You are on page 1of 7

A Educao Artstica na Escola do Sculo XXI

Teresa Andr
teresa.andre@sapo.pt

Caldas da Rainha, 1 de Junho de 2009

Palavras-chave: educao-artstica-artes- escola-laboratrio-atelier-globalizaodiversidade-multiculturalidade

1.

A ps-modernidade provocou grandes mudanas nas relaes sociais e, simultaneamente, abriu um espao de questionamento sobre o papel das artes na educao contempornea globalizada e interdependente ligada por sistemas e redes de informao e caracterizada pela pluralidade, pela fragmentao, pelas mltiplas culturas e pela obrigao de instaurao de novas formas de dilogo. Por isso, nos ltimos tempos tm sido realizadas, em vrios pases europeus, iniciativas diversificadas com o objectivo de identificar, defender e promover os interesses comuns da humanidade nomeadamente a cultura e a identidade visando que, para alm do quadro comum de referncias que se foi instituindo naturalmente, sejam dadas respostas aos novos desafios da sociedade ps-moderna. Com efeito, ao mesmo tempo que ocorreu a constituio de uma comunidade global formada pelos pases da Unio Europeia, em consequncia da economia mundial o que contribuiu para uniformizar a cultura e neutralizar as diferenas nacionais criando uma sociedade de consumo com uma cultura homognea a mobilidade dos cidados europeus e o fluxo de migraes originaram um novo quadro social para o qual urgente incrementar estratgias e aces que garantam um espao cultural diversificado, aberto ao pluralismo, diversidade de gnero, de etnias e de culturas. Assim, no mbito desta sociedade ps-moderna, na qual se colocam como prioridades a preservao dos direitos culturais e o respeito pelas diversas identidades culturais, quais so os novos desafios que se colocam educao artstica? Quais as implicaes destes paradigmas? Como conceber propostas pedaggicas ajustadas a esta realidade?

2.

inequvoco que, presentemente, a conscincia da importncia dos factores scio-culturais para a produo de significados tem efeitos, tanto no campo artstico como no espao educativo, pelo que no pode ser ignorado e obriga ao reforo do papel dos professores de artes na sociedade e anlise deste paradigma cultural. Hoje, no espao das artes coexistem as artes denominadas tradicionais as artes plsticas, o teatro, a dana, a msica, a literatura e as novas formas digitais, fruto das tecnologias cada vez mais avanadas. Assim, a arte contempornea apresenta-se como ecltica e pluralista, j que proporciona o convvio de formas culturais diversas, no tem como objectivo criar representaes verdadeiras ou nicas da realidade e, sobretudo, manifesta uma maior abertura s culturas populares. Ora este novo posicionamento obriga a repensar a rea da educao artstica, dado que um dos conceitos fundamentais para a aprendizagem das artes o da apreciao da obra de arte passou a ser menos valorizado, ao invs das noes de contextualizao, de instrumentalizao e de interdisciplinaridade. As concepes de arte, sustentadas pelas correntes modernas de pensamento sobre a cultura e a sociedade, vieram alterar profundamente o papel das artes, factor que obriga os educadores a desenvolverem novas prticas pedaggicas, no sentido de proporcionar s crianas e aos jovens uma educao que no s fornea meios para a compreenso e preservao das culturas minoritrias que esto em risco perante a globalizao mas que contribua, igualmente, para o conhecimento e para a criao das suas identidades pessoais. Desde o incio dos tempos que as artes ajudaram a perceber o mundo que rodeava os indivduos, a configur-lo e a dar-lhe sentido. No entanto, ainda hoje se continua a debater a importncia da educao artstica e a apresentarem-se razes para a sua incluso ou no no espao educativo. Mas ser que esta disputa far sentido? Afinal a educao artstica justifica-se por si mesma, e a sua relevncia radica-se no carcter criativo do Homem. Aquilo que , com efeito, indispensvel trabalhar, no sentido de tornar visveis os contributos da educao artstica para a sociedade. No basta argumentar que a convivncia com as artes estimula a interdisciplinaridade, a tomada de decises, motiva para uma aprendizagem activa, criativa e questionadora. preciso avaliar de que modo as artes ensinam a trabalhar com o tempo, o espao, a luz, a cor, o som, o corpo, os recursos financeiros, os
2

meios de comunicao social, as tecnologias, os diferentes materiais. preciso estudar de que forma as artes potencializam as capacidades de trabalhar em equipa, de planeamento, de negociao, de liderana, de comunicao, de gesto de conflitos e a criatividade. Porque estes so os novos paradigmas que se colocam ao Homem do sculo XXI. No basta afirmar que os conhecimentos, os valores, as atitudes e as competncias artsticas so o fundamental. O professor de artes, neste momento, tem de encontrar novas formas de aprender e de dar a conhecer o processo criativo e centrar-se na ideia de que a educao artstica hoje uma educao para a vida. Esta a razo pela qual, esta componente educativa tem de ser desenvolvida de forma to aprofundada como as restantes porque so as artes que possibilitam a aquisio das competncias especficas e favorecem o relacionamento entre as componentes educativas e entre as artes e as culturas e a escola moderna tem de ter conscincia de que o ser humano que no conhecer as artes tem uma experincia de aprendizagem limitada.

3. Uma vez que a ps-modernidade instaurou novos modos de entendimento


das artes, nomeadamente no domnio da interpretao das criaes artsticas enquanto representaes de significados dependentes da compreenso dos cdigos simblicos, das convenes culturais e dos contextos de origem, os professores de artes devem privilegiar o trabalho de relacionamento das artes e das culturas e, conduzir as prticas pedaggicas de modo a demonstrar que os objectos estticos se inscrevem dentro de sistemas simblicos culturais amplos e no podem ser considerados como criaes autnomas. Nesse contexto, um dos paradigmas que se coloca aos professores de artes o conceito de cultura. Este domnio inclui prticas e aces sociais, crenas, comportamentos, valores, instituies e regras morais que identificam uma sociedade. a cultura que explica e d sentido cosmologia social, visto ser a identidade prpria de um grupo humano num determinado espao e tempo. No entanto, uma das grandes dificuldades em definir o que exactamente cultura, advm do facto da cultura no ser algo palpvel, mas sim uma ideia, produto do pensamento do Homem e que permite a produo e a troca de significados, tais como a verdade, a imaginao, a cincia ou o senso comum, e se concretiza de modos diversos, entre os quais, nas artes.

De facto, nas artes que se concretiza a representao simblica dos traos espirituais, materiais, intelectuais e emocionais que caracterizam a sociedade ou o grupo social, o modo de vida, o sistema de valores, as tradies e as crenas. So as artes que propagam os significados que no podem ser transmitidos atravs de nenhum outro tipo de linguagem, por isso que no se pode conhecer um pas sem entender a sua cultura. E na medida em que a cultura que determina o comportamento do homem e justifica as suas aces, fundamental a preservao da variedade e da identidade cultural para que no se percam modos de estar e de ser. Nesta perspectiva, a educao artstica apresenta-se como um factor de estmulo da conscincia cultural do indivduo, e pode ser um poderoso instrumento de afirmao da singularidade na diversidade, dado que, recorrendo a prticas que podem ser entendidas como transgressoras e crticas, permite a dialctica, emancipadora e inclusiva. Contudo, a educao artstica, tal como se ensina agora nas escolas, sustentase em concepes culturais do mundo ocidental e reflecte padres morais, polticos e intelectuais, mais ou menos tradicionais, questionados hoje pela sociedade contempornea com perspectivas plurais. Esse , pois, uma advertncia para a indispensabilidade de transformar a educao artstica num lugar privilegiado de reorganizao da escola, abrangendo os dilogos entre as diferentes culturas e perspectivando novos modelos de desenvolvimento. E porque a salvaguarda da diversidade cultural deve ser um dos objectivos da educao interessada no desenvolvimento cultural, os pedagogos defendem que os processos artsticos operam dentro de paradigmas culturais, formam e so formados por valores culturais e sociais aceites em determinados contextos, e procuram nas suas prticas agir criticamente conhecendo as artes, a sua Histria e os modelos subjacentes s criaes artsticas. Outra preocupao o reconhecimento do valor de relacionar as prticas em artes no quotidiano das escolas com o mundo da arte e da cultura psmodernas. Confrontar a arte do passado e a do presente. E promover as relaes ente a arte nas escolas com o mundo da arte contempornea, o que significa uma assumpo do ps-modernismo, que convida construo social do conhecimento, da realidade e dos valores sociais, ao reconhecimento das mltiplas verses da realidade, as muitas vozes sobre a verdade e as distintas concepes sobre arte e sobre valores artsticos. Obviamente que estas atitudes implicam compreender a arte nos seus contextos de origem, dentro do paradigma sociocultural.

4. O conhecimento sempre construdo socialmente, dai ser subjectivo, estar


impregnado de valores e ser decorrente dos interesses de poderes. Porm, se o professor de artes conseguir aumentar a percepo esttica e a sensibilidade, a educao artstica pode ajudar a incrementar uma teoria de identidade cultural colectiva, a par da noo da existncia de diferentes identidades e contribuir para uma afirmao cultural transnacional, sem que haja um esvaziamento das diferenas nacionais. Para que isto ocorra, as prticas pedaggicas devero sustentar-se na reflexo sobre os contextos culturais e sociais em que as escolas esto inseridas, devendo, para o efeito, os educadores assumir um papel transformador, questionando sobre o que ensinar e como ensinar naquela escola, transformando cada escola num espao singular, detentor de uma forma de conhecimento, de prticas de linguagem, de relaes e de valores sociais que so seleces e excluses de uma cultura mais ampla, contribuindo para a concepo de um projecto educativo ajustado ao contexto. E porque as escolas no so locais neutros, os projectos educativos e curriculares devem visar, atravs das aprendizagens, desenvolver o intelecto, a imaginao e o pensamento crtico determinante para permitir que os alunos se apropriem das suas histrias, questionem as suas biografias e sistemas de significados e percebam quais as foras que circunscrevem as suas vidas de forma a que, futuramente, as crianas e os jovens saibam como agir fora do espao da escola. As artes so um dos instrumentos fundamentais para os indivduos, dado que permitem a tomada de conscincia de que h sempre mais do que uma soluo para a resoluo de um problema e mais do que uma resposta para uma pergunta. Desta forma, a educao artstica dever ser um plo de dinamizao da sensibilidade esttica e da promoo das vrias expresses, no mbito da comunicao humana, cultivando os vrios talentos e respeitando a sua multiplicidade. Na medida em que a escola o primeiro espao formal que acolhe todos os indivduos, este o local privilegiado para o contacto sistematizado com as artes e suas linguagens, por esta razo, e apesar de ser evidente, com muita frequncia, a desvalorizao da educao artstica por parte de alguns actores sociais, muitas boas prticas tm sido desenvolvidas. A verdade que, aos poucos, os pedagogos reconheceram a capacidade transformadora da arte e esto a aceitar que o saber e o fazer artstico, bem como a fruio esttica so contributos valiosos para a sociedade.

Mas necessrio que o ensino das artes na escola esteja em consonncia com a contemporaneidade. Da que a sala de aula deva ser um espelho do atelier do pintor, do estdio do bailarino, do trabalho no teatro ou na orquestra ou do laboratrio do cientista, onde so desenvolvidas investigaes e onde, de uma forma activa, o processo criativo visvel. A ps-modernidade implica, portanto, que a procura e a construo do conhecimento sejam valores fundamentais tanto para o docente como para o aluno. Estas novas prticas pedaggicas podero estimular as crianas e os jovens a reconhecerem-se como participantes e construtores num processo dinmico que oscila entre o sentir, o pensar e o agir a partir de experincias vividas, mltiplas e diversas e permitir que, ao longo do processo de aprendizagem, haja uma constante avaliao, sejam feitos reajustes e promovida a interaco entre o conhecimento e a prtica relacionando-as com a Histria, as sociedades e as culturas. A escola poder utilizar, certamente com sucesso, as experincias positivas que tm sido realizadas ultimamente em muitos espaos de educao informal, trazendo as prticas dos laboratrios de artes e dos atelis para a sua estrutura. Esta ser a possibilidade de garantir a igualdade de participao, a construo de saberes, a compreenso do que se faz no pas e no mundo, e a resposta para a formao de cidados com competncia esttica, capazes de dialogar com os cdigos e de reconhecer as semelhanas e as diferenas dos diversos contextos culturais. importante, pois, que a educao compreenda que as artes so reas do saber e disciplinas com origem, histria, questes e metodologia. E ainda que, tal como nos outros domnios do conhecimento, no h uma homogeneidade entre as abordagens, excepo dos pressupostos mais abrangentes. Assim, no domnio da educao artstica podero ser podero ser realizadas experincias e prticas muito diferenciadas. A resposta aos novos paradigmas da educao est, portanto, na capacidade de fazer uma reviso sobre o que se entende hoje como arte, como cultura, e principalmente sobre as finalidades da educao nestes tempos psmodernos. A capacidade de rever os esquemas mentais e de construir novos modelos de abordar a educao artstica no espao curricular constitui um dos maiores desafios que se apresenta. S deste modo a educao artstica poder consolidar a sua posio no currculo e constituir-se como um poderoso instrumento para revitalizar e resgatar a identidade, a diversidade e as singularidades culturais, na medida em que as prticas pedaggicas se podero organizar de um modo intercultural e crtico, contribuindo para uma verdadeira educao para a
6

cidadania, entendida como um exerccio compartilhado, democrtico e que considera a diversidade.

You might also like