You are on page 1of 29

RECOMENDAES BSICAS PARA O CULTIVO DA LIMA CIDA TAHITI

Jos Darlan Ramos2 Rafael Pio1 Jos Carlos Moraes Rufini1 Mrcio Ribeiro do Vale2

1 PERFIL DA CULTURA
O Tahiti ou Taiti (Citrus latifolia Tanaka), na realidade, no um limo verdadeiro, sendo considerado lima cida. No Brasil, o Tahiti uma das espcies ctricas de grande importncia comercial, estimando-se que sua rea plantada de aproximadamente 40 mil ha. Dentre as vrias espcies ctricas, o Tahiti considerado um dos mais precoces, iniciando sua produo a partir do segundo ano de plantio. O Estado de So Paulo o primeiro produtor brasileiro, representando quase 73% de toda a produo nacional, seguido do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O fruto do Tahiti possui indicao medicinal, sendo utilizado para curar e prevenir resfriados, obesidade, gota, reumatismo, nuseas, escorbuto, como vermfugo e na cura de aftas e frieiras (devido sua ao cicatrizante).

_____________________ 1 Aluno de Ps-Graduao - Fitotecnia/UFLA. 2 Professor de Fruticultura do Depto. de Agricultura/UFLA.

2 PONTOS DE REFLEXO PARA INICIANTES NA ATIVIDADE


a) Produzir, de preferncia, fora do perodo de maior oferta do produto (dezembro a maro). b) Adquirir mudas de qualidade e de viveirista idneo (dar preferncia para mudas produzidas sob telado). c) Utilizar, no mnimo, dois porta-enxertos diferentes no pomar.

3 BOTNICA
A planta da limeira cida Tahiti vigorosa, apresentando,

conseqentemente, porte alto, com folhagem exuberante de colorao verdeescura. Suas flores possuem cinco ptalas, com grande nmero de estames contendo plen invivel. Seus frutos, geralmente, se desenvolvem sem a formao de sementes. Somente em casos raros, encontra-se algum fruto com uma nica semente. A florao ocorre, principalmente, nos meses de setembro a outubro, ocorrendo praticamente o ano todo em plantios irrigados. Os frutos so de tamanho mdio, casca lisa, fina e de colorao esverdeada e, quando amadurecem, apresentam polpa suculenta com suco cido, representando 50% do peso do fruto. O teor de cido ascrbico do suco varia de 20 a 40 mg/100 ml.

4 ASPECTOS ECONMICOS
O perodo de safra varia de janeiro a agosto, concentrando-se, praticamente, no primeiro semestre do ano. A produtividade do Tahiti varia de acordo com o espaamento da cultura e o porta-enxerto utilizado, conseguindo-se produtividades que variam de 6 a 21 ton/ha. As sucessivas brotaes, em plantios irrigados, do origem a vrias floradas que, por sua vez, do origem a vrias colheitas ao longo do ano, podendo atingir perodos de colheita na entressafra da cultura, o que propicia melhores preos. Uma outra alternativa para produo na entressafra (setembro a dezembro) seria o uso de reguladores de crescimento, como o ethephon e as giberelinas. Os resultados, entretanto, no garantem ganhos na entressafra, o que demanda melhores estudos sobre esse assunto (dosagem, poca e mtodo de aplicao).

5 SELEO DE CLONES
Os principais clones de lima cida Tahiti utilizados no Brasil so o IAC-5 ou Peruano e o Quebra -galho. a) Peruano ou IAC-5 Apresenta copa vigorosa, o que proporciona menor incidncia de luz no interior da copa. Os frutos so redondos, com casca bem rugosa e com maior durabilidade ps-colheita, em comparao ao clone Quebra-galho. A produo desse clone em torno de 200 Kg/planta/ano.

b) Quebra-galho Esse clone pode ser contaminado com o complexo de virides da exocorte, o que proporciona menor porte, rachaduras no tronco (motivo do nome Quebra-galho) e grande variao entre as rvores de um mesmo talho. Esse clone o mais preferido pelos citricultores do Estado de So Paulo, pelo fato de ocorrer de vrias floradas durante o ano, benefcio adquirido devido presena da exocorte. A copa menos vigorosa, permitindo, assim, maior arejamento e incidncia de luz no interior da copa. Os frutos so alongados e com casca lisa. As plantas apresentam hipertrofia do clice (ocasionando queda dos frutos). Sua produo varia de 120 a 150 Kg/planta/ano.

6 CLIMA E SOLO
Dentre os fatores climticos, a temperatura o de maior importncia, recomendando-se para o melhor desenvolvimento da cultura temperaturas mdias em torno de 25 a 31C. A regio deve apresentar chuvas bem distribudas ao longo do ano, com precipitaes que variam de 1.000 a 2.000 mm anuais. Em regies onde ocorrem ventos fortes, recomenda-se a utilizao de quebra-ventos, com espcies de eucalipto, gravilea, bananeira e capim napier, realizando o tutoramento no plantio das mudas.

Figura 1: Implantao de quebra-ventos.

Os solos mais adequados para o Tahiti so os solos arenosos a levemente argilosos, bem drenados, arejados, profundos e sem impedimento para penetrao das razes. O pH ideal para a cultura deve variar de 5,5 a 6,5. A topografia do local deve ser plana a levemente ondulada.

7 IMPLANTAO DO POMAR

7.1 Aquisio da muda O plantio de mudas de boa qualidade garante o sucesso de um pomar no que se refere a sua produtividade, menor incidncia de doenas,

10

longevidade das plantas e um pomar economicamente vivel. Sendo assim, deve-se sempre procurar adquirir mudas produzidas sob telado de viveiros certificados.

Figura 2: Muda modelo de Tahiti.

7.2 Porta-enxertos Para o Tahiti, os porta -enxertos mais recomendados so o limoeiro Rugoso e o Cravo. As plantas sobre esses porta -enxertos apresentam algumas vantagens, como: crescimento rpido, boa produo, frutos de tima qualidade, maior tolerncia seca e tristeza-dos-citros. A desvantagem do uso desses porta-enxertos, principalmente em plantios irrigados, o fato de eles serem muito atacados por Phytophthora sp., causador da Gomose e Podrido radicular. Outra possibilidade para o Tahiti seria o uso dos porta -enxertos Trifoliata, Citrange Morton,

11

Tangelo Orlando, Tangerina Clepatra e Citrumelo Swingle. Para plantios mais adensados, uma tima alternativa seria o uso do porta-enxerto Fly Dragon, tendo a principal vantagem de propiciar plantas de menor porte, facilitando os tratos culturais e a colheita. importante ressaltar que no conveniente para a formao de pomares de Tahiti, a utilizao de apenas um porta -enxerto, em virtude dos riscos do aparecimento de novas doenas. Recomenda-se a diversificao dos porta-enxertos a serem utilizados.

7.3 Preparo da rea Selecionada a rea, as atividades de implantao consistem na roagem, destoca e enleiramento do mato. Essas operaes devem ser realizadas 5 a 6 meses antes do plantio. Em seguida, efetuar a arao e a gradagem, que devem ser realizadas 3 meses antes do plantio. A aplicao de corretivos ao solo (calcrio) deve ser realizada em rea total, elevando-se a saturao de bases a 70%, calculando-se a quantidade de calcrio a ser aplicada segundo uma anlise do solo realizada em rea total, e aplicando-se a primeira metade da quantidade recomendada antes da arao e a segunda metade, antes da gradagem.

7.4 Marcao das covas, Espaamento e Adubao de fundao Nivelado o terreno, efetua-se a marcao das covas. Os espaamentos mais utilizados so de 7 x 6 m (238 plantas/ha) e 7 x 5 m (285 plantas/ha).

12

Esses espaamentos permitem a utilizao de plantios intercalares. O cultivo intercalar uma prtica efetuada em pequenas e mdias propriedades, devendo escolher culturas de baixo porte e ciclo curto, distantes de 1,5-2 m da linha de plantio do Tahiti. Uma boa opo o uso de leguminosas (feijo carioca, feijo-de-porco, leucena, crotalaria e soja), pelo fato de essas plantas fixarem nitrognio atmosfrico, contribuindo para a reduo dos adubos nitrogenados, normalmente fornecidos via solo, ou outras culturas, como abacaxi, amendoim, batata-doce, mandioca e milho.

Figura 3: Marcao em nvel.

As covas devem ser preparadas 2 meses antes do plantio, com dimenses de 60 x 60 x 60 cm. Cada cova deve receber 20 litros de esterco de curral, 250 g de calcrio dolomtico, 300 g de superfosfato simples e 50 g

13

de micronutrientes (FTE ou Fritas). Em geral, invertem-se as camadas do solo da superfcie e do fundo da cova, aplicando-se metade do calcrio dolomtico com esterco de curral na parte inferior, e a outra metade com adubo mineral, na poro superior da cova. Todos esses insumos devem ser bem misturados e colocados nas covas.

Figura 4: Marcao triangular, retangular e quadrtica dentro das curvas (evitando-se, assim, linhas mortas).

Figura 5: Abertura da cova (separar os primeiros 30 cm de um lado e a outra metade para o outro lado).

14

Figura 6: Adubao de fundao e fechamento da cova.

Em plantios extensos, dividir o pomar em talhes com corredores para a circulao de caminhes.

Figura 7: Vista geral do local de plantio com os respectivos talhes, carreadores e barreiras fitossanitrias.

15

7.5 Plantio O plantio do Tahiti pode ser realizado em qualquer poca do ano, desde que haja gua disponvel para as mudas, devendo ser feito nas horas mais frescas do dia ou em dias nublados, com o solo bem mido. A melhor poca de plantio no incio das chuvas. Deve-se usar rgua de plantio para um bom alinhamento, ajustando-se a muda na cova de modo que o colo da planta fique ligeiramente acima do nvel do solo (5 cm). Aps o plantio, fazer uma bacia em torno da muda, com distncia de 50 cm do tronco e, a seguir, regar com abundncia. Recomenda-se utilizar cobertura morta, como capim seco (sem sementes) ou palha, para reter a umidade do solo. Sessenta dias aps plantio, recomenda-se aplicar 50 g de uria/planta, repetindo-se essa operao aps 30 a 40 dias.

Figura 8: Coroamento ou bacia em torno da muda (com a finalidade de manuteno da umidade e adubao de cobertura).

16

8 TRATOS CULTURAIS 8.1 Desbrota A desbrota tem a funo de eliminar as brotaes surgidas abaixo do ponto de enxertia e o excesso de brotos nos ramos e tronco. Devem ser retiradas logo no incio, facilitando sua eliminao e no causando ferimentos a planta. Os ferimentos que porventura ocorram devem ser tratados com produtos base de cobre, como a calda bordalesa. Na fase de implantao, as mudas devem ser vistoriadas quinzenalmente, at o final do perodo das guas.

8.2 Poda de limpeza A poda de limpeza tem o objetivo de eliminar os ramos secos, doentes ou praguejados da planta, devendo ser realizada no perodo de inverno. Sempre aps a realizao da poda de limpeza, deve-se pincelar pasta bordalesa no local do corte, para evitar o aparecimento de doenas que possam prejudicar o crescimento e desenvolvimento da planta.

17

8.3 Controle de plantas daninhas Recomenda-se manter sob controle o mato no pomar, visando a facilitar a colheita e os tratos fitossanitrios, alm de evitar a concorrncia por gua, nutrientes e luz com a cultura. O controle das plantas daninhas pode ser feito com roadeira nas entrelinhas de plantio na poca das chuvas. Na projeo da copa, deve-se utilizar herbicidas, sendo uma boa opo para a cultura. Caso no queira utilizar herbicidas, as plantas devem ser "coroadas" com enxada, evitandose cortar o tronco da planta e danificar as razes, o que pode favorecer a contaminao por patgenos, principalmente por Phytophthora sp., causador da Gomose e da Podrido radicular.

9 ADUBAO
As exigncias nutricionais do Tahiti so semelhantes s demais espcies ctricas comerciais. Para adubar corretamente o pomar, indispensvel fazer as anlises de solo e foliar, por meio das quais pode-se conhecer as disponibilidades dos nutrientes no solo e o estado nutricional da planta, devendo ser realizadas, preferencialmente, no ms de agosto. Os adubos a serem fornecidos para a planta devem conter todos os nutrientes necessrios para a mesma de forma equilibrada e balanceada. As adubaes devem ser realizadas preferencialmente com solo mido, procurando parcelar a dosagem recomendada de cada adubo em 4 aplicaes bem distribudas.

18

9.1 Adubao de formao (at primeira produo) A adubao de formao deve ser realizada nos primeiros 3 anos de idade. Do plantio at o 1 ano, recomenda-se aplicar os fertilizantes ao redor da coroa, em toda a volta da planta, num raio de aproximadamente 0,5 m. No 2 e 3 ano, recomenda-se aplicar os fertilizantes ao redor da coroa, em toda a volta da planta, na projeo da copa, num raio de aproximadamente 0,6 m de largura. A partir do 4 ano, recomenda-se aplicar os adubos na projeo da copa.

Figura 9: Local onde deve ser feita a adubao de formao.

19

A recomendao das quantidades de nutrientes a serem aplicados na adubao de formao para o Tahiti est apontada na Tabela 1: Tabela 1: Adubao de crescimento e formao para o cultivo da lima cida Tahiti.
P resina (mg/dm3) <6 6-12 13-30 >30 Anos g/planta P2O5 (g/planta) 01 80 0 0 0 0 02 160 160 100 50 0 03 200 200 140 70 0 04 300 300 210 100 0 05 400 400 280 140 0 Fonte: Stuchi e Cyrillo (1998). Idade N K trocvel (mmolc/dm3) <0,8 0,8-1,5 1,6-3,0 >3,0 K2O (g/planta) 20 0 0 0 80 60 0 0 150 100 50 0 200 140 70 0 300 210 100 0

9.2. Adubao de produo Deve ser realizada quando as plantas estiverem em plena poca de produo. Nesse perodo, a adubao visa a atender s exigncias nutricionais, tanto para a manuteno da planta como para a exportao de nutrientes para os frutos. A adubao deve-se fundamentar nas exigncias nutricionais da planta, avaliadas por meio de anlises anuais de solo e foliar. As quantidades a serem fornecidas as plantas levam em conta as caractersticas do pomar, tais como: idade das plantas, tipo de solo, ndice pluviomtrico e produo esperada. A recomendao das quantidades da adubao de produo para o Tahiti est descrita na tabela 2.

20

Tabela 2: Adubao de produo para o cultivo de lima cida Tahiti.


Produo t/h <16 17-20 21-30 31-40 41-50 >50
(1)

N nas folhas (g/Kg)(1) <23 23-27 28-30 90 100 140 190 240 260 70 80 120 160 200 220 60 70 90 130 160 180

<6 50 70 90 130 160 180

P resina (mg/dm3) 6-12 13-30 Kg/ha 40 20 50 30 70 40 100 50 120 60 140 70

K trocvel (mmolc/dm3) >30 <0,8 0,8-1,5 1,6-3,0 0 0 0 0 0 0 60 70 90 120 160 180 40 50 70 100 120 140 30 40 50 70 90 100

>3,0 0 0 0 0 0 0

Fonte: Stuchi e Cyrillo (1998). Quando o teor de N nas folhas for superior a 30 g/Kg, utilizar 1/3 da dosagem recomendada de 28-30.

9.3 Adubao foliar com micronutrientes Para adubao foliar, deve-se primeiramente realizar a anlise foliar. As folhas coletadas para a amostra devem: ter idade entre 6-7 meses, apresentar tamanho mdio e estarem livres de pragas e doenas; ser coletadas nos horrios mais frescos do dia; ser coletadas ao redor da planta, na parte mediana da copa; ser coletadas de ramos frutferos da brotao mais nova, na 3 ou 4 folha a partir do fruto, ou de ramos novos que no contenham fruto; ser condicionadas em sacos de papel ou plstico e, se as folhas no forem levadas no mesmo dia para o laboratrio de anlise foliar, armazenar em geladeira at o dia seguinte; ser coletadas cerca de 40 folhas a cada 1 ha.

21

Figura 10: Esquema de coleta de folhas para anlise foliar (3 ou 4 folha a partir do fruto e/ou da brotao mais nova).

Os micronutrientes mais importantes para a cultura do Tahiti so o boro, zinco e o mangans, podendo ser fornecidos pelas pulverizaes foliares. A poca mais adequada para a adubao foliar no perodo de vegetao da planta. Recomendam-se trs aplicaes, normalmente no perodo de setembro a maro, sendo a primeira na poca de florescimento,

22

logo aps a queda das ptalas, a segunda durante o fluxo de vegetao e terceira aps 45 a 60 dias desta. Recomendam-se pulverizaes foliares com soluo composta de 100 g de cido brico, 300 g de sulfato de zinco, 300 g de sulfato de mangans e 300 g de cal, diludos em 100 litros de gua ou produtos comerciais comprovadamente eficientes.

9.4 Adubao orgnica A adubao orgnica traz inmeros benefcios em propriedades qumicas, fsicas e biolgicas ao solo, alm de fornecer nutrientes essenciais para a cultura, principalmente o nitrognio. Essa prtica melhora a reteno de umidade e a aerao do solo. Tabela 3: Quantidade de adubos orgnicos a serem fornecidos s plantas de Tahiti.
Fase de Esterco de curral desenvolvimento da cultura Implantao 10-15 Formao 10-15 Produo 25-30 Fonte: Vitti e Cabrita (1998). galinha Esterco de Torta de mamona

Kg/planta 2-5 4-6 10-12

1-1,5 2-3 5-6

10 IRRIGAO

23

O uso da irrigao na citricultura tem se intensificado nos ltimos anos. Essa prtica aumenta a produo e melhora a qualidade dos frutos. Os sistemas de irrigao mais utilizados so os de asperso e localizada (gotejamento e microasperso), que aplica gua, em geral, abaixo da copa da planta, evitando-se, assim, o aparecimento de doenas na copa. Sulcos e bacias de inundao temporria so outros mtodos que podem ser utilizados.

11 PRINCIPAIS DOENAS
A lima cida Tahiti apresenta tolerncia a algumas das principais doenas que afetam atualmente a cultura dos citros, causando srios problemas. considerado tolerante ao Declnio dos citros, CVC (Clorose Variegada dos Citros) e Pinta - preta. a) Tristeza-dos-citros A tristeza-dos-citros causada por um vrus transmitido por afdeos (pulges). As plantas contaminadas apresentam problemas que afetam o crescimento j na fase de viveiro. Retirando-se a casca dos ramos, observam-se caneluras (estrias) em toda a extenso, ocasionando a formao de folhas novas com nervuras polidas e frutos com dimetros reduzidos. Como medida de preveno, deve-se usar mudas produzidas em viveiros certificados e telados (ambiente protegido), formadas com porta-enxertos resistentes ou tolerantes a essa virose. b) Exocorte

24

uma doena causada por vrus, apresentando como sintomas: crescimento limitado, vegetao esparsa e folhas com colorao com pouco brilho. Essa doena transmitida por enxertia ou ferramentas contaminadas (canivete e tesoura de poda). Como medidas de controle, deve-se utilizar as mesmas usadas na preveno-da-tristeza dos citros. c) Gomose (Phytophthora sp.) a doena mais prejudicial em regies tropicais midas, causando leses pardas que aparecem na base ou no colo da planta, nas razes e galhos baixos, ocasionando a exsudao de goma pelo fendilhamento. O ataque mais rigoroso promove o apodrecimento dos tecidos. Como medida de controle, deve-se usar variedades resistentes, mudas com enxertia mais alta, facilitar a aerao da base da planta por meio do controle do mato e evitar solos midos. Como medida de controle qumico, deve-se usar fungicidas sistmicos, como o fosetyl-Al, em pulverizaes. Como tratamento curativo, sugere-se a raspagem do local afetado e posterior pincelamento com pasta bordalesa. d) Queda dos frutos, Podrido-floral ou Estrelinha (Colletotrichum gloeosporioides) A lima cida Tahiti uma das variedades mais sujeitas queda anormal de frutos jovens. causada pelo mesmo fungo da antracnose da maioria das frutferas, sendo mais intensa nas regies midas, notando-se, no incio da florada, o necrosamento dos botes florais e extremidades dos ramos novos. O clice da flor fica retido por aproximadamente um ano na planta, dando o aspecto de Estrelinha, o que origino u o nome popular da doena. Como medida preventiva em regies de risco, deve-se pulverizar as

25

plantas com fungicida benomyl (100g/100 litros de gua) por trs vezes, com intervalos de 15 dias, na poca da florada. e) Podrido estilar Ocorre nos frutos maduros logo aps a colheita, formando-se uma leso parda na casca do fruto, deteriorando-o rapidamente. Para preveno, recomenda-se a colheita no ponto de maturao e nas horas mais frescas do dia, enviando-os rapidamente para o mercado consumidor.

12 PRINCIPAIS PRAGAS
a) Pulgo-preto (Toxoptera citricidus) um inseto sugador, de colorao marrom quando jovem e preta na fase adulta. Ocorre com mais freqncia na primavera e vero, em brotaes novas e botes florais, provocando prejuzos ao florescimento. A grande preocupao com esse inseto o fato de ser transmissor da Tristeza -doscitros. Seu controle feito naturalmente por das chuvas e o controle qumico, em ataques mais severos, pode ser realizado com inseticidas. b) Cochonilha Ortzia (Orthezia praelonga) Esse inseto injeta toxina na planta ao sugar a seiva, alm disso, sua excreo estimula o aparecimento da Fumagina (cobertura escura) nas folhas. Pode ser disseminado pelo vento e pelo homem, apresentando maior importncia no perodo seco, prejudicando a planta pelo ataque em folhas e frutos. O controle pode ser efetuado mediante de recomendao tcnica, com aplicao de inseticidas sistmicos granulados, aplicados ao solo em torno da planta a 10-15 cm de profundidade.

26

27

c) Cochonilha Cabea-de-Prego (Chrysomphalus ficus) Possui forma circular, convexa e colorao violcea, surgindo em perodos secos com altas temperaturas. So encontrados na face inferior das folhas e nos frutos, sugando a seiva e lquidos, depreciando os frutos e tornando-os inviveis para o comrcio. O controle feito por pulverizaes com produtos qumicos base de leo mineral a 1% ou leo mineral + inseticidas fosforados. d) Escama-Farinha (Pinnaspsis aspidistrae) A suco da seiva por esse inseto na planta causa rachaduras na casca dos galhos e facilita a penetrao de outros patgenos causadores de doenas, como a Gomose. O controle deve ser feito via pincelamento de tronco e ramos com enxofre molhvel. e) caro da falsa Ferrugem (Phyllocoptruta oleivora) Os frutos atacados adquirem colorao prateada e a casca fica com aspecto spero, apresentando, normalmente, tamanho, peso e porcentagem de suco reduzidos. As folhas atacadas podem desenvolver doenas, como a mancha-de-graxa. Podem prejudicar tambm os ramos, sendo importante seu controle porque em infestaes mais severas h queda acentuada de folhas e frutos. Como medida de controle, recomenda-se efetuar a aplicao de acariciadas base de dicofol, quinometionato ou enxofre molhvel. f) caro-branco (Polyphagotarsonemus latus) O principal caro que prejudica a cultura do Tahiti. Seu ataque se concentra, principalmente, em folhas novas, ponteiros de brotaes e frutos

28

novos, depreciando os frutos pela manifestao opaca, como um prateamento na superfcie da casca. O controle pode ser feito com utilizao de produtos base de enxofre p molhvel (350 g/100 L) ou pyridaphenthion (175 ml/100 L). g) Larva minadora dos citros (Phyllocnistis citrella) O adulto uma mariposa de aproximadamente 2 a 3 mm de comprimento, colorao branco-prateada, com manchas e pontuaes marrons no par de asas; as larvas so pequenas (2 mm), de colorao verdeamarelada brilhante. Seu controle recomendado quando da constatao em 40% dos brotos ou presena de uma ou mais larvas vivas. h) Coleobroca O inseto adulto um besouro preto com faixas amarelas no trax e asas, sendo seus ovos depositados no tronco e ramos da planta de Tahiti, que eclodem formando-se as lagartas de colorao esbranquiada que penetram nos mesmos, cavando galerias no sentido longitudinal, expelindo serragem em forma de ptalas pelo orifcio de entrada. Como controle, recomenda-se injetar calda inseticida via orifcio utilizando-se formicida lquido, gasolina, querosene, sendo mais efetiva a pasta de fosfeto de alumnio (que libera gs), fechando o orifcio aps a aplicao com cera de abelha, argila ou sabo. i) Formigas cortadeiras Destroem principalmente as mudas recm-plantadas no campo, mas tambm atacam pomares adultos. O controle pode ser feito com a utilizao de iscas granuladas como Mirex ou com termonebulizador.

29

13 COLHEITA E CLASSIFICAO
A colheita da lima cida Tahiti deve ser realizada quando os frutos estiverem com a colorao verde-oliva, casca lisa e brilhante e com tamanho aproximado de 47 a 65 mm de dimetro. A colorao verde-clara e opaca significa que a fruta est madura, no sendo recomendada para o comrcio. O material de colheita deve ser composto de sacola de colheita (20 kg), feita de lona com fundo falso, cestos e caixas plsticas de 27,2 kg. No momento da colheita devem ser tomados certos cuidados, como: evitar a retirada de frutos com varas ou ganchos, frutos molhados ou orvalhados, derrubar frutos no solo e principalmente, evitar a colheita dos excessivamente maduros ou verdes. Deve-se sempre usar tesoura cortando o pednculo, rente ao clice, evitando-se machucar os frutos na colheita e no transporte.

14 PS-COLHEITA
A manuteno da colorao verde da casca dos frutos de Tahiti importante no perodo ps-colheita, pois proporcionam a obteno de melhores preos na comercializao dos frutos. Os frutos devem ser colhidos maduros, apresentando colorao da casca esverdeada e armazenados temperatura de 4-5C e umidade relativa de 90-95%. Vale ressaltar que o aparecimento da colorao amarelada reduz a aceitao pelo mercado consumidor. Para permitir que os frutos mantenham-se com a colorao esverdeada da casca, recomenda-se mergulhar os mesmos em uma

30

soluo de cido giberlico de 10 mg.L-1 por 10 segundos. Com essa prtica os frutos podem ser armazenados por at 45 dias, sem ocorrer alteraes na colorao da casca.

15 PRODUO FORA DE POCA


A maior oferta do Tahiti concentra -se, basicamente, no primeiro semestre , quando os preos pagos por essa fruta caem. J no segundo semestre do ano, os preos so maiores em conseqncia da escassez dessa fruta no mercado. Sendo assim, o interessante buscar a produo no segundo semestre, mas por causa das nossas condies climticas, essa prtica torna-se invivel. A poca e a intensidade de florescimento so reguladas pela temperatura e ocorrncia de chuva. A induo das flores comea na poca de baixas temperaturas, quando a planta entra em repouso vegetativo devido presena de temperaturas menores que 12,5C, paralisando, assim, seu crescimento. O repouso vegetativo pode ser iniciado ou induzido por dficit hdrico, ou seja, falta dgua. Em condies de campo, perodo de seca (ausncia de chuvas ou irrigaes) maior que 30 dias e posteriormente retomada das chuvas ou irrigaes suficiente para induzir o florescimento e, posteriormente, a produo de frutos. Essa tcnica de produo na entressafra pode ser aplicada em regies ridas e semiridas. No Estado de So Paulo e sul de Minas Gerais, onde predominam os veres midos e invernos secos, essa tcnica no proporciona bons resultados, pois o perodo de seca varia de maio a julho, ocorrendo retomada das chuvas em setembro. Outra forma de se conseguir produo fora de

31

poca, pelo uso de reguladores de crescimento, mas esse mtodo ainda est em fase de estudos e aperfeioamento.

16 COMERCIALIZAO
O Estado de So Paulo o grande produtor brasileiro de Tahiti (cerca de 73% da safra brasileira). Basicamente, todo o Tahiti produzido comercializado na CEAGESP. Os melhores preos desta fruta so obtidos no perodo de setembro a novembro, quando h uma pequena queda anual da oferta de Tahiti.

17 PRODUO PARA EXPORTAO


No caso da produo do Tahiti para exportao, deve -se conseguir frutos de casca rugosa e de colorao bem esverdeada, por causa das exigncias do mercado internacional. Os frutos devem estar livres de pragas e doenas e com tamanho adequado. Devem possuir ausncia de barrigabranca (mancha branca na casca dos frutos, ocorrida em virtude do contato entre eles). Recomenda-se ao produtor candidato a exportador que procurare os rgos competentes para fazer um planejamento adequado s suas condies para sucesso no empreendimento.

32

18. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


BRASIL. Ministrio da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrria. Lima cida tahiti para exportao: aspectos tcnicos da produo. Braslia: EMBRAPA-SPI, 1993. 35 p. (EMBRAPA-SPI. Publicaes Tcnicas FRUPEX, 1). BRASIL. Ministrio da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrria. Lima cida tahiti para exportao: procedimentos de colheita e ps-colheita. Braslia: EMBRAPA-SPI, 1993. 36 p. (EMBRAPA-SPI. Publicaes Tcnicas FRUPEX, 12). BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Mapeamento da Fruticultura Brasileira. Braslia: EMBRAPA-SPI, 2000. 110 p. (Publicao Tcnica). CARLOS, E. F.; STUCCHI, E. S.; DONADIO, L. C. Porta-enxertos para a citricultura paulista. Jaboticabal: FUNEP, 1997. 47 p. (Boletim Citrcola, 1). COELHO, Y. da S.; CUNHA SOBRINHO, A. P. da; MAGALHES, A. F. de J.; PASSOS, O. S.; NASCIMENTO, A. S. do; SANTOS FILHO, H. P.; SOARES FILHO, W. dos S. Limo Tahiti. Braslia: EMBRAPA - SPI, 1994. 79 p. ( EMBRAPA-SPI. Coleo Plantar). COMISSO DE FERTILIDADE DO SOLO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Recomendaes para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5 aproximao. Viosa, 1999. 359 p. CUNHA SOBRINHO, A. P. da; MAGALHES, A. F. de J.; NASCIMENTO, A. S. do; SANTOS FILHO, H. P.; SOUZA, L. D.; PASSOS, O. S.; SOARES FILHO, W. dos S.; COELHO, Y. da S. Cultivo dos citros. Cruz das Almas: EMBRAPA - CNPMF, 1996. 43 p. (EMBRAPA - CNPMF. Circular Tcnica, 26). GRUPO PAULISTA DE ADUBAO E CALAGEM PARA CITROS (GPACC). Recomendao para adubao para citros no Estado de So Paulo. 3. ed. Cordeirpolis: Laranja, 1994. 27 p.

33

SPSITO, M. B.; MOURO FILHO, F. de A. A.; KLUGE, R. A.; JACOMINO, A. P. Armazenamento refrigerado de frutos de limeira-cida Tahiti tratados com cido giberlico. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 22, n. 3, p. 345-348, 2000. STUCHI, E. S.; CYRILLO, F. L. L. Lima cida Tahiti . Jaboticabal: FUNEP, 1998. 35 P. (Boletim Citrcola, 6). VITTI, G. C.; CABRITA, J. R. Nutrio e adubao dos citros. Bebedouro: Estao Experimental de Citricultura de Bebedouro EECB, 1998. 31 p. (Boletim tcnico, 4).

You might also like