You are on page 1of 9

VESTIMENTAS ANTICHAMA

MANUAL DE INSTRUES DE LAVAGEM E CONSERVAO


Domstica e Industrial

w w w. i d e a l wo r k . c o m . b r

Vestimentas Antichama - Lavagem e Conservao

NDICE
INTRODUO............................................................................................................03 MEDIDAS DE SEGURANA.......................................................................................03 INSPEO..................................................................................................................03 RASTREABILIDADE E ETIQUETA..........................................................................04 INSTRUES DE LAVAGEM DOMSTICA................................................................04 INSTRUES DE LAVAGEM INDUSTRIAL................................................................04 NORMAS ....................................................................................................................04 ANEXO I......................................................................................................................05 ANEXO II.....................................................................................................................07

Manual de Instrues de Lavagem e Conservao

02

70

VESTIMENTAS ANTICHAMAS
INTRODUO
As Vestimentas de Proteo resistente a chamas so indicadas para a proteo do risco secundrio, reduzindo a possibilidade de queimaduras de segundo e terceiro graus, resultantes de um arco eltrico ou de fogo repentino. As Vestimentas de Proteo resistente a chamas, quando especificadas corretamente para cada categoria de risco de arco eltrico e utilizadas de forma adequada, oferecem proteo de acordo com as Normas NFPA 70E, NFPA 2112 e NFPA 1977. Utilize sempre vestimentas com um nvel de proteo ATPV (valor de desempenho trmico do arco eltrico) maior que o grau de risco estabelecido pela anlise.

MEDIDAS DE SEGURANA
A utilizao de vestimenta resistente a chamas deve estar condicionada a um programa de segurana adequado, em conformidade com os procedimentos de segurana industrial. Para melhor proteo, o colarinho, mangas e punhos devem estar fechados corretamente. De acordo com a exposio de riscos potenciais existentes, devem ser utilizados equipamentos de proteo adicionais. importante salientar que, as vestimentas no oferecem proteo contra descargas eltricas e oferece pouca ou nenhuma proteo contra riscos sonoros, ondas de choque, projeo de fragmentos e riscos respiratrios originados por um arco eltrico. A caracterstica ignfuga da vestimenta garantida por toda a vida til da mesma, desde que se atenda aos procedimentos de conservao e lavagem descritos neste manual.

INSPEO
As vestimentas devem ser inspecionadas no ato do recebimento e aps cada lavagem, durante toda a sua vida til. Zper, costuras, boto e velcro devem ser examinados minuciosamente e caso seja constatado qualquer avaria, a mesma deve ser reparada de forma a manter ativa a propriedade de proteo da vestimenta. Pequenos reparos como: recolocar botes, fazer a bainha da cala, reforo de costuras e pequenos ajustes, podem ser feitos domesticamente ou atravs de lavanderia industrial, com a utilizao de linha comum. Entretanto, em caso de rasgo ou descostura da pea, recomendamos encaminhar a vestimenta ao fabricante para avaliao do eventual reparo. No use vestimentas danificadas, as mesmas devero ser inutilizadas cortando-se as pernas ou as mangas, de forma a impedir o seu uso. Em caso de dvida, contatar o servio de atendimento ao consumidor da Ideal Work.

Manual de Instrues de Lavagem e Conservao

03

70

RASTREABILIDADE E ETIQUETA
As vestimentas Indura, Ultra Soft e Ultra Soft AC possuem na sua parte interna uma gravao em caracteres tipo marca d'gua bem visveis que garantem a autenticidade do tecido fornecido. Na etiqueta destacvel seguem as informaes e instrues de lavagem e conservao da vestimenta. de responsabilidade do usurio ler as instrues antes da retirada da mesma. As etiquetas no removveis contm as seguintes informaes: - Composio do tecido - Simbologia de lavagem - Data de Fabricao - Nmero do CA - Gramatura - N do lote de fabricao

Estas etiquetas devem ser mantidas na vestimenta l. durante toda a sua vida ti

IMPORTANTE

INSTRUES DE LAVAGEM DOMSTICA


As vestimentas de Indura Ultra Soft podem ser lavadas e secas atravs do mtodo convencional de lavagem caseira e passadas a ferro, se necessrio. Entretanto, estes procedimentos podem no remover sujeiras mais pesadas, que podem ser inflamveis e afetar o desempenhos das vestimentas Indura, Ultra Soft e Ultra Soft AC.

IMPORTANTE

Estas informaes esto contidas na etiqueta removvel de cada vestimenta.

Se a lavagem caseira no eliminar essas substncias recomendado que uma lavagem a seco ou industrial seja efetuada periodicamente. Quando as vestimentas se encontram contaminadas por materiais de risco, somente a lavagem industrial usando produtos adequados garantir uma limpeza eficiente. As vestimentas de cores vivas podero sofrer uma alterao de cor, se ficarem de molho.
Seguem os procedimentos de lavagem, secagem e produtos no ANEXO I.

INSTRUES DE LAVAGEM INDUSTRIAL


A Ideal Work, juntamente com as maiores lavanderias do Brasil, desenvolveu um procedimento de lavagem industrial. Quantidade de produtos, temperaturas, tempo de cada operao e nvel de gua desejvel para dois tipos de sujidade: leve e pesada, esto descritas nas tabelas do Anexo 2. de responsabilidade do cliente encaminhar para a lavanderia industrial escolhida as informaes contidas no ANEXO II.

NORMAS
Os tecidos Indura, Ultra Soft e Ultra Soft AC protegem o usurio dos seguintes riscos: Arco Eltrico, Fogo Repentino, Respingos de Solda e Incndios Florestais. Normas : NFPA 70E, NFPA 2112 e NFPA1977.

Manual de Instrues de Lavagem e Conservao

04

70

ANEXO I
Instrues de Lavagem e Secagem Domstica

SELEO As vestimentas Indura, Ultra Soft e Ultra Soft AC devem ser selecionadas por cores (claras e escuras), evitando-se manchas nas vestimentas mais claras. PR-LAVAGEM Punhos e colarinhos devem ser lavados manualmente para uma total remoo da sujeira mais grossa antes da lavagem e esfregadas com detergente em p. CARGA Para uma lavagem eficaz, a capacidade da mquina de lavar no deve ser ultrapassada, a fim de permitir que as vestimentas se movam livremente nos ciclos de lavagem e enxge, garantindo a limpeza total da vestimenta. TEMPERATURA DA GUA As vestimentas que apresentam alto grau de sujidade devem ser lavadas com gua quente, temperatura mxima de 70 C e as vestimentas mais limpas lavadas em temperaturas mais amenas, a qual ajuda a manter a colorao da vestimenta. SECAGEM Aps a lavagem, as vestimentas de Indura Ultra Soft podem ser secadas em mquina ou no varal. Para a secagem em mquina importante observar o tempo total da secagem. A vestimenta deve ser retirada ainda um pouco mida. Se o tempo da secagem for ultrapassado a vestimenta poder sofrer encolhimento. PASSAR Caso desejado, as vestimentas podem ser passadas a ferro a seco ou a vapor. A passagem a ferro no danifica as propriedades de resistncia chamas das vestimentas.

Manual de Instrues de Lavagem e Conservao

05

70

ANEXO I(Continuao) INFORMAES SOBRE PRODUTOS


DETERGENTES EM P muito importante que se utilize uma quantidade suficiente de detergente para a remoo total da sujeira. Recomenda-se detergentes em p de primeira linha disponveis no mercado. NO UTILIZAR OS PRODUTOS ABAIXO: ALVEJANTE BASE DE CLORO (gua Sanitria) No utilize alvejantes base de cloro na lavagem das vestimentas, pois os mesmos comprometem a caracterstica antichama da fibra e reduzem a sua durabilidade. DETERGENTE EM P COM ALVEJANTE A BASE DE PERXIDO No utilize detergentes em p que contenham perxido, pois os mesmos comprometem a caracterstica antichama da fibra. OBS: Verificar a composio do detergente em p antes da sua utilizao. SABES E AMACIANTES No recomenda-se o uso de sabes e amaciantes na lavagem, pois em presena de guas ricas em sais de clcio e magnsio formam-se resduos de espuma, os quais ficam impregnados na vestimenta. Esses resduos podem se inflamar e comprometer a proteo do usurio. GOMAS E PASSE BEM No utilizar estes produtos, pois podem danificar os tecidos.

Manual de Instrues de Lavagem e Conservao

06

70

ANEXO II
TABELAS ORIENTATIVAS

Estas informaes devem ser enviadas lavanderia industrial juntamente com a vestimenta a ser higienizada.

IMPORTANTE

PROCESSO DE LAVAGEM INDUSTRIAL


VESTIMENTA ANTICHAMA INDURA, ULTRA SOFT E ULTRASOFT AC COR: COLORIDA SUJIDADE: LEVE

N 1 2 3 4

Operao Lavagem Enxge Enxge Acabamento

Produto Detergente Soda Custica 50% Bissulfito de Sdio(Neutralizante)

Quantidade (ml) P/ 50 Kgs 250 150 150

TEMPO (mim.) Temp. (C) Nvel gua 15 3 3 5 70 60 ambiente ambiente Alto Alto Alto Alto Alto

OBSERVAES: a) Colocar 40% da capacidade nominal da mquina de roupa; b) A relao de banho na lavagem e enxge deve ser de 1/10 (condio ideal); c) A temperatura de secagem da roupa at 70C; d) No secador, deixar a roupa at ficar quase seca (manter a umidade). Nunca deixar a roupa muito seca.

Tabela 1: Sujidade leve

PROCESSO DE LAVAGEM INDUSTRIAL


VESTIMENTA ANTICHAMA INDURA, ULTRA SOFT E ULTRASOFT AC COR: COLORIDA SUJIDADE: PESADA (GRAXA/LEO)

N 1 2 3 4

Operao Lavagem
Enxge Enxge Acabamento

Produto Removedor Detergente Soda Custica 50% Bissulfito de Sdio(Neutralizante)

Quantidade (ml) P/ 50 Kgs TEMPO (mim.) Temp. (C) Nvel gua 500 500 100 150 7 7 15 3 3 5 ambiente ambiente 70 60 ambiente ambiente Alto Alto Alto Alto Alto Alto

OBSERVAES: a) Colocar 40% da capacidade nominal da mquina de roupa; b) A relao de banho na lavagem e enxge deve ser de 1/10 (condio ideal); c) A temperatura de secagem da roupa at 70C; d) No secador, deixar a roupa at ficar quase seca (manter a umidade). Nunca deixar a roupa muito seca.

Tabela 2: Sujidade pesada

Manual de Instrues de Lavagem e Conservao

07

70

ANEXO II (Continuao) Lavagem Industrial


DETERGENTES E SUPLEMENTOS QUMICOS H no mercado inmeras formulaes de detergentes para serem aplicadas em tecidos de algodo. Nos ltimos anos, foram desenvolvidos detergentes para temperaturas de lavagem de at 60 C, com alto teor de surfactantes, baixa alcalinidade, os quais no danificam os tecidos Indura, Ultra Soft e Ultra Soft AC. O uso de detergentes com fosfato tem apresentado um efeito benfico para os tecidos resistente a chamas. A lavagem feita em gua com pouco clcio e magnsio apresenta um melhor resultado. ALCALINIDADE Detergentes de uso industrial apresentam um pH entre 9-13 e na maioria dos casos so eficazes na remoo da sujeira e manchas de leo. Para a remoo de sujeiras mais penetrantes e de manchas de leo deve ser usado um suplemento alcalino. Se clcio e magnsio estiverem presentes na gua recomendado um detergente com um suplemento alcalino de silicato. Os tecidos resistente a chamas Indura, Ultra Soft e Ultra Soft AC no so danificados por um pH alto. Entretanto, deve-se considerar o fator da perda de colorao da vestimenta versus limpeza. ALVEJANTE BASE DE CLORO (gua Sanitria) No utilize alvejantes base de cloro na lavagem das vestimentas, pois os mesmos comprometem a caracterstica antichama da fibra e reduzem a sua durabilidade. GOMAS E PASSE BEM No utilizar estes produtos, pois podem danificar os tecidos. LAVAGEM SECO Para uma melhor remoo de graxas e manchas de leo que no so removveis facilmente na lavagem caseira, recomendamos lavar as vestimentas seco. A lavagem seco no danifica as vestimentas resistentes a chamas. Recomenda-se a utilizao de produtos base de tricloroetileno e monofluortriclorometano. A lavagem seco no recomendada para vestimentas Denim (Jeans) por razes da perda da cor. Outra precauo a ser levada em considerao que a lavagem seco no to eficaz em relao a outras manchas como suor e odores. Para cada 5 lavagens seco, recomendamos uma lavagem com gua.

Manual de Instrues de Lavagem e Conservao

08

70

SIMBOLOGIA

70

Lavagem normal at 70C

No alvejar

Secagem em tambor em temperatura baixa

Passar a ferro at 110C, risco a vapor ou prensa

Limpeza a seco profissional P, normal

Retardante a chamas

Ideal Work Uniformes e EPIs Ltda. Av. Joo de Ges, 2335 - Jd. Alvorada - Jandira - CEP: 06612-000 - SP Fone: (11) 2188-0601 vestimentasfr@idealwork.com.br www.idealwork.com.br

You might also like