You are on page 1of 8

Boletim

Tcnico

Streptococcus sp.

A Estreptococose uma doena causada por bactrias gram positivas do gnero Streptococcus sp. e S. agalactiae. Esta considerada a enfermidade de maior impacto econmico nas criaes comerciais de tilpias a nvel mundial. Diagnsticos positivos j foram realizados em grandes surtos de mortalidades junto aos principais eixos de produo de tilpias em tanques-rede no Brasil, em particular nas bacias do Rio Paranapanema, Tiet e So Francisco. Evidencia-se desta forma, grande importncia e um grande impacto econmico causado por esta bacteriose nas diferentes regies

Sintomatologia clnica Os sinais clnicos observados em peixes acometidos pelas Estreptococoses so tpicos de uma septicemia bacteriana. Seguem abaixo alguns sintomas que normalmente esto associados a esta enfermidade. Deve-se ressaltar que estes sintomas tambm podem estar associados a outras bacterioses. Sinais clnicos externos Escurecimento do corpo; Natao lenta e falta de apetite; Sintomas nervosos associados natao errtica nado em crculos ou rodopiando (fig.1); Olhos saltados (exoftalmia) (fig.2); Distenso do abdmen (ascite) (fig.3); Hemorragias difusas pelo corpo, na base das nadadeiras e nos oprculos.

Kubtiza, 2005

Kubtiza, 2005

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Sinais clnicos internos Bao aumentado (esplenomegalia) e com colorao escura (fig. 4); Trato digestivo hipermico com aparncia geral avermelhada; Acmulo de lquido na cavidade abdominal.
Figura 4

Patogenicidade Os Estreptococus so bactrias oportunistas e consideradas altamente patognicas e prejudiciais junto s criaes intensivas de tilpias. Diagnsticos positivos para estas bactrias junto aos rins, fgado e crebro dos animais evidenciam a gravidade destas infeces, levando a altas mortalidades quando desencadeada a doena. Em cortes histolgicos, podem ser observados necroses e infiltrados de clulas inflamatrias junto aos rgos acometidos. Impacto econmico O grande impacto econmico causado pelas Estreptococoses deve-se faixa de idade em que as tilpias adoecem. Freqentemente so observadas mortalidades em populaes adultas, acima de 100 gramas, particularmente nas pocas mais quentes do ano. Mortalidades nesta fase da criao acarretam enormes perdas econmicas, principalmente devido aos investimentos j capitalizados na engorda dos animais (custeio com rao), queda de produtividade e aumento da converso alimentar. Dependendo da gravidade

da infeco e do estado imunolgico dos animais, mortalidade de at 30 % do plantel pode ser observada em poucos dias, caso no seja feito nenhum tipo de tratamento. Estimam-se perdas anuais acima de 150 milhes de dlares associadas a esta bacteriose na piscicultura mundial. Apenas nos EUA estimam-se perdas acima de 10 milhes de dlares em criaes intensivas de tilpias. No Brasil, ainda no existem dados estatsticos associados as perdas econmicas por esta bacteriose. No entanto, podem-se estimar enormes prejuzos econmicos, j que, altas mortalidades so freqentemente observadas nos plos produtores associadas a diagnsticos positivos para esta enfermidade. Tratamento Sendo uma doena de origem bacteriana, as Estreptococoses podem ser tratadas com o uso de antimicrobianos especificamente desenvolvidos e registrados para uso aqcola. O uso de vacinas especficas tambm pode ser realizado como mtodo preventivo.

Mortalidades de tilpias adultas em tanques-rede com diagnstico positivo para Streptococcus sp.

Boletim

Tcnico

Aeromonas sp.

A Septicemia Hemorrgica Bacteriana uma doena causada por bactrias gram negativas pertencentes ao grupo das Aeromonas mveis. Diversos diagnsticos positivos para esta bacteriose evidenciam seu impacto econmico nas criaes de tilpias em tanques-rede no Brasil. Em muitas ocasies, diagnsticos positivos para bactrias do gnero Streptococcus sp. e Aeromonas mveis so realizadas em uma mesma tilpia doente, evidenciando muitas vezes, uma associao entre estas enfermidades. Normalmente, esta bacteriose manifesta-se junto s criaes aps algum fator estressante pelo qual os animais foram submetidos, como classificaes, transportes e queda na qualidade de gua.

Sintomatologia clnica Os sinais clnicos observados em peixes infectados por Aeromonas mveis, como o prprio nome da enfermidade sugere, so tpicos de uma septicemia bacteriana, muitas vezes com presena de hemorragias. Segue abaixo alguns sintomas normalmente associados a esta enfermidade. Deve-se ressaltar que, estes sintomas tambm podem estar associados a outras bacterioses. Sinais clnicos externos Leses hemorrgicas de pele em diferentes regies do corpo (fig. 1); Leses de pele tpicas de eroses (fig. 2 e 3); Natao lenta e falta de apetite. Estes sintomas podem aparecer em conjunto ou individualizados. Em muitas ocasies, o intestino e a cavidade abdominal podem apresentar lquido sanguinolento alm de aumento do bao e tambm dos rins.

Patogenicidade A gravidade da infeco depender do estado imunolgico dos animais. Nos casos mais graves, as bacterias podem acometer diferentes rgos, prejudicando funes vitais dos peixes e os levando morte. Necroses e infiltrados inflamatrios so relatados em exames histopatolgicos, particularmente em rins e bao, evidenciando grande impacto na sade dos animais.

Kubtiza, 2000

Figura 2

Kubtiza, 2000

Kubtiza, 2000

Figura 1
4

Figura 3

Impacto econmico O impacto econmico causado por esta enfermidade deve-se diretamente s mortalidades observadas e tambm diminuio de ganho de peso dos animais doentes. Normalmente, a mortalidade est associada a manejos grosseiros, transportes, classificaes e queda na qualidade de gua. Quanto maiores os animais e mais graves as infeces, maiores sero os impactos econmicos desta doena junto s criaes. No existem dados precisos sobre as perdas

econmicas referentes esta enfermidade, mas sabe-se de seu grande impacto econmico nas criaes de tilpias no Brasil. Tratamento Sendo uma doena de origem bacteriana, a Septicemia Hemorrgica Bacteriana pode ser tratada com o uso de antimicrobianos especificamente desenvolvidos e registrados para uso aqcola. O uso de vacinas especficas tambm pode ser realizado como mtodo preventivo.

Flavobacterium columnare
A Columnariose uma doena causada por bactrias gram negativas da espcie Flavobacterium columnare. Normalmente, os alevinos e juvenis de tilpias so mais susceptveis a esta enfermidade, no entanto, os animais adultos tambm podem ser acometidos. O estado de sade destes animais um fator fundamental na resistncia dos mesmos frente a esta bactria. Temperaturas elevadas, altas densidades de animais, excesso de matria orgnica, alm de manejos estressantes so fatores que normalmente desencadeiam esta enfermidade junto s criaes.

Sintomatologia clnica Freqentemente, observam-se leses na regio da cabea, dorso, brnquias e nadadeiras (fig. 1, 2 e 3). A colorao destas leses pode apresentar diferentes tonalidades podendo ser rodeada por zonas hemorrgicas (avermelhada). Quando acometem as nadadeiras, as leses desenvolvemse das extremidades para a base e so popularmente conhecidas por podrido das nadadeiras.
Pilarski, 2005

Figura 1

Pilarski, 2005

Figura 2
5

Boletim

Tcnico

Patogenicidade A patogenicidade desta bactria depender do estado imunolgico dos animais. Dependendo da extenso destas leses e dos rgos acometidos, maior ou menor ser o impacto na sade dos animais. Leses de pele e brnquias, dependendo da gravidade, podem causar problemas osmorregulatrios e respiratrios. Tambm podem ser observadas infeces secundrias por fungos prejudicando ainda mais o quadro clnico. Impacto econmico Os impactos econmicos referentes a esta enfermidade associam-se s altas taxas de mortalidade iniciais, particularmente nas estaes de reproduo e recria. As perdas econmicas tambm ocorrem junto as fazendas de engorda durante a recepo dos alevinos e juvenis provenientes das estaes de reproduo (estresse de transporte) ou aps manejos de classificao de juvenis em tanques-rede bolses (estresse de captura). Estas mortalidades refletem diretamente em prejuzos referentes ao dinheiro j capitalizado na compra dos alevinos e juvenis, assim como na queda da produtividade e sobrevivncia final das criaes. Tratamento Sendo uma doena de origem bacteriana, a Columnariose pode ser tratada com o uso de antimicrobianos especificamente desenvolvidos e registrados para uso aqcola. O uso de vacinas especficas tambm pode ser realizado como mtodo preventivo. Diagnsticos Os sintomas apresentados pelos animais doentes muitas vezes so inespecficos, podendo ser confundidos entre as diferentes bacterioses. Por este motivo, faz-se necessrio o diagnstico definitivo atravs de exames microbiolgicos em laboratrios especializados. Este diagnstico pode ser realizado atravs de exames microbiolgicos (fig. 4 e 5) ou tambm atravs de tcnicas de biologia molecular (PCR).

Pilarski, 2005

Figura 3

Aquavet-UFLA

Aquavet-UFLA

Figura 4

Figura 5

Criao de tilpias em viveiros escavados


O mais antigo e tradicional sistema de produo de tilpias praticado no Brasil, a criao em viveiros escavados. Destacam-se neste contexto estaes de reproduo, fazendas de engorda e pesqueiros. As mesmas bacterioses capazes de afetar as tilpias criadas em tanques-rede so capazes de acometer as criaes em viveiros escavados. Deve-se ressaltar no entanto que, quando bem manejadas, as tilpias criadas em viveiros escavados so mais resistentes s doenas bacterianas quando comparada s criadas em tanquesrede. A disponibilidade de alimento natural associada ao maior espao fsico dos viveiros confere maior conforto aos animais e conseqentemente maior resistncia. No entanto, ateno especial deve ser dispensada neste tipo de criao, principalmente quando existe uma queda na qualidade da gua de cultivo. Seguem abaixo informaes sobre as possveis bacterioses e fatores predisponentes/risco: Estaes de reproduo: Infeces por Aeromonas mveis e Flavobacterium columnare. Fatores predisponentes: Maior susceptibilidade de alevinos e juvenis, altas densidades de animais, excesso de matria orgnica, manejos excessivos de classificaes e transportes. Pesqueiros: Infeces por Aeromonas mveis, Streptococcus sp., S. agalactiae e Flavobacterium columnare. Fatores predisponentes: Altas densidades de animais, excesso de matria orgnica e alto risco de introduo de enfermidades devido ao trnsito intenso de animais (compra de animais adultos infectados por Estreptococus e Aeromonas mveis provenientes de criaes em tanques-rede). Fazendas de engorda: Infeces por Aeromonas mveis, Streptococcus sp., S. agalactiae e Flavobacterium columnare. Fatores predisponentes: Altas densidades de animais, excesso de matria orgnica, manejos de classificaes e despescas seletivas. Dicas de sade e preveno de bacterioses em criaes intensivas de tilpias: Adquirir alevinos e juvenis provenientes de estaes de reproduo que garantam a qualidade dos animais e pratiquem um bom manejo sanitrio; Trabalhar com densidades de animais compatveis com a estrutura e localizao dos viveiros escavados ou tanques-redes; Uso de suplementos alimentares para o incremento da sade e resistncia dos animais; Evitar sobras de rao por meio do monitoramento das mortalidades e realizao de biometrias semanais ou quinzenais para ofertar a quantidade correta de rao, de acordo com a indicao do fabricante; Evitar manejos ligados classificao e transporte em semanas de pouco vento e temperaturas muito elevadas, principalmente nos perodos mais quentes do dia; Evitar manejos ligados classificao e transporte em pocas de inverno rigoroso; Retirar rapidamente das gaiolas e dos viveiros tilpias que estejam doentes, pois constituem a principal fonte de infeco para os outros animais.

You might also like