You are on page 1of 2

1 Parte Experimental 1.

1 Soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol L-1

Primeiramente, realizou o clculo da massa necessrio para obteno de 250 mL de soluo 0,5 mol L-1. Aps os clculos realizados, pesou-se 5,0000 g de NaOH em um bquer de 50 mL e dissolveu a massa com gua destilada. Assim que a soluo esfriou, transferiu a soluo para um balo de 250 mL com o auxlio de um funil de vidro e um basto de vidro, lavando ambos com gua destilada at que a transferncia foi quantativa. Completou-se o balo at o menisco, homogeneizou a soluo, transferiu-a para um frasco plstico e rotulou-o. 1.2 Soluo de cido clordrico 0,5 mol L-1

Inicialmente, realizou o clculo do volume necessrio para obteno de 100 mL de soluo 0,5 mol L-1. Logo aps os clculos realizados, adicionou-se um pouco de gua no balo volumtrico de 100 mL. Na capela, pipetou certa de 4,15 mL de cido clordrico concentrado e colocou-o lentamente no balo volumtrico, completando-o com gua at acertar o menisco e homogeneizou a soluo. Transferiu a soluo para um frasco e rotulou-o. 1.3 Soluo de cido actico 0,5 mol L-1

Primeiramente, realizou o clculo do volume necessrio para obteno de 50 mL de soluo 0,5 mol L-1. Logo aps os clculos realizados, adicionou-se um pouco de gua no balo volumtrico de 50 mL. Na capela, deveria ser pipetado certa de 1,5 mL de cido actico glacial, mas houve um erro de operador e acabou sendo pipetado 0,5mL de cido actico glacial e colocou-o lentamente no balo volumtrico, completando-o com gua at acertar o menisco e homogeneizou a soluo. Transferiu a soluo para um frasco e rotulou-o.

1.4 Padronizao da soluo de hidrxido de sdio

Inicialmente, calculou a massa necessria de biftalato de potssio para neutralizar 5 mL da soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol L-1. Pesou-se cerca de 0,5000 g de biftalato de potssio trs vezes (em uma balana de preciso 0,0001 g) em erlenmeyers. Logo aps sua pesagem, dissolveu-se o biftalato de potssio em cada um dos erlenmeyers com gua destilada (aproximadamente 10 mL) e acrescentou 2 gotas da soluo de fenolftalena 0,1% (m/v). Posteriormente, montou-se o sistema de titulao. Verificou se a bureta no estava vazando, logo em seguida ambientalizou-se bureta com uma pequena quantidade de NaOH. A bureta foi preenchida com a soluo NaOH 0,5 mol L-1 at o menisco. Posicionou o erlenmeyer embaixo da bureta e adicionou-se a soluo de NaOH, gota a gota, sobre o biftalato sob constante agitao, observou a mudana de cor e anotou o volume de NaOH utilizado. Repetiu esse processo mais duas vezes.

1.5 Padronizao da soluo de cido clordrico

Primeiramente, pipetou 5,0 mL da soluo de cido clordrico em trs erlenmeyers de 125 mL, adicionou-se certa de 10 mL de gua destilada em cada erlenmeyers e 2 gotas de fenolftalena 0,1% (m/v). Preencheu a bureta com a soluo de NaOH at o menisco. Posicionou-se o erlenmeyer embaixo da bureta e adicionou, gota a gota, da soluo de NaOH at que observou a mudana de cor do HCl. Anotou o volume gasto da soluo NaOH e repetiu o processo mais duas vezes.

1.6 Padronizao da soluo de cido actico

Inicialmente, pipetou-se 5,0 mL da soluo cido actico em trs erlenmeyers de 125 mL, adicionou cerca de 10 mL de gua destilada e 2 gotas de fenolftalena 0,1% (m/v). Completou a bureta com a soluo de NaOH at o menisco e posicionou o erlenmeyer embaixo da bureta. Adicionou NaOH no cido actico at que se observou a mudana de cor do mesmo. Anotou-se o volume gasto da soluo e repetiu o processo mais duas vezes.

You might also like