You are on page 1of 25

Colgio So Gonalo Jos Antnio Adolfo Lucas Ramon Phillipe Souza Priscilla Pollaki Rylber Ribeiro Samir Moreira

Thiago Souza Welmayck Fassarela Wesley Delfino

Presso dos Gases X Compressor

Vitria 2013

Presso dos Gases


A presso atmosfrica a fora-peso exercida pelos gases sobre uma unidade de rea de determinada superfcie. Visto que as molculas dos gases esto em contnua movimentao desordenada, elas se chocam com as paredes do recipiente que as contm, assim a intensidade dessa fora por unidade de rea das paredes d o valor da presso exercida pelo gs. A Terra est envolvida por uma camada de ar com espessura de aproximadamente 800 km; e, em razo da gravidade, as camadas superiores comprimem as que esto embaixo. Assim, a presso exercida pelos gases presentes na atmosfera sobre uma unidade de rea de determinada superfcie nos fornece a presso atmosfrica. Se variarmos o lugar em que se realiza o experimento de medio da presso atmosfrica, veremos que a presso varia com a altitude de modo inversamente proporcional, ou seja: Isso ocorre porque em regies de grande altitude h uma menor quantidade de partculas do ar por unidade de volume, por isso a presso ser menor. Quanto maior for o nmero de partculas, mais colises acontecero e a presso exercida ser maior. Presso - Lei dos Gases Os experimentos com um grande nmero de gases revelam que so necessrias quatro variveis para definir a condio fsica ou estado, de um gs: temperatura, T; presso, P; volume, V; e quantidade de gs, que geralmente expressa em quantidade de matria, n. As equaes que expressam as relaes entre T, P. V e n, so conhecidas como leis dos gases. Relao presso-volume: lei de Boyle Se a presso sobre um balo diminui, ele se expande. Essa a razo pela qual os bales meteorolgicos expandem-se medida que sobem para a atmosfera (Figura 1). De modo inverso, quando um volume de gs comprimido, a presso do gs aumenta. O qumico britnico Robert Boyle (1627-1691) investigou inicialmente a relao entre a presso de um gs e seu volume.

Figura 1. O volume de gs em um balo de previso de tempo aumentar medida que ele subir para a atmosfera mais alta, onde a presso atmosfrica mais baixa que na superfcie da Terra. Para realizar seus experimentos com gases, Boyle usou um tubo em forma de J. Certa quantidade de gs presa em um tubo atrs de uma coluna de mercrio. Boyle variou a presso no gs adicionando mercrio ao tubo. Ele descobriu que o volume do gs diminua conforme a presso aumentava. Por exemplo, dobrar a presso provocava diminuio do volume para metade de seu valor original. A lei de Boyle, que resume essas observaes, afirma que: O volume de certa quantidade fixa de um gs mantido temperatura constante inversamente proporcional presso. Quando duas medidas so inversamente proporcionais, uma torna-se menor medida que a outra se torna maior. A lei de Boyle pode ser expressa matematicamente como: V = constante x 1/P P.V = constante

O valor da constante depende da temperatura e da quantidade de gs na amostra. O grfico de V versus P na Figura 2a mostra o tipo de curva obtida para determinada quantidade de gs a uma temperatura fixa. Uma relao linear obtida quando se traa um grfico de V versus 1/P (Figura 2b).

Figura 2. Grficos baseados na lei de Boyle: (a) volume versus presso; (b) volume versus 1/P. Relao temperatura-volume: lei de Charles Os bales de ar quente sobem porque o ar expande-se proporo que aquecido. O ar mais quente menos denso que o ar da vizinhana mais fria mesma presso. Essa diferena na densidade faz com que o balo suba. De maneira inversa, um balo encolhe quando um gs dentro dele resfriado, como visto na Figura 3:

Figura 3. medida que nitrognio lquido (-196 C) derramado sobre um balo, o gs no balo diminui. A relao entre volume de gs e temperatura foi descoberta em 1787 pelo cientista francs Jacques Charles (1746-1823). Charles descobriu que o volume de certa quantidade fixa de gs presso constante aumenta linearmente com a temperatura. Alguns dados tpicos esto mostrados na Figura 4. Observe que a linha que est tracejada e extrapolada (estendida) passa pelo valor de -273 C. Observe tambm que se supe que o gs tenha volume zero a essa temperatura. Entretanto, essa condio nunca

possvel, porque todos os gases se liquefazem ou se solidificam antes de atingir essa temperatura.

Figura 4. Volume de um gs em um sistema fechado como funo da temperatura presso constante. A linha tracejada uma extrapolao para temperaturas nas quais a substncia no mais um gs. Em 1848, William Thomson (1824-1907), um fsico britnico cujo ttulo era lord Kelvin, props uma escala temperatura absoluta, hoje conhecida como escala Kelvin. Nessa escala, 0 K, chamado zero absoluto, igual 273,15 C. Em termos de escala Kelvin, a lei de Charles pode ser expressa como segue: o volume de certa quantidade fixa de gs mantido a presso constante diretamente proporcional respectiva temperatura absoluta. Portanto, ao se dobrar a temperatura absoluta, digamos de 200 K para 400 K, o volume do gs dobrar. Matematicamente, a lei de Charles assume a seguinte forma: V = constante x T ou V/T=constante

O valor da constante depende da presso e da quantidade de gs.

Relao quantidade-volume: lei de Avogadro Conforme adicionamos gs a um balo, ele se expande. O volume de um gs afetado no apenas pela presso e temperatura, mas tambm pela quantidade de gs. A relao entre quantidade de gs e respectivo volume resultou do trabalho de Gay-Lussac (1778-1823) e Amadeo Avogadro (1776-1856).

Gay-Lussac uma daquelas figuras extraordinrias na histria da cincia que realmente poderia ser chamado um aventureiro. Ele estava interessado em bales mais leves que o ar e em 1804 fez com que um deles subisse at uma altura aproximada de 7.000 m - faanha que manteve o recorde de altitude por vrias dcadas. Para melhor controlar bales mais leves que o ar, os volumes dos gases que reagem entre si esto na proporo dos menores nmeros inteiros. Por exemplo, dois volumes de gs hidrognio reagem com um volume de gs oxignio para formar dois volumes de vapor de gua, como mostrado na Figura 5:

Figura 5. Observao experimental de Gay-Lussac sobre os volumes combinantes anexada explicao de Avogadro sobre esse fenmeno. Trs anos depois Amadeo Avogadro interpretou a observao de GayLussac propondo o que atualmente conhecido como hiptese de Avogadro: Volumes iguais de gases mesma temperatura e presso contm nmeros iguais de molculas. Por exemplo, experimentos mostram que 22,4L de m gs a 0 C e 1 atm contm 6,02 x1023 molculas de gs(isto , 1 mol). A lei de Avogadro resulta da hiptese de Avogadro: "O volume de um gs mantido a temperatura e presso constantes diretamente proporcional quantidade de matria do gs". Isto : Volume = constante x n Portanto, dobrando-se a quantidade de matria do gs, o volume tambm dobra, se T e P permanecem constantes. Equao do gs ideal: Se juntarmos as trs leis dos gases explicitadas anteriormente, e comparamos uma com a outra, chegaremos a uma relao direta que tm

como constante, ou relao de proporcionalidade, um termo R (chamado de constante dos gases reais). Logo, temos uma equao na forma: V = R (NT/P) Ou, da maneira como mais conhecida: PV = nRT Essa equao chamada de equao dos gases ideais. Um gs ideal um gs hipottico cujos comportamentos da presso, do volume e da temperatura so completamente descritos pela equao dos gases ideais. Clculo da Presso de um Gs possvel calcular a presso a que um gs atravs da expresso matemtica:

Nesta expresso: A Fora aquela que os corpsculos exercem nas paredes do recipiente; a rea a das paredes do recipiente. A Presso de um gs corresponde fora que os seus corpsculos exercem por unidade de rea da superfcie do recipiente onde se encontram. Fatores de que depende a presso de um gs: A presso de um gs no interior de um recipiente depende de trs fatores: o nmero de corpsculos de gs no interior do recipiente; a temperatura do gs; o volume do recipiente.

Compressor
Tipos de compressores: Compressores

Compressor de fluxo axial Compressor centrfugo Os compressores de fluxo axial so aqueles em que o escoamento acontece na direo do eixo do rotor. Eles so majoritariamente utilizados em turbinas a gs, particularmente, as de maior tamanho. Este tipo de compressores so construdos normalmente com mltiplos estgios, assim, no caso de turbinas a gs, tm entre 8 e 16 estgios. Os compressores de fluxo centrfugo se caracterizam porque o escoamento entra no rotor paralelo ao eixo e sai dele perpendicular ao mesmo. Eles so utilizados nos sistemas de turbocompresso em motores alternativos (de combusto interna a pisto). Embora, so tambm utilizados em certo tipo de turbinas a gs, particularmente aquelas de menor potncia. Os compressores centrfugos so mais adequados quando se precisa trabalhar numa faixa mais ampla de fluxo mssico (varivel), sem mudar a rotao. Este tipo de compressor mais adequado para baixas presses, razes de presso de 4:1 so as mais comuns neles. Novos desenvolvimentos na forma das ps e a utilizao de ligas de titnio permitiram chegar at razes de presso de 8:1 em compressores centrfugos de um nico estgio. Quando se deseja obter maiores razes de presso necessrio combinar este tipo de compressor com um de fluxo axial, ou utilizar diretamente um compressor de fluxo axial. Na fotografia podem ser apreciadas as caractersticas de uma turbina industrial. uma turbina de um nico eixo. Nela pode apreciar-se o compressor, esquerda, a cmara de combusto e a turbina de potncia.

O compressor consta de 1 estgios. O combustor de forma anular, adequado para diversos combustveis, slidos e gasosos.

Detalhe da boca de entrada do ar no compressor. Fotos tiradas na visita realizada oficina de reparos de turbinas, da PETROBRS, em Maca. A visita e as fotos foram realizadas pela turma 1999-2000, do curso de extenso da FEM/UNICAMP: Engenharia de Gs Natural.

Detalhe do compressor, observar o formato das ps, e o raio do tubo central. O tamanho do tubo central v aumentando a medida que o ar v sendo comprimido e avana ao longo do eixo. As ps, em troca, vo sendo cada vez de menor tamanho. Observar o formato das ps.

Detalhe das ltimas fileiras de ps do compressor e entrada do ar na cmara de combusto. Compressor centrfugo -Rolls-Royce Um compressor centrfugo consta de quatro partes: entrada, rotor, estator ou difusor e coletor (em alguns casos o coletor pode no existir). A entrada pode (ou no) possuir palhetas fixas que direcionem o escoamento. O rotor possui palhetas com formato caracterstico (ver slide seguinte). O estator tem por misso frear o escoamento e transformando a energia cintica em energia de estagnao. O coletor atua como um acumulador de ar pressurizado. Rotores de Compressores centrfugos utilizados em motores de combusto interna

As palhetas do rotor pode ter diferentes desenhos, a sua misso a de dar energia cintica ao fludo e tambm mudar a direo do escoamento em direo perpendicular ao eixo, da a forma caracterstica destes rotores.

Compressor rotativo (de parafuso) -MYCOM

Simples estgio Duplo estgio Este tipo de compressores so largamente utilizados na Indstria, para processos que precisem de ar comprimido. So adequados para grandes volumes de ar, mas relativamente baixas presses. Sua faixa normal de trabalho 0- 4 bares de presso manomtrica. "Relaes termodinmicas bsicas h V h V hVolume de controle

&Para gs ideal: ou:

O objetivo de um compressor pressurizar o gs, o que implica em aumentar sua entalpia. esquerda do slide mostrado o processo num diagrama entalpia entropia (h-s). O gs entra na condio 1, 01 a

condio de estagnao, e chega at o estado 2, com uma certa energia cintica, a condio de estagnao correspondente 02. Normalmente o processo praticamente adiabtico, mas acontece gerao interna de entropia devido viscosidade do gs, que produz perdas por atrito interno. Devido a esta caracterstica, o processo real comparado com um ideal, isentrpico, indicado na figura pelos pontos 2s e 02s, sendo este ltimo o ponto de estagnao isentrpica. A primeira equao direita surge da aplicao da primeira lei da termodinmica ao volume de controle indicado, que abrange o compressor todo, ela calcula a potncia que deve ser entregue ao compressor, a partir da informao das condies do gs na entrada e sada deste. Se consideram condies na estagnao porque o ar est inicialmente em repouso e no final, ele pode perder boa parte de sua energia cintica na cmara de combusto. Embaixo definida a eficincia do compressor, considerando que a energia cintica dos gases no aproveitada, devido a que os gases atravessam os dutos de admisso, e exausto, largos, onde essa energia acaba sendo dissipada. Se a energia cintica dos gases aproveitada, por exemplo, na sada, a definio pode ser alterada, utilizando as entalpias e temperaturas do gs, em lugar das entalpias, temperaturas e presses na estagnao. A terceira linha de equaes mostra a forma em que se calcula a potncia consumida pelo compressor, se se possui a informao da sua eficincia isentrpica, a condio na entrada e a presso na sada. Se se conhece a eficincia de transmisso mecnica no eixo de turbina, ela pode ser introduzida no clculo. A ltima equao reporta a eficincia isentrpica para gases ideais com calor especfico constante, para obter ela foi utilizada a expresso da entalpia para gases ideais e tambm as relaes conhecidas para processos isentrpicos.

Diagrama entalpia -entropia no compressor centrfugo

entrada rotor Difusor ou estator Potncia:

A figura indica de que forma contribui cada componente do compressor para a pressurizao do ar. O ar em condio de estagnao, a P0, acelerado na entrada at uma presso P1 e adquire uma velocidade V1, devido suco na entrada do compressor. A compresso nas palhetas do impulsor rotativo (rotor) faz com que sua presso se eleve a P2 e sua velocidade passe a ser V2, situao corresponde ao estado de estagnao 02, se toda a energia cintica fosse recuperada. O processo isentrpico equivalente v at o estado 2s e 02s. O difusor faz com que o estado do gs passe do 2 ao 3, convertendo boa parte da energia cintica do gs em entalpia, e aumentando conseqentemente a presso. A energia cintica diminui, junto com a velocidade, que passa de V2(alta) para V3 (baixa). A presso final P3 fica um pouco abaixo da P02, de estagnao do estado 2. P02 seria a maior presso atingvel, com velocidade nula no gs e sem perdas depois do rotor.

2bb w Tringulo de velocidades num compressor centrfugo

Potncia do compressor:

O rotor que transmite trabalho de eixo ao gs. Como em qualquer mquina de fluxo, podemos fazer para ele o tringulo de velocidades. No desenho, V1 e V2 so as velocidades absolutas do gs, na entrada e na sada. U1 e U2 so as velocidades tangenciais da palheta, na entrada e na sada. W1 e W2 so as velocidades relativas do gs, em relao s palhetas, na entrada e na sada, respectivamente. A velocidade tangencial do gs, Vt1, nula na entrada quando no h palhetas fixas para direcionar o gs na entrada. O ngulo beta2 o prprio ngulo da palheta se no houver deslizamento do gs, na prtica acostuma haver deslizamento, e o ngulo beta2 costuma ser de fato menor que o ngulo da palheta. O torque exercido sobre o gs pelo rotor se iguala variao de momento angular. calculada a potncia consumida no compressor, utilizando a assim denominada equao de Euler. O trabalho calculado aqui se iguala variao na entalpia de estagnao vista antes. Bibliografia: Fox, R.W. and McDonald, A T., Introduo Mecnica dos Fludos, Cap. 4. Edit. Guanabara Dois. "Compressores de fluxo axial: princpio de funcionamento Tanto os compressores quanto as turbinas de fluxo axial se caracterizam por possuir discos com palhetas no seu entorno. A carcaa que cobre estes discos tambm possui palhetas, fixas, no caso. Cada par de jogos de palhetas fixas e mveis constitui um estgio. As palhetas mveis tm por misso acelerar o gs, as palhetas fixas reduzem a velocidade do gs e aumentam a presso do mesmo. As turbinas trabalham em forma exatamente oposta aos compressores, a energia associada presso do gs transformada em energia cintica nas palhetas estacionrias. O gs a alta velocidade entra nas palhetas mveis, onde a energia cintica transformada em trabalho mecnico (trabalho de eixo). visvel a importncia que tm um aprimorado projeto aerodinmico do perfil das

palhetas, sendo que este projeto dever levar em contas as caractersticas do escoamento compressvel vistas na aula anterior. Ao fazer o diagrama de velocidades ser necessrio levar em conta esta dupla passagem em cada um dos estgios do compressor. A equao de transferncia de energia em compressores deve levar em conta o efeito da dupla linha de palhetas, como indicado no desenho. No slide seguinte so explicitadas as equaes para este caso. V1,V2 e V3 indicam a velocidade absoluta dos gases em cada ponto. U indica a velocidade tangencial das palhetas. W1 e W2 so as velocidades relativas do gs em relao s palhetas, nos diferentes pontos. Vax1 e Vax2 so as velocidades absolutas do gs na direo do eixo do compressor. O ar se aproxima do rotor com uma velocidade V1 e um ngulo alfa1. Combinando vetorialmente V1 e a velocidade tangencial das palhetas, U, se obtm a velocidade relativa do gs em relao s palhetas, W1. Por sua vez, W1 faz um ngulo beta1 com a direo axial. Depois de passar atravs do rotor, a velocidade do ar incrementada de V1 para V2, o gs deixa o rotor com uma velocidade relativa W2, num ngulo beta2, este ngulo determinado pelo ngulo da palheta. Assumindo que o projeto seja feito de tal modo que a velocidade axial seja mantida constante, Vax1=Vax2, o valor de V2 pode ser obtido. Condies usuais de projeto so que V1 aproximadamente igual a V3 e que alfa3 aproximadamente igual a alfa1, de tal modo que o gs fica pronto para entrar no estgio seguinte em condies similares ao anterior. Equaes de transferncia de energia para um compressor de fluxo axial

)tan(tan C )tan(tan C p ax p ax Para raio constante: U a velocidade tangencial do rotor. V1,V2 e V3 so as velocidade absolutas do gs em cada ponto. Vax a componente da velocidade absoluta do gs na direo do eixo, que foi suposta constante. Alfa1 e alfa2 so os ngulos das velocidades absolutas do gs com a direo do eixo. Beta1 e Beta2 so os ngulos das velocidades relativas do gs com a direo do eixo. Vt1, Vt2 so as componentes tangenciais das velocidades absolutas do gs nesses pontos. mega a velocidade de rotao do eixo. Como pode observar-se a potncia do compressor pode ser expressa em funo das velocidades e os raios. O diagrama termodinmico apresentado no slide No. 10 aplicvel tambm a cada estgio de um compressor de fluxo axial. A transformao 1-2 seria no rotor e a 2-3 no conjunto de palhetas fixas na carcaa (estator). Lembrando as equaes vistas no slide No. 10, onde a potncia foi calculada a partir das propriedades termodinmicas, igualando aquela expresso com a obtida neste slide, em funo das velocidades, pode ser calculada a variao da temperatura de estagnao, correspondente ao processo isentrpico ideal. Bibliografia: Fox, R.W. and McDonald, A T., Introduo Mecnica dos Fludos, Cap. 4. Edit. Guanabara Dois. Cohen,H., Rogers, G F C, Saravanamuttoo, H I H; Gas Turbine Theory, 4th. Edition, Edit. Addison Wesley Longman Ltd., 1996. Bathie, W. W.; Fundamentals of Gas Turbines, Second Edition, John Wiley & Sons, Inc., 1996. Grau de reao 12 estgio no entalpia de aumento rotor no entalpia de aumento h h R

R p pPara Cp constante:

a== axax V V )sec(sec

)tan(tan 2

)tan(tan )tan(tan )tan(tan)tan(tan Para velocidade axial constante: O grau de reao uma grandeza til para os projetistas de compressores. Ele definido como a razo do incremento de entalpia atravs do rotor com o incremento de entalpia do ar atravs do estgio. Ou seja, compara o efeito das palhetas mveis do rotor com o que acontece no conjunto rotor+estator. possivel obter equaes em termos das velocidades e ngulos associados ao estgio, em dois casos simples: Quando a velocidade axial permanece constante atravs do estgio. Quando o ar deixa o estgio com a mesma velocidade absoluta com que entrou. bbbbaaaaGrau de reao: Para R = 50%

para R = 0

aumento de velocidade do gs no rotor, no h aumento de presso no rotor para R = 1Palhetas do rotor de tipo de reao, Palhetas do estatorde tipo de impulso Foi obtida uma expresso para o grau de reao em funo da velocidade axial (suposta constante), a velocidade tangencial e os ngulos alfa e beta. Para o caso em que o grau de reao seja 50 %, acontece que o ngulo de velocidade absoluta na entrada do rotor igual ao ngulo da velocidade relativa na sada do mesmo, e igual tambm ao ngulo da velocidade absoluta na sada do estgio, tambm acontece que o ngulo da velocidade absoluta na sada do rotor igual ao ngulo da velocidade relativa na entrada. Ou seja o diagrama de velocidades simtrico para R=50%. Isto leva a que tambm a velocidade absoluta na entrada seja igual velocidade relativa na sada, e vice-versa, a velocidade relativa na entrada igual velocidade absoluta na sada. Quando o grau de reao das palhetas do rotor nulo, pode ver-se que os ngulos das velocidades relativas na entrada e sada do mesmo sero do mesmo valor numrico, mais opostos em sinal. Isto significa que as palhetas do rotor so do tipo de impulso, elas tm a mesma rea de passagem na entrada e na sada do rotor, agregam energia cintica ao gs, aumentando sua velocidade, mas no aumentam a presso, o aumento de presso acontece integralmente no estator. Para um grau de reao unitrio acontece a situao oposta do caso anterior, nas palhetas do rotor que a presso aumenta, neste caso se diz que as palhetas so de reao. Estas ltimas duas situaes extremas no so desejveis, uma condio de projeto razovel ter R=50%. Nmeros adimensionais utilizados para caracterizar a performance de compressores e turbinas Variveis importantes: D,N,m,T,T,p,p 02010201&

Variveis utilizadas, para um compressor determinado:

02 Nmeros adimensionais = 7 3 = 4 02

O desempenho de um compressor pode ser especificado por curvas de presso e temperatura na sada graficadas em funo do fluxo mssico, para vrias velocidades de rotao(N = rotaes por minuto ou por segundo). Mas estas caractersticas por sua vez dependem de outras, como as condies de presso e temperatura do fluxo na entrada e o tipo de fluido que est sendo comprimido. Logicamente, o comportamento da mquina tambm depender das suas dimenses, das quais a mas caracterstica D = dimetro do Rotor. Tentar incluir todos estes efeitos numa srie de grficos, obtidos a partir de uma srie de experimentos levaria a um excessivo nmero de testes experimentais, em razo disto se recorre anlise dimensional, que permite realizar os testes com base na variao de nmeros adimensionais. As variveis adimensionais mostradas acima podem ser obtidas a partir do conjunto de variveis dependentes e independentes, utilizando o teorema dos pi de Buckingham. Sendo 7 variveis, tirando 3 graus de liberdade, correspondentes s trs dimenses fundamentais: massa, longitude e tempo, podemos obter quatro nmeros adimensionais caractersticos. Para um compressor determinado so mais utilizadas as variveis indicadas embaixo, onde foram eliminados R (constante dos gases) e D (dimetro do rotor do compressor), observar que as variveis assim obtidas so dimensionais.

FM RTpRTD RTp pD RT pD r & r Interpretao dos nmeros adimensionais:

RM cURTURT ==== Nmero de Mach do escoamento: Nmero de Mach rotacional UNv Os dois ltimos nmeros adimensionais obtidos podem ser interpretados como dois nmeros de Mach, referentes cada um deles a uma velocidade caracterstica. No primeiro deles podemos substituir a vazo pelo produto densidade x seo x velocidade do escoamento. A densidade depois substituda pela sua expresso segundo a equao dos gases ideais. No denominador aparece a raiz do produto R x T, que igual velocidade do som, a menos do fator k. Simplificando depois a expresso obtida, onde, em forma aproximada, foi cancelada a seo com o dimetro ao quadrado, obtido um nmero de Mach caracterstico do escoamento. No outro nmero adimensional substitudo o produto nmero de rotaes x dimetro do rotor pela velocidade tangencial do rotor. No denominador aparece a velocidade do som, a menos do fator k. Da resulta um segundo nmero de Mach, calculado em base velocidade tangencial do rotor. Nmeros adimensionais utilizados para caracterizar a performance de compressores e turbinas Variveis dependentes: aisentrpic eficincia==h oequipament do atravs estagnao de atemperatur 0dediferenaT==D Variveis independentes: entradana estagnao de pressopi0== sada de pressopj== entradana atemperaturT0== revolues de nmeroN== ticacaracters ensodimD == mg , R ,, gases dos esPropriedad Variveis adimensionais:

i0 Dp h iTT0

conveniente expressar as caractersticas de operao de compressores e turbinas de modo tal que permita uma fcil comparao entre as diversas mquinas, de diferente tamanho e caractersticas de projeto. Isto pode ser feito de utilizando variveis adimensionais adequadas. As variveis adimensionais mostradas acima podem ser obtidas a partir do conjunto de variveis dependentes e independentes, utilizando o teorema dos pi de Buckingham, e levando em conta as equaes de escoamento de fludos compressveis. So adotadas como variveis dependentes uma vazo corrigida, a eficincia isentrpica, e a razo de variao da temperatura no equipamento e a temperatura na entrada. Quando o fludo de trabalho e o compressor so determinados, as variveis independentes so a velocidade corrigida e a razo de presses entre a sada e a entrada. As outras variveis independentes podem ser omitidas, por serem constantes. O nmero de Reynolds tm pequeno efeito sobre a performance e pode ser omitido tambm. Estas variveis so utilizadas para graficar mapas de funcionamento de compressores e turbinas como se ver depois. Performance de um compressor centrfugo de pequeno porte

Os compressores centrfugos de pequeno porte so os mais utilizados para comprimir o ar associados a motores. O mapa corresponde a um compressor centrfugo, pequeno, de um nico estgio. O eixo vertical indica a taxa de compresso e o horizontal a vazo de ar. As linhas

inclinadas correspondem rotao, as pontilhadas correspondem eficincia isentrpica. Para obter um bom rendimento este compressor deve operar a um nmero de revolues relativamente alto, por conta disso mais adequado para funcionar conectado a uma turbina do que acionado pelo prprio motor. Um compressor deste tipo consta de uma carcaa, um impulsor rotante com palhetas e um difusor estacionrio (com ou sem palhetas), e um coletor ou voluta, que recolhe o ar comprimido e o envia para o sistema de admisso do motor. Elementos de um mapa de performance de um compressor

surge T m ref T N refcor ==

As caractersticas de um compressor so usualmente descritas mediante um mapa de performance. O eixo vertical destes mapas apresenta usualmente a taxa de compresso e o eixo horizontal vazo mssica corrigida. Usualmente so mostradas linhas de eficincia constante ( formando loops fechados) e tambm de nmero de revolues corrigido (oblquas). Nestes mapas indicada a regio de funcionamento estvel. Esta regio definida por duas linhas: a linha de surge , e a de choking

(linha de choque). A linha de surge alcanada reduzindo a vazo do escoamento, at um ponto em que acontece escoamento reverso na camada limite nas palhetas do rotor (devido forma curva delas). Se se continua reduzindo a vazo, pode acontecer reverso completa do escoamento e uma queda brusca na presso. Ao cair a presso, se alivia a situao de escoamento reverso, o escoamento se estabiliza de novo, para desestabilizar outra vez, logo a seguir. Esta forma de funcionamento deve, obviamente ser evitada, o compressor no consegue operar em forma estvel nesta condio. Do lado direito, o limite estabelecido pela linha de choking. Aumentando a vazo no compressor pode ser atingida velocidade snica dentro dos canais das palhetas, se isto acontece, com um pequeno aumento da vazo o compressor pode aumentar muito sua velocidade de rotao.

Diagrama de performance genrico de um compressor axial

Neste diagrama hipottico de um compressor podem observar-se todas as caractersticas importantes. graficada a razo de compresso em funo do fluxo de massa corrigido. O fluxo de massa corrigido no adimensional, como o que foi antes explicado. mas ele um parmetro representativo para um determinado compressor, de dimenses conhecidas. O cociente de temperaturas nesta expresso denominado temperatura corrigida, e constitui o cociente entre a temperatura de estagnao na entrada do compressor e a temperatura padro, T00 = 288,15 K. No denominador aparece a presso corrigida, que por sua vez o cociente entre a presso de estagnao na entrada do compressor, e a

presso padro, p00 = 101,325 kPa. Como nos casos anteriores, foram traadas as curvas de eficincia isentrpica constante. Pode ser apreciada tambm a linha de surge, ou de bloqueio, alm da qual o compressor no deve funcionar. Observar que para vazes baixas de ar que mais facilmente pode aparecer no compressor o fenmeno de bloqueio. Mas tambm, as linhas de eficincia isentrpicas mais altas esto prximas da linha de surge. Em razo disto o incio de funcionamento destas mquinas deve ser feito com cuidado. Esto traadas tambm as linhas que correspondem a uma operao com razo de temperaturas constante entre a entrada e a sada, assim como a linha de operao, determinada a partir do matching, ou casamento, do compressor, com a turbina de potncia, em determinadas condies de trabalho. Este tipo de mapa obtido atravs de teste do compressor. Em tese, pode ser fornecido pelo fabricante do mesmo. Correo das informaes do mapa de performance para outras condies ambiente

ref ambref corrigido T

== refambamb refref refcorrigida ppTTppT eperformanc de mapa do aisexperiment 0101condiesp,T== padro condiesp,T refref == lugar do ambiente condiesp,Tambamb== As correes indicadas provm da forma das variveis utilizadas nos mapas de performance. A temperatura de referncia a normalmente adotada, 15C, a temperatura indicada com 01 aquela em que o teste do compressor foi realizado, a Tamb a temperatura ambiente do lugar em que o compressor ser utilizado. No relativo s presses tambm, a referncia a presso atmosfrica normal, 1 bar, o valor indicado com 01 corresponde s condies do teste, o valor indicado com pamb corresponde presso do lugar em que o compressor ser utilizado. Este tipo de correo bastante necessria, particularmente em equipamentos de grande porte, onde a mudana das condies ambiente ocasiona uma

grande variao na potncia requerida pelo equipamento, devido modificao das condies de funcionamento do mesmo.

Bibliografia

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/pressao-dosgases.htm
http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php/quimica/199-leis-dos-gases

http://www.aulas-fisica-quimica.com/8q_09.html http://www.ebah.com.br/content/ABAAABEkMAH/compressores

You might also like