao de aproximadamente trs horas para a parte escrita e quinze minutos de entrevista. Dependendo da universidade e das necessidades do curso, exige-se um nvel de ingls compatvel. Normalmente, uma nota 6.0 ou 6.5 no exame IELTS garante o acesso. Mas h cursos especficos que pedem notas maiores, como Medicina, Direito e Literatura. necessrio prestar muita ateno em relao nota solicitada. International English Language Testing System (IELTS): Depois de 40 anos de pesquisas, o teste foi criado pela University of Cambridge em 1989. Desde ento, o exame, que administrado internacionalmente pelo British Council em parceria com a Austrlia, avalia, por meio de testes de proficincia, a real habilidade de comunicao do aluno em ingls. Hoje, o IELTS um dos exames mais confiveis para se medir a fluncia de um candidato, por analisar as habilidades de comunicao na lngua inglesa pelos aspectos

conversao, interpretao de textos, redao, interpretao e compreenso oral. Alm disso, ele aceito no Reino Unido, na Austrlia, no Canad, na Nova Zelndia, na Irlanda, na frica do Sul e por muitas universidades norte-americanas. Cerca de seis mil instituies educacionais, incluindo duas mil universidades nos

O IELTS o teste lder mundial de proficincia da lngua inglesa, realizado por quase 2 milhes de candidatos anualmente em todo o mundo
Estados Unidos, reconhecem o IELTS. O exame est disponvel em dois mdulos: o Academic Module, exigido para quem deseja ingressar em cursos de graduao e ps-graduao; e o General Training Module, para candidatos a vistos de imigrao para Austrlia, Nova Zelndia ou Canad, e para os que desejam fazer um estgio prtico ou treinamento profissional nestes pases, entre outros.

ESCALA DE NOTAS E VALIDADE


O IELTS corrigido totalmente no Brasil por examinadores treinados e certificados pela University of Cambridge, o que permite a entrega dos resultados em at 13 dias corridos. Numa escala de 0 a 9, o certificado mostra a nota alcanada em cada uma das quatro habilidades testadas, alm de uma mdia final. A nota mdia necessria e o prazo de validade do exame (geralmente em torno de dois anos) so

FOTO: MAT WRIGHT

FLUNCIA
determinados pela instituio em que o candidato deseja ingressar. O IELTS no tem prazo de validade, mas h uma recomendao para que as universidades aceitem exames feitos at dois anos antes da seleo. Se for necessrio, voc poder refazer o IELTS quantas vezes quiser, sem limite de intervalo. possvel alterar a data da prova apenas uma vez, mas isso gera uma taxa equivalente a 20% do valor pago. A entrega do resultado do Test Report Form (TRF), como chamado o certificado do IELTS, depende da logstica dos Correios.

INSCREVA-SE J E TESTE A SUA FLUNCIA!


Aplicado em 25 cidades brasileiras e em vrias datas ao longo do ano, o IELTS. requer para a inscrio os seguintes documentos: 1 foto 3x4 recente, com fundo branco; Cpia da carteira de identidade (RG) ou do passaporte; Formulrio preenchido eletronicamente no www.takeielts.org; Comprovante de pagamento da taxa de inscrio de R$ 440,00.

24

FOTO: MAT WRIGHT

O IELTS reconhecido pela Capes e pelo CNPq como teste de proficincia da lngua inglesa para participao nos programas de bolsas no exterior de ambas as instituies, inclusive do Cincia sem Fronteiras.

COMO FUNCIONAM OS TESTES DAS QUATRO HABILIDADES DO IELTS?


O teste leva praticamente o dia inteiro. Geralmente, as entrevistas (speaking) acontecem no perodo da manh. E as demais provas so realizadas tarde. Na sala, voc s poder entrar com a carteira de identidade ou o passaporte, lpis, borracha e apontador. Todo e qualquer objeto de uso pessoal, como aparelhos de telefone celular, tablets etc., devero ser deixados fora da sala de exame. Speaking (Conversao): Tem durao de 11 a 15 minutos. Consiste em uma entrevista oral na forma de conversa entre o candidato e um examinador treinado pela Universidade de Cambridge. Listening (Interpretao oral): Com 30 minutos de durao, o teste composto de 40 questes, dispostas em quatro sees. O Listening gravado em um CD e executado apenas uma vez. Durante o teste, os candidatos podero ler as questes, ouvir a gravao, anotar as respostas no caderno de questes e tero alguns segundos para conferir suas respostas. Ao final da gravao, haver, ainda, dez minutos para que os candidatos possam transferir suas respostas para a Folha Oficial de Respostas. Reading (Interpretao de textos): So 60 minutos para responder 40 questes. Trs textos num total de 1.500 a 2.500 palavras sero utilizados. Vrios tipos diferentes de questes so aplicadas: mltipla escolha, respostas curtas, preenchimento de espaos/resumos/tabelas etc. H ainda a identificao da opinio ou concluso do autor, classificao em Sim, No ou No informado e associao de ideias. Writing (Redao): No perodo de uma hora, o candidato dever escrever duas redaes. A primeira requer que os candidatos analisem um grfico, tabela ou diagrama e apresentem as informaes neles contida. O nmero mnimo de palavras exigido 150. Na segunda redao, os candidatos devero discutir ou argumentar sobre o tema proposto. Esta redao dever conter, no mnimo, 250 palavras.

FLUNCIA
OUTROS CERTIFICADOS:
Apesar da existncia de vrios cursos preparatrios para os exames, nenhum deles exige a concluso de um curso prvio. Test of English as a Foreign Language (TOEFL): Desenvolvido pela ETS, uma instituio sem fins lucrativos dos Estados Unidos dedicada pesquisa e testes educacionais, o TOEFL aceito em seis mil instituies e em mais de 110 pases no processo de emisso de visto. Cada prova varia de 0 a 30 pontos e a nota final somada, chegando a 120 pontos, no mximo. O exame do TOEFL custa US$ 210* e composto de quatro provas: compreenso de texto, que acontece entre 60 e 100 minutos; compreenso auditiva, com prova de 60 a 90 minutos; exame oral, que dura 20 minutos; e exame escrito, com durao de cerca de quatro horas. Certificate of Proficiency in English (CPE): Utilizado h 100 anos (desde 1913), o exame de Cambridge usado para fins acadmicos e tambm requisitado na rea profissional. Para ser aprovado preciso acertar 60% das questes. O formato atual do exame contm quatro tarefas distintas: leitura e uso do ingls (90 minutos), escrita (90 minutos), compreenso auditiva (40 minutos) e conversao (prova de 16 minutos feita em duplas ou trios). Atualmente, mais de 60 unidades de vrias redes de escolas de ingls no Brasil esto credenciadas para aplicar o CPE. Ele realizado no pas, em mdia, trs vezes por semestre. O valor da inscrio varia de R$ 450 a R$ 550 (maro/13).

E PARA QUEM NO FALA INGLS?


Nem sempre to simples conseguir uma vaga em um curso de graduao ou ps-graduao no Reino Unido. Muitas vezes, acontece o caminho contrrio: voc sabe qual curso quer fazer, sabe para qual universidade ir, tem o dinheiro e fez o planejamento financeiro, porm, a fluncia do idioma deixa a desejar por falta de prtica. Ao longo da vida acadmica, eu no tive um ensino contnuo de ingls. Mas a oportunidade de viajar apareceu de surpresa. Por isso, no tive tempo suficiente de preparao para o IELTS. E precisei repeti-lo para alcanar as notas desejadas, diz Leonardo Ciomini, estudante de mestrado em Gesto Ambiental na Glasgow Caledonian University.

O que me auxiliou para o segundo teste foi a concluso do meu intercmbio de dez semanas e um programa de dez horas, monitorado por um tutor ligado ao British Council
Leonardo Ciomini

Estudante de mestrado em Gesto Ambiental na Glasgow Caledonian University


*Aproximadamente R$ 412, conforme converso da moeda em maro de 2013

PARA SABER MAIS


26

www.britishcouncil.org/brasil

PREPARE-SE!
Quem no domina o idioma ou fala muito pouco e tem dificuldades de compreenso precisa preparar-se mais no Brasil antes de ir estudar fora. So 10 mil pessoas estudando ingls em terras britnicas. E quem segue para l para aperfeioar o ingls recebe apenas o visto de turista. Uma vez l, no possvel troc-lo para o status de estudante. Isso uma determinao das autoridades responsveis por conceder o visto para o Reino Unido. O British Council est criando algumas estratgias para auxiliar os estudantes a vencerem a dificuldade da lngua. Atualmente, o aprendizado do ingls nos nveis iniciais e intermedirios deve ser resolvido no Brasil, para que o estudante aproveite ao mximo o contedo que ser ensinado no curso, orienta Rodrigo Gaspar, gerente de promoo da educao do British Council no Brasil. No caso do estudante Leonardo, no incio, a principal barreira foi entender o sotaque. E, mesmo aps cinco meses, sinto dificuldades em algumas interpretaes, explica ele, que est em Glasgow, na Esccia, desde 2012. Existem cursos preparatrios especficos para quem pretende fazer o IELTS ou o TOEFL. Mas fazer ou no um curso mais completo depender do tempo de cada um. Quem passou mais de uma vez pelo processo e por essa incrvel experincia reconhece a importncia de tanta dedicao: Com o mercado to competitivo, possuir o ingls avanado e fluente indispensvel para o ingresso em grandes empresas. Quero aproveitar essa oportunidade para, realmente, ter um diferencial. Com certeza, experincias de vida no exterior no s pelo conhecimento da lngua estrangeira, mas tambm pelo amadurecimento pessoal e profissional so valorizadas no mercado de trabalho, completa Leonardo.

O TPICO ACCENT BRITNICO


Ouvir determinadas msicas iro lhe trazer com clareza uma grande parte da cultura britnica. O sotaque inconfundvel nas msicas London Calling, do The Clash, Life on Mars, de David Bowie, e Holidays in the Sun, do Sex Pistols. A variante do idioma tambm marcou a carreira de alguns atores que fazem sucesso em Hollywood, como Hugh Grant, Damian Lewis e Hugh Laurie. Charmoso, clssico e romntico, o sotaque mais conhecido do Reino Unido chamado de Received Pronunciation (RP), mas tambm pode ser chamado de Queens English, Oxbridge English (em referncia s universidades Oxford e Cambridge) ou BBC. Essa pronncia mais acentuada demonstra rapidamente se a pessoa pertence s classes sociais mais altas ou estudou nas tradicionais escolas britnicas particulares. A rede de Televiso BBC padronizou sua programao apenas em RP, evitando, at pouco tempo, a contratao de reprteres e ncoras que demonstrassem caractersticas regionais em suas falas. Porm, o RP um conceito lingustico terico, adotado, principalmente, para o ensino do ingls como lngua estrangeira em todo o mundo, competindo diretamente com o sotaque padro da Amrica do Norte, o General American (GA).

27

GRADUAO

Sim,
voc foi aceito!
Seja qual for a sua escolha, o Reino Unido conta com uma infinidade de cursos de graduao. Com certeza, alguns deles se encaixaro perfeitamente ao seu perfil e s suas expectativas

ara uns, a melhor frase para se ouvir na vida. Para outros, um momento difcil, repleto de desafios e mudanas. Assim a vida de quem est a um passo de ingressar em uma universidade. No Brasil, os jovens, por exemplo, esto acostumados a receber cobranas de todos os lados. Ora dos pais, ora da sociedade. Mesmo sem uma definio vocacional, pairam indagaes em relao ao ingresso em uma faculdade logo no incio do Ensino Mdio. Isso envolve o pesadelo

dos grandes vestibulares, os meses de cursinho, a ansiedade a se enfrentar na hora da prova e no momento do resultado final e, se tudo der certo, no mnimo, quatro anos de curso. No Reino Unido, algumas diferenas so marcantes e do um carter de flexibilidade s escolhas, a comear pelo vestibular, que no existe. A seguir, vamos esclarecer, de forma simples, as principais dvidas sobre qual o curso de graduao (undergraduate) mais adequado. Preste ateno em algumas dicas:

29 Complexo Lowry (que abriga tambm um museu) em Salford, na Inglaterra

FOTO: Mat Wright

Como funciona o vestibular no Reino Unido? No Reino Unido, o sistema educacional diferente do brasileiro. No h vestibular ou qualquer tipo de prova. A avaliao dos brasileiros que se inscreveram para as universidades feita pelo conjunto de sua obra: notas do Ensino Mdio no Brasil, carta de recomendao de um professor, o personal statement (carta de apresentao) escrito pelo prprio candidato com um texto autobiogrfico e o nvel de ingls de preferncia, com certificao e exames de proficincia j realizados, como o IELTS (International English Language Testing System), cuja validade costuma ser de dois anos.

Quais os passos para tentar conquistar uma vaga? O processo de application para a graduao em uma universidade no Reino Unido simples. Todos os estudantes de graduao devem procurar o rgo que gerencia o processo de inscrio e aceitao de um estudante nas instituies de ensino. Para isso, basta acessar o portal do Universities and Colleges Admissions Service (www.ucas.com) e candidatar-se a uma vaga. O application uma espcie de formulrio que deve ser preenchido com os dados pessoais e as opes de cursos e universidades. Seguindo as regras estipuladas, possvel escolher at cinco faculdades, sendo que uma delas considerada a primeira escolha (First choice) e uma outra funciona como backup (insurance choice).

GRADUAO

Como escolher o curso e a universidade? Pesquisar, pesquisar e pesquisar. S no portal www.educationuk.org.br, voc encontra um sistema de busca com mais de 600 mil opes de cursos. Assim que definir os mais interessantes, pesquise as universidades correlatas. No sistema de ensino britnico, h trs tipos de instituies que ministram cursos de nvel superior: as universidades, os colleges e as escolas superiores de Arte e Msica. Para ajudar na deciso, participe tambm das feiras e dos eventos educacionais promovidos e organizados pelo British Council para sanar todas as dvidas. Vale tambm conversar com pessoas que j vivenciaram essa experincia ou com estudantes que esto no Reino Unido no momento. Procure detalhes em cada rea de estudo e na estrutura curricular de cada curso os mdulos, as optativas, o ngulo que dado no contedo. Ao chegar no Reino Unido, voc vai se deparar com quatro pases, universidades com diferentes estilos de campus e custos de vida dos mais variados. Pense um pouco sobre como ser estudar em uma grande cidade ou em uma universidade cujo campus mais afastado das metrpoles. Alm disso, procure conhecer um pouco mais sobre as particularidades de cada destino e veja em qual deles voc se adaptaria melhor.

no mercado de trabalho. Em relao s atribuies de notas, o sistema britnico emprega a escala por letras, sendo A a mais alta e E a mais baixa. Para passar de ano, os critrios so os mesmos do Brasil: estudar muito, fazer bons trabalhos e tirar boas notas.

Como se preparar para um curso no Reino Unido? Como j dito anteriormente, o planejamento comea no Brasil, onde o estudante precisa ter tido boas notas no ensino mdio, alcanado o domnio do idioma ingls para ter um bom desempenho no IELTS e pesquisado muito sobre os pases e os cursos. Assim, o choque cultural ser menor. Quando chegar universidade, o ano zero ou foundation year/course, seu primeiro ano l bsico e vai preparar voc para os outros trs anos de graduao. Com durao de seis meses a um ano, esse primeiro curso tem o objetivo de quebrar as barreiras educacionais existentes. Nesta formao, alm da lngua inglesa acadmica, so abordadas matrias como metodologia de pesquisa, redao para monografias e estudo dirigido na rea da graduao escolhida. Esse curso tambm pode ser uma excelente opo para quem j graduado e quer mudar de rea. Quais os tipos de cursos de graduao, licenciatura e ttulos disponveis?

4
30

Qual a principal diferena DE ENSINO ENTRE UNIVERSIDADES brasileiras e britnicas? H algumas diferenas entre o sistema educacional britnico e o brasileiro que, em princpio, podem pesar. No Reino Unido, por exemplo, a carga horria maior, o nmero de aulas expositivas em classe menor e exige-se mais tempo de estudos em casa. Em relao durao dos cursos de graduao, a maioria acontece em trs anos, permitindo uma rpida insero

Foundation course, Foundation year, Access ou Bridging course: curso preparatrio, que pode ser realizado antes de comear a graduao no Reino Unido. Muitas vezes requisitado pelas universidades, principalmente para pessoas com mais de 21 anos de idade (mature students), esse curso visa, como j abordado na questo anterior, igualar, em matria de conhecimento, o estudante estrangeiro ao aluno britnico.

Higher National Certificate (HNC) e Higher National Diploma (HND): so cursos de qualificao superior, com durao de um ou dois anos, relacionados carreira escolhida e focados no desenvolvimento de habilidades e competncias especficas para a prtica profissional. Eles so equivalentes primeira fase de uma graduao sequencial ou tecnolgica no Brasil. Aps a concluso do curso, o estudante pode prosseguir com seus estudos caso queira obter um programa completo de bacharelado. Os cursos HNC e HND esto disponveis em inmeras reas, incluindo Engenharia, Esportes, Arte e Design, Mdia e Comunicao e Tecnologia da Msica. Aps a concluso bem-sucedida neste curso, voc inicia sua carreira no nvel de gestor jnior, ou ento pode optar por obter uma qualificao de graduao transferindo para o segundo ou terceiro ano de um curso de graduao na rea. O HNC, com durao de um ano, se concludo com xito, garante a possibilidade de o estudante ingressar no segundo ano de um curso de graduao. Com durao de dois anos, o HND possibilita o ingresso no segundo ou terceiro ano de um bacharelado, dependendo do contedo estudado.
Diplomas de ensino superior: o Diploma of Higher Education (DipHE) um curso superior, que confere uma qualificao europeia de nvel quatro, e que tem a durao de dois anos. Aps a frequncia de mais um ano, esta qualificao poder ser convertida em um Bachelors degree. So geralmente relacionados s reas de Cincias Sociais, Educao, Servio Social e Comunicao

de desenvolver nos alunos competncias e conhecimentos necessrios ao mercado de trabalho. Aps a concluso desse curso, pode-se concluir uma licenciatura em apenas quinze meses de estudo.

Bachelors degree: o diploma mais comum e similar aos das universidades brasileiras, o bacharelado. Com qualificao europeia de nvel 5, esse tipo de curso superior pode ser concludo em quatro anos na Esccia e em trs nos demais pases britnicos. Porm, cursos como Arquitetura, Medicina Dentria, Medicina, Cincias Veterinrias e Medicina Veterinria podem levar at sete anos para serem concludos.

As faculdades contam com algum departamento para auxiliar os estudantes estrangeiros? Sim. As universidades costumam oferecer apoio completo aos estudantes estrangeiros. O objetivo prestar auxlio em vrios pontos, incluindo acomodao, servios de orientao vocacional e educacional e at na procura de vagas de empregos condizentes com as reas do curso.

Foundation Degree: curso superior profissionalizante validado por universidades e outras instituies de ensino que confere uma qualificao europeia de nvel quatro, e que tem a durao de dois anos (perodo integral), ou de trs ou quatro anos se for semi-integral. Estes cursos foram desenvolvidos em parceria com entidades empregadoras com o objetivo

Qual o investimento mdio necessrio? Diferentemente do que ocorre no Brasil, em que os cursos tm um valor relativo mensalidade, no Reino Unido calcula-se uma anuidade, que na maioria das vezes cobrada de uma vez s e antecipadamente. Estudar no Reino Unido vai exigir um planejamento financeiro tambm. Para estudantes de HND e HNC (graduao sequencial), os custos mdios, por ano, so de 5.000 - 9.000*, e para os de Bachelors degree, de 8.000 - 12.000*.
*Valores referenciais em libras esterlinas em maro de 2013 31

ps-graduao

Aprenda a ver o mundo com outros olhos

33

Mais um degrau precisa ser alcanado. A ps-graduao no Reino Unido tem programas inovadores e conectados com as reas e os nichos mais promissores

mercado de trabalho atual exige dos profissionais, alm de empenho e dedicao, uma formao slida e que v muito alm da faculdade. Por isso, investir em um curso de ps-graduao no exterior faz toda a diferena quando o sucesso profissional est em jogo. A ps-graduao uma grande oportunidade, no s de ampliar o conhecimento em um assunto especfico, mas para atualizar-se em virtude da demanda das novas carreiras. Segundo a pesquisa intitulada Educao de Ps-Graduao do Reino Unido, realizada pela Biblioteca Britnica e pelo Instituto Superior de Educao Poltica, houve um crescimento de estudantes de ps-graduao estrangeiros desde 2002/2003. Registrou-se que cerca de 50% dos estudantes de mestrado e 44% dos estudantes de doutorado eram provenientes de outros pases. Nas universidades ou nas mais de cem business e management schools do Reino Unido, voc encontra diferentes opes de programas em educao continuada, que servem tanto para o aprimoramento profissional como para o ingresso em um doutorado. Os programas so diversificados e voc pode optar por se especializar, produzir pesquisas cientficas ou

fazer um curso mais generalista. Logo aps ter concludo a graduao no Brasil, muitos estudantes iniciam uma busca intensa para identificar a melhor opo entre os milhares de cursos ofertados. Embora o Reino Unido tenha uma longa tradio como centro financeiro e de negcios, quando se trata da preferncia dos brasileiros pelos cursos de ps-graduao, temos a seguinte ordem de interesse: Direito, Relaes Internacionais, Novas Mdias, Design e Gesto de Negcios. Ao pleitear uma vaga em uma ps-graduao, seja na Inglaterra, Esccia, Irlanda do Norte ou Pas de Gales, saiba que as instituies britnicas mantm fortes vnculos com empresas e indstrias, direcionando pesquisa e ensino para as necessidades reais do mercado. Outra vantagem a possvel construo do networking profissional e a troca de experincias com pessoas de todo o mundo, graduadas em outras reas. Estudantes recm-formados e profissionais experientes de vrias nacionalidades compem a sala de aula de uma ps-graduao, o que intensifica ainda mais o aprendizado, diz Rodrigo Gaspar, gerente de promoo da educao do British Council no Brasil. Essa troca cultural acaba tornando-se uma matria a mais que se aprende tambm fora da universidade.

FOTO: Mat Wright

ps-graduao

Entenda melhor a diferena entre os cursos de ps-graduao:


Programa pr-mestrado
Da mesma forma que acontece com a pr-graduao, o Reino Unido dispe de cursos preparatrios, que podem durar at um ano letivo, para promover a imerso do candidato ao mestrado nos seguintes tpicos: metodologia acadmica, instruo cultural e treinamento em lingustica. Muitas universidades exigem o nvel mnimo de 6.5 a 7.0 no IELTS para os cursos de mestrado. Portanto, o pr-mestrado tambm pode contribuir no aprimoramento do ingls acadmico. As especializaes, os ttulos e os contedos desses cursos refletem isso. Alm de ser o mestrado mais rpido do planeta, a variedade dos cursos disponveis surpreendente: administrao hospitalar, transporte e logstica, agribusiness, combustvel e energia, desenvolvimento sustentvel, comunicao multimdia e trabalho social so apenas alguns exemplos. Os programas de ps-graduao britnicos so extremamente flexveis, atendendo diferentes necessidades dos estudantes e profissionais em funo de seus interesses. Voc sair do Reino Unido como especialista em sua rea profissional.

mestrado em apenas um ano


Os popularmente conhecidos mestrados em sala de aula so menos disponveis no Brasil. Seus nomes podem variar de acordo com a rea de interesse: chama-se MA na rea de Humanas, MSc na rea de Cincias e LLM para Direito. Porm, todos apresentam a mesma estrutura. Intensivos, com durao de um ano, eles exigem um certo nmero de crditos, que podero ser alcanados pela presena nas aulas, palestras e seminrios; redao de artigos cientficos e realizao dos exames; alm, claro, da produo da tese de pesquisa. No Reino Unido, no existe lato ou stricto sensu. o Masters, o mestrado, que torna o aluno um especialista. No aspecto da carreira prtica, existem muitos mestrados que podem ser feitos por pessoas de qualquer idade. Assim, o mestrado (MA e MSc) com durao de um ano perfeito, afinal, volta-se para o Brasil com o ttulo de mestre e um horizonte de possibilidades pela frente. Esse mestrado mais recomendado para quem almeja empregabilidade e um salto na carreira profissional.

Cursos modulares
H, ainda, outra opo para quem no dispe de muito tempo ou no quer realizar a pesquisa acadmica: a ps-graduao em mdulos, que pode culminar no mestrado. Independentes entre si ou cumulativos, alguns deles exigem apenas uma monografia no final do curso, mas a maioria envolve trabalhos prticos, exames e avaliaes escritas. Postgraduate Certificate (PgCert): similar a uma extenso lato sensu no Brasil, dura cerca de 4 a 7 meses; Postgraduate Diploma (PGDip): similar especializao lato sensu no Brasil, dura de 9 a 12 meses. Pode haver monografia no final do curso. importante entender uma diferena fundamental que h no Reino Unido entre o Certificate e o Degree, que equivalem respectivamente ao certificado e ao diploma. O curso de ps-graduao ou mestrado tem a durao de doze meses, porm, de forma

34

modular. Como os cursos britnicos so modulares, pode-se contratar o servio por seis meses e receber um certificate ou estend-lo para nove meses e receber o diploma.

Research Masters (MPhil) Seguindo o modelo brasileiro, no Research Masters conta-se com a superviso de um docente
para orientar o desenvolvimento da pesquisa cientfica. o equivalente a um mestrado acadmico no Brasil, o stricto sensu. Durante o perodo do curso, de at dois anos, o aluno deve dedicar-se exclusivamente pesquisa que est conduzindo e sua nota ser determinada com base na dissertao que produzir. Na opinio de quem encarou esse desafio, foi uma experincia incrvel: Morei na Inglaterra em dois perodos diferentes: a primeira vez, em Birmingham, por um ano, onde fiz o mestrado em Governana e Gesto do Desenvolvimento no Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Birmingham, conta a estudante brasileira Cintia Abreu. Depois, morei em Londres, por cinco meses, quando participei de um programa de pesquisa da Hansard Society, uma organizao que tem por objetivo fortalecer a democracia parlamentar e encorajar a participao da populao na vida poltica do pas, acrescenta ela. Alm do curso, Cintia conseguiu realizar um estgio na LSE (London School of Economics and Political Science). Eu tinha expectativas relacionadas ao meu futuro profissional e ao crescimento pessoal, cultural e intelectual. E todas foram alcanadas no Reino Unido, completa.

MBA no mundo, um tero das 126 escolas de negcios que oferecem esse tipo de curso esto no Reino Unido. Em sua maioria, esses cursos so ministrados por profissionais que esto no mercado de trabalho e possuem experincia e especializao em empreendedorismo. Diferentemente de como o conhecemos no Brasil, o MBA britnico voltado para pessoas com, no mnimo, oito anos de experincia gerencial comprovada. Alm disso, o curso generalista e engloba todas as reas de gesto, com as seguintes disciplinas: Finanas, Marketing, Recursos Humanos, Economia, Contabilidade, Sistemas de Informao para Gesto, Operaes e Mtodos Quantitativos. Cada curso de MBA tem um perodo de durao especfico, mas a maioria de dois anos. Uma curiosidade que quase no h a relao professor e aluno. So apenas discusses de cases full-time.

Doutorado (PhD)
O PhD, tambm conhecido como doutorado no Brasil, leva de trs a cinco anos para ser concludo, tempo durante o qual o pesquisador trabalhar em seu projeto com a superviso de um orientador. Em seu ltimo ano, ser feita a apresentao de uma dissertao final. A chave para admisso pesquisar universidades com projetos relevantes ao assunto no qual voc quer se aprofundar. Existe, ainda, uma modalidade de doutorado, chamada New Route PhD, que insere tambm elementos de ps-graduao profissional (lato sensu). Neste curso h alguns mdulos especficos de pesquisa e outros mais voltados para o mercado de trabalho. Ele tambm concede ao pesquisador que o obtiver o ttulo de PhD. Para conclu-lo, necessrio tambm desenvolver uma tese final de at cem mil palavras.

Master of Business Administration (MBA)


De acordo com a Association of MBAs (AMBA), que monitora a qualidade dos programas de

35

ps-graduao

Estudar em um pas to rico em diversidade faz com que passemos a enxergar o mundo com outras lentes
Cintia Abreu

Estudar no Reino Unido significa estar entre paisagens vislumbrantes, como esse caminho, cercado por topiarias, que leva entrada do Burghley House. Esse palacete foi construdo entre 1555 e 1587 pelo lorde William Cecil para a rainha Elizabeth I

Prepare-se!
Para inscrever-se em um curso de ps-graduao, o caminho mais direto quando comparado ao da graduao. O mais indicado escrever um personal statement, ou seja, uma carta em que o aluno conta um pouco sobre si e a respeito das razes que o levam a merecer uma oferta de vaga em determinado curso. o momento de fazer seu marketing pessoal, convenc-los de que voc est no lugar certo, esclarece Rodrigo Gaspar, gerente de promoo da educao do British Council no Brasil. Os outros documentos necessrios esto relacionados no quadro abaixo. No caso do doutorado, um primeiro passo entrar em contato com os respectivos departamentos para discutir o real interesse da universidade e a possibilidade da realizao do projeto.

Fique atento em relao documentao necessria


notas da graduao traduzidas; duas cartas de referncia;
FOTO: British Tourist Authority/ Tony Pleavin

teste IELTS pedido pelo curso; formulrio de application geralmente disponvel no site da universidade;

personal statement.
Algumas instituies de ensino exigem uma pontuao mnima no exame Graduate Management Admission Test (GMAT) ou GRE.
37

a melhor escolha

Antes de escolher a faculdade, escolha a carreira

Um bom trabalho de orientao profissional e uma profunda pesquisa sobre as reas e a cultura britnica so uma boa bssola para direcionar uma deciso mais coerente na escolha do curso

eja a profisso do futuro ou aquela mais tradicional para seguir os passos do av ou, ainda, quebrar todas as regras e renovar. Qualquer que seja a sua escolha, ela ser muito melhor sucedida se no currculo constar o peso de um diploma britnico. Atualmente, vrias profisses se encontram em destaque no cenrio do mercado de trabalho. Porm, necessrio lembrar que esto distribudas em reas distintas, diz Giovana Sueza Fiorin, psicloga, pedagoga e orientadora vocacional:

Comunicao: abrange todas as profisses da rea de Comunicao Social. Voc pode ser publicitrio, jornalista, produtor de audiovisuais ou profissional de Marketing, relaes internacionais e comrcio exterior. Tecnologia: incluem atividades que envolvem gestores e/ou tcnicos em engenharia da computao, automao, sistema de informao, biotecnologista, desenhista e analista de comunicaes e sistemas de redes e dados. Meio ambiente: agronomia, engenharia ambiental e sanitria, analista de controle ambiental, avaliao e preveno da contaminao da gua e do solo. Energia: engenharia agrnoma, qumicos, petrleo e gs, mecnicos, fsicos, bilogos e bioqumicos. Sade: nutrio, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, medicina, psicologia. Lazer: atividades direcionadas ao turismo, como hotelaria.

39

Humanas ou exatas?
Na hora de decidir, deixe a pressa de lado. Segundo Giovana, existem vrias aes que podem auxiliar na escolha de uma carreira. Veja algumas dicas que vo gui-lo a escolher o curso que mais tem a ver com voc: Concentre-se nos seus objetivos e liste quais so suas habilidades (aptides naturais). Saiba quais so as reas em que voc apresenta maior aptido e busque por outras ligadas elas. Feito isto, pesquise a fundo essas reas. Isso poder ser feito atravs de diversos cursos de orientao profissional, pesquisas na internet, feiras de profisses, visitas s universidades. Procure por grupos profissionais por meio de encontros como congressos, conferncias, palestras, entre outros eventos de grupos profissionais e feiras. Isso ir fazer com que voc conhea o mercado de trabalho e as suas exigncias. Amplie sua rede de contatos para receber e pesquisar informaes sobre as profisses e reas de seu interesse. variar muito. A entra o papel do olhar crtico e cauteloso do estudante antes da escolha, explica Gaspar. Olhar os mdulos dos cursos ou o foco que cada universidade divulga em seus catlogos e websites so fundamentais para voc achar o melhor curso para sua carreira. No recomendado comprar frmulas prontas e indicaes genricas que no foram personalizadas para cada um, acrescenta. Se voc pretende ser candidato graduao, faa uma lista com cerca de 40 nomes e v refinando as escolhas at chegar s cinco permitidas pelo application. Algumas ferramentas podem auxiliar na escolha: o campo busca no site www.educationuk.org.br um deles. Outra participar da feira anual UK Universities, organizada pelo British Council, que rene no Brasil cerca de 70 universidades britnicas em um mesmo espao para oferecer cursos, tirar dvidas e passar todas as informaes aos candidatos interessados em realizar a graduao ou a ps-graduao no Reino Unido.

Acerte no alvo
Como um bom jogo de dardo, tradicional nos pubs ingleses, a escolha pela melhor opo de instituio precisa ser certeira. O ideal analisar vrios fatores, a comear por voc mesmo. Os rankings The Times Higher, The Guardian, QS ajudam a identificar a universidade que melhor se encaixa no seu perfil, mas isso deve ser apenas parte do processo, diz Rodrigo Gaspar, gerente de promoo da educao do British Council no Brasil. Segundo ele, a escolha certa nem sempre a melhor universidade, a mais famosa ou renomada, mas sim a melhor para voc, de acordo com seus sonhos e objetivos. Por no haver um s critrio, a posio das universidades em cada ranking pode

FOTO: Mat Wright

Na ps, o recomendado sempre ter mais de uma opo para o application. Cada universidade tem critrios diferentes de aceitao. Voc precisa ampliar suas chances, se dar mais opes de escolha para a etapa final do processo, a deciso final
Rodrigo Gaspar
Gerente de promoo da educao do British Council no Brasil

bolsas de estudos

Ajuda sempre bem-vinda!

Nas universidades do Reino Unido, os estudantes sempre encontram locais, permeados pela arquitetura clssica, para relaxar e conversar com os amigos

Muitas universidades oferecem timas chances para quem quer aprender e no conta com recursos para manter-se durante todo o tempo do curso. Conhea os programas de bolsas de estudos do Reino Unido!

om desempenho acadmico, um excelente histrico escolar, fluncia na lngua inglesa e planejamento financeiro so essenciais para quem almeja uma bolsa de estudos para uma das instituies de ensino do Reino Unido. Oferecidas em grande parte das universidades, as bolsas de estudos podem cobrir de 10 a 100% do custo total (tuition fee) do curso. Diferentemente do que acontece no Brasil, onde o estudante se candidata para uma bolsa antes de se inscrever em um curso, no Reino Unido, as bolsas devem ser solicitadas apenas aps o preenchimento do formulrio de inscrio (application form) na instituio desejada e a confirmao de que voc foi realmente aceito (a), ou seja, j com uma oferta certa de vaga.

Alunos de ps-graduao e mestrado tm a opo de inscrever-se no programa Chevening, do Ministrio das Relaes Exteriores Britnico, que cobre o valor integral das despesas com anuidade do curso (at 12 mil libras), acomodao, alimentao e gastos extras, tais como a compra de livros. Todos os anos, um seleto grupo de brasileiros escolhido seguindo os critrios do programa, que busca identificar e premiar futuros lderes e formadores de opinio. Esse tipo de benefcio ideal para profissionais em incio ou meio de carreira, com pelo menos dois anos de experincia de trabalho na rea aps o trmino da graduao. O programa Cincia sem Fronteiras mais um aliado dos estudantes de graduao e ps-graduao de todo o Brasil. Esse progra-

41

ma prev o fornecimento de 100 mil bolsas de estudo no perodo de 2012 a 2015. No caso dos professores de lngua inglesa, por exemplo, h a Hornby Scholarship, uma bolsa integral de mestrado que contempla cinco universidades. J os pesquisadores de ps-doutorado podem obter financiamento, por dois anos, da Newton International Fellowship. As bolsas cobrem as reas de Cincias Naturais e Sociais, Engenharia e Humanidades e so administradas pela British Academy, Royal Academy of Engineering e Royal Society. O Dorothy Hodgkin Postgraduate Awards tambm outro programa interessante, que financia estudos e pesquisas em Cincias Biolgicas, Tecnologia, Medicina e Engenharia. Engenheiros contam, ainda, com a Royal Academy of Engineering, que tem programas de bolsas concedidas por mrito e excelncia de pesquisa. Na Esccia, o fundo Scottish Overseas Research Student Awards Scheme (SORSAS) oferece bolsas aos melhores pesquisadores internacionais. No Pas de Gales, o estudante pode obter um financiamento para curso de ingls de duas semanas, financiado pela Learn English in Wales (LEW). As universidades britnicas tambm possuem, cada uma, seus programas de bolsas, especialmente na ps-graduao. preciso

pesquisar o site de cada uma e aproveitar os eventos para conversar pessoalmente com os representantes das instituies. Para guiar o estudante e ajud-lo a encontrar a melhor oportunidade, o site Education UK (www.educationuk.org.br) possui um sistema de busca com todas as opes de bolsas especiais para brasileiros ou latino-americanos, alm de oportunidades em mais de 300 instituies. Ao solicitar uma bolsa de estudos em uma instituio do Reino Unido, o candidato precisa prestar ateno a alguns pontos que podem ser cruciais no processo de avaliao e determinar se ele conseguir ou no o benefcio. A seguir, listamos algumas dicas para que seu pedido tenha mais chances de ser aceito: Sempre leia os critrios e regras com calma e responda apenas o que perguntado; Seja preciso e objetivo. Evite anexar material demais. Atenha-se ao que foi pedido; Voc precisa ter um bom marketing pessoal. Tente dizer por que voc especial e merece essa oportunidade; Milhares de candidatos concorrero com voc. Para super-los, diga como o contedo que aprender no curso beneficiar seu pas, no apenas voc; Exponha com clareza quais so as suas intenes depois que finalizar o curso.

Dicas para concorrer a uma bolsa


Os critrios para obteno de bolsas no Reino Unido avaliam quase sempre os mritos acadmicos. Notas, histrico escolar, referncias e carta de inteno so importantes para quem pretende conquistar um desconto. Uma pequena parte das bolsas concedida levando em conta critrios socioeconmicos, portanto,
FOTO: Mat Wright

preocupe-se em responder os questionrios de maneira precisa e objetiva, principalmente em relao s suas intenes para depois do curso no que se refere a seu pas e comunidade, no s a si mesmo.

cincia sem fronteiras

Transformar o Brasil em uma potncia do conhecimento

De acordo com declarao da presidente Dilma Rousseff, o programa Cincia sem Fronteiras concedeu, at janeiro de 2013, 22.646 bolsas de estudos para graduao e ps-graduao

is que, s 5h da manh, recebo o seguinte e-mail: Dear Camila Cereja de Paula, we are delighted to attach your offer for study in the UK on the Science Without Borders scholarship scheme. Anexo, estava meu Terms of Placement e minha carta de aceite da University of Birmingham. Aos 21 anos, a friburguense Camila Cereja estuda Engenharia Mecnica na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, com apoio do Cincia sem Fronteiras. O programa resultado de uma ao conjunta dos Ministrios

da Cincia, Tecnologia e Inovao (MCTI) e do Ministrio da Educao (MEC), que deve conceder, em quatro anos, mais de 100 mil bolsas de estudos para alunos de graduao e ps-graduao de diversas reas, tais como engenharia e tecnologia, cincias exatas e da terra, biologia, cincias biomdicas e da sade, computao e tecnologias da informao, tecnologia aeroespacial, entre outras, que podem ser conferidas no site http://www. cienciasemfronteiras.gov.br. Os benefcios concedidos pelo Cincia sem

43

Girl with a Dolphin. Esse o nome da esttua da fonte localizada perto da Tower Bridge de Londres, na Inglaterra

FOTO: VisitBritain / Britain on View

Fronteiras permitem que candidatos de todas as classes sociais tenham acesso ao programa e possam concluir seus estudos no exterior. So oferecidos aos alunos: mensalidade de bolsa, auxlio-instalao, passagens areas e seguro-sade no perodo de durao da bolsa. Atualmente, cerca de 1.100* estudantes de graduao se encontram no Reino Unido pelo programa Cincia sem Fronteiras, alm de mais de 350 ps-graduandos. * Informaes referentes a maro de 2013

O Reino Unido o lar de algumas das melhores universidades do mundo. Eu queria a oportunidade de estudar em uma delas e melhorar o meu ingls ao mesmo tempo
Guilherme Ramos

Estudante da Newcastle University

cincia sem fronteiras


Depois de ser aceita na universidade, Camila comeou a planejar sua viagem ao Reino Unido. Foi atrs de tirar o passaporte e dar entrada no pedido do visto de estudante. Aps o envio da documentao, ela recebeu seu primeiro benefcio. Abaixo, segue a relao dos primeiros passos da estudante, o que inclui os pagamentos iniciais: Auxlio Instalao (em libras): dinheiro destinado sua instalao no pas de destino. Vai servir para comprar roupa de cama, cobertores, utenslios de cozinha, roupa de frio, produtos de higiene e limpeza; Auxlio Seguro-Sade (em libras): todos os moradores do Reino Unido tm direito ao UKs National Health Service, mas a Capes sugere que os bolsistas faam o seguro-sade; Auxlio Deslocamento (em dlar): para comprar a passagem area de ida e volta do local de origem ao destino final; Trs mensalidades (em libras): referentes aos trs primeiros meses de vigncia da sua bolsa. As prximas mensalidades, o auxlio material didtico e a segunda parcela do auxlio deslocamento sero depositados na conta que o bolsista abrir assim que chegar ao exterior, diz a estudante Camila. Para facilitar ainda mais, a partir de 2013 esses pagamentos passaram a ser feitos por meio de um carto de crdito pr-pago. O Cincia sem Fronteiras um dos maiores programas de incentivo ao estudo no Reino Unido e prev que o pas receba 10 mil estudantes brasileiros nos quatro anos de durao do projeto, que terminar em 2015. Grande parte das universidades e instituies de ensino do Reino Unido participam do Cincia sem Fronteiras, porm, as oportunidades podem variar de acordo com o perodo do ano. Para conferir todas as vagas abertas, visite o site: http:// sciencewithoutborders.international.ac.uk/student-applications/undergraduate-applications/ participating-uk-universities.
44 Estudantes na Queens University, a principal universidade de Belfast, na Irlanda do Norte

Em 2012, a rea de cursos mais popular nas inscries para a graduao-sanduche [incio do ano letivo em setembro e janeiro] foi engenharia. A rea mais popular para o programa de doutorado Biologia e Cincias Biomdicas
Tania Lima
Diretora do Cincia sem Fronteiras no Reino Unido

Uma questo recorrente entre os candidatos o gasto com documentos e os trmites antes de se conseguir a bolsa. Aqui, vale destacar que o Cincia sem Fronteiras custeia grande parte das despesas, mas documentos como passaporte e visto so por conta do estudante. Abaixo, os custos que a Camila teve: Passaporte: R$ 157,00*; IELTS: R$ 440,00*; Visto: 283,00* + IOF + Sedex + transporte. Aprendi que esse dinheiro tem que ser visto como um investimento e, com certeza, o retorno vai valer muito a pena. Sem contar que, no final das contas, a quantia que vamos receber muito maior do que a que gastamos!, vislumbra Camila a respeito do prprio futuro. Para os que tm o desejo de estudar na Inglaterra, na Esccia, no Pas de Gales ou na Irlanda do Norte e no possuem ingls fluente, a estreita parceria entre os governos britnico e brasileiro viabilizou a oferta de bolsas para o estudo intensivo da lngua inglesa no Reino Unido.

FOTO: Mat Wright

*Valores referentes a maro de 2013 45

cincia sem fronteiras


Ao fundo, a torre de Broadway, construda em 1797 em um dos pontos mais altos de Cotwolds, Worcestershire, na Inglaterra

FOTO: VisitBritain / Tony Pleavin

Eu j disse a outros estudantes brasileiros que eles devem vir! Quando fazamos aulas de ingls no Brasil, vamos como o Reino Unido podia ser a partir de livros ou vdeos, mas no nada parecido com o que o Reino Unido realmente . O Reino Unido um pas muito grande, tanto em termos de pessoas quanto de oportunidades acadmicas eu voltaria vrias vezes, se pudesse!
Mariana de Morais Leandro
Estudante de Engenharia Civil e do Ambiente na Universidade de Southampton
46

Os candidatos que no atingirem o nvel mnimo exigido podero participar de cursos de trs a seis meses de durao para aprender o idioma. Ao fim do perodo de aulas, o estudante ter de realizar um novo teste para comprovar a proficincia do ingls. Caso seja reprovado, retornar ao Brasil. J se for aprovado em todas as modalidades de proficincia, o aluno inicia seu perodo de estudos no Reino Unido. Para mais detalhes de elegibilidade para estes cursos intensivos, acesse: http:// sciencewithoutborders.international.ac.uk. O candidato que deseja fazer um curso de graduao no Reino Unido - com durao de 12 meses - precisa estar regularmente matriculado em instituio de ensino superior no Brasil em cursos relacionados s reas prioritrias do Cincia sem Fronteiras e ter sido classificado no Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) com, no mnimo, 600 pontos, alm de

Parte da fachada de um dos prdios da University College London, Londres, Inglaterra

A universidade tem 500 anos. Aqui, se pensa o desenvolvimento do aluno como um todo
Rafael Carlos dos Santos
Estudante da University of Glasgow

ter concludo 20% do currculo previsto para o curso de graduao. O doutorado-sanduche, programa de doutorado que parcialmente realizado em outra instituio brasileira ou estrangeira e dura doze meses, destinado aos alunos regularmente matriculados h pelo menos um ano em um curso de doutorado no Brasil, entre outros critrios de seleo. Para os que pleiteiam um curso de doutorado pleno, h bolsas destinadas a candidatos de desempenho e potencial acadmico comprovados que tenham sido aprovados em instituio estrangeira de excelncia. A inscrio para os dois tipos de doutorado (sanduche e pleno) deve ser submetida diretamente com a universidade escolhida ou por meio da Unidade Internacional do Universities UK pelo site http:// sciencewithoutborders.international.ac.uk/student-applications/postgraduate-applications.
47

FOTO: Mat Wright

cincia sem fronteiras


Confira as universidades do Reino Unido, em ordem alfabtica, que esto participando do programa Cincia sem Fronteiras em 2013:
Aberystwyth University Anglia Ruskin University Bangor University Birkbeck College Birmingham City University Bishop Grosseteste University College Lincoln Bournemouth University Brunel University Cardiff Metropolitan University Cardiff University Central School of Speech and Drama City University, London Courtauld Institute of Art Coventry University Cranfield University De Montfort University Durham University Edge Hill University Edinburgh Napier University Glasgow Caledonian University Goldsmiths College, University of London Guildhall School of Music and Drama Harper Adams University College Heriot-Watt University Imperial College London Institute of Cancer Research Institute of Education Institute of Zoology Keele University Kings College London Kingston University Lancaster University Leeds Metropolitan University Liverpool Institute of Performing Arts Liverpool John Moores University London School of Economics London School of Hygiene & Tropical Medicine London South Bank University Loughborough University Middlesex University Newcastle University Nottingham Trent University Oxford Brookes University Queen Mary, University of London Queens University Belfast Robert Gordon University Roehampton University Royal Academy of Music Royal College of Art Royal College of Music Royal Holloway, University of London School of Oriental and African Studies Sheffield Hallam University St Georges Hospital Medical School Swansea University The Royal Veterinary College University College Falmouth University College London University of Aberdeen University of Bath University of Bedfordshire University of Birmingham University of Bradford University of Brighton University of Bristol University of Cambridge University of Chester University of Derby University of Dundee University of East Anglia University of East London University of Edinburgh University of Essex University of Exeter University of Glamorgan University of Glasgow University of Greenwich University of Hertfordshire University of Huddersfield University of Hull University of Kent University of Leeds University of Leicester University of Lincoln University of Liverpool University of Manchester University of Northumbria University of Nottingham University of Oxford University of Plymouth University of Portsmouth University of Reading University of Salford University of Sheffield University of Southampton University of St Andrews University of Stirling University of Strathclyde University of Sunderland University of Surrey University of Sussex University of Teesside University of the Arts London University of the West of England University of Ulster University of Wales, Newport University of Warwick University of West London University of Westminster University of Wolverhampton University of York

O rgo responsvel por gerenciar essa lista de universidades o Universities UK (International Unit). A lista muda com alguma frequncia, por isso, sempre bom checar a fonte oficial: http://sciencewithoutborders.international.ac.uk/about/eligible-universities.aspx

48

A University College London, em Londres, na Inglaterra, conta com um campus repleto de prdios de arquitetura moderna

FOTO: Mat Wright

universidades

Para onde eu vou?

Estudantes em frente Queens University, em Belfast, na Irlanda do Norte

51

Estudantes estrangeiros contam com uma infinidade de opes. Provavelmente, escolher um curso em uma das instituies de ensino j acostumadas a receber brasileiros ser uma das escolhas mais importantes da sua vida, por isso, neste captulo, reunimos as principais universidades do Reino Unido

deciso de ir para o Reino Unido investir em seus estudos, por si s, j uma boa escolha. E tudo o que j apontamos at aqui corrobora esta afirmao: sculos de tradio, alta qualidade do sistema de ensino e reconhecimento mundial dos ttulos, diplomas e certificados. Cada um dos quatro pases britnicos tm suas peculiaridades e curiosidades, mas todos contam com a estrutura necessria para serem o seu ponto de partida.

Inglaterra Na Inglaterra, pas com a maior concentrao de universidades, h diversas opes de cursos de graduao, que so oferecidos em mais de 330 instituies de ensino, sendo 114 localizadas em Londres. Com durao de trs anos alm do foundation year, no caso da graduao , os cursos permitem o rpido ingresso do aluno no mercado de trabalho com uma qualificao valorizada mundialmente. As instituies de ensino britnicas mantm fortes vnculos com empresas e com indstrias, permitindo que os estudantes faam estgios em suas reas, simultaneamente aos estudos.
Irlanda do Norte

Esccia

Com cursos que duram quatro anos, a Esccia recebe, anualmente, mais de 30 mil estudantes de todo o mundo em suas 23 instituies. To tradicional e respeitado como o prprio pas, o sistema de ensino escocs serviu de parmetro para os sistemas dos Estados Unidos, Canad e Frana. O prncipe Charles, herdeiro direto do trono ingls, e seu filho William estudaram na Esccia. Charles estudou na Gordonstoun College e seu filho na St. Andrews.
Pas de Gales

FOTO: Mat Wright

O pas possui duas universidades a Queens University Belfast e a University of Ulster e doze colleges que so centros de alta qualidade de ensino e tm inovadores programas de pesquisa em uma variedade de disciplinas. Os cursos de graduao tm a durao de trs ou quatro anos.

No Pas de Gales existe uma estreita relao entre o ensino superior do pas e a indstria, os negcios e o comrcio local. H tambm muitas parcerias entre instituies de ensino e a comunidade. Isso tem um impacto positivo sobre a inovao da educao e explica porque o pas atrai mais investimentos estrangeiros de empresas internacionais do que qualquer outro lugar no Reino Unido. Hoje, rene aproximadamente 19 estabelecimentos de ensino, entre universidades e colleges.

universidades

Brasileiros em terras inglesas


Interessados e apaixonados por desafios, os estudantes brasileiros esto multiplicando-se a cada ano pelas universidades britnicas e esto deixando sua marca. As universidades que mais renem a galera brazuca, na atualidade, so: London School of Economics University of the Arts, London Kings College London University College London University of Westminster London Business School University of Nottingham
* Dados: HESA - Higher Education Statistics Agency (2011)

University of Leeds Birkbeck College University of Warwick University of Wales Institute, Cardiff University of Oxford Goldsmiths College Institute of Education, University of London

Detalhes internos da arquitetura da University College London, em Londres 52

Uma delas tem a sua cara


Intuio e muita pesquisa. Assim deve ser a sua busca pela universidade ideal. O The Times Good University Guide, publicado anualmente pelo jornal ingls The Times, apenas uma das referncias que podem ser usadas na orientao sobre as universidades do Reino Unido. Mas somente uma delas. Existem outros meios online e off-line. Pesquise o maior nmero possvel de sites de universidades e colleges, a grade curricular e o teor dos programas. Privilegie a sua especialidade. Alm disso, v a feiras, converse com pessoas que estudaram fora e oua depoimentos. Assim, sua escolha ser a mais acertada possvel.
1 University of Oxford, Oxford, Inglaterra 2 University of Cambridge, Cambridge, Inglaterra 3 London School of Economics and Political Science,

www.ox.ac.uk www.cam.ac.uk www2.lse.ac.uk www3.imperial.ac.uk www.dur.ac.uk www.st-andrews.ac.uk www.ucl.ac.uk www2.warwick.ac.uk www.bath.ac.uk www.exeter.ac.uk www.bris.ac.uk www.lancs.ac.uk www.york.ac.uk

University of London, Londres, Inglaterra


4 Imperial College London, Londres, Inglaterra 5 Durham University, Durham, Inglaterra

6 University of St Andrews, Esccia 7 University College London (UCL), University of London, Londres, Inglaterra 8 University of Warwick, Coventry, Inglaterra 9 University of Bath, Bath, Inglaterra 10 University of Exeter, Exeter, Inglaterra 11 University of Bristol, Bristol, Inglaterra 12 Lancaster University, Lancaster, Inglaterra 13 University of York, York, Inglaterra

14 University of Edinburgh, Esccia www.ed.ac.uk 15 University of Glasgow, Esccia www.gla.ac.uk 16 Loughborough University, Inglaterra www.lboro.ac.uk 17 University of Leicester, Inglaterra www.le.ac.uk 18 University of Southampton, Inglaterra www.southampton.ac.uk 19 University of Sussex, Inglaterra www.sussex.ac.uk 20 University of Nottingham, Inglaterra www.nottingham.ac.uk 21 University of Sheffield, Inglaterra www.shef.ac.uk 22 Kings College London, University of London, Inglaterra

www.kcl.ac.uk

23 Newcastle University, Inglaterra www.ncl.ac.uk 24 University of Birmingham, Inglaterra www.birmingham.ac.uk 25 University of Reading, Inglaterra www.reading.ac.uk 26 University of Surrey, Inglaterra www.surrey.ac.uk 27 Royal Holloway, University of London, Inglaterra 28 University of East Anglia (UEA), Inglaterra

www.rhul.ac.uk www.uea.ac.uk

29 University of Liverpool, Inglaterra www.liv.ac.uk 30 University of Leeds, Inglaterra www.leeds.ac.uk 31 School of Oriental and African Studies, University of London, Inglaterra
FOTO: Mat Wright

www.soas.ac.uk www.cardiff.ac.uk

32 Cardiff University, Pas de Gales

33 University of Manchester, Inglaterra www.manchester.ac.uk 34 University of Kent, Inglaterra www.kent.ac.uk 35 Queens University Belfast, Irlanda do Norte

www.qub.ac.uk 53

universidades

36 University of Strathclyde, Esccia www.strath.ac.uk 37 Aston University, Inglaterra www1.aston.ac.uk 38 Queen Mary, University of London, Inglaterra

www.qmul.ac.uk

39 University of Aberdeen, Esccia www.abdn.ac.uk 40 University of Essex, Inglaterra www.essex.ac.uk 41 University of Buckingham, Inglaterra www.buckingham.ac.uk 42 Heriot-Watt University, Esccia www.hw.ac.uk 43 Brunel University, Inglaterra www.brunel.ac.uk 44 University of Dundee, Esccia www.dundee.ac.uk 45 Keele University, Inglaterra www.keele.ac.uk 46 City University, Londres, Inglaterra www.city.ac.uk 47 Aberystwyth University, Pas de Gales 48 Goldsmiths, University of London, Inglaterra

www.aber.ac.uk www.gold.ac.uk

49 University of Hull, Inglaterra www2.hull.ac.uk 50 University of Stirling, Esccia www.stir.ac.uk 51 Robert Gordon University, Esccia www.rgu.ac.uk 52 Swansea University, Pas de Gales

www.swan.ac.uk

53 University of Lincoln, Inglaterra www.lincoln.ac.uk 54 Oxford Brookes University, Inglaterra www.brookes.ac.uk 55 Coventry University, Inglaterra wwwm.coventry.ac.uk 56 Bangor University, Pas de Gales

www.bangor.ac.uk

57 University of Huddersfield, Inglaterra www.hud.ac.uk 58 Northumbria University, Inglaterra www.northumbria.ac.uk 59 University of Chester, Inglaterra www.chester.ac.uk 60 University of the Arts London, Inglaterra 62 Bristol, University of the West of England, Inglaterra

www.arts.ac.uk www.uwe.ac.uk

61 University of Chichester, Inglaterra www.chi.ac.uk 63 University of Portsmouth, Inglaterra www.port.ac.uk 64 Plymouth University, Inglaterra www.plymouth.ac.uk 65 University of Ulster, Irlanda do Norte

www.ulster.ac.uk

66 University of Gloucestershire, Inglaterra www.glos.ac.uk 67 University of Bradford, Inglaterra www.bradford.ac.uk 68 University of Hertfordshire, Inglaterra www.herts.ac.uk 69 University of Brighton, Inglaterra www.brighton.ac.uk 70 Bath Spa University, Inglaterra www.bathspa.ac.uk 71 University of Central Lancashire, Inglaterra

www.uclan.ac.uk

72 De Montfort University, Inglaterra www.dmu.ac.uk 73 Edge Hill University, Inglaterra www.edgehill.ac.uk 74 Sheffield Hallam University, Inglaterra www.shu.ac.uk

54

75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99

University of Winchester, Inglaterra Birmingham City University, Inglaterra University of Sunderland, Inglaterra Cardiff Metropolitan University (UWIC), Pas de Gales Nottingham Trent University, Inglaterra York St John University, Inglaterra Glasgow Caledonian University, Esccia Bournemouth University, Inglaterra Queen Margaret University, Edinburgh, Esccia Edinburgh Napier University, Esccia Canterbury Christ Church University, Inglaterra Roehampton University, Inglaterra Teesside University, Inglaterra University of Bedfordshire, Inglaterra University of Derby, Inglaterra Middlesex University, Londres, Inglaterra University of Salford, Inglaterra University of Greenwich, Londres, Inglaterra University of Worcester, Inglaterra Liverpool John Moores University, Inglaterra University of Glamorgan, Pas de Gales University of Westminster, Londres, Inglaterra University of Cumbria, Londres, Inglaterra University of Northampton, Inglaterra Staffordshire University, Inglaterra

www.winchester.ac.uk www.bcu.ac.uk www.sunderland.ac.uk www3.cardiffmet.ac.uk www.ntu.ac.uk www.yorksj.ac.uk www.gcu.ac.uk www.bournemouth.ac.uk www.qmu.ac.uk www.napier.ac.uk www.canterbury.ac.uk www.roehampton.ac.uk www.tees.ac.uk www.beds.ac.uk www.derby.ac.uk www.mdx.ac.uk www.salford.ac.uk www2.gre.ac.uk www.worcester.ac.uk www.ljmu.ac.uk www.glam.ac.uk www.westminster.ac.uk www.cumbria.ac.uk www.northampton.ac.uk www.staffs.ac.uk www.kingston.ac.uk www2.mmu.ac.uk www.ucreative.ac.uk www.leedsmet.ac.uk www.bucks.ac.uk www.anglia.ac.uk www.newport.ac.uk www.uws.ac.uk www.uwl.ac.uk www.lsbu.ac.uk www.abertay.ac.uk www.solent.ac.uk www.bolton.ac.uk www.londonmet.ac.uk

100 Kingston University, Inglaterra 101 Manchester Metropolitan University, Inglaterra 102 University for the Creative Arts, Inglaterra 103 Leeds Metropolitan University, Inglaterra 104 Buckinghamshire New University, Inglaterra 105 Anglia Ruskin University, Inglaterra 106 University of Wales, Newport, Pas de Gales 107 University of the West of Scotland, Esccia 108 University of West London, Londres, Inglaterra 109 London South Bank University, Londres, Inglaterra 110 University of Abertay Dundee, Esccia 111 Southampton Solent University, Inglaterra 112 University of Bolton, Inglaterra 113 London Metropolitan University, Londres, Inglaterra

55

contagem regressiva

Na reta de chegada

Nesta fase, a ansiedade j tomou conta e comeam os preparativos tanto para os estudantes de primeira viagem quanto para os que no se cansam de voltar s terras britnicas

nstituio e curso escolhidos, planos feitos. chegado o momento de preparar a documentao para entrar no Reino Unido. Primeiramente, o estudante precisa ter um passaporte vlido e com data de vencimento superior a seis meses. Depois, hora de tirar o visto. H dois tipos de vistos para estudantes internacionais que so de fora da rea Econmica Europeia (EEA): o Adult Student (destinado a alunos com mais de 16 anos) e o Child Student (para estudantes de quatro a 17 anos). Apenas para quem tem mais de 18 anos de idade, deseja fazer um curso de longa durao e trabalhar no Reino Unido exige-se uma avaliao baseada em pontos, o Points Based

System. Ser necessrio marcar 40 pontos para que seu visto seja concedido. Esses pontos incluem: 30 pontos do CAS (Certificate of Acceptance for Studies), que traz informaes sobre voc, sua instituio de ensino, seu curso e suas finanas; e dez pontos da comprovao de fundos suficientes para cobrir as despesas do curso e do custo de vida mensal por pelo menos nove meses. Nesse caso, imprescindvel apresentar uma comprovao bancria, confirmando no s o valor referente ao custo mdio anual do curso, mas o montante para se manter no pas escolhido. A comprovao pode ser feita com a apresentao de uma evidncia de fundos que

57 Riqueza histria e paisagens belssimas podem ser vistas do observatrio da torre do Lincoln Castle

pode ser um extrato de conta bancria ou uma caderneta de poupana ou uma carta datada e assinada por uma instituio financeira afirmando que voc o titular da conta, o nmero da conta e o extrato de movimento desta conta por um perodo no inferior a 28 dias. Todos os documentos devem ser originais e com verses traduzidas para o ingls, preferencialmente por um tradutor profissional. O custo para solicitar o pr-visto em torno de 220 libras. No caso de estudantes com bolsa de estudos, necessrio fornecer uma carta de confirmao quando for preencher a aplicao para o visto. O documento deve ser oficial, de papel timbrado e com o logotipo da organizao que est concedendo o financiamento. O documento deve conter tambm o nome do estudante, nome e contatos do seu financiador oficial, data, durao do financiamento, quantia de dinheiro que voc tem ou uma declarao de que o seu financiador oficial vai

cobrir todas as taxas e custos de vida. O estudante que optar por uma graduao ou ps-graduao no Reino Unido poder permanecer no pas durante toda a durao de seu curso, com o acrscimo de at quatro meses. Em cursos com nvel abaixo desses (por exemplo, cursos de ingls), a permanncia mxima no Reino Unido de at trs anos. Importante: escolha o curso e a instituio antes de tirar o visto. Se optar por mudar o local de estudo, precisar de uma nova permisso para mudar de curso. Tambm ser cobrada uma taxa de 357 libras caso o novo curso dure mais do que o previsto para ficar no pas. possvel prolongar sua estadia no Reino Unido, seja para estudar ou viajar. Entretanto, voc precisar passar novamente pela avaliao baseada em pontos, que devem ser superiores a 40. A prorrogao do visto custa de 357 libras (por correio) ou 565 libras (pessoalmente).

FOTO: VisitBritain / Tony Pleavin

contagem regressiva

O histrico castelo de Leeds fica situado a sudeste de Maidstone, no condado de Kent

Documentos necessrios para requerer o visto de estudante para o Reino Unido:


Passaporte vlido atual; Passaporte anterior vencido (se voc tiver um); Confirmao impressa da sua entrevista (se for relevante veja abaixo); Formulrio de requerimento preenchido, assinado e datado; Comprovante impresso de submisso online do formulrio de requerimento do visto; Documentos de apoio (devem incluir os originais, cpias e tradues): Certificado de patrocnio (sponsorship) atravs de uma instituio educacional, carta da escola confirmando o curso e CAS (certificado de aceitao de estudos); Comprovante de renda do estudante ou do responsvel pelo estudante extrato bancrio de, no mnimo, 28 dias; Certificado de ingls nvel pr-intermedirio (mnimo recomendado); Comprovante de acomodao; Informao biomtrica (foto e impresso digital); Duas fotos recentes (35 mm largura x 45 mm altura) em cores. As fotos devem ter o fundo cinza claro ou creme, em foco, com boa qualidade, sem sombra.
Informaes oficiais e atualizadas a respeito da solicitao do visto de estudante para o Reino Unido esto disponveis em: www.ukba.homeoffice.gov.uk

Informaes importantes
Antes de viajar para o Reino Unido, o estudante que estiver fazendo tratamento mdico ou for portador de necessidades especiais precisar levar todas as receitas mdicas atuais e um relatrio mdico (traduzido para o ingls) com dados sobre medicao, condies atuais e assistncia necessria. Esses documentos devem ser levados na bagagem de mo, pois podem ser solicitados antes de passar pela imigrao;
58

Estudantes que faro um curso com durao mnima de seis meses tm direito a tratamento gratuito ou subsidiado pelo Reino Unido no Servio Nacional de Sade (NHS). Para descobrir se voc tem direito aos servios do NHS no Reino Unido, visite o site Department of Health (www.dh.gov.uk/en). Caso no tenha direito a tratamento pelo NHS, preciso fazer um seguro de sade para estudante internacional antes de deixar o Brasil.

FOTO: VisitBritain / Craig Easton

Planejando as finanas
O planejamento de um curso no exterior deve levar em conta no apenas o valor do estudo em si, mas tambm contas de servios pblicos, impostos municipais, alimentos, livros, equipamentos e uma vida social. No planejamento, a instituio de ensino pode ajudar o aluno a calcular os custos, fornecendo valores de alojamento, refeies e o custo de vida na regio onde voc vai morar. Estudantes com mais de 18 anos talvez precisem pagar o Imposto Municipal, destinado a servios da comunidade local, tais como polcia, bombeiros, iluminao pblica etc., e seu valor varia de acordo com a regio do Reino Unido. Para quem divide dormitrio com outras pessoas, a taxa isenta. Uma ou mais televises em casa tambm demandam custos. Uma taxa anual de 140 libras ser cobrada da moradia de estudantes, que podem dividir os custos entre si.

Antes de viajar, pergunte ao seu banco no Brasil qual a melhor forma para transferir dinheiro, como funciona uma conta bancria l e se o banco possui relacionamento com bancos do Reino Unido. Outra questo importante se ser possvel usar cartes daqui em caixas eletrnicos do Reino Unido. Estudantes possuem muitos descontos no Reino Unido. Voc pode viver sem gastar muito, com condies especiais na compra de livros, msica, moda, filmes e jantares, por exemplo. O NUS extra card, destinado a pessoas com mais de 16 anos e que estudam em uma instituio afiliada ao programa, custa 10 libras e oferece uma vasta gama de descontos, incluindo alimentos e bebidas, cinema, roupas, msica e DVDs, entre outros, com a possibilidade de ser sorteado e ganhar vrios prmios.

O que levar na mala?


Um drama vivido pela maioria dos estudantes certamente o momento de arrumar as malas. O que levar? Levo roupas de frio ou calor? E se minhas roupas no forem suficientes? O importante nessa hora pensar no que ser til e o que poder ser adquirido l. Em uma viagem para o Reino Unido, cada pessoa tem direito a levar duas malas de 32 kg cada e uma mala de mo de, no mximo, 5 kg. Uma dica importante na hora de escolher a mala ideal verificar se ela possui zper com um compartimento que pode ser aberto, aumentando, assim, seu tamanho. Sacos a vcuo tambm so teis para arrumar as roupas, que ficam perfeitamente organizadas dentro da mala. A mala de mo deve conter todos os documentos necessrios para sua viagem que sero pedidos no momento da imigrao, alm de uma troca de roupa completa para o caso de sua mala ser extraviada. Potinhos com xampu, remdios, hidratante e uma pasta de dente tambm so teis. Eletrnicos como notebook, tablet, celular, etc. devem ser levados na bagagem de mo.
59

Administrando seu dinheiro


Fazer o dinheiro render no exterior no tarefa fcil. Por isso, necessrio ter em mente algumas regras para administrar os gastos e, assim, evitar situaes constrangedoras. A primeira dica colocar as contas em dbito automtico. Essa opo permite a criao de planos de pagamento com os fornecedores dos servios pblicos ou a compra de cartes pr-pagos que voc pode inserir em seu medidor de gs e eletricidade. O site Uswitch (http://www.uswitch.com) compara preos de servios pblicos de diferentes fornecedores do Reino Unido. Administrar as finanas no perodo de estudos no Reino Unido mais fcil com a abertura de uma conta bancria. A dica aqui abrir a conta em um banco prximo ou dentro do campus. Alguns documentos so necessrios para abrir a conta, tais como passaporte, carta de aceitao da sua instituio de ensino, comprovante de endereo no Reino Unido e referncias de seu banco no Brasil.

a vida no reino unido

You may say Im a dreamer, but Im not the only one

Vista do cais de Newcastle e de Sage Gateshead ao entardecer, na Inglaterra

61

Quando o cantor John Lennon, compositor de Imagine, escreveu essa frase, tambm se acreditava um sonhador. Mas no estava s. Hoje, milhares de outros jovens, estudantes brasileiros, tambm carregam o sonho de estudar, morar e experimentar um lugar cheio de histria, tradio e contemporaneidade. E esse lugar o Reino Unido!

udo comea meses antes do incio do curso. A parte mais demorada e que exige o mximo de cuidado a pesquisa por universidades e por cursos. s a partir da que se chega, nas datas corretas, ao application, uma espcie de inscrio, uma sinalizao para a universidade de que voc est interessado nela. O prximo passo segurar a ansiedade e esperar cerca de dois meses pela welcome letter, o documento que diz: sim, voc foi aceito. A partir disto comea a correria com pagamento integral do curso, documentao, passagem, visto, acomodao etc. Portanto, antes de sair do Brasil e aventurar-se na terra da Rainha, saiba muito bem o que voc quer e faa um planejamento detalhado de todos os itens: da escolha do curso alimentao diria.

embarque tranquilo
Vrias companhias areas fazem a rota Brasil-Reino Unido. Pesquise as empresas, os valores, os voos diretos ou com escala, o tempo de viagem e o peso permitido da bagagem. Para evitar problemas, como j visto no captulo anterior, leve na bagagem de mo uma troca de roupa, os documentos exigidos pela alfndega e pela faculdade, o dinheiro j em libras , um carto de crdito internacional ou os cheques de viagem (travelers checks). Uma dica tirar uma cpia autenticada no Brasil de todas as pginas do seu passaporte e guard-las separadamente. Em caso de perda, extravio ou roubo, voc tem como comprovar as suas informaes embaixada ou polcia. No se esquea de etiquetar tudo. Em caso de perda, comunique imediatamente aos funcionrios da companhia area.

Companhias areas
FOTO: VisitBritain / Rod Edwards

British Airways (direto) Lufthansa (escala) Iberia (escala) Air France (escala) Tap (escala) Alitalia (escala) KLM (escala) TAM (direto e com escala)

Tempo de viagem: se o voo for direto, a viagem leva em torno de 13 horas. J se voc optar por um voo com escalas, a sua chegada a Londres pode variar muito. O fuso horrio de mais trs horas

a vida no reino unido

Mais um arranha-cu da cidade de Londres: o 30 St Mary Axe, de arquitetura moderna, projetado por Norman Foster

Vida noturna repleta de opes de entretenimento

Money, Money
Mais seguro para quem viaja, o cheque de viagem travelers checks uma moeda, comprada em bancos brasileiros e que pode ser reembolsada pelo banco em caso de perda ou roubo. A diferena que ele deve ser trocado por dinheiro em uma casa de cmbio na cidade britnica onde voc estiver. Advinha quem estampa as notas de libras (l chamada de pounds)? Sim, a rainha! Sem permitir a entrada do euro, ela est em todas as notas que circulam pela Inglaterra, Pas de Gales, Esccia e Irlanda do Norte. Para quem vai trabalhar no Reino Unido, muito importante abrir uma conta bancria para que seu empregador possa efetuar o pagamento de seu salrio. Muitas escolas tm convnio com os principais bancos na Inglaterra (Barclays, Halifax, NatWest, Lloyds, HSBC), o que ajuda bastante. Para abrir a conta, voc precisar apresentar seu passaporte, um comprovante de endereo, uma carta do empregador e outra da escola. Quem precisar receber dinheiro do Brasil
62

deve ter em mos um carto de crdito para saque ou utilizar os servios de agncias que transferem dinheiro de c para l, como a LCC, Western Union, SafeTransfer, Go Transfer, entre outras. Em relao segurana do seu dinheiro, cartes de crdito, dinheiro e cheques de viagem devem ser guardados em local seguro e carregados em bolsos internos ou falsos em suas roupas. Mantenha os telefones dos bancos, da escola e de outras organizaes importantes no s na agenda do celular ou do tablet, mas em um bloco de notas.

Em solo ingls
Normalmente, a porta de entrada do Reino Unido o Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres, e l voc ter o seu primeiro desafio. Esse aeroporto o maior e mais agitado de toda a Europa, recebendo voos de todos os continentes. Passaram por ele, em 2012, 69,984 milhes de passageiros. Localiza-se na parte oeste, distante 24 km do centro,

FOTOs: Mat Wright

FOTO: VisitBritain / Britain on View

Msica, entretenimento e esportes se renem na arena multiuso The O2, em North Greenwich, Londres

e conta com estaes de metr, nibus e txis. So quatro terminais, sendo que 1, 2 e 3 esto ligados por faixas de pedestre e conectados ao terminal 4 atravs do trem livre Heathrow Express. De l, h partidas para o Pas de Gales, para a Esccia e para a Irlanda do Norte.

ou mesmo de trem levam para os outros pases do Reino Unido. Pesquise tudo antes de embarcar e trace um plano. Com a qualidade do transporte pblico local, voc chega a qualquer lugar. Caso opte por pegar um txi na sada do aeroporto, os cuidados so os mesmos do que ocorre no Brasil, portanto, certifique-se sempre de que um txi licenciado.

Frente a frente com a imigrao


Os brasileiros que tm dupla cidadania donos do passaporte vermelho gozam de direitos e usufrutos que os portadores apenas do documento brasileiro no tm. O passe livre na entrada do Reino Unido um deles. Se voc no tem cidadania europeia, prepare-se para apresentar alguns documentos que a imigrao exige, entre eles o visto de estudante e a carta da universidade onde voc foi aceito. Mais uma etapa foi vencida. Voc passou pela imigrao, pegou sua bagagem na esteira e, agora, precisa chegar ao seu destino. nibus, trens, txis e metr ligam Heathrow rea metropolitana de Londres. Conexes de avio

Mais proteo
Alguns estudantes internacionais tero que registrar a sua estadia com a polcia local dentro de sete dias de sua chegada ao Reino Unido. O que dita essa obrigatoriedade o carimbo em seu passaporte, que vai dizer se voc deve ou no se cadastrar. Muitas universidades e instituies ajudam a organizar sesses de registro no campus. Para muitos estudantes que j vivenciaram essa experincia, esse registro refora ainda mais o sentimento de segurana, proteo extra, monitoramento e um bom exemplo de manuteno de registros de imigrantes em casos de emergncia.
63

a vida no reino unido


Sua identidade e informaes pessoais so valiosas. Portanto, todo cuidado pouco ao acessar a internet de computadores pblicos, das universidades e dos colleges. Crimes virtuais acontecem em qualquer parte do mundo, ento tenha cuidado com acessos contas bancrias, compras online e trocas de informaes nas redes sociais, como o Facebook. Aps realizar o acesso, realize a limpeza do seu histrico de navegao e tenha certeza de que as senhas no foram armazenadas. Esperamos que voc no tenha nenhum contratempo durante os estudos no Reino Unido, mas caso tenha que contatar a polcia, bombeiros ou ambulncia, s discar 999, gratuitamente, de qualquer telefone. Assim que chegar l, registre seus bens mais valiosos, incluindo o seu telefone celular, bicicletas e computadores portteis, gratuitamente, com um servio que chama Immobilise Phone Crime no site www.immobilise.com. Caso leve seu laptop ou tablet, mantenha-os sempre em locais seguros e anote os nmeros de srie dos equipamentos (nmero IMEI formado por 15 dgitos). a oportunidade ideal para conhecer pessoas novas e de outros pases e fazer amigos; Albergues: uma opo mais em conta e com alta rotatividade de pessoas; Aluguel de kitchenette, casas ou flats: para dividir com vrias pessoas. Esta a opo mais procurada por tornar o aluno mais independente, gastando pouco, j que todas as despesas so divididas. O aluguel deve ser negociado diretamente com uma agncia imobiliria ou com o dono da casa, que no Reino Unido conhecido como landlord. O pagamento do aluguel semanal e as duas primeiras semanas so pagas logo na entrada como garantia. Esse valor dever ser devolvido aps o trmino do contrato. Daniela Madureira, que cursa mestrado em Global Media and Transnational Communications na Goldsmiths, University of London, encarou o desafio e, acompanhada do marido, est passando uma temporada no Reino Unido: ao invs de morar em uma residncia estudantil, onde normalmente os estudantes tm uma equipe dedicada e todas as contas includas no aluguel, optamos por alugar um imvel. O que nos tornou aptos tambm a lidar com o mercado imobilirio, os bancos e a contratao de servios para a casa, orienta a estudante.

Home sweet home


Sair da sua casa, de perto da sua famlia, exige, mais que coragem, planejamento. Mas, para que a experincia seja boa e segura, pesquise antes quais os tipos de acomodao mais prximos da universidade. Saiba que vrios deles investem em segurana privada, vigilncia e uso de cartes de identificao, privando pela tranquilidade dos seus hspedes. Antes de decidir, leve em considerao se as instalaes so confortveis, a distncia da universidade e do trabalho, se existe acesso fcil aos meios de transporte pblico e como o bairro durante o dia e noite. As opes mais comuns costumam ser: Na prpria universidade: em 90% dos casos, as universidades garantem a moradia aos estudantes durante o primeiro ano de curso.
64

Virando-se sozinho
A Inglaterra um pas com alto custo de vida e voc precisar calcular muito bem o dinheiro semanal gasto com alimentao e passagens. No supermercado, provavelmente voc far compras a p. Leve uma mochila para colocar as compras e traz-las nas costas. bem mais fcil e prtico do que carreg-las nas mos.

Sistema de sade
Os estudantes estrangeiros de cursos superiores tm acesso aos servios de sade pblica gratuita no Reino Unido. A prpria universidade indica qual o posto de sade mais prximo.

Para o atendimento, tenha em mos o passaporte para comprovar o visto. Os estudantes podem se registrar no posto de sade mais perto da universidade ou de sua moradia. As consultas realizadas no posto de sade so com clnicos gerais que, quando necessrio, encaminham o paciente para um especialista que atenda em algum hospital prximo. Para saber informaes sobre seguradores, acesse o site da Association of British Insurers, que rene as principais corretoras de seguros do Reino Unido: www.abi.org.uk J se uma gripe ou algo mais grave o acometer, fique tranquilo: O sistema de sade pblico National Health Service e tanto eu como o meu marido temos direito a utiliz-lo, conta Daniela. Quem tinha convnio no Brasil pode estranhar o sistema daqui, pois h diferenas. Eu no tive problemas at agora e fui bem atendida sempre que precisei, completa a estudante brasileira Daniela, que est em Londres.

Fachada da loja de departamentos Selfridges, em Birmingham, Inglaterra

Cintia Abreu

Ex-aluna de mestrado em Governana e Gesto do Desenvolvimento no Departamento de Desenvolvimento Internacional da University of Birmingham

FOTO: VisitBritain / Pawel Libera

No incio, senti bastante a falta da comodidade proporcionada pelo carro para fazer compras no supermercado, por exemplo. Ter que carregar tudo sozinha a p, de nibus ou no metr me parecia muito desgastante. Aos poucos, eu me acostumei. Na Europa, as pessoas andam muito mais a p

a vida no reino unido


O tube, como chamado o metr de Londres, completou 150 anos em janeiro de 2013. O emaranho de linhas que percorre toda a cidade foi inaugurado em 1863, ligando trs estaes do norte (Paddington, Euston e Kings Cross) ao centro. Atualmente, so 408 quilmetros de vias que formam 12 linhas e 300 estaes que levam voc a qualquer canto da cidade. No deixe de pegar um mapa do metr assim que chegar. Ele orienta voc a se locomover no s pelas estaes, mas tambm pelas linhas de nibus. A bicicleta tambm um meio de transporte muito utilizado em diversas regies do Reino Unido. H mais de cem mil milhas de ciclovias ou rotas livres onde os britnicos costumam pedalar. Estudantes, trabalhadores e turistas utilizam esse meio de transporte que pode ser prprio ou alugado para garantir uma locomoo tranquila e adequada para chegar ao destino pretendido e apreciar as belezas locais.

Imagem clssica de Londres, na Inglaterra: o nibus vermelho de dois andares na ponte de Westminster com o Big Ben

nibus de dois andares


O transporte pblico outro ponto forte do Reino Unido. Confortvel, relativamente barato e conveniente de usar, de nibus, de trem ou de metr possvel chegar a quase todos os lugares, seja para estudar ou apenas para se divertir e relaxar. Os famosos nibus vermelhos de dois andares, cones ingleses, cobrem toda a cidade de Londres e vrias outras cidades britnicas. O sistema de passe parecido com o do metr, oferecendo opes de passagem individual, diria, semanal e mensal, o que contribui para economizar no oramento final. Existem vrias opes: o ticket de ida e volta, o travelcard, que vale por um dia inteiro, e o Oyster Card, um carto que pode ser recarregado e que tem uma variao de preos dependendo da periodicidade e das zonas por onde voc vai passar. E o melhor: estudantes tm descontos de 30% na recarga do Oyster Card.
66

FOTO: VisitBritain / Britain on View

Na contramo
Dirigir em Londres, para quem no est habituado mo inglesa, pode virar uma aventura. A carteira de habilitao brasileira valida por um ano a partir do dia em que voc chega. Depois disso, ser necessria uma permisso britnica. O primeiro passo pagar uma taxa no correio e obter a Carteira de Motorista Provisria (Provisional Driving License). Com esse documento, voc poder dirigir, porm, precisa estar acompanhado de uma pessoa j licenciada com a carteira britnica por mais de trs anos. As informaes sobre como obter a licena esto em www.gov.uk/browse/driving e sobre como dirigir no Reino Unido em www.ukcisa.org.uk/ student/info_sheets/driving.php. Assim como o nosso cdigo de trnsito, que dita as regras e traz informaes sobre cdigos de conduta, infraes e multas, o Reino Unido conta com o The Highway Code.

Hello, Brazil!
Com tanta tecnologia disposio, a comunicao com o Brasil certamente no ser problema. As charmosas e tradicionais cabines telefnicas britnicas esto espalhadas por todos os lugares, basta comprar um carto telefnico que faa ligaes para a Amrica do Sul. Correio e cafs que oferecem internet esto disposio por todo o Reino Unido. Outra possibilidade interessante comprar e instalar no seu celular desbloqueado um chip de uma operadora local do pas onde voc est.
FOTO: VisitBritain / Britain on View

O tradicional e popular prato britnico: peixe com batatas fritas

Para ligar, simples: 55 (cdigo DDI do Brasil) + XX (Cdigo DDD da cidade) + N de telefone

Fish and Chips


O peixe com batata frita dos ingleses pode causar certo estranhamento aos brasileiros, acostumados com outra dupla alimentar, o arroz e o feijo, mas considerado o prato tpico do Reino Unido. Barata e rpida de preparar, tempos atrs a iguaria era embrulhada em folhas de papel jornal para ser levada para casa. Tradicionalmente, o peixe empanado e as batatas fritas sempre estiveram presentes na mesa da classe operria britnica. Outros pratos bastante populares so o rosbife e o pur de batatas com salsichas. Como toda boa refeio pede uma deliciosa dessert sobremesa , saiba que as tipicamente inglesas so o pudim de Yorkshire, os muffins, o bolo Eccles, a torta de ma e o butter pudding. Para acompanhar esses pratos e sobremesas, as bebidas clssicas britnicas so a cerveja e o ch, que pode ser servido com ou sem leite, tomado religiosamente s cinco da tarde.

Arrume um emprego
Se a carga horria do seu curso permitir e for concedido o visto de estudante, voc poder trabalhar por at 20 horas semanais. Como seu ingls fluente afinal, voc conseguiu nota mnima de 5,5 no IELTS no ter dificuldades para conseguir um emprego. E no precisa ser em restaurantes ou hotis. As universidades oferecem servios que vo auxiliar voc na conquista do seu primeiro emprego internacional. uma chance como poucas. Aproveite!

Nunca se esquea, nem quando estiver a p, que voc est em um lugar onde a mo do trnsito do lado esquerdo, o contrrio do que voc est habituado

para saber mais

www.tfl.gov.uk
67

o uk vem at voc

O encontro das gigantes no Brasil

Na Irlanda do Norte, um dos destaques o suntuoso prdio da Queens University, em Belfast

69

O segundo semestre do ano especial para quem busca informaes e pretende fazer um planejamento para ir estudar no Reino Unido. A UK Universities uma grande oportunidade de ficar frente a frente com uma universidade britnica e conhecer tudo o que ela pode oferecer. E a edio 2013 da feira promete superar a anterior

British Council est preparando a 7 edio da UK Universities, a maior feira de educao britnica no Brasil. Nas verses paulista e carioca, o evento reflete mais do que a experincia nica que estudar no exterior: H, no mercado, uma necessidade por profissionais completos e globais. Nossa feira reflete essa tendncia e traz as oportunidades que o Reino Unido oferece, diz Rodrigo Gaspar, gerente de promoo da educao do British Council no Brasil. Em 2012, a feira reuniu 1.300 pessoas em So Paulo o dobro do pblico da feira anterior e 700 no Rio de Janeiro. Essa feira `simply the best` para os estudantes porque s rene as pessoas que j esto fazendo suas pesquisas, english speakers etc. No uma feira de intercmbio, esclarece Rodrigo. Os estudantes interessados e que buscam as mais diversas informaes vo ter contato com 65 universidades britnicas contra 46 do ano passado , entre elas, a maioria das 25 melhores instituies do Reino Unido, de acordo com o ranking do jornal The Times (veja a lista completa na pg. 53). Alm disso, a feira contar com mais de 50 universidades que fazem parte do programa de bolsas do governo brasileiro, o Cincia Sem Fronteiras (leia detalhes sobre este programa na pgina 42). Os interessados podero ter informaes sobre cursos de graduao, ps-graduao, mestrado, doutorado e MBA, alm de conhecer mais sobre reas tradicionais e inovadoras, como Estudos da Guerra, Gesto do Lixo e Zooarqueologia. Para aprimorar a sua pesquisa por cur-

sos e aguar ainda mais a sua vontade de estudar em terras britnicas, tambm esto programadas palestras como: Seu Programa de Doutorado e Pesquisa, Como um curso pode prepar-lo para ter sucesso na carreira, Estudando Artes e Design no UK. uma das melhores oportunidades que voc vai ter para entrar em contato direto com as universidades e esclarecer suas dvidas.

Os mais importantes nomes e os 800 anos de tradio da educao britnica marcaro presena na UK Universities
Sabor Britnico
Os visitantes das feiras, em So Paulo e no Rio de Janeiro, podero, ainda, ganhar uma pequena amostra do que estar dentro de uma universidade britnica. Os vencedores de um concurso cultural, que ser realizado no evento, vo ganhar passagens areas, acomodao e um programa de dez dias dentro de uma universidade. Esse ano, a novidade que estudantes fora de So Paulo e do Rio de Janeiro tambm podero concorrer ao prmio.

Onde e quando?
Em So Paulo, a feira acontecer no dia 19 de outubro de 2013, no Hotel Intercontinental. No Rio de Janeiro, ser no dia 21 de outubro de 2013, no Hotel Royal Tulip So Conrado. O link para inscrio estar disponvel em setembro no site www.educationuk.org.br

FOTO: Mat Wright

dirio de bordo

Uma experincia para a vida toda


Foto: Arquivo pessoal

Roberta Gregoli na University of Oxford, Inglaterra

A experincia de viver em outro pas nica e intransfervel. S quem enfrenta todas as etapas da deciso de ir at formatura sabe medir a sua importncia. Novos amigos, outra cultura, aperfeioamento da lngua e, quem sabe, at uma terceira lngua aprendida pela convivncia com outros estrangeiros , um curso de peso no currculo e histrias para contar. Essa a bagagem de quem volta de um curso no Reino Unido. E, para compartilhar suas experincias com voc, conversamos com algumas brasileiras vitoriosas que foram estudar no Reino Unido ou que ainda esto l desfrutando dos encantos do Reino de Elizabeth II.

71

studar no Reino Unido, sobretudo na Universidade de Oxford, uma forma nica de vivenciar um estilo acadmico diferente, com recursos e infraestrutura de pesquisa muito diferenciados em comparao ao Brasil. Eu j era proficiente em ingls, mas o ingls acadmico uma modalidade bem especfica, que requer muita prtica. Escrever uma tese em ingls um desafio parte e, com certeza, sairei daqui melhor habilitada para escrever artigos acadmicos em ingls, o que relativamente raro na academia brasileira. As dificuldades so asj conhecidas: o clima e os choques culturais. O segundo item pesou mais para mim, mas esse um desafio interessante, que certamente guarda seu lado positivo, j que expande nossa viso de mundo, relativiza conceitos e nos faz rever preconceitos naturalizados pela nossa cultura. Como feminista, minha experincia na Inglaterra foi fundamental.

O balano da vivncia de Daniela no Reino Unido superpositivo: O curso de mestrado, com durao de um ano, me deu a oportunidade de estudar a Comunicao e a Mdia a partir de diferentes pontos de vista, correspondendo ao que eu procurava nas universidades brasileiras e no encontrava. Alm de inovadora, a universidade Goldsmiths foi acolhedora. Fiz amigos vindos de todas as partes do mundo. Como vim acompanhada do meu marido, no fiquei morando em uma residn-

cia estudantil. Alugamos um imvel e, apesar das dificuldades inicias, atualmente lidamos bem com as questes burocrticas e com a contratao de servios bsicos. Para mim, outro ponto de destaque o fcil acesso cultura. Contamos com uma variedade imensa de eventos gratuitos ou com preos excelentes, como shows, exposies e peas de teatro. No faltam opes de lazer e entretenimento compatveis com o nosso oramento!

Encontrei aqui o que no encontrava no Brasil e pude ver a Comunicao de outro ponto de vista

A qualidade de vida na Europa, no s na Inglaterra, incomparvel: no preciso ter carro, voc tem acesso sade pblica de qualidade e a uma vida cultural efervescente

Foto: Arquivo pessoal

Daniela Madureira fez mestrado em Global Media and Transnational Communications em Goldsmiths, University of London, em Londres

dirio de bordo
Camila Franco Defaveri, delegada em uma Delegacia para o Turista em Porto Alegre, estudou ingls na Mayfair School, em Londres

Durante o perodo de intercmbio, dividi experincias com estudantes de outras nacionalidades por alguns meses. Esperava alcanar uma fluncia no idioma e conhecer alguns pases europeus, no entanto consegui muito mais do que isso. Aprendi a me comunicar e ingressei na rotina londrina e, por ter visto de estudante, tive vrias experincias interessantes de trabalho, diferentemente das que tinha no Brasil, gerando um fortalecimento pessoal. Com isso, consegui viajar por mais de 20 pases, conhecendo muitas culturas diferentes. Sou delegada de polcia da Delegacia para o Turista, em Porto Alegre, e devo isso muito ao ano em que passei em Londres. Por ser fluente em ingls, alm de conquistar o cargo que ocupo, tive a oportunidade de ir Londres em dezembro de 2012 com a delegao de representantes da segurana pblica das cidades-sedes de Copa do Mundo. Muitas portas se abrem para aqueles que fazem um intercmbio como esse.

Ela sempre se encantou pelo Reino Unido, por sua diversidade cultural e pela proximidade com os outros pases da Europa. E morou na Inglaterra em dois perodos diferentes: Na primeira vez, morei em Birmingham, por um ano, onde fiz o mestrado em Governana e Gesto do Desenvolvimento no Departamento de Desenvolvimento Internacional da University of Birmingham. J na segunda, morei em Londres, por cinco meses, quando participei de um programa de pesquisa da Hansard Society, uma organizao que tem por objetivo fortalecer a democracia parlamentar e encorajar a participao da populao na vida poltica do pas. Dessa vez, alm do curso na LSE (London School of Economics and Political Science), fazamos um estgio no rgo ou entidade relacionado nossa pesquisa. Alm disso, o mestrado no Reino Unido me deixou mais preparada para conseguir participar do programa da Hansard Society alguns anos depois. Antes de ir para a Inglaterra, Cintia levou na bagagem muitas expectativas: crescimento pessoal, cultural e intelectual, e todas foram alcanadas.
Cintia Abreu, servidora pblica

O idioma apenas um acessrio para todos os ganhos na minha vida profissional atual

72

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Sua pesquisa continua!


Alm das informaes publicadas no Guia Estude no Reino Unido, voc vai encontrar novidades tambm nos sites relacionados abaixo:
Education UK Brasil www.educationuk.org.br Universities UK http://www.universitiesuk.ac.uk Visit Britain http://www.visitbritain.com/pt/BR/ UK Border Agency www.visainfoservices.com British Council centro.info@britishcouncil.org.br www.britishcouncil.org.br www.facebook.com/StudyUUK

FOTO: Mat Wright

INNOV ATION IS

76 NOBEL PRIZES IN SCIENCE AND TECHNOLOGY

Touch Bionics Livingston, Scotland

ukti.gov.uk/greatbritain

You might also like