You are on page 1of 20

EVOLUO HISTRICA DA GENTICA FORENSE NO JUDICIRIO BRASILEIRO

Ludmila Lopes Ruela Silva: Biomdica. Programa de Ps-Graduao em Biocincias Forense, pelo Instituto de Estudos Farmacuticos e Pontifcia Universidade Catlica de Gois. E-mail: ludmilaruela@gmail.com Dr. Pedro Binsfeld: Docente do Programa de Ps-Graduao em Biocincias Forense, pela Pontifcia Universidade Catlica de Gois e Instituto de Estudos Farmacuticos, SHCGN 716 Bl. B Lj 05 Braslia-DF CEP: 70770-732. E-mail: pedro.binsfeld@terra.com.br

RESUMO A gentica forense humana, pela anlise do DNA individual, uma importante ferramenta desenvolvida pela cincia moderna e colocada disposio da justia para elucidar autorias de crimes. Com o objetivo de contextualizar a evoluo histrica e tecnolgica da gentica forense, bem como, a evoluo legal e consolidao como prova no cenrio jurdico, o presente trabalho, valendo-se de uma reviso bibliogrfica, delineia o histrico da utilizao forense da anlise de DNA e as principais tcnicas para esta finalidade. Alm disso, considera a evoluo do marco legal no Brasil, a expectativa de uso pelo judicirio e do funcionamento do banco de dados de identificao de perfil gentico. Destaca tambm a importncia da padronizao dos laboratrios e dos procedimentos analticos na rea forense. Palavras-Chave: DNA forense, legislao brasileira, banco de dados genticos.

HISTORICAL EVOLUTION OF FORENSIC GENETICS IN THE BRAZILIAN JUSTICE


ABSTRACT The human forensic genetics, DNA analysis by the individual, is an important tool developed by modern science and made available to elucidate authorship of justice crimes. In order to contextualize the historical evolution of technology and forensic genetics, as well as the legal evolution and consolidation as evidence in legal scenario, the present study, using a literature review, outlines the history of the use of forensic DNA analysis and the main techniques for this purpose. It also considers the evolution of the legal framework in Brazil, the expected use by the judiciary and the functioning of the database to identify genetic profile. It also highlights the importance of standardization of laboratory and analytical procedures in the forensic field. Keyword: DNA forensics, Brazilian legislation, genetic database.

1 INTRODUO

A atual definio de gentica como o ramo da biologia que estuda a transmisso dos caracteres hereditrios nos indivduos e as propriedades das molculas que asseguram esta transmisso vem sendo explorada no contexto jurdico, valendo-se dos avanos dos estudos nesta rea para auxiliar juzes e jurados nas reas criminal e cvel. Trazendo tona o conceito de gentica forense ou DNA forense (BONACCORSO, 2005).

Em meados da dcada de 80 o cientista Alec Jeffreys sugeriu que todos os indivduos poderiam ser identificados a partir de um padro especfico de seu DNA (BERNATH, 2008). Embora seu achado apresentasse o enorme potencial do DNA, inicialmente houve srias reservas quanto sua aplicao forense mediante as muitas dvidas que surgiram quanto reprodutibilidade e confiabilidade dos mtodos (KOCH; ANDRADE, 2008).

Ainda na dcada de 80, sua tcnica foi utilizada oficialmente pela primeira vez na Inglaterra (JEFFREYS; BROOKFIELD; SEMEONOFF, 1985). Desde ento, o DNA forense vem sendo utilizado pela criminalstica e pela medicina legal como uma poderosa ferramenta na investigao criminal e no estudo de vnculo gentico. Nos ltimos anos, a evoluo das tcnicas bem como a associao entre elas vem consolidando, a confiabilidade desta ferramenta (GARRIDO, 2009).

Realidade nos Estados Unidos, Canad, Japo, Austrlia e em parte da Europa, os bancos de dados de DNA tem auxiliado muito a investigao criminal e, em breve, se tornaro uma realidade tambm no Brasil (LACERDA, 2012). A lei 12.654 de 28 de maio de 2012, lei cria um banco nacional de DNA para auxiliar na elucidao de crimes violentos e visa instituir no Brasil uma unidade central de informaes genticas, gerenciada por uma unidade oficial de percia criminal. A lei representa um grande avano, pois permitir identificar com mais segurana pessoas que praticaram crimes, bem como evitar que inocentes sejam punidos (BRASIL, 2012).

O objetivo do presente trabalho foi contextualizar a evoluo histrica e tecnolgica da gentica forense que permitiram a sua aplicao na percia criminal, bem como os recentes avanos desta ferramenta no judicirio brasileiro.

2 METODOLOGIA

O presente trabalho uma pesquisa qualitativa, de modalidade terica e com anlise da bibliografia formal, discursiva e concludente. O mtodo de abordagem indutivo foi escolhido como procedimento monogrfico, realizando o levantamento das publicaes em base de dados nacionais.

Foi efetuada uma reviso do acervo de documentos bibliogrficos, baseados em artigos histricos, cientficos e regulamentos disponveis nas bases de dados disponveis em bibliotecas virtuais e stios da rede mundial de computadores. A busca foi realizada no idioma portugus atravs de palavras chaves relacionadas com o trabalho em questo no perodo da dcada de 1980 at o ano de 2012, tendo como base importantes descobertas e pesquisas realizadas neste perodo sobre a individualizao de pessoas por DNA e sua utilizao forense.

3 DISCUSSO

3.1 A anlise do DNA e sua utilizao forense

Entre as descobertas mais notveis da biologia no sculo XX esto a natureza qumica e a estrutura tridimensional do material gentico, cido desoxirribonucleico DNA. Tal molcula constitui parte dos cromossomos que so encontrados no interior do ncleo da clula. Fora do ncleo, molculas de DNA podem ser encontradas em organelas como cloroplastos e mitocndrias (NELSON; COX, 2011).

A sequncia das subunidades monomricas do DNA, os nucleotdeos, codifica as instrues para formar todos os outros componentes celulares e prov o molde para a produo de molculas de DNA idnticas a serem distribudas aos descendentes atravs da diviso celular. Sua estrutura, portanto responsvel pela transmisso das caractersticas genticas entre os seres vivos (NELSON; COX, 2011).

Para finalidades forenses, a anlise do DNA utiliza os mesmos princpios fundamentais e usa as mesmas tcnicas que so rotineiramente empregadas em situaes mdicas e genticas (KOCH; ANDRADE, 2008). Podendo seu uso ser aplicado na

identificao de suspeitos de crimes sexuais; identificao de cadveres carbonizados, em decomposio e/ou mutilados; estabelecimento de relao entre instrumento lesivo e vtima ou criminoso e vtima; vnculo gentico, dentre outros (DALTON et al, 2002).

Fundamenta-se na individualizao biolgica de cada ser humano, na exclusividade do seu perfil gentico bem como na igualdade e invariabilidade deste perfil em todas as clulas do organismo. As regies escolhidas para a anlise do DNA so aquelas que apresentam maior variao individual e facilidade de estudo. Essas regies so denominadas polimorfismos de DNA e/ou marcadores genticos ou moleculares (NBREGA; SILVA, 2011).

Estas regies polimrficas foram descritas na dcada de 80, na Inglaterra, pelo Cientista Alec Jeffreys que ao estudar um determinado gene, se surpreendeu observando que em sua extenso apareciam regies que se diferenciavam entre as pessoas. Estas diferenas foram visualizadas por mtodos indiretos em forma de bandas de diferentes tamanhos, metade destas bandas era proveniente do pai e a outra metade da me. Ele tambm observou tambm que estas regies variveis podiam ser encontradas em todo o genoma humano e que a partir delas podia-se definir o que ele mesmo chamou de impresses digitais de DNA ou DNA fingerprinting. (BERNATH, 2008; JEFFREYS; BROOKFIELD; SEMEONOFF, 1985).

Segundo Gaertner e Binsfeld (2011), os principais marcadores moleculares podem ser agrupados em polimorfismos de sequncia, que se constituem de diferentes nucleotdeos em uma determinada localizao no genoma e suas variaes podem ser manifestas como regies de alelos alternativos, substituies, adies ou delees de bases; e polimorfismos de comprimento, que incluem regies que se repetem no DNA genmico e so chamados de microssatlites ou STRs (short tandem repeats) e minissatlites ou VNTRs (variable number of tandem repeats), fundamentando-se na diversidade e na variao do nmero de repeties entre os indivduos.

Os polimorfismos de comprimento (microssatlites e minissatlites) so os mais utilizados para anlise do perfil gentico (GAERTNER; BINSFELD, 2011). Entretanto, atualmente tambm vm sendo utilizados os polimorfismos de substituio de nucleotdeos nicos (SNP), os polimorfismos de insero-deleo de um ou mais nucleotdeos (indel) (PENA, 2005) e os padres de metilao do DNA, responsveis pelo controle da expresso

gnica, alm de ser um dos processos que melhor caracteriza a alterao do fentipo do indivduo (SANTOS; QUEIROZ, 2011).

Alm do mais, o que durante muito tempo se apresentou como uma limitao para a anlise de DNA, a necessidade de que as evidncias biolgicas contivessem clulas nucleadas, vem sendo superada com o sequenciamento do DNA mitocondrial (mtDNA). Ele se difere do DNA nuclear no tocante a quantidade de molculas por clula, tipo de herana (exclusivamente materna) e sequncia (PARADELA; FIGUEIREDO, 2006).

Por existir em mltiplas cpias, o mtDNA especialmente til em anlises em que o DNA nuclear se encontra em quantidades diminutas, como as que so usualmente encontradas em cenas de crime. Os alvos do sequenciamento do mtDNA so duas regies especificas do cromossomo, denominadas de regies hipervariveis I e II (HV1/HV2). A taxa de mutao nestas regies de cinco a dez vezes maior se comparado ao DNA nuclear (DOLINSKY; PEREIRA, 2007).

Assim como a anlise do mtDNA utilizada no estabelecimento da linhagem materna, a anlise de STRs do cromossomo Y (DYS19, DYS389 I, DYS389 II, DYS390, DYS391, DYS392, DYS393) vem sendo utilizada para estabelecer relaes paternas. Estes STRs no sofrem recombinao durante a meiose, pela ausncia de cromossomos homlogos, sendo assim torna-se possvel a anlise de alelos de origem masculina. Tal informao tambm se faz muito til em investigaes de estupro, onde geralmente so encontradas misturas de secreo vaginal e smen, pois a anlise destes marcadores permite que somente o agressor seja identificado (DOLABELLA; BINSFELD, 2011). 3.2 Evoluo tcnica e algumas limitaes

As tcnicas para anlise forense do DNA vm se fortalecendo nos ltimos 30 anos. Segundo Gaertner e Binsfeld (2011), esta evoluo se deu pelo desenvolvimento e compreenso da biologia molecular com o passar dos anos, alm da descoberta de novas tcnicas e mtodos eficazes para a deteco do DNA humano para tal finalidade.

Em 1985, por meio de seu estudo j mencionado, Jeffreys deu incio a esta evoluo utilizando sondas especiais (sondas monoclonais) que podiam reconhecer simultaneamente

diversas regies de minissatlites produzindo padres de bandas especficos para cada indivduo-DNA fingerprinting (PENA, 2005). O Polimorfismo no Fragmento de Restrio RFLP (Restriction Fragment Lenght Polymorphism) foi a primeira tecnologia usada em testes de DNA forense, sendo baseada em mutaes que alteram sequncias no DNA de um indivduo, de modo que enzimas de restrio podem perder a capacidade de clivar aquele DNA em posies ainda susceptveis clivagem nos DNAs de outros indivduos. Porm, a limitao desta tcnica que necessita de uma grande quantidade de DNA no degradado (KOCH; ANDRADE, 2008).

A tcnica da Reao em cadeia da Polimerase (PCR) veio sanar esta limitao, trata-se de um procedimento realizado in vitro que gera DNA suficiente para anlises posteriores. Apresenta alta especificidade e aplicabilidade. Uma reao de PCR tpica contm 30 ciclos de amplificao. Cada ciclo envolve etapas de desnaturao, pareamento e sntese a partir de um fragmento de DNA (NBREGA; SILVA, 2011). Entretanto a tcnica est limitada ao estudo de regies genticas pequenas e, devido sua alta sensibilidade, suscetvel a contaminaes, o que exige cuidados durante a coleta e no laboratrio (PENA, 2005).

A eletroforese uma tcnica que possibilita separar molculas em funo da massa, carga, forma e compactao, sendo uma tcnica rpida, sensvel e precisa. Na separao de DNA, baseia-se na carga negativa da molcula. Sendo assim, ons livres, molculas inteiras ou fragmentos de DNA em uma soluo so separados por migrao em suportes com gis de agarose ou poliacrilamida, pela ao de uma corrente eltrica com diferentes velocidades (MUNIZ; SILVA, 2010). Embora seja uma tcnica muito verstil e apresentar baixa dificuldade de realizao, a identificao dos fragmentos feita somente quanto ao tamanho e no quanto sequncia (KOCH; ANDRADE, 2008).

O DNA com uma sequncia de bases especfica pode ser identificado por um procedimento conhecido como Sourthern Blotting. Baseia-se na hibridao entre molculas de DNA, fixas em um suporte, com sondas, molculas de DNA ou RNA marcadas, visando localizao de sequncias especficas de DNA, utilizando a capacidade de a nitrocelulose ligar-se fortemente ao DNA fita simples. O primeiro passo, portanto a realizao de uma eletroforese com o DNA genmico total, geralmente aps a clivagem com uma ou mais enzimas de restrio. (NBREGA; SILVA, 2011).

A tcnica de Southern Blotting pode ser utilizada na identificao de polimorfismos que determinam a alterao do padro de clivagem, devido a mutaes pontuais em stios de restrio, obtidos a partir de uma determinada regio do DNA. Esses diferentes padres so detectados utilizando-se a prpria regio potencialmente polimrfica como sonda. Padres de RFLP obtidos com uma determinada sonda, usualmente de uma regio de DNA repetitivo, podem ser utilizados no estabelecimento de uma impresso digital de DNA, que permite a diferenciao entre dois indivduos quaisquer (DOLINSKY; PEREIRA, 2007). 3.3 Histrico da gentica forense no cenrio jurdico

Oficialmente, o DNA forense foi utilizado pela primeira vez em 1985 para solucionar um problema relacionado imigrao. Um jovem residido na Inglaterra, ao regressar de uma viagem ao seu pas de origem, Gana, teve sua entrada proibida no Reino Unido sob a suspeita de documentao falsa. Alec Jeffreys, solicitado pelo governo, empregou sua ento recente descoberta para solucionar o caso. Atravs da anlise do DNA comprovou-se que a famlia biolgica do rapaz realmente residia na Inglaterra, permitindo assim o regresso do mesmo ao lar (BERNATH, 2008; JEFFREYS; BROOKFIELD; SEMEONOFF, 1985).

Barros e Piscino (2008), afirmam que a admissibilidade do DNA como prova em cortes penais se deu em 1986, a partir do caso que ficou conhecido nas cortes internacionais como Caso Leicester ocorrido em 1985 na Inglaterra. O geneticista Alec Jeffreys coletou e analisou o smen encontrado em duas vtimas de estupro e assassinato e concluiu que o material encontrado nas duas vtimas pertencia a um nico agressor. Uma campanha de doao de sangue simulada pelas autoridades possibilitou a identificao e priso do agressor (DOLINSKY; PEREIRA, 2007).

Ainda em 1986, houve a primeira aceitao de identificao por DNA em cortes americanas, o caso FLRIDA X ANDREWS. A anlise foi utilizada para identificao do agente de 20 invases de residncias seguidas de estupro (ALVES, 2009). E a partir de 1987, o FBI e laboratrios de criminalstica de vrios pases passaram a aceitar amostras de materiais biolgicos encontrados em locais de crime como evidncias e at mesmo como instrumentos de prova (BORM; FERRAZ; SANTOS, 2001).

Outros casos de repercusso internacional tambm puderam ser desvendados com o auxlio da gentica forense. Em 1989 dois casos foram elucidados, no caso Estado de Kansas X Mosley, o acusado de dois crimes de estupro foi inocentado. J no caso Estado do Texas X Trimboli, o crime de triplo homicdio teve sua autoria confirmada. Em 1993 o acusado do caso Estado de Maryland X Bloodsworth, que estava preso desde 1984, teve sua

participao excluda do crime de estupro seguido de morte de uma menina de 9 anos. (BARROS; PISCINO, 2008).

3.4 Histrico da gentica forense no Brasil e sua atual situao

No Brasil, a introduo da gentica forense comeou em 1992 com o esforo da Polcia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio de sua Polcia Tcnica, em utilizar a pesquisa com DNA bem como implantar um laboratrio prprio com a finalidade de auxiliar as percias criminais. Entretanto, o caso pioneiro de utilizao da gentica forense s chegou aos nossos tribunais em 1994, quando dois peritos criminais da PCDF foram encaminhados aos Estados Unidos com a finalidade de realizarem a anlise de DNA em um material biolgico relacionado a dois crimes praticados em Braslia (ALVES, 2009).

Em 1994, a Cmara Legislativa do Distrito Federal criava a Diviso de Pesquisa de DNA Forense (DP/DNA), no mbito da Polcia Civil do Distrito Federal, com as atribuies de dirigir, coordenar e controlar a execuo das competncias genricas e especficas das Sees de Polimorfismo de Regies de Fragmentos de Restrio SPRFR, de Ampliao e Anlise de DNA SAAD e de Estatsticas e Suporte Tcnico-Administrativo SESTA (DISTRITO FEDERAL, 1994).

Atualmente todos os estados brasileiros realizam anlise de DNA tanto na esfera cvel quanto na criminal (ALVES, 2009). Entretanto, o rgo mais avanado, experiente e de maior evidncia na realizao de exames de DNA, para fins de investigao criminal, o Instituto Nacional de Criminalstica-INC, sediado em Braslia e subordinado ao Departamento de Polcia Federal e ao Ministrio da Justia (BARROS; PISCINO, 2008).

Em sua maioria, a utilizao forense da anlise de DNA no Brasil est relacionada ao esclarecimento de vnculo gentico (BONACCORSO, 2005). Em 2001, a lei n 10.317 acrescentou as despesas com a realizao do exame de cdigo gentico DNA que for

requisitado pela autoridade judiciria nas aes de investigao de paternidade ou maternidade assistncia judiciria aos necessitados (BRASIL, 2001). Em 2009, a lei n 12.004 estabeleceu a presuno de paternidade no caso de recusa do suposto pai em submeterse ao exame de DNA em processo investigatrio aberto para investigao de paternidade (BRASIL, 2009).

3.4.1 O DNA como prova no processo penal Barros e Piscino (2008) definem prova como tudo aquilo que demostra ou estabelece a verdade de um fato e, diante da determinao do Cdigo de Processo Penal (CPP) brasileiro em seu artigo 158 que quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado caracterizam a anlise de DNA como uma forma de corpo de delito, dando-lhe destaque dentro da percia criminal.

A prova pericial considerada pea fundamental nas investigaes policiais e por isso deve cumprir uma srie de requisitos e ser realizada de maneira idnea para garantir sua qualidade e legitimidade. No Brasil ainda no h padres definidos ou rgo responsvel pela certificao, fiscalizao e regulao dos laboratrios forenses bem como dos procedimentos para anlise de amostras de DNA. H estados onde a instituio responsvel a Polcia Civil, em outros, uma polcia tcnica (ou cientfica) parcialmente desvinculada da autoridade policial jurisprudente daquele local. Alm disso, os recursos so disponibilizados em quantidades diferentes para cada estado (SILVA; GONTIJO, 2010).

Segundo Giovanelli e Garrido (2011):

A percia criminal brasileira apresenta deficincias extremas no que concerne sua organizao, padronizao de procedimentos e suficincia tecnolgica. Por outro lado, os rgos periciais esto imersos, por razes histricas e administrativas, na cultura policial, de tal maneira que os mtodos de investigao cientfica acabam por serem minimizados em relao aos mtodos adotados pelas polcias judicirias estaduais, qual seja, a investigao de natureza inquisitorial, em que a eleio de um culpado precedido dos indcios materiais. Tal prtica compromete o estatuto de cientificidade da comunidade pericial, colocando em dvida a credibilidade da prova material produzida e inviabilizando a consolidao de um sistema

judicirio equnime e democrtico. A soluo para esta questo passa necessariamente pela aplicao de polticas centralizadas de fomento prticas cientficas, bem como a normatizao das prticas periciais.

3.4.2 Tentativas de normatizao e padronizao

A primeira iniciativa de normatizao das tcnicas de anlise de DNA para fins forenses se deu a partir de um grupo tcnico consultivo ligado ao Ministrio da Sade chamado GTDNA do qual participaram representantes de alguns laboratrios brasileiros atuantes no campo da tipagem humana para investigao de paternidade. Entretanto, tal iniciativa no gerou a repercusso desejada (PARADELA; FIGUEIREDO, 2006).

Em 1999 a Sociedade Brasileira de Medicina Legal (SBML) editou algumas recomendaes para realizao de exames de paternidade atravs de DNA em laboratrios particulares numa tentativa de normatizao de adeso voluntria. Na mesma poca o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO) formou um Comit Tcnico Especializado de Biologia Molecular (CTLE 04) para o estudo de parmetros de sistematizao voltados para anlise de DNA. Contudo tais iniciativas tambm no tiveram muito sucesso no meio forense (BONACCORSO, 2010).

Ainda neste contexto a Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP) tem trabalhado na padronizao de procedimentos, reaparelhamentos de laboratrios e capacitao continuada, para tanto disponibiliza em seus arquivos eletrnicos projetos, normas, portarias e outros produtos a fim de que os mesmos sejam difundidos. Dentre eles destacamos a Padronizao de exames de DNA em percias criminais e a Resoluo SSP n. 194/99 que estabelece normas para coleta e exame de materiais biolgicos para identificao humana.

Na edio do dia 19 de abril de 2009 do Estado de So Paulo, Filipe Werneck relatou a possvel associao da SENASP com o INMETRO para ajudar a melhorar a qualidade, a confiabilidade e a credibilidade das polcias tcnicas nos Estados. O projeto previa a criao de uma rede nacional de tecnologia para desvendar crimes. O papel do INMETRO seria estabelecer um padro e coordenar sua aplicao.

Segundo Bonaccorso (2010) esta parceria s foi possvel em 2006 aps o INMETRO tornar-se o organismo de acreditao brasileiro. Entretanto, apesar da relevncia da participao dos laboratrios num sistema de metrologia forense, a adeso a este sistema seria voluntria, tendo em vista a autonomia dos estados brasileiros para estruturar seus institutos periciais.

O rgo pblico competente para avaliar os procedimentos tcnicos em laboratrios analticos a ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria). De acordo com as suas normatizaes, todas as etapas da cadeia de custdia das amostras biolgicas devem ser documentadas de modo apropriado, a fim de evitar contaminaes e a adequao das condies de trabalho ISO/IEC 17.025 (PARADELA, FIGUEIREDO; SMARRA, 2006).

3.4.3 Projetos de lei sobre a regulamentao e padronizao da utilizao do DNA em percias forenses

O deputado Zenaldo Coutinho props em 2000 o Projeto de lei (PL) n 2.642, dispondo sobre as condies para a realizao e anlise de exames genticos em seres humanos. O projeto previa investimentos em capacitao e aparelhagem para laboratrios e anlises de DNA bem como a obrigatoriedade da participao dos mesmos num sistema de acreditao. O mesmo foi arquivado (BRASIL, 2000). Em 2004, ele apresentou o PL n 4.097 idntico ao anteriormente arquivado, este segue aguardando liberao segundo o site do prprio deputado (BRASIL, 2004).

Em 2007 mais dois Projetos de lei foram apresentados, o PL n1. 497, de autoria da deputada J Morais e o PL n 1.505 de autoria do deputado Reginaldo Lopes, ambos que dispe sobre a regulamentao do exame pericial com base no perfil gentico do DNA, para determinao do vnculo gentico, em seres humanos, para fins civis e foram apensados ao PL 4.097 de 2004 e seguem aguardando liberao, j receberam voto favorvel da Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania-CCJC (BRASIL, 2007).

3.4.4 O DNA na identificao criminal

A Carta Magna da legislao brasileira, a Constituio Federal de 1988, em seu artigo 5, inciso II determina que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa

seno em virtude de lei; no inciso LXIII que o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado e no inciso LVIII que o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei.

Estas garantias constitucionais associadas ao princpio nemo tenetur se detegere que se traduz como ningum est obrigado a fazer prova contra si mesmo, tem gerado muita discusso quanto utilizao da anlise de DNA como prova, pois podem resultar na recusa do acusado de fornecer material para realizao do exame. Alm do mais, a coleta forada deste material pode caracterizar uma forma de obteno ilcita da prova, o que fere o Cdigo Processual Penal brasileiro e as demais garantias constitucionais j mencionadas (BONACCORSO, 2005).

A lei n 10.054 de 2000 dispunha em seus termos sobre a identificao criminal. Em 2003 o Projeto de Lei n 417, de autoria do ento deputado federal Wasny de Roure sugeria a alterao do artigo 1 desta lei incluindo o DNA para identificao criminal. Em 2009, a lei n 12.037, que revogou a lei n 10.054 de 2000 e regulamentou o inciso LVIII do artigo 5 da Constituio Federal, no incluiu o DNA para tal identificao.

Entretanto, a Lei n 12.654, de 28 de maio de 2012, veio alterar as Leis ns 12.037, de 1 de outubro de 2009, e 7.210, de 11 de julho de 1984 - Lei de Execuo Penal, para prever a coleta de perfil gentico como forma de identificao criminal, alm de outras providncias:
Art. 1 O art. 5 da Lei no 12.037, de 1 de outubro de 2009, passa a vigorar acrescido do seguinte pargrafo nico: "Art. 5.................................................................................... Pargrafo nico. Na hiptese do inciso IV do art. 3, a identificao criminal poder incluir a coleta de material biolgico para a obteno do perfil gentico. (NR) (BRASIL, 2012)

Vale ressaltar aqui, mais uma vez, os artigos 155 a 157 do CPP que definem em seus termos que cabe ao juiz a livre apreciao das provas bem como a inutilizao das mesmas se consideradas ilcitas.

3.5 Rede Integrada de Banco de Perfis genticos

Banco de dados de perfis genticos o armazenamento de perfis de DNA e amostras biolgicas (perfis genticos de referncia) que permitem o confronto com amostras coletadas em locais de crime. Estes perfis ou amostras de referncia podem depender da legislao vigente. Pode ser, por exemplo, que determinado pas estabelea que os condenados por crimes hediondos ou condenados por qualquer crime, ou mesmo pessoas detidas por praticarem qualquer tipo de infrao penal, sejam obrigatoriamente tipados (LIMA, 2007).

Este sistema de identificao de criminosos pelo DNA uma realidade nos Estados Unidos, no Canad, no Chile, em quase todos os pases da Europa, na Austrlia, na Nova Zelndia, na China e no Japo (LACERDA, 2012). O primeiro banco de dados de perfis genticos de criminosos foi criado na Inglaterra, mas o banco mais importante, desenvolvido pelo Federal Bureau of Ivestigation-FBI, o Combined DNA Index System-CODIS. (PENA, 2005). O CODIS permite que perfis sejam compartilhados e comparados em todo pas, formando um banco central de todos os laboratrios, denominado Rede Integrada de Banco de Perfis genticos (RIBPG). Embora seja de nvel nacional, estruturado em laboratrios estaduais com uma coordenao central, onde cada estado possui seu prprio laboratrio forense, o software oferecido sem custo pelo FBI (BONACCORSO, 2010).

No Brasil, a implantao da RIBPG um projeto em parceria da SENASP, da Polcia Federal e das Secretarias Estaduais de Segurana Pblica (BONACCORSO, 2010). Em maio de 2009, o FBI e a Polcia Federal assinaram um Termo de Compromisso onde o primeiro concede uma licena ilimitada para a utilizao do CODIS, alm de suas modificaes e melhorias, em territrio brasileiro (BRASIL, 2009).

Em 2010, a implantao do CODIS no Brasil foi oficializada durante solenidade no auditrio do Instituto Nacional de Criminalstica. A cerimnia marcou tambm o incio do treinamento dos peritos que atuaro diretamente na RIBPG no pas. O Instituto Nacional de Criminalstica-INC, em Braslia, abrigar o banco de dados para demanda federal, alm do Banco Nacional de Perfis Genticos, que vai reunir informaes em nvel estadual e federal, permitindo a identificao de criminosos que atuam em mais de um estado (FIGUEIREDO, 2010).

Ao todo 15 estados da federao, alm do Distrito Federal, possuiro bancos de dados de DNA em laboratrios especializados: Amap, Amazonas, Bahia, Cear, Esprito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Par, Paraba, Paran, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e So Paulo. Caber SENASP investimentos, criao de novos laboratrios, aquisio de equipamentos e reagentes. Polcia Federal e Secretarias de Seguranas Pblicas estaduais cabero recurso pessoal, capacitao e atualizao dos profissionais, a manuteno dos equipamentos e controle de qualidade dos laboratrios (BONACCORSO, 2010).

As informaes armazenadas nos bancos estaduais sero sincronizadas s do Banco Nacional de Perfis Genticos, pelo menos, uma vez por semana. J a troca de informaes entre os bancos nacionais e internacionais se dar por intermdio da Organizao Internacional de Polcia Criminal (INTERPOL). Nenhum dos 40 pases possuidores do Sistema CODIS pode interferir no banco de dados genticos dos pases que receberam a nova tecnologia (FIGUEIREDO, 2010).

Entretanto, o funcionamento pleno do sistema ainda ficava dependente de regulamentao legal (FIGUEIREDO, 2010). Deixando a utilizao do DNA como prova restrita aos casos criminais fechados (onde se comparam as amostras extradas da cena do crime ou da vtima com as amostras dos suspeitos) e a percia impedida de comparar o DNA coletado nos locais de crime nos casos sem suspeitos (LACERDA, 2012).

Em 2011 as Comisses Permanentes do Senado Federal deram o que o Senador Renan Calheiros chamou de sinal verde para a criao do Banco Nacional de perfis de DNA dos criminosos. O Projeto de Lei do Senado (PLS) n 93/2011, que regulamenta essa importante ferramenta de investigao criminal, foi aprovado pela Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e seguiu para apreciao da Cmara dos Deputados.

O projeto de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), inicialmente estabelecia a identificao gentica dos condenados por crime considerado hediondo ou praticado com violncia contra a pessoa. Mas por meio do substitutivo do relator, senador Demstenes Torres (DEM-GO), incluiu-se tambm a identificao gentica durante a investigao criminal, conforme sugerido pelo Ministrio da Justia (LACERDA, 2012). Em maio de 2012

a Cmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei n 2.458-B (PLS 93/2011). O mesmo foi sancionado pela presidente Dilma Roussef no dia 28 do mesmo ms como lei n12. 654;

Publicada no DOU no dia 29, a lei n12.654 de 28 de maio de 2012, entrar em vigor 180 dias aps a data da publicao (em 28 de novembro de 2012). Conforme previsto no PL, ela altera as Leis ns 12.037 de 2009, e 7.210 de 1984, prevendo a coleta de perfil gentico como forma de identificao criminal, determinando a submisso obrigatria dos condenados por crime praticado, dolosamente, com violncia de natureza grave contra pessoa, ou por qualquer dos crimes previstos no art. 1 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990 identificao do perfil gentico, mediante extrao de por tcnica adequada e indolor.

A nova lei estabelece que a identificao gentica seja feita a partir de fluidos e tecidos biolgicos humanos dos criminosos, que sero arquivados num banco nacional de perfis genticos seguindo normas constitucionais e internacionais de direitos humanos. As informaes obtidas a partir da coincidncia de perfis genticos devero ser consignadas em laudo feito por perito oficial devidamente habilitado. Os dados sero sigilosos e ficaro disposio da Justia de todo o pas e tornaro mais rpidas as investigaes policiais. Entretanto, a regulamentao destes bancos de dados ainda ser expedida pelo Poder Executivo (BRASIL, 2012).

4 CONSIDERAES FINAIS

Nos ltimos anos houve um grande avano na investigao forense brasileira e na tecnologia utilizada para esta finalidade. Sendo as tcnicas de identificao baseadas no DNA consideradas a maior revoluo nesta rea.

indiscutvel a importncia da gentica na percia criminal e a necessidade de regulamentao legal da mesma pra tal finalidade no Brasil. Casos de grande repercusso na mdia nacional como os casos Pedrinho e Isabella Nardoni dentre outros trouxeram tona a competncia das equipes periciais e a tecnologia avanada a servio das mesmas, o que teve grande relevncia para a elucidao dos crimes perpetrados em tais casos, deixando claro o quanto uma equipe bem preparada e laboratrios bem equipados podem auxiliar a justia brasileira.

Entretanto esta no uma realidade em todo pas, infelizmente em alguns estados ainda existem profissionais desqualificados, laboratrios desaparelhados, tecnologias ultrapassadas e imprecisas, o que coloca em cheque a credibilidade e confiabilidade destas anlises, cabendo aos peritos comprovarem sua competncia e a eficincia de suas tcnicas e ao juiz a apreciao das mesmas bem como a aceitao ou no como prova.

Por fim, a sano de lei n n12.654, de 28 de maio de 2012 bem como a implantao da RIBPG foram passos cruciais para a nossa justia. Parabenizamos o empenho do poder legislativo no aprimoramento da legislao, assim como do poder executivo na regulamentao e consolidao da estrutura e implementao destas ferramentas a servio do judicirio brasileiro, porm, ressaltamos a necessidade de que todos os estados sejam alcanados por estes benefcios e de uma padronizao tanto estrutural, tecnolgica e financeira dos laboratrios quanto operacional nas prticas forenses, visando qualidade, credibilidade e confiabilidade destas anlises em todo territrio nacional bem como um aumento na taxa de elucidao de crimes e punio dos autores.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVES, Eliete Goncalves Rodrigues. Direitos fundamentais e limitacoes necessarias: aplicacao do exame pericial do DNA para a identificacao de pessoas TCC apresentado como requisito a obtencao de titulo de pos-graduacao lato sensu em Ordem Juridica e Ministerio Publico Brasilia-DF, 2009 BARROS, Marco Antnio de; PISCINO, Marcos Rafael Pereira. DNA e sua utilizao como prova no processo Penal. Portal Mackenzie. Inserido em 09/09/2008. Disponvel em: <http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/FDir/Artigos_2008/Marco_Antonio_de_Barr os_2.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2012. BERNATH, Viviana. El ADN como herramienta para la resolucin de procesos judiciales. Pasado, presente y futuro. Qumica Viva: Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, v. 7, n. 002, p.103-112. Julho-agosto 2008. BONACCORSO, Norma Sueli. Aplicao do exame de DNA na elucidao de crimes. 2005. 156 f. Dissertao (Mestrado) - Departamento de Faculdade de Direito, Universidade de So Paulo-USP. So Paulo, 2005. BONACCORSO, Norma Sueli. Aspectos tcnicos, ticos e jurdicos relacionados com a criao de banco de dados criminais de DNA no Brasil. 2010. 262 f. Tese (Doutorado) Universidade de So Paulo-USP. So Paulo, 2010.

BORM, Aluzio; FERRAZ, Daniel Amin; SANTOS, Fabrcio R.. DNA e Direito: As anlises de DNA esto reduzindo as ambigidades na identificao de criminosos. Biotecnologia Cincia & Desenvolvimento, Braslia, ano IV. , n. 22, p.42-44, Setembro/outubro 2001. BRASIL. Decreto-lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941. Cdigo de Processo Penal. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del3689Compilado.htm. Acesso em: 01 abr. 2012. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 01 abr. 2012. BRASIL. Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Segurana Pblica. Resoluo SSP n. 194/99 - Estabelece normas para coleta e exame de materiais biolgicos para identificao humana. Disponvel em: <http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ3F6F0588ITEMID4784422F29914B3BB84EE085F6A A9537PTBRNN.htm. Acesso em: 01 abr. 2012. BRASIL. Projeto de lei n 2.642, de 22 de maro de 2000. Dispe sobre as condies para a realizao e anlise de exames genticos em seres humanos. Disponvel em: <http://www.zenaldocoutinho.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=320 &catid=55&Itemid=100103. Acesso em 01 de abr. 2012. BRASIL. Lei n 10.054, de 7 de dezembro de 2000. Dispe sobre a identificao criminal e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10054.htm. Acesso em: 01 abr. 2012. BRASIL. Lei n 10.317, de 6 de dezembro de 2001. Altera a Lei no 1.060, de 5 de fevereiro de 1950, que estabelece normas para a concesso de assistncia judiciria aos necessitados, para conceder a gratuidade do exame de DNA, nos casos que especifica. Disponvel em:< http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/2001/10317.htm. Acesso em: 01 abr. 2012. BRASIL. Projeto de lei n 417, de 2003. Altera o artigo 1 da Lei 10.054, de 7 de dezembro de 2000, inserindo o DNA para a identificao criminal. Disponvel em: <http://www.ghente.org/doc_juridicos/pl417.htm. Acesso em: 1 abr. 2012. BRASIL. Departamento de Polcia Federal. Extrato de Compromisso. Dirio Oficial da Unio, Braslia, Seo 3, p. 81. 12 jun. 2009. Disponvel em: <http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=12/06/2009&jornal=3&pagina=81&totalArqu ivos=168>. Acesso em: 25 mai. 2012. BRASIL. Lei n 12.004, de 29 de julho de 2009. Altera a Lei no 8.560, de 29 de dezembro de 1992, que regula a investigao de paternidade dos filhos havidos fora do casamento e d outras providncias. Disponvel em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2009/Lei/L12004.htm. Acesso em: 01 abr. de 2012.

BRASIL. Lei n 12.037, de 1 de outubro de 2009. Dispe sobre a identificao criminal do civilmente identificado, regulamentando o art. 5, inciso LVIII, da Constituio Federal. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007 2010/2009/Lei/L12037.htm#art9. Acesso em: 01 abr. 2012. BRASIL. Projeto de Lei do Senado n 93, de 2011. Estabelece a identificao gentica para os condenados por crime praticado com violncia contra pessoa ou considerado hediondo. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=99463. Acesso em: 28 mai. 2012 BRASIL. Projeto de lei n 2.458-B DE 2011. Altera as Leis ns 12.037, de 1 de outubro de 2009, e 7.210, de 11 de julho de 1984 - Lei de Execuo Penal, para prever a coleta de perfil gentico como forma de identificao criminal, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=522635. Acesso em: 28 mai. 2012. BRASIL. Lei n n12. 654, de 28 de maio de 2012. Altera as Leis nos 12.037, de 1o de outubro de 2009, e 7.210, de 11 de julho de 1984 -Lei de Execuo Penal, para prever a coleta de perfil gentico como forma de identificao criminal, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=29/05/2012. Acesso em: 29 mai. 2012. BRASIL. Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Segurana Pblica. Padronizao de Exames de DNA em Percias Criminais. Disponvel em: <http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ3F6F0588ITEMID4784422F29914B3BB84EE085F6A A9537PTBRNN.htm. Acesso em: 01 abr. 2012. CALHEIROS, Renan. O DNA do crime. 02de setembro de 2011. Disponvel em: <http://www.renancalheiros.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1090: o-dna-do-crime-&catid=76:destques&Itemid=205>. Acesso em: 20 mar. 2012. DALTON, Gustavo de Carvalho et al. Anlise Forense do DNA. Percia Federal: Associao Nacional dos Peritos Criminais Federais, Braslia. Ano IV, n 13, p.9-13. Dezembro/ 2002. Disponvel em: <http://www.apcf.org.br/LinkClick.aspx?fileticket=VaKN_cYRSw%3d&tabid=371>. Acesso em: 14 abr. 2012. DISTRITO FEDERAL. Lei n 803, de 08 de dezembro de 1994. Cria a Diviso de Pesquisa de DNA Forense, no mbito da Polcia Civil do Distrito Federal, e d outras providncias. Disponvel em:< http://www.cl.df.gov.br/cldf/legislacao/leis-distritais-1. Acesso em 01 abr. 2012. DOLINSKY, Luciana Cresta; PEREIRA, Lissiane Miranda Campelo Veras. DNA Forense Artigo de reviso. Sade & Ambiente em Revista: Universidade UNIGRANRIO, Duque de Caxias, v. 2, n. 2, p.11-22. Jul-dez 2007.

FIGUEIREDO, Taynara. oficial: Brasil possui banco de perfis genticos. Percia Federal: Associao Nacional dos Peritos Criminais Federais, Braslia. Ano XI, n 27, p. 32-33. Abril/2008 a julho/2010. Disponvel em: http://apcf.org.br/Portals/0/revistaAPCF/PF.Revista.27.pdf. Acesso em: 20 mai. 2012. GAERTNER, Carla Joara de Fraga. BINSFELD, Pedro. Tcnicas de Biologia Molecular aplicadas na Investigao Forense. Disponvel em: http://www.cpgls.ucg.br/6mostra/artigos/SAUDE/CARLA%20JOARA%20DE%20FRAGA% 20GAERTNER.pdf. Acesso em 14 abr. 2012. GARRIDO, Rodrigo Grazinoli. Evoluo dos processos de identificao humana: Das caractersticas antropomtricas ao DNA. Gentica na escola, Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p.3840, 2009. GIOVANELLI, Alexandre; GARRIDO, Rodrigo Gazinoli. A Percia Criminal no Brasil como instncia legitimadora de prticas policiais inquisitrias. Revista do Laboratrio de Estudos da Violncia da Unesp/marlia, Marlia, p.05-24, jun. 2011. Edio 7. JEFFREYS, Alec J.; BROOKFIELD, John F. Y.; SEMEONOFF, Robert. Positive identification of an immigration test-case using human DNA fingerprints. Nature, v. 317, p.818-819. 1985. KOCH, Analara; ANDRADE, Fabiana Michelsen de. Autilizao de tcnicas de biologia molecular na gentica forense: uma reviso. Rbac, Novo Hamburgo, v. 40, n. 1, p.17-23. 2008. LACERDA, Pedro. Doao de DNA por criminosos pode ser lei. Percia Federal: Associao Nacional dos Peritos Criminais Federais, Braslia. Ano XVIII, n 29, p.32-35. Maro/2012. Disponvel em: http://www.apcf.org.br/LinkClick.aspx?fileticket=mIVghFdlDo%3d&tabid=371. Acesso em: 14 abr. 2012. LIMA, Hlio Buchmuller. DNA X Criminalidade. Percia Federal: Associao Nacional dos Peritos Criminais Federais, Braslia. Ano IX n 26, p. 8-11. Junho/2007 a Maro/2008. Disponvel em: http://www.apcf.org.br/LinkClick.aspx?fileticket=8vHdN3WjDI%3d&tabid=371. Acesso em: 20 mai. 2012. MUNIZ, Simone dos Santos; SILVA, Paulo Queiroz da. A utilizao de marcadores moleculares de DNA aplicados nas investigaes forenses. Disponvel em: http://www.cpgls.ucg.br/ArquivosUpload/1/File/V%20MOSTRA%20DE%20PRODUO%20 CIENTIFICA/SAUDE/80. pdf. Acesso em: 14 abr. 2012. NELSON, David L.; COX, Michael M. Princpios de Bioqumica de Lehninger. Quinta Edio So Paulo: Artimed, 2011. NBREGA, Janine Machado; SILVA, Izabel Cristina Rodrigues da. Aplicao de tcnicas de Engenharia Gentica relacionadas Biocincia Forense Disponvel em: <http://www.cpgls.ucg.br/6mostra/artigos/SAUDE/JANINE%20MACHADO%20N%C3%93 BREGA%20E%20IZABEL%20CRISTINA%20RODRIGUES%20DA%20SILVA.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2012.

PARADELA, Eduardo Ribeiro. FIGUEIREDO, Andr Lus dos Santos. SMARRA, Andr Lus Soares. A identificao humana por DNA: aplicaes e limites. mbito Jurdico, Rio Grande, 30 jun. 2006. Disponvel em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1175. Acesso em 20 mar. 2012. PARADELA, Eduardo; FIGUEIREDO, Andr. As anlises forenses de DNA mitocondrial Aspectos Gerais. Revista NetLegis . Disponvel em http://www.netlegis.com.br, 2006. Acesso em: 20 mar. 2012. PENA, Srgio D.J. Segurana Pblica: Determinao de identidade gentica pelo DNA. In: Seminrios Temticos para a 3 Conferncia Nacional de C, T & I. Parcerias Estratgicas, v. 20, p. 447 - 460, 2005. SANTOS, Mariana Lima Henriques dos. QUEIROZ, Paulo Roberto Martins. Metilao de DNA: Uma nova ferramenta para estudos forenses. Disponvel em: http://www.cpgls.ucg.br/6mostra/artigos/SAUDE/MARIANA%20LIMA%20HENRIQUES% 20DOS%20SANTOS%20E%20PAULO%20ROBERTO%20QUEIROZ.pdf. Acesso em: 14 abr. 2012. SILVA, Ana Carolina A.; GONTIJO, Carolina Carvalho. Acreditao, validao e verificao em prticas forenses. Disponvel em <www.cpgls.ucg.br/home/secao.asp?id_secao=3148> Acesso em 18 de fev. de 2012. WERNECK, Felipe. INMETRO vai ajudar a melhorar percias. O Estado de So Paulo, So Paulo, 19 abr. 2009. Disponvel em: <http://www.inmetro.gov.br/noticias/materia_estado_de_sao_paulo.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2012.

You might also like