You are on page 1of 2

Exemplos de Casos Julgados pelo CADE PROCESSO ADMINISTRATIVO N 08012.008024/1998-49 Representante: Representadas: SDE Ex Oficio TBA Informtica Ltda.

Microsoft Informtica Ltda. Operao: Refere-se Investigao de prtica de Infraes Lei n. 8884/94 por parte das empresas Microsoft Informtica Ltda. e TBA Informtica Ltda. Iniciou-se a partir de denncias publicadas no jornal o Globo, da empresa IOS Informtica Organizao e Sistemas Ltda.- poca, revendedora de produtos Microsoft - de supostos acordos de exclusividade firmados com a empresa TBA pela Microsoft. Tais acordos, conforme as denncias garantiriam TBA o monoplio na venda de produtos da plataforma Microsoft ao governo federal. Infraes de carter continuado. Ausncia de prescrio. Mercado relevante de produto: venda e licenciamento de softwares e prestao de servios de informtica administrao pblica federal. Mercado relevante geogrfico: nacional. Analise estrutural do mercado: alta concentrao e elevadas barreiras entrada. Existncia de restrio territorial que levou concesso de exclusividade para o atendimento da Administrao Pblica Federal. Critrios estabelecidos ex post e observados de modo discriminatrio e estendidos a todo o territrio nacional. Ocorrncia de duplo monoplio. Inexistncia das eficincias alegadas. Abuso de posio dominante e restrio vertical de carter anticoncorrencial. Obteno de vantagem em concorrncia pblica: inexigibilidade de licitao. Limitao ao acesso de empresas ao mercado. Configurada infrao contra a ordem econmica. Condenao das representadas como incursas nos incisos I e IV do artigo 20 c/c incisos IV e VIII do artigo 21 da Lei 8.884/94. Imposio de multa nos termos do artigo 23 da Lei 8.884/94. Imposio de penas previstas no art. 24 da citada lei.

PROCESSO ADMINISTRATIVO N 08001.003288/1999-15 Representante: Sindicato do Comrcio Varejista de Peas e Acessrios para

Veculos no Estado de So Paulo - SINCOPEAS

Representadas:

Volkswagen do Brasil S/A

Operao: Denuncia formulada pelo sindipeas de So Paulo. Processo Administrativo. Conduta anticoncorrencial. Venda casada, abuso de poder econmico, cartelizao, formao de oligoplios, dentro outros. Prescrio intercorrente. Provimento ao recurso negado, mantido o arquivamento.

ATO DE CONCENTRAO 08012.001675/2008-12 Requerentes: Autopista Fluminense S.A. Operao: Celebrao de Contrato de Concesso entre a ANTT com a Fluminense Concedendo o direito de explorao da rodovia BR 101/RJ, trecho divisa de Rio de Janeiro/Esprito Santo Ponte Presidente Costa e Silva Ato de Concentrao. Procedimento Sumrio. Aquisio. Hiptese de subsuno prevista no art. 54, 3, da lei n 8.884/94 faturamento. Apresentao tempestiva. Taxa processual recolhida. Mercado de explorao de rodovias. Monoplio Natural. Inexistncia de sobreposio horizontal ou vertical. Ausncia de prejuzos concorrncia. Aprovao sem restries.

You might also like