You are on page 1of 4

BURKE, Peter. A Fabricao do Rei:A Construo da Imagem pblica de Lus XIV . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

O livro de Burke um estudo indito e detalhado sobre a construo da imagem pblica do rei de Frana Luis XIV, no propondo mais um tratado biogrfico, mas sim um estudo das relaes entre arte e poder (p.14). Lus XIV, filho de Ana da ustria e Lus XIII, foi conduzido ao centro do poder em 1643 aps a morte do pai. Sua me, auxiliada pelo cardeal Mazarin, se tornou regente do trono at maro de 1661 quando, aps a morte do cardeal, o jovem Lus expressou sua vontade de governar sozinho. Coroado e sagrado em 1654 para fins de (...)mostrar sua legitimidade, estabelecendo contato com os soberanos anteriores e de projetar a (...)imagem da monarquia sagrada , tornando assim (...) Lus semelhante a Cristo (p.54), Lus permaneceu no poder durante 72 anos. Somente sua morte em 1715 interrompeu seu reinado. Principal rei absolutista francs sobre o qual pesam os eptetos de Rei Sol, augusto, belo, brilhante, constante, iluminado e outros. Oficialmente, o adjetivo atraibudo a Lus XIV, a partir de 1671, era Louis Le Grand, Lus o Grande. A propsito de seu absolutismo, a ele teria sido atribuda a frase que uma verdadeira mxima do estado absoluto: O estado sou eu . No entanto, contrariamente ao que a frase sugere, o prprio Lus XIV teria dito em seu leito de morte Vou partir, mas o estado permanecer depois de mim (p.21). A construo da imagem de Lus XIV se inicia justamente aps a morte do pai em 1643. At ento, o jovem Lus era representado como qualquer beb, enrolado em cueiros, ou na camisola geralmente usada pelos meninos at os sete anos (p.51). Mas a partir de 1643 ele passou a ser reproduzido nas artes com as representaes enaltecidas da realeza, ou seja, as imagens, escritas, plsticas ou dramticas, no visavam simplesmente (...) fornecer uma cpia reconhecvel dos traos do rei ou uma descrio sbria de suas aes. Ao contrrio, a finalidade era celebrar Lus, glorifica-lo, em outras palavras, persuadir os espectadores, ouvintes e leitores de sua grandeza (p.31). Para tanto eram usados os mais diversos gneros, alguns de frmulas de sucesso emprestadas de tradies como a romana, como a esttua eqestre, o retrato solene, a epopia, as odes, os panegricos, os sermes e at mesmo a historiografia. Sempre em estilo grandioso ou magnfico (caso das pinturas e retratos), elevado (caso das epopias, odes e sermes) e at mesmo em tom sbrio, mais raso (caso do jornal Gazette) para demonstrar imparcialidade e sugerir uma urea de confiabilidade (p.38).

A partir de 1661, Jean-Baptiste Colbert, assumiu o cargo de conselheiro do estado, passando a patrocinar, em nome do rei, s artes e conduzir estas a servir para conservar o esplendor das realizaes do rei (p.62). Com a adeso de Colbert, pe-se em prtica uma verdadeira estrutura pblica cultural a servio da elevao da imagem do rei. Fundaram-se academias, que eram corporaes de artistas, fbricas de mveis, tapearias e jornais (p.63). Todas estas instituies trabalhavam para dignificar o rei. claro que era importante para a honra de sua majestade que o elogio que lhe era feito parecesse espontneo (p.64). A vida de Lus XIV era alvo destes artistas e artesos. A prpria deciso de governar sozinho (tomada com a morte de Mazarin), foi tida como uma maravilha (p.73). O evento de auto-afirmao foi anunciado, noticiado, representado, esculpido, cantado e pintado. Da mesma maneira foram ilustrados como provas da superioridade do rei francs, o caso dos embaixadores em Roma (1661), quando a Espanha teve de pedir desculpas Frana e tambm quando em 1662 , o prprio papa teve de pedir desculpas a Lus XIV pelas pretensas ofensas feitas por seus sectrios ao embaixador da Frana (p.76). Cabe aqui um parntese aberto pelo autor para ser observado pelo leitor do sculo XXI. As atividades destas instituies de Lus XIV podem ser erroneamente tomadas como propaganda, manipulao de opinio pblica e apologia ideolgica, no entanto, (...) todos estes trs conceitos (...) inexistiam no sculo XVII (...) o conceito moderno de propaganda remonta apenas ao fim do sculo XVIII (p.16). Isto claro, no significa que as intenes de (...) persuaso ou at de manipulao (p.16), no fossem percebidas. Depois de decantadas as faanhas diplomticas, Lus XIV partiu para a via blica e dela saiu como heri conquistador e bem sucedido como na Guerra da Devoluo (1667-68) e a Guerra Holandesa (1772-78), muito embora nesta ltima o retrato no seja cpia fiel do modelo. A Guerra da Devoluo comeou com a morte de Filipe IV (pai de Maria Teresa, esposa de Lus XIV), quando o rei da Frana se arrogou o direito de submeter os Pases Baixos espanhis ao seu domnio. Toda uma produo literria foi gerida para que se provasse os direitos da cristianssima rainha sobre vrios estados da monarquia espanhola (p.83). produo literria seguiu a invaso dos pases baixos pelas tropas francesas lideradas pelo prprio rei que, inovou, levando consigo toda sua corte, incluindo a rainha e duas amantes oficiais, bem como dois pintores. Os principais eventos da guerra apareceram em medalhas, poemas, tapearias e gravuras. Com o fim da guerra, quando o Franche-Comt foi devolvido a Espanha e Lile anexada a Frana, a paz foi celebrada com um festival,

encenaes e at um prmio para a melhor obra sobre o tema Lus pacifica a Europa (p.84). O ttulo do prmio sugestivo das intenes de glorificao do rei. J na Guerra Holandesa Lus no levou pintores, preferiu levar historiadores como Pellison, Boileau e Racine. Os motivos oficiais da guerra j so, por si, odes a glorificao do rei que decidiu punir os holandeses e assumiu pessoalmente o comando da campanha, abandonando os prazeres da corte para se expor aos perigos e fadigas da guerra (p.88). Os feitos da guerra foram esculpidos no arco do triunfo de Saint Martin, no arco da Place du Trne ou encenados em festivais, outros tantos foram cantados em versos fabulosos como aquele que narra a travessia em que rio Reno ficou alarmado (p.88) com a proeza do rei ao atravessa-lo a nado com seus soldados. No entanto, no obstante a glria ilustrada nos discursos oficiais, foi difcil disfarar certas discrepncias entre os relatos oficiais e os relatos de campanha. Em 1672, dez dias aps a travessia do rio Reno, os holandeses abriram seus diques e inundaram o pas, tornando assim impossvel a movimentao do exrcito francs em seu territrio (p.90). Em 1674 Lus tem de deslocar o seu teatro de operaes em virtude da forte resistncia holandesa. Assim, Lus deixa a Holanda sem uma vitria decisiva. Obviamente, as fontes oficiais pintaram o final da guerra 1679 como uma vitria com o rei impondo aos holandeses seus termos de paz, e no aceitando um acordo (p.94). Com a morte da rainha em 1683 o rei tornou-se um tanto mais sedentrio, mas foi com a morte de Colbert, o protetor das artes de Lus XIV em 1680 que as coisas comearam a mudar. Para o lugar de Colbert ascendeu Louvois que iniciou uma srie de projetos grandiosos e dispendiosos. Deste mesmo perodo, o ato mais importante do rei foi a Revogao do Edito de Nantes tornando a religio Protestante ilegal. Com a revogao cerca de 200 mil franceses tiveram de emigrar. O ato foi comemorado com medalhas com inscries como a Religio Vence e a Heresia Extinta . Os quadros tiveram como tema o triunfo da Igreja e a heresia pisoteada . A Igreja, apresentada como uma mulher, defendida por Lus, enquanto hereges fogem ou tombam no cho (p.116). Em 1688, Lus XIV j contava 50 anos, um velho para os padres da poca. Perdeu quase todos os dentes aps uma cirurgia, sofria de gota e andava pelo palcio de Versalhes de cadeira de rodas. A imagem decadente do rei comeou a ser menos vista.

O lema preferido do rei No inferior a muitos (Nec Pluribus impar) distanciou-se do seu sentido, afinal, fora um perodo sem paz, nem vitrias (p.119) que jogara o imprio em uma crise financeira e a crise fez diminuir os investimentos nas artes. A morte de Louvois em 1691 deixou o rei desamparado de conselhos e os artistas j eram bem inferiores aos dos bons tempos (p.121). O mais competente deles, La Bruyre, era mais conhecido como crtico da corte. Finalmente, a prpria morte de Lus XIV foi teatralizada e celebrada com publicaes, com cenas no leito de morte e com o rei dando adeus e conselhos a sditos e ao seu bisneto e sucessor. Restam dois questionamentos: a que pblico as imagens enaltecidas de Lus deveria atingir e o que de Lus pode ter sido dito por Lus? A que pblico a imagem glorificada de Lus XIV deveria atingir? O autor aponta (p. 165) trs alvos: a posteridade, as classes altas e os estrangeiros. O grande pblico no era to importante, mesmo porque os meios de comunicao de Lus no eram meios de comunicao em massa (p.163) e o latim das inscries era para poucos. O quanto de Lus havia em Lus XIV? Lus era baixo (1,60 metro) e calvo, no entanto, a imagem mais marcante que se tem dele (p.12) no condiz com tal realidade. Alm destas discrepncias fsicas do mito com a realidade os crticos de Lus XIV sim, porque haviam imagens bem menos lisonjeiras de Lus encontravam mote nos feitos que ressaltavam sua ambio, sua falta de escrpulos, sua tirania, seu imenso amor prprio, suas fragilidades militar e sexual : foges da guerra, mas persegues as belas (p.157). At a sua falta de religio, crtica esta feita por sua unio com os Otomanos e pelo culto oficial ao Rei Sol. Ademais, vale lembrar, que mesmo o que atribudo a Lus no pode ser confirmado como dele porque a imagem de Lus XIV no emanava, como a luz do sol, de um nico centro. Era a produo conjunta de escritores, artistas e patrocinadores oficiais e no-oficiais (p.115). Mas que o ttulo da obra fabricao no iluda ao ponto de se acreditar que Lus tenha sido artificial, fabricado. Ele no tomou todas as decises que lhe foram atribudas na poca, mas tomou algumas delas (p.22). No se pode dizer, no entanto, que nada de Lus seja, realmente, de Lus, porque, afinal, todos ns construmos a ns mesmos. Lus s foi excepcional no auxlio que recebeu neste trabalho de construo (p.22).

You might also like