You are on page 1of 44

Histologia do Sistema Digestrio

Professor Renato Sathler Avelar

ESTRUTURA GERAL DO TRATO DIGESTRIO

Cavidade Oral
Glndulas Salivares

Esfago
Fgado

Vescula Biliar

Estmago

Atuar na ingesto, digesto e absoro dos alimentos, obtendo assim as molculas necessrias para a manuteno, o crescimento e as demais necessidades energticas do organismo.

Intestino delgado

Pncreas

Intestino Grosso

nus

ESTRUTURA GERAL DO TRATO DIGESTRIO

ESTRUTURA GERAL DO TRATO DIGESTRIO


Mucosa Epitlio: barreira seletiva, facilita o transporte e a digesto dos alimentos
(enzimas digestivas), promove a absoro dos alimentos e produz hormnios e muco. Lmina prpria: Tecido conjuntivo frouxo altamente vascularizado podendo conter glndulas. Presena de vasos linfticos, rico em macrfagos, clulas linfides (MALT tecido linfide associado a mucosa) e musculares lisas. Muscular da mucosa: Promove o movimento da camada mucosa, aumentando o contato do alimento com a mucosa.

Submucosa

Tecido conjuntivo denso No contm glndulas exceto no esfago e duodeno. Presena de vasos sanguneos, linfticos e fibras nervosas do parassimptico e simptico (Plexo submucoso Plexo de Meissner).

Camada Muscular Estimulada pelo plexo mioentrico (Plexo de Auerbach) a camada


muscular induz os movimentos peristlticos Impulsiona e mistura o alimento.

Serosa

camada fina de tecido conjuntivo revestido por tecido epitelial pavimentoso (mesotlio) Forma o peritnio visceral, mesentrio e peritnio parietal.
Obs: Em locais onde o rgo digestivo esta ligado intimamente a outros rgos a serosa denominada ADVENTCIA.

CAVIDADE ORAL Mucosa Oral:


Mucosa mastigatria: - E.E.P. queratinizado + tecido conjuntivo denso. Regies da cavidade oral que esto expostas a considerveis foras de frico e atrito (gengiva, superfcie dorsal da lngua e palato duro). - E.E.P. no queratinizado + tecido conjuntivo frouxo Restante da cavidade oral. Mucosa especializada: Presena de botes gustativos palato mole e faringe. Superfcie dorsal da lingual,

Lbios:
Face externa: Pele delgada com glndulas sudorparas, folculos pilosos e glndulas sebceas.

Borda Vermelha: Regio rsea do lbio recoberta por pele delgada (capilares das papilas drmicas esto bem prximos da superfcie da pele cor vermelha).
Face Interna (vestbulo oral): E.E.P. no queratinizado + tecido conjuntivo frouxo com glndulas salivares menores produtoras de muco.

CAVIDADE ORAL Dentes: 20 dentes decduos 32 dentes permanentes


Esmalte ( componente mais duro do corpo; sintetizado pelos
ameloblastos 96% mineral e 1% amelogenina e enamelinas)

Dentina (Mais duro que o osso; sintetizado pelos odontoblastos


pre-dentina dentina - 70% mineral e 30% gua e col. Tipo I)

Coroa
Colo do dente

Cmara pulpar (Palpa dental Tecido conjuntivo frouxo vascularizado e inervado. Presena de odontoblastos e fibroblastos)

Cemento (Forma o periodonto juntamente com ligamento, osso


alveolar e gengiva. Sinteizado pelos cementoblastos) Lbil

Raiz

Ligamento periodontal (Tecido conjuntivo fibras de Sharpey


que se adere firmemente ao osso alveolar e ao cemento) Alvolo dentrio Canal Radicular Forame apical

CAVIDADE ORAL Lngua:


rgo muscular, cuja regio oral livre para se movimentar, enquanto sua raiz fixa ao assoalho da faringe.
Feixes de msculo estriado esqueltico formam o eixo da lngua, entre os quais glndulas serosas e seromucosas esto entremeados Em humanos a regio oral (2/3 anteriores) apresenta 3 tipos de papilas linguais: Filiformes: Longa e afiladas, revestida com T.E.R.E.P. queratinizado sem botes gustativos. Fungiformes: Semelhantes a cogumelos com botes gustativos Circunvaladas: Formam o V lingual. As paredes dos sulco so revestidas por um T.E.R.E. no queratinizado contendo botes gustativos e glndulas serosa (glndulas de von Ebner) Lavam os sulco da papila e produzem lipase prevenindo a formao de uma capa hidrofbica.

CAVIDADE ORAL Lngua:


Papilas Filiformes Epiglote Tonsilas lingual e palatina (ndulos lifides)

Papilas Circunvaladas

Glndulas Serosas Papilas Fungiformes Papilas gustativas Pequenas Tecido conjuntivo

Botes Gustativos
Poro Gustativo Microvilos Parede do poro gustativo Nervo Clulas do boto gustativo (Tipo I, II e III) Fibra nervosa sensorial Clulas Basal

ESFAGO
Tubo muscular, medindo aproximadamente 25 cm que transporta o bolo alimentar da orofaringe para o estmago. Mucosa: T.E.R.E.P. no queratinizado. Lmina prpria Tecido conjuntivo frouxo apresentando glndulas esofgicas da crdia secretoras de muco prximo do estmago. Submucosa: Tecido conjuntivo denso com glndulas esofgicas propriamente ditas produtoras de muco (facilita a deglutio e protege a mucosa)
Obs: o esfago e o duodeno so as nicas regies do trato digestrio que possuem glndulas na submucosa.

Muscular: Poro proximal fibras estriadas esquelticas (esfncter superior); Poro mdia fibras estriadas esquelticas e lisas; Poro distal fibras musculares lisas. Serosa: Reveste apenas a poro que est na cavidade abdominal.

ESFAGO

Figura: Corte transversal completo de esfago

ESFAGO

Figura: Detalhe da tnica muscular do tero mdio do esfago

Figura: Mucosa do esfago

ESTMAGO
Responsvel pela formao e processamento do alimento ingerido em um substncia fluida densa e cida conhecida como quimo Atividade excrina Ao das enzimas pepsina (digesto de protenas) e lipase gstrica (digesto de triacilgliceris), renina (coagulao de protenas) e HCl. Atividade endcrina Clulas enteroendcrinas produzem gastrina e somatostatina que estimulam e inibem a secreo gstrica, respectivamente. Produo de fator intrnseco Se liga a vitamina B12 que absorvida no leo
Obs: Sua deficincia leva a anemia permiciosa

Todo o estmago apresenta rugas da mucosa e submucosa, as quais desaparecem quando distendido.

Mucosa do Estmago:
Fossetas gstricas (fovolas ou crptas) Invaginaes do T.E.R.S.P do estmago em direo a lmina prpria onde desemboca a secreo das glndulas (distintas em cada regio). As clulas que reveste as fossetas secretam muco alcalino (Bicarbonato) que protege o epitlio contra a ao do suco gstrico. Lmina prpria: tecido conjuntivo frouxo altamente vascularizado com uma rica populao de plasmcitos, linfcitos, mastcitos e fibroblastos. Grande parte ocupada pelas glndulas gstricas.

ESTMAGO

ESTMAGO

CRDIA

Mucosa com glndulas tubulares simples ou ramificadas com a poro terminal enovelada (glndulas crdicas) Produtoras de muco e lisozima (destri a parede celular da bactrias) Poucas clulas produzem HCl.

ESTMAGO

FUNDO E CORPO

Glndulas Tubulares (Glndulas Fndicas)

ESTMAGO PRINCIPAIS CLULAS DO EPITLIO DO FUNDO E DO CORPO Clula de Revestimento Superficial


Clula de Revestimento Superficial
Estmago

Clula Tronco Presente no colo e no istmo renovao do epitlio gstrico Clulas Mucosa do Colo Presente no colo Produo de muco (mucina) com propriedade antibitica. Clula Parietal (Oxntica) Predominantes no istmo e colo. Produo de HCl e fator gstrico intrnseco. Clula Zimognica (Principal) Predominantes na regio basal. Produo de enzimas digestivas (pepsinognio, lipases e renina) Clula Enteroendcrina Predominantes na regio basal. Produo de hormnios (abertas alcanam o lmen do trato gastrointestinal; fechada que no alcanam)

Fosseta

Mucosa

istmo

Colo

Glndula

Base

Muscular da Mucosa Submucosa

ESTMAGO

ESTMAGO

ESTMAGO

PILORO (Antro pilrico)


Fossetas gstricas profundas estendendo-se at a metade da lmina prpria (mais largas que as da Crdia e do corpo) Glndulas pilricas tubulosas simples ou ramificadas. Glndulas pilricas tubulosas simples ou ramificadas (Predomnio de clulas mucosas produtoras de muco e lisozima

ESTMAGO
Submucosa do Estmago:
Tecido conjuntivo mais denso que da lmina prpria. Grande rede vascular e linftica que supre e drena os vasos da lmina prpria. Presena de clulas caractersticas do tecido conjuntivo, alm de clulas linfides. Plexo submucoso (Plexo de Meissner) prximo da tnica muscular externa.

Camada Muscular do Estmago:


Organizada em trs camadas: Oblqua interna, circular mdia Oblqua interna bem definida apenas na regio crdica. Circular mdia bem definida em toda a extenso do estmago, na regio pilrica forma o esfncter pilrico. Longitudinal externa bem evidente na regio crdica e no corpo do estmago, na regio pilrica pouco desenvolvida. Plexo mioentrico (Plexo de Auerbach) est localizado entre as camadas circular mdia e longitudinal externa.

Serosa:
Reveste todo o estmago Peritnio visceral

INTESTINO DELGADO
O intestino delgado, com cerca de 7 metros, digere o material alimentar e absorve os produtos finais do processo digestivo Possui trs regies: duodeno, jejuno e leo (histologicamente semelhantes) Modificaes da superfcie luminal para ampliar a rea de contato com o alimento favorecendo uma maior absoro. Pregas circulares (Valvas de Kerckring) Pregas transversais na submucosa e mucosa que formam elevaes semicirculares. So permanentes e terminam na metade proximal do leo. Vilosidades Projees alongadas da mucosa. So mais numerosos no duodeno que no jejuno ou leo. Criptas de Lieberkhn so invaginaes do epitlio por entre as vilosidades formando as glndulas intestinais. Microvilosidades Especializaes da membrana plasmtica das clulas epiteliais que revestem as vilosidades .

Obs: O duodeno recebe a bile do fgado (ducto coldoco) e o suco digestivo do pncreas (ducto pancretico). O duodeno possui vilosidades mais altas, largas e numerosas. Possui menos clulas caliciformes e glndulas na submucosa (Glndula de Brunner).

INTESTINO DELGADO

Glndula de Brunner: Produz um fluido mucoso rico em bicarbonato e urogastrona (Fator de crescimento epidrmico) que inibe a produo de HCl e ativa a atividade mittica da clulas tronco.

INTESTINO DELGADO
Mucosa Intestinal
Clula Absortiva Cls colunares com borda em escova. Terminar a digesto e absorver molculas (a.a., monossacardeos e lipdeos)

Intestino delgado

Vilosidade

Clulas caliciformes Mais abundante no leo Produo de muco para lubrificar o revestimento do ID. Clula Enteroendcrina
Cripta de Lieberkhn Canal linftico Lmina prpria Folculo Linfide Muscular da Mucosa

Pertencem ao SNED (semelhantes s do estmago) Clula Tronco Presente na poro basal da cripta. Responsvel pela substituio do E.R.S.P.

Cripta de Lieberkhn

Clula de Paneth Presente na poro basal da cripta. Cl. grande com grnulos contendo lisozima e defensinas

INTESTINO DELGADO
Placa de Peyer contendo lmina basal descontnua

Figura: Corte longitudinal do leo com numerosos agregados foliculares na L.P.

A lmina prpria apresenta uma intensa atividade imunolgica

INTESTINO DELGADO

Clula de Paneth

INTESTINO DELGADO
Mucosa Intestinal (continuao):
Camada muscular da mucosa do ID constituda por uma camada circular interna (CCI) e uma camada longitudinal externa (CLI) de clulas lisas. As fibras musculares da CCI penetram na lmina prpria das vilosidades Motilidade das vilosidades

Submucosa Intestinal:
Tecido conjuntivo denso. Rico suprimento liftico e vascular. Inervao intrnseca pela plexo parassimptico submucoso de Meissner. Presena de Glndulas de Brunner

Camada Muscular Intestinal:


Camada circular interna e camada longitudinal externa de msculo liso. Plexo mioentrico (Plexo de Auerbach) localizado entre as duas camadas Peristaltismo

Serosa:
Excetuando a segunda e a terceira partes do duodeno, todo o intestino delgado est envolvido por uma serosa.

INTESTINO DELGADO

Plexo mioentrico

INTESTINO GROSSO
O intestino grosso tem como funo: absoro de gua, fermentao, formao de massa fecal a partir do quimo proveniente do leo. Possui sete regies: ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sgmide, reto e nus. Mucosa e submucosa: No possui pregas (exceto o reto Colunas Retais) nem vilosidades. Revestido por epitlio simples prismtico (exceto no nus T.E.R.E.P. no queratinizado). Numerosas criptas de Lieberkhn com vrias clulas caliciformes e absortivas. Poucas clulas enteroendrcrinas e nenhuma clulas de Paneth (produtoras de lisozimas).

Lmina prpria Tecido conjuntivo frouxo rico em clulas linfides e ndulo linfticos que se estende at a submucosa (MALT) Populao bacteriana abundante no intestino grosso.
Obs: Na regio do reto a lmina prpria contm um plexo de veias grandes Hemorridas

Muscular: Camada circular interna e camada longitudinal externa (Tnias do Clon). Plexo mioentrico (Plexo de Auerbach) localizado entre as duas camadas Peristaltismo Serosa:

Nas pores livres a serosa forma protuberncias de tecido adiposo (Apndices Epiplides)

INTESTINO GROSSO
Clula Absortiva Cls colunares com borda em escova. Absoro

Intestino delgado

Clulas caliciformes

Abundantes no IG

Clula Tronco Renovao

Cripta de Lieberkhn Lmina prpria Muscular da Mucosa Submucosa Camada circular interna Folculo Linfide

Clula Enteroendcrina Pouco abundantes

INTESTINO GROSSO

Corte transversal completo do apndice leo-cecal

Histologia do rgos Anexos do Trato Digestrio

Professor Renato Sathler Avelar

RGOS ANEXOS DO TRATO DIGESTRIO

Cavidade Oral

Esfago

Glndulas Salivares

Fgado Vescula Biliar


Estmago

Intestino delgado

Pncreas
Intestino Grosso

nus

GLNDULAS SALIVARES
Tm como funo umidificar e lubrificar a mucosa oral e o alimento ingerido, iniciar a digesto (amilase e lipase lingual), manter o pH e proteger contra microrganismos (IgA, lisozimas e lactoferrina)
Glndulas excrinas saliva Controlada pelo S.N.A. simptico (inibe a salivao) e parassimptico (estimula a salivao) A mucosa oral possui glndulas salivares menores no encapsuladas (10% saliva e 70% muco) e glndulas salivares maiores (partida, submandibular e sublingual)

Cpsula e septos de tecido conjuntivo denso Reveste as glndulas maiores e forma lbulos (tbulo-acinosa composta mista clulas serosas e mucosas)

GLNDULAS SALIVARES

DUCTOS INTERLOBULARES
(T.E.E.Cbico T.E.E.Prismtico)

GLNDULAS SALIVARES
Cl. Mioepitelial Ducto Intercalar

Clula Serosa
Ducto Estriado
Piramidal com pequenos microvilos Produz amilase salivar, calicreina, lactoferrina e lisozimas.

Clula Mucosa
Cubide ou colunar (caracterstica de cl. Secretoras de muco). Produz mucina Lubrificante.

Clula Mioepitelial
Semelhantes a cls musculares. Auxiliam na secreo da glndula e evita sua distenso cino seroso cino Mucoso Semilua Serosa

Clula do ducto Intercalar


Clulas epiteliais cubides. (T.E.R.S.C.) Se comunicam com a poro secretora. (DUCTO INTRALOBULAR)

Clula do ducto estriado


Clulas epiteliais cubides. (T.E.R.S.C.) So formados pela fuso de vrios ductos intercalares. Remoo de Na+ e adio de K+ e Bicarbonato

Cl. Serosa

Cl. do ducto intecalar

Cl. Mucosa

Cl. do ducto estriado

(DUCTO INTRALOBULAR)

GLNDULAS SALIVARES
GLNDULA PARTIDA
Glndula acinosa composta
Poro secretora Cls serosas Amilase Poro secretora Cls serosas Amilase + SIgA

GLNDULA SUBMANDIBULAR
Glndula tubulo-acinosa composta
Poro secretora Cls serosas (90%) e mucosas (10%) com semiluas serosas (enzimas e lisozimas)

GLNDULAS SALIVARES
GLNDULA SUBLINGUAL
Glndula tubulo-acinosa composta Poro secretora Cls serosas (semilua serosa - lisozimas) e mucosas (Predominantes)

PNCREAS
Glndula mista excrina e endcrina, que produz enzimas digestivas e hormnios
Clula Acinosa pancretica
RER Golgi Ducto pancretico principal Ducto Interlobular (T.E.R.S.P.) Ducto Intercalar Grnulos de Zimognio Capilar

Ducto Biliar

Secreo

Ilhota de Langerhans Clula centroacinosa Clula Acinosa pancretica

gua ons (Bicarbonato) Proteinases Amilase Lipase Fosfolipases Nucleases


Secretina Colecistoquinina

cino pancretico
Lmina basal + fibras reticulares Canalculos intercelulares

Clula Centroacinosa

PNCREAS

FGADO
O fgado, pesando aproximadamente 1.500 g, a maior glndula do corpo.
Funo excrina e endcrina.
Processamento e armazenamento (glicognio) dos nutrientes absorvidas pelos entercitos VEIA PORTA. Neutralizar e eliminar toxinas e metablitos.(oxidao, metilao ou conjugao) Eliminao de hemcias e bilirrubina (bilirrubina conjugada). Produo de protenas plasmtica (Albumina, protenas do complemento, PCR, fibrinognio...), glicoprotenas (transferrina) e lipoprotenas (VLDL).

Alto poder de regenerao.


O fgado revestido pela Cpsula de Glisson que se torna mais espessa no hilo, alm de emitir septos para formar o 4 lobos (direito, esquerdo, caudado e quadrado). O tecido conjuntivo reveste todos os vasos e ductos at o espao porta Fibras reticulares sustentam as clulas que compem o lobulo heptico
Lobo esquerdo Ligamento falciforme

Artria Heptica Veia cava inferior Veia porta (70- 80% sangue)

Lobo direito

FGADO

Veia Sublobular

Espao Porta

Veia centrolobular Cordo de Hepatcitos Sinusides Hepticos (Espao de Disse) Canalculo biliar Ducto biliar Veia Porta Artria Heptica * Nervos

Espao Porta

FGADO
Veia Sublobular Veia Centrolobular Dctulo Biliar

Artria Heptica
Capilar sinuside

Artria Heptica

Vnulas
Artria Interlobular Veia porta interlobular Veia distribuidoras Ducto Biliar (T.E.R.S.
Cbico ou colunar)

Clula de Kupffer: Degrada os eritcitos, digere hemoglobina, defesa. Clula de Itor: Vit. A, retinide, fatores de crescimento, controla o lmen dos sinusides.

Ducto Heptico

FGADO

FGADO

You might also like