You are on page 1of 11

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES

EXPOSIO AO CALOR 1 PARTE Iniciaremos, com este, uma srie de artigos, nos quais sero abordados sucintamente os conceitos necessrios ao atendimento do assunto, bem como os diferentes processos de avaliao de calor, procurando fazer uma comparao entre os diversos ndices preconizados pela literatura tcnica. Em seguida, sero focalizadas as prescries contidas na NR-15 Anexo 5, utilizadas para determinao de Insalubridade nos ambientes de trabalho e quelas contidas na NR-17Ergonomia. Por ltimo, transcreveremos um artigo sobre os efeitos do calor no organismo humano, assunto que a nosso ver, deve ser abordado por mdico do trabalho. Conceitos Fundamentais O ser humano mantm uma temperatura interna aproximadamente constante (em torno de 37C) seja qual for a temperatura externa (do ambiente). Essa caracterstica est ligada a existncia de um mecanismo fisiolgico de regulao da temperatura interna do corpo, o qual responsvel pela conservao e dissipao do calor. A temperatura da pele, para que se mantenha o equilbrio trmico entre o corpo e o ambiente, deve ser sempre menor do que a temperatura central do corpo em mais ou menos 1C. O equilbrio trmico entre o corpo e o ambiente baseia-se na igualdade: Quantidade de calor recebida = Quantidade de calor cedida As trocas de calor necessrias para que se mantenha essa igualdade dependem, fundamentalmente, das diferenas de temperaturas entre a pele e o ambiente e o da presso de vapor d'gua no ar em torno do organismo, a qual, por sua vez, influenciada pela velocidade do ar. importante ressaltar que a troca de calor sempre ocorre no sentido do corpo com maior temperatura para o de menor temperatura. So quatro as formas pelas quais se procedem essas trocas: Conduo - pelo contato direto do corpo com objeto mais quente; Conveno - atravs do ar ou de outro fluido em movimento; Radiao - atravs de ondas eletromagnticas (normalmente o infravermelho).

Esses trs processos podem ocorrer devido a existncia de fontes externas com temperatura mais elevada do que a da pele. Esse calor transferido chamado de calor sensvel. Existe ainda um quarto processo que est ligado ao calor latente, utilizado para mudana de estado (de gua, em estado lquido para vapor d'gua). Evaporao - Esse processo de troca ocorre sem que seja modificada a temperatura.

Assim, o calor recebido pelo corpo, nos casos de exposio a temperaturas elevadas, utilizado pelo organismo para evaporar parte da gua interna atravs da sudorese, no permitindo o aumento da temperatura interna. Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


Como metabolismo entende-se o conjunto de fenmenos qumicos e fsico-qumicos, mediante os quais so feitas a assimilao e desassimilao das substncias necessrias a vida. Calor Metablico - o calor produzido por esse conjunto de reaes. Quando o homem estiver em jejum e em repouso esse calor denomina-se Calor Metablico Basal. A partir do prximo nmero, analisaremos as diversas formas de obteno de ndices ou parmetros utilizados como referncias na identificao do conforto do organismo humano quando exposto ao calor nos ambientes de trabalho. proporo que forem surgindo novos conceitos ou variveis, os mesmos sero analisados.

Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


EXPOSIO AO CALOR 2 PARTE AVALIAO DE SOBRECARGA TRMICA Dando prosseguimento a srie de artigos sobre calor trataremos dos ndices utilizados para avaliao de sobrecarga trmica a que podem estar submetidos os trabalhadores. Como j vistos nos artigos anteriores, os fatores que determinam a sobrecarga trmica so: a temperatura ambiente, a umidade relativa, o calor radiante, a velocidade do ar e o metabolismo gerado no desenvolvimento do trabalho/atividade. Por conseguinte, qualquer mtodo de trabalho que vise a avaliao da sobrecarga trmica dever levar em conta os citados fatores. Existem diversos mtodos e estudos que pretendem avaliar, mediante a utilizao de um ndice as caractersticas do ambiente, bem como, os limites aceitveis de exposio ao calor aos quais podem estar expostos os trabalhadores. No entanto, devido a grande quantidade de variveis envolvidas no processo no se conseguiu ainda nenhum mtodo que reflita de maneira fiel a avaliao da sobrecarga trmica. Apresentaremos agora a fundamentao e mtodo de alguns dos ndices mais utilizados, fazendo uma anlise prtica de sua aplicao no campo da Segurana e Sade do Trabalhador. Os mtodos podem ser divididos em dois grandes grupos: Mtodos Fisiolgicos (Empricos) Estes mtodos esto baseados em estudos realizados com grupos de pessoas (grupos de controle). A partir da anlise dos dados estatsticos obtidos, so construdos grficos e tabelas que so utilizados como base para avaliao do problema. Mtodos Instrumentais Esses procedimentos procuram buscar um modelo fsico/matemtico que se assemelhe s condies a que estariam sujeitos os trabalhadores, quando expostos aos fatores do ambiente que influenciam a sobrecarga trmica. Entre os mtodos fisiolgicos adquire importncia o ndice de Temperatura Efetiva. Esse ndice foi inicialmente proposto (1923) pela American Society of Heating and Vantilatng Engineers (ASVHE). Concebido a princpio como um critrio de avaliao de conforto trmico, o mtodo est baseado no estudo das respostas de grandes conjuntos de pessoas que trabalham em ambientes com diferentes combinaes de temperatura, umidade e movimentao de ar. A idia fundamental do mtodo foi de reunir, em uma nica designao, ou seja, em um ndice, todas as condies climticas que produzem uma mesma ao fisiolgica. Assim, por exemplo, as condies de temperatura do ar de 20C com umidade relativa de 100%, sem movimentao de ar (V = 0 m/s) corresponder a uma temperatura efetiva de 20C . Utilizando-se de dados obtidos com base puramente subjetiva sero verificadas outras temperaturas que, para umidades relativas diferentes, provoquem as mesmas sensaes de calor que a temperatura efetiva de 20C.

Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


Isso ocorre para as condies do ambiente com umidade relativa do ar de 20% e temperatura de 24C (sem movimentao de ar). Todas as respostas subjetivas podem ser plotadas em grficos (diagramas psicromtricos) e com eles obtidos os valores do ndice de Temperatura Efetiva. Como podemos observar, o ndice de Temperatura Efetiva leva em considerao os seguintes parmetros: Temperatura do ar (bulbo seco) (C) Umidade relativa do ar (%) Velocidade do ar (m/s)

O ndice de Temperatura Efetiva perde representatividade quando aplicado em exposies ao calor em condies distintas das de conforto trmico, j que no completa nenhum fator para avaliao do metabolismo total. Esse ndice j foi adotado no Brasil para a caracterizao de condies insalubres (TE > 28C - Portaria 491), tendo sido revogado quando da entrada em vigor da Portaria 3.214/78 - NR - 15 - anexo 3 que instituiu o IBUTG como ndice de avaliao das condies de insalubridade. Atualmente, o ndice de Temperatura Efetiva adotado como parmetro na determinao de conforto trmico (NR - 17 - Ergonomia, item 17.5.2 - alnea b). De posse desses valores, os mesmos devem ser comparados com queles especificados pelas Normas Tcnicas como limites de tolerncia para conforto trmico. Outra restrio que se apresenta quando da aplicao desse ndice que o mesmo no leva em conta a troca de calor devida a radiao. Quando existem fontes de calor radiante no ambiente, as variveis utilizadas no so suficientemente representativas das verdadeiras condies de exposio ao calor. Nesse caso, usa-se o ndice de Temperatura Efetiva Corrigido, que obtido substituindo-se nos bacos a Temperatura de Bulbo Seco (Tbs) pela Temperatura de Globo (Tg) - que representativa do calor radiante - e, com auxlio de uma carta psicromtrica, determina-se a Temperatura de Bulbo mido (Tbu) que o ar possuiria com a mesma quantidade de vapor dgua, ou seja, com a mesma umidade absoluta se esse ar fosse aquecido para a nova temperatura. Para o caso de aplicao das grandezas descritas com vistas ao atendimento da NR - 17 Ergonomia, as condies limitantes so: alm da temperatura efetiva entre 20 e 23C, a velocidade do ar no podendo ser superior a 0,75 m/s (1,5 ps/s) e a umidade relativa do ar no podendo ser inferior a 40%. Dentro desses condicionantes, sem existncia de fontes de calor radiante no ambiente, a temperatura efetiva um ndice razoavelmente representativo do conforto trmico. No se pode, entretanto, concluir que a inobservncia desses parmetros possa levar a se considerar a existncia de condies de insalubridade por calor. De qualquer forma, o ndice de Temperatura Efetiva mais representativo das condies de conforto trmico do que o IBUTG. Este artigo contou com a colaborao do Eng. de Segurana Marcelo Artur Madureira Azevedo.

Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


Os leitores deste artigo podem solicitar, sem nus, o fornecimento de cpias dos bacos necessrios para o clculo do ndice de Temperatura Efetiva, atravs de correspondncia para SOBES, ateno ao Eng. Andr Lopes Netto, na Avenida Rio Branco, 124, 22 andar, CEP: 20148-900 - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


EXPOSIO AO CALOR 3 PARTE NDICE DE TEMPERATURA EFETIVA Dando continuidade ao assunto enfocado no artigo anterior (2 parte), abordaremos alguns aspectos que devem ser levados em considerao quando da aplicao do ndice de Temperatura Efetiva (TE). O TE foi o primeiro dos ndices empricos estabelecidos e at recentemente o mais largamente utilizado para a determinao da avaliao de calor nos ambientes de trabalho. Como j visto, esse ndice funo de trs variveis: temperatura de bulbo seco umidade relativa do ar (medida atravs da temperatura de bulbo mido) velocidade do ar A umidade absoluta do ar responsvel pelo controle da evaporao de suor gerado pelo corpo. Uma umidade absoluta de ar elevada dificulta a evaporao do suor, e representa, portanto, uma barreira tcnica para o organismo eliminar o calor gerado pelo metabolismo. A atmosfera em que vivemos uma composta de uma fase gasosa (21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% para outros gases) e vapor dgua. O ar no pode conter, a uma tal temperatura, mais que uma certa quantidade de vapor dgua. A umidade relativa do ar definida como sendo a relao entre o peso de vapor dgua contido em um dado volume de ar, e o peso do mesmo que saturaria a mistura a mesma temperatura, em igual volume de ar. Como a umidade relativa do ar funo da temperatura do ambiente, quando a temperatura aumenta (umidade absoluta do ar constante), diminui a umidade relativa do ar. Com isso diminui a influncia da umidade no clculo do ndice, ou seja , o ndice subestima a importncia da umidade do ar. Quando a temperatura do ambiente diminui (umidade absoluta do ar constante), aumenta a umidade relativa do ar, fazendo com que cresa sua influncia no clculo do ndice, ou seja, nessa situao a importncia da umidade do ar superestimada. O ndice de Temperatura Efetiva determinado atravs da utilizao de bacos , em que trs variveis so plotadas: temperatura de bulbo mido ( Tbu) temperatura de bulbo seco (Tbs) velocidade do ar (Va) A temperatura de bulbo mido incorpora a varivel de umidade relativa do ar, necessria ao clculo da temperatura efetiva. Deve-se ainda acrescentar que podem apresentar-se duas situaes distintas para aplicao desse ndice. A primeira, refere-se s condies laborais em que o trabalhador encontra-se sem vestimenta completa, ou seja, de dorso descoberto; a segunda refere-se quelas em que o trabalhador encontra-se com o dorso coberto. Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


Para a determinao do ndice aplicam-se bacos, que so construdos levando em conta essas condies diferentes de troca de calor com o ambiente. na primeira, com o dorso desnudo, a evaporao cresce com o aumento da rea de evaporao e, portanto, o ndice de Temperatura Efetiva menor; na segunda, quando o trabalhador se encontra vestido, isto , de dorso coberto, o ndice de Temperatura Efetiva resultante ser maior. Outra restrio que se apresenta quando da aplicao desse ndice que o mesmo no leva em conta a troca de calor devida a radiao. Quando existem fontes de calor radiante no ambiente, as variveis utilizadas no so suficientemente representativas das verdadeiras condies de exposio ao calor. Nesse caso, usa-se o ndice de Temperatura Efetiva Corrigido, que obtido substituindo-se nos bacos a Temperatura de Bulbo Seco (Tbs) pela Temperatura de Globo (Tg) (que representativa do calor radiante) e, com auxlio de uma carta psicromtrica, determina-se a Temperatura de Bulbo mido (Tbu) que o ar possuiria com a mesma quantidade de vapor dgua (ou seja, com a mesma umidade absoluta) se esse ar fosse aquecido para a nova temperatura. Para o caso de aplicao das grandezas descritas com vistas ao atendimento da NR-17 Ergonomia, as condies limitantes so: alm da temperatura efetiva entre 20 e 23 C, a velocidade do ar no podendo ser superior a 0,75 m/s (1,5 ps/s) e a umidade relativa do ar no podendo ser inferior a 40%. Dentro desses condicionantes, sem existncia de fontes de calor radiante no ambiente, a temperatura efetiva um ndice razoavelmente representativo do conforto trmico. No se pode, entretanto, concluir que a inobservncia desses parmetros possa levar a se considerar a existncia de condies de insalubridade por calor. De qualquer forma o ndice de Temperatura Efetiva mais representativo das condies de conforto trmico do que o IBUTG. Os leitores desta coluna podem solicitar, sem nus, o fornecimento de cpias dos bacos necessrios para o clculo do ndice de Temperatura Efetiva, atravs de correspondncia para Andr Lopes Netto, na Avenida Rio Branco, 124, 22 andar, CEP , Rio de Janeiro, RJ.

Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


EXPOSIO AO CALOR 4 PARTE NDICES DE AVALIAO DE CALOR Aps termos discutido os ndices de avaliao de calor mais utilizados: IBUTG (ndice de Bulbo mido - Termmetro de Globo), TE (Temperatura Efetiva) e TEC (Temperatura Efetiva Corrigida), abordaremos neste artigo outro ndice tambm adotado com freqncia na avaliao de calor. ndice de Sobrecarga Trmica O ndice de Sobrecarga Trmica foi desenvolvido, na dcada de 50, por Belding e Hatch na Universidade de Pittsburgh e combinava os efeitos do calor radiante e de conveco com o calor gerado pelo metabolismo. O ndice de Sobrecarga Trmica (IST) essencialmente uma decorrncia da equao de balano trmico que inclui fatores metablicos e ambientais. Belding e Hatch partiram do princpio fisiolgico de que o mximo tolervel de exposio a calor aquele em que o equilbrio trmico possa ser mantido (para determinada carga de trabalho), sem que haja elevao excessiva da temperatura da pele. O valor do IST representa a relao entre a quantidade de calor que um indivduo, submetido a um ambiente trmico determinado, necessita evaporar atravs da sudorese e a quantidade de mxima de calor que pode ser eliminada naquele ambiente. Em outras palavras o IST quociente entre a evaporao requerida (Ereq) e a evaporao mxima (Emx), normalmente expressa sob a forma percentual. IST = (Ereq / Emx).100 O IST um dos mtodos que permite uma avaliao mais correta da sobrecarga trmica, tendo em vista que contempla todos os parmetros que influem nos ganhos e perdas de calor pelo indivduo. Seu principal inconveniente est na complexidade dos clculos para determinao do calor radiante e de conveco e na necessidade da exata determinao de todos os parmetros fsicos e do metabolismo total que no so facilmente medidos de uma maneira exata. A evaporao requerida (Ereq) e a evaporao mxima (Emx) podem ser avaliadas por meio de equaes empricas desenvolvidas por Mc Karns e Brief mediante a utilizao de um nomograma. As equaes utilizadas so as seguintes: R = 17,5 (Tw - 95) C = 0,756 V0,6 (Ta - 95) Onde: R = Calor trocado por radiao (Btu/h) C = Calor trocado por conveco (Btu/h) Emx.= Calor mximo perdido por evaporao (Btu/h) Tw = Temperatura radiante mdia (F) Ta = Temperatura ambiente (F) V = Velocidade do ar (ft/min) Pw = Presso de vapor (mm Hg) Emx = 2,8 V0,6 (42 - Pw)

Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


Cabe aqui informar que este ndice um indicador das condies de desconforto trmico, o IST no aplicvel em condies de excessivo calor. O IST no identifica corretamente as diferenas existentes em um ambiente quente e seco e outro quente e mido. Para a elaborao deste artigo o autor contou com a colaborao do Eng. Marcelo Artur Madureira Azevedo. Os leitores deste artigo podem solicitar, sem nus, o fornecimento de cpias dos bacos necessrios para o clculo do ndice de Sobrecarga Trmica, atravs de correspondncia para Andr Lopes Netto, na Avenida Rio Branco, 124, 22 andar, Rio de Janeiro, RJ.

Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


EXPOSIO AO CALOR 5 PARTE QUESTES POLMICAS Finalizando esta srie de artigos trataremos neste nmero de algumas questes polmicas que normalmente so colocadas pelo profissionais quando se deparam com a necessidade de realizar uma avaliao de calor nos ambientes de trabalho. Devem ser levadas em conta na aplicao do Anexo 3 da NR-15 apenas as fontes artificiais de calor e desconsideradas as naturais? Atualmente a NR-15 Atividades e Operaes Insalubres, em seu Anexo 3 Limites de Tolerncia para Calor, indica dois procedimentos para clculo do IBUTG (j definidos no decorrer destes artigos), um para ambientes internos (sem carga solar) e outro para ambientes externos (com carga solar Fontes Naturais e Fontes Artificiais ou somente Fontes Naturais). Isto posto, dentro do que prescreve o diploma legal, devemos aplicar os Limites de Tolerncia para Calor seja o mesmo gerado por fontes naturais ou artificiais. Julgamos que a origem de tal dvida decorre do fato de que anteriormente a entrada em vigor da Portaria n. 3.214/78, a Portaria MTPS n. 491 de 10.09.1965 ento vigente, determinava que a caracterizao de insalubridade por calor ficasse restrita aos ambientes com fontes artificiais, no levando em conta a contribuio decorrente da exposio a radiao solar. Qual a metodologia a ser utilizada para a realizao das avaliaes de calor? Atualmente a metodologia nacional mais utilizada a NHT 01 C/E da FUNDACENTRO que define os procedimentos bsicos que devem ser seguidos quando da realizao de avaliaes de calor. A metodologia da FUNDACENTRO foi elaborada tomando-se por base a avaliao executada com o auxlio de rvore de termmetros. Na poca da elaborao da metodologia o nmero de equipamentos eletrnicos para avaliao de calor ainda era muito reduzido. Atualmente com o avano da tecnologia digital os profissionais envolvidos contam com equipamentos eletrnicos bastante precisos e repletos de recursos (armazenamento de vrias medies, impresso de resultados e outros), e ainda com a vantagem de serem equipamentos portteis bem mais fceis de serem montados e transportados. Ser o IBUTG o ndice mais adequado para avaliao de sobrecarga trmica no Brasil? Aqueles que acompanharam esta srie de artigos sobre avaliao de calor j devem possuir uma idia bastante clara a respeito da inadequao do IBUTG a nossa realidade. Obviamente, o referido ndice no adequado pois foi elaborado para as condies americanas de treinamento militar. Para encontrarmos uma soluo para esse problema teremos que elaborar um novo ndice ou adaptarmos o IBUTG s condies brasileiras (lembrem-se do exemplo da Sucia anteriormente apresentado). Quais as medidas sugeridas? Sem a realizao de pesquisas especficas para as condies do trabalhador brasileiro, ficamos sujeitos a copiar, e normalmente de maneira atrasada no tempo e defasada na qualidade, as experincias americanas ou europias. E com a agravante que, para o caso brasileiro esses limites adotados so utilizados para caracterizao legal dos adicionais de insalubridade e com reflexos at na concesso do benefcio da aposentadoria especial. Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURAA SOBES


Necessitaria portanto a SSST, em conjunto com a FUNDACENTRO, Sociedades Tcnicas e Universidades iniciar uma pesquisa ampla e profunda das verdadeiras contribuies das condies ambientais do calor para a sade do trabalhador brasileiro. Para a elaborao deste artigo o autor contou com a colaborao do Eng. Marcelo Artur Madureira Azevedo.

Andr Lopes Netto Eng. de Segurana Conselho Consultivo da SOBES

You might also like