You are on page 1of 3

1 Ano do Ensino Mdio 2013

Prova Histria Nome Professor(a) Robson Victor Horrio de sada Data / / Bimestre Nota

2bim
Nmero Turma

D
INSTRUES Coloque nome, nmero; caso no coloque voc perder 0,5 ponto; A durao da avaliao de 90 minutos (duas aulas) Leia todas as questes antes de respond-las e inicie pelas que considerar mais fceis; O Valor da prova 10,0; Questes de mltipla escolha:1,5; Questes discursivas: 2,0. Antes de escrever as respostas, faa um esquema mental do que elas deveriam conter (rena e organize as informaes); Preste ATENO ao que pedido e prenda-se a isso; Use plenamente todo o tempo disponvel para a realizao da avaliao; Faa uma reviso detalhada antes de entreg-la; Todas as respostas devem ser feitas caneta preta ou azul.

HISTORIA ANTIGA: GRCIA E ROMA Eixo temtico: As leituras do saber histrico sobre as relaes de poder na formao do mundo clssico. 1 - (UEPB 2011) Em Atenas, a educao formal era responsvel pela formao do homem de modo que ele adquirisse uma noo clara de sua prpria natureza e da vida em sociedade. (Freitas Neto e Clio Ricardo. Histria Geral e do Brasil. SP. HABRA. 2006. p. 56). Quanto educao dos gregos correto afirmar: a) os espartanos educavam meninos e meninas para o desenvolvimento artstico e intelectual. b) diferentemente dos espartanos, tanto homens quanto mulheres eram formados para a cidadania com o objetivo de assumirem o seu lugar na plis. c) os meninos atenienses eram educados desde os sete anos por uma fortssima disciplina militar e treinamentos fsicos destinados s tticas de guerras. d) um dos aspectos que marcava a educao ateniense era o da retrica com o estudo da filosofia. e) em todas as fases da vida dos atenienses havia igualdade entre homens e mulheres, por isso a educao consistia no conhecimento das letras, da poesia, da retrica, com o estudo da filosofia. _______________________________________________________________________________________________ __ 2 (UEPB 2009) Uma das principais expresses da arte grega, o teatro, tem suas origens ligadas s Dionisacas, festas em homenagem a Dioniso, deus do vinho. (Myriam Mota e Patrcia Braick, Histria das Cavernas ao Terceiro Milnio, 2002, p. 65) Dois gneros clssicos do teatro grego originaram-se destes festivais, so eles: a) melodrama e tragdia b) drama e pantomima c) tragdia e drama d) vaudeville e comdia e) tragdia e comdia _______________________________________________________________________________________________ __ 3 (UEPB 2010 ) Neste momento, Roma foi destruda sob os golpes da invaso dos godos que o rei Alarico conduzia (410): foi um grande desastre. Os adoradores de uma multido de deuses falsos, que chamamos ordinariamente de pagos, esforaram-se para atribuir esse desastre religio crist e puseram-se a blasfemar contra o Deus verdadeiro, com mais aspereza e amargor que de hbito. por isso que, tomado pelo zelo da casa de Deus, decidi escrever contra as blasfmias e seus erros os livros da Cidade de Deus. (Franois Hartog. A Histria de Homero a Santo Agostinho. BH. Editora UFMG. 2001. p. 259)

Os livros da Cidade de Deus, de influncia neo-platnica, de autoria de a) Toms de Aquino. b) Agostinho. c) Homero. d) Flvio Josefo. e) Plato. _______________________________________________________________________________________________ __ 4 - (UEPB 2008) A partir do sculo III da era crist, uma crise generalizada se abateu sobre as instituies do Imprio Romano. Considerando essa crise, analise as proposies abaixo: I. Um dos fatores que fortaleceram o processo de declnio do Imprio Romano foi o colapso do escravismo e sua gradual substituio pelo sistema de colonato, isto , empobrecidos do campo e das cidades procuravam os grandes proprietrios rurais e, em troca de proteo, passavam a trabalhar em suas terras. II. O desequilbrio entre a receita e a despesa pblica provocou a desvalorizao da moeda, a alta de preos e um violento processo inflacionrio, favorecendo a queda do Imprio. III. As sucessivas lutas pelo poder entre os chefes militares e o Senado minaram a coeso poltico-militar do exrcito, que, desarticulado, no conseguiu conter a presso dos povos germnicos sobre as fronteiras do Imprio. Est(o) correta(s) a(s) alternativa(s): a) Apenas I b) Apenas I e II c) Apenas II e III d) Apenas I e III e) Todas _______________________________________________________________________________________________ __ 5- (2 Grau.) Durante o governo de Pricles, a democracia ateniense atingiu a plenitude. Naquela poca, qual era o significado de democracia plena? A democracia atingia toda a populao? Justifique sua resposta.

_______________________________________________________________________________________________ __ 6 (Unicamp-SP) Os deuses, quaisquer que tenham sido as sua origens longnquas, nada mais so do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram no s a forma humana, mas tambm os sentimentos, as paixes, os defeitos e at os vcios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas no depurada da humanidade. JARD, A. A Grcia Antiga e a vida grega, 1977. Usando as informaes contidas no texto e outras de que voc dispe sobre o assunto, cite cinco caractersticas da religio na Grcia antiga.

SUCESSO!

You might also like