You are on page 1of 3

CIPA- Perguntas e Respostas 1. O que a CIPA e qual seu objetivo?

? A Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA uma comisso de empregados que tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. 2. Como organizada a CIPA? A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR-5, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos para setores econmicos especficos. 3. Como so designados os representantes dos empregados e dos empregadores para a composio da CIPA? Para a composio da CIPA, os representantes so designados da seguinte forma: Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes sero por eles designados; Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto por todos os empregados, do qual participem como candidatos, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. 4. Qual o prazo do mandato da CIPA? O prazo do mandato da CIPA de um ano e os representantes dos empregados gozam de estabilidade at um ano aps o trmino do mandato, no podendo ser demitidos neste prazo, salvo por justo motivo previsto no art. 482 da CLT. Os representantes dos empregadores no gozam da estabilidade prevista na legislao. 5. Quais so as atribuies da CIPA? A Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA possui as seguintes atribuies: a) Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT; b) Elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; c) Participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho; d) Realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho visando a identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores; e) Realizar, a cada reunio, avaliao do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas; f) Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; g) Participar, com o SESMT, onde houver, das discusses promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalhos relacionados segurana e sade dos trabalhadores; h) Requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores; i) Colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho;

Fonte: Guia Trabalhista 18/02/2008

j) Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho; k) Participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; l) Requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores; m) Requisitar empresa as cpias das CAT emitidas e acompanhar os casos de acidentes; n) Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT; o) Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS. 6. A quem compete e qual o prazo mnimo para a convocao das eleies para formao da CIPA? Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mnimo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. 7. O empregador precisa comunicar o sindicato da categoria sobre as eleies? O empregador dever comunicar o sindicato da categoria profissional sobre o incio do processo eleitoral, a qual deve ser protocolada junto a entidade sindical, ficando uma via com o sindicado e uma via protocolada com o empregador, para fins de comprovao. 8. O que a Comisso Eleitoral? A Comisso Eleitoral CE uma comisso constituda de, no mnimo, 2 membros, os quais so responsveis pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral da formao da nova CIPA. Deve ser constituda pelo Presidente e Vice-Presidente da CIPA atual, os quais, de comum acordo, definiro os integrantes desta comisso, nada impedindo que sejam eles mesmos. 9. Que empresas ou estabelecimentos esto legalmente obrigados a organizar a CIPA? Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento, as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados. 1 A obrigatoriedade da CIPA depende do nmero de empregados e do ramo de atividade, conforme demonstrado no Quadro I da NR-5. Para a grande maioria das empresas a obrigatoriedade de constituio da CIPA exclusiva para estabelecimentos que tenham nmero de empregados igual ou superior a 20. 10. O que acontece quando uma empresa no obrigada a compor a CIPA? A empresa dever nomear um responsvel pelo cumprimento das atribuies da NR-5, devendo o empregador promover seu treinamento conforme dispe para qualquer outro membro de CIPA. Esta nomeao estipula-se mediante simples indicao por escrito, devendo tal designao ser arquivada para eventual fiscalizao do MTB.
1

ZANLUCA, Julio Csar. Manual da Cipa. Obra Atualizvel. Portal Tributrio Editora Ltda.

Fonte: Guia Trabalhista 18/02/2008

11. Quando que deve ser feito o registro da CIPA no rgo regional do MTB ? Empossados os membros da CIPA, a empresa dever protocolizar, em at 10 (dez) dias, na unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho, cpias das atas de eleio e de posse e o calendrio anual das reunies ordinrias.
12. O presidente da CIPA tem estabilidade no emprego? No. A estabilidade somente para os representantes dos empregados que so escolhidos por voto. O presidente da CIPA representa o empregador e escolhido por este.

13. Qual a atribuio especfica do empregador em relao ao funcionamento da CIPA? de responsabilidade do empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessrios para o desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas de cipeiros constantes do plano de trabalho.

14. Por quantos mandatos consecutivos podero ser reconduzidos os membros titulares da CIPA? Por, no mximo, 2 (dois) mandatos. 15. Pode-se demitir empregado eleito para cargo de direo da CIPA? No. proibida a dispensa arbitrria do empregado eleito para cargo de direo de CIPA desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato, salvo se for por justa causa. 16. Quais os representantes designados pelo empregador na CIPA? O empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA. Para cada membro eleito representante dos empregados, haver outro, representante do empregador. 17. Pode-se reduzir o nmero de membros da CIPA? A partir do momento que a CIPA, foi organizada e protocolada na DRT, no poder ter seu nmero de representantes reduzido para aquele mandato. Somente para a prxima composio, havendo alterao no nmero de empregados que poder haver alterao no nmero de membros da CIPA, podendo aumentar, se houve aumento no nmero de empregados ou diminuir, se houve reduo no nmero de empregados da empresa. 18. O cipeiro eleito pode ter seu mandato prorrogado? No. No h prorrogao de mandato do cipeiro eleito pelos empregados prevista pela NR-5. A NR versa que o cipeiro pode ser reeleito uma vez como descrito abaixo: 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio.

Fonte: Guia Trabalhista 18/02/2008

You might also like