You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - NCLEO UNIVERSITRIO DE CANELA BACHARELADO EM HOTELARIA

EPISTEMOLOGIA

TATIANA DRESCH BACCI

CANELA, ABRIL DE 2011.

QUESTES SOBRE O CONHECIMENTO

1) Faa um quadro descritivo das principais caractersticas do Conhecimento do Senso Comum e do Conhecimento Cientfico: CONHECIMENTO DO SENSO COMUM 1.1.1 Soluo de problemas imediatos e espontaneidade Surge como consequncia da necessidade de resolver problemas imediatos, que aparecem na vida prtica e decorrem do contato direto com os fatos e fenmenos que vo acontecendo no dia a dia, percebidos principalmente atravs da percepo sensorial. No portanto, antecipadamente programado ou planejado. Caracterizase por ser elaborado de forma espontnea e instintiva, vivencial e ametdico. CONHECIMENTO CIENTFICO 1.2.1 Busca de princpios explicativos e viso unitria da realidade Cabe ao homem, otimizando o uso de sua racionalidade, propor uma forma sistemtica, metdica e crtica da sua funo de desvelar o mundo, compreend-lo, explica-lo e domin-lo. O homem quer ir alm da forma de ver a realidade imediatamente percebida e descobrir os princpios explicativos que servem de base para a compreenso da organizao, classificao e ordenao da natureza em que est inserido, sustentadas em princpios explicativos, unificando a viso de mundo. 1.2.2 Dvida, investigao e conhecimento Iniciar uma investigao cientfica reconhecer a crise de um conhecimento j existente e tentar modifica-lo, ampli-lo ou substitu-lo, criando um novo que responda pergunta existente. Se inicia, portanto, com a identificao de uma dvida, com o reconhecimento de que o conhecimento existente insuficiente, que necessrio construir uma resposta e que ela oferea provas de segurana e de confiabilidade que justifiquem a crena de ser uma boa resposta. 1.2.3 Ideal da racionalidade e a verdade sinttica O ideal da racionalidade est em atingir uma sistematizao coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias. A verificao da coerncia lgica entre os enunciados, ou entre teorias e leis, um dos mecanismos que fornece um dos padres de aceitao ou rejeio de uma teoria pela comunidade cientfica: os padres da verdade sinttica. 1.2.4 Ideal da objetividade e a verdade semntica A lei da objetividade, por sua vez, pretende que as teorias cientficas, como modelos tericos representativos da realidade, sejam construes conceituais que representem com fidelidade o mundo real, que contenham imagens dessa realidade que sejam verdadeiras, evidentes, impessoais, passveis de serem submetidas a testes experimentais e aceitas pela comunidade cientfica como provadas em sua veracidade. Esse o mecanismo utilizado para avaliar a verdade semntica.

1.1.2 Carter utilitarista Nvel superficialmente consciencial, sem um aprofundamento crtico e racionalista. No especifica as razes ou fundamentos tericos que demonstram ou justificam o seu uso, possvel correo ou confiabilidade. Conhecimento que valoriza a percepo sensorial, fundamentado na tradio e limitado a informaes pertinentes ao seu uso.

1.1.3 Subjetividade e baixo poder de crtica Est subordinado a um envolvimento afetivo e emotivo do sujeito que o elabora, permanecendo preso s propriedades individuais de cada coisa ou fenmeno, quase no estabelecendo, em suas interpretaes, relaes significativas que possam existir entre eles. O conhecimento do senso comum subjetivo e inseguro, incapaz de se submeter a uma crtica sistemtica. 1.1.4 Linguagem vaga e baixo poder de crtica A significao dos conceitos no senso comum, produto de um uso individual e subjetivo espontneo que se enriquece e se modifica gradualmente em funo da convivncia num determinado grupo. As palavras adquirem sentidos diferenciados de acordo com as pessoas e grupos por quem forem utilizados. No h, portanto, condies ou limites convencionais definidos especificamente para a validade de seu uso. A significao dos termos fica dependente do seu uso em um dado momento ou contexto, do nvel cultural e da inteno

significativa de quem os utiliza. A utilizao, por cada indivduo, dessa linguagem vaga com significaes imprecisas e arbitrrias e atreladas ao seu uso cultural, resulta em outra grande dificuldade: a da impossibilidade de dilogo crtico que avalia o valor das convices subjetivas e que proporciona o caminho para o consenso. 1.1.5 Desconhecimento dos limites de validade O conhecimento do senso comum til, eficaz e correto quando as informaes acumuladas pela tradio aplicamse ao mesmo tipo de fatos que se repetem e se transformam em rotina e quando as condies e fatores determinantes desses fatos forem constantes. Muitas vezes, no senso comum, apesar de se modificarem as condies determinantes de um fato, continua-se ingenuamente a utilizar as mesmas tcnicas, procedimentos e conhecimentos. Esse uso indiscriminado deve-se ao fato de no saber distinguir e precisar os limites que circunscrevem a validade de suas crenas, por desconhecer as razes que justificam a sua correta aplicao ou aceitao. A eficincia e o xito no desempenho dos conhecimentos do senso comum so elevados para aquelas situaes que se repetem com um padro regular. Fica-se porm, sem saber explicar as causas do insucesso ao se modificarem algumas de suas circunstncias ou condies.

1.2.5 A verdade pragmtica A intersubjetividade o terceiro mecanismo utilizado no conhecimento cientfico e que proporciona a verdade pragmtica. A investigao cientfica estimulada a criar fundamentos mais slidos para seus conhecimentos e a testar permanentemente suas hipteses de uma forma mais rgida e severa. Essa preocupao cientfica constatada atravs de dois aspectos: o uso de enunciados com elevado poder de discriminao de testagem e o uso de mtodos de investigao o mximo confiveis.

1.2.6 Linguagem especfica e poder de crtica A definio dos conceitos, elaborada luz das teorias, transforma-os em constructos, isto , em conceitos que tm uma significao unvoca convencionalmente construda e dessa forma universalmente aceita pela comunidade cientfica. O uso de constructos, na cincia, reduzindo ao mximo a ambiguidade e vaguidade dos conceitos, permite aumentar o poder de teste dos seus enunciados, tornando possvel prever e discriminar com maior preciso e nitidez quais manifestaes empricas devem ser observadas e aceitas como possveis confirmadores ou falseadores potenciais, numa observao ou experimento. 1.2.7 Historicidade dos critrios de cientificidade Se observarmos a histria do fazer cientfico veremos que os critrios de cientificidade esto atrelados cultura das diferentes pocas. So histricos os critrios utilizados para julgar que procedimentos so ou no corretos para serem encarados como mtodos ideais. No h uma racionalidade cientfica abstrata, autnoma, que independa dos fatores culturais de cada poca. No h apenas um critrio de verdade a ser adotado, mas trs: o sinttico, o semntico e o pragmtico. Mesmo assim, a soma dos trs no suficiente para demonstrar a verdade de um

determinado enunciado e justificar sua aceitao como um resultado inquestionvel. 1.2.8 Carter hipottico do conhecimento cientfico Por se reconhecer a natureza hipottica do conhecimento cientfico, ele deve ser constantemente submetido a uma reviso crtica, tanto na consistncia lgica interna das suas teorias, quanto na validade dos seus mtodos e tcnicas de investigao. O conhecimento cientfico , pois, o que construdo atravs de procedimentos que denotem atitude cientfica e que, por proporcionar condies de experimentao de suas hipteses de forma sistemtica, controlada e objetiva e ser exposto crtica intersubjetiva, oferece maior segurana e confiabilidade nos seus resultados e maior conscincia dos limites de validade de suas teorias.

1.2) O que diferencia o conhecimento Filosfico do conhecimento Cientfico? O que diferencia os dois que o conhecimento Filosfico baseado na tica da aplicao do conhecimento adquirido, enquanto o conhecimento Cientfico se preocupa com adquiri conhecimento, sem se preocupar com a tica de sua aplicao.

1.3) Descreva as diferenas existentes entre o conhecimento Cientfico e o conhecimento Tcnico ou Tecnolgico: O conhecimento Cientfico, est relacionado com a base do conhecimento e sua veracidade, j o conhecimento Tcnico ou Tecnolgico, tem a preocupao de aplicao do conhecimento Cientfico. 1.4) O que Conhecimento, Cincia e Epistemologia? Conhecimento a relao que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se d a conhecer. Em sentido amplo, cincia (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prtica sistemtica. Em sentido mais restrito, cincia refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no mtodo cientfico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido atravs de tal pesquisa. Epistemologia ou teoria do conhecimento a crtica, estudo ou tratado do conhecimento da cincia, ou ainda, o estudo filosfico da origem, natureza e limites do conhecimento.

2) Como que surge o Conhecimento Cientfico? O que impulsiona o homem em direo Cincia?

O conhecimento cientfico surge da necessidade de o homem no assumir uma posio meramente passiva, de testemunha dos fenmenos, sem poder de ao ou controle dos mesmos. Cabe ao homem, otimizando o uso da sua racionalidade, propor uma forma sistemtica, metdica e crtica da sua funo de desvelar o mundo, compreend-lo, explic-lo e domin-lo. O que impulsiona o homem em direo cincia a necessidade de compreender a cadeia de relaes que se esconde por trs das aparncias sensveis dos objetos, fatos ou fenmenos, captadas pela percepo sensorial e analisadas de forma superficial, subjetiva e a crtica pelo senso comum. O homem quer ir alm dessa forma de ver a realidade imediatamente percebida e descobrir os princpios explicativos que servem de base para a compreenso da organizao, classificao e ordenao da natureza em que est inserido. 3) O que Investigao Cientfica e como que ela surge? O conhecimento cientfico um produto resultante da investigao cientfica. produto da necessidade de se alcanar um conhecimento seguro. Pode surgir, como problema de investigao, tambm das experincias e crenas do senso comum, mesmo que muitas vezes se refira a fatos ou fenmenos que vo alm da experincia vivencial imediata. A investigao cientfica a construo e a busca de um saber que acontece no momento em que se reconhece a ineficcia dos conhecimentos existentes, incapazes de responder de forma consistente e justificvel s perguntas e dvidas levantadas. o reconhecimento das limitaes existentes no saber j estabelecido e da necessidade de produzi-lo para esclarecer e proporcionar a compreenso de uma dvida. Nesse sentido, iniciar uma investigao cientfica reconhecer a crise de um conhecimento j existente e tentar modifica-lo, ampli-lo ou substitu-lo, criando um novo que responda pergunta existente. 4) Em que consiste o Ideal de Racionalidade? O conhecimento cientfico, na sua pretenso de construir uma resposta segura para responder s dvidas existentes, prope-se atingir dois ideais: o ideal de racionalidade e o ideal da objetividade. O ideal de racionalidade est em atingir uma sistematizao coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias. O conhecimento das diferentes teorias e leis se expressa formalizado em enunciados que, confrontados uns com os outros, devem apresentar elevado nvel de consistncia lgica entre suas afirmaes. O princpio da no-contradio requer que se corrija ou elimine as contradies que porventura existam entre as diferentes explicaes que compem o corpo de conhecimentos, que seja numa determinada rea ou entre diferentes reas de conhecimento. A cincia, no momento em que sistematiza as diferentes teorias, procura uni-las estabelecendo relaes entre um e outro enunciado, entre uma e outra lei, entre uma e outra teoria, entre um e outro campo da cincia, de forma tal

que se possa, atravs dessa viso global, perceber as possveis inconsistncias e corrigi-las. 5) Em que consiste o Ideal da Objetividade? Em que se fundamenta? O ideal da objetividade, por sua vez, pretende que as teorias cientficas, como modelos tericos representativos da realidade, sejam construes conceituais que representem com fidelidade o mundo real, que contenham imagens dessa realidade que sejam verdadeiras, evidentes, impessoais, passveis de serem submetidas a testes experimentais e aceitas pela comunidade cientfica como provadas em sua veracidade. Esse o mecanismo utilizado para avaliar a verdade semntica. A objetividade do conhecimento cientfico se fundamenta em dois fatores interdependentes entre si: (a) a possibilidade de um enunciado poder ser testado atravs de provas fatuais e (b) a possibilidade dessa testagem e seus resultados poderem passar pela avaliao crtica intersubjetiva feita pela comunidade cientfica. 6) Quando que um Enunciado Cientfico Objetivo? Conforme Popper, ao afirmar que um enunciado cientfico objetivo quando, alheio s crenas pessoais, pode ser apresentado crtica, discusso, e puder ser intersubjetivamente submetido a teste. Para ele, objetivo significa que o conhecimento cientfico deve ser justificvel, independentemente de capricho pessoal; uma justificativa ser objetiva se puder, em princpio, ser submetida prova e compreendida por todos. A objetividade dos enunciados cientficos reside na circunstncia de eles poderem ser intersubjetivamente submetidos a teste. 7) Em que consiste a Intersubjetividade cientfica? Qual a importncia da mesma? Ao contrrio do senso comum, o conhecimento cientfico no aceita a opinio ou o sentimento de convico como fundamento para justificar a aceitao de uma afirmao. Requer a possibilidade de testes experimentais e da avaliao de seus resultados poder ser feita de forma intersubjetiva. Se o conhecimento permanecesse somente no plano horizontal, avaliando apenas no nvel da coerncia lgica dos seus enunciados, estaria sujeito a se tornar alienado, marginalizado de uma realidade capaz de lhe proporcionar testes empricos para correo, e distante da reviso crtica e da experincia intersubjetiva. 8) Com relao linguagem quais as diferenas existentes entre o Conhecimento do Senso Comum e o Conhecimento Cientfico? Ao contrrio do que costuma acontecer no senso comum, a linguagem do conhecimento cientfico utiliza enunciados e conceitos com significados bem especficos e determinados. A significao dos conceitos definida luz das teorias que servem de marcos tericos da investigao, proporcionando-lhes, dessa forma, um sentido unvoco, consensual e universal. A definio dos conceitos, elaborada luz

das teorias, transforma-os em construtos, isto , em conceitos que tm uma significao unvoca convencionalmente construda e dessa forma universalmente aceita pela comunidade cientfica. O uso de construtos, na cincia, reduzindo ao mximo a ambiguidade e vaguidade dos conceitos, permite aumentar o poder de teste dos seus enunciados, tornando possvel prever e discriminar com maior preciso e nitidez quais manifestaes empricas devem ser observadas e aceitas como possveis confirmadores ou falseadores potenciais, numa observao ou experimento.

9) O que diferencia o Conhecimento Cientfico das outras formas de Conhecimeto? Essa natureza do conhecimento cientfico decorrente da forma como produzido e justificado. Um conhecimento, para ser aceito como cientfico pela comunidade cientfica, dever, necessariamente, satisfazer a critrios que justifiquem a sua aceitao. E quais so esses critrios? Tradicionalmente se responde a essa questo afirmando que um conhecimento aceito como cientfico quando se segue o mtodo cientfico. Isso pressupe que deva haver um mtodo, um procedimento dotado de passos e rotinas especficas, que indica como a cincia deva ser feita para ser cincia. Pressupe que deva haver um caminho prprio para se chegar a esse fim, diferente dos outros, que necessariamente deva ser seguido pelo pesquisador para que o resultado seja cientfico. O que distingue o conhecimento cientfico dos outros, principalmente do senso comum, no o assunto, o tema ou o problema. O que distingue a forma especial que adota para investigar os problemas. Ambos podem ter o mesmo objeto de conhecimento. A atitude, a postura cientfica que consiste em no dogmatizar os resultados das pesquisas, mas trata-los como eternas hipteses que necessitem de constante investigao e reviso crtica intersubjetiva que torna um conhecimento objetivo e cientfico. Ter esprito cientfico estar exercendo essa constante crtica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipteses e teorias e expondo-as crtica intersubjetiva. O oposto ao esprito cientfico o dogmtico, que impede a crtica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreenso da realidade. 10) Em que consiste o Mtodo Cientfico e qual a sua importncia? O que se deve chamar de mtodo cientfico, aquele conjunto de procedimentos no padronizados adotados pelo investigador, orientados por postura e atitudes crticas e adequados natureza de cada problema investigado. O que se aceita chamar de mtodo cientfico a forma crtica de produzir o conhecimento cientfico, que consiste na proposio de hipteses bem fundamentadas e estruturadas em sua coerncia terica (verdade sinttica) e na possibilidade de serem submetidas a uma testagem crtica severa (verdade semntica) avaliada pela comunidade cientfica (verdade pragmtica).

You might also like