You are on page 1of 23

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

Circuitos de Corrente Alternada I


Nesta prtica, estudaremos circuitos de corrente alternada e introduziremos a notao complexa para anlise dos mesmos. Em particular, estudaremos as curvas de tenso versus corrente para resistores, indutores e capacitores submetidos a tenses alternadas. Estudaremos tambm os circuitos RC e RL e sua utilizao como filtros de freqncias. Sempre que surgir uma dvida quanto utilizao de um instrumento ou componente, o aluno dever consultar o professor para esclarecimentos. I. Definies gerais Nos circuitos de corrente contnua, a resistncia eltrica a nica grandeza que expressa o impedimento a passagem da corrente eltrica. Em corrente alternada, existem outros efeitos alm do resistivo que influenciam a passagem de corrente no circuito; por exemplo, a indutncia quando o circuito contm bobinas, ou a capacitncia quando o circuito contm capacitores. Deste modo, a razo tenso/corrente em um circuito de corrente alternada no depende apenas das resistncias eltricas do mesmo. Por esse motivo, a razo entre tenso e corrente em um circuito de corrente alternada recebe um outro nome: impedncia, um termo que foi proposto por Oliver Heaviside em 1886. Heaviside deu grandes contribuies teoria eletromagntica, tendo reformulado as equaes de Maxwell na notao vetorial moderna. As contribuies de Heaviside tambm incluem o clculo vetorial, mtodos de resoluo de equaes diferenciais e teoria de circuitos eltricos e linhas de transmisso, alm de ter introduzido outros termos como indutncia, condutncia e eletretos. A impedncia de um circuito composta de trs componentes:

ZR: componente resistiva da impedncia ou simplesmente resistncia (R); ZC: componente capacitiva da impedncia ou reatncia capacitiva (XC); ZL: componente indutiva da impedncia ou reatncia indutiva (XL);
Uma outra grandeza importante na descrio de circuitos de corrente alterna a freqncia das tenses e correntes do circuito. A freqncia linear medida em Hertz

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

(Hz) e igual ao nmero de ciclos por segundo; seu smbolo usualmente f. A freqncia angular medida em rad / s e igual a taxa de variao da fase da corrente; seu smbolo normalmente . A relao entre as duas :

= 2 f

(1)

II.

Circuitos Resistivos, Capacitivos ou Indutivos


Na prtica, impossvel obter circuitos de corrente alternada com caractersticas

puramente resistivas, indutivas ou capacitivas . Mesmo assim didtico tratar esses casos ideais, para se ter uma idia de seu comportamento. Neste caso, o tratamento pode ser feito atravs de equaes diferenciais simples. As caractersticas previstas individualmente so mantidas quando tratarmos de circuitos que contenham combinaes desses elementos.

a) Circuito Puramente Resistivo Anteriormente, estudamos os efeitos da tenso e da corrente contnua em resistores. Agora vamos estudar um resistor submetido a uma fonte de tenso alternada da forma V = Vo cos(t + ) , como na figura 1.

Figura 1 Esquema eltrico de um circuito puramente resistivo.

A corrente que flui atravs do resistor pode ser calculada utilizando-se a lei de Ohm: (2)

I=

V Vo = cos(t + ) = I o cos(t + ) R R

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

Neste caso, observamos que tenso e corrente variam cossenoidalmente no tempo, e no existe diferena de fase entre ambas. A amplitude da corrente, Io, dada simplesmente por Vo / R. A potncia instantnea dissipada no resistor dada por:

P = VI =

Vo 2 cos 2 (t + ) R

(3)

O valor mdio da potncia dissipada em um ou mais perodos completos dado por:


(4)

Pmed =

T 1 Vo2 1 Vo2 2 cos ( t + ) dt = T R 2 R o

Na equao 4, T representa um ou mais perodos completos. Vemos dessa equao que a potncia mdia diferente de zero para qualquer valor , isto , independentemente da freqncia um resistor sempre dissipa a mesma potncia eltrica em um circuito onde tenso e corrente variam no tempo. A impedncia do circuito, em mdulo, dada pela razo entres os valores de pico da tenso (Vo) e da corrente (Io):
Vo =R Io

Z=

(5)

Portanto, neste caso a impedncia simplesmente a resistncia do circuito.

b) Circuito Puramente Capacitivo:

Na figura 2 mostramos um capacitor submetido a uma diferena de potencial V da forma V = Vo cos(t + ) . A carga acumulada no capacitor Q = Qo cos(t + ) , onde Qo = CVo.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

+ C

Figura 2 Esquema eltrico de um circuito puramente capacitivo.

A corrente I que flui atravs do circuito pode ser calculada da seguinte forma:
(6)

I=

dQ = CVo sin(t + ) = I o cos(t + + / 2) dt

Neste caso, observamos que tenso e corrente variam no tempo, mas esto fora de fase por um ngulo de 90 (/2 rad). Em um circuito puramente capacitivo a corrente adiantada em relao tenso (ou seja, o pico de corrente ocorre antes do pico de tenso) e tem amplitude dada por Io = CVo. Note que esse comportamento de fato esperado, pois assim que o capacitor descarregado ligado no circuito a corrente mxima e a tenso mnima (pois o capacitor est descarregado) e medida que o tempo passa a corrente diminui e a tenso aumenta (a carga vai se acumulando nas placas do capacitor) e depois de um certo tempo a corrente zero e a tenso mxima (capacitor carregado). A potncia dissipada neste circuito dada por:

P = VI = CVo 2 cos(t + ).sin(t + )


A potncia mdia :

(7)

Pmed = CVo2

1 1 1 sin(t + ) cos(t + ) dt = CVo2 sin(2t + 2 ) dt = 0 T o 2 T o

(8)

A potncia mdia dissipada em um circuito puramente capacitivo sempre nula, para qualquer valor de . Em outras palavras, um capacitor no dissipa potncia; ele

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

armazena energia (em forma de energia eletrosttica) durante uma parte do ciclo para fornec-la durante a outra parte, de modo que o fluxo mdio nulo. A impedncia do circuito, em mdulo, dada pela razo entre os valores mximos de tenso (Vo) e de corrente (Io), ou seja: Vo 1 = I o C
(8)

Z = XC =

A impedncia capacitiva (ou reatncia capacitiva) inversamente proporcional freqncia da tenso alternada. No limite de tenso contnua, vai a infinito, o que significa que no h corrente. De fato, quando um capacitor ligado a uma fonte de tenso contnua, ele se carrega (usualmente de forma rpida) at a tenso da fonte e a corrente deixa de circular.

c) Circuito Puramente Indutivo:


Na figura 3 mostramos um indutor submetido a uma fora eletromotriz V da forma V = Vo cos(t + ) . A diferena de potencial sobre um indutor pode ser escrita como:

V =L

dI = Vo cos(t + ) dt
I +

(9)

Figura 3 Esquema eltrico de um circuito puramente indutivo.

A corrente I que flui atravs do circuito pode ser calculada da seguinte forma: (10)

I =

Vo V cos( t + ) dt = o sin( t + ) + C = I o cos( t + ) + C L L 2

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

A tenso e a corrente variam periodicamente no tempo, e esto fora de fase por um ngulo de 90. Entretanto, no caso do circuito puramente indutivo a corrente atrasada em relao tenso. Esse resultado pode ser compreendido qualitativamente se lembrarmos que a fora contra eletromotriz no indutor proporcional a taxa de variao da corrente no tempo (lei de Faraday-Lenz). Quando o indutor ligado ao circuito ele se comporta como um curto-circuito (estamos desprezando o efeito resistivo) e a corrente tende a aumentar rapidamente (mxima taxa de variao) e imediatamente aparece uma tenso nos terminais do indutor (fora contra-eletromomotriz) de modo a impedir que a corrente se estabelea. medida que o tempo passa a forma eletromotriz da fonte faz com que a corrente vai se estabelecendo de forma mais lenta e a tenso no indutor vai diminuindo at que a corrente atinja um valor que equilbrio e a tenso nos terminais do indutor seja nula. O pico de mxima tenso no indutor ocorre antes da mxima corrente e, portanto, a tenso est adiantada em relao a corrente. Como no caso do circuito puramente capacitivo, a potncia mdia dissipada no circuito nula para qualquer valor de . O indutor armazena energia (em forma magntica) durante uma parte do ciclo e fornece essa energia na outra parte do ciclo. A impedncia do circuito , em mdulo, a razo entre Vo e Io, ou seja: (11)

Z = XL =

Vo = L Io

A impedncia de um circuito puramente indutivo cresce com a freqncia, e vai a zero em circuitos de corrente contnua. De fato, como nesses circuitos a corrente no varia, a tenso sobre o indutor nula. Um indutor real (bobina) composto por muitas voltas de fios enrolados e possui, alm da indutncia, uma resistncia. Assim, costuma-se dizer que na prtica toda indutncia vem sempre acompanhada de uma resistncia. Porm essa afirmao no totalmente verdadeira, j que hoje existem materiais que em baixa temperaturas podem atingir o estado supercondutor e ter resistncia eltrica nula. Em outras palavras uma bobina feita de um material supercondutor um indutor puro, ou seja, converte energia eltrica em energia magntica da forma mais eficiente possvel. Isso pode

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

parecer a princpio uma idealizao sem muita aplicao, mas, de fato, nos equipamentos de ressonncia magntica nuclear, comuns em hospitais hoje em dia, a gerao do alto campo magntico necessrio ao experimento (ou exame clnico, no caso) feita atravs de um solenide feito de material supercondutor, justamente para aproveitar essa mxima eficincia na converso de energia eltrica em energia magntica.

III. A notao complexa


Na anlise de circuitos de corrente alternada, bastante til usar o formalismo da impedncia complexa, que usa as propriedades das exponenciais imaginrias para simplificar a anlise de problemas que envolvem valores (tenses e correntes) que variam senoidalmente. A grande vantagem que as equaes diferenciais lineares transformam-se facilmente em equaes ordinrias. Em todos os casos, o valor de fato das tenses e correntes (valor que pode ser medido em um experimento) a parte real do nmero complexo. Na notao complexa, tenso e corrente alternadas senoidais so expressas como:

V (t ) = Vo eit I (t ) = I o eit

(12a) (12b)

Vo e Io podem assumir valores complexos. O conceito de impedncia tambm pode ser generalizado na notao complexa, como sendo a razo entre os valores complexos da tenso e da corrente. O resultado em geral um nmero complexo, cujo mdulo igual impedncia real (razo entre os valores de pico) e o argumento igual diferena de fase entre a corrente e a tenso (positivo se a tenso for adiantada com relao corrente). No caso de um resistor, a tenso e a corrente esto em fase, logo a impedncia complexa um nmero real, igual impedncia real:

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

ZR = R

(13)

No caso do capacitor, a corrente adiantada de 90 em relao tenso, logo a impedncia complexa est no eixo imaginrio negativo. Seu mdulo dado pela equao 8. Portanto: (14)

Z C = iX C =

i C

No caso do indutor, a corrente atrasada de 90 em relao tenso, logo a impedncia complexa est no eixo imaginrio positivo, com mdulo dado pela equao 11. Portanto: (15)

Z L = iX L = i L

IV. Circuitos RC e RL srie


Na anlise dos circuitos esquematizados na figura 4a e 4b, utilizaremos o formalismo da impedncia complexa. Vamos assumir que os circuitos so alimentados por uma fonte de tenso senoidal da forma V (t ) = Vo cos(t ) , que na notao complexa se escreve V (t ) = Vo eit . A corrente que atravessa o circuito tambm senoidal, e dada por I (t ) = Keit .
(a) (b)

VR (t) R V (t)

VR (t) R C VC (t) V (t)

VL (t)

Figura 4: Circuitos de corrente alternada. (a) RC; (b) RL

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

Para o circuito RC, utilizando a lei de Kirchhoff, podemos escrever: V (t ) = V R + VC (16)

As tenses no resistor e no capacitor so dadas por: (17)

VR = RI (t ) = RKeit

VC =

Q 1 K i .t = I (t ).dt = e C C iC

(18)

Substituindo na equao 16 e cancelando a exponencial que comum a todos os termos, obtemos: (19)

Vo = R.K +

K i C

Isso permite determinar K: (20)

K=

Vo R i 1 C

A impedncia complexa a razo entre os valores complexos da tenso e da corrente: (21)

Z=

V Vo 1 = = Ri I K C

O mdulo da impedncia, que a razo entre os valores de pico da tenso e da corrente, o mdulo desse valor:

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

1 Z = R2 + C

(22)

No circuito RL, figura 4b, a tenso sobre o indutor dada por: (23)

VL = L

dI = LKeit dt

A tenso total dada por V (t ) = VR + VL . Logo:

Vo = RK + i LK

(24)

Logo: (25)

K=

Vo R + iL

A impedncia complexa e o seu mdulo so, portanto:


Z = R + i . L (26)

Z = R 2 + (L) 2

(27)

Com o formalismo de impedncias complexas a anlise dos circuitos de corrente alternada fica muito parecida com o tratamento dados aos circuitos de corrente contnua. Do mesmo modo que uma combinao de resistores em srie e em paralelo pode ser representada por um nico resistor equivalente, um circuito contendo uma combinao arbitrria de resistores, indutores e capacitores pode ser representado por uma impedncia total Z. As equaes 21 e 26 mostram que a impedncia complexa equivalente de componentes ligados em srie a soma das impedncias complexas individuais, como acontece com as resistncias em circuitos de corrente contnua. Da

10

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

mesma forma, a regra de associao de impedncias complexas em paralelo idntica das resistncias. No entanto, devemos ressaltar que: O formalismo de impedncia complexa til para tratar relaes lineares, como, por exemplo, uma equao de malha, mas no pode ser usado quando as relaes no so lineares, como no clculo de potncia. O formalismo de impedncia complexa pode ser aplicado diretamente a circuitos com geradores de onda senoidal, mas no a circuitos com geradores de outro tipo de onda.

V.

Filtros RC (passa-alta) e RL (passa-baixa)


Os circuitos RL e RC possuem propriedades muito interessante quanto analisado

como funo da freqncia. Esses circuitos funcionam como filtros eltricos e so utilizados em instalaes eltricas e equipamentos eletrnicos para rejeitar rudo e para proteg-los, por exemplo, contra transientes induzidos pela queda de raios durante as tormentas. De modo geral um filtro pode ser representado como um circuito com dois terminais de entrada e dois de sada, como na figura 5.

Vo

Filtro

Vs

Figura 5 Representao de um Filtro eltrico

Todo filtro caracterizado por uma funo de transferncia, T(), definida como sendo o quociente entre a tenso (complexa) nos terminais de sada pela tenso (complexa) nos terminais da entrada:

T ( ) =

Vs (Vs ) max i = e Vo (Vo ) max

(28)

11

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

O mdulo da funo de transferncia a razo entre os valores de pico da tenso nos terminais de sada e entrada; o argumento a diferena de fase entre eles (positivo se a sada estiver adiantada em relao entrada).

a) Filtro RC (ou passa-alta) A associao em srie de um resistor e um capacitor (mostrado na figura 4a) forma um circuito simples, porm de muita utilidade. Neste circuito, observa-se um comportamento caracterstico da tenso no resistor (VR) em funo da freqncia. Considerando que a sada do filtro est nos terminais do resistor, a funo de transferncia pode ser escrita da seguinte forma:

T ( ) =

VR R = = Vo Z

1 1 i 1 RC

(29)

O mdulo da funo de transferncia : 1


1 1+ RC
2

T ( ) =

(30)

Para altas freqncias ( >> 1 / RC ), a tenso de VR aproximadamente igual tenso de entrada do gerador (Vo). Em baixas freqncias, VR menor que a tenso de entrada. Logo este circuito privilegia a passagem de correntes alternadas com altas freqncias, sendo por isso conhecido como filtro passa-alta. Na freqncia

o = 1 / RC , metade da potncia fornecida atenuada pelo circuito, e por isso esse valor
denominado freqncia de meia-potncia. A funo de transferncia pode ser escrita em termos dessa freqncia:

T ( ) =

1 1 + ( o / )
2

(31)

12

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

A funo de transferncia definida em termo das tenses. Em algumas aplicaes, mais interessante pensar em termos de potncia. Para uma dada carga que ser alimentada pela sada do filtro, a potncia proporcional ao quadrado da tenso. Portanto, a razo entre as potncias igual ao quadrado da funo de transferncia.

b) Filtro RL (ou passa-baixa) Da mesma forma, a associao em srie de um resistor e um indutor, figura 4b, forma um outro circuito de grande utilidade. Neste caso a funo de transferncia pode ser escrita como:

T ( ) =

VR R = = Vo Z

1 1+ i

(32) R

O mdulo da funo de transferncia :


1 L 1+ R
2

T ( ) =

(33)

Neste circuito, a tenso VR aproximadamente igual a tenso Vo a baixas freqncias ( << R / L ). Em altas freqncias a tenso VR sobre a resistncia (ou seja, a corrente) atenuada e por isso o filtro denominado filtro passa-baixa. A freqncia

o = R / L a freqncia de meia-potncia, como no filtro RC. Esta freqncia pode ser


adotada como a freqncia de corte do filtro. A funo de transferncia pode ser escrita em termos dessa freqncia: 1 1 + ( / o )
2

T ( ) =

(34)

13

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

Na figura 6a, h o grfico da funo de transferncia para os filtros RC e RL. Na figura 6b, h um grfico de potncia, que igual ao quadrado da funo de transferncia. Note no grfico do quadrado da funo de transferncia que, quando T()2 = 0.5 = 0, justificando a denominao freqncia de meia potncia.
(a) (b)

1.0

1.0

0.8

0.8

0.6

0.6

T()2

T()

0.4

0.4

Filtro RL (passa-baixas) Filtro RC (passa-altas)

0.2

0.2

0.0 0 1 2

Filtro RL (passa-baixas) Filtro RC (passa-altas)


3 4 5

0.0 0 1 2 3 4 5

/0

/0

Figura 6 Resposta de filtros RC e RL em funo da freqncia. (a) Funo de transferncia. (b) Relao entre potncia de sada e potncia de entrada.

Os filtros RC e RL so muito usados como filtros de freqncia em vrias aplicaes; um exemplo nos sistemas de som com vrias caixas. A caixa maior, chamada de woofer, executa melhor os sons graves (de baixa freqncia), e a caixa menor (o twitter) executa melhor os agudos (de alta freqncia). O sinal que vai para o woofer passa por um filtro passa-baixas (RL), e o sinal que vai para o twitter passa por um filtro passa-altas (RC). O resultado que cada caixa reproduz apenas a faixa de freqncias para a qual seu desempenho melhor, o que melhora a qualidade do som.

14

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

Experimentos
Para quantificar o comportamento instantneo de tenses e correntes que variam no tempo, utilizaremos um osciloscpio. Portanto, preste muita ateno na ligao do osciloscpio para que os cabos terra estejam sempre ligados no mesmo ponto do circuito.

1. Curva VxI de resistores, capacitores e indutores


Nesta parte da prtica estaremos interessados em caracterizar o comportamento instantneo das curvas de tenses como funo da corrente (curvas VxI) para resistores, indutores e capacitores. a) Utilizaremos um osciloscpio e um gerador de funes para medir a curva VxI de resistores, capacitores e indutores em regime de corrente alternada. Para isso, use a montagem da figura 7, com o osciloscpio no modo X-Y. No canal 1 (eixo horizontal), voc dever medir a corrente, a menos de um fator de escala (lembre-se que, em um resistor, I = V / R); no canal 2 (eixo vertical), voc dever medir a tenso sobre o componente.
Osciloscpio R

~
X
Canal 1 (x) Canal 2 (y)

Figura 7 Circuito utilizado para medir a curva V-I caracterstica de componentes eletrnicos.

b) Coloque um resistor de R = 1 k e ajuste o gerador de sinais para um sinal senoidal de mxima amplitude e freqncia de cerca de 1 kHz. c) Configure o osciloscpio no modo X-Y, ambos os canais em 5 V/div e acoplamento DC e o canal 2 invertido (justifique o porqu em seu relatrio). d) Coloque um resistor no lugar do componente X e observe a curva VxI na tela do osciloscpio. Varie a freqncia da fonte (de alguns Hz at dezenas de kHz) e descreva o que acontece com a curva. Voc dever observar uma reta com o mesmo coeficiente angular em qualquer freqncia. Determine o coeficiente angular e explique esse resultado. 15

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

e) Coloque um capacitor de 0,22 F no lugar do componente X e observe a curva VxI na tela do osciloscpio. Varie a freqncia da fonte (desde alguns Hz at dezenas de kHz) e descreva como a curva observada e o seu comportamento como funo da freqncia. Formule matematicamente o problema de modo a prever o tipo de curva observada e o comportamento como funo da freqncia. f) Coloque um indutor de 44 mH no lugar do componente X e observe a curva VxI na tela do osciloscpio. Varie a freqncia da fonte (desde alguns Hz at dezenas de kHz) e descreva o que acontece com a curva. Formule matematicamente o problema de modo a prever o tipo de curva observada e o comportamento como funo da freqncia.

2. Filtro RC (passa-alta)
Nesta parte da prtica estaremos interessados em verificar o comportamento das curva de transferncia de filtros passa-alta. a) Monte o circuito RC mostrado na figura 8, com R = 1 k e C = 0,22 F. Ajuste o gerador de funes para obter um sinal senoidal de freqncia 1 kHz com amplitude mxima.

Vo

CH 1 R

CH 2

Filtro RC
Figura 8 Circuito para determinar a curva caracterstica de um filtro RC

b) Utilizando os dois canais do osciloscpio, levante a curva da funo de transferncia do circuito, ou seja, mea o valor da tenso no gerador (Vo) e na resistncia (VR), em funo da freqncia e faa um grfico de VR/Vo em funo da 16

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

freqncia. Mea tambm o valor da tenso no capacitor (VC) Obs: durante toda a medida verifique o valor da tenso Vo (no assuma que ele ser o mesmo sempre). Certifique-se que os cabos de terra dos dois canais do osciloscpio estejam conectado no mesmo ponto do circuito. Para medir a tenso sobre o capacitor e o resistor, ajuste o osciloscpio para visualizao de um canal, com acoplamento DC. Para medir a tenso fonte, voc pode usar o modo Add com o canal 2 invertido (porque a fonte est ligada entre os terminais positivos de cada canal); Utilize a mesma escala vertical para ambos os canais do

osciloscpio.
c) Faa um grfico de VR / Vo e VC / Vo em funo da freqncia. Uma sugesto variar de 50 Hz at 2 kHz. d) Faa um grfico da potencia dissipada em R como funo da freqncia e ,com esses dados, determine a freqncia de corte do filtro e compare com o valor esperado 0 = 1 RC .

3. Filtro RL (passa-baixas)
Nesta parte da prtica estaremos interessados em verificar o comportamento das curva de transferncia de filtros passa-baixa. a) Monte o circuito RL, utilizando R = 1 k e L = 44 mH. O circuito est mostrado na figura 9.

Vo

~
L

CH 1 R

CH 2

Filtro RL
Figura 9 Circuito para determinar a curva caracterstica de um filtro RL

17

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

b) Proceda da mesma maneira que no experimento anterior. Faa um grfico de VR / Vo e VL / Vo em funo da freqncia. Uma sugesto variar de 100 Hz at 20 kHz. c) Faa um grfico da potencia dissipada em R como funo da freqncia e, com esses dados, determine a freqncia de corte do filtro, e compare com o valor esperado o = R / L .
Funo de transferncia de um filtro RC

/2 (Hz)

Vo (V)

VR (V)

VC (V)

Funo de transferncia de um filtro RL

18

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

/2 (Hz)

Vo (V)

VR (V)

VL (V)

19

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

Apndice Formulao do Modelo de Drude para correntes alternadas


O modelo de Drude um modelo terico permite prever e calcular as propriedades eltricas de materiais. H vrias maneiras de formular o modelo; em uma delas, faz-se a hiptese de que sobre os eltrons age, alm da fora eltrica, uma fora de arrasto proporcional a sua velocidade. Isso no entra em contradio com a hiptese de o eltron s interagir com a rede de ons de fundo durante as colises porque o que conta o comportamento mdio total dos eltrons. Com essa hiptese, a equao de movimento : (A1)

dv m = eE v m dt

Essa uma equao diferencial de primeira ordem, linear e no-homognea na varivel vm, que a velocidade mdia dos eltrons. Ela admite uma soluo estacionria (vm constante no tempo) se E for constante tambm: (A2)

vm =

eE

A corrente que atravessa um fio de seo transversal A e comprimento L :

I = neAv m =

ne 2 AE

(A3)

Lembrando que E = V / L, escrevemos:

I=

ne 2 A V L

(A4)

Vemos ento que a hiptese da fora de arrasto proporcional velocidade tem como conseqncia que a corrente proporcional a diferena de potencial, rea e

20

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

inversamente proporcional ao comprimento do fio, o que foi demonstrado experimentalmente por Ohm. A resistncia desse condutor : (A5)

R=

V L = 2 I ne A

A resistividade do material : (A6)


2

ne

A grande vantagem dessa formulao que ela permite tambm considerar o caso de corrente alternada, quando o campo eltrico varia senoidalmente no tempo. Nesses casos, a equao A1 deve ser resolvida assumindo um campo eltrico da forma:

E = E o cos(t )

(A8)

Para facilitar a resoluo, vamos utilizar a notao complexa e permitir que o campo eltrico e a velocidade dos eltrons assumam valores complexos. O campo eltrico escrito ento como uma exponencial imaginria:

E = E o exp(it )

(A9)

A soluo particular a ser procurada deve ter a mesma dependncia temporal do campo eltrico:

v m = vo exp(it )
Substitumos A12 em A1 e resolvemos para vo:

(A10)

21

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

vo =

eEo + im

(A11)

A diferena entre essa expresso e a A2 que o denominador foi substitudo por + im (que vale no caso de corrente contnua). Seguindo os passos que levaram da A2 at a A6, o resultado :

I=

ne 2 A V ( + im ).L

(A12)

A impedncia do fio condutor vale: (A13)

Z=

V L m L = 2 +i 2 I ne A ne A

Vemos ento que a impedncia de um condutor tem uma parte real constante e uma parte imaginria proporcional freqncia. O primeiro termo tem a forma da impedncia de uma resistncia, enquanto o segundo tem a forma da impedncia de uma indutncia. Em outras palavras, todo condutor igual associao de um resistor com um indutor. A resistncia e indutncia caractersticas so: (A15)

R=

L
ne
2

A
(A16)

L=

m L ne 2 A

Como era esperado, o valor da resistncia o mesmo que foi calculado no caso de corrente contnua. Da mesma forma que foi definida a resistividade, tambm definimos a indutividade e a impeditividade de um material. Para poder ter uma idia do efeito indutivo do fio retilneo, vamos calcular a razo entre a reatncia indutiva e a resistncia do fio:

22

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Circuitos de Corrente Alternada I

X L L = = R R /m

(A16)

Na freqncia = / m, a reatncia indutiva e a resistncia tem o mesmo valor. Nos condutores metlicos, o valor tpico de / m da ordem de 1013 s-1. Assim, mesmo a freqncias relativamente altas de 100 MHz, a reatncia indutiva vrias ordens de grandeza menor que a resistncia, e pode certamente ser desprezada.

23

You might also like