You are on page 1of 16

APLICAES DA DERIVADA: MXIMOS E MNIMOS, TEOREMA DE LAGRANGE, MOVIMENTO RETILNEO E MTODO DDE NEWTON Idia inicial As idias preliminares

sobre o conceito de derivadas foram introduzidas primeiramente em problemas fsicos ligados ao estudo dos movimentos e aos poucos foram incorporados a outras reas do conhecimento. Nas Cincias Sociais, por exemplo, a Estatstica , hoje em dia, ferramenta extremamente til para qualquer profissional da rea. At para investir na bolsa de valores existem teorias matemticas que possibilitam maximizar o lucro auferido. Em Economia e Administrao o conceito de derivadas e utilizado principalmente no estudo de grficos de funes, determinao de mximos e mnimos e calculo de taxas de variaes de funes. Numa sociedade moderna em que a "eficincia" um dos objetivos maiores, maximizar benefcios e minimizar perdas essencial. Quando se fala em maximizar ou minimizar algo, invariavelmente, algum modelo matemtico deve entrar em jogo. Maximizar benefcios pode significar utilizar de maneira tima os recursos de um hospital de tal jeito que o maior nmero de pacientes possa ser beneficiado. A derivada pode ser interpretada como taxa de variao, assim a derivada pode representar conceitos como taxa de crescimento populacional, custo marginal do produtor, taxa de inflao ou taxa com o qual os recursos naturais esto se esgotando.

Vimos, na seo anterior, que a derivada de uma funo pode ser interpretada como o coeficiente angular da reta tangente ao seu grfico. Nesta, vamos explorar este fato e desenvolver tcnicas para o uso de derivadas para auxiliar a construo de grficos. Esto includas, tambm, as aplicaes da derivada a problemas tpicos envolvendo mximos e mnimos, taxas de variao e clculo de limites, que tem aplicaes prticas nos mais diversos campos, como geometria, engenharia, fsica, biologia e economia. Na verdade, podemos resumir tudo isto dizendo que a derivada constitui uma ferramenta poderosa para o estudo e anlise de funes.
MXIMOS E MNIMOS: APLICAES

Dentre as importantes aplicaes de mximos e mnimos destacamos os problemas que tm na sua estrutura o valor mximo ou mnimo de algumas variveis tais como rea, volume, fora, potncia, tempo, lucro ou custo. Na prtica, estes problemas so bastante abrangentes, que vo desde problemas geomtricos, at problemas que dizem respeito fsica, engenharia, biologia, negcios e economia.

DEFINIO

. Considerando uma funo f dada por

y = f(x), continua e definida num intervalo I e x0 um elemento desse intervalo, representada no grfico. y

f(x)

f(x0)
x

x0

x
ou

. Se varivel x for acrescentado


y = f(x) Ento f(x0) +

x a partir do ponto x0, teremos: x0 + x =x y a partir de f(x0). logo, funo f(x) tambm ser acrescentado
ou
y = f(x) f(x0)

x = x - x0 ,

. Chamamos de razo incremental da funo f(x), a partir de x0, a razo entre esses acrscimos

x e

f ( x) f ( x0 ) y = . x x x0

. Dizemos que a funo f(x) derivvel no ponto x0, se o limite da razo incremental
x x0

lim

f ( x) f ( x 0 ) x x0

ou

x x0

lim

y existir e for finito. x

. O valor desse limite denominado derivada da funo f(x) no ponto de abscissa x0. . Nesse caso, a derivada da funo f(x) no ponto x0 ser determinada pelo valor desse limite e representado EXEMPLOS: a) Calcule a derivada da funo f(x) = x2 no ponto x0 = 3

lim por f(x0) = x x

f ( x) f ( x 0 ) x x0

b) Determine a derivada da funo f(x) = 2x3 1 no ponto x0 = -2

Valores crticos e Mximos e Mnimos relativos Os valores crticos para uma funo y = f(x) so valores de x, para os quais a funo definida e nos quais y = 0. 2

CLASSIFICAO DOS PONTOS EM QUE A DERIVADA NULA ( pontos crticos) 1. Critrio da Primeira Derivada Consideremos a funo f(x) , definida e derivvel num intervalo [a, b] , e seja x 0 razes de f(x). Isto f(x0 ) = 0.

[a, b] uma das

Para sabermos se em x0 temos pontos de mximo ou de mnimo relativo, vamos estudar o sinal de f(x) numa vizinhana V conveniente de x0 : X0 abscissa do ponto mximo relativo se, para todo x

V, tivermos:

x < x0 f ' ( x ) > 0 ' x > x f ( x) < 0 0

Obs: concavidade para baixo

X0 abscissa do ponto de mnimo relativo se, para todo x

V, tivermos:

x < x0 f ' ( x ) < 0 ' x > x f ( x) > 0 0

Obs: concavidade para cima

X0 no extremante da f(x) se, para todo x

V, tivermos:

x < x0 f ' ( x ) > 0 ' x > x f ( x) > 0 0

ou

x < x0 f ' ( x) < 0 ' x > x f ( x) < 0 0

Nesse caso dizemos que x0 a abscissa de um ponto de inflexo horizontal de f(x) e que f(x 0) no extremo da funo. ObS: PONTOS DE INFLEXO - So pontos que no so considerados nem mximos nem mnimos. - quando a derivada se anula no ponto mas no muda de sinal; - so pontos onde a concavidade muda de sentido; - as setas indicam a concavidade da curva ( fazer ex. ) RESUMINDO: 1. Dada a funo f(x), calcula-se f(x); 2 resolve-se a equao f (x) = 0 ; 3 Sendo x0 uma das razes de f (x), estuda-se o sinal de f(x) em x 0: - Se passar de positiva a negativa, h ponto de mximo; - se passar de negativo a positivo, h ponto de mnimo; - nos demais casos h inflexo.
EXEMPLOS:

1) Estudar no que se refere a mximo e mnimo, a funo y = x2 2) Dada a funo f(x) = x3 3x , determinar e classificar os pontos mximos e ou mnimos.

2. Critrio da 2 Derivada 4

Esse critrio possivelmente o mais til para mximos e mnimos Se uma funo f tem 2 derivada f , podemos usar f para determinar os intervalos de concavidade da funo. Obs: f mede a taxa de variao da inclinao f (x), da reta tangente ao grfico de f no ponto ( x, f(x) ). A relao entre concavidade e coeficiente angular da tangente determina uma caracterizao simples de concavidade em termos de sinal da derivada segunda. Supor que a derivada segunda f seja positiva num intervalo . Logo , a derivada primeira f crescente no intervalo. Mas f o coeficiente angular da tangente, portanto crescente e a curva do grfico de f tem concavidade para cima no intervalo. Por outro lado, se f negativo no intervalo, ento f decrescente. Logo, o coeficiente angular da tangente decrescente e a curva do grfico de f tem concavidade para baixo no intervalo.
SIGNIFICADO GEOMTRICO DA DERIVADA se f(x) > 0, quando a < x < b

f tem concavidade para cima em a < x < b

- se f (x) < 0, quando a < x < b

f tem concavidade para baixo em a < x < b.

CONCLUSO Dada uma funo f(x) contnua e cuja f (x) tambm derivvel no intervalo I = ] a, b [ . Se x0

I , tal que f (x0) = 0, ento:

- se f (x0) < 0

x0 ponto mximo relativo de f(x);

- se f (x0) > 0 x0 ponto de mnimo relativo de f(x). Se ocorrer tambm que a derivada segunda se anula pra x = x 0, isto , f(x0) = 0, no podemos afirmar que x0 abscissa de um ponto de mximo, de mnimo ou de inflexo. Nesse caso usamos o primeiro critrio.

RESUMINDO: 1. Encontra-se os valores crticos resolvendo f (x) = 0 ; 2. Para um valor crtico x = x0: a) F(x) possui um valor mximo ( concavidade p/ baixo) se f (x0) < 0; b) F(x) possui valor mnimo concavidade p/ cima ) se f (x0) > 0 Obs: O teste inconcludente se f(x0) = 0 ou se torna infinita, nesse caso, o teste da derivada primeira tem que ser usado.

EXERCCIO: 1) Determinar os pontos de mximo ou de mnimo relativos da funo f(x) = 3x 4 12x2 + 5, definida em R, usando o critrio da segunda derivada. f(x) = 12x3 24x f (x) = 36x2 - 24 subst as razes de f(x) na segunda derivada xi = 0 ; x2 = para x = 0 para x =
2 e x3 = 2

f (0) = -24 < 0

abscissa de ponto mximo

( 0, 5 )

f ( 2 ) = 48 > 0 f(2 ) = 48 >

abscissa de ponto mnimo abscissa de ponto mnimo

( 2,-7) (- 2 , -7 )

para x = - 2 2)

Testes para mximos e mnimos de y=f(x) Mtodo da Primeira Derivada: a) Achar f'(x) e os valores crticos. b) Fazer x crescer passando pelos valores crticos. Para um valor crtico x = x0, f (x) passa por um mximo [ = f (x0)] se f' (x) passar de + para ; f (x) passa por um mnimo [ = f (x0)] se f' (x) passar de para +; f (x) no passa por mximo nem mnimo se f' (x) no trocar de sinal
6

Mtodo da Segunda Derivada. a) Achar f'(x) e os valores crticos. b) Achar a segunda derivada f"(x). c) Para um valor crtico x = x0 f(x) passa por um mximo [= f(x0)] se f"(x0) < 0 f(x) passa por um mnimo [= f(x0)] se f"(x0) > 0 O teste falha se f"(x) = 0 em x = x0 ou se torna infinita.
EXEMPLOS:

1) Dividir o nmero 120 em duas partes tais que o produto P de uma pelo quadrado da outra, seja mximo. Soluo: Seja x uma parte; a outra ser (120 x). Ento P = (120 x) x 2 Os valores crticos so x = 0 e x = 80. O valor crtico x = 0 excludo sem dificuldade. As partes procuradas so x = 80 e x = 120 x = 40.

Lista 01 13. Determinar os possveis pontos mximos ou mnimos das funes ( pontos crticos ):

a) f(x) = x2 3x

b) y = 2x3 + 3x2 +_ 1

c) f(x) = ( x 1)2 + 3

14. Dadas as funes abaixo, determinar os pontos crticos, classific-los como ponto mximo ou mnimo e determinar os pontos ( x0, f(x0) ) , tal que f(x0) = 0:

a) y = 1 x2

b) y = 3x2 4x + 2

15. Um determinado produto tem preo de produo de R$ 4,00. Ao vende-lo a x reais o fabricante espera vender ( 30 2x ) unidades. A que preo deve ser vendido o produto para que haja lucro mximo?
Gasto produo: 4(30 2x) ----------- 120 8x --------- -2x2 + 30x

Valor apurado na venda: x( 30-2x)

Lucro: l(x) = ( -2x2 + 30x) ( 120 8x ) ------------ l(x) = -2x2 + 38x 120 L (x) = -4x + 38 -------4x + 38 = 0 --------x = 19/2 = 9,5 Portanbto, o produto deve ser vendido a R$ 9,50

Lista de mat Apl I:

12. P = 130 + 2 em funo

x 2 a funo que d, em milhes de habitantes, a populao de um pais

do tempo x em anos, a partir de hoje. A derivada da funo populao a funo crescimento populacional que d o crescimento da populao por ano, nesse pais, a partir de hoje.

a) determinar a funo crescimento populacional;

b) quantos habitantes ter esse pais daqui a quatro anos?

c) quanto a populao estar crescendo por ano daqui a exatamente quatro anos?

13. Determinar os possveis pontos mximos ou mnimos das funes ( pontos crticos ):

a) f(x) = x2 3x

b) y = 2x3 + 3x2 +_ 1

c) f(x) = ( x 1) 2 + 3

14. Dadas as funes abaixo, determinar os pontos crticos, classific-los como ponto mximo ou mnimo e determinar os pontos ( x0, f(x0) ) , tal que f(x0) = 0:

a) y = 1 x2

b) y = 3x 2 4x + 2

15. Um determinado produto tem preo de produo de R$ 4,00. Ao vende-lo a x reais o fabricante espera vender ( 30 2x ) unidades. A que preo deve ser vendido o produto para que haja lucro mximo? 8

16. Um sitiante plantou 30 abacateiros e cada rvore produz 100 abacates em mdia. Pretendendo aumentar o nmero de arvores o sitiante sabe que cada arvore nova plantada far diminuir em 2 abacates o nmero mdio produzido pelas rvores. Quantas rvores dever plantar para obter o nmero mximo de abacates?

Teorema de Rolle Seja f uma funo que satisfaz as seguintes hiptese: i) f continua em [a,b] ii) f derivvel em (a,b) iii) f (a) = f (b) Ento existe um nmero c (a,b) tal que f '(c) = 0 . TEOREMA DE LAGRANGE ( Teorema do Valor Mdio)
Seja f(x) contnua em um intervalo fechado [a, b]. Se f(x) for derivvel no intervalo aberto (a, b), ento existe pelo menos um ponto x0 , entre a e b tal que
f (b) f ( a ) = f ' ( x0 ) b a

Geometricamebte isto significa que se A e B so pontos de uma curva contnua que possui tangente em todo ponto intermedirio, ento existe pelo menos um ponto da curva entre A e B no, quel a reta tangente tem coeficiente angular igual ao da reta AB.

H) f(x) continua em [a,b] f(x) derivvel em (a,b) T) Existe c pertencente a (a,b) / f'(c)=

f (b) f ( a ) b a

...............................................................................

Exemplo;

.....................................................................................................................................

Demostracin: Definamos uma funo auxiliar g(x) = f(x) + h(x), h pertencente a R. g continua em [a,b] por ser uma de funo continua, g derivvel em (a,b) por ser uma de funo derivvel. Queremos que g(a) seja igual a g(b) para aplicar o teorema de Rolle => f(a) + ha = f(b) + hb => f(a) - f(b) = hb - ha = h(b - a) f(a) - f(b) => h = ----------b - a => pelo teorema. de Rolle, existe c pertencente a (a,b) / g'(c) = 0 g'(x) = f'(x) + h f(b) - f(a) g'(c) = f'(c) + h = 0 => f'(c) = ----------b a ........................................................... Dem 2

10

Para compreender o significado do Teorema do Valor Mdio faremos uma analogia com a seguinte situao: Se a mdia de velocidade, em uma viagem de carro de uma cidade a outra, de 80Km/h, ento em algum momento da viagem o velocmetro do carro deve ter marcado 80Km/h. Fazendo uma leitura em termos matemticos, seja a posio do carro em cada instante . Se a viagem comea em (horas) e termina em (horas), a velocidade mdia dada por .... . (TVM) A afirmao de que em algum momento da viagem a velocidade instantnea deve ser igual a velocidade mdia, significa que em algum tempo tem-se ................

Considere por exemplo,ol caso donde x es el tiempo y f(x) la distancia de un automvil desde su punto de partida a lo largo de cierto camino. Entonces (f(b) - f(a))/(b - a) es la velocidad promedio del automvil en el perodo b - a. (Recordar que velocidad = distancia/tiempo) Por lo tanto f'(a)=limx->a (f(x) - f(a))/(x - a) es la velocidad del auto en el tiempo a. Si por ejemplo el auto ha recorrido 200km. en 2 hs., la velocidad promedio fue de 100km. por hora. Por el teorema de Lagrange podemos decir que, al menos en un momento durante esas dos horas, el auto tuvo una velocidad de exactamente 100km/h.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

MOVIMENTO RETILNEO ( lagrange, novo Pag 97 ) o movimento de um corpo em linha reta. Quando estudamos o movimento retilineo, podemos supor que o corpo est se movendo ao longo de um dos eixos de um sistema de coordenadas. Se a funo s(t) representa a posio do corpo no instante t, a taxa de s(t) com t a velocidade v(t); a taxa de varialo de v(t) a acelerao a(t). Em outras palavras, v(t) = s(t) e a(t) = v(t).

Dizemos que umc orpo est avancando( movendo-se para frente) quando v(t) > 0 e recuando ( movendo-se pra tras ) quando v(t) < 0. Quando v(t) = 0, o corpo no est avanando e nem recuando e dizemos que est estacionrio. Finalmente, dizemos que um corpo esdt acelerendo quando a(t) > 0 e deszacelerando quando a(t) < 0. Resumindo: Movimento retilneo Se a posio no instante t de um corpo que se move em linha reta dada por s(t), o corpo tem uma Velocidade v(t) = s(t) =
ds dt

11

Acelerao a(t) = v (t) =

dv dt

Se a posio medida em metros e o tempo em segundos, a velocidade medida em metros ppor segundo ( m/s) e a acelerao em metro por segundo ao,quadrado ( m/s2).

EXEMPLOS: 1) Um corpo se move em linha reta de tal forma que sua posio no instante t dada por s(t) = t3 6.t2 + 9t + 5. a) determinar a velocidade docorpo e discuta seu movimento entre os instantes t = 0 e t = 4. b) determinar a distancia percorrida pelo corpo entre nosd instantes t = 0 e t = 4. c) determinar a acelerao do corpo e os intervalos de tempo nos quais est acelerando e desacelerando entre os instantes t = 0 e t = 4.

ds = 3t2 12t + 9 . O corpo est estacionrio quando v(t) = dt 3t2 12t + 9 = 3(t 1)(t 3) = 0. Into , nos instantes t = 1 e t = 3. Em todos os outros instantes, o corpo est avanando ou recuando de acordo com a tabela: intervalo Sinal de v(t) Descrio do movimento 0<t <1 + Avano de s(0) = 5 para s(1) = 9 1 < t < 3 Recua de s(1) = 9 para s(3) = 5 3 <t < 4 + Avano de s(3) = 5 para s(4) = 9 b) O corpo se desloca para a frente de s(0) = 5 at s(1) = 9, volta para s(3) n= 5, mfinalmente, se desloca para frente ate s(4) = = 9. Assim, a distancia total percorrida :

a) A velocidade dada por v(t) =

9 +9 5 = 12 D = 9 5 + 5

0 < t<1

1 <t < 3

3<t4

dv = 6t 12 = 6(t 2) dt d) O corpo est acelerando [a(t) > 0 ] no intervalo 2 < t < 4 e desacelerando [a(t) < 0] no intervalo 0 < t < 0.

c) A acelerao do corpo dada por: a(t) =

2) Movimento de um projtil Uma pessoa que est no alto de um edifcio de 3 metros de altura lana uma bola verticamente para cima com uma velocidade inicial de 29 m/s. a) Determine a altura e velocidader da bola no instante t; b) em que instante a bola chega ao cho e qual a velocidade no momento do impacto? 12

c) qual a distncia total percorrida pela bola?

a) como g = 9,8, v0 = 29 e h0 = 34, a naltura da bola em mrelao ao solo no instante t dada por H(t) = - 4,9t2 + 29t + 34 metros. A velocidade no instante t v(t) =
dH = -9,8t + 29 m/s. dt

b) no instante em que a bola chega ao chao, H = 0. Resolvendo a equao -4,9t2 + 29t + 34 = 0, verificamos que isto ocorre para t = 7 e para t = -1. Desprezando o tempo negativo, que no faz sentido neste contexto, chegamos concluso de que o impacto ocorre no instante t = 7s e que aa velocidade no momento do impacto v(7) = -9,8(7) + 29 = -39,6. ( o sinal negativo significa que a bola est descendo no momento do impacto). c) a velocidade nula quando v(t) = -9,8t + 29 = 0, o que acontece no instante t = 3s. Para t < 3, a ve.locidade positiva e a bola est subindo; Para t > 3, a velocidade negativa e a bola est descendo. Assim, a bola atringe o mponto mais alto da trjetria no instante t = 3 s. d) a bola lanada de uma altura H(0) = 34 metros e atinge uma altura mxima H(3) = 76,9 metros antes de cair. Assim Distncia total = ( 76,9 34) + 76,9 = 119,8 metros

MTODO DE NEWTON

Mtodo de Newton
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_de_Newton

As trs primeiras iteraes do mtodo de Newton.

13

Em anlise numrica, o mtodo de Newton (ou mtodo de Newton-Raphson) tem o objetivo de estimar as razes de uma funo. Para isso, toma-se um ponto qualquer da funo, calcula-se a equao da tangente (derivada) da funo nesse ponto, calcula-se o intercepto da tangente ao eixo das abcissas, calcula-se o valor da funo nesse ponto, e repete-se o processo, que deve tender a uma das razes da funo rapidamente, ou no tender a nada, deixando isso claro logo. Em notao matemtica representase desta forma:

, onde n indica a n-sima iterao do algoritmo e a derivada da funo f em xn.

Para que se obtenha sucesso na iterao deve-se primeiramente delimitar um intervalo, a fim de escolher um valor estimado inicial adequado, para que a convergncia de (xn) seja propcia. Para tanto existem apenas quatro condies a serem satisfeitas:

O intervalo delimitado deve conter a raiz de f; A funo f deve ser diferencivel em todo o intervalo; A primeira derivada no intervalo no deve trocar de sinal; A segunda derivada no intervalo no deve trocar de sinal.

Uma vez delimitado um intervalo que cumpra tais exigncias, escolhe-se para o valor-inicial o ponto mais esquerda se o produto da primeira pela segunda derivada for negativo, ou escolhe-se o ponto mais direita se ocorrer o contrrio, se o produto for positivo. Este considerado por muitos autores o melhor mtodo para encontrar sucessivas melhores aproximaes de raizes (ou zeros) de uma determinada funo real. A convergncia frequentemente rpida, em especial se a estimativa inicial (ou chute inicial) est "suficientemente prximo" da raiz da funo. O mtodo atribuido a Sir Isaac Newton (1643-1727) e Joseph Raphson (1648-1715). Em 1984, Allan J. Macleod num artigo da International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, mostrou que o mtodo iterativo de Newton-Raphson para equaes no lineares pode ser considerado um membro da famlia geral de um parmetro de mtodos de segunda ordem [1].
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Zero de Funes: Mtodo de Newton


O mtodo de Newton um dos mtodos iterativos mais gerais para resolver f(x) = 0. Comea-se a iterao com uma estimativa inicial x0 da soluo . Dada uma estimativa xi, o mtodo de Newton aproxima f(x) pela reta tangente ao ponto f(xi). O zero da reta tangente (isto , o ponto onde esta reta intersecta o eixo das abscissas) tomado como nova estimativa de . Veja na Figura 1 uma ilustrao desse mtodo. Para derivar as frmulas usadas pelo mtodo, vamos expandir f(x) por uma srie de Taylor ao redor do ponto xi:

14

A linha tangente dada pelos dois primeiros termos da srie

Igualando

a zero temos: (3)

Para a nossa funo f(x) definida por (2), temos que a sua derivada f (x) : (4) Observamos que para calcular cada nova estimativa s precisamos da estimativa imediatamente anterior. Ou seja, so suficientes duas variveis para fazer isso (no precisa ir armazenando todas as estimativas x0, x1, x2, ...). Um algoritmo possvel o seguinte (note que basicamente s temos x0 e x1): 1. Comece com e um valor inicial x0; 2. Calcule xi+1 usando (3), (2) e (4). 3. Se 4. Se ento pare. ento pare.

5. Faa xi = xi + 1 e retorne ao passo 2. Para a implementao do programa, voc pode assumir que as tolerncias tol1e tol2sejam tol1 = tol2 = 0,0001 , e como valor inicial adote x0 = 0,10 ( = 10% ).

Obs: 1) FUNO CONTINUA * Diz-se que a funo f contnua no ponto a se e s se existir o limite de f quando x tende para a e o valor desse limite coincide com o valor da funo no ponto a. 15

16

You might also like