You are on page 1of 9

GRAVAO DE VDEOS NO SUPERPROVAS

Requisitos Para usar o recurso de gravao de vdeos necessrios ter a verso do Superprovas atualizada e um hardware adequado. Alm disso, necessita-se ter instalados no Windows os respectivos codecs de vdeo (programas de compactao de vdeo). Verso do Superprovas O recurso de gravao de vdeos est disponibilizado a partir da verso 12.2.0. Certifique-se de estar usando a verso mais atualizada. Hardware Uma webcam e um microfone de boa qualidade so recomendados. Codecs O Superprovas pode gerar os vdeos em vrios formatos. De acordo com o formato desejado o respectivos codec de vdeo dever esetar instalado no computador. Recomendamos utilizar o formato WebM padro atualmente utilizado pelo google para os seus vdeos armazenados no youtube. Para instalar os codecs do formato webm: 1. http://code.google.com/p/webm/downloads/list Baixar webmdshow-0.9.12.0-20101216.zip, descompactar e executar install_webmdshow.exe 2. http://xiph.org/dshow/ Baixar e instalar opencodecs_0.85.17777.exe

Modo de gravao Antes de realizar as gravaes de vdeo, o professor dever ativar o modo de gravao. Para isso basta dar um clique duplo na rea da tela que apresenta as informaes sobre a questo atualmente exibida.

Quando ativado o modo de gravao aparecer na parte inferior da tela uma barra de comandos como mostrado na figura abaixo. Alm disso, a barra de ferramentas padro da tela de questes ser ocultada.

Para desativar o modo de gravao basta dar outro clique duplo na rea da tela que apresenta as informaes sobre a questo.

Antes de iniciar a gravao dos vdeos recomendamos que se configure adequadamente o tamanho e cores das fontes das letras e o background (fundo) utilizados. O Superprovas permite uma total personalizao do layout neste sentido. Veja mais detalhes na ajuda do Superprovas.

Comandos A barra de ferramentas contem os comandos que iro auxiliar no processo de gravao dos vdeos. Cada vdeo gerado estar relacionado a uma questo especfica.

Dar incio a gravao do vdeo. A partir deste momento tudo que ocorrer na tela do computador ser gravado.

Pausa na gravao. Apos clicar neste boto sua cor mudar para amarelo e a para retomar a gravao basta clicar neste boto novamente. Caso voc saia do modo de gravao (atravs do clique duplo na rea de informao da questo) e haja uma gravao atualmente em pausa ela ser finalizada at o momento em que houve a pausa.

Parar a gravao. Neste momento um novo arquivo salvo e armazenado na subpasta 'meusvideos' dentro da pasta 'v12' do Superprovas.

Este boto ativa ou desativa o modo chamado 'rea Livre'. Quando ativado aparecer na tela apenas o enunciado da questo. Alm disso ficaro disponveis os comandos para visualizao sequencial das alternativas (botes com as setas azuis). Para sair do modo 'rea Livre' basta clicar neste mesmo boto novamente. Utilize o modo 'Area Livre' caso deseje exibir uma alternativa de cada vez ou caso v usar o modo 'Desenho Livre' explicado mais adiante.

Este boto pode ser usado quando o modo 'rea Livre estiver ativado. Ele faz aparecer na vertical a prxima alternativa na sequncia. Se a primeira vez que clicou ento aparecer a alternativa A, se a segunda vez aparecer a alternativa B, e assim sucessivamente.

Este boto pode ser usado quando o modo 'rea Livre estiver ativado. Ele faz aparecer na horizontal a prxima alternativa na sequncia. Se a primeira vez que clicou ento aparecer a alternativa A, se a segunda vez aparecer a alternativa B, e assim sucessivamente.

Este boto pode ser usado quando o modo 'rea Livre estiver ativado. Ele faz aparecer na vertical a prxima alternativa na sequncia. Se a primeira vez que clicou ento aparecer a alternativa E, se a segunda vez aparecer a alternativa D, e assim sucessivamente.

Este boto permitir o acesso ao modo 'Desenho Livre' que permite desenhar livremente com o mouse sobre toda a tela. A ativao do modo realmente ocorre aps se teclar Ctrl+2. E para voltar ao modo normal basta teclar ESC. H vrias teclas de atalho disponveis quando o modo desenho livre estiver ativado. Veja no final desta ajuda a relao de todas as teclas disponveis.

Ativa ou desativa a webcam. Este comando pode ser usado livremente mesmo enquanto a gravao j estiver ocorrendo. A tela da webcam pode ser redimensionada (passe o mouse nas bordas laterais) e tambm pode ser reposicionada em outro local da tela (clique com o boto direito e selecione o comando 'Posio').

Exibe ou oculta uma figura na tela. Esta figura proveniente do arquivo myfotomoldura.bmp que fica armazenado na pasta 'v12' do Superprovas. A figura na tela no pode ser redimensionada, mas pode ser posicionada livremente na tela bastando clicar e arrastar a figura.

Tambm exibe ou oculta uma figura na tela, mas neste caso aplicado um efeito de transparncia. Esta figura proveniente do arquivo myfoto.bmp que fica armazenado na pasta 'v12' do Superprovas. necessrio que na foto haja uma rea de fundo com cor nica (branco, verde, etc). A figura na tela no pode ser redimensionada mas pode ser posicionada livremente na tela bastando clicar e arrastar a figura.

Carrega e exibe na tela um arquivo no formato PowerPoint. necessrio que haja na pasta v12 do Superprovas um arquivo com o mesmo nome do assunto atual da questo ou ento com o nome da matria da questo.

Caso j exista algum vdeo para a questo atual, este comando ir carregar e exibir o vdeo. Utilize este comando para visualizar imediatamente o que acabou de ser gravado ou que foi gravado anteriormente.

Este comando ir abrir uma tela na qual deve ser informado o link do vdeo postado no site Youtube referente ao vdeo j criado da questo atual. Esta informao ser utilizada para que se possa posteriormente compartilhar seu vdeo com todos os usurios do Superprovas. Veja na seo Compartilhar vdeos mais detalhes. Caso j tenha sido previamente informado um link de vdeo para a questo atual, ento quando clicado este boto far abrir (pelo internet explorer) a pgina do youtube relativa ao link.

Abre o Windows Explorer na pasta local 'meusvideos' na qual se encontram todos os seus vdeos j gravados.

Exibe opes de configurao relacionadas a gravao dos vdeos. Veja na seo Configurao de Formato de Vdeo mais detalhes.

Exibe a ajuda relativa ao processo de gravao de vdeos.

Diminui o tamanho da barra de ferramentas de gravao deixando visvel apenas os comandos bsicos de gravao. Deve ser utilizado principalmente antes de entrar no modo desenho livre pois assim haver uma maior rea para utilizao.

Retorna o tamanho normal da barra de ferramentas de gravao.

Alguns dos comandos acima descritos podero ser acessados via teclas de atalho, isto ser til quando a barra de ferramentas estiver reduzida. Assim no precisar aument-la para executar determinado comando.

Configurao de Formato de Vdeo

Aps clicar no boto

aparecer a seguinte tela de configurao:

Recomendamos selecionar os valores dos campos acima exatamente iguais aos valores acima mostrados, exceto nos campos Video Devices e Audio Inputs que podero ter valores diferentes dependendo do hardware especfico existente do computador.

Compartilhar vdeos no Youtube Para compartilhar seus vdeos gravados no site do youtube necessrio que voc tenha previamente criado uma conta neste site. Depois bastar fazer o login e fazer o upload dos seus vdeos j gravados e que esto armazenados na pasta meusvideos. Poder tambm utilizar algum software especfico para upload de vdeos.

Compartilhar vdeos com outros usurios do Superprovas Para que todos os usurios do Superprovas possam acessar os vdeos que voc gerou, voc precisar previamente ter feito o upload dessses vdeos para o Youtube. Para cada vdeo j colocado no youtube voc precisar informar no Superprovas o respectivo link (url informada pelo youtube aps o upload). Portanto, isto dever ser feito em cada questo. Aps ter informado os links dos seus vdeos no Superprovas o professor dever executar o programa utilitrio utilsg.exe que encontra-se na pasta do Superprovas. Este programa enviar para o site do Superprovas as informaes dos seus links de vdeos no youtube e aps checagem todos estes links estaro imediatamente disponveis para todos os usurios (Quando o usurio estiver visualizando uma questo para o qual voc tem um vdeo compartilhado, aparecer em destaque um boto com o smbolo do youtube, ao clicar nele ser exibido o respectivo vdeo).

Teclas de Atalho do Modo Desenho Livre barra de espao - centralizar o cursor boto de rolagem - muda o tamanho da caneta r cor vermelha g cor verde b cor azul o cor laranja y cor amarelo p cor rosa t - entra no modo texto. Para sair Esc ou boto esquerdo do mouse. Use o boto de rolagem para mudar o tamanho da fonte. e - limpa tudo w - tela em branco b - tela em preto Shif - linha reta Ctrl - retngulo Tab - elipse Shif+Ctrl - seta Ctrl+z - desfaz a ultima entrada Ctrl+c - copia a tela Ctrl+s - salva a tela ESC ou boto direito do mouse - sair do modo de desenho

You might also like