You are on page 1of 2

cat o pe r.blo gspo t .

co m

http://cato per.blo gspo t.co m/2012/04/mo delo -de-vo n-thunen.html

Modelo de Von Thunen


Resenha MESQUITA, Olindina V.(1978) -"O Modelo de Von T hunen: Uma discusso" Revista Brasileira de Geograf ia. Rio de Janeiro, IBGE< abr/jun, pp 60-70.

1. A PERT INNCIA DA DISCUSSO DO MODELO DE VON T HNEN Johann Von T hnen Economista alemo, nascido em 1783 e f alecido em 1850, autor da Teoria da Localizao Agrcola , cujos princpios exps no livro publicado em 1826, O Estado Isolado. Disponvel em: . Acesso em: 12 ago. 2011. O seguinte trabalho traz tona a discusso do modelo thuniano de concepo da estruturao do espao agrrio, sua aplicao em diversas partes do mundo e em diversas escalas. Procura considerar seu signif icado no mundo contemporneo e como este modelo pode ser utilizado no Brasil pra estimular o interesse pela teoria locacional na Geograf ia Agrria. O modelo de Von T hnen tem suscitado controvrsias entre alguns autores que estudam suas teorias, como ser visto adiante.

2. AS LINHAS GERAIS DO MODELO DE VON T HNEN Concebido a mais de 150 anos o modelo thuniano ainda utilizado para analisar padres de uso do solo e intensidade da agricultura em torno das cidades. Seu modelo f oi concebido a partir de duas questes f undamentais: os padres de cultivo prximo as cidades e sua e como os mesmos seriam af etados pela distncia. T hnen procurou desenvolver o modo mais rentvel para a produo agrcola, levando em conta a distncia do centro consumidor, f ertilidade do solo, e as culturas. 2.1. Os Pressupostos T hunianos Para elaborao de suas idias T hnen imaginou um estado isolado onde os f atores f sicos no variavam, todas as terras seriam planas e f rteis, haveria somente um meio de transporte primitivo terrestre e em linha reta, no havendo rio ou canal navegvel e uma grande cidade no centro. O estado seria povoado por agricultores com o mesmo conhecimento tcnico para tirar o melhor proveito do solo e o lucro mximo. 2.2. A Concepo Do Modelo Os padres de localizao dos usos da terra e as dif erenciaes nos sistemas agrcolas dependiam da competio entre os produtos e sistemas agrcolas, que eram controlados pelo f ator land rent. A distncia da cidade tem o mesmo ef eito da queda do preo dos produtos onde a distncia permanece constante. Land rent (economic rent da economia clssica) conceito criado por David Ricardo, onde T hnen substitui a f ertilidade do solo pela distncia. A land rent pode ser entendida como o retorno lquido que se obtm por unidade de rea numa determinada localizao, acima e alm daquele que se obteria, em unidade de igual rea, na margem de produo. Nas concepes de Von T hnen os produtos pesados, volumosos e os perecveis seriam encontrados prximos a cidade e os de f cil transporte mais distantes. 2.3. O Contedo Dos Anis Estabelecido os padres de uso do solo onde a distncia eleva os custos de transporte e dita a intensidade de produo, chega-se ao padro dos anis ou f aixas concntricas, dispostas em torno de uma cidade central. No primeiro anel, f ruticultura e horticultura, no segundo, silvicultura para f ornecer madeira e combustvel, no terceiro rotao de culturas, batata, centeio, ervilha. O quarto anel com rotao de culturas e pastos, no sexto a criao extensiva de gado.

3. AS APLICAES DO MODELO DE VON T HNEN NA PROCURA DE REGULARIDADES EMPRICAS EM AGRICULT URA A traduo da obra de Von T hnen para o idioma ingls ocorreu somente em 1966, onde ento vrios autores comearam a estudar mais a f undo seus pressupostos. O conf ronto do modelo de T hnen com a realidade f oi f eito em trs escalas: micro: ao nvel de aldeia; macro: ao nvel de cidade e seus arredores; e meso: ao nvel de regio, de pas e mundial. 3.1 O Nvel Micro de Abordagem Nos pequenos estabelecimentos rurais, a distncia da casa sede inf lui nos padres de uso da terra, assim como a distncia da casa dos agricultores. Este nvel de abordagem raramente usado. 3.2 O Nvel Meso de Abordagem Estudo publicado em 1951, de Buchanan e Harwitz sobre o uso da terrra em uma pennsula af ricana mostra que prximo ao centro urbano, o solo tem seu uso mais intenso. Vrios outros autores procuram correlacionar o modelo de Von T hnen realidade. 3.3 O Nvel Macro de Abordagem Na dcada de 1930 Leo Waibel f az um estudo na Costa Rica e encontra padres que se enquadram em pressupostos de T hnen, a nvel mundial. Em 1970 Peter Mller em seus estudos nos EUA, conclui que os ef eitos de distncia moldaram o padro da macrorregio agrria americana e sustenta que o modelo dever ser aplicado, em escala macro, em economias adiantadas. No Brasil, Pedro Geiger (1974) testa o modelo de T hnen em torno de So Paulo em duas pocas 1950 e 1970. Foram identif icados seis anis econmicos e que as atividades agropastoris obedecem a f oras econmicas. O nvel de abordagem macro tem se tornado uma tendncia para explicar a distribuio espacial agrcola.

You might also like