You are on page 1of 13

1 A DEMOCRATIZAO DO CONHECIMENTO ATRAVS DA EDUCAO A DISTNCIA Greicy Mara Frana Queiroz da Costa Professora do Dep.

de Jornalismo da UFMS Doutora em Comunicao Social pela UMESP Greicymara@hotmail.com

Katia Mara Frana da Silva Professora do Dep. de Computao e Estatstica da UFMS Mestre em Informtica pela UFPB katia@dct.ufms.br

RESUMO Buscamos nesta pesquisa verificar se a educao distncia no Brasil pode ser uma forma de democratizao do conhecimento. Para tanto, utilizamos o mtodo de verificao por documentao isto , atravs de informaes obtidas de fontes de publicaes que pudessem nos auxiliar na elucidao do problema proposto. A pesquisa aponta que esta modalidade de ensino uma importante forma de democratizao do conhecimento na atualidade e, descreve como experincia bem sucedida a Universidade Nacional de Ensino Distncia (UNED) de Madri na Espanha. Esta democratizao do conhecimento s se tornou possvel graas popularizao da Internet a uma parte da sociedade brasileir a que nunca teve oportunidade de usar esse meio to elitista, meio este que proporciona facilidade de acesso ao conhecimento.

Palavras Chaves: Educao distncia, democratizao do conhecimento, UNED

2 INTRODUO No mundo contemporneo, o volume de informaes e a rapidez com que essas informaes so veiculadas, tm acarretado grandes transformaes em todos os nveis do conhecimento humano. A fronteiras e os limites de espao e tempo entre os homens e os paises tem sido derrubada por essa nova era de comunicao por satlites e dos computadores fazendo com que ocorra mudanas em todos os setores da sociedade dando um novo significado ao conhecimento. Conhecimento poder - trata-se de um velho lema da filosofia burguesa moderna, que foi utilizado pelo movimento dos operrios europeus do sculo 19. Antigamente conhecimento era visto como algo sagrado. Desde sempre homens se esforaram para acumular e transmitir conhecimentos. Toda sociedade definida, afinal de contas, pelo tipo de conhecimento d e que dispe. Isso vale tanto para o conhecimento natural quanto para o religioso ou para a reflexo terico-social. Na modernidade o conhecimento representado, por um lado, pelo saber oficial, marcado pelas cincias naturais, e, por outro, pela inteligncia livre-flutuante (Karl Mannheim) da crtica social terica. Desde o sculo 18 predominam essas formas de conhecimento. Kurz (2002)

Mas afinal o que Conhecimento? a capacidade, adquirida por algum, de interpretar e operar sobre um conjunto de Informaes. Essa capacidade criada a partir das relaes que ele estabelece sobre o conjunto de Informaes, e desse conjunto com outros conjuntos que j lhe so familiares (incluindo experincias, impresses, valores, crenas, etc.), que lhe permitem compreend-lo e tirar concluses sobre ele e a partir dele. Hashimoto(2004) O conhecimento tornou-se um dos principais fatores de superao de desigualdades, de agregao de valor, criao de emprego qualificado e de propagao do bem-estar. Para Hashimoto (2004)

3 Quanto maior o volume de Conhecimentos de algum, maior sua facilidade de ampli-lo, pois no s partir de uma base mais rica de Informaes e Conhecimentos, aumentando as referncias para o estabelecimento de relaes, como, provavelmente, conhecer um repertrio maior de relaes e estar tambm mais treinado para reconhec-las.

A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO (NTICS) Na Sociedade do Conhecimento, as mudanas e as inovaes tecnolgicas ocorrem em um ritmo to acelerado que, alm dos fatores tradicionais de produo, como capital, terra e trabalho, fundamental identificar e gerir de forma inteligente o conhecimento das pessoas nas organizaes. Esta nova era pressupe uma imensa oportunidade de disseminar democraticamente as informaes, utiliz-las para gerar conhecimento que leve em direo a uma sociedade mais justa. Sendo assim, pressupe-se que necessrio dar continuidade nos estudos e ao mesmo tempo repassar o aprendido para a sociedade. Para tanto se faz necessrio a democratizao da comunicao, em especial a comunicao digital sob o ponto de vista da participao e incluso social. Podemos definir tecnologia como o estudo das artes ou ofcios, para NRICI (1973) aplicao de conhecimentos cientficos na soluo de problemas prticos. Salienta NRICI (1973), quando tomamos o homem em um contexto histrico, percebemos que ele foi substituindo aos poucos o seu atuar emprico por um baseado em causa e efeito, auxiliado por instrumentos que tornassem a sua ao mais produtiva, econmica e eficiente. 1 O termo tecnologia da informao teve seus princpios delineados no final dos anos setenta, mas, somente ganhou fora na dcada de noventa. Quando nos referimos tecnologia da informao estamos abordando tanto o aspecto tecnolgico como o organizacional sendo que o computador conseguiu incorporar os outros meios de comunicao.

Tecnologia? http://www.seed.pr.gov.br/ap-tec_educacional/#tecnologia. 22/12/2003.

4 Com essa grande mudana ocorrida nos anos 90, um profundo processo de reorganizao e redefinio de seus negcios, das estratgias de crescimento, da estrutura administrativa e do perfil da mo-de-obra, buscado pelas empresas na premissa de poderem sobreviver nesse novo ambiente, que muito competitivo. Os princpios dessa nova economia resultam da combinao dos sistemas de comunicaes aperfeioados, do aumento da capacidade (velocidade, armazenamento) de processamento dos PCs e da criao e facilidade de manipulao dos softwares de aplicao, em especial os que criam homepages, uma vez que esses softwares esto conseguindo cada vez mais incorporar a indstria de entretenimento. E a Internet completada por Intranet, que melhor incorpora esses princpios. Ela consegue combinar todas as outras mdias, jornal, rdio e televiso, alm de possuir uma lgica de organizao e de linguagem diferenciada da mdia tradicional onde incorpora imagens, fotografias, sons, formulrios eletrnicos, vdeo, etc. atravs de um sistema de hipertexto. Ao contrrio das outras mdias, que possuem dois tipos de comunicao: um para um e um para muitos, na Internet, por no exigir um sincronismo entre o emissor e o receptor, possibilita-se uma comunicao de muitos para muitos Sato(1997); alm de permitir a disseminao das informaes com maior eficincia , visto que as

informaes e/ou servios das pginas so acessadas simultaneamente por milhares de pessoas. Isto se d em funo do seu alto grau de interatividade, sendo que a interatividade humano/maquina e, a interao que homem/homem com a mediao da mquina, customizando, desta forma, as informaes e servios. Sendo uma mdia extremamente gil, por ser uma mdia online, suas informaes so atualizadas a um custo insignificante, mas com extrema rapidez. As novas tecnologias transformaram a sociedade ps-industrial e elas, em conjunto com as comunicaes passaram a fazer parte do cotidiano da grande maioria das pessoas do mundo. Deste modo, integrou-se na vida dos indivduos, na sociedade moderna, desde o trabalho, lazer, educao e formao.

5 Das tecnologias de informao surgiu o conceito de sociedade de informao, tecnologias essas que foram desenvolvidas numa economia de mercado em todos os campos de atividade humana, com uma rapidez incalculvel, invadindo locais de trabalho, onde substituem o homem; em casa, criando novas formas de trabalho, no lazer; criando novos modos de se divertir e nas escolas, com uma nova forma de educao e formao. Tivemos nos ltimos anos, avanos significativos na NTICs, desde a rede telefnica, que est se tornando digital, at a c omutao eletrnica e as fibras pticas fazendo com que, hoje, as atividades que ocupam o lugar central das organizaes so aquelas que produzem e distribuem informao e conhecimento. Verificamos que a humanidade est vivendo a era ps-industrial, onde o trabalho fsico feito pelas mquinas e o mental, pelos computadores. Desta forma, cabe ao homem a tarefa de ser criativo e para isso ele necessita de conhecimento. E de onde vem este conhecimento? Da educao, educao esta que, hoje no garantida a todos os brasileiros. Segundo a Declarao Universal dos Direitos Humanos, toda pessoa tem direito educao. No entanto, apesar dos esforos realizados por pases do mundo inteiro para assegurar o direito educao para todos a situao persiste: milhares crianas e adultos continuam ser acesso educao. E no Brasil isso no diferente. Sabemos que a educao, embora no seja condio suficiente, de importncia fundamental para o progresso pessoal e social e que a educao pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mais sadio, mais prspero e ambientalmente mais puro, e que, ao mesmo tempo, favorea o progresso social, econmico e cultural. Em vista disso, devemos universalizar o acesso educao e promover a equidade e, vemos a educao distncia o meio para alcanarmos isso.

A EDUCAO A DISTNCIA (EAD) ... o acesso informao por si s, no constitui um elemento de superao dessa nova modalidade de seletividade. preciso que as informaes sejam sistematizadas,

6 analisadas, discutidas, apropriadas, aplicadas ou descartadas a fim de possibilitarem a construo efetiva de conhecimento. Uma vez sistematizadas como conhecimento s novas informaes passam tambm a ser disponibilizadas para que outros indivduos ou grupos possam igualmente beneficiar-se, formando-se, assim, um ciclo que dever repetir-se indefinidamente, no qual informao gera conhecimento, que, por sua vez, gera informao, que gera conhecimento, e assim sucessivamente, o que acaba por desenvolver no indivduo uma crescente capacidade de interao com os outros e com novos conhecimentos cada vez mais complexos. Teixeira&Brando (2003) Hoje, est ocorrendo uma valorizao da informao em virtude das NTICs (representada pelo computador), pois esta diminui a distancia entre o ser humano e a informao favorecendo o acesso do ser humano ao conhecimento, ou seja, democratizando o conhecimento. Democratizar o conhecimento significa possibilitar o contato a ambientes ricos em informaes, que seja interativo, cativante e desafiante, e isso que a EAD se prope a fazer, fornecer um ensino que traga aos indivduos novos horizontes de interao e desenvolvimento propiciando um ambiente escolar produtor de novos conhecimentos. Ela permite ao indivduo, independentemente do local onde esteja, selecionar, tratar e enviar qualquer tipo de informao; a comunicao entre indivduos e grupos e de troca de informaes entre eles, sendo um ambiente educacional que permite colaborao, interao e coletividade. As NTICs conseguem produzir contatos amigveis em toda extenso do mundo favorecendo trocas de conhecimentos, representando um veculo de socializao. A EAD o resultado da combinao entre os processos de educao e de comunicao. Em funo disso, permite o acesso ao conhecimento a uma gama da sociedade, ampliando a noo de ensino, atravs de recursos didticos-tecnolgicos como: ensino por correspondncia, programas de rdio e TV, videoconferncia, internet, Tv educativa, Tv escola, entre outros. Por meio desses recursos, o aluno consegue impor o seu prprio ritmo de aprendizagem visto que, ela autnoma, ou seja, cada aluno tem autonomia para determinar o seu ritmo de aprendizagem.

7 A EAD proporciona um maior e melhor emprego das NTICs, pois permite a associao de vrios meios de comunicao, transformando-se, definitivamente, no processo de comunicao do futuro para a transmisso do conhecimento. Hoje, a EAD tem, sido popularizada atravs da Universidade Virtual e da Universidade Corporativa.

A Universidade Virtual A Universidade virtual um projeto que busca popularizar a EAD, visando oportunizar aprimoramento pessoal e profissional a todos que o desejarem. Celso Niskier 2 define a universidade virtual como um ambiente eletrnico de comunicao, voltado para a aprendizagem, mediado por professores e com ferramentas que permitem a interao entre alunos. A Universidade Virtual surge no Brasil em 1995, com o objetivo de criar uma comunidade virtual de aprendizagem corporativa, atravs do professor Celso Niskier, diretor da Faculdade Carioca. Tendo estudado no Imperial College of Science and Tecnology, onde conheceu o modelo adotado pela New York University, que oferecia 90 cursos atravs da Internet, o professor, mirando-se um pouco neste modelo, protocolou, no gabinete do Ministro da Educao, uma solicitao para a criao da Universidade Virtual (UNIVIR) em nosso pas. Essa forma de ensino tem obtido sucesso e aceitao junto comunidade, tanto no Brasil como entre brasileiros residentes no exterior e mesmo alguns estrangeiros. Assim, gratuitamente, no seu prprio ritmo e local mais apropriado, os interessados podem estudar, trocar idias e tirar dvidas com seus professores.

A Universidade Corporativa

As transformaes nas polticas de recursos humanos das organizaes trouxeram uma nova forma de ver a posio dos funcionrios nas empresas. Alm de salrios competitivos, preciso pensar em criar oportunidades de crescimento e
2

NISKIER, Celso. Experincias de ensino distncia prticas de sucesso. Disponvel via WWW: <http://www.tec-es.com.br/2tec-es/palestras1_27_painel.asp>. [1 mai. 2002]. p.1.

8 desenvolvimento para esses profissionais atravs do que se chama hoje de Unive rsidade Corporativa, que o instrumento utilizado por empresas pblicas e privadas para formar e treinar pessoal em sua rea de atuao. As Universidades Corporativas foram criadas por empresas americanas no final dos anos 80 tendo como objetivo, complementar a formao acadmica de seus profissionais buscando o crescimento da empresa num foco mais estratgico do negcio. O principal motivador para o desenvolvimento desse tipo de Universidade a inteno da empresa de segmentar ou direcionar a rea de formao de seu pessoal seja na graduao, ps-graduao ou mesmo em cursos de extenso atravs de um simples treinamento interno. Ela visa o fortalecimento e direcionamento para os valores e cultura desejados pela empresa; a criao de talentos; o aume nto do valor da empresa para seus clientes e acionistas pelo aumento da capacidade das pessoas e desenvolver a capacidade de autogerenciamento das pessoas promovendo, por meio da Universidade Corporativa, o alinhamento dos objetivos dos funcionrios com os objetivos da empresa. Contudo, a Universidade Corporativa no tem seus cursos reconhecidos como oficiais. Nela, o treinamento deve estar alinhado com o desempenho e os objetivos estratgicos da organizao, voltado para todos os nveis, do operacional ao ttico e estratgico. Alm disso, usa tecnologia e metodologia que permitem ao funcionrio realizar o treinamento sem sair do seu local de trabalho e no horrio que lhe for mais conveniente. Direcionada para cursos conceituais, que abordam de forma concis a um determinado conceito, a Universidade Corporativa prescinde do comprometimento direto da alta gesto da organizao. A Universidade Corporativa conseguiu atender necessidade de profissionais atualizados, dinmicos, reciclados e capazes de assumir responsabilidades delegadas e compartilhadas, que o mercado vem exigindo. Atualmente, a ferramenta mais utilizada pela Universidade Corporativa o elearning (aprendizado eletrnico)

O e -learning O e-learning considerado uma das ferramentas mais importantes do ensino a distncia, reinando absoluto no mundo corporativo j que esse mtodo tem conseguido

9 atender plenamente companhias geograficamente espalhadas pelo pas (do tipo que tem muitas filiais ou franquias). Atravs desta ferramenta, as companhia s esto conseguindo diminuir bruscamente seus gastos com treinamento e atualizao de seus funcionrios, alm de otimizar o processo. Mas o que est sendo primordial nesse mtodo, segundo a pesquisa do Prmio E-Lerning Brasil3, estas empresas esto conseguindo desenvolver e reter o capital humano em seus quadros. Podemos citar o exemplo da Universidade Corporativa Datasul que tem 30 empresas no Brasil e que necessitam atualizar todos os funcionrios e que, segundo Alice Feuser, gerente-geral, No escolhemos o e-learning para cortar custos, foi para otimizar o processo3

O CASO DA UNIVERSIDADE NACIONAL DE EDUCAO A DISTANCIA (UNED) Para compreender essas novas funes ou essas novas organizaes do processo da aquisio do conhecimento, vrias tentativas de explicaes ou justificaes se deram no incio da dcada de 70, momento em que se criaram as maiores instituies de educao a distncia no mundo, dentre elas em 1973 a Universidade Nacional de Educao a Distncia Espanha com o compromisso da disseminao do Saber, da Cincia, da Arte e da Cultura em geral, objetivando sempre a profissionalizao e a formao permanente. A UNED visa atingir um vasto pblico distribudo em toda Espanha e outros pases (utilizando-se de Centros de Apoio). Uma de sua s finalidades o atendimento das classes menos favorecidas, regies sem Universidades, pessoas que trabalham/sustentam as famlias e/ou que no tiveram oportunidade de fazer um curso superior quando mais jovens. O projeto estabelecido por esta instituio mostrou a descaracterizao das uniformidades usuais das instituies de ensino, impondo uma forma inovadora para as pessoas em busca do saber sob a forma de modelos que se adequem a sua realidade, viabilizando assim a reduo da mortalidade estudantil. Desde a sua criao, a UNED galgou-se sob patamares primordiais: o ensino por correspondncia, os guias radiofnicos e a assistncia tutorial, utilizados de forma
3

Caderno de Empregos. Folha de So Paulo. 20 abr. 2003. p. E1.

10 simples e econmica. Faz-se presente na democratizao do conhecimento e na implementao do ensino tambm o telefone, o fax, a televiso, o vdeocasste, a videoconferncia, o materiais informticos(CD-ROM, e-mail, hipertexto, internet) e satlites, recursos enriquecedores no processo de ensino-aprendizagem em todos os nveis tanto pedaggicos quanto administrativo qualitativa e quantitativamente. A infra-estrutura apresentada pela UNED em sua parte administrativa composta de diversos profissionais e tcnicos multidisciplinares que interagem compondo assim uma equipe de alto nvel. A organizao nica em cada rgo governamental desta universidade possuindo uma departamentalizao onde os trabalhos so voltadas a investigao em funo da humanidade, da cincia e da tecnologia. As metodologias utilizadas na EAD constantemente so inovadas de acordo como a sua aplicao dos com a sua aplicao e a instituio a qual faz parte. A instituio responsvel elabora um plano onde so relacionados planificao dos alunos, os materiais a ser utilizado (criao, edio, reviso, disseminao, a ava liao e distribuio), o controle do curso a ser desenvolvido, a avaliao dos alunos e da equipe envolvida, a certificao e diplomas e no se esquecendo a abrangncia deste. O aluno na UNED geralmente o adulto que em sua grande maioria possui um perfil que represente a diferenciao do ensino presencial conduzindo-a uma revoluo no processo de ensino-aprendizagem. Os alunos com mais 25 anos que no apresentam o perfil acima, fazem cursos de nivelamento. Seu ingresso na universidade ocorre atravs de uma entrevista pessoal e assim aprovado, cursar o mnimo de disciplinas no perodo. Existe o papel do aluno scio na universidade onde ele pode ter representao em todos os rgos superiores da instituio e podem expressar atravs de outros rgos prprios relacionados as suas atividades. Para ele ainda so oferecidos cursos, programas especiais de formao de professores primrios e secundrios, cursos de educao aberta distncia. Os programas so executados tanto na UNED como em instituies parceiras, associadas onde ocorrem congressos, conferncias, cursos de vero que vem a enriquecer a execuo destes. As parcerias ocorrem entre vrias organizaes empresarias e de ensino que se beneficiam de todas a infra-estrutura da EAD oferecida pela UNED. Elas podem adquirir pacotes, que so cursos direcionados capacitao profissional especfica ou solicitar o desenvolvimento de um curso que se adeque a sua especificidade. Cursos de

11 mestrado e doutorado podem ser ministrados respeitando as exigncias legais de seu parceiro. Em vista disso, podemos verificar que o princpio fundamental da UNED priorizao do aluno em todos os aspectos.

CONCLUSO No breve estudo feito por nossa proposta, tentamos estabelecer uma certa congruncia entre a democratizao do conhecimento e a educao distncia e, verificamos que a EAD uma importante forma de democratizao do conhecimento na atualidade uma vez que as NTICs conseguem atingir de forma diferenciada os segmentos da sociedade. Alm disso, j em 1999, Nisker (1999) afirmava que o nosso pas j tinha maturidade para oferecer cursos via EAD, utilizando modernas tecnologias educacionais, como rdio, a televiso e o computador sendo este, base para a utilizao da Internet transformada em rede pedaggica. A Associao Brasileira de Tecnologia Educacional apud Nisker (1999) refora nossa hiptese quando enfatiza que a educao distncia um dos nicos mecanismos do qual o Pas pode lanar mo para diminuir as diferenas sociais e dar dignidade a seu povo. Com as mudanas que esto ocorrendo no mundo do trabalho, onde se tem buscado no trabalhador no mais a capacidade fsica e sim a intelectual, se faz urgente democratizao do conhecimento para que possamos garantir a populao menos favorecida condies de competitividade no mercado de trabalho favorecendo-lhes uma vida digna perante a sociedade, diminuindo assim as diferenas sociais. Nesta linha de pensamento, vemos a UNED como uma instituio exemplo por estar assumindo este papel perante o mundo, pois sendo sua filosofia bsica, pensar no aluno como sua prioridade maior, tem garantido a sua populao, e tambm a do mundo, uma educao que atenda as suas necessidades e interesses individuais, visando a incluso de todos que desejem acessar o conhe cimento. Na busca das diferenas sociais, o Brasil j deu o seu primeiro passo, atravs do Programa Nacional de Informtica na Educao (PROINFO), democratizando o computador e a Internet. Necessitamos, agora, utilizar esses recursos que j esto disposio da sociedade para democratizar o conhecimento.

12 Desta forma, no podemos privar as pessoas do seu direito de aprender e, nossa obrigao, enquanto educadores, propiciar formas alternativas de aprendizagem como o caso da EAD, pois ela capaz de propiciar o exerccio da cidadania, facilitando a aquisio do conhecimento e criando maiores oportunidades educacionais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CAIRNCROSS, Frances. O Fim das Distncias. Como a revoluo nas comunicaes transformar nossas vidas. So Paulo, Nobel, 2000. DRUCKER,P. F. Sociedade ps-capitalista. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. Experincias de ensino distncia prticas de sucesso. Disponvel via WWW: http://www.tec-es.com.br/2tec-es/palestras1_27_painel.asp. 01/05/2002. FERREIRA, Ruy. A Internet como ambiente da educao distncia na formao [Internet]. s/d. Disponvel via WWW: continuada de professores . <http://cev.ucb.br/qq/ruy-ferreira/capitulo_II.htm>. [1 ago. 2003]. HASHIMOTO, Alberto Nobuyuki. O que conhecimento. http://www.kmol.online.pt/artigos/200302/has02_1.html. 31/01/2004. KURZ, Robert. A Ignorncia da Sociedade do Conhecimento . 13/01/2002. http://www.ola3.com/itens/pabreitem_frameset.asp?nItemID=8248&nIdiomaItem=1&s PaginaOrigem=http%3A%2F%2Fwww.ola3.com%2Fpprincipal_meio.asp%2 22/12/2003. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo, Editora, 1999. LUCENA, Carlos, FUKS, Hugo. A Educao na Era da Internet Professores e Aprendizes na WEB. Rio de Janeiro RJ, Clube do Futuro, 2000. MAROTTI, Humberto. Organizaes de aprendizagem. Educao continuada e empresa do futuro . So Paulo, Atlas, 1994. NIS KIER, Arnaldo. Educao Distncia. A tecnologia da esperana . So Paulo SP, Edies Loyola. 1999. OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Uma Reflexo dos Impactos da Tecnologia da Informao no Brasil A viso da sociedade, das empresas e dos sindicatos. So Paulo SP, rica, 1999. SATO, Cludio Seiji. Utilizando a Internet na Administrao Pblica. Braslia DF: ENAP, 1997. SOARES , Sandra de Oliveira . A proposta da Universidade Corporativa: Temas para reflexo. http://www.editorasegmento.com.br/semesp2/detalhes_tese.php? cod_tese=14 .

13 STADTLOBER, Maria Goreti Amboni. Tecnologias Educacionais e Ensino Distncia Liberdade para se Auto-construir. http://www.seed.pr.gv.br/ ap_tec_educacional/id151001.html. 22/12/2003. TAVARES, Andr Cardoso, VASCONCELLOS, Jorge Eduardo de. Universidade Corporativa: Uma breve anlise. http://www.terravista.pt/enseada/5831/trabalho/

t20001228.html. 25/02/2004. Tecnologia? http://www.seed.pr.gov.br/ap-tec_educacional/#tecnologia . 22/12/2003. TEIXEIRA, Adriano Canabarro, BRANDO, Edemilson Jorge Ramos. Internet e democratizao do conhecimento: repensando o processo de excluso social. www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigo/adriano_internet.pdf. 2003. 20/02/2004. VIANNA, Marco Aurlio Ferreira. Universidade Corporativa Uma viso de Hoje . http://www.institutomvc.com.br/costacurta/artma05_UC_Visaodehoje.html. 26/02/2004.

You might also like