You are on page 1of 3

Pgina inicial > Revista Jurdica > Arepago

http://www.faimi.edu.br/v8/RevistaJuridica/RevAreo.htm

Pgina inicial | Fale conosco | Mapa do site | Intranet

Pgina Inicial Edies Expediente Histria do Arepago Normas de Publicao Fale Conosco
Pgina inicial Revista Jurdica Histria do Arepago

Revista @repago Jurdico - Histria do Arepago

O AREPAGO
Graduao Ps-graduao Mais...

O nome "arepago" a adaptao de areopagus (ou Areios Pagos, de " "), que significa algo como "Colina de Ares", em referncia ao deus da guerra grego. Na origem, tal referncia se deve ao fato de os membros do Arepagos, por serem aristocratas, cumprirem em geral a funo de guerreiros de elite em tempos blicos, responsveis pela proteo da cidade, e, por conseqncia, da cultura e da tradio do povo. No perodo democrtico de Atenas, era no Arepago que funcionava um clebre Tribunal, que era constitudo por arcontes. Esse Tribunal era responsvel pelos julgamentos dos crimes mais graves homicdio premeditado, envenenamento e incndio, entre outros). Solon (594 a.C) aumentou consideravelmente as suas atribuies, e os areopagitas foram chamados a punir o roubo, a impiedade, a imoralidade; a reprimir o luxo, a preguia, a mendicncia; a velar pela educao das crianas e at penetrar no lar domstico para dele banir a discrdia e assegurar-se da legitimidade dos meios de vida de cada cidado. Esse Tribunal Supremo foi ao mesmo tempo o principal corpo poltico de Atenas, no contando seno magistrados virtuosos, animados dum grande esprito de sabedoria, de imparcialidade e de equidade, o que lhe valeu imensa reputao. Foi ele que condenou Demosthenes (324 a.C); foi diante dele que Eschylo, seguindo nisso a tradio, fez comparecer Orestes, acusado de assassnio de sua me Clytemnestra, e advogando a sua causa diante de Atena. A processualidade nesse tribunal era de rigorosa simplicidade. A reunio era ao ar livre e noite. Assim, o acusado no se intimidava com a sua imponente gravidade, e os juzes no eram influenciados pelas lgrimas e arrependimento. Afim de que os ouvidos fossem preservados como os olhos, nenhum artifcio oratrio era permitido para enternecer ou comover. A princpio, os acusados defendiam a prpria causa. Mais tarde, e para suprir a insuficincia dos seus meios, foi-lhes permitido tomarem defensores, mas estes deviam limitar-se a expor simplesmente os fatos sem apelar para comiserao e a piedade. A integridade desse tribunal era tal que nunca, at a sua decadncia, foi suspeitada. Nunca um acusado murmurou contra as suas sentenas. Alcanou reputao de eqidade e sabedoria e, por isso, arepago passou a significar, figuradamente, assemblia ou corte de justia augusta, imparcial e soberana.

+ Informaes

Intranet WebMail

1 de 3

14/07/2013 18:01

Pgina inicial > Revista Jurdica > Arepago

http://www.faimi.edu.br/v8/RevistaJuridica/RevAreo.htm

O Supremo Tribunal Sagrado O arepago ocupava um lugar especial na geografia da cidade e no corao dos atenienses. Creditavam-lhe uma fundao divina. Ningum menos do que a deusa Atena, a deusa protetora da cidade, escolhera os seus primeiros juizes, "atados por um grande juramento" compondo "um augusto tribunal", tornado por ela perptuo. A razo lendria da formao daquela primeira corte de justia foi a necessidade de julgar Orestes pelo terrvel crime do matricdio. squilo, que venceu o concurso trgico de 458 a.C. com sua trilogia sobre o sangrento drama que quase dizimou a famlia dos tridas (A Orestia), deixou-nos descritos os prembulos que antecederam o lanamento mtico dos alicerces daquela instituio magnifica. Fra l , pois, que, por primeiro, o filho e vingador de Agamemnon defendeu-se, com sucesso, perante um jri de homens e deuses. Arepago

Atenas: O nome Arepago foi dado a uma montanha e ao conclio que l se reunia. A montanha na parte da frente da imagem, est localizada prximo a acrpolis, que pode ser vista atrs dela. De acordo com Atos 17:16-33, Paulo fez um discurso no Aerpago, chamando os atenienses da idolatria para o culto ao Deus verdadeiro.

Atenas. Arepago. Uma colina existente abaixo da Acrpole, onde se situava o Tribunal Supremo da Antiga Atenas (onde foi julgado Orestes). Local onde So Paulo fundou a primeira igreja crist. Na placa fixada na rocha est escrito o clebre discurso de Paulo aos cidados atenienses."

2 de 3

14/07/2013 18:01

Pgina inicial > Revista Jurdica > Arepago

http://www.faimi.edu.br/v8/RevistaJuridica/RevAreo.htm

3 de 3

14/07/2013 18:01

You might also like