You are on page 1of 6

COMANDO DA AERONUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONUTICA ACADEMIA DA FORA AREA

31 - O ttulo dado ao poema, remete-nos ao Hino Nacional Brasileiro escrito por Duque Estrada. Pode-se dizer que, com isso, Drummond procurou a) conservar algumas idias afins em relao ao Hino Nacional Brasileiro. b) fazer uma imitao cmica, atravs do recurso intertextual pardia. c) absorver e transformar o poema em uma multiplicidade de outros textos. d) criar um canto nacional de conscientizao em detrimento do canto ufanista de Duque Estrada. 32 - De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA. a) A expresso se bem que (verso 27) determina uma mudana de direo na idia desenvolvida no texto. b) O eu-lrico apresenta duas posturas em relao ao brasileiro: a princpio otimista e por fim desalentada. c) At parte da sexta estrofe h no texto uma intensificao progressiva de significados e emoes. d) A expresso terrveis carinhos (verso 34) apresenta um contra-senso e foi utilizada para reforar um aspecto negativo de nosso nacionalismo. 33 - Assinale a alternativa correta, em relao ao texto. a) O verbo descobrir considerado um verbo irregular, pois seu particpio no se faz de forma regular. b) Os verbos presentes nos versos de 12 a 15 exigem o mesmo tipo de complemento, uma vez que possuem a mesma transitividade. c) O ponto e vrgula utilizado no verso 23 no est de acordo com a norma culta padro. O seu emprego justificado pela licena potica. d) Em todas as palavras a seguir, encontra-se um ditongo crescente: gua, macia, srias, conferncias, igual, maiores, paixes e inenarrveis. 34 - Marque (V) para as proposies verdadeiras e (F) para as falsas. ( ( ) A segunda e terceira estrofes apresentam uma ironia em relao s necessidades e interesses do Brasil. ) As palavras inenarrveis, incrveis (verso 25) e despropositado (verso 33) originaram-se pelo mesmo processo de formao das palavras. ) O texto valoriza as importaes utilizadas na formao da cultura brasileira. ) A substituio de precisamos descobrir o Brasil por precisamos de descobrir o Brasil est de acordo com a norma culta. ) O eu-lrico posiciona-se contrariamente ao tratamento idealizado dado ao Brasil.

EXAME DE ADMISSO AO CFOAV/CFOINT/CFOINF 2008

PROVAS DE FSICA E LNGUA PORTUGUESA


02 de SETEMBRO de 2007 Transcreva este dado para o seu carto de respostas. CDIGO DA PROVA: 21
ATENO! ESTA PROVA CONTM 60 QUESTES, SENDO QUE DE 01 A 30 SO QUESTES DE FSICA E DE 31 A 60 SO QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA.

Leia atentamente o Texto I para responder s questes de 31 a 36. Texto I Hino nacional Precisamos descobrir o Brasil! Escondido atrs das florestas, com a gua dos rios no meio, o Brasil est dormindo, coitado. Precisamos colonizar o Brasil. O que faremos importando francesas muito louras, de pele macia, alems gordas, russas nostlgicas para garonettes dos restaurantes noturnos. E viro srias fidelssimas. No convm desprezar as japonesas... Precisamos educar o Brasil. Compraremos professores e livros, assimilaremos finas culturas, abriremos dancings e subvencionaremos as elites. Cada brasileiro ter sua casa com fogo e aquecedor eltricos, piscina, salo para conferncias cientficas. E cuidaremos do Estado Tcnico. 20 Precisamos louvar o Brasil. No s um pas sem igual. Nossas revolues so bem maiores do que quaisquer outras; nossos erros tambm. E nossas virtudes? A terra das sublimes paixes... os Amazonas inenarrveis... os incrveis Joo-Pessoas... Precisamos adorar o Brasil! Se bem que seja difcil caber tanto oceano e tanta [solido no pobre corao j cheio de compromissos... Se bem que seja difcil compreender o que querem [esses homens, por que motivo eles se ajuntaram e qual a razo de seus [sofrimentos. Precisamos, precisamos esquecer o Brasil! To majestoso, to sem limites, to despropositado, ele quer repousar de nossos terrveis carinhos. O Brasil no nos quer! Est farto de ns! Nosso Brasil no outro mundo. Este no o Brasil. Nenhum Brasil existe. E acaso existiro os brasileiros?
(Andrade, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo 12a ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.)

10

15

( (

25

A seqncia correta a) V, F, F, V, V. b) F, V, F, F, V. c) F, V, V, F, F. d) V, F, V, V, F.

30

35 - Analise as proposies abaixo, em relao ao texto, e, a seguir, assinale a alternativa em que se apresenta um comentrio INCORRETO. a) ... com fogo e aquecedor eltricos.... (Se feita a concordncia atrativa, o enunciado no sofreria nenhuma alterao, j que a norma culta padro permite as duas formas de concordncia.) b) No convm desprezar as japonesas.... (O trecho apresenta um termo sobre o qual se faz uma declarao em forma de orao reduzida.) c) Se bem que seja difcil compreender o que querem esses homens, por que motivo eles se ajuntaram e qual a razo de seus sofrimentos. (Entre as oraes do trecho, h trs que exercem a mesma funo sinttica, portanto, esto coordenadas entre si.) d) ... o Brasil est dormindo... ... o que faremos importando francesas... (As formas nominais de gerndio apresentadas exercem funes prprias do adjetivo.)

35

EA CFOAV/CFOINT/CFOINF 2008

PROVAS DE FSICA E LNGUA PORTUGUESA CDIGO 21

36 - Assinale a opo INCORRETA em relao anlise dos seguintes versos. a) Precisamos colonizar o Brasil / o que faremos importando francesas. (O pronome o resgata a idia expressa no verso anterior e d sentido ao verso a que pertence.) b) O Brasil est dormindo, coitado (A palavra coitado traduz um sentimento do eu-lrico e est sintaticamente desvinculada dos outros termos da orao.) c) Se bem que seja difcil caber tanto oceano e tanta solido / no pobre corao j cheio de compromissos. (A orao e o termo destacados so complementos das palavras difcil e cheio.) d) O Brasil no nos quer! Est farto de ns! (Os termos grifados referem-se, respectivamente, a brasileiros e a Brasil.) Leia atentamente o Texto II e, a seguir, responda s questes de 37 a 44. Texto II Sinais de vida e morte no planeta verde A ocupao da Amaznia tira o sono do mundo, mas um desafio do qual os brasileiros no podem escapar O homem est aqui para o bem do homem Albert Einstein Nas vsperas de inaugurar com orgulho da raa seu terceiro milnio cristo e o centsimo da espcie, a humanidade descobriu um novo mundo aparentemente hostil, o planeta verde da Amaznia brasileira. A opinio pblica mundial eletrizou com as afirmaes de que as entranhas da Amaznia ardiam em chamas, um fogo capaz de gerar com suas labaredas fumaa suficiente para fazer cair sobre a Terra um castigo bblico, o aquecimento irreversvel de sua superfcie num vero trrido e perptuo. A aldeia global convenceu-se de que o inferno verde existe aqui e agora no Brasil e de que s uma campanha internacional pode salvar o pulmo do mundo de seus agressores, as queimadas e os desmatamentos. Essa imagem, a de um gigante ameaador que engole florestas e cospe fogo, correu o mundo. Feita de brumas, ela apenas uma iluso perversa e exagerada que esconde uma realidade complexa. Esconde as batalhas pela vida empreendidas por uma civilizao de brasileiros que, "depois de vagar por ali trs sculos numa agitao tumulturia e estril" como escreveu Euclides da Cunha , comea a aprender a conciliar a preservao com o progresso. (Veja 5 de julho de 1989) 37 - Associando o texto tirinha abaixo, s se pode inferir que

38 - Assinale a alternativa INCORRETA. a) A expresso Feita de brumas (linha 16) leva-nos a inferir que a imagem construda da Amaznia obscura. b) Para enfatizar o exagero da mdia em relao s informaes sobre a Amaznia, o locutor se vale de expresses do discurso religioso apocalptico. c) Depreende-se por parte do locutor uma confiana nos brasileiros no que se refere ao cuidado com as riquezas naturais da Amaznia. d) Infere-se que a Amaznia o pulmo do mundo, portanto patrimnio da humanidade e deve-se defend-la de uma administrao irresponsvel.

39 - Assinale a alternativa cuja palavra grifada possui a mesma figura de linguagem destacada na orao abaixo. ...a humanidade descobriu um novo mundo aparentemente hostil, o planeta verde da Amaznia brasileira... a) A aldeia global convenceu-se de que o inferno verde existe aqui e agora no Brasil... b) ...s uma campanha internacional pode salvar o pulmo do mundo de seus agressores... c) A opinio pblica mundial eletrizou com as afirmaes de que as entranhas da Amaznia ardiam em chamas. d) Feita de brumas, ela apenas uma iluso perversa e exagerada que esconde uma realidade complexa.

40 - Assinale a alternativa cuja alterao no prejudicou o sentido original do texto. a) A aldeia global convenceu que .... (linha 10) b) ... do modo que escreveu Euclides da Cunha.... (linha 21) c) ...por uma civilizao de brasileiros onde, depois de vagar por ali... (linhas 19 e 20) d) Tal imagem, a de um gigante ameaador que engole... (linhas 14 e 15) 41 - Assinale a alternativa que NO contm uma orao com a mesma funo sinttica da que foi destacada no trecho abaixo. ... mas um desafio do qual os brasileiros no podem escapar. a) A opinio pblica mundial eletrizou com as afirmaes de que as entranhas da Amaznia ardiam em chamas... b) Essa imagem, a de um gigante ameaador que engole florestas e cospe fogo... c) ... por uma civilizao de brasileiros que, depois de vagar por ali trs sculos numa agitao tumulturia e estril como escreveu Euclides da Cunha , comea a aprender a conciliar... d) ... ela apenas uma iluso perversa e exagerada que esconde uma realidade complexa.

10

15

20

42 - Analise as proposies abaixo. Em A aldeia global convenceu-se de... (linha 10) observa-se a pronominalizao verbal enfatizando a idia reflexiva do agente. II - A vrgula utilizada na linha 21 necessria, embora haja um travesso no perodo. III - As expresses gigante ameaador, brumas e realidade complexa fazem referncia aos aspectos negativos divulgados sobre a Amaznia. IV - Em aprender a conciliar a preservao os artigos confirmam a transitividade direta dos verbos ao qual completam. Esto corretas apenas as preposies a) I e II. b) III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e III. I-

a) ambos os textos so pessimistas: aquele por suas figuras de linguagem se referindo Amaznia sempre de forma negativa; este pela fala amedrontada do fantasminha. b) o objetivo principal desses textos conscientizar a populao da necessidade de preservar a natureza. c) as queimadas e os desmatamentos so a principal causa de destruio das florestas. d) o homem da tira representa os brasileiros que depois de vagar por ali por trs sculos comea a aprender a conciliar a preservao e o progresso.

EA CFOAV/CFOINT/CFOINF 2008

PROVAS DE FSICA E LNGUA PORTUGUESA CDIGO 21

43 - Assinale a alternativa correta. 35 a) A vrgula aps a palavra agressores (linha 13) justifica-se por separar elementos de uma enumerao. b) Em ... as afirmaes de que as entranhas da Amaznia ardiam em chamas... (linhas 5 e 6), a orao destacada exerce a mesma funo sinttica que o termo destacado em ... o aquecimento irreversvel de sua superfcie... (linhas 8 e 9). c) O texto estrutura-se em duas partes, na primeira encontra-se a imagem que se construiu da Amaznia no exterior; na segunda, o alerta para a necessidade urgente de preservar a Amaznia. d) A epgrafe est diretamente relacionada necessidade de promover o progresso que propiciar condies de vida mais dignas aos habitantes da Amaznia.

lutarei para que a Amaznia seja nossa. S nossa! (http://www.culturabrasil.org/amazoniadobrasil.htm)

45 - Pode-se inferir do texto que a/o a) humanidade precisa pensar apenas em seu ecossistema. b) maior valor do nosso planeta so os museus e o ecossistema. c) humanidade precisa se respeitar mais, pois cuidar do planeta e de seus moradores responsabilidade de todos. d) capitalismo o nico responsvel pelos graves problemas vividos pelo globo terrestre.

46 - Analise as proposies a seguir. 44 - Assinale a alternativa em que ocorre alterao no significado da expresso, de acordo com o texto, devido reescritura proposta. a) ... a humanidade descobriu um mundo novo aparentemente hostil... (linhas 2 a 4) b) ... o verde planeta da Amaznia brasileira. (linha 4) c) ... um castigo bblico, o irreversvel aquecimento de sua superfcie num vero trrido e perptuo. (linhas 8 a 10) d) Feita de brumas, ela apenas uma exagerada e perversa iluso... (linhas 16 e 17) As questes de 45 a 49 referem-se ao Texto III. Leia-o atentamente para respond-las. Texto III Durante debate recente em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal e exMinistro da Educao, Senador Cristovam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalizao da Amaznia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . IA postura humanista a que se refere Cristovam Buarque est diretamente condicionada exigncia social de preservar o patrimnio cultural e natural da humanidade. II - Em Internacionalizaremos as crianas, tratando-as, todas elas, no importando... (linhas 24 e 25) a expresso destacada relaciona-se ao complemento verbal, a fim de enfatizar o tratamento desigual dado s crianas. III - No trecho destacado em Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro... (linha 33) Cristovam Buarque insinua a postura unilateral e materialista daqueles que defendem a internacionalizao da Amaznia. IV - O sintagma ... sobre o que pensava da internacionalizao da Amaznia. (linhas 4 e 5) acrescenta uma circunstncia locuo verbal foi questionado (linha 3). V - O verbo queimar (linha 9) vem acrescido de outro significado, paralelo ao de sua incidncia anterior. Esto corretas apenas a) I, II e IV. b) II, III e V. c) I, IV e V. d) III, IV e V.
a

10

Queimar a Amaznia to grave quanto o desemprego provocado pelas decises arbitrrias dos especuladores globais. No podemos deixar que reservas financeiras sirvam para queimar pases inteiros na volpia da especulao. Antes mesmo da Amaznia, eu gostaria de ver a internacionalizao de todos os grandes museus do mundo. O Louvre no deve pertencer apenas Frana. Cada museu do mundo guardio das mais belas peas produzidas pelo gnio humano. No se pode deixar que esse patrimnio cultural, como o patrimnio natural amaznico, seja manipulado e destrudo pelo gosto de um proprietrio ou de um pas. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

47 - Considerando a relao semntica, relacione a 1 coluna com a a 2 e, a seguir, assinale a alternativa com a seqncia correta. Coluna 1 (1) (2) (3) (4) Volpia da especulao Patrimnio natural amaznico Reservas florestais Especuladores globais

Coluna 2 ( ( ( ( ) ) ) ) Conservao da fauna e flora. Desejo avultado de explorao. Explorao das reservas do planeta. Reconhecimento da floresta como bem tombado para usufruto dos cidados. c) 3 1 4 2 d) 1 4 2 2

15

20

Nos seus debates, os atuais candidatos presidncia dos EUA tm defendido a idia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dvida. Comecemos usando essa dvida para garantir que cada criana do mundo tenha possibilidade de comer e de ir escola. Internacionalizaremos as crianas tratando-as, todas elas, no importando o pas onde nasceram, como patrimnio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amaznia. Quando os dirigentes tratarem as crianas pobres do mundo como um patrimnio da humanidade, eles no deixaro que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalizao do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro,

a) 2 1 4 1 b) 4 2 3 1

25

30

EA CFOAV/CFOINT/CFOINF 2008

PROVAS DE FSICA E LNGUA PORTUGUESA CDIGO 21

48 - Assinale a alternativa cuja afirmao entre parnteses NO est em consonncia com o trecho analisado. a) ...o ex-governador do Distrito Federal e ex-Ministro da Educao, Senador Cristovam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalizao da Amaznia. (Apresenta um termo que especifica outro termo anterior e no apresenta agente para a locuo verbal.) b) Antes mesmo da Amaznia, eu gostaria de ver a internacionalizao de todos os grandes museus do mundo. (Apresenta um termo de natureza temporal e um termo cuja funo completar o sentido de outro termo de natureza nominal.) c) Quando os dirigentes tratarem as crianas pobres do mundo como um patrimnio da humanidade... (Apresenta termos que esto, no texto, numa relao de conformidade entre si.) d) Comecemos usando essa dvida para garantir que cada criana do mundo tenha possibilidade de comer e de ir escola. (Apresenta termos que tm a mesma funo sinttica, por isso esto coordenados entre si.) 49 - Leia as afirmaes sobre o texto e assinale como (V) verdadeira ou (F) falsa. 45 ( ) Se feito o plural de educao, internacionalizao e guardio, em apenas duas delas obter-se- a mesma forma encontrada no plural de deciso. ) Na linha 6 encontramos um adjetivo no grau comparativo de igualdade. ) A prclise existente na linha 15 facultativa. ) Em Quando os dirigentes tratarem as crianas pobres do mundo como patrimnio... (linhas 28 e 29) a substituio de as crianas pelo pronome oblquo ficar tratarem-as. ) Mantendo a mesma voz verbal, pode-se dizer que ... belas peas produzidas pelo gnio humano (linhas 14 e 15) corresponde produziram-se belas peas.

25

decomposio, ele insensvel ao mau cheiro. Mas se vs venderdes nossa terra, deveis recordar que o ar precioso para ns, que o ar insufla seu esprito em todas as coisas que dele vivem. O vento que deu aos nossos avs o primeiro sopro de vida o mesmo que lhes recebe o ltimo suspiro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

30

35

40

Sou um selvagem e no compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o bisonte, que ns caamos apenas para sobreviver. Que ser dos homens sem os animais? Se todos os animais desaparecem, o homem morrer de solido espiritual. Porque o que suceder aos animais afetar os homens. Tudo est ligado. Deveis ensinar a vossos filhos que o solo que pisam so as cinzas de nossos avs. Para que eles respeitem a terra, ensina-lhes que ela rica pela vida dos seres de todas as espcies. Ensinai aos vossos filhos o que ns ensinamos aos nossos: Que a terra a nossa me. Quando o homem cospe sobre a terra, cospe sobre si mesmo. De uma coisa ns temos certeza: A terra no pertence ao homem branco; o homem branco que pertence terra. Disso ns temos a certeza. Todas as coisas esto relacionadas como o sangue que une uma famlia. Tudo est associado. O que fere a terra fere tambm aos filhos da terra. O homem no tece a teia da vida; antes um dos seus fios. O que quer que faa a essa teia, faz a si prprio. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

( ( (

50

55 Assinale a seqncia correta. a) V V F F V b) F F V V F c) V F F V F d) F V F F V 60 Responda s questes de 50 a 59 de acordo com o Texto IV.

Esta terra tem um valor inestimvel para Ele, e ofender a terra insultar o Criador. Tambm os brancos acabaro um dia talvez mais cedo do que todas as outras tribos. Contaminai os vossos rios e uma noite morrero afogados nos vossos resduos. Contudo, caminhareis para a vossa destruio, iluminados pela fora do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum desgnio especial vos deu o domnio sobre ela e sobre o homem vermelho. Este destino um mistrio para ns, pois no compreendemos como ser no dia em que o ltimo bisonte for dizimado, os cavalos selvagens domesticados, os secretos recantos das florestas invadidos pelo odor do suor de muitos homens e a viso das brilhantes colinas bloqueada por fios falantes. Onde est o matagal? Desapareceu. Onde est a guia? Desapareceu. Termina a vida comea a sobrevivncia.
(http://mnemosyne.blog-city.com/a-carta-do-indio-seatllemanifesto-da-terramae.htm )

Texto IV Carta do ndio Chefe Seatle, Manifesto da Terra-Me

50 - Pode-se inferir do texto que Como podeis comprar ou vender o cu, o calor da terra? A idia no tem sentido para ns. Se no somos donos da frescura do ar ou do brilho das guas, como podeis querer compr-los? Qualquer parte desta terra sagrada para meu povo. Qualquer folha de pinheiro, cada gro de areia nas praias, a neblina nos bosques sombrios, cada monte e at o zumbido do inseto, tudo sagrado na memria e no passado do meu povo. A seiva que percorre o interior das rvores leva em si as memrias do homem vermelho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . a) tudo o que existe faz parte do patrimnio humano, logo os homens tm o direito de dispor dele como desejar. b) a terra sagrada, devemos preserv-la e respeit-la como meio de subsistncia humana. c) o ndio ensina a seus descendentes a sugar e retirar da terra tudo aquilo que ela pode lhes proporcionar. d) mais importante a preservao dos animais, pois so eles que alimentaro as geraes futuras. 51 - O homem branco s NO comparado a um a) b) c) d) estranho que vem da noite. cadver em decomposio. solitrio espiritual. fio da teia que tece a vida.

10

15

Ns sabemos que o homem branco no entende o nosso modo de ser. Ele no sabe distinguir um pedao de terra de outro qualquer, pois um estranho que vem de noite e rouba da terra tudo de que precisa. A terra no sua irm, mas sua inimiga, depois de vencida e conquistada, ele vai embora, procura de outro lugar. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

20

O ar inestimvel para o homem vermelho, pois dele todos se alimentam. Os animais, as rvores, o homem, todos respiram o mesmo ar. O homem branco parece no se importar com o ar que respira. Como um cadver em

EA CFOAV/CFOINT/CFOINF 2008

PROVAS DE FSICA E LNGUA PORTUGUESA CDIGO 21

52 - Assinale a alternativa em que a reescritura dos trechos, retirados do texto, provocou a alterao sinttica e/ou semntica. a) Vender o cu, o calor da terra atitude inconcebvel para os ndios. (linhas 1 e 2) b) O homem vermelho se alimenta do ar, portanto este tem valor incomensurvel. (linhas 17 e 18) c) O bisonte mais importante que o cavalo de ferro fumegante, e um ndio, por sua natureza, no entende que isso seja visto de outra forma. (linhas 27 a 29) d) As cinzas dos antepassados esto impregnadas no solo e as geraes mais novas devem compreender isso. (linhas 34 e 35)

56 - No trecho Ns sabemos que o homem branco no entende o nosso modo de ser, o ndio Chefe Seatle emite um juzo de valor que mostra o quo distinta a cultura do homem branco e a do ndio. Dentre as passagens abaixo, assinale aquela que NO ilustra esse choque cultural. a) O homem no tece a teia da vida; antes um dos seus fios. O que quer faa a essa teia, faz a si prprio. Esta terra tem um valor inestimvel para Ele, e ofender a terra insultar o Criador. b) Sou um selvagem e no compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o bisonte, que ns caamos apenas para sobreviver. c) O ar inestimvel para o homem vermelho, pois dele todos se alimentam. / O homem branco parece no se importar com o ar que respira. d) Deveis ensinar a vossos filhos que o solo que pisam so as cinzas de nossos avs (...) Ensinai aos vossos filhos o que ns ensinamos aos nossos... 57 - Os emissores do Texto I, II, III e IV guardam, predominante e respectivamente, as seguintes caractersticas: a) b) c) d) indignao, ironia, incredulidade e ingenuidade. intolerncia, sabedoria, esperteza e calma. ironia, preocupao, indignao e perplexidade. clera, desconforto, intolerncia e obedincia.

53 - Pode-se afirmar que em a) fumegante cavalo de ferro (linhas 27 e 28), observa-se a presena da metfora que enfatiza a inverso de valores percebida pelo ndio. b) cinzas de nossos avs (linha 35), fica clara a desobrigao que o homem tem para com seus antepassados. c) O que fere a terra fere tambm aos filhos da terra. (linhas 43 e 44), mostra o respeito que se deve ter pelo homem, tudo menor diante da sua supremacia. d) Contaminai os vossos rios e uma noite morrero afogados nos vossos resduos. (linha 50), depreendese que o homem polui seus rios e possui capacidade para evitar que isso ocorra. 54 - O texto concludo com interrogaes e afirmaes. Pode-se dizer, com isso, que o locutor a) nos revela que devemos cuidar do nosso ecossistema para que a raa humana seja preservada. b) no interfere na argumentao por se tratarem de perguntas e respostas que no conduzem ao questionamento. c) responsabiliza o Criador por tudo que ocorre na Terra, fazendo-nos crer que s Ele pode fazer algo. d) apregoa que o grande responsvel o destino, pois j estava planejado que o homem um grande predador.

58 - Os trechos abaixo foram modificados do texto original. Assinale a opo cuja pontuao NO ficou de acordo com a norma padro da Lngua. a) Nas vsperas de inaugurar com orgulho da raa seu terceiro milnio cristo e o centsimo da espcie, a humanidade descobriu um novo mundo: o planeta verde da Amaznia brasileira. (Texto II, linhas 1 a 4) b) O homem morrer de solido espiritual se todos os animais desaparecerem. (Texto IV, linhas 30 e 31) c) Internacionalizaremos as crianas, tratando-as, todas elas, no importando o pas onde nasceram, como patrimnio que merece cuidados do mundo inteiro. (Texto III, linhas 24 a 26) d) Quando os dirigentes tratarem as crianas pobres do mundo, como um patrimnio da humanidade, eles no deixaro que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver. (Texto III, linhas 28 a 31)

55 - Considere o excerto abaixo. Contudo, caminhareis para a vossa destruio, iluminados pela fora do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum desgnio especial... Assinale a alternativa em que a substituio do conectivo NO interfere semanticamente na idia proposta. a) Pois, caminhareis para a vossa destruio, iluminados pela fora do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum desgnio especial... b) Todavia, caminhareis para a vossa destruio, iluminados pela fora do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum desgnio especial... c) Posto que, caminhareis para a vossa destruio, iluminados pela fora do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum desgnio especial... d) De sorte que, caminhareis para a vossa destruio, iluminados pela fora do Deus que vos trouxe a esta terra e por algum desgnio especial...

59 - Assinale a alternativa INCORRETA. a) No texto IV, a forma verbal leva (linha 9) deveria estar no futuro do presente do indicativo a fim de se adequar semanticamente ao texto. b) No texto I, a forma verbal precisamos (linha 1) encontrase no presente do indicativo, mas seu valor, no texto, equivale ao modo imperativo. c) No texto II, ao se substituir a forma verbal descobriu (linha 3) por descobre mantm-se a correo gramatical, mas altera-se o valor aspectual do verbo. o d) No texto III, 6 pargrafo, encontram-se trs formas verbais no futuro, sendo que a ltima delas se refere a processos de realizao desejvel.

EA CFOAV/CFOINT/CFOINF 2008

PROVAS DE FSICA E LNGUA PORTUGUESA CDIGO 21

60 - Leia a tirinha e marque a afirmativa INCORRETA.

a) A expresso de surpresa dos indiozinhos corresponde ao sentimento Sou um selvagem e no compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o bisonte... (linhas 27 e 28) do Texto IV. b) Um dos terrveis carinhos de que nos fala o eu-lrico do Texto I pode ser exemplificado atravs da ao dos carabas que visam principalmente ao progresso do pas. c) O tema utilizado nessa tirinha colabora na divulgao da idia exposta no Texto II: a vinculao de uma imagem de destruio da natureza que esconde uma realidade complexa. d) O pblico-alvo de Maurcio de Sousa infanto-juvenil, logo pode-se dizer que um dos objetivos da tirinha despertar a conscincia das crianas para um problema mundial: o desmatamento.

You might also like