You are on page 1of 2

Provas de Dissertao do MIEEC Fevereiro de 2011

Utilizao de Energia Fotovoltaica para a Eficincia Energtica de uma moradia


Filipe Fernandes dos Santos1, Fernando Pires Maciel Barbosa2
Sumrio Numa altura em que se intensifica cada vez mais a discusso de temas como a crise econmica mundial, o aquecimento global, o preo e o esgotamento dos combustveis fsseis, importante ter conscincia de que as energias renovveis sero parte importante de um futuro mais sustentvel. Em Portugal existem condies privilegiadas para o desenvolvimento das energias renovveis, sendo que o cliente de Baixa-Tenso ser fundamental na expanso do aproveitamento das fontes de energia renovvel. Palavras-chave Energia Fotovoltaica, Energia Solar, Microproduo.

B. Seguimento do movimento solar A energia elctrica produzida ser maior se o sistema FV efectuar o seguimento do movimento solar. Existem dois tipos de dispositivos que permitem o movimento dos equipamentos de acordo com a deslocao do Sol: os que tm dois eixos e os que tm apenas um eixo. Os sistemas de um eixo, permitem variar a inclinao do painel seguindo a trajectria solar, enquanto que os sistemas de dois eixos, para alm de permitirem variar a inclinao do painel seguindo a trajectria solar, tambm permitem variar o ngulo, em funo do azimute solar. C. Sistemas autnomos O aproveitamento da energia solar precisa de ser ajustado procura energtica e, como tal, necessita baterias de acumuladores que permitam armazenar a energia FV. Estas baterias representam um ponto essencial devido aos custos associados e ao seu tempo de vida til. Os sistemas FV autnomos so essencialmente constitudos por: mdulos FV, bateria de acumuladores, regulador de carga, inversor autnomo e pelo consumidor. Este tipo de sistemas assumiro um papel de grande relevo nos pases em vias de desenvolvimento, uma vez que so adequados a locais onde o fornecimento de energia atravs da rede pblica reduzida ou nula por razes tcnicas e/ou econmicas. D. Sistemas ligados rede A rede pblica de distribuio de electricidade opera como sendo um acumulador de energia FV. Este tipo de sistemas FV ser cada vez mais uma aposta dos pases desenvolvidos, uma vez que se adivinham como sendo parte significativa da energia elctrica fornecida por um pas num futuro prximo. So essencialmente constitudos por: mdulos FV, caixa de juno, cabos AC-DC, inversor de rede, mecanismos de proteco e aparelhos de medio (contadores). E. Aplicaes Existem duas formas possveis para a integrao de sistemas FV em edifcios: podem ser adicionados estrutura existente ou podem ser integrados na estrutura que os envolve. Os telhados planos oferecem enorme potencial em termos de reas utilizveis e permitem escolher o ngulo ptimo de inclinao e orientao. Pelo contrrio, os telhados inclinados, determinam a orientao e a inclinao dos mdulos. As fachadas FV permitem enormes possibilidades de

I. INTRODUO

panorama actual das energias renovveis, a electricidade proveniente da energia solar fotovoltaica (FV) assume particular relevo. Embora a produo mundial de electricidade, recorrendo a sistemas FV, seja ainda marginal quando comparada com a produo total, o mercado tem crescido a uma taxa anual de 35% [1]. Nesta primeira dcada do sculo XXI, a energia solar FV aquela que mais est a crescer, em termos relativos. Na Unio Europeia, Portugal , depois da Grcia e da Espanha, o pas com maior potencial de aproveitamento de energia solar, uma vez que possui um perodo mdio de exposio solar anual de 2200 a 3000 horas [1]. A microproduo constitui uma alternativa s grandes centrais, bem como s redes de distribuio de Alta-Tenso (AT). As novas tecnologias existentes produzem electricidade de elevada qualidade e de forma eficiente. O facto da produo se dar no local de consumo, elimina perdas por transporte, bem como custos inerentes s redes AT. O objectivo essencial que proposto neste trabalho consiste no estudo e familiarizao da microproduo FV sob os aspectos legislativos em vigor, bem como as perspectivas futuras do FV.
O

II. TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA A. Efeito fotovoltaico Quando se fala em FV, fala-se na transformao directa da luz em energia elctrica e, para isso, recorre-se a clulas solares. Hoje, cerca de 95% de todas as clulas solares existentes no mundo so de silcio [2].
1 2

filipefs1981@gmail.com Prof. Catedrtico do DEEC/Energia FEUP, fmb@fe.up.pt

Provas de Dissertao do MIEEC Fevereiro de 2011 desenho, bem como a substituio dos elementos mais caros das fachadas. As coberturas de vidro permitem a utilizao dos mesmos materiais e armaes. Os dispositivos de sombreamento proporcionam proteco contra a radiao solar, enquanto que os sistemas FV precisam do Sol. Uma vez que ambos precisam de ter uma orientao solar ptima, estas funes podem ser combinadas. III. A MICROPRODUO A microproduo consiste na produo de electricidade numa instalao de BT e pequena potncia, que ser integralmente vendida rede. O investimento nesta forma de produo de energia seguro, uma vez que a rentabilidade garantida atravs das tarifas subsidiadas que foram fixadas pelo Estado Portugus, havendo, obviamente, um perodo de retorno do investimento. Em Portugal, existe a possibilidade de o investimento receber at cerca de 5000 por ano, livre de impostos e o tempo de retorno do investimento estima-se que seja de cerca de 7 anos. A. Regime de remunerao bonificado aplicvel a produtores, cuja potncia de ligao da respectiva unidade microprodutora no seja superior a 3,68kW ou, no caso dos condomnios, a 11,04kW. A unidade de microproduo ter de utilizar fontes de energia renovvel (FER e o local de consumo deve dispor de um mnimo de 2m2 de colectores solares trmicos para aquecimento de guas [3]. O produtor remunerado com base na tarifa de referncia que vigorar data da emisso do certificado de explorao. B. Regime de remunerao geral aplicvel a todos os que tenham acedido actividade de microproduo e no se enquadrem no regime bonificado. A tarifa de venda de electricidade igual ao custo da energia do tarifrio aplicvel pelo comercializador de ltimo recurso do fornecimento instalao de consumo. C. Rentabilidade A tarifa de venda, a produtividade da instalao e o custo do investimento inicial definem a rentabilidade de um sistema microprodutor. Actualmente a tecnologia de produo de energia que se torna mais rentvel, mediante os custos de instalao e valores da tarifa, a microproduo FV.
Tabela I Tarifas da microproduo para diferentes tecnologias [3] Tecnologia de produo Solar fotovoltaica Elica Hdrica Cogerao a biomassa Tarifa BTN % da tarifa de referncia 100% 80% 40% 70% 38% Valor em Dezembro de 2010 0,40 /kWh 0,32 /kWh 0,16 /kWh 0,28 /kWh 0,15 /kWh Figure I - Energia fotovoltaica e perspectivas de crescimento em Portugal (2009-2020) [1]

IV. SECTOR FV EM PORTUGAL A produo energtica em Portugal assenta no aproveitamento de FER, especialmente na produo hdrica e elica. Existem metas ambiciosas no que diz respeito capacidade de potncia FV em Portugal, sendo que de prever uma intensificao dos sistemas ligados rede. Verifica-se tambm um grande potencial no que diz respeito aos sistemas FV integrados em edifcios.

Como resultado desta aposta no sector FV em Portugal, de prever benefcios para o pas: - Benefcios ecolgicos e ambientais; - Benefcios arquitecturais; - Benefcios scio-econmicos; - Benefcios energticos. V. CONCLUSES Do estudo realizado e do caso prtico dimensionado conclui-se que: - O seguimento do movimento solar permite obter maiores nveis de produo; - A recente alterao da remunerao da microproduo, torna o tempo de retorno do investimento mais lento, no entanto, os custos dos mdulos FV tm vindo a decrescer; - Para uma moradia, dentro das FER, a microproduo FV a que oferece melhor rentabilidade. Como perspectivas futuras, salientam-se: - de esperar um crescimento do FV, nomeadamente aliado arquitectura; - O cliente de BT ser fundamental na expanso do aproveitamento das FER; - previsvel que as polticas governamentais estimulem o crescimento do sector FV. REFERNCIAS
[1] Filipe Fernandes dos Santos, Utilizao de Energia Fotovoltaica para a Eficincia Energtica de uma moradia, Dissertao de Mestrado, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Fevereiro de 2011. Energia Fotovoltaica Manual sobre tecnologias, projecto e instalao, manual desenvolvido no projecto GREENPRO entre Fevereiro de 2002 e Janeiro de 2004. Renovveis na Hora. Disponvel em http://www.renovaveisnahora.pt/. ltimo acesso em Outubro e Novembro de 2010.

[2]

[3]

You might also like