You are on page 1of 8

Esquizofrenia

O Que Voc Precisa Saber

O que Esquizofrenia?
A esquizofrenia uma doena mental crnica, que se manifesta na adolescncia ou no incio da idade adulta. Sua freqncia na populao em geral da ordem de 1 para cada 100 pessoas. No Brasil, estima-se que haja cerca de 1,6 milho de esquizofrnicos. Ela atinge em igual proporo homens e mulheres, em geral inicia-se mais cedo no homem, por volta dos 20-25 anos de idade, e na mulher, por volta dos 25-30 anos. Por ser uma doena crnica, a esquizofrenia constitui um grave problema de sade pblica.

Como reconhecer a Esquizofrenia?


A esquizofrenia apresenta vrias manifestaes, afetando diversas reas do funcionamento psquico. Ocorrem alteraes do comportamento e sintomas que levam psicose (incapacidade de distinguir entre a realidade e a imaginao). Os principais sintomas so:

Delrios: so idias falsas, das quais o paciente tem convico absoluta. Por exemplo, ele se acha perseguido ou observado por cmeras escondidas, acredita que os vizinhos ou as pessoas que passam na rua querem lhe fazer mal.

so percepes falsas dos rgos dos sentidos. As alucinaes mais comuns na esquizofrenia so as auditivas, em forma de vozes. O paciente ouve vozes que falam sobre ele, ou que acompanham suas atividades com comentrios. Muitas vezes essas vozes do ordens sobre como agir em determinadas circunstncias. Outras formas de alucinao, como as visuais, tteis ou olfativas, podem ocorrer tambm na esquizofrenia. as idias podem se tornar confusas, desorganizadas ou desconexas, tornando o discurso do paciente difcil de compreender. Muitas vezes o paciente tem a convico de que os pensamentos podem ser lidos por outras pessoas ou que os pensamentos so roubados de sua mente ou inseridos nela.

Alucinaes:

Alteraes do pensamento:

Foto: Nara Osga

uitos pacientes tm uma perda na capacidade de reagir emocionalmente s circunstncias, ficando indiferentes e sem expresso afetiva. A pessoa com esquizofrenia pode falar de maneira montona e parecer muito aptica. Outras vezes, pode apresentar reaes afetivas que so incongruentes e inadequadas em relao ao contexto, como, por exemplo, rir em situaes srias, apresentar comportamento inadequado para a idade, ou indiferena ao ambiente.

Alteraes na afetividade:

Diminuio da motivao:o paciente perde a vontade e


o interesse pelas coisas, encontrando grandes dificuldades para as tarefas do dia-a-dia. Freqentemente no conversa, fica isolado e retrado socialmente.

Outros sintomas, tais como dificuldade de concentrao, alteraes nos movimentos, desconfiana excessiva e indiferena tambm podem aparecer na esquizofrenia. Dependendo da maneira como os sintomas se agrupam, possvel caracterizar os diferentes subtipos da doena. A esquizofrenia evolui geralmente em episdios agudos, quando aparecem os vrios sintomas acima descritos, principalmente delrios e alucinaes, intercalados por perodos de remisso, com poucos sintomas manifestos.

Causas da Esquizofrenia
No se sabe quais so as causas da esquizofrenia. A hereditariedade tem uma importncia relativa, sabe-se que parentes de primeiro grau de um esquizofrnico tem chances maiores de desenvolver a doena do que as pessoas em geral. Por outro lado, no se sabe o modo de transmisso gentica da esquizofrenia.

Estudos feitos com mtodos modernos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonncia magntica mostram que alguns pacientes tem pequenas alteraes cerebrais, como diminuio discreta do tamanho de algumas reas cerebrais. Acredita-se que a causa dos sintomas psicticos se deva a um aumento de uma substncia no crebro, chamada dopamina.

Diagnstico
O diagnstico da esquizofrenia deve ser feito por um mdico especialista em psiquiatria, a partir das manifestaes clnicas da doena. No h nenhum tipo de exame de laboratrio que permite confirmar o diagnstico da doena. Muitas vezes o especialista solicita exames apenas para excluir outras doenas que podem apresentar manifestaes semelhantes da esquizofrenia.

Foto: www.radufizesan.lx.ro

Tratamento
A esquizofrenia uma doena crnica, da mesma forma que outras doenas como a diabetes e a hipertenso, e suas causas no so ainda conhecidas. No existe propriamente uma cura, mas com tratamento adequado, possvel um controle parcial ou total de boa parte dos sintomas. O tratamento da esquizofrenia requer duas abordagens: medicamentosa e psicossocial. O tratamento medicamentoso feito com remdios chamados antipsicticos ou neurolpticos. Eles so utilizados na fase aguda da doena para aliviar os sintomas psicticos, e tambm nos perodos entre as crises, para prevenir novas recadas. A grande maioria dos pacientes precisa utilizar a medicao ininterruptamente para no ter novas crises. Assim, o paciente deve se submeter a avaliaes peridicas. Os antipsicticos existem desde a dcada de 50, e desde ento vrios novos medicamentos foram desenvolvidos. Os antipsicticos podem ser muito eficazes para tratar de sintomas como as alucinaes e delrios, e nem sempre to eficazes no tratamento de sintomas como a falta de motivao e expresso das emoes. Devido ao fato de que alguns sintomas (principalmente apatia, desinteresse, isolamento social e outros) persistem mesmo aps as crises, necessrio um planejamento individualizado de reabilitao do paciente. Alm disso, pelo fato da maioria dos pacientes manifestarem a doena pela primeira vez num perodo em que esto no incio da carreira, eles acabam

no tendo a experincia necessria para uma boa capacitao profissional. Como resultado, muitos pacientes com esquizofrenia sofrem no apenas de dificuldades emocionais e de pensamento, mas tambm de falta de habilidades sociais e de uma boa integrao social. As abordagens psicossociais so necessrias para promover a reintegrao do paciente famlia e sociedade. Existem vrias formas de abordagens psicossociais, seja no hospital ou na comunidade: programas de reabilitao, terapia ocupacional, psicoterapia individual, educao familiar, grupos de auto-ajuda. O tratamento psicossocial tem por objetivo ajudar o paciente a lidar com as dificuldades do dia-a-dia.

Perspectivas
Houve grande avano no tratamento da esquizofrenia nos ltimos 25 anos. Embora no exista um tratamento totalmente eficaz, importante lembrar que muitas pessoas com a doena melhoram de modo a levar uma vida independente e satisfatria. Quanto mais aprendemos sobre as causas e tratamento da esquizofrenia, mais podemos ajudar os pacientes a terem sucesso no tratamento. Por causa da complexidade da esquizofrenia, suas principais questes causas, preveno e tratamento devem ser estudadas por meio de pesquisas cientficas. O pblico de modo geral, deve ter cuidado com aqueles que oferecem uma cura , porque isso pode provocar expectativas irreais. Pesquisas constantes e muito esforo continuaro a iluminar o conhecimento desta doena e a busca de tratamentos cada vez melhores.

Este folheto foi elaborado pela equipe multidisciplinar do PROJESQ - Programa de Esquizofrenia do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, em parceria com o Projeto Fnix.

Refer ncia Consultada:


Informaes sobre Esquizofrenia do National Institute of Mental Health: http://www.nimh.nih.gov/healthinformation/schizophreniamenu.cfm

Agradecimentos:
O Projesq e o Projeto Fnix agradecem a Novartis Biocincias S/A e a Bristol-Myers Squibb Ltda., pelo apoio educacional sem restries.

Edio:
neurociencias@terra.com.br

Foto capa: Carlos Alkmin

You might also like