You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERALDE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE QUMICA QUMICA GERAL EXPERIEMNTAL

Nomes: Lucas Moraes Coutinho; Pedro Davi Shimomura Spinelli Turma: 01202C Professor/Monitor: Vanessa/ Raquel EXPERINCIA N 10: Titulao cido-Base

1) Descreva microscopicamente e macroscopicamente o que ocorre no ponto de viragem. Macroscopicamente observa-se a mudana da cor da substncia, antes incolor, para um tom de rosa claro. Microscopicamente, compreende-se que ocorre a mudana do pH, de cido para bsico a media que NaOH adicionado soluo de cido oxlico (HOOC-COOH), ou seja, toma-se uma amostra cida e, adicionando titulante, o pH ir aumentar at o ponto que estar neutro (pH = 7), porm, a fenoftalena (indicador) tem seu ponto de viragem em pH = 8,2, portanto, quando a soluo mudar sua tonalidade, j estar em pH bsico. 2) Qual o volume de hidrxido de sdio 0,100 M necessrio para neutralizar 20,00 mL de uma soluo de cido oxlico 0,100 M? Escreva a equao qumica da reao. Hidrxido de Sdio = NaOH cido Oxlico = H2C2O4

Verifica-se quantos mols h de cido:

Ento, precisamos de 0,004 mols (o dobro do cido) de NaOH, uma vez que o cido oxlico possui dois H+, e o NaOH possui apenas uma hidroxila.

Tm-se a equao correspondente: 2NaOH + H2C2O4 = 2H2O + Na2C2O4. Que representa que 2 mols de hidrxido de sdio reagem com 1 mol de cido oxlico resultando em 2 mols de gua e 1 mol de (sal) oxalato de sdio (Na2C2O4).

UNIVERSIDADE FEDERALDE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE QUMICA QUMICA GERAL EXPERIEMNTAL

3) O que padronizar uma soluo? Por que necessrio padronizar a soluo de hidrxido de sdio, preparada no item A do Procedimento Experimental? Padronizar uma soluo significa prepara-la de forma que sua concentrao seja conhecida e o mais exata o possvel. A necessidade de se padronizar a soluo no item A vem ao encontro da necessidade de se calcular a concentrao da substancia que est sendo titulada com preciso. 4) Durante a sua titulao, uma gota do titulante permaneceu na parede do erlenmeyer, voc acha adequado utilizar gua destilada para carregar essa gota at o analito? Discuta. A adio de gua alteraria a molaridade da soluo como visto na equao:

Mas a quantidade de mols no seria alterada, portanto a quantidade de titulante necessria seria a mesma. 5) Seu colega deixou cair hidrxido sobre a bancada, qual seria a maneira mais adequada para realizar ao descarte deste resduo? A princpio o laboratrio deve ter um recipiente de descarte apropriado para o NaOH, entretanto, aplicando os conhecimentos desenvolvidos desse experimento, poder-se-ia neutralizar o pH do NaOH adicionando-se algum cido e utilizando-se de algum indicador de pH neutro, descartando a substncia na pia depois dessa titulao. 6) Calcule, usando seus dados experimentais, a percentagem em peso (ttulo percentual) de cido actico contido no vinagre analisado, compare com a concentrao informada no rtulo do mesmo. Considerando que o valor obtido pelo seu experimento o correto, qual o erro % do valor publicado no rtulo. Obs.: No se esquea da diluio.

You might also like