You are on page 1of 5

A PASSAGEM

Jean Bazerque

Traduzido por Paulo A. Ferreira

O simples bom senso deveria ser suficiente para se compreender que, no organismo humano, o mau funcionamento de uma pequena engrenagem pode comprometer muitos sonhos. Mas escondemos a morte. Ns a temos sempre na mente porque ela se impe independente de ns mesmos; mas nunca falamos dela. Outrora, fazia-se o sinal da cruz; hoje em dia, bate-se na madeira. Portanto, a despeito de se fazer isso ou no, quer o queiramos ou no, ela estar l na sua hora. O homo-sapiens, diferentemente do animal, pensa, mas tomado de cegueira quando se trata de ver o que essencial; como se o essencial fosse justamente no pensar nisso! A que seria devida esta obstinao no desinteresse?

calnia pretender que com sua pompa fnebre, suas missas, seu cerimonial, a religio catlica tenha contribudo em grande parte para a tristeza da perspectiva da ltima viagem. Diz-se que no tempo do cristianismo primitivo os enterros se efetuavam com acompanhamentos de cantos alegres, em cortejos de jovens vestidos de branco agitando palmas. Seria essa angstia do mistrio da vida de alm-tmulo, que no tem podido comover as religies, o que aperta os coraes das testemunhas na partida para a viagem aparentemente sem retorno?

No essencial que o Espiritismo tenha trazido ao homem o conhecimento, pela intermediao dos mdiuns, de uma parte das leis que regem a vida, a descrio do estado dos seres (entrantes e retirantes) aps a grande partida?

O essencial que o Espiritismo, procurando sob o vu, traz ao ser sofredor um claro de esperana que d a certeza da sobrevivncia do ser querido.

NO! O ESSENCIAL NO EST NAQUILO QUE TU S.

(conforme J.G.).

A confiana na vida futura no exclui as apreenses provocadas pelo desconhecimento da passagem de uma vida outra. A cincia e a religio so mudas nesse assunto porque lhes falta, a uma e outra, o conhecimento das leis que regem as relaes do esprito e da matria; uma se detm no limiar da vida material e a outra em fazer artigo de f. O Espiritismo d alguns passos a mais; pelas manifestaes medinicas daqueles que deixaram a vida terrestre, permite uma viso mais completa da questo.

A passagem para o lado de l diferente para cada indivduo, em funo de certas leis decorrentes das vidas anteriores e das leis da reencarnao, s quais os seres humanos esto submetidos. A grosso-modo as diversas situaes tornaram-se conhecidas aps a aurora do Espiritismo; fcil tomar conhecimento do assunto nas obras de Allan Kardec, particularmente em "O Cu e o Inferno ou A Justia Divina" onde se encontram as descries para toda sorte de situaes.

Para facilitar a compreenso da passagem do estado de encarnado (a vida terrestre) ao estado de desencarnado (a vida no lado de l), ns decompusemos aqui o movimento esquematicamente em quatro fases sucessivas (os quatro pontos cardinais do espao) que tm apenas um valor didtico, porque de fato essas fases so variveis segundo o grau de evoluo espiritual de cada um.

A primeira fase a separao da alma do corpo fsico. A segunda fase o estado de perturbao, de inconscincia, no qual a alma se encontra com muita freqncia, para no dizer sempre, aps seu desligamento. A terceira fase o momento em que o esprito reconhece sua nova situao. A quarta o perodo mais penoso; freqentemente o esprito tem uma viso exata do que se tinha imposto fazer ao longo de sua vida terrestre e do que fez em realidade. De uma maneira geral, este exame no lhe d nenhuma satisfao, causando-lhe remorso e desejo de reparao.

Essas situaes so perfeitamente conhecidas graas ao Espiritismo e aos livros de divulgao de Allan Kardec; pode-se dizer que a questo est ali perfeitamente tratada, assim no nos retardaremos a descrev-las sobre o plano terico, contentando-nos em publicar algumas manifestaes espirituais relevantes no curso de nosso trabalho.

A primeira fase da desencarnao, isto a separao do esprito do corpo fsico, malgrado o aspecto dramtico que freqentemente possui, a fase menos penosa. Assim quando uma pessoa morre subitamente, em seguida a uma embolia, por exemplo, ouvimos esta reflexo:

Ela teve uma boa morte porque no sofreu. Atendo-nos aos fatos, lembramos que a me de um dos irmos do Grupo morreu subitamente em seguida a uma embolia e ele foi procurar a Irm Maria Munoz, nossa fundadora, que ao ver o corpo lhe disse: "Ela no est mais a", a separao da alma e do corpo foi efetivamente constatada pela mdium vidente.

Exemplos de vises da partida do esprito dos moribundos tem sido objeto de numerosas narrativas nos conhecidos livros espritas de Ernesto Bozzano ou de Flammarion. No acrescentaremos nada mais a isso.

Eis o ponto de vista de Allan Kardec em seu livro "O Cu e o Inferno ou a Justia Divina" para o que a primeira fase:

"A extino da vida orgnica leva separao da alma e do corpo pela ruptura dos laos fludicos que os une; mas esta separao no nunca brusca; o fluido perispiritual se desliga pouco a pouco de todos os rgos de modo que a separao no est completa e absoluta seno quando no reste mais um s tomo do perisprito unido a uma molcula do corpo. A situao dolorosa que a alma experimenta nesse momento em razo da soma dos pontos de contato que existem entre o corpo e o perisprito e da maior ou menor dificuldade e lentido que apresenta a separao. No preciso ento se dizer que, segundo as circunstncias, a morte pode ser mais ou menos penosa.

Colocamos inicialmente, como princpio, as quatro circunstncias seguintes, que podem ser observados como situaes extremas, entre as quais h uma infinidade de nuances:

Se no momento da extino da vida orgnica, o desligamento do perisprito estivesse completamente operado, a alma no sentiria absolutamente nada. Se nesse momento a coeso dos dois elementos est em toda sua fora. Se a coeso for fraca, a separao fcil e se opera sem abalo. Se, aps a cessao completa da vida orgnica, existisse ainda numerosos pontos de contato entre o corpo e o perisprito, a alma poderia sentir, at que os laos estivessem totalmente rompidos, os efeitos da decomposio do corpo e com mais forte razo as chamas em caso de incinerao do corpo.

Do acima, resulta que o sofrimento que acompanha a morte est subordinado fora de aderncia que une o corpo e o perisprito; que, para ajudar a diminuio dessa fora e a

rapidez do desligamento, tudo o que pode ser feito for operado sem nenhuma dificuldade, a alma no experimentar nenhuma sensao desagradvel.

Na passagem da vida corporal vida espiritual, produz-se ainda um outro fenmeno de importncia capital; o da perturbao.

Este ensinamento de Allan Kardec resulta de sua experincia medinica, das mensagens dos guias instrutores espirituais, de manifestaes de espritos no momento de seu desencarne e no, como o pretendiam certos detratores, de sua inteligncia frtil. Temos a sublinhar que essas mensagens, como ele as teve, os grupos srios continuam recebendo atualmente. A fonte no est seca.

No poderia deixar de ser dito que, quanto mais o esprito evoludo espiritualmente ou elevado no plano moral, menos ele tem laos com seu corpo carnal e a separao se faz mais facilmente, sem choques e sem sofrimento. O caso mais rpido que conhecemos aquele da partida de nossa fundadora, a irm Maria Munoz; ela estava sentada sobre sua poltrona onde, impotente, passava seus dias, e deixou seu corpo escrevendo: Viva a liberdade . Evidentemente, ela se referia liberdade espiritual. No retorno do enterro do corpo, os irmos do grupo estavam reunidos na sua pequena barraca, ela tomou o mdium falante e deu uma mensagem censurando inicialmente os irmos lacrimosos por no haverem compreendido nada dos ensinamentos, pois que se lamentavam enquanto ela estava toda alegre de ser liberada desta priso carnal que era seu corpo fatigado, e de se encontrar entre os irmos espirituais que a acolheram no espao. Ela tinha seguido o cortejo fnebre andando ao lado de seus companheiros humanos e estava sabendo de tudo.

Caso nos seja dado assistir partida de irmos no instante crucial, podemos ajud-los dando passes fludicos no corpo para facilitar o desligamento da alma. Uma prece, em tal momento, ajuda tambm a separao.

As preces podem ser encontradas no livro de Allan Kardec "O Evangelho segundo o Espiritismo" (cap. 28): prevendo sua morte prxima (40), por um agonizante (57), por algum que acaba de morrer (59 a 61). Ns as assinalamos no por convico religiosa, mas por experincia. Conhecemos a fora e a eficcia do pensamento. O defunto, mesmo estando invisvel ainda que presente na cmara morturia (os mdiuns videntes o vem inconscientes ou semiconscientes), na sua perturbao, capta os pensamentos das pessoas da assistncia. Espritos tm se comunicado dizendo ouvir os cantos da cerimnia religiosa ou as preces da missa, ainda que ignorem que so para eles. (...)

Edio eletrnica original:

Centre spirite Lyonnais Allan Kardec 23 rue Jeanne Collay 69500 BRON 04-78-41-19-03 http://spirite.com.fr/

You might also like