You are on page 1of 169

APOSTILA

APOSTILA

POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA TEOLOGIA Sem dogmatizar, podemos afianar que o intelecto humano no se contenta com uma simples acumulao de fatos: invariavelmente, busca uma unificao e sistematizao de todo seu conhecimento de forma organizada, metdica, estrutural e inteligente. isto que desejamos fazer. 1 - Deus existe e tem relaes com o mundo. "No princpio criou Deus os cus e a terra" (Gn. 1:1). 2 - O homem feito imagem de Deus capaz de receber e compreender aquilo que Deus revela. "E disse Deus; Faamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhana: domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos cus, e sobre o gado e sobre toda a terra. E criou o homem sua imagem: imagem de Deus o criou: macho e fmea os criou" (Gn. 1:26-27). 3 - Deus tem se revelado. "Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a ns falou-nos, nestes ltimos dias, pelo Filho" (Heb. 1:1). DIVISO DA TEOLOGIA 1 - TEOLOGIA SISTEMTICA - aquela que se ocupa com a sistematizao ou metodizao ou ainda com a didtica das coisas que de Deus se pode conhecer; 2 - TEOLOGIA BBLICA - aquela que se ocupa dos materiais encontrados na Bblia. mais fundamentalista. Bibliocentrista, verbocentrista ou logocentrista, rhemacentrista ou ainda teocentrista. 3 - TEOLOGIA HISTRICA - Esta se preocupa com o conhecimento histrico ou com a histrica do cristianismo at os dias de hoje (cuidado com as obras da ASTE). 4 - TEOLOGIA PRTICA - aquela que tem por objeto precpou ou principal a teologia pastoral, casamento, ceia, batismo, funerais. a dos rituais ou cerimoniais. 5 - TEOLOGIA EXEGTICA - aquela que busca "sacar", "extrair", "dissecar", "escarafunchar", "garimpar" os textos sagrados, ou extrair o mximo daquilo do que de Deus se pode conhecer. 6 - TEOLOGIA DOGMTICA - aquela que se prende aos princpios de cada Igreja ou aos dogmas destas ou ainda com as doutrinas ou finalmente com o radicalismo de cada princpio religioso. aquilo que imexvel. 7 - TEOLOGIA EMPRICA - aquela, que se fundamenta no princpio da experimentao ou provas, que se baseia do ttil ou factvel. 8 - TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO - a teologia das genes, das origens, do Velho Pacto ou Concerto. De Ado a Malaquias, segundo as lnguas (hebraico e aramaico); costumes, rituais e cerimoniais, leis, normas consuetudinrias etc. Conhecida como Verotestamentria. 9 - TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO - aquela que se prende ao novo Pacto ou a nova Aliana conhecida como Neotestamentria. 10 - TEOLOGIA DIALTICA - aquela dos pensadores, filsofos, "telogos" com: Barth, Brunner, Gogarten, Tillic. a dos racionalistas, muitas vezes, ateus prticos.

BBLIAOGOGIA - A DOUTRINA DAS ESCRITURAS


"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homens, mas os homens da parte de Deus falaram movido pelo Esprito Santo" (II Ped. 1:21). A palavra Bblia vem do grego "bibloi", indicando "livros". De fato, a Bblia uma biblioteca, sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Escrita por um espao de 1600 anos, com a participao de profetas, reis, boiadeiro, pescadores, doutores etc, num total de 40 personagens. O V.T. foi escrito na lngua hebraica e o N. T. na lngua grega, sendo que 300 anos a.C. setenta judeus. sbios

da Alexandria traduziram o V.T, do hebraico para o grego. Chamado Septuaginta. bom lembrar que por influncia de outros povos, alguns textos aparecem em aramaico. Mais tarde surgiu a Vulgata (latim). Por volta de 1780, apareceu, graas ao padre Antnio F. Figueiredo, a traduo em portugus. A verso que temos hoje do pastor Joo Ferreira de Almeida. QUEM DE FATO ESCREVEU A BBLIA a) Negativamente: No foram os anjos bons, porque, certamente no diriam que os homens ho de julgar os anjos (I Cor. 6:3). No foram os anjos maus, porque eles no descreveriam o seu triste fim. No foram os homens bons, porque a Bblia diz que no h um justo e diz mais: "Todos pecaram..." (Rom. 3:23). No foram os homens maus, porque, evidentemente no falariam eles: "Assim diz o Senhor..." S o profeta Isaas faz meno desta assertiva 80 vezes. b) Afirmativamente: Deus inspirou homens especiais conforme evidncias internas e externas. A prpria Bblia fala da autoria divina (Is. 40; II Tim. 3:16; Heb. 1:11; II Ped. 1:19-21). O imperador Diocleciano no seu despotismo disse: "Extincto nmine Christianorum" (Extinguiu-se o nome de cristos). Os crentes foram torturados e consumidos pelo fogo, entretanto, anos depois, Constantino retirou os smbolos pagos das bandeiras do Imprio e colocou os smbolos da cruz de Cristo. Voltaire, smbolo do cinismo e ceticismo francs, dizia que em poucos anos varreria da terra os cristos. Ele morreu, e na casa onde ele morou, est hoje a Sociedade Bblica Francesa.

A INSPIRAO DAS ESCRITURAS


bom saber que vamos encontrar na Bblia inspirao e revelao, tendo quase o mesmo sentido. Entretanto, REVELAO, significa etimologicamente "TIRAR O VU", revelar, desvendar, descobrir. Figura mais prxima do apocalipse. Enquanto a inspirao Deus soprando, como numa flauta para produzir sons. Na Revelao, Deus se utiliza do material j existente - revelo, enquanto na INSPIRAO, Deus parte do "ex-nihil" ou nada, para torn-lo existente. A inspirao pode ser: a) Plenria - Tudo veio de Deus, por inspirao. Os autores estiveram sob a gide do Esprito Santo; b) Verbal - teoria do ditado - Deus teria ditado ou como escrito est: "Assim diz o Senhor...""."". c) Parcial - Autores h que receberam e outros no receberam. Da a idia de que a Bblia contm a Palavra de Deus.

INERRNCIA BBLICA 1) 0 texto de Marcos 16:16-20 discutvel para muitos estudiosos. Entretanto, se sendo discutvel faz to bem, imaginemos confirmada a sua veracidade! 2) O texto de xodo 14, na travessia do mar vermelho tambm discutvel. Pois dizem que o mar naquele lugar tinha apenas 30 cms de gua. Ento o milagre foi maior, pois Fara e seu exrcito morreram afogados em pouca gua; 3) A mulher de Caim. Pensam coisas imorais. Prova desconhecimento Bblico de (Gnesis 5:4); 4) Moiss foi educado em toda "sofia" egpcia (At. 7:22) e fez afirmaes totalmente contrrias as que aprenderam no Egito, como:

a) Os egpcios acreditavam que o sol recebia reflexo de luz da terra. Moiss disse: "O sol ilumina aterra..." (Gn. 1:16).
b) Os egpcios diziam que a terra era quadrada. J que precedeu a Moiss disse que a terra era redonda (J 1:7). c) Os egpcios diziam que o homem veio do lodo das cheias do Egito, rio sagrado. Moiss disse que Deus fez o homem (Gn. 1:26,27 e Gn. 2:7). d) Os egpcios diziam que o mundo estava sobre cinco grandes colunas. J diz o mundo est sobre o nada (J 26:7).

TEOLOGIA - A DOUTRINA DE DEUS


Deus existe. Deus . Deus o que . Deus auto-existente. Deus o nico independente. Deus auto Criado. Deus a Se. Deus no carece de provas para a sua existncia. Ele existe por Si mesmo. Alis, o maior no tem que provar nada para o menor. O menor que tem de buscar as provas. a lei de causa e efeito. Deus fez todas as coisas. Todas as coisas foram criadas por Deus e sem Deus nada que foi feito se fez. Deus fez o grande relgio do universo e deu corda e este trabalha at hoje. Se tivssemos que provar a existncia de Deus seria at fcil. Difcil, provar a sua inexistncia. Fcil aceitar que Ele existe. Trabalhoso querer provar que Ele no existe. Se o sol inescondvel, imaginemos Deus!

O QUE A BBLIA DIZ SOBRE DEUS El, Elohim e Eloah ou Elyon (hebraico), Theos (grego) e Deus (latim e portugus). 1. 2. 4. No princpio criou (El) Deus os cus e a terra (Gn. 1:1); Faamos (Elohim) o homem nossa imagem e conforme a nossa semelhana (Gn. 1:26); 3. Bendito seja Abro do Deus (Eloah) Altssimo; No princpio era o verbo e o verbo estava com (Theos) Deus... (Joo 1:1);

EXPRESSES COMPOSTAS OU COMBINADAS PARA DEUS El-Shaddai - O que satisfaz ou "Todo Poderoso"(Is. 43:13); 1. El-Elyon - O mais alto ou sublime (Is. 57:17); Jeov2. Rapha - O Senhor que sara (Ex. 15:26); Jeov 3. Shalom -0 Senhor a paz (Juizes 6:24); 4. Jeov-Nissi - O Senhor nossa Bandeira (Ex. 17:15); 5. Jeov Raah - O Senhor meu pastor (Sal. 23:1); Joev-Shammah - O Senhor est aqui ou est presente (Ez. 48:35); 6. Jeov-Tsidkenu - O Senhor nossa justia (Jer. 23:6); 7. Jeov-Jireh - O Senhor prover (Gn. 22:13,14); 8. Emanuel - E cham-lo-o pelo nome Emanuel... (Mat. 1:23). 9. 10. O QUE OS HOMENS SBIOS DISSERAM DE DEUS Aristteles - "Deus a primeira causa de todo ser". Plato 1. " a mente eterna". 2. Emanuel Kant - " a moral do mundo, a Ele tudo est sujeito". 3. Strong - "Deus Esprito infinito e perfeito em quem todas as coisas tem sua fonte, apoio e fim'. 4. Langston - "Deus esprito pessoal, perfeitamente bom que em santo amor criou e governa todas as coisas". Hegel - "Deus o Senhor das estrelas e o Esprito dos espritos". 5. Von Braun - "Crebro das conquistas espaciais". (Salmo 8) 6. 7. Importante: "No precisamos tanto saber o que os sbios dizem de Deus, mas o que Deus diz de todos os homem". A UNIVERSALIDADE DA CRENA EM DEUS Argumento teolgico - "O que fez o ouvido, acaso no ouviria?" (Sal. 94:9); 1. Argumento cosmolgico - "A ordem do universo, suas leis inexorveis e a inesplicabilidade deste revela que um 2. ser muito inteligente o fez". Argumento antropolgico - "A anatomia do corpo humano e a composio deste provam a existncia de quem 3. maior do que o homem o fez. O homem um ser. O homem ser afetivo, volitivo, intelectivo ou cognoscvel. Isto capaz de amar e ser amado, ter vontade prpria e ter conhecimento do profundo". EM YHVH, temos o Senhor por ns (Is. 64:4); EM EMANUEL, temos o Senhor conosco (Mat. 1:23); NO ESPRITO SANTO, temos Deus em ns (Joo 14:17); A EXISTNCIA DE DEUS Todo cristo aceita a verdade da existncia de Deus. A Bblia diz:... " necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que galardoador dos que o buscam" (Heb. 11:6). Esta uma crena universal dos cristos. No uma crena cega, inconseqente e incoerente, mas lgica e inteligente. Entretanto, h correntes ideolgicas que se opem f, como: 1) O ATESMO PRTICO - Todo atesmo se ope f, portanto antibblico e anticristo. contra Deus e contra a Palavra do Senhor. H nos Estados Unidos da Amrica a mais nova organizao "Associao americana para o Progresso do Atesmo". Aprioristicamente, o seu fundador deve ser um ex-membro de Igreja evanglica, (no convertido). Diramos ainda um Judas contemporneo que roubando est do Senhor alguma coisa, s ainda no se esforou. "Diz o nscio ou insensato no seu corao: no h Deus" (Sal. 10:4). J ouvi um cognominado ateu dizer ao pressentir a morte: "Meu Deus!" Como diz o pastor Dr. Nilson do Amaral Fanini "O ateu cr que ele no cr, porque o dia que ele deixar de cr que ele no cr e passa cr que ele cr". O ateu um pseudo ou falso, enganando-se a si mesmo e tentando enganar a outros.

2) 0 PANTESMO PRTICO - Doutrina, segundo a qual, tudo que existe Deus, ou tudo que foi criado Deus. A

6. 7.

Santidade - Santo, Santo, Santo o Senhor (Is. 6:3; 1 Ped. 1:16). Este um dos principais atributos morais de Deus; Amor - God is love - Deus amor (1 Joo 4:8). A Bblia est cheia de provas ou fatos que evidenciam o amor de Deus. Haja vista, o gesto maior quando Ele deu o seu nico Filho para salvar-nos dos nossos pecados (Joo 3:16). Este tambm um dos principais atributos morais de Deus; Justia - Deus Justo (Jer. 23:6; Sal. 18:24-26; Mat. 5:48). Ela pode ser distributiva ou ato de fazer com que todos tenham os mesmos direitos e oportunidades, como... "O sol nasce...". Ela pode tambm ser retribuitiva ou ato de dar a cada um o que cada um justo fizer. Cu a quem optar por Cu e inferno, a quem por inferno optar. Ela ainda pode ser punitiva ou todo ato que castiga ou pune algum por erros cometidos (Gn.2:17; Rom. 1:32); Verdade - Muitos filsofos ainda perguntam como Pilatos; "Que a verdade?" (Joo 18:38). A Bblia diz que Deus a nica verdade absoluta (Joo 17:3; 1 Joo 5:20; Apoc. 6:10; Rom. 3:4; Heb. 6:18). O termo verdade conhecido no grego como algo genuno, tambm apresentado por alguns telogos como veracidade; Perfeio - Dizer que Deus perfeito quase redundante. Por perfeio queremos dizer que Deus em quantidade e qualidade a excelncia absoluta. (Sal.18:30; Mat. 5:48 e Rom. 12:2); Esprito pessoal - Deus substncia e essncia, conquanto seja imaterial e incorpreo algo concreto e pessoal. Alguns telogos chamam isto de espiritualidade de Deus. Deixemos que a Bblia no-Lo apresente como pessoa (Is. 65:2; Heb. 1:10; 1 Rs. 8:29; II Crn. 16:9 e Sal. 34:15). Como Esprito (Luc. 24:39; Joo 4:24; Ex. 33:20; Joo 1:18; Rom. 1:20); Oniscincia - Como pessoa, Deus conhece tudo. O Conhecimento de Deus no tem limite quanto ao tempo e espao ao visvel e invisvel (Sal. 139: Dan. 2:22,28; Col. 1:16); Onipotncia - Deus Todo-Poderoso ou El Shada. (Gn. 1:1; Is. 40:12-15; Dan. 3:17; 4:35; Is. 43:13; Mt. 19:26); Onipresena - Ele conquanto esteja acima de tudo e de tudo alm, pela sua transcendncia, est tambm presente, pela sua imanncia. bom no confundir isto com pantesmo (Gn. 28:15,16; Sal. 139:7-10; At. 7:48,49; Atos 17:28 e Ef. 1:23).

8.

9.

10. 11.

12. 13. 14.

A PROVIDNCIA DE DEUS
A palavra latina vem de preposio pr (antes) e vdeo (ver), o ver antes. Por providncia se entende o permanente exerccio da energia divina, pela qual o Criador preserva todas as suas criaturas, opera em tudo que se passa no mundo e dirige todas as coisas para o seu determinado fim. Providncia a contnua agncia de Deus, pela qual Ele faz com que todos os eventos do universo, cumpram o seu propsito original para o qual Ele o criou. A providncia, como est plasmada nas Escrituras Sagradas, pe fora qualquer pensamento epicurista de ontem ou de hoje, quando se diz: "Comamos e bebamos hoje porque amanh morreremos". Deus no permitiria que a sua criao, especialmente o homem, ficasse a merc de algo to finito e obscurantista. A providncia exclui tambm a idia estoicista de que o mundo governado pelo destino. Esta idia no tem base bblica nem apoio em pensamentos teolgicos de respeito. Finalmente, a providncia descarta qualquer possibilidade desta quando afirma que Deus criou o que os deuses criaram, mas entregou as coisas criadas ao acaso ou ao "Deus dar". A Bblia diz que Deus criou e sustenta todas as coisas (Heb. 1:3). verdade que Deus embora no dando causa a todas as coisas ou fatos, Ele tem o controle de tudo e nada escapa a sua percepo e at, pela sua soberania poderia dirigir tudo para fins mais nobres. Entretanto, Ele permite que certas coisas aconteam para que no seja tirada do homem a sua liberdade, enquanto ser livre e responsvel. NO PLANO FSICO TEMOS: a) O seu reino domina sobre tudo (Sal. 103:19); b) Mas trovejou o Senhor naquele dia... (1 Sam. 7:10); c) ele quem remove os montes... quem move a terra para fora do seu lugar... quem fala ao sol este no sai e sela as estrelas (J 9:5-7);

d ) P e l o s o p r o d e D e u s s e d g e a d a . . . ( J 3 7 : 1 0 ) ; e ) q u e m f a z c r

escer a relva para os animais e as plantas para o servio do homem (Sal. 104:14); f) O Ele faz nascer o sol sobre os maus e os bons... (Mat. 5:45);

g) Contudo no deixar ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos dos cus 6

chuvas e estaes frutferas (Atos 14:17);


NO PLANO HUMANO TEMOS: a) Porque no do Oriente, no do Ocidente, nem do deserto que vem o auxlio. Deus o juiz: a um abate, a outro exalta" (Sal. 75:6,7); b) O Senhor fez com que o seu povo encontrasse favor da parte dos egpcios (xodo 12:36); c) Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glria (Sal. 73:24); d) Ele determina at onde o mal pode ir, ou at onde o Diabo pode atuar, "Disse Deus a Satans: Eis que tudo quanto ele tem est em teu poder, somente contra ele no estendes a tua mo" (J 1:12 e 2:6); outrossim, Deus diz: "Deus fiel e no permitir que sejais tentados alm das vossas foras, pelo contrrio, juntamente com a tentao, vos prover livramento, de sorte que possais suportar (1 Cor. 10:13). Finalmente, a providncia, visa mostrar o cuidado do Senhor para com todas as coisas criadas especialmente para com o homem e mui particularmente com os salvos, conforme escrito est na Palavra de Deus. "... Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados pelo seu decreto" (Rom. 8:28). Portanto, rejeitemos qualquer idia pantesta, materialista, desta, epicurista, estoicista, fatalista, determinista, naturalista, pessimista, mecanicista, humanista, sectarista, probabilista, dualista, idealista, evolucionista, agnosticista, positivista, existencialista, pragmatista, ceticista ou diabolista.

A TRINDADE E A TRIUNIDADE
A doutrina da trindade no se revela por filosofia, nem por analogia, nem ainda por cincia. somente por revelao de Deus. O termo trindade usado geralmente para exprimir duas idias distintas: A trplice manifestao de Deus e outra ao seu modo truno de existir. Portanto a trindade a trplice manifestao de Deus, ou seja: no Pai, no Filho e no Esprito Santo, enquanto a triunidade a trplice maneira de Deus existir, ou seja, dos trs em um. E o anverso. Na trindade temos um em trs e na triunidade temos trs em um. E a maneira mais simples de se estudar a matria. A doutrina da trindade no uma verdade da teologia natural, mas da revelao bblica (STRONG); A doutrina da trindade ou a palavra trindade no ocorre na Bblia, mas h na Bblia aquele que se manifestou no Pai, no Filho e no Esprito Santo, ou seja: o Pai criou, o Filho redimiu e o Esprito Santo santificou. A doutrina da trindade um grande mistrio. Para algumas pessoas ela no existe inveno dos telogos. Entretanto, este quebra-cabea intelectual pode nos ajudar na compreenso do tremendum ministerium. Esta idia presente est no Velho e no Novo Testamentos (Gn.1:26,27; Sal. 139; Isaas 6:9; Joo 6:27; 1:1; 14:10; 14:23; 14:6; 16:13). Usaremos aqui duas figuras que podero ajudar-nos a compreender este mistrio: nico e uno. No h outros deuses. Entretanto, Deus pode ser visto em trs dimenses; como a gua pode ser vista em trs estados: lquido, slido e gasoso. Ainda podemos ver o pastor de nossa igreja em trs dimenses; para as ovelhas ele o pastor, para os seus filhos ele o pai e para ns alunos, ele o professor. A natureza prdiga em exemplos frisantes e eloqentes sobre manifestaes, como por exemplo, o sol o nico no sistema solar, mas oferece luz e calor ao mesmo tempo. Nem, portanto, se diz que est se vendo ou sentindo dois sis. A eletricidade tambm uma, mas pode se constatar luz e calor ao mesmo tempo ou em momentos diferentes e nem por isso se diz, duas eletricidades. Mas uma s em manifestaes distintas. Isto pelo fato, mas se manifesta de formas distintas e, no caso, trplice, conforme revelaes da prpria Palavra de Deus. Assim tambm Deus um, mas pode ser visto no Pai, especialmente no Velho Testamento ou Velha Aliana. Pode tambm ser visto no filho ou na Nova Aliana e pode ser visto no Esprito Santo, o parcleto de Deus ou nas consolaes do Senhor a ns crentes. O vocbulo "trindade" foi pela primeira vez usado por Tertuliano no final da dcada II, mas no encontrou lugar na Igreja formal do sculo IV d.C. Nas pginas das Escrituras Sagradas temos referncias muitas respeitantes as vrias formas de Deus se revelar. Isto revela tambm a dinmica de Deus em se manifestar onde quer, como quer e quando quer. Isto ainda fala da soberania de Deus. Ele soberano para agir da maneira que apraz. Muitas vezes a "trindade" transcende a compreenso humana. Da, alguns evanglicos e paraevanglicos rejeitarem esta doutrina e at apresentarem respeitveis documentos contestatrios ou se lanarem apologeticamente contra esta doutrina. Quando lemos em Gnesis 1:26 "faamos o homem a nossa imagem e conforme a nossa semelhana", podemos verificar no texto o pluralmagesttico da divindade. bom salientar que no estudo da Cristologia e da Pnematologia, abordaremos cuidadosamente a personalidade do Filho de Deus, sua deidade e atributos, iguais aos do Pai, como tambm verificaremos a personalidade do Esprito Santo, sua divindade e atributos do Pai.

A COSMOLOGIA A CRIAO Por criao, entendemos o livre ato de Deus, pelo qual, no princpio, para sua prpria glria, Ele fez sem uso de material pr-existente, todo universo visvel e invisvel (Strong). Por criao no sentido prprio de origem ex-nihilo, a primeira obra que Deus faz ad extra. Nada precede, exceto aquela eterna atividade na essncia divina ou do prprio Criador (H.C. Thissen).

Por criao, podemos tambm entender que a produo de tudo do nada (Lacy); A Criao imediata do universo matria tratada com inspirao, por Moiss, quando diz: "No princpio criou Deus os cus e a terra" (Gn. 1:1).
Este princpio se perde, no tempo, na histria e no espao. Denota algo muito alm de conjectura humana. Para entender isto, preciso saber um pouco de quem o fez. O termo hebraico "beresht" (literalmente no princpio), indefinido. Entretanto, no contraria a cincia e nem deixa qualquer crente sincero desapontado. Enquanto a filosofia grega procurava a explicao do mundo num dualismo que envolve a eternidade da matria ou num processo de emanao que do mundo a manifestao eterna de Deus; a Igreja crist desde o comeo aceitava que Deus fez o mundo. Assunto aceito por Justino Mrtir, Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orgenes e Tefilo. PROVAS BBLICAS 1. Moiss - o prncipe que foi tirado das guas do rio Nilo, quando ainda menino, por providncia de Deus, pago que foi para ser criado pela prpria me, recebeu desta em pouco tempo, os mais sagrados ensinamentos do Senhor sobre a criao, providncia, transcendncia e imanncia. E verdade que Moiss aprendeu todas as "sofias" do Egito, mas a poeira do tempo e as ideologias egpcias no conseguiram apagar da sua mente o que Deus e a sua me haviam colocado. Da, Moiss optar por Deus e pelo seu povo, pela cincia em Deus e pelo Deus do todo saber dizendo: "No princpio criou Deus os cus e a terra". Declarao simples, objetiva e completa. Bastante para jogar por terra qualquer teoria sobre a criao. Se no bastasse esta assertiva, citaramos o salmo 90 verso 10 que diz: "De eternidade a eternidade Tu s Deus...". 2. J - patriarca que viveu antes de Moiss, num Oriente, onde a.escassez de informaes era tremenda, onde os conceitos sobre criao e sustentao das coisas criadas eram os mais desencontrados e onde Satans tinha um universo para atacar, J, homem ntegro e temente a Deus, que se desviava do mal (J 1:1), escreveu ou fez afirmaes que a poeira do tempo no rasgou, como: "O que faz coisas grandes, que se no podem esquadrinhar e maravilhas tais que no se pode contar" (J 9:10); "Porventura no sabes tu que desde a antigidade, desde que o homem foi posto sobre a terra e ainda que ande na sua altura e suba at o cu e a sua cabea chegue at as nuvens, como o seu prprio esterco perecer para sempre" (J 20:4-6). "...sustenta a terra sobre o nada" (J 27.6); "Pelo seu Esprito ornou os cus e sua mo formou a serpente enroscadia" (J 26:13); "Ao Todo-Poderoso no podemos alcanar..." (J 37:23). "Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber se tens inteligncia..." (J 38:4-7). 3. Neemias - um dos remanescentes no exlio, tendo de Deus a revelao para liderar o movimento pr-reconstruo de Jerusalm, no se fez de rogado, mas partiu, vencendo bices e falsos judeus (Tobias e sambalates), mobilizando os verdadeiros judeus, moos e velhos em regime de "full time" ou tempo integral, levantou os muros e reedificou a cidade que estava em runas, tornando lder exponencial, escritor, estadista, visionrio e homem de orao, disse, "a terra e tudo quanto nela h, os mares e tudo quanto neles existem e tu preservas a todos com vida e o exrcito dos cus te adora" (Neemias 9:6). TEORIAS CONTRRIAS A PALAVRA DE DEUS 1) DUALISMO - Nem sempre o dualismo apresentado de modo igual, mas em sua formao mais usual, estabelece dois princpios existentes. Dentre os defensores desta teoria temos: Plato, Aristteles, os gnstico, os maniqueus, os maons e os feiticeiros. Filosoficamente falando, impossvel existirem simultaneamente o absoluto e o relativo. Outrossim, impossvel a co-existncia de dois infinitos ou de dois eternos. 2) EVOLUCIONISMO - Este teoria j est em decadncia, por falta de elementos comprobatrios. Seu prprio fundador C. Darwin fez confisses no final de sua vida desapontando os seus seguidores. A evoluo parece mais uma mistura de tesmo com pantesmo. Esta teoria no surgiu para explicar, mas sim para complicar. Hoje est provado que a evoluo de espcies e manipulaes genticas so possveis, mas tendo material ou com material existente. Fcil manipular as coisas existentes. 3) ATESMO - O atesmo vem apenas confirmar a Palavra de Deus: "Diz o nscio no seu corao; no h Deus". Tem- se corrompido, fazem-se abominaes em suas obras (Sal. 14:1). Pior do que o atesta terico o atesta prtico, que muitas vezes est dentro das Igrejas, impedindo ao Esprito Santo de fazer maravilhas no meio do povo de Deus.

H outras teorias. Entretanto no podemos perder tempo com idias absurdas. At porque, qualquer que for ela, sempre haver uma interrogao no corao do homem de bem e fiel a Deus. De onde veio o primeiro elemento? O ovo da galinha ou a galinha do ovo? A exploso da matria ou a matria da exploso? Sir Isaac Newton tinha um amigo que, como ele, era um grande cientista. Esse amigo, ao contrrio de Newton, era descrente, enquanto Sir Isaac era um devoto cristo. Conta-nos histria que certa ocasio, Sir Isaac conseguiu um hbil mecnico, seu amigo, fizesse uma rplica do sistema solar. No centro deste modelo, em miniatura estava uma bola de prata, representando o sol e, girando em torno dela, havia pequenas bolas, representando os planetas. Essas bolas eram ajustadas com engrenagem e correia que a capacitava mover-se em perfeita harmonia, ao girar a manivela. Um dia, quando Sir Isaac estava assentado, lendo em seu gabinete, com o mecanismo sobre a grande mesa, o amigo descrente entrou. De relance conheceu o que estava diante de si. Aproximando-se do mecanismo, girou lentamente a manivela e, com indisfarvel admirao, observou todos os corpos movendo em suas respectivas rbitas, e exclamou: "Puxa! Que coisa extraordinria! Quem fez?" Sem tirar os olhos do livro Newton respondeu: "Ningum". O descrente disse: "Evidentemente, Sir lsaac, o senhor no entendeu minha pergunta, eu perguntei quem fez este aparelho?" Olhando para ele Sir Isaac Newton afirma que ningum o havia feito, mas a agregao de matria tinha simplesmente acontecido e tomado forma que ali estava. Porm o estupefato, descrente replicou excitado. "O Senhor deve pensar que sou tolo. Certamente algum o fez e este algum um gnio! Gostaria de conhec-lo". Pondo seu livro de lado, Sir Isaac levantou-se, e, colocando a mo no ombro do seu amigo disse: Este engenho apenas uma insignificante imitao de um sistema muitssimo maior, cujas leis voc conhece. Entretanto, voc confessa crer que o grande original, do qual esse modelo tirado, surgiu sem um plano e sem um autor. Isto tambm obra do acaso.

A FINALIDADE DE DEUS NA CRIAO

Tudo quanto Deus criou, para sua glria o fez, a fim de receber de sua criao glrias, honras e louvores.
a) " Senhor, Senhor nosso, quo magnfico em toda terra o Teu nome!"."."".""..".". "Pois expuseste nos cus a Tua majestade" (Sal. 8:1); b) "Os cus proclamam a glria de Deus...".". (Sal. 19:1); c) "A todos os que so chamados pelo meu nome e os que criei para minha glria, eu os formei, sim os fiz" (Is. 43:7). J DISSEMOS em nossa definio de criao imediata que foi uma produo instantnea de coisas e que ela inclui todo o universo visvel e invisvel; insinuamos tambm que Hodge limita a criao imediata ao ato descritivo no v. 1: todo o restante do captulo ele considera como criao mediata. O sol estava includo na criao original; e a luz (vs. 3-5) veio do sol, apesar dos vapores a espalharem. Os germes da vida vegetal podem ter sobrevivido da condio primitiva, de modo que Deus simplesmente precisou ordenar a terra a produzir "relva, ervas que dem semente e rvores que dem fruto segundo a sua espcie, cuja semente esteja nele" (vs. 11-13). Em Gnesis 2:19, lemos: "havendo, pois, o Senhor Deus, formado da terra todos os animais do campo, e todas as aves dos cus...". Isto parece ensina a criao mediata de toda a vida animal (vs. 20-25). E somos definitivamente informados que "formou o Senhor Deus ao homem do p da terra, e lhe soprou nas narinas o flego da vida" (Gn. 2:7). Isto mostra que ele tambm foi criado imediatamente, pelo menos no tocante a seu corpo. Tendo agora mostrado que a criao tanto imediata quanto mediata, precisamos a seguir discutir certas questes que se relacionam histria da criao. EM PRIMEIRO LUGAR, o que estava includo na criao imediata de Deus? Seguramente no apenas os cus, mas tambm os habitantes anglicos dos cus (J 38:7); e seguramente no apenas a terra, mas tambm todas as guas e gases da terra. Alguns sugeriram que possivelmente alguns dos seres anglicos, sob a liderana daquele que viria a ser Satans, foram designados para habitar a terra (Luc. 4:5-8). Esta suposio plausvel, mas realmente no temos passagens que positivamente confirmem isto, a no ser que se interprete Ez. 28:12-15 e Is. 14:9-14 dessa maneira. EM SEGUNDO LUGAR, ser que o versculo 2 representa a condio original da terra ou uma condio resultante de um grande cataclisma? Isto pode ser respondido de duas maneiras: A maioria dos escritores antigos considerava esse como a condio original pela ausncia de qualquer declarao definida em contrrio. Mas a condio

naquele versculo manifestadamente uma de imperfeio. Ser que Deus faz alguma coisa imperfeita? Sete vezes Gnesis 1 nos diz que Deus viu que o que havia feito era bom. EM TERCEIRO LUGAR, devemos pensar nos seis dias como sendo seis longos perodos ou com seis dias literalmente? Shedd diz, falando de modo geral: "A exegeses patrstica e medieval os d como longos perodos e no dias de 24 horas. Essa ltima interpretao tem prevalecido apenas na Igreja moderna". O termo "dia" no nos ajuda na interpretao, pois usado de vrias maneiras na Bblia. E usado, por exemplo, para as horas de luz, em contraposio s de escurido (Gn. 1:4,16,18); para as horas de luz e escurido combinadas (Gn. 1:15); para os seis dias da criao juntos (Gn. 2:4); e para longos e indefinidos perodos, como por exemplo "o dia da calamidade" (Deut. 32:35); "o dia da peleja" (1 Sam. 13:22); "o dia do furor ou ira (J 21:20; Ap. 6:17); "o dia da salvao" (II Cor. 6:2); e "o dia do Senhor" (Sof. 1:7,14). Muitas vezes a palavra hebraica para "dia" (yom) traduzida como "tempo" (Gn. 26:8; 38:12; Deut. 19:6). Entre os muitos que tm esta opinio, podemos mencionar especialmente os telogos Hodge, Shedd, Miley e Strong e os proeminentes cientistas: Dana de Yale e Guyot de Princeton. Todos eles destacam a maravilhosa harmonia do relato do Gnesis e as descobertas da geologia. Mas h tambm outros tantos que afirmam que os seis dias so dias literais. Josefo, no um cristo, mas judeu, nascido mais ou menos na poca da morte de Cristo, interpreta Moiss como tendo dito que "em seis dias apenas o mundo e tudo que nele existe foi feito". EM QUARTO LUGAR, qual foi o mtodo que Deus usou para criar imediatamente? A Escritura mostra que o Esprito de Deus se movia sobre o abismo e Deus falou. Isto significa que Ele no fez simplesmente as coisas atravs do pensamento, como filsofos idealistas gostariam que aceitssemos; mas que Ele falou e deu poder Sua palavra atravs do Seu Esprito. Pela f entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se v no foi feito do que aparente" (Heb. 11:3). ANGELOLOGIA - A DOUTRINA DOS ANJOS

As evidncias da crena na existncia dos anjos remontam sculos. A palavra anjo vem do grego "aggelo", que significa mensageiro.
A ORIGEM DOS ANJOS Que os anjos no existem desde a eternidade mostrado pelos versculos que falam de sua criao. Neemias 9:6 "Tu fizeste o cu, o cu dos cus, todo o seu exrcito"; "Louvem o nome do Senhor, pois mandou ele, e foram criados"; Col. 1:16: "Pois nele foram criadas todas as coisas, nos cus e sobre a terra, as visveis e as invisveis sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele". Isto est subentendido tambm na declarao de 1 Tim. 6:16, onde diz que Deus "o nico que possu imortalidade". A poca de sua criao no indicada com preciso em parte alguma, mas provvel que tenha se dado juntamente com a criao dos cus em Gn. 1:1. Pode ser que Deus os tenha criado imediatamente aps ter criado os cus e antes de ter criado a terra, pois de acordo com J 38:4-7, "rejubilavam todos os filhos de Deus" quando Ele lanava os fundamentos da terra. Embora as Escrituras no citem nmeros definidos, dizem-nos que o nmero de anjos muito grande (Dan. 7:10; Mat. 26:53; Heb. 12:22). A NATUREZA DOS ANJOS

Ao aceitarmos o fato dos anjos, naturalmente desejamos saber em seguida algo mais a respeito de sua natureza. Este assunto uma questo de revelao e no de especulao filosfica. Observamos que:
1) NO SO SERES HUMANOS GLORIFICADOS - Mateus 22:30 diz que seremos como anjos, mas no diz que seremos anjos. No futuro, os crentes ho de julgar os anjos (I Cor. 6:3), que deve se referir aos anjos maus. Mas isso diferente de dizer que seremos anjos. As incontveis hostes de anjos "so diferenciadas dos espritos dos justos aperfeioados" (Heb. 12:22,23). Vai de encontro aos ensinamentos da Escritura "Eu quero ser um anjo e com os anjos ficar". 2) SO INCORPREOS - Salmo 104:4: "Fazes a teus anjos ventos" citado em Heb. 1:7. Observe tambm Heb. 1:14; "No so todos eles espritos ministradores enviados para servios, a favor dos que ho de herdar a salvao?"

10

3) SO UM BATALHO E NO UMA RAA - Hebreus 12:22: "Mas tendes chegado ao Monte Sio e cidade do Deus vivo, a Jerusalm celestial, e a incomparveis hostes de anjos". Eles nem se casam nem so dados em casamento, e nem morrem (Luc. 20:34-36). Cinco vezes so os anjos chamados de "filhos de Deus" no Velho Testamento (Gn. 6:2,4; J 1:16; 2:1; 38:7); mas nunca lemos a respeito dos "filhos dos anjos". 4) EXCEDEM O HOMEM EM CONHECIMENTO, APESAR DE NAO SEREM ONISCIENTES - II Samuel 14:20: "Porm sbio meu senhor, segundo a sabedoria dum anjo de Deus, para entender tudo o que se passa na terra"; Mt.24:36: "Mas a respeito daquele dia e hora ningum sabe, nem os anjos dos cus, nem o Filho, seno somente o Pai". 5) SO MAIS FORTES QUE O HOMEM, APESAR DE NO SEREM ONIPOTENTES - Salmo103:20: "Bendizei ao Senhor todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens, e lhe obedeceis palavra"; II Ped.2:11: "ao passo que anjos, embora maiores em fora e poder, no proferem contra ele juzo infamante na presena do Senhor"; II Tess. 1:7,8: "... quando do cu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo". Ilustraes do poder de um anjo so encontradas na libertao dos apstolos da priso (At.5:19; 12:7,23) e no rolar da pedra que fechava o tmulo de Cristo (Mat.28:2). Sobre este ltimo incidente, STRONG faz o seguinte comentrio: "uma roda de granito, de 2,50 metros de dimetro e 30 centmetros de espessura, rolando em uma caneleta, pesaria mais de quatro toneladas". 6) SO VISVEIS E INVISVEIS - (Dan. 6:22; Mat. 28:3) - Contudo, devemos ter cuidado com OVNIs. H muitas lendas ou fbulas no livro "Os deuses e os discos voadores". CLASSIFICAO DOS ANJOS - OS MAUS 1) OS ANJOS QUE ESTO EM LIBERDADE - Estes so normalmente mencionados em conexo com Satans, seu lder (Mat. 25:41; Ap.12:7-9). Mas Sa1. 78:49; Rom.8:38; 1 Cor.6:3; Ap.9:14 referem-se a eles separadamente. Esto, claro, includos em "todo principado e potestade, e poder e domnio" em Ef 1:21, e so mencionados especificamente em Ef 6:12 e Col. 2:15. Sua principal ocupao parece ser a de apoiar seu lder Satans na luta dele contra os anjos bons e o povo e a causa de Deus. 2) OS DEMNIOS - O termo "demnio" aparece somente trs vezes no Velho Testamento (Deut. 32:17; Sa1. 106:37; Lev. 17:7), apesar de Sweet achar que existe uma referncia a demonologia no Velho Testamento tambm em Lev. 16:21,22; Is.13:21. Eles causam molstias (J 1:5-10, Mat. 9:33; 12:22; Lucas 9:37-42; 13:11,16). Duas coisas devem se observar a esse respeito. Quando Deus permitiu que Satans infligisse doena sobre Seu servo J, Ele definitivamente estabeleceu limites para a ao dele; e as Escrituras fazem distino bem definida entre possesso demonaca de um lado, e distrbios puramente fsicos e mentais por outro lado. As seguintes passagens nos mostram essa distino: Mat.4:34; 8:16; 9:20-35; 10:1; 14:35; Marcos 1:32,34; 3:15; Lucas 4:40; 6:17,18; 9:1. Eles causam distrbios mentais (Marcos 5:4,cinco; Lucas 8:35). Embora, sem dvida muitos dos chamados casos psicopatas possam ser encaixados aqui, no devemos nos esquecer que as Escrituras no consignam todos os distrbios mentais diretamente obra dos demnios. Eles levam muitos impureza moral (Mat.10:1; 12:43; Marcos 1:23-27; 3:11; 5:2-13; Lucas 4:33,36; 6:18; 8:29; Atos 5:16; 8:7; Ap.16:13). Eles levam os homens a reterem a terminologia antiga, mas a preench-la com um contedo diferente. Assim, inspirao, encarnao, expiao, ressurreio, etc., podem ser pregadas por homens que no do a esses termos o significado de longa data estabelecido. Eles se opem aos filhos de Deus em seu progresso espiritual (Ef.6:12). Paulo mostra a vida espiritual como sendo uma guerra constante contra as milcias do mal e insta conosco para que coloquemos toda a armadura de Deus, para que tenhamos condies de resistir a essas tremendas foras do mal. Ele recebe tambm uma coleo de nomes de uma espcie diferente. Assim, chamado de O MALIGNO (Mat.13:19,38; Ef.6:16; I Joo 2:13,14; 5:19). Esta uma descrio de seu carter e sua obra. Ele malvado, cruel e tirnico para com todos que consegue controlar; e est disposto a praticar maldade sempre que puder. O TENTADOR (Mat.4:3; 1Tess.3:5). Este nome indica seu constante propsito e esforo para levar os homens a pecar. Ele apresenta as desculpas mais plausveis e sugere as mais chamativas vantagens para se pecar. O DEUS DESTE SCULO (II Cor.4:4). Como tal, ele tem seus "ministros" (II Cor. 11:15), "doutrinas" (I Tim.4:1), "sacrifcios" (I Cor. 10:20), e "sinagogas" (Ap.2:9). Ele patrocina a religio do homem natural e sem dvida alguma, responsvel por todos os falsos cultos e sistemas que assolam a cristandade hoje em dia. O PRNCIPE DA POTESTADE DO AR (Ef.2:2; 6:12). Como tal, ELE O LDER DOS ANJOS MAUS (Mat.25:41; Ap. 12:7) e o PRNCIPE DOS DEMNIOS (Mat. 12:24; Ap. 16:13,14). Ele comanda uma vasta hoste de servos que executam suas ordens, e governa com poder desptico. O PRNCIPE DESTE MUNDO (Joo 12:12:31; 14:30; 16:11). Como DIABO, ele o caluniador, o acusador dos irmos (Ap. 12:10). Ele fala mal de Deus para o homem (Gn.3:1-7) e do homem para Deus (J 1:19; 2:4). DRAGO (Is.51:9; Ap.12:3,7; 13:2). O DESTINO DOS ANJOS 1) O DESTINO DOS ANJOS BONS - Temos sobejas razes para crer que os anjos bons continuaro servindo a Deus

11

por toda a eternidade. Na viso que Joo teve da Nova Jerusalm, que certamente pertence a uma era futura, e que est evidentemente destinada a continuar para sempre juntamente com o novo cu e a nova terra (Ap.21:1,2), ele viu anjos diante das doze portas da cidade (Ap.21:12). Se pelo menos alguns anjos vo estar servindo, no h razo alguma para no se crer que todos os anjos bons continuaro assim nos lugares que foram para eles designados. 2) O DESTINO DOS ANJOS MAUS - A respeito dos anjos maus, temos informao definitiva que tero sua parte no lago de fogo (Mat. 25:41). Enquanto isso so mantidos acorrentados e na escurido at o dia do seu julgamento (II Ped. 2:4 e Judas 6), como o criminoso condenado que foi considerado culpado e mantido na priso, aguardando o dia em que ser sentenciado oficialmente e levado para sofrer a pena por seu crime. Quando Cristo voltar, os crentes tero parte no julgamento, ou condenao, dos anjos maus (1 Cor. 6:3). SUA QUEDA Algumas pessoas acham que Ez.28:15 se refere a Satans. Se assim o for, ento ele definitivamente mostrado como tendo sido criado perfeito. Mas diversas passagens mostram alguns dos anjos como maus (Sal.78:49; Mat.25:41; Ap.9:11; 12:7-9). Isto se deve ao fato de ter deixado seu prprio principado e habitao apropriada (Judas 6) e pecado (II Ped.2:4). No h dvida que Satans tenha sido o chefe da Manh e Filho da Alva, e lamentar a sua queda. Ezequiel 28:15-17 parece semelhantemente descrever sua queda. No pode haver dvidas, portanto, de que houve realmente uma queda para alguns anjos. A poca de sua queda. A Escritura silencia quanto a este ponto; mas deixa claro que a queda dos anjos se deu antes da do homem, j que Satans entrou no Jardim sob a forma de serpente e induziu Eva a pecar. Mas no podemos dizer definitivamente quanto tempo antes do incidente do den os anjos caram. Aqueles que consideram os dias da criao como longas pocas, naturalmente acharo que esta queda teve lugar durante esse longo perodo; aqueles que afirmam que Gn. 1:2 representa a conseqncia de uma grande catstrofe, naturalmente colocaro a queda dos anjos em algum lugar entre os versculos 1 e 2. De acordo com nossa preferncia pela segunda interpretao, sugerimos que ela ocorreu algum tempo aps a criao dos cus e da terra e que foi a causa principal da condio descrita em Gn. 1:2. O resultado de sua queda. Diversos resultados de sua queda aparecem nas Escrituras: (1) Todos eles perderam sua santidade original e se tornaram corruptos em natureza e conduta (Mat. 10:1; Ef.6:11,12; Ap. 12:9). (2) Alguns deles foram lanados no inferno (Trtaro, s aqui), e esto acorrentados at o dia do julgamento (II Ped.2:4). (3) Alguns deles permaneceram em liberdade e trabalham em definida oposio obra dos anjos bons (Ap.12:7-9; Dan. 10:12,13,20,21; Judas 9). (4) Pode tambm ter havido um efeito sobre a criao original. Lemos que mais tarde a terra foi amaldioada com o pecado de Ado (Gn.3:17-19) e que a criao est gemendo por causa da queda (Rom.8:19-22). No improvvel, portanto que o pecado dos anjos tenha tido algo a ver com a ruma da criao original em Gn. 1. (5) Eles sero, em um dia futuro, atirado para a terra (Ap. 12:8,9) e, aps seu julgamento (1 Cor. 6:3), no lago de fogo (Mat. 25:41; II Ped. 2:4; Judas 6). A CLASSIFICAO DOS ANJOS - OS BONS 1) OS QUERUBINS - Os querubins so mencionados em Gnesis 3:24; II Reis 19:15; Ez. 10:1-20; 28:14-16. Eles tambm provavelmente podem ser encontrados entre os "seres vivos" no livro de Apocalipse. Strong declara que os querubins no "so seres reais... mas sim aparncias simblicas, feitas para representar a humanidade redimida, agraciada com todas as perfeies perdidas pela queda". 2) OS SERAFINS - Os serafins so mencionados pelo nome apenas em Is. 6:2,6. So distintos dos querubins. Encontramos passagens que dizem estar Deus assentado acima dos querubins (1 Sm.4:4; Sal.80:1; 99:1, etc.); mas os serafins esto em p, acima dEle (Is.6:11). Tambm seus deveres diferem dos que competem aos querubins. 3) OS ARCANJOS - O termo arcanjo s ocorre duas vezes nas Escrituras. 1 Tess. 4:16; Judas 9; mas h outras referncias para ao menos um arcanjo, Miguel. Ele o nico a ser chamado de arcanjo. Ele aparece comandando seus prprios anjos (Ap. 12:7) e como o prncipe do povo de Israel (Dan. 10:13;21; 12:1). ANTROPOLOGIA - A DOUTRINA DO HOMEM A palavra significa "estudo do homem". A antropologia a doutrina do homem, mas o termo usado tanto na teologia quanto na cincia. Como teologia, visa o estudo do homem e o seu relacionamento com Deus, enquanto na cincia, visa o estudo do homem na sua parte orgnica. Assim sendo, verificaremos em primeiro lugar, o homem como luz da antropologia cientfica. 1. Somatologia, estudo dos caracteres fsicos das raas; 2. Antropogeografia, estuda a distribuio das raas; 3. Antropologia cultural, estuda a lingstica, tecnologia, arqueologia, etc;

12

4. Antropologia social, estuda o homem como um ser social e filosfico; Mas o homem pode ser visto tambm como: 1. Ser biolgico - isto , composto de hidrognio, carbono, clcio, fsforo, etc. Os mdicos no nos receitam vitaminas e sais minerais em vo. 2. Ser psicolgico - isto , o homem tem vontade prpria, determinao prpria, sentimentos, movimentos, reflexos, etc. 3. Ser sociolgico - o homem no vive s. No nasce s e no se auto-sepulta. Ele por natureza um ser social nato. 4. Ser moral - h no homem uma conscincia ou governo tico ou moral. Ainda que tentem faz-lo irracional, h leis que nunca o permitiriam.
5. Ser teolgico - ele a imagem de Deus. Tem sede de Deus. Reclama por Deus. Ele o ntropos, por natureza, aquele que olha para cima.

6. Ser filosfico - ele um pesquisador nato, um inquiridor natural. Tem sede de saber das coisas mais profundas e da causa de todas as coisas. Ainda quando criana, este desejo j se manifesta.
A transio da teologia para a antropologia, isto , do estudo de Deus para o estudo do homem, natural. O homem a coroa da criao e ainda mais, o objeto do cuidado especial de Deus.

A ORIGEM DO HOMEM Toda pessoa ponderada se confronta com a questo da origem da raa humana. As Escrituras Sagradas nos oferece um duplo relato da criao do homem, um em Gn.1:26,27 e outro em Gn.2:7,21,23. Autores da mais alta eminncia parecem estar plenamente satisfeitos com a idia bblica da origem do homem.
1. A CRIAO DO HOMEM FOI PRECEDIDA POR UM CONSELHO DIVINO.

Antes de registrar a criao do homem, o autor nos leva de volta, por assim dizer, ao conselho de Deus, pondo-nos em conhecimento com a Palavra de Deus. "Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana" (Gn. 1:26). Alguns chamam de plural de majestado ou pluralmajesttico, plural de comunicao. Seja como for, Deus fez o homem.
2. A CRIAO DO HOMEM FOI, NO SENTIDO MAIS ESTRITO DA PALAVRA. UM ATO IMEDIATO DE DEUS. O verbo usado na criao do homem este "Barah". Criou Deus o homem. Embora alguns discutam. Mas a criao do homem foi ato e no processo. 3. A CRIAO DO HOMEM FOI UM TIPO DIVINO. Tudo quanto criado foi, antes do homem diz a Bblia foi bom, mas ao chegar ao homem, diz o Santo Livro: "foi muito bom". Ademais, o homem alm de ser criado como o "imago dei" ou a imagem e semelhana de Deus, ele chamado a "coroa da criao". At porque, nele, Deus colocou algo mais, o sopro da vida. Ento o homem passou a ser mais do que matria, corroborada com outras referncias como (Ecl. 12:7; Mat. 10:28; Luc.8:55; II Cor.5:1-8; Heb.12:9). Alguns telogos chegam a citar o Salmo 8 como um forte argumento para dizer que Deus fez o homem um pouco menor do que o prprio Criador.

Em que consistiria esta semelhana? No fsica. Deus Esprito, portanto, a semelhana espiritual. Os mrmons e os Suecoborgianos apresentam Deus como um grande ser humano. Deus no isto... Poderamos dizer em sntese bblica que a imagem de Deus moral, espiritual e mental como dizem respeitveis telogos, como: Hodge, Strong e outros. Leia (Ex.12:8; 33:20).
TEORIAS CONTRRIAS A BBLIA EVOLUCIONISTA - Por ser to pueril e de flego menor, no gastaremos muito tempo com ela. Haja vista, o que j dissemos, em captulos anteriores. Esta teoria fala do homem como se ele fosse descendente de macacos ou antropides, refutando-a diramos: porque ainda h macacos? Enquanto o homem pseudocientista est tentando ligar o homem ao macaco ou aos irracionais, Deus est, pelo Esprito Santo, tentando uni-lo a Cristo, o Salvador. Teoria teoria, nada mais do que teoria. O que falta no evolucionismo o elemento comprobatrio ou fatos que justifiquem-no. Outrossim, falta a chave do processo. Todo esforo para chegar s origens ainda no deu no elemento causador. Espero que nesta

13

busca, alguns sinceros cientistas encontrem o Senhor. O Deus que criou o homem.

Certa ocasio, dois cticos e adeptos do evolucionismo assentaram em seus coraes, por em xeque a Palavra de Deus a comearem pelos milagres de Cristo e pelas Epstolas Paulinas. Cada um faria uma parte. Meses depois os dois se encontraram no para refutarem a Bblia, mas para confirmarem-na e confessarem a sua f em Cristo.
A ORIGEM DO HOMEM E A UNIDADE DA RAA A Escritura diz que a humanidade toda descende de um nico par. Criado por Deus, casados por Deus e para a glria de Deus. (Gn. 1:27,28; 2:7 e 2:18-24). Strong diz que at nas tribos mais selvagens, isto comprovado. 1. Argumento da fisiologia - Zoologistas, do ponto de vista de sua prpria cincia, de um modo geral agora preferem mais a doutrina monogenista, que a traa a raa humana at um nico casal; 2. Argumento da linguagem - Strong diz: "A filologia comparativa indica uma origem comum a todas as lnguas mais importantes e no fornece evidncia de que o menos importante tambm no seja assim derivado". 3. Argumento da Psicologia - A existncia entre todas as famlias da humanidade, de caractersticas mentais comuns, conforme evidncias por mximas tendncias e capacidade comuns, na prevalncia de tradies semelhantes, e aplicabilidade universal de uma filologia e religio, mais aceita por todos. 4. Argumento da histria - As tradies apontam para uma origem e uma linhagem comum na sia Central. A histria das migraes do homem tende a mostrar que houve uma distribuio, partindo de um nico centro. A CONSTITUIO DO HOMEM As diferentes opinies que foram comuns na histria: Dicotomia e Tricotomia. costume, especialmente nos crculos cristos entender que o homem consiste em duas partes distintas, e de duas somente, a saber, CORPO E ALMA. Esta concepo tecnicamente denominada dicotomia. Ao lado dela, porm, apareceu outra, segundo a qual a natureza humana consiste de trs partes, CORPO, ALMA e ESPRITO. E designada pelo termo tricotomia.

A exposio geral da natureza do homem na Escritura claramente dicotmica. De um lado, a Bblia nos ensina a ver a natureza do homem como uma unidade, e no como uma dualidade consistente de dois elementos diferentes, cada um dos quais movendo-se ao longo de linhas paralelas sem realmente unir-se para formar um organismo nico. A idia de um simples paralelismo entre os dois elementos da natureza humana, encontrada na filosofia grega e tambm nas obras de alguns filsofos posteriores, inteira alheia Escritura. Embora reconhecendo a complexa natureza humana, ele nunca a expe como redundando num duplo sujeito no homem. Cada ato do homem visto como um ato do homem todo. No a alma, e sim, o homem que peca; no o corpo, e sim, o homem que morre; e no meramente a alma, e sim, o homo, corpo e alma, que redimido em Cristo. Esta unidade j acha expresso na passagem clssica do Velho Testamento, a primeira passagem a indicar a complexa natureza do homem, a saber, Gnesis 2:7 "Ento formou o Senhor Deus ao homem do p da terra, e lhe soprou nas narinas o flego de vida, e o homem foi feito alma vivente". H, porm, duas passagens que parecem estar em conflito com a usual descrio dicotmica da Escritura, a saber, 1 Tess.5:23, "O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso esprito, alma e corpo, sejam conservados ntegros e irrepreensveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo"; e Heb.4:12, "Porque a palavra de Deus viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at a ponto de dividir a alma e esprito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propsitos do corao". Deve-se notar, porm, que boa regra de exegese que as afirmaes excepcionais sejam interpretadas luz da analogia Scripturae.

Os tricotomistas procuram suporte no fato de que a Bblia, como eles a vem, reconhece duas partes constitutivas da natureza humana em acrscimo ao elemento inferior ou material, a saber, a alma (hebraico, nephesh; grego, psyque) e o esprito (hebraico, ruah; grego, pneuma). Mas o fato de serem empregados esses termos com grande freqncia na Escritura no d base para a concluso de que designam partes componentes, em vez de aspectos diferentes da natureza humana. Um cuidadoso estudo da Escritura mostra claramente que ela emprega as palavras umas

14

pelas outras, em permuta recproca. Ambos os termos indicam o elemento superior ou espiritual do homem, vendo-o, porm, de diferentes pontos de vista.

Contudo, devemos acautelar-nos quanto a esperar ver no Velho Testamento a distino posterior entre o corpo, como o elemento material, e a alma, como o elemento espiritual da natureza humana. Esta distino entrou em uso mais tarde, sob a influncia da filosofia grega. A anttese alma e corpo - mesmo em seu sentido neotestamentrio, no se acha no Velho Testamento. De fato, o hebraico no tem uma palavra para o corpo como organismo. A distino veterotestamentria dos dois elementos da natureza humana de diferente espcie. Em sua obra sobre A Doutrina Bblica do Homem, diz Ladlaw: "V-se com clareza que a anttese entre o inferior e o superior, o terreno e o celeste, o animal e o divino. No se trata tanto de dois elementos, mas de dois fatores que se unem, com uma resultante nica e harmoniosa," o homem passou a ser alma vivente ". E evidente que essa a distino presente em Gn.2:7; J 27:3; 32:8; 33:4; Ecl.12:7. Vrias palavras so empregadas no Velho Testamento para indicar o elemento inferior do homem ou partes dele, como" carne, "p" , "ossos", "entranhas", "rins", e tambm a expresso metafrica de J 4:19, "casas de barro". H tambm diversas palavras que indicam o elemento superior, como "esprito", "alma", "corao" e "mente". A ORIGEM DA ALMA NO INDIVDUO
1) PREEXISTENCIALISMO - Alguns telogos especulativos, dentre os quais Orgenes, Scotus Ergena e Julo Mueller so os mais importantes, defendiam a teoria de que as almas dos homens existiam num estado anterior, e que certas ocorrncias naquele primeiro estado explicam a condio em que essas almas acham-se agora. Pergunta-se: Haveria um depsito de almas em algum lugar, para atender aos recm-nascidos? Isto cheira, romanismo. 2) TRADUCIONISMO - De acordo com o traducionismo, as almas dos homens so reproduzidas juntamente com os corpos pela gerao natural e, portanto, so transmitidas pelos pais aos filhos. Na Igreja Primitiva Tertuliano, Rufino, Apolinrio e Gregrio deNissa eram traducionistas. Desde os dias de Lutero o tradicionismo tem sido o conceito geralmente aceito pela Igreja Luterana. Entre os reformados (calvinistas), tem o apoio de H. B. Smith e Shedd A. H. Strong tambm tem preferncia por ele. (Ecl. 12:7; Is.42:5; Zc.12:1; Heb.12:9).

A HAMARTIOLOGIA - A DOUTRINA DO PECADO


No grego hamartia. que derivado de uma raiz que indica "errar o alvo", conforme se pode ler em (Sal.78:57) Algumas definies de pecado: a) Pecado transgresso da Lei de Deus (1 Joo 3:4); b) Pecado estado mau da alma (Tiago 1:15,16); c) Pecado o preo da desobedincia (Rom.5:12); Como diz Langston: "Errar na doutrina do pecado errar tambm na doutrina da salvao". A idia que temos de pecado determina, mais ou menos, a idia que temos da salvao "

A ORIGEM DO PECADO
O pecado originou-se no ato livre de Ado. A Bblia diz que atravs da desobedincia de um homem (Ado), o pecado entrou no mundo (Rom.5:12). A narrativa histrica est em (Gn.3:1-8), assim diz Thiesse "entretanto, preciso ir mais fundo e procurar as causas primeiras do pecado". 1) O PECADO NO MUNDO ANGLICO - Tudo comeou com anjos, quando tambm por desobedincia ou rebelio praticaram o ato proto do pecado ou do primeiro pecado, conforme alguns escritores colocam, citando (Is. 14:12-14 e Ez.28:14-18). Esta fonte discutvel por alguns telogos, entretanto, a mais prxima de hecatombe. Vale a pena salientar aqui, que jamais o pecado teve origem em Deus ou que Deus tenha criado o pecado, at porque, seria atribuir ao Perfeito a imperfeio ou imputar ao Eterno o transitrio. Para consulta leia (J 34:10; Deut. 32:4; Sa1.92:16; Tiago 1:13). 2) O PECADO NA RAA HUMANA - Quando o pecado atingiu a espcie humana, j existia noutra esfera. .Ado foi vtima e ru ou efeito e causa. Por ele entrou o pecado no mundo, como escrito est na Bblia. Ado ao render-se

15

tentao ou ao tentador, cometeu o primeiro delito espiritual, comendo o fruto proibido onde o hebraico diz: "morrendo, morrers". Ado pecou no somente comprometendo toda a espcie humana, como chefe representativo de todos os viventes, mas tambm poluiu o que Deus criou to limpo; sujou o que Deus criou to puro; entortou o que Deus fez to reto. Alis, sendo Deus perfeito, faria Ele algo imperfeito? HOJE AO ESTUDARMOS TO SUBLIME ASSUNTO TENHAMOS CUIDADO COM COMENTRIOS E EXEGESE. Porque o primeiro exegeta da Bblia, foi Satans, que ao saber do que Deus tinha dito, disse para a mulher: "no bem assim..." (Gn.3:4,5).

A UNIVERSALIDADE DO PECADO
Certamente as Escrituras ensinam a universalidade do pecado. "No h ningum que no peque" (1 Rs.8:46). "Porque tua vista no h justo nenhum vivente" (Sal.143:2); "Pois todos pecaram e carecem da glria de Deus" (Rom.3:23). verdade que Ado pecou, quando tinha todas as condies para no faz-lo, mas fez. Verdade tambm que Deus poderia evitar tal acontecimento, mas no evitou, para mostrar que Ele no criou um rob ou autmato, mas um ser livre e responsvel. HOJE, muitos tendo tudo para pecar no pecam, porque

esto procurando agradar ao Senhor, enquanto outros que tendo tudo para no pecarem o fazem, como evidncia de que o homem, conquanto tenha pecado e contaminado toda raa humana, ele ainda livre como dantes.
A IMPUTAO DO PECADO DE ADO A Bblia ensina que ao cair Ado, caiu com ele a raa inteira. Langston na sua teologia diz que as marcas do pecado esto em todos os seres viventes. A raa humana inteira, est com o vrus do pecado. Leia (Rom.5:19: Ef.2:1-3; Sal.51:1-10). Diz tambm Langston na sua teologia que h no mundo hoje pecador e pecadores. Isto , sendo pecadores, confessou-se a Cristo como tal, arrependeram-se dos seus pecados e foram perdoados. Hoje so pecadores, mas salvos, pela graa de Cristo. Entretanto, h tambm pecador, ou aqueles que vivem no pecado, para o pecado, do pecado, gerando pecado, como verdadeiros fazedores de pecado. So os que se comprazem no pecado, embora sabendo que h cura para o seu mau.

TEORIAS ERRNEAS A RESPEITO DO PECADO Conquanto o pecado seja uma realidade inerente ao ser humano, presente em tantos espaos e evidente em tantas pessoas, h ainda pessoas, pensadores, escritores e at religiosos que contestam esta assertiva, como: a) O ATESMO - O atesmo ao negar a existncia de Deus, nega tambm a realidade do pecado na espcie humana. Nada mais perigoso do que negar a existncia de Deus e nada mais tenebroso do que olvidar o pecado no mundo. Ele pode ser visto nas telas, pode ser tambm constatado nos jornais de todas as cidades do mundo. Pode ainda ser visto nos grupos sociais, nos lares, nos governos, nas instituies, nas camadas baixas e altas das sociedades, nos lugares pobres e nas regies nobres, nas prises e nos manicmios e at nas Igrejas. b) O DETERMINISMO - Ao afirmar que o livre arbtrio uma iluso est afirmando que o homem vtima do auto pr-estabelecido. Ele nasce, cresce e morre porque tem que ser assim. Nada mais venenoso e letal do que esta teoria. uma maneira sutil de incriminar ao prprio Deus, por tudo o que acontece. O cristo precisa estar preparado no s para pregar, mas tambm par rechaar tais pensadores, escritores e expositores de idias perniciosas. c) PELAGIANISMO - Pelgio foi um monge ingls, que nasceu mais ou menos em 370 a.D. O pelagianismo cr e defende a idia de que o pecado de Deus afetou apenas a ele, que toda a alma humana criada por Deus imediatamente e criada inocente. Teoria perigosa. E bom lembrar que o pai transmite ao filho tudo, inclusive o pecado. O pecado hereditrio. d) ILUSIONISMO - Teoria perigosa e perniciosa. Para Spinoza e para Leinbitz, o pecado simplesmente um defeito, uma limitao da qual o homem est cnscio. O mundo est debaixo de mundo de fantasia. Tudo ilusrio. O importante ser iludido. Triste estilo de vida. Tremendo mundo de viver. Neste campo entra um pouco de hedonismo "prazer". Tudo vale quando d prazer. Neste mundo imundo, muitos esto promiscuindo-se. Nestas guas sujas, muitos esto se sujando. Nestas ondas perigosas, muitos esto surfando. e) CINCIA CRIST - Esta seita nega a realidade do pecado. Declara que o pecado no algo positivo, mas simplesmente a ausncia do bem. Se pensar bem, no haver pecado. Que bom se tudo fosse assim. Mas na verdade, o pecado uma realidade tremenda, como est descrito na Bblia. O pecado como um polvo que com seus tentculos

16

pode matar. Neste campo tambm se diz que o pecado coisa de mentes anormais. S os que mais pecam so os lustrados e aculturados. Haja vista, os maiores criminosos do mundo, so pessoas cultas e inteligentssimas. CONSEQNCIAS DO PECADO Como resultado do pecado de Ado, todos os descendentes seus nascem no mesmo estado em que ele caiu. 1) DEPRAVAO GENERALIZADA - Entende-se por depravao a falta de justia original e uma tendncia para o mal. A Bblia diz que todos pecaram e carecem da glria de Deus (Rom.3:23). Ainda podemos constatar em Rom. 1:18- 27 e 2:1-16. Este o estado do mundo em pecado e do pecado do mundo. uma depravao geral. baixaria generalizada.

2) DESORDEM SOCIAL - O mundo em todos os tempos, lugares e estaes esteve numa desordem social. A histria universal d conta desta hecatombe. Basta ler dos povos antigos, modernos e contemporneos; dos povos civilizados e no civilizados; das naes adiantadas e no adiantadas. Deus fez um mundo bom, mas o pecado o colocou em desordem. Deus fez um reto, mas o pecado o entortou. Ao lermos os ltimos versos do cap. trs de Gnesis e os primeiros versos do cap. quatro, constataremos: trabalho penoso, fadiga, parto com dor, subservincia, fardos, espinhos, molstias, doenas, pestilncias, pragas, inimizades, insetos, homicdio, inveja, mentira, ocultao de cadver, fuga, sinais do mal, etc. 3) OS SOFRIMENTOS DA VIDA - Os sofrimentos da vida, que resultam da entrada do pecado no mundo, tambm esto includos na penalidade do pecado. O pecado produziu distrbios em todos os aspectos da vida do homem na face da terra. Sua vida fsica caiu presa de fraquezas e doenas, que redundaram em desconfortos e agonias. Os problemas mentais ou doenas mentais. Os problemas psicolgicos ou doenas psquicas, que para muitos cientistas, no passam de coisas normais, o pecado algo mais profundo e drmico, tem causas mais antigas e remotas. Hoje quando a cincia mdica desafiada com doenas como cncer "curvel", aids "incurvel" e outras que certamente surgiro para por em xeque a palavra dos mdicos (J 13:4) e confirmar a palavra de Deus. 4) A MORTE FSICA - A separao de corpo e alma tambm faz parte da penalidade do pecado. Que o Senhor tinha isto em mente na penalidade ameaada mais que evidente na explicao dele feita com palavras "tu s p e ao p tornars" (Gn.3:19). Tambm transparece na argumentao de Paulo em, Rom. 5:12-21 em 1 Cor. 15:12-23 ou como mais freqente se entende "O salrio do pecado a morte..." (Rom.6:23). O preo do pecado a morte. O que se recebe pelo pecado a morte. A conseqncia do pecado a morte. O mundo no quis aceitar esta assertiva, mas hoje est cada vez mais clara e transparente e evidente e patente. Os hospitais esto a para provarem. Os cartrios a esto para atestarem. Os cemitrios esto a para confirmarem. 5) MORTE ETERNA - Esta pode ser considerada como a culminncia e a consumao da morte espiritual. As restries do presente desaparecem, e a corrupo do pecado tem a sua obra completa. O peso total da ira de Deus desce sobre os condenados e isto significa morte no sentido mais terrvel da palavra. "A fumaa do seu tormento sobe para todo o sempre; e no tem repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome" (Apoc. 14:11). Este assunto ser abordado mais amplamente, quando do estudo da Escatologia ou na doutrina que estuda as ltimas coisas. 6) SEU EFEITO SOBRE O MEIO AMBIENTE - Lemos que a serpente foi amaldioada "entre todos os animais domsticos" e "entre todos os animais selvagens" (Gn.3:14). E evidente que a criao animal sofreu como restelado do pecado de Ado. Na era futura, esta maldio ser retirada, e as feras selvagens se deitaro com os dceis animais domsticos (Is. 11:6-9 e 65:25 e Os.2:18). "Porque sabemos que toda a criao ser redimida do cativeiro da corrupo, para liberdade da glria dos filhos de Deus, porque sabemos que toda a criao a um s tempo geme e suporta angstias at agora" (Rom.8:21,22). A natureza hoje est sendo destruda. O meio ambiente est sendo poludo no simplesmente por deseducao ou falta de educao, mas por causa do pecado latente e patente do homem. O homem tornou-se um mal administrador da natureza. Como disse Rui Barbosa "Homo Homini Lupus" (homem lobo do homem). Finalmente, temos o pecado imperdovel - Ficaremos apenas com as passagens bblicas que lanam luzes sobre este mal incurvel ou doena letal, deixando que o assunto seja abordado tambm pelo ensino no N.T. e na doutrina da escatologia. Textos que falam deste assunto: Mat. 12:31,32; Heb.6:4-6; Heb. 10:26,27; I Joo 5:16). CRISTOLOGIA - A DOUTRINA DE CRISTO

17

A cristologia trata de uma pessoa, a pessoa de Cristo. E isto que faremos neste estudo despretensioso, mais objetivo. Se no bastasse o esforo de Herodes para matar o Filho de Deus quando nasceu em Belm da Judia (Mat.2:16) e de Satans do limiar do seu ministrio na terra (Luc.4:1-13), surgiram movimentos anticristos ou contra Cristo para impedir obra da redeno como:
1. Os Ebionitas - O nome derivado de um vocbulo hebraico que significa (pobres ou indigentes). Eram judeus crentes que no conseguiam deixar as cerimnias mosaicas. Eram judaizantes que perturbavam a obra da Igreja crist, no tempo de Pedro, Paulo e de outros crentes. Procure saber quem so estes hoje. 2. Os Gnsticos - Contemporneos dos ebionitas, eram tambm chamados "docetas". Estes negavam que Cristo tinha vindo em carne. O que se poderia constatar era uma semelhana, contrariando a Palavra de Deus (II Joo, Judas, Apoc. e Heb.2:14). 3. Os Arianos - Seguidores das doutrinas de rio, que diziam que Cristo tinha semelhana com Deus, mais no era Deus, contrariando a Palavra de Deus, que nos ensina que Cristo Deus, como escrito est (Joo 14:10). 4. Os Apolinrios - Segundo os apolinarianos, Cristo no tinha mente humana, tinha o Corpo e Esprito, mais no a mente. 5. Os Nestrios - Estes negavam a verdadeira unio das duas naturezas de Cristo. Explicavam que quando Jesus estava dormindo era homem e quando estava acordado era divino. 6. Os Eutiques - Estes acreditavam que as duas naturezas de Cristo se fundiram formando uma terceira que no era nem humana nem divina. Era o qu? O que depreendemos aqui: 1) Todos estes tinham idias paracrists, no eram convertidos a Cristo; 2) Todos se aproximaram de Cristo e da Verdade, mas ficaram s por perto;

3) Todas as teorias, no passam de teorias. Se enlatadas fossem, hoje estariam j estragadas. "Ex nihilo, nihilo fit". OS NOMES DE CRISTO
1. O NOME DE JESUS - O nome de Jesus a forma grega do hebraico. "Jehoshua" "Joshua", Is.1:1; Zac.3:1; o nome foi dado a dois bem conhecidos tipos de Jesus do Velho Testamento. 2. O NOME CRISTO - Se Jesus nome pessoal, Cristo o nome oficial do Messias. equivalente da Maschiac do Velho Testamento e assim, significa "Ungido". Na velha dispensaso os reis e sacerdotes eram ungidos (Ex. 29:7; 1 Sm. 9:16). A uno era um sinal visvel de designao para o cargo. Assim Jesus o fora, conforme lemos em (Mat. 3:16; Mc. 1:10; Luc. 3:22 e Joo 1:32; 3:34). 3. O NOME FILHO DO HOMEM - No Velho Testamento, este nome se acha em Sal. 8:4; Dan. 7:13). No Novo Testamento, temos em Atos 7:56; Apoc. 1:13; 14:14. Era a maneira mais comum de Jesus tratar-se a Si mesmo. 4. O NOME FILHO DE DEUS - O nome "Filho de Deus", foi aplicado no Velho Testamento (Ex. 4:22; Jer.31:9; Os. 11:1). No Novo Testamento temos: (Joo 1:34; 6:42; Luc. 1:35). Ademais temos. Filho, no sentido oficial ou messinico (Mat.3:17; Luc. 3:22). Filho no sentido humanitrio (Mat. 11:27; 14:28-33 e Heb. 1:1). Filho no sentido natalcio (Mat. 1:18-24; Joo 1:13). Filho no sentido tico-religioso (Mat. 17:24-27). 5. O NOME SENHOR (Kyrios) - Equivale a Senhor, Adona, Adon (Mat.21:3; Mc. 12:36; Luc. 2:11; At. 2:36, Fil. 2:11; Joo 20:28). AS NATUREZAS DE CRISTO 1. A HUMANIDADE DE CRISTO - A realidade da humanidade de Cristo pode ser provada nas Escrituras, ainda que os gnsticos, como j vimos, queiram contestar, as provas so irrefutveis, com (Joo 8:40; At. 2:22; Rom. 5:15; 1 Cor. 15:21; Joo 1:14; 1 Tim. 3:16; 1 Joo 4:2). Alm do que, passagens mostram que Jesus tambm passou por experincias normais da vida humana, como (Mat. 4:2; Mc.3:5; Luc. 22:44; Joo 4:6; Heb.5:7).

18

2. A NATUREZA DIVINA DE CRISTO - A deidade de Cristo ou a divindade de Cristo pode ser vista, no Velho Testamento e no Novo Testamento, como (Sal. 2:6-12; Heb. 1:5); (Sal. 45:6,7 e Heb. 1:8,9); (Sal. 110:1 e Heb. 1:13); (Is. 9:6 e Mat. 1:21,22); (Miq. 5:2 e Mat. 5:17; Mc. 8:38; Luc.4:18). Pode tambm ser vista nas epstolas paulinas (Rom. 1:17; 1 Cor. 1:1-3; II Cor. 2:5-10; Gal.2:20; Fil. 2:6; Col.2:9; 1 Tim.3:16). Ademais, pode ser verificada no Evangelho de Joo (Joo 1:1-3; 2:24; 3:16-18; 4:14; 5:18; 20:28). 3. AS DUAS NATUREZAS DE CRISTO EM UNIO - Era uma necessidade para tornar o divino humano e o humano divino, como (Joo 12:27; At. 3:18; Heb. 2:14; Heb. 9:22; Fil. 2:5-8; Heb. 12:2-4; 1 Ped. 2:21). 4. PROVAS BBLICAS DA IMPECABILIDADE DE CRISTO - Significa dizer que Cristo, conquanto humano nunca pecou (Luc. 1:35; Joo 8:46; 14:30; II Cor. 5:21; Heb.4:15; 1 Ped. 2:22; 1 Joo 3:5; Heb. 2:8,9; 1 Cor. 15:45; 1 Cor. 3:18; Fil. 3:21). A HUMILHAO DE CRISTO A Bblia diz que Cristo preexistente se tornou homem "O Verbo se fez carne" (Joo 1:14), quando chegou a plenitude dos tempos (Joo 4:4). Esvaziou-se (Fil. 2:5-7). 1) Cristo veio para destruir as obras do Diabo (1 Joo 3:8); Ainda lemos em Hebreus, veio para que os filhos de Deus tivesse participao comum... (Heb. 2:14,15); 2) Cristo veio para nos dar o exemplo de uma vida santa, apesar de estarmos na carne, Cristo provou que possvel ser santo (Mat. 11:29; 1 Joo 2:16; 1 Ped. 1:14-16; II Ped. 2:21).

3) Cristo veio nos preparar para o seu advento (Mat. 25:31- 46; At.1:5-11; Heb. 9:27,28; Rom.8:18-25).
4) Para confirmar as promessas de Deus. Ele se fez homem para confirmar as promessas de Deus aos pais e para mostrar misericrdia com os gentios (Rom. 15:8-9; Is. 9:6; Miq. 7:14; Sal.16:8-10).

5) Cristo veio para revelar o Pai. No Velho Testamento Deus revelado como Criador e Governador (Sa1.103:13). Cristo acrescentou a esta revelao de Deus como Pai. (Joo 1:18; Joo 14:9; Joo 16:27; 1 Joo 3:1,2).
Dr. R. SHEDD DIZ: afirmado que o poder de Cristo em realizar milagres era oficial, como o dos apstolos e dos profetas. Isto um engano. Porque Cristo a fonte original (Luc. 6:19; 8:46; Mat.9:28). Todos os milagres operados pelos apstolos foram EM NOME DE JESUS CRISTO DR. STRONG DIZ: A humilhao de Cristo consistia na rendio do exerccio independente dos atributos divinos. Jesus esvaziou-se a Si mesmo. A palavra Kenoo, dela se obtm a palavra Kenosis. Este esvaziamento no significa necessariamente a perda da divindade. Ele esvaziou-se de coisas relativas (oniscincia, onipresena e onipotncia). A humilhao de Cristo est expressa na encarnao, sofrimento, morte, sepultamento e descida ao hades. A EXALTAO DE CRISTO H provas escritursticas da exaltao de Cristo como (Mat. 16:19; Luc. 24:26; Joo 7:39; At.2:33; Rom.8:17; Ef.1:20; I Tim.3:16; Heb.1:3 e Fil.2:9-11). Refutando as teorias do desmaio, teoria da viso, teoria mstica, teoria da falsidade (Mat.28:11-15), podemos afirmar que Cristo foi exaltado: 1. VENCENDO A MORTE - A morte de Cristo foi morte da morte (Os.13:14; 1 Cor.15:55-57); 2. TORNANDO-O AUTOR DA RESSURREIO - Cristo no foi ressuscitado, ressuscitou e da morte triunfou. Tinha poder para ressuscitar, como o fez (Joo 11:2-5). Mais no seu prprio caso, Ele operou a sua prpria ressurreio (Mat.28; Mar.16; Luc.24; Joo 20; At.2:24; 1 Cor.6:1-4; Ef. 1:20). A ressurreio de Cristo atesta a sua divindade. Confirma as Escrituras. Garante a nossa ressurreio. Confundir os incrdulos. Transtornou o imprio das trevas. Frustrou o plano de Satans. Destruiu o maior inimigo nosso - a morte - e alegrou o corao da Igreja. JESUS RESSUSCITOU, ALELUIA! 3. ASCENDENDO-SE AOS CUS - A ascenso de Cristo foi algo maravilhoso demais. Est em (Luc.24:50-53; At. 1:6-11), como referncias que satisfazem a nossa curiosidade, sem falar em (Joo 6:62; 14:2; 1 Tim.3:16; Heb.1:3; 4:14 e 9:24). 4. A SESSO DESTRA DE DEUS - Quando Cristo estava diante do sumo sacerdote, predisse que assentaria direita do Todo-Poderoso (Mat.26:64). Pedro fez meno disto em (At.2:33-36 e 5:31). Isto fala da realeza de Cristo, do triunfo de Cristo. Do lugar que Deus lhe deu. Leia ainda (Rom. 14:9; 1 Cor. 15:24; Heb.2:7,8).

19

OFCIOS DE CRISTO Enquanto aqui na terra Jesus exerceu trs grandes ofcios: o de profeta, o de Sacerdote e o de rei. Alguns telogos, discutem-nos no entanto. Mas, a maioria dos estudiosos aceita a idia, como se pode provar nas Escrituras. 1) OFCIO PROFTICO - O termo profeta no Velho Testamento "ro'eh", que indica algum que recebeu de outrem para entregar a algum. Os nomes mais comuns so "mensageiros de Deus", "homens de Deus", "vigia" (Ex.7:1 e Deut. 18:18). Era dever do profeta revelar a vontade de Deus ao povo. Isto poderia vir em forma de instruo, revelao, admoestao, exortao e promessas feitas. (Deut. 18:15; At.3:22-24; 1 Ped. 1:11); A Bblia prova que Cristo foi um verdadeiro profeta (Joo 8:26-28; Joo 12:49,50; Mat.21:11; Luc.7:6; Joo 3:2). O profeta tinha tambm o dever de predizer o futuro e isto Cristo fez com muita propriedade (Mat.24; Mc.13; Luc.21). Como disseram Barth e Brunner: Jesus Cristo a revelao porque, em Sua existncia, Ele se revelou a ponte de reconciliao, na Cruz do Calvrio.

2) OFCIO DE SACRIFCIO - Enquanto o profeta representava Deus aos homens, o SACERDOTE representava os homens a Deus. A figura veterotestamentria para sacerdote quase sem exceo "Kohen". Toda obra de Cristo, como sacerdote foi eminentemente, segundo o beneplcito de Deus e que se consubstanciou na expiao, figura do sacerdote da antiga aliana. Representao dessa EXPIAO: a) A idia moral - Deste ponto de vista as bases da salvao so consideradas como uma grande providncia originada no amor de Deus. A EXPIAO UMA PROVIDNCIA (Joo 3:16; Rom. 5:8; 1 Joo 4:9; Heb.2:9; Luc.9:22-24; II Cor.5:15; Gal.1:4; Ef.5:25-27; Col.1:22; Tim.2:14; 1 Ped.2:21-24). b) A idia comercial - A concordncia tambm descrita como um resgate feito por Jesus Cristo, para nos livrar da escravido do pecado (Mat.20:28; Mc.10:45). A idia bsica de Expiar "cobrir". Jesus Cristo cobriu nossa dvida ou nosso cheque (Col.2:14). c) A idia legal - A Bblia descreve tambm a concordncia do ponto de vista da lei. Cristo por obedincia ao Pai, veio (Gal.4:4; Mat.3:15; Fil.2:8; Mar.10:38; Luc.12:50; Mat.26:39; Rom.3:25; Heb.8:28). d) A idia sacrificial - A concordncia descrita tambm como trabalho mediador de reconciliar Deus com os homens, por meio de um sacrifcio. O Novo Testamento est cheio de passagens representativas (Heb.9:11,12; Rom.5:10; II Cor.2:18,19; Ef.2:12-19; Col.1:20; Is.53:6-12; Mat.26:28; 1 Joo 1:7). A obra sacerdotal de Cristo no se restringe oferta sacrificial de Si mesmo na cruz. Mas Cristo vai mais alm. Ele entrou no Santo dos Santos, no Santssimo, como sacrifcio consumado, para apresentar a Deus, o sacrifcio perfeito. Ele foi portanto, a oferta e o ofertante ao mesmo tempo, tipo do sacrifcio perfeito. Por outro lado, Cristo fez-se tambm o intercessor, por ns, junto ao Pai (Rom.8:34; Heb.7:25,26; Heb 9:24; Is.53:12; Joo 17:17; 1 Ped.2:5). Ele se tornou ainda o Parcleto e advogado do seu povo (Rom.8:33,34). 3) OFCIO DE REI - Na qualidade de Segunda Pessoa da Trindade Santa. O Filho de Deus, Cristo, naturalmente, compartilha o domnio de Deus sobre todas as Suas criaturas, seu trono est no Cu e Seu domnio sobre tudo (Sa1.103:19). O reinado de Cristo espiritual (Sa1.2:6-8); (Mat.28:18; Joo 18:37,38 e Ef. 1:22). a) Cristo um Rei presente e futuro (Mat.12:28 e Luc.17:21) b) Cristo um Rei sem trmino (sempiterno) (Sa1.45:6; Heb. 1:8; Is.9:7; Dan.2:44). SOTERIOLOGIA - A DOUTRINA DA SALVAO

O termo Soteriologia derivado de duas palavras gregas, soteria e logos, das quais a primeira significa salvao e a segunda palavra, discurso ou doutrina. Portanto, soteriologia a doutrina da salvao.
A soteriologia, divide-se em objetiva e subjetiva. A primeira diz respeito obra de Cristo; a segunda, obra do Esprito Santo. E o Deus trinitrio que est presente no mundo e no pecador, levando a efeito a Sua obra redentora.

20

PRELIMINARES: a) O pecado entrou neste mundo pela livre escolha do homem e, h que sair tambm pela sbia e livre escolha do homem; b) O pecado atirou o peixe na praia e homem no mar. Algo ter que ser feito para devolver o peixe gua e o homem a terra firme; c) O pecado virou o mundo pelo lado avesso. preciso virar o mundo, pelo evangelho, para o lado direito. A doutrina da salvao uma das mais longas e mais abrangentes. uma doutrina que tem muitas implicaes, com o passa o, presente e futuro. Com muito temor, tremor vamos fazer algumas abordagens dos pontos capitais desta doutrina.

CHAMADA SALVAO
1) AS PESSOAS CHAMADAS - As Escrituras indicam que a salvao oferecida a todos. E oferecida aos "predestinados" (Rom.8:30), a todos que "esto cansados e sobrecarregados" (Mat. 11:28), a "todo aquele que cr", etc (Joo 3:15,16; 4:14; 11:26; Ap.22:17), aos "confins da terra" (Is.45:22; Ez.33:11; Mat.28:19; Mc. 16:14; Joo 12:32; 1 Tim.2:4; II Ped.3:9), e a "quantos encontrardes" (Mat.22:9). O convite do Evangelho no se limita aos eleitos, como alguns afirmam, completamente evidenciado por passagens como estas: Sal.81:11-13; Prov.1:24-26; Ez.3:19; Mat.22:2-8,14; Luc.14:16-24. A luz destas passagens, no ousamos fazer distino entre um chamado geral a todos e um chamado especial aos eleitos. Nem precisamos tampouco decidir se o chamado geral de Deus sincero e se Seu chamado especial irresistvel. Deus no zomba dos homens. Se Ele oferecer salvao a todos, ento tambm deseja salvar a todos, e estender a mesma ajuda a todos aqueles que O escolherem. A vontade do homem o nico obstculo salvao de qualquer pessoa. Deus no d a um homem vontade de fazer o bem e deixa o outro sem ajuda nesse aspecto. 2) OBJETIVO DO CHAMADO - Em poucas palavras, Deus no chama os homens para reforma de vida, para as boas obras, para o batismo, para serem da Igreja, etc. Toda essa coisa apropriada em si mesma, mas so simplesmente o fruto certo daquilo para o qual Ele os chama. As coisas para as quais Ele chama o homem so arrependimento (Mat.3:2; 4:17; Mc.1:14,15; At.2:38; 17:30; II Ped.3:9) e f (Mc.1:15; Joo 6:29; 20:30,31; At.16:31; 19:4; Rom.10:9; 1 Joo 3:23). Repetindo: Deus no chama ningum para fazer algo que no possa fazer ou para o que Ele no esteja ansioso para ajud-lo a fazer. 3) O SIGNIFICADO DO CHAMADO - Deus tem uma variedade de meios pelos quais chama os homens. H primeiro de todos, a Sua Palavra. Ele chama os homens diretamente ATRAVS DA PALAVRA DE DEUS (Rom. 10:16,17; II Tess.2:14). por isso que necessrio fazer a Bblia chegar a todas as partes do mundo. Depois, Ele chama tambm os homens PELO SEU ESPRITO (Joo 16:8; Gn.6:3; Heb.3:7,8). O ESprito Santo insta com o pecador para vir e aceitar a Cristo. Ainda mais, Ele chama os homens ATRAVS DE SEUS SERVOS (II Cr.36:15; Jr.25:4; Mat.22:2-4,9; Rom.10:14,15). Jonas um bom exemplo de como Ele usa mensageiros humanos para trazer uma cidade ao arrependimento. A Palavra de Deus tem que ser levada aos no salvos por pessoas regeneradas, pessoas que podem testificar a respeito do poder dessa Palavra em suas prprias vidas. E finalmente, Ele chama ATRAVS DO MODO PROVIDENCIAL COMO TRATA OS HOMENS. Sua bondade serve para levar os homens ao arrependimento (Rom. 2:4; Jr.31:3), mas se no conseguir, ento os Seus juzos' devem faz-lo (Is.26:9; Sal.107:6,13).

ARREPENDIMENTO Embora o arrependimento e a f estejam intimamente ligados, precisamos consider-los, cada um separadamente.
a) Um elemento intelectual - H uma mudana de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal, contaminao e desamparo. Este elemento designado na Escritura como epignosis hamartias (conhecimento do pecado) Rom.3:20. Se este no for acompanhado pelos elementos subseqentes, poder manifestar-se como temor do castigo, sem dio ao pecado. b) Um elemento emocional - H uma mudana de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo (Sal.51:2, 10:4). Este elemento do arrependimento indicado pelo verbo metamelomai. Quando acompanhado pelo elemento subseqente, lupe kata theou (tristeza segundo Deus), mas se no for acompanhado por ele, ser lupe tou kosmou (tristeza do mundo), que se manifesta em remorso e desespero, (II Cor. 7:9,10; Mat.27:3; Luc.18:23).

21

c) Um elemento volitivo - H tambm um elemento volitivo, que consiste numa mudana de propsito, num abandono interior do pecado e numa disposio para a busca do perdo e da purificao, (Sal.51:5,7,10; Jer.25:5). Este elemento inclui outros dois, e, portanto, o aspecto mais importante do arrependimento. E indicado na Escritura pela palavra metanoia (At.2:38; Rom.2:4). A IMPORTNCIA DO ARREPENDIMENTO - A importncia do arrependimento no sempre reconhecida em nossos dias como o deveria ser. Os evangelistas apelam aos no salvos para aceitarem a Cristo e crerem sem mostrar ao pecador que est perdido e carece de um Salvador. Mas as escrituras do muito destaque a pregao do arrependimento. Arrependimento era a mensagem dos profetas do Velho Testamento (Deut.30:10; II Rs.17:13; Jr.8:6; Ez.14:6; 18:30). Foi o ponto alto da pregao de Joo Batista (Mat.3:2; Mc. 1:15), de Cristo (Mat.4:17; Luc. 13:3,5), dos doze como grupo (Mc.6:12), e de Pedro em particular no Dia de Pentecostes (At.2:38; 3:19). Era tambm fundamental na pregao de Paulo (At.20:21; 26:20). F

F vem de uma palavra grega que significa fidelidade ou firmeza; "A outro, no mesmo Esprito, f" (1 Cor. 12:9). Nesta passagem o Apstolo Paulo admite a existncia de f salvadora. A Escritura diz: "Pela graa sois salvos, mediante a f" (Ef. 2:8). Diz tambm que "andamos por f, e no pelo que vemos" (II Cor. 5:7). Mas f em 1 Cor. 12 um dom especial que o Esprito Santo d como Lhe apraz. Temos de distinguir entre a graa da f e o dom da f. A graa da f quando cremos que Deus far tudo que prometeu em Sua Palavra. Todos os cristos tem esta f quando no temos f nas promessas da Bblia estamos pecando. Mas em nossas vidas h muitas coisas para as quais no h promessas especficas na Palavra. Por isso acrescentamos "se for de Tua vontade" quando oramos. s vezes o Esprito Santo nos concede o dom de f para crermos em coisas sobre as quais a Bblia silencia. Se no temos este dom especial de f no estamos pecando. A vida de George Muller, de Bristol, na Inglaterra, um exemplo clssico do dom da f. Durante muito tempo ele cuidou de milhares de rfos, mas se recusava a pedir um nico centavo, a quem quer que fosse. Ele orava at o dinheiro chegar. Este o dom de f de que Jesus est falando em Mat. 17:20: "se tiverdes f como um gro de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acol, e ele passar. Nada vos ser impossvel".

a) F HISTRICA - Esta f pode ser resultado da tradio, da educao, da opinio pblica, do discernimento da grandeza da Escritura e outros fatores mais, acompanhados pela operaes gerais do Esprito Santo. Pode ser muito ortodoxa e escritursticas, mas no est arraigada no corao (Mat.7:26; At.26:27,28; Tg.2:19). E uma fides humana, e no uma fides divinas (f humana no divina). b) F MIRACULOSA - A f miraculosa, assim chamada, a persuaso produzida na mente de uma pessoa de que um milagre ser realizado por ele ou em favor dela. Deus pode dar a uma pessoa, um trabalho para fazer, que transcende os seus poderes naturais, e capacit-lo para faz-lo. Toda tentativa de realizar uma obra dessa espcie, requer f. Isso bem patente nos casos em que o homem aparece apenas como instrumento de Deus ou como algum que anuncia que Deus vai fazer um milagre, pois tal homem precisa ter plena confiana em que Deus no o deixara passar vergonha. Em ltima instncia, somente Deus faz milagres, embora possa faz-los atravs da instrumentalidade humana. Esta a f em milagres no sentido ativo (Mt. 17:20; Mc. 16:17,18). No necessariamente acompanhada pela f salvadora, mas pode ser. A f em milagres tambm pode ser passiva, a saber, a persuaso de que Deus far um milagre em favor de algum. Esta tambm pode ser ou no ser acompanhada pela f salvadora (Mat.8:10-13; Joo 11:22-27; 11:40; At.14:9) compare versculos. c) F TEMPORAL - Esta a persuaso das verdades religiosas que vem acompanhada de algumas incitaes da conscincia e de uma agitao dos afetos, mas no tem suas razes num corao regenerado. O nome derivado de Mat. 13:20,21. chamada f temporria porque no permanente e no se mantm nos dias de provao de perseguio. d) A VERDADEIRA F SALVADORA - A verdadeira f salvadora tem sua sede no corao e suas razes na vida regenerada. Muitas vezes se faz distino entre o hatitus e o actus da f (entre o hbito e o ato da f). Contudo, por trs

22

deste acha-se a semens fidei (semente da f). Esta f no primeiramente uma atividade do homem, mas uma potencialidade produzida por Deus no corao do pecador. A semente da f implantada no homem quando da regenerao. Qual a ordem lgica na experincia da salvao? No existe, claro, uma seqncia cronolgica: converso, justificao, regenerao, unio com Cristo, e adoo, tudo isso se d no mesmo instante. Somente a santificao tanto um ato quanto um processo. Mas existe uma seqncia lgica, e seguiremos a ordem que acabamos de indicar. Isto fazemos porque as Escrituras apelam ao homem para que se volte para Deus (Prov. 1:23; Is 31:6; 59:20; Ez.14:6; 18:32; 33:9,11; Joel 2:12,14; Mat.18:3; At.3:19; Heb.6:1). A converso esse se voltar para Deus. DEUS O AUTOR DA CONVERSO Somente Deus pode ser considerado o autor da converso. Este o ensino claro da Escritura. No Salmo o poeta ora: "Reestabelesse-nos, o Deus da nossa Salvao", e em Jeremias 31:18 Efraim ora: "Converte-me e serei convertido". Encontra-se uma orao pareada em Lam.5.21. Em At. 11:18 Pedro chama a ateno para o fato de que Deus concedeu aos gentios arrependimento para a vida. Uma declarao similar acha-se em II Tim. 2:25. Tomando a palavra "converso" em seu sentido mais especfico, ela indica uma mudana instantnea e no um processo como o da santificao. E uma mudana que se d uma vez ento se pode repetir, embora, como acima foi exposto, a Bblia tambm denomine converso o retorno do cristo a Deus, depois de haver cado em pecado. Neste caso, volta do crente para Deus e para a santidade, depois de os haver perdido de vista.

1) CONVERSES NACIONAIS - Nos dias de Moiss, de Josu e dos juzes, repetidamente o povo de Israel dava as costas a Jeov e, depois de experimentar o desprazer de Deus, arrependia- se dos seus pecados e retornava ao Senhor; houve uma converso no reino de Jud nos dias de Ezequias e outra vez nos dias de Josias. Com a pregao de Jonas, os ninivitas se arrependeram dos seus pecados e foram poupados pelo Senhor, Jonas 3:10. Estas converses eram simplesmente da natureza de reformas morais. 2) CONVERSES TEMPORRIAS - A Bblia se refere tambm a converses de indivduos que no representam nenhuma mudana do corao e, portanto, s tem significao passageira. Na parbola do semeador Jesus fala dos que ouvem a palavra e logo a recebem com alegria, mas no tem razes em si mesmo e, portanto dura pouco. Quando lhes sobrevm as tribulaes, provaes e perseguies, depressa se ofendem e caem (Mat. 13:20,21). Paulo faz meno de Himeneu e Alexandre que "vieram a naufragar na f" 1 Tim. 1:19:20, II Tim.2:17,18. E em II Tim.4:10, ele se refere a Demas que o abandonara porque o amor ao presente sculo o dominara. E o escritor de Hebreus fala de alguns que caram, sendo que eles "uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial e se tornaram participantes do Esprito Santo, e provaram a boa Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro", Heb.6:4-6). Finalmente, a respeito de alguns que tinham voltado as costas aos fiis, diz Joo: "Eles saram no nosso meio, entretanto no eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco" (I Joo 2:19). 3) CONVERSO VERDADEIRA - (CONVERSIO ACTUALIS PRIMA) - A verdadeira converso nasce da tristeza segundo Deus, e redunda numa vida de devoo a Deus, (II Cor. 7:10). E uma mudana que tem razes na obra da regenerao, e que efetuada na vida consciente do pecador pelo Esprito de Deus; mudana de pensamentos e opinies, de desejos e volies que envolve a convico de que a direo anterior da vida era insensata e errnea, e altera todo o curso da vida. 4) CONVERSO REPETIDA - A Bblia fala tambm de uma converso repetida na qual a pessoa convertida, depois de uma queda nos caminhos do pecado, retorna a Deus. Strong prefere no usar a palavra "converso" para esta mudana, empregando antes palavras e frases como "rompimento, abandono, volta, negligncias e transgresses e retorno a Cristo, confiana novamente depositada nele". Mas a prpria Escritura usa a palavra "converso" para esses casos (Luc.22:32; Ap.2:5,16,21,22; 3:3,19). Deve-se entender, que a converso, no sentido estritamente soteriolgico, nunca se repete. Os que experimentaram a verdadeira converso podem cair temporariamente sob os falsos encantos do mal e cair em pecado; at podem, s vezes, perambular longe do lar; mas a nova vida forosamente se reafirmar e por fim os levar a voltar para Deus com coraes penitentes. PERSEVERANA A doutrina da perseverana dos santos tem o sentido de que aqueles que Deus regenerou e chamou eficazmente para um estado de graa no podem cair nem total nem definitivamente, mas certamente perseveraro nele at o fim e sero salvos para toda eternidade (Is.14:24; J 23:13 e Rom.8:35,38,39). JUSTIFICAO

23

1) 0 TERMO DO VELHO TESTAMENTO - O termo hebraico para "justificar-se" que, na grande maioria dos casos, significa declarar judicialmente que o estado de uma pessoa est em harmonia com a exigncia da lei (Ex.23:7; Deut.25:1; Prov.17:15). 2) 0 TERMO DO NOVO TESTAMENTO E O SEU EMPREGO - O verbo "dikaioo" Este verbo significa em geral, "declarar que uma pessoa justa". Ocasionalmente se refere a uma declarao pessoal de que o carter moral da pessoa est em conformidade com a lei (Mat.12:37; Luc.7:29; Rom.3:4). Nas epstolas de Paulo, evidente que o significado soteriolgico do termo ocupa o primeiro plano. "declarar em termos forenses que as exigncias da lei, como condio de vida, esto plenamente satisfeitas com relao a uma pessoa" (At.13:39; Rom.5:1,9; 8:30-33; 1 Cor.6:11; Gal.2:16). 3) JUSTIFICAO PELA F - Relao da f com a justificao. Diz a Escritura que somos justificados "dia psteos", "ek pisteos", ou "pistei" (dativo) (Rom.3:25,28,30; 5:1; Gal:2:16; Fp.3:9). A preposio "dia" salienta o fato de que a f o instrumento pelo qual nos apropriamos de Cristo e Sua justia. A preposio "ek" indica que a f precede logicamente nossa justificao pessoal, de sorte que, por assim dizer, esta tem sua origem na f. O dativo "pistei" empregado no sentido instrumental. A Escritura nunca diz que somos justificados "dia ten pistin", por causa da f. Quer dizer que a f nunca apresentada como a base da nossa justificao. Se fosse a f teria que ser considerada como uma obra meritria do homem. E isto seria a introduo da doutrina de justificao pelas obras, a qual o apstolo coerente e consistentemente se ope (Rom.3:21,27,28; 4:3,4; Gal.2:16,21; 3:11). Na verdade se nos diz que a f que Abrao tinha lhe foi imputada para justia (Rom.4:3,9,22; Gal.3:6), mas, em vista da argumentao completa, isto certamente no pode significar que, no caso dele, a f propriamente dita, como uma obra, tomou o lugar da justia de Deus em Cristo. SANTIFICAO De modo nenhum "E no entrar coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominao e mentira" (Ap.21:27) e que Cristo na Sua vinda "transformar o nosso corpo de abatido para ser conforme o Seu corpo glorioso" (Fp.3:21). O AUTOR E 0S MEIOS DA SANTIFICAO A santificao obra do Deus truno, mas atribuda mais particularmente ao Esprito Santo na Escritura (Rom.8:11; 15:16; 1 Ped. 1:2). E particularmente importante em nossos dias, com sua nfase necessidade de abordar antropologicamente o estudo da teologia e com seu unilateral chamamento para o servio no reino de Deus, salientar o fato de que Deus, e no o homem o autor da santificao. As duas partes da santificao so expostas na Escritura como: a) A mortificao do velho homem, o corpo do pecado - Esta expresso escritursticas denota o ato de Deus pelo qual a contaminao e a corrupo da natureza que resultam do pecado so removidas gradativamente. Muitas vezes exposta na Bblia como a crucificao do Velho homem e, assim, a morte de Cristo na cruz. O velho homem a natureza humana na medida em que dirigida pelo pecado, (Rom. 6:6; Gal.5:24). No contexto da passagem de Glatas, Paulo contrasta as obras da carne com as do Esprito, e depois diz: "E os que so de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixes e concupiscncias". Significa que, no caso deles, o Esprito obteve predomnio. b) A vivificao do novo homem, criado em Cristo Jesus para boas obras - Enquanto que a primeira parte da santificao de carter negativo, esta de cunho positivo. o ato de Deus pelo qual a disposio santa da alma fortalecida, os exerccios santos so incrementados e, assim, gerado e promovido um novo curso da vida. A velha estrutura do pecado vai sendo posta abaixo aos poucos, e uma nova estrutura erguida em seu lugar. Esta faceta positiva da santificao muitas vezes chamada ressurreio com Cristo (Rom.6:4,5; Col.2:12; 3:1,2). A nova vida qual ele conduz chamada viver para Deus (Rom. 6:11; Ga1. 2:19). Enfim, AFETA O HOMEM TODO: CORPO E ALMA; INTELECTO, AFETOS E VONTADE: Isto decorre da natureza do caso, porque a santificao ocorre na vida interior do homem, no corao, e este no pode ser mudado sem se mudar todo o organismo do homem. Transforma-se o homem interior, forosamente h transformao da periferia da vida tambm (1 Tess.5:23; II Cor.5:17; Rom.6:12; 1 Cor.6:15,20). PNEUMATOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPRITO SANTO O pastor David Gomes, respeitado obreiro do Senhor e pregador internacional, diz que o Esprito Santo o Executivo de Deus. O Dr. Myer Pearlman, no menos nobre obreiro, tambm afirma que o Esprito Santo o Executivo da Divindade. O Pastor e Evangelista mundialmente conhecido Billy Graham diz que o Esprito Santo no apenas uma fora misteriosa, nem to pouco uma influncia longnqua, mas o prprio Deus agindo ativamente no mundo de hoje. O Esprito Santo uma pessoa.

24

O QUE DIZ A BBLIA SOBRE O ESPRITO SANTO A Bblia ensina que o Esprito Santo uma pessoa, Jesus nunca chamou o Esprito Santo de "isto" quando falava d'Ele. Em Joo 14,15 e 16, por exemplo, Jesus falou do Esprito Santo como "Ele", porque Ele no uma fora ou uma coisa, mas uma pessoa. Falta instruo ou mesmo discernimento a algum que trata o Esprito Santo como "isto". Na Bblia vemos que o Esprito Santo tem intelecto, emoes e vontade. Alm disto, a Bblia diz que Ele faz coisas que uma fora no faria, somente uma pessoa real. 1) Ele fala: "Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s Igrejas. Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da rvore da vida que se encontra no paraso de Deus "(Ap. 2:7). "E servindo eles ao Senhor, e jejuando disse o Esprito Santo: "Separai-me agora Barnab e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" (Atos 13:2). 2) Ele intercede: "Do mesmo modo tambm o Esprito nos ajuda na fraqueza; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o Esprito mesmo intercede por ns com gemidos inexprimveis" (Rom. 8:26). 3) Ele testifica: "Quando porm, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Esprito da Verdade, que dele procede, esse dar testemunho de mim" (Joo 15:26). 4) Ele guia: "Ento disse o Esprito a Felipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o" (At. 8:29)., "Pois todos os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus" (Rom. 8:14). 5) Ele ordena: "E percorrendo a regio frgio-glata, tendo sido impedidos pelo Esprito Santo de pregar a palavra na Asia, defrontando Msia, tentavam ir para Bitnia, mas o Esprito de Jesus no o permitiu" (At. 16:6,7). 6) Ele conduz: "Quando vier o Esprito da Verdade, Ele vos guiar a toda verdade porque no falar por si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar as coisas que ho de vir" (Joo 16:13). 7) Ele nomeia: "Cuidem de vocs mesmos e de todo rebanho. Pois o Esprito Santo o ps como guardies do rebanho, para pastorear a Igreja de Deus que ele comprou por meio do seu prprio filho" (At. 20:28). 8) Pode-se mentir para Ele. "Ento disse Pedro: Ananias, por que encheu Satans o teu corao para que mentisses ao Esprito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando- o, porventura, no seria teu? E, vendido no estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no corao este desgnio? No mentiste aos homens, mas a Deus" (At. 5:3,4). 9) Pode-se insulta-lo: "De quanto mais severo o castigo julgais vs ser considerado digno aquele que calcou aos ps o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliana com o qual foi santificado, e ultrajou o Esprito da graa?"(Heb. 10:29). 10) Pode-se b1asfemar contra ele: "Por isso vos declaro: Todo Pecado e blasfmia sero perdoados aos homens; mas a blasfmia contra o Esprito Santo no ser perdoada. Se algum proferir alguma coisa contra o Filho do Homem ser-lhe- isto perdoado; mas se algum falar contra o Esprito Santo no ser isto perdoado, nem neste mundo, nem no porvir"(Mat. 12:31,32). 11) Pode-se entristece-lo: "E no entristeais o Esprito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redeno" (Ef. 4:30). Cada uma das emoes e atitudes que alistamos so caractersticas de uma pessoa. O Esprito Santo no uma fora impessoal, como a gravidade e o magnetismo. Ele uma pessoa com todos os atributos de uma personalidade. Mas no s pessoa. Tambm divino. O ESPRITO SANTO UMA PESSOA DIVINA: ELE DEUS

Em toda a Bblia podemos ver claramente que o Esprito Santo o prprio Deus. Isto podemos deduzir dos atributos que a Escritura Lhe confere. Estes atributos, sem exceo so os do prprio Deus. Ele eterno: Isto significa que nunca houve um momento em que Ele no existiu. "Muito mais o sangue de Cristo que, pelo Esprito Santo, a Si mesmo se ofereceu sem mcula a Deus, purificar a nossa conscincia de obras mortas para servirmos ao Deus vivo" (Heb. 9:14). 25

Ele todo-poderoso: "Respondeu-lhe o anjo: Descer sobre ti o Esprito Santo e o poder do Altssimo te envolver com a sua sombra; por isso tambm o santo que de ti h de nascer, ser chamado Filho de Deus" (Luc. 1:35). Ele Onipresente (Est em todo lugar ao mesmo tempo): "Para onde me irei do teu Esprito, ou para onde fugirei da tua presena?" (Sal. 139:7). Ele sabe tudo ( onisciente): "Mas Deus no-lo revelou pelo Esprito, porque o Esprito a todas estas coisas perscruta, at mesmo as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o seu prprio esprito que nele est? Assim tambm as coisas de Deus ningum as conhece, seno o Esprito de Deus" (I Cor. 2:10,11). Ele chamado de Deus: "Ento disse Pedro: Ananias, porque encheu Satans o teu corao para que mentisses ao Esprito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, no seria teu? E, vendido, no estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no corao este desgnio? No mentiste aos homens, mas a Deus" (At. 5:3,4). "E todos ns com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo o Esprito do Senhor" (II Cor. 3:18).

Ele Criador: A primeira referncia bblica ao Esprito Santo est onde lemos: "O Esprito de Deus pairava por sobre as guas". No entanto, Gn. 1:1 diz: "no princpio criou Deus os cus e a terra". E em Colossenses 1 escrevendo a Igreja de Colossos sobre o Senhor Jesus Cristo, no meio de outras grandes verdades Paulo nos diz: "Nele foram criadas todas as coisas, nos cus e sobre a terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos, sejam soberanas, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele para ele. Ele antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste" (Col. 1:16,17).

Assim, Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Esprito Santo estavam juntos criando o mundo. da mxima importncia para todos os cristos compreender e aceitar estes fatos, tanto na teologia quanto na prtica. A Bblia comea com uma afirmao majestosa: "No princpio criou Deus os cus e a terra" (Gn. 1:1). Na lngua hebraica h trs graus de nmeros: singular - um; dual - dois; plural - mais de dois. A palavra traduzida por "Deus" em Gnesis 1:1 plural, indicando mais de dois. A palavra hebraica "Elohim". Matthew Henry diz que ela significa "a pluralidade de pessoas na deidade: Pai, Filho e Esprito Santo. Este nome no plural... (confirma) nossa f na doutrina da Trindade, que claramente revelada no Novo Testamento, apesar de s levemente sugerida no Antigo".
Vemos no relato da criao que Deus desde o incio nos fornece algumas indicaes da verdade de que Deidade se compe de mais de uma pessoa. Eu grifei algumas palavras. Em Gn. 1:26 Deus diz: "Faamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhana, tenha ele domnio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, sobre os animais domsticos, sobre a terra e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra". Mais adiante, Gn.3:22, o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de ns, conhecedor do bem e do mal". E em Gn.11:6,7 o Senhor disse: "Eis que o povo um,. e todos tem a mesma linguagem. Isto apenas um comeo: Agora no haver restrio para tudo que intentam fazer. Vinde, desamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um no entenda a linguagem do outro". Quando Isaas ouviu a voz do Senhor, dizendo: "A quem enviarei, e quem h de ir por ns?", ele respondeu: "Eis-me aqui. Envia-me a mim!" (Isaas 6:8). Quando Deus "formou o homem do p da terra" (Gn. 2:7), o Esprito estava envolvido. Isto podemos concluir indiretamente de J 33:4 "O Esprito de Deus me fez e o sopro do Todo Poderoso me da vida". Um jogo de palavras aqui mostra como o Esprito de Deus e a nossa respirao esto intimamente relacionados: "Esprito" e "sopro" no hebraico so a mesma palavra. A ATUAO DO ESPRITO DE BELM AT PENTECOSTES Durante o perodo de tempo abrangido pelos quatro evangelhos a atuao do Esprito Santo estava centralizada na pessoa de Jesus Cristo. O homem -Deus foi concebido pelo Esprito (Luc. 1:35), batizado pelo Esprito (Joo 1:32,33), guiado com poder pelo Esprito (Mat. 12:27,28). Ofereceu a Si mesmo como expiao pelo pecado, pelo Esprito (Heb.9:14), foi ressuscitado pelo Esprito (Rom.8:11) e deu mandamentos por intermdio do Esprito (At. 1:2). Sem sombra de dvida uma das passagens bblicas que inspiram mais admirao a que relata o que o anjo disse a Maria: "Descer sobre ti o Esprito Santo e o poder do Altssimo te envolver com a sua sombra: por isso tambm o santo que de ti h de nascer, ser chamado Filho de Deus" (Luc. 1:35). Pessoas excessivamente cticas e outras com uma viso muito limitada da cincia zombaro em total descrena, mas o anjo desfez qualquer dvida quando disse: "Porque para Deus nada ser impossvel" (Luc. 1:37).

26

Para os no cristos qualquer sugesto de que Deus-Esprito Santo seria capaz de concretizar o nascimento virginal absurda. Se dissermos que Deus Deus e que Ele governa Seu universo, no h nada difcil demais para o Seu poder ilimitado. E Deus sempre faz o que quer. Quando planejou o nascimento do Messias fez um milagre. Pulou um degrau na seqncia biolgica normal da concepo: Nenhum ser masculino participou. A vida formada no ventre da virgem no era outra que a vida de Deus-Filho encarnada em um corpo humano. O nascimento virginal foi um milagre to extraordinrio, era bvio que Deus estava operando a encarnao e no o homem. H hoje em dia alguns assim chamados telogos que negam a encarnao - rejeitam a divindade de Jesus Cristo. Com isto esto muito perto de blasfemarem contra o Esprito Santo! A ATUAO DO ESPRITO DE PENTECOSTES AT HOJE

Em Atos, Lucas relata a ascenso de Jesus ao cu (At. 1:9-11). No capitulo 2 ele destaca a descida do Esprito Santo a terra (At.2:1-4). Jesus tinha dito: "Se eu no for, o Consolador (o Esprito Santo) no vir para vs outros; se, porm eu for, eu vo-lo enviarei" (Joo. 16:7). Foi em cumprimento desta promessa que Pedro disse a respeito do Cristo glorificado: "Exaltado, pois, destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Esprito Santo, derramou isto que vedes e ouvis" (At.2:33).
O calendrio judaico estava orientado em diversas festas durante o ano. As trs mais importantes eram as em que todos do sexo masculino deveriam comparecer perante o Senhor (Deut. 16:16). Estas trs festas eram a Pscoa, a Festa dos Tabernculos e Pentecostes. "A Festa da Pscoa" Comemorava o dia em que os israelitas foram libertados milagrosamente de um longo perodo de escravido no Egito. Depois de matarem um cordeiro "sem defeito" (Ecl.2:4) os israelitas passaram o sangue nas portas de todas as suas casas, e assaram e comeram os cordeiros. O sangue do cordeiro livrou-os do julgamento de Deus. A Pscoa do Antigo Testamento teve seu cumprimento final na morte de Cristo no Calvrio, "pois Cristo, nosso cordeiro pascal foi imolado" (1 Cor.5:7). O livro dos hebreus nos ensina que devido a isto no h mais necessidade de sacrificar o sangue de novilhos e bodes. Jesus Cristo, de uma vez por todas, ofereceu a Si mesmo pela salvao de todos os homens, derramando Seu sangue. "A Festa dos Tabernculos" (a palavra que ns usaramos hoje seria "cabana" ou "tenda") lembrava Israel dos dias do xodo do Egito, quando as pessoas no viviam em casa, mas em cabanas feitas de ramos de rvores. A festa era celebrada depois da colheita, por isso chamada "Festa da Colheita" em xodo 23:16. Talvez a comemorao da libertao do Egito tenha sido cumprida na librtao e bno muito mais ampla que veio com a redeno em Cristo. Joo 7:38 sugere que a vinda do Esprito Santo mata mais a sede que a gua no deserto e a chuva necessria para a colheita. "A Festa de Pentecostes" ficou conhecido como "A Festa das Semanas", porque era comemorada no dia seguinte ao stimo sbado depois da Pscoa - uma semana de semanas. Como isto perfaz 50 dias, o nome passou a ser "Pentecostes", a palavra grega para "qinquagsimo". A festa de Pentecostes celebra o inicio da colheita: em Nmeros 28:26 chamada de "dia das primcias (primeiros frutos)". E verdade que o dia de Pentecostes, quando veio o Esprito Santo, no Novo Testamento, foi um dia de "primeiros frutos" - o incio da colheita neste mundo, que ser completado quando Cristo vier de novo. Pentecostes no Novo Testamento marcou o incio da presente era do Esprito Santo. Os crentes esto sob a Sua direo assim como os discpulos eram guiados por Jesus. Jesus ainda exerce Seu senhorio sobre ns do cu, mas como Ele no pode estar conosco fisicamente,' Ele transmite Suas instrues atravs do Esprito Santo, que faz Cristo ser uma realidade em ns.

O BATISMO COM O ESPRITO Disse Billy Graham: "Freqentando uma pequena escola bblica na Flrida", fui a uma "reunio de avivamento ao ar livre". O discursante era um pregador de avivamento sulista antiga, e o espao ao seu redor estava totalmente tomado por uma 200 pessoas. O pregador completava com troves o que lhe faltava em lgica, o que agradava muito ao povo. - Vocs foram batizados com o Esprito Santo? - ele perguntou aos ouvintes durante o sermo. Aparentemente ele conhecia diversas pessoas ali porque apontou para um homem e perguntou: - Irmo, voc foi batizado com o Esprito Santo?

27

- E o homem respondeu: - Sim, graas a Deus! - Meu jovem - ele disse, apontando o dedo para mim - voc foi batizado com o Esprito Santo? Sim, senhor - eu respondi. - Quando voc foi batizado com o Esprito Santo? - ele continuou. Ele no tinha perguntado isso aos outros. - No momento em que recebi a Jesus Cristo como meu Salvador - eu respondi. Ele olhou para mim como unia expresso surpresa, mas antes de passar para outra pessoa, ele disse: - Isto no pode ser. Mas podia! E era. No duvido da sinceridade deste pregador. No entanto, durante os anos estudando a Bblia, cheguei a concluso que s h um batismo com o Esprito Santo durante a vida de cada crente, e que ocorre no momento da converso. Este batismo com o Esprito Santo comeou no dia de Pentecostes, e todos que conhecem a Jesus Cristo como Salvador experimentaram isto, foram batizados com o Esprito no momento em que foram regenerados. Alm do mais, pode ser cheio com o Esprito Santo; se no so, precisam ser. A maneira com que as escrituras usam a palavra batismo mostra que ele algo inicial, tanto no caso do batismo com gua como com o Esprito, e que no se repete. No achei nenhum versculo bblico que indicasse uma repetio do batismo com o Esprito.

"Pois, em um s Esprito todos ns fomos batizados em um s corpo" (1 Cor. 12:13). O original grego deixa claro nesta passagem que este batismo do Esprito Santo uma ao completa, do passado. s vezes estas diferenas de opinio nada mais so que diferenas de expresso. Como veremos no prximo captulo, o que algumas pessoas chamam de batismo do Esprito pode ser na verdade o que a Escritura chama de ser cheio de Esprito, o que pode acontecer muitas vezes em nossa vida, depois da converso.
Dez dias depois da ascenso veio Pentecostes. A promessa foi cumprida. O Esprito Santo veio sobre 120 discpulos. Pouco depois, falando a uma multido bem maior, Pedro referiu-se ao "dom do Esprito Santo". Ele insistiu com seus ouvintes: "Arrependei-vos, e cada um seja batizado..." e recebereis o dom do Esprito Santo" (At.2:38). John Stott declara que "no parece que os 3.000 experimentaram o mesmo fenmeno milagroso (o vento impetuoso, as lnguas de fogo, o falar em lnguas estranhas). Nada dito sobre estas coisas. Mas pela promessa de Deus, feita atravs de Pedro, eles devem ter herdado a mesma promessa e recebido o mesmo dom (Vs.33 e 39). Mesmo assim, havia a diferena: os 120 j estavam regenerados, recebendo o Esprito Santo depois de esperarem em Deus por dez dias. Os 3.000 incrdulos, receberam o perdo dos seus pecados e o dom do Esprito ao mesmo tempo - e isto aconteceu no mesmo instante em que se arrependeram e creram, sem necessidade de esperar.

" de grande importncia esta distino entre os dois grupos, de 120 e 3.000 pessoas, porque a regra para hoje com certeza deve ser o segundo grupo, de 3.000 pessoas, e no o primeiro (como muitos pensam). O fato de a experincia dos 120 se dar em duas etapas distintas deve-se simplesmente a circunstncias histricas. Eles no poderiam ter recebido o dom de Pentecostes antes de Pentecostes. Mas estas circunstncias histricas deixaram de existir h muito. Ns vivemos depois de Pentecostes, como estes 3.000. Assim como eles, ns recebemos o perdo dos pecados e o "dom" ou "batismo" do esprito ao mesmo tempo. verdade que houve diversas outras ocasies, mencionadas pelo livro de Atos, semelhantes a Pentecostes: o assim chamado "Pentecostes Samaritano" (Atos 8:14-17) e a converso de Cornlio (Atos 10:44-48). No entanto, os dois acontecimentos marcaram o incio de um novo estgio na expanso da Igreja.
Os samaritanos eram uma raa mista, desprezada por muitos como indigna do amor de Deus. O batismo deles com o Esprito foi um sinal claro de que tambm eles podiam ser do povo de Deus, pela f em Jesus Cristo. Cornlio era gentio, e sua converso foi outro passo de destaque na divulgao do Evangelho. O batismo do Esprito que ele e seus familiares receberam mostra que o amor de Deus era tambm para os gentios.

Tendo em vista tudo isso, nenhum cristo precisa esforar-se, esperar ou "orar at receber o Esprito". Ele j O recebeu, no com trabalho e lutas, sofrimento e orao, mas como presente da graa, imerecido e no conquistado.
A PLENITUDE DO ESPRITO Todos os cristos devem ser cheios do Esprito. Qualquer coisa menos que isto s parte do plano de Deus para nossa vida.

O que a Bblia quer dizer quando fala da plenitude do Esprito Santo? Vamos definir o termo: ser cheio do esprito ser controlado ou dominado pela presena e pelo poder do Esprito. Em Efsios 5:18 Paulo diz: "E no vos embriagueis com vinho, no qual h dissoluo, mas encheivos do esprito". ele est contrastando duas coisas. Algum cheio do lcool controlado ou 28

dominado por este. A presena e o poder do lcool sobrepujaram suas capacidades e atitudes normais. interessante que ns dizemos s vezes que algum, est "sob a influncia" do lcool. Isto de certa forma traduz o que ser cheio do Esprito. Estamos "sob a influncia" do Esprito. Ao invs de fazermos as coisas baseadas somente em nossa fora ou habilidade. Ele nos d poder. Ao invs de fazermos somente o que ns queremos fazer, somos agora guiados por Ele. Infelizmente milhes de filhos de Deus no se alegram da riqueza espiritual ilimitada que est a sua disposio, porque no esto cheios do esprito Santo. No h nada mais trgico que um dom de Deus mal usado para propsitos egostas ou no espirituais. Portanto de suma importncia ser cheio do Esprito. Mas no devemos nos confundir com a terminologia. Alguns cristos usam termos como "o segundo batismo. "a segunda beno ou a segunda graa"; no encontramos nenhum destes termos na Bblia, mas eu entendo que para muitas pessoas eles so apenas equivalentes para a plenitude do Esprito. O nome que damos ao fato menos importante que sermos mesmo cheios do Esprito. COMO FICAR CHEIO DO ESPRITO SANTO interessante que em nenhum lugar a Bblia nos d uma frmula clara e concisa de como ficar cheio do Esprito. Eu creio que isto assim porque a maioria dos crentes do primeiro sculo no precisavam que algum lhes dissesse isto. Eles sabiam que a vida normal do cristo uma vida cheia do Esprito. O fato de ns estarmos to confusos sobre este assunto hoje em dia uma prova triste do baixo nvel espiritual da nossa vida.
Apesar de a Bblia no dizer muita coisa sobre este assunto, quando tomamos o Novo Testamento como um todo sobraro poucas dvidas em nossa mente sobre o que significa ter uma vida cheia do Esprito, ou como ela pode se tornar real em ns. Eu creio que o ensino do Novo Testamento sobre como ficar cheio do Esprito Santo pode ser resumido em trs expresses: compreenso, submisso e andar pela f.

Todos ns sabemos que o "endurecimento das artrias" (arteriosclerose) uma das doenas perigosas que ataca grande parte das pessoas. As artrias vo ficando entupidas com substncias que ainda confundem os especialistas. Eles ainda no sabem como desentupir estas artrias, de maneira que o sangue possa fluir livremente de novo. A soluo mais comum "fazer um desvio" mas as opinies dos mdicos divergem sobre este mtodo. Em muitos pases so gastas grandes somas todo ano em pesquisa mdica, para descobrir uma substncia qumica que desobstrua as artrias e livre da morte milhes de pessoas.
Nossa vida, da mesma forma, precisa da substncia que o sangue de Cristo para desentupir canos ou artrias em ns, para que a seiva vital possa fluir por eles. O pecado o grande obstculo, e o sangue de Cristo e o potente agente de limpeza, quando aplicado em arrependimento e f. s vezes novos crentes ficam confundidos ao descobrir que ainda so pecadores e que no s continuam sendo tentados, mas at cedem tentao. Na verdade isto no deveria nos surpreender, porque a velha natureza de pecado ainda est em ns. Antes de algum vir a Cristo, s uma fora est atuando dentro dele, a velha natureza carnal. Quando aceitamos a Cristo, o Esprito Santo vem morar em nossa vida, e agora h duas naturezas atuando em ns: a natureza pecaminosa que quer que ns vivamos para o pecado e a nova natureza espiritual que quer que ns vivamos para Deus. A questo : qual destas naturezas decidir nossas aes? por isso que to importante ser cheio do Esprito. Se o Esprito no controlar nossa vida, a velha natureza pecaminosa nos dominar. A atuao do esprito estar bloqueada enquanto permitirmos ao pecado que fique.

Portanto, temos de acabar como pecado em nossa vida para saber como ser cheio do Esprito. Isto no fcil, por diversas razes. Uma, que pode ser muito penoso encarar o pecado. Geralmente a raiz dos nossos pecados o orgulho, e nosso orgulho fica profundamente ferido quando admitimos honestamente, diante de Deus e diante dos homens, que no somos to bons como pensvamos que fssemos. OS DONS DO ESPRITO SANTO
APSTOLO

29

O termo grego significa "algum enviado com uma misso". John R. W. Stott diz: "O Novo Testamento provavelmente usa a palavra apstolo com trs sentidos diferentes... 1. No sentido geral que todos ns somos por Cristo enviados ao mundo, participando assim da misso apostlica da Igreja (Joo. 17:18; 20:21); neste sentido amplo todos ns somos apstolos. 2. A palavra usada pelo menos duas vezes para descrever "apstolos das Igrejas" (II Cor. 8:23 e Fl. 2:25), mensageiros enviados de uma Igreja a outra com incumbncias especiais. 3. O dom do apostolado, to em destaque, deve se referir por isso a este grupo pequeno e especial, que eram os "apstolos de Cristo": os doze (Luc. 6:12,13) e Paulo (Gl. 1:1). PROFETA A nossa palavra profecia vem do termo grego que significa "expositor pblico", nos tempos apostlicos este dom tinha duas facetas. Uma era a transmisso de palavras de Deus para os homens, atravs de um profeta. Isto era um dom sobrenatural. Para que as pessoas pudessem discernir entre profetas falsos e verdadeiros o esprito dava a outros o dom do "discernimento" de espritos. S o fato de existirem profetas que falavam por revelao implicava na existncia de falsos profetas, como podemos verificar nos Antigo e Novo Testamentos. Os cristos neotestamentarios no deviam desprezar a Profecia, mas tambm tinham de testar todas as coisas. De acordo com 1 Cor. 14:3 a segunda faceta da funo do profeta era de edificar, instruir, consolar e exortar os crentes nas congregaes locais. O profeta, geralmente forasteiro, tinha precedncia sobre o ministro local. Mas com o passar do tempo os ministros locais tambm passaram a exercer o dom da profecia, pregando a Palavra de Deus para edificao dos cristos sob seus cuidados. O dom da profecia no primeiro sentido, de predio, no existe mais tanto quanto no primeiro sculo do cristianismo.

PASTOR A Bblia no usa muito a palavra pastor. No Antigo Testamento ela aparece mais, no sentido de pastorear ovelhas. No Novo Testamento aparece s uma vez com a idia de "pastor de ovelhas" (Ef. 4:11), ligada intimamente com a traduo veterotestamentria desta palavra. A palavra tambm est relacionada muito com o termo para mestre. Outras formas desta palavra grega tambm aparecem em duas outras passagens.
Entre os cristos a palavra pastor geralmente preferida para designar ministros ordenados (At. 28:18-20;I Tim.3:1-7;Heb. 13:7e I Ped. 5:1). MESTRE A palavra grega usada em feso 4:11 significa "instrutor". Depois de a mensagem do evangelho ter resultado em converses, os novos cristos tem de ser ensinados. Na grande comisso (Mat. 28:18-20) logo depois da ordem para discipular vem: ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. Uma das coisas que a Igreja mais precisa na atualidade mais mestres em Bblia. 0S DONS DE SINAIS Um lder cristo disse que se ele ouvisse um pastor pregando na esquina mais prxima, simplesmente voltaria ao seu aparelho de TV para no perder seu programa favorito. Mas se lhe dissessem que na esquina est algum fazendo milagres, ele deixaria tudo para ver o que estava acontecendo. Por que isto? Simplesmente por que parece que ns ficamos fascinados pelo que espetacular e foge ao normal. Esta tipa de curiosidade no necessariamente boa ou proveitosa, mas mesmo assim muito comum.

Uma coisa interessante que nas quatro passagens bblicas em que aparecem os dons espirituais (Rom. 12:6-8; I Cor. 12:8-10; Ef. 4:11 e I Ped. 4:10,11), os dons de sinais aparecem juntos somente em 1 Corntios, uma igreja que abusava de pelo menos um destes dons. CURAS O Esprito Santo tambm concede o dom de curar. J no Antigo Testamento aparecem muitos casos de curas, e todos ns sabemos que o Novo Testamento est cheio de exemplos de Jesus e seus discpulos curando os doentes. E atravs da histria da Igreja Crist houve muitos outros casos de curas fsicas. 30

O dom da cura fsica por meios espirituais s vezes associado s curas de f. Muitos que a praticam dizem ter o dom de curar, ou pelo menos algum poder espiritual. Dezenas de milhares de pessoas acorrem a eles. Muitos mais so convidados a escrever a pregadores de rdio ou televiso, que garantem ter este dom de curar. De fato, nos ltimos anos a ateno da massa foi atrada f crist e s curas fsicas. Doenas e fraqueza so parte da vida; no fundo, ningum pode escapar delas. Todas as pessoas, tambm os mais famosos curandeiros pela f, adoecem e um dia morrem. Kathryn Kuhlman, famosa por suas curas pela f, morreu em comeos de 1976. Durante anos ela sofreu de um problema cardaco, e no fim de 1975 submeteu-se a uma operao da qual no se recuperou mais. ela curou outras pessoas, mas no fim sucumbiu doena pessoalmente. Temos de'distinguir entre o que a Bblia chama de dom de curar e um outro mtodo de curar. Alguns colocam a sua nfase na f do que precisa ser curado - dizendo-lhe que ser curado se crer.

MILAGRES O significado da palavra "milagres", no grego, "poderes" (II Cor. 12:12). Um milagre um acontecimento que o poder de nenhuma lei fsica pode produzir; uma ocorrncia espiritual, produzida pelo poder de Deus; uma maravilha, um prodgio. Na maioria das verses do Antigo Testamento a palavra "milagre" geralmente traduzida por "prodgio" ou "feito poderoso". As verses do Novo Testamento geralmente falam dos milagres como "sinais" (Joo. 2:11) ou "sinais e prodgios" (Joo. 4:48; At. 5:12; 15:12).
LNGUAS Um dos principais pastores da Igreja da Esccia estava internado na unidade de tratamento intensivo de um hospital de Glascw. Ele sabia que sua vida estava por um fio, a qualquer minuto poderia estar face a face com seu Senhor. Por isso comeou a falar com Ele. E de repente notou que estava falando em uma lngua que nunca ouvira antes. contou o fato a um amigo, mas nunca mais tocou no assunto com ningum. Recuperou a sade e serviu a seu Senhor por mais alguns anos. Lnguas de fato um dom do Esprito. Existe hoje em dia presbiterianos, batistas, anglicanos, luteranos, metodistas; alm dos pentecostais, que falam ou j falaram lnguas, ou no, nem esperam faz-lo.

Mas se lnguas dom do Esprito santo, ele no pode dividir. Se os que falam lnguas usam mal este dom, provocando divises, falta-lhes amor.
O FRUTO DO ESPRITO

Paulo diz: Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, f, mansido, temperana, contra o qu, no h lei. Em fruits ofthe spirit (Frutos do Esprito) Hembree diz assim: "Nesta poca de msseis teleguiados e pessoas mal guiadas precisamos desesperadamente aprendermos a sermos gentis. Parece estranho que em uma era em que alcanamos a lua, enviamos sinais a planetas distantes e recebemos fotografias tiradas de satlites em rbita seja to difcil comunicar ternura com os que esto ao nosso redor". Thoreau escreveu o seguinte: "Se algum no mantm o passo com seus companheiros, talvez porque ele esteja ouvindo um outro tambor. Deixe-o andar de acordo com a msica que ele ouve, mas comedido, ou longe dos outros". Como cristos ns no temos outra alternativa a no ser marchar no ritmo dos tambores do Esprito Santo, nos passos comedidos da bondade, o que agrada a Deus.
ECLESIOLOGIA - A DOUTRINA DA IGREJA A DOUTRINA DA IGREJA A palavra "Igreja" vem da ekklia que significa "chamar". Dr. Thayer diz: "Igreja uma assemblia de cidados chamados de suas casas para um lugar pblico".

Devemos ter em mente que "Church" em ingls no derivado de "ekklsia" mas significa "pertencente ao Senhor". Eles salientam que de fato a Igreja propriedade de Deus, talvez, estivessem se baseando em (I Ped. 1:18). 31

DESIGNATIVOS BBLICOS PARA IGREJA 1) Corpo de Cristo - o nome no aplicado somente Igreja universal, como em (Ef. 1:23; Col. 1:18), mas tambm a uma congregao isolada (I Cor. 12:27). 2) Templo do Esprito Santo - a Igreja de Corinto chamada "santurio de Deus", no qual o Esprito Santo habita (I Cor. 3;16). Paulo fala que os crentes crescem, "para santurio dedicado ao Senhor" (Ef. 2:21,22). Pedro diz: "Casa Espiritual" (I Ped. 2:5). 3) Coluna e baluarte da verdade - h apenas um lugar em que o nome aplicado Igreja; a saber: (I Tim. 3:15). Refere-se Igreja em geral e, portanto, aplica-se a cada crente e parte dela. A idia aqui que a Igreja guardi da Verdade, cidadela da Verdade, defensora da Verdade, esteio da Verdade, contra os inimigos da Verdade; OUTRO SENTIDO PARA IGREJA 1. O SENTIDO DA IGREJA MILITANTE EM IGREJA TRIUNFANTE - Na presente dispensao, a Igreja militante, isto , convocada para uma guerra santa, e de fato nela est empenhada. Isto naturalmente, no significa que ela deve gastar suas foras em lutas sangrentas de autodestruio, mas sim, que tem o dever de levar avante uma incessante guerra contra o mundo hostil em todas as formas em que este se revele, seja na Igreja ou fora dela, e contra todos os poderes espirituais das trevas. A Igreja no pode passar o tempo todo em orao e meditao, embora estas prticas sejam to necessrias e importantes, nem tampouco deve parar de agir, no pacfico gozo da sua herana espiritual. Ela tem que estar engajada com todas suas foras nas pelejas do seu Senhor, combatendo numa guerra que tanto ofensiva quanto defensiva e a Igreja na terra a Igreja militante, no cu a Igreja triunfante. L a espada permitida pelos louros da vitria, os brados de guerra se transformam em cnticos triunfais, e a cruz substituda pela coroa. 2. SENTIDO UNIVERSAL - no sentido universal, a Igreja consiste de todos aqueles que, nesta dispensao, nasceram do Esprito de Deus, e foram, por esse mesmo Esprito, batizados no corpo de Cristo (I Ped. 1:3,22-25; I Cor. 12:13). 3. SENTIDO LOCAL - no sentido local, a palavra "Igreja" usada para se referir ao grupo dos que professam ser crentes em qualquer lugar. Assim lemos, acerca da Igreja em Jerusalm (At. 8:1; 11:22), a Igreja em Antioquia (At. 13:1), a Igreja em feso (At. 20:17), a igreja em Cencria (Rom. 16:1), a Igreja em Corinto (I Cor. 1:2; II Cor. 1:1), as Igrejas na Galcia (Gal. 1:2), a Igreja dos Laodicenses (Col. 4:16), a Igreja dos Tessalonicenses (I Tess. 1:1, 2; II Tess. 1:1), as Igrejas da Judia (1 Tess. 2:14), e das Igrejas da sia (Ap. 1:4). As Igrejas locais em conjunto deveriam ser uma rplica fiel da Igreja verdadeira, a Igreja universal; a maioria delas falha neste aspecto de maneira bem triste. Jesus previu este afastamento das condies ideais e o retratou nas parbolas do reino dos cus (Mat. 13). AS MARCAS DA IGREJA

a) A fiel pregao Palavra. Esta a mais importante marca da Igreja. Enquanto que esta independe dos rituais, estes no so independentes dela. A fiel pregao da Palavra o grande meio para a manuteno da Igreja e para habilit-la a ser dos fiis. Que esta uma das caractersticas da Igreja transparece em passagens como Joo 8:31,32,47; 14:23; 1 Joo 4:1-3; II Joo 9.

b) O fiel exerccio da disciplina. deveras essencial para a manuteno da pureza da doutrina e para salvaguardar a santidade dos membros.As Igrejas que relaxarem na disciplina, descobriro mais cedo ou mais tarde em sua esfera de influncia um eclipse da luz da verdade e abusos nas coisas santas. Da, a Igreja que quiser permanecer fiel ao seu ideal, na medida em que isto possvel na terra, dever ser diligente e conscienciosa no exerccio da disciplina crist. A Palavra de Deus insiste na adequada disciplina a ser exercida na Igreja de Cristo (Mat.18:18; 1 Cor.5:1-5,13; 14:33,40; Ap.2:14,15,20; Mat.18:15-18; Rom.16:17; 1 Cor.5:2,9-13; II Cor.2:5-10; II Tess.3:6). A MISSO DA IGREJA Talvez no exista nenhuma outra fase da Eclesiologia que tenha sido to mal entendida quanto esta. Comeando com uma idia errada da natureza da Igreja, educadores e assistentes sociais tm promovido um programa de reforma

32

poltica, econmica e social que no tem base bblica e muitas vezes tem carter antibblico. Os cristos devem fazer novamente a pergunta: Qual a misso da Igreja? E quais so os mtodos que ela pode usar? Consideremos as finalidades espirituais da Igreja. Quais so elas? 1. GLORIFICAR A DEUS - As escrituras mostram repetidamente que este principal fim da Igreja (Rom. 15:6,9; Ef 1:5,6,12,14,18; 3:21; II Tess. 1:12; 1 Ped. 4:11). Este dever to fundamental que, se for cumprido com fidelidade, sero cumpridos tambm os outros propsitos da Igreja. Glorificamos a Deus adorando-O (Joo4:23,24; Fp.3:3; Ap.22:9). A substncia da idia nas palavras hebraicas prostrar-se, render tributo, venerar, respeitar profundamente, servir religiosamente. Glorificamo-Lo tambm atravs de orao e louvor (Sal. 50:23). 2. EVANGELIZAR O MUNDO - A Grande Comisso manda que a Igreja v por todo o mundo e faa discpulos de todas as naes (Mat. 28:19; Mar. 16:15; Luc. 24:46-48; At. 1:8). As Escrituras no nos mandam "converter" mas sim "evangelizar" o mundo. Com isso quer se dizer que a Igreja devedora do mundo todo. 3. AGIR COMO FORA RESTRITIVA E ILUMINADORA DO MUNDO - Jesus disse que os crentes so o "sal da terra" e a "luz do mundo". (Mat.5:13-16). Por sua influncia e testemunho, eles detm o progresso da iniqidade (II Tess.2:6,7). Deus retm o juzo devido presena dos santos entre os maus (Gn. 18:22-33), e quando o nmero dos justos for pequeno e a hora do juzo tiver chegado, Ele retira os justos dentre os mpios antes de enviar os castigos (Gn. 19:22-25). Por seu testemunho, devem dar a conhecer o que Deus requer do homem e a necessidade de arrependimento e regenerao. Com esta finalidade, Deus fez de seu povo os guardies de sua verdade (II Cor. 5:19; Gal.2:7; 1 Tim. 1:11). 4. PROMOVER TUDO QUE BOM - Embora o crente deva separar-se de toda aliana mundana (II Cor. 6:14-18), ele deve, todavia apoiar todas as causas que buscam "por isso, enquanto tivermos oportunidade, faamos o bem a todos, mas principalmente aos da famlia da f" (Gal.6:10). AS ORDENANAS DA IGREJA BATISMO

Que o batismo uma ordenana de obrigao perptua na Igreja provado pelos seguintes fatos:
1. Cristo pediu para ser batizado (Mat. 3:13-15) e aprovou a prtica dessa ordenana por parte dos discpulos (Joo. 4:1,2); 2. Ele ordenou Seus discpulos na Grande Comisso a ensinar e batizar todos os discpulos (Mat. 28:19,20; Mc. 16:16); 3. Os apstolos e os primeiros discpulos ensinavam e praticavam o batismo (At.2:38,41; 8:12,13, 36,38; 9:18; 10:47,48; 16:15, 33; 18:8). A FRMULA BATISMAL - Os apstolos receberam instrues especficas para batizarem eis to onoma tou patros kai tou hyiou ka tou hagiou pneumatos (para uma relao com o nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo). Ns, os batistas como tantos outros, batizamos por imerso por entendermos que o batismo, conquanto, seja um ato simblico, foi praticado pelo Senhor Jesus Cristo e pelos apstolos, por imerso, conforme (Mat.3:13-17; Mc.1:9-13; Luc.3:21,22; At.8:36-39). At porque, se o seu batismo significa sepultamento, no se entende um sepultamento de parte do corpo. Sepulta-se o corpo inteiro. A CEIA DO SENHOR "E tomando o po e havendo dado graas, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto o meu corpo, que dado por vs; fazei isto em memria de mim. Semelhantemente, depois da ceia tomou o clice, dizendo: Este clice o novo pacto em meu sangue, que derramado por vs" (Luc. 22:19, 20 e 1 Cor, 11:23-26). A Ceia do Senhor, pois, no santa ceia nem culto de ao de graas, nem a pscoa dos judeus, nem sacramento, nem um meio de comunho de crentes ou de igrejas, nem dispensadora de bnos. A Ceia do Senhor simples e essencialmente um memorial do sacrifcio vicrio de Cristo que deve ser praticado pelas Igrejas de Cristo. "Porque todas as vezes que comerdes deste po beberdes do clice estareis anunciando a morte do Senhor at que ele venha". O po simboliza os padecimentos corporais de Jesus e seu corpo ferido na cruz, "carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados" (1 Ped.2:24). E o vinho simboliza o sangue inocente de Jesus derramado no calvrio "por muitos para remisso dos pecados". AS TEORIAS A RESPEITO DA CEIA DO SENHOR 1. A TEORIA DA TRANSUBSTANCIAO - a teoria romanista. O po transubstancia-se em corpo, sangue, alma e divindade de Jesus, tal qual est a destra de Deus. Seu significado literal, e no metafsico. Portanto a frase de Jesus: "Isto o meu corpo" significa para os romanistas, o prprio Jesus, em corpo e alma. Esta interpretao transgride a

33

interpretao do prprio Jesus, que diz: "Fazei isto em memria de mim" (Luc.22:19). Transgride, ainda, a interpretao apostlica: "Pois todas as vezes que comerdes deste po e beberdes do clice anunciais a morte do Senhor, at que Ele venha" (1 Cor. 11). Transgride o Novo Testamento em Heb. 9:28; 1 Cor.9:13-14. 2. A TEORIA DA CONSUBSTANCIAO - a teoria luterana. O po, na verdade, no se transubstancia, mas Cristo espiritualmente, une-se substncia do po, quando este ingerido, e assim, Jesus recebido tambm no ato da participao da Ceia do Senhor. Ora, o texto sagrado no d o menor indcio de tal interpretao. idia sacramentalista desconhecida em o Novo Testamento, esposada pelo protestantismo luterano. 3. A TEORIA DE QUE A CEIA DO SENHOR UM MEIO DE GRAA - As teorias calvinista e anglicana, posto que no seja iguais a romanista e a luterana, esposam a mesma idia sacramentalista dos romanistas e luteranos, de que o ato de tomar a Ceia do Senhor traz aos crentes bnos: E um meio de receber graas e bnos espirituais. Tambm, nesta teoria, no deparamos firmeza alguma na Escritura do Novo Testamento.

O QUE DIZ A BBLIA: A Ceia do Senhor um memorial do sacrifcio de Jesus Cristo. A interpretao clara, simples e bblica da Ceia do Senhor tpica, simblica, metafrica, memorial. Jesus Cristo (em corpo, alma, sangue e divindade), na noite em que foi trado instituiu a Ceia do Senhor e seus discpulos participaram da mesma: comeram do po e beberam do vinho que estavam sobre a mesa. E absurdo inqualificvel o s pensar que o po e o vinho se transubstanciaram, estando Jesus ali presente em carne e osso. Isto perverte completamente o ensinamento de Jesus e dos apstolos sobre a humanidade do Filho de Deus. Se o corpo de Jesus Cristo estivessem em dois lugares ao mesmo tempo, ento o corpo de Jesus no foi idntico ao nosso corpo, na sua natureza fsica, humana. Mas que diz a Escritura? (Is.53:51.22; Luc.21:40-42; Joo 19:17,28-33; Heb.5:7; Fl.2:5-8; Joo 1:14; Rom.8:3; Gl.4:4; Heb.2:17; I Joo 4:1-3). A celebrao da Ceia do Senhor praticada pela Igreja reunida, e congregacional, e no individual ou em grupos separados. O GOVERNO DA IGREJA

O SISTEMA CONGREGACIONAL, tambm chamado de sistema de independncia. Segundo ele, cada Igreja ou congregao uma Igreja completa, independente de todas as demais. Nesse tipo de Igreja, o poder de governo fica exclusivamente com os membros da Igreja, que tem autoridade para regulamentar os prprios assuntos. Os oficiais so simples fieis funcionrios da Igreja local, designados para ensinarem e administrarem os interesses da Igreja e no tem poder de governo alm do que possuem como membros da Igreja. verdade que a democracia gera diferenas de opinio, e no h grupo mais democrtico que os batistas. Algum, em tom de brincadeira, declarou que os batistas so to livres como porcos sobre o gelo. Esse tipo de liberdade tende por criar diferenas ou divises, e por essa razo h muitas variedades de crentes batistas, desde os ultraconservadores aos muito liberais. No obstante, podemos enumerar algumas caractersticas tradicionais dos batistas:
a) Autoridade da Bblia como nica regra de f e prtica. Ver o artigo sobre AUTORIDADE quanto a variados pontos de vista sobre esta questo. No entanto, as Igrejas batistas aceitam ter "declaraes de f" as quais por no serem completas, deixam de lado muitos pontos doutrinrios que muitos dos irmos nem aceitam discutir, isto constitui uma falha por omisso. O Esprito de Deus avana, e muitos batistas marcam passo.

b) Batismo de crentes, com total rejeio do batismo infantil. Imerso com modo correto de batismo. Muitas Igrejas batistas rebatizam aqueles que vindos de outras Igrejas, se unem a elas, mesmo que essas outras Igrejas tambm pratiquem o batismo por imerso. Esse extremo cheira a sectarismo. Contudo a partir de 1900 muitas Igrejas batistas tem recebido tais membros sem exigirem o rebatismo.
c) O batismo em gua e a Ceia do Senhor so as nicas ordenanas da Igreja no sendo considerados sacramentos. d) A Igreja de cristo compe-se apenas de crentes. A maioria dos batistas acredita na Igreja mstica ou universal

34

composta de todos os regenerados sem importar a quais grupos evanglicos pertenam. Mas, para muitos batistas, a admisso Igreja local requer o rito do batismo por imerso. Entretanto, os batistas no crem na regenerao batismal. e) Sacerdcio de todos os crentes. No Novo Testamento no h tal coisa como uma classe sacerdotal. Cada crente responsvel diretamente a Deus.

f) Autonomia da Igreja local e governo democrtico. Os batistas podem pertencer a associaes e denominaes, mas no aceitam autoridades hierrquicas acima da Igreja local. Assim, todas as questes pertinentes Igreja local so decididas pelo voto da congregao e no por autoridades externas mesma.
g) Ministrio. Os ministros batistas usualmente os homens dotados de treinamento teolgico, os quais so sustentados pelas ofertas de suas respectivas congregaes. A autoridade dos pastores porm, depende de sua espiritualidade e de seu treinamento intelectual superior, e no de alguma superioridade doutrinria conferida por dom escriturstico ou por tradio. H pastores e mestres (embora estes no constituam um ministrio), no levantados por algum sistema eclesistico, e sim, pela autoridade providencial do Esprito. h) Separao entre a Igreja e o estado. Via de regra, os batistas nunca se revoltaram contra o estado. OS BATISTAS NO BRASIL

O trabalho batista no Brasil, depois de uma tentativa em 1871 (Santa Brbara, SP), que no durou, ieve inicio, em carter permanente, em Salvador onde se organizou em 1882, a primeira Igreja Batista Brasileira, como resultado do trabalho dos missionrios William Buck Bagley, Zachary Clay Taylor e do ex-padre catlico romano, Antnio Teixeira, organizando-se no Rio de Janeiro em 1884; Macei, 1885; Recife, 1886; Juiz de Fora, 1889; Manaus, 1900 e em muitos outros lugares do Brasil. Mantm, alm de Igrejas, Faculdades e Seminrios Teolgicos, imprensas, escolas e hospitais. Em cerca de 1970, tinham 600.000 membros e 3.200 Igrejas.
EXISTEM OUTROS SISTEMAS COMO: a) Presbiterial - O governo exercido por presbteros. Geralmente traz consigo: Conselho, o presbitrio, o snodo e a assemblia geral. b) Episcopal - A Igreja governada por bispos. H na realidade trs ordens: Bispos, Sacerdotes e Diconos. c) Papal ou catlico romano - Este arroga para si todo poder: uma monarquia absoluta, sob o domnio de um s soberano, o papa. OFICIAIS DA IGREJA Organizao subentende a existncia de oficiais.

Evidncia disto chega at ns em parte atravs de referncias aos oficiais. Se formos seguir hoje a prtica primitiva, ento deve haver nas Igrejas os mesmos oficiais.
1. PASTOR - Presbtero e Bispo, estes trs termos denotam um nico cargo no Novo Testamento. Atos 20:17,28 diz que os "presbteros" da Igreja de feso foram constitudos em "bispos" sobre o rebanho com a finalidade de "alimentar" (pastor, poimanen) a Igreja de Deus. Temos aqui os termos "presbteros", "bispos" e "pastores" usados para o mesmo homem. Em 1 Ped. 5:1,2, os deveres de um "pastor" so atribudos aos "presbteros que h entre vos.

2. DICONOS - Alm do presbyteroi, so mencionados os diakonoi no Novo Testamento, (Fl. 1:1; 1 Tim. 3:8,10,12). Segundo a opinio predominante, Atos 6:1-6 contm o registro da instituio do diaconato. Contudo, alguns estudiosos duvidam disto, e consideram o oficio mencionado em (At. 6), ou como um oficio geral em que as funes dos

35

presbteros e dos diconos foram combinadas, ou como um oficio meramente temporal, que atende a um propsito especial. Eles chamam a ateno para o fato de que alguns dos sete ali mencionados foram encarregados da tarefa de distribuir bem as ddivas para a gape (festas do amor cristo), ministrio que noutras partes descrito pela palavra diakonia (At. 11:29; Rom. 12:7; II Cor. 8:4; 9:1,12,13; Ap. 2:19). Os requisitos para o oficio, como so mencionados em Atos 6, so muito exigentes, e nesse aspecto, concordam com as exigncias mencionadas em 1 Tim. 3:3-10,12. O PODER DA IGREJA 1. PODER MINISTERIAL - copiosamente evidentemente na Escritura que o poder da Igreja no um poder independente e soberano (Mat. 20:25,26; 23:8,10; Cor. 10:4,5; 1 Ped. 5:3), mas sim uma diakonia liturgia, - um poder ministerial (de servio) (At. 4:29,30; 20:24; Rom. 1:1), derivado de Cristo e subordinado Sua autoridade soberana sobre a Igreja, (Mat. 28:18). Deve ser exercido em harmonia com a Palavra de Deus e sob a direo do Esprito Santo, por meio de ambos os quais Cristo governa a Sua Igreja, e em nome do prprio Cristo como Rei da Igreja (Rom. 10: 14,15; Ef. 5:23; 1 Cor. 5:4). 2. PODER ESPIRITUAL - um poder espiritual porque dado pelo Esprito Santo (Joo 20:22,23; 1 Cor. 5:4). Poder que s pertence aos crentes. Poder que s foi dado aos convertidos e comprometidos com o Senhor. Jesus Cristo no s fundou a Igreja, mas a revestiu de autoridade especial (Mat. 28:18-20). ESCATOLOGIA - A DOUTRINA DAS LTIMAS COISAS

Todo o sistema de Teologia tem a sua Escatologia. Se existe um comeo, tem que existir um fim tambm, no no sentido absoluto no qual o universo era no existente antes da criao, mas no sentido de uma troca daquilo que temporal por aquilo que eterno. A idia escriturstica da morte inclui a morte fsica, a morte espiritual e a morte eterna. Em se tratando de morte, tanto a fsica como a espiritual resultado do pecado ou salrio deste (Rom. 6:23); enquanto a morte eterna alm de ser tambm conseqncia do pecado conseqncia ainda do pecado imperdovel (Mat. 12:31,32; Heb. 6:4-6; Heb. 10:26:27 e Joo 5:16). bom lembrar, que a morte fsica cara o crente, salvo por Cristo no uma pena ou castigo, mas uma libertao deste corpo mortal (Rom. 8:18-23). Como disse o escritor Fernando Pessoa: "a morte no o fim da vida, mas o dobrar na esquina ou perder de vista aquele que estava entre ns". Isto no mero eufemismo, mas uma realidade na vida do salvo.
DEPOIS DA MORTE FSICA Vrios telogos chamam este perodo ou momento de "Estado Intermedirio". preciso ter muito cuidado com as colocaes humanas. Aprendi com Langston, com Berkhof, com Thissen, com Jlio Andrade, com Lacy e outros respeitados telogos, mas creio que a terminologia no expressa tudo. No estou inventando e destes mestres discordando, apenas quero deixar aqui minha preocupao com algo to srio e explorado erroneamente pelos espritas, catlicos romanos, hindustas, islamitas, kardecistas e outros "istas" deste mundo tenebroso.

Verdade que a morte no um fim. Os silvcolas, em sua crena, admitiam que colocando um arco o flecha no caixo do morto, ajudaria o morto a se defender no futuro. Os gregos colocavam uma moeda na boca do morto, para, segundo sua crena; pudesse pagar algo no alm. Os egpcios, por sua vez colocavam um mapa no caixo, a fim de ajudar o morto a procurar o seu destino no alm. No Brasil, no poucos dizem, junto ao caixo de um morto "que tenha um bom lugar...". Estas crendices retratam a f popular a acabam evidenciando o que supracitados, a morte no um fim. Mas, surge uma indagao: Para onde vai o salvo? E para onde vai o perdido? Com base em (Luc. 23:43; Luc. 16:19-31 e Ecl. 12:7), o salvo, aps sua morte fsica, vai para o Cu, em estado de alma; enquanto que o perdido, aps a sua morte fsica, vai para o inferno, em estado de alma. O que passa disto, fica por conta das conjecturas humanas. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO volta de Cristo indiscutivelmente o fato mais importante da Escatologia, pelo que passaremos a expor: 1) Sua Proeminncia nas Escrituras - fato que ela tem lugar de destaque nas Escrituras. Apesar do primeiro e segundo advento estarem freqentemente to mencionados tanto no Velho como no Novo Testamentos (J 19:25,26; Dan. 7:13; Zac. 14:4; Mal. 3:1,2; Mat. 24:25; Mc. 13; Luc. 21:1 e II Tess; II Ped e Ap.).

36

2) uma chave geral para se entender as Escrituras - Falamos que a orao e um esprito quebrantado so importantes para se entender a Bblia, especialmente as ltimas coisas. Entretanto, sem a luz da prpria Palavra, a Escatologia no ter como ser entendida com clareza e exatido. A Palavra de Deus lana luz sobre os textos mais difceis e controvertidos e o crente sincero acaba por se sentir iluminado e esclarecido do assunto. 3) a esperana da Igreja - A vinda do Senhor nos apresentada como a grande esperana da Igreja. Nem a morte, nem a converso do mundo so as "esperana" do crente, segundo as Escrituras, mas sim volta do Senhor. Paulo disse: "No tocante esperana e a ressurreio dos mortos sou julgado" (At. 23:6; 26:6-8; Rom. 8:20-25; 1 Cor. 15:19; Gal. 5:5); e tambm "aguardando a bendita esperana e a manifestao da glria do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tit. 2:13). 4) incentivo para o Cristianismo Bblico - A vinda de Cristo o grande incentivo para o cristianismo bblico. Crer sinceramente nesta doutrina muito tem influenciado a ortodoxia, pois aqueles que tm abrigado esta esperana com maior ardor e inteligncia, nunca negaram a divindade de Cristo, nem puseram em dvida a infalibilidade da Bblia, nem declinaram a f que foi uma vez entregue aos santos. Mas isto no tudo. A aceitao desta verdade tambm induz a autopurificao (1 Joo 3:3; II Ped. 3:11; Mat. 25:6,7); inspira vigilncia e constncia (Mat. 24:44; 1 Tess. 5:6; Mac. 13:36; 1 Joo 2:28); desafia o que se afastou para retornar (Rom. 13:11,12), constitui uma admoestao aos inquos (II Tess. 1:7-10), e um apoio na adversidade e na dor (Tg. 5:7; Heb.10:35-37; 11:26; II Tim. 2:12; 1 Tess. 4:16-18). Fica claro que a "bendita esperana" era o incentivo da cristandade apostlica. MODO DA SEGUNDA VINDA a) Ser uma vinda pessoal - Isto se deduz da afirmao feita pelos anjos aos discpulos no Monte da Ascenso: "Esse Jesus que dentre vs foi assunto no cu, assim vir do modo como o vistes subir" (At. 1:11; 3:20,21;Mt. 24:44; I Cor. 15:22; Fp. 3:20; Col. 3:4; I Tess.2:19; 3:13; 4:15-17; II Tim. 4:8;Tt. 2:13; Heb. 9:28). b) Ser uma vinda fsica - Que a volta do senhor ser fsica se deduz de passagens como At. 1:11; 3:20,21; Heb. 9:28; Ap.1:7. Jesus voltar corporalmente a terra. c) Ser uma vinda visvel - Numerosas passagens atestam, como (Mat. 24:30; 26:64; Mc. 13:26; Luc. 21:27; At. 1:11; Col.3:4; Tt.2:13; Heb.9:28; Ap. 1:7). d) Ser uma vinda gloriosa e triunfal - A segunda vinda de Cristo, conquanto pessoal, fsica e visvel, ser, todavia muito diferente da sua primeira vinda. Ele no voltar no corpo da sua humilhao, mas num corpo glorificado e com vestes reais (Heb. 9:28). As nuvens do cu sero Sua carruagem (Mat. 24:30), os anjos Seu corpo da guarda (II Tess. 1:7), os arcanjos seus arautos (1 Tess. 4:16), e os santos de Deus sero o seu glorioso sqito (1 Tess. 3:13; II Tess. 1:10). Ele vir como Rei dos reis e Senhor dos senhores, triunfante sobre todas as foras do mal, havendo posto todos Seus inimigos debaixo dos seus ps (1 Cor. 15:25; Ap. 19:11-16). O PROPSITO DA SUA SEGUNDA VINDA Cristo voltar no fim do mundo com o propsito de introduzir a era vindoura, o estado eterno de coisas, e o far inaugurando e completando dois eventos formidveis, quais sejam, a ressurreio dos mortos e o juzo final (Mat. 13:49,50; 16:27; 24:3; 25:14,46; Luc. 9:26; 19:15,26,27; Joo 5:25-29; At. 17:31; Rom. 2:3-16; 1 Cor. 4:5; 15:23; II Cor. 5:10; Fp. 3:20,21; I Tess.4:13-17; II Tess. 1:7-10; 2:7,8; II Tim.4:1,8; II Ped. 3:10-13; Jd. 14,15; Ap. 20:11-15; 22:12). Poderamos ento dizer: 1) Arrebatando a Sua Igreja (1 Tess. 4:13-17); 2) Revelando-se aos seus (Zac. 14:5; Joel 3:11; Mat. 16:27); 3) Julgando a Besta e o Falso Profeta (Ap. 19:19-21; II Tess; Mat. 24:21,29); 4) Prendendo Satans (Ap. 20:2-7); 5) Inaugurando o milnio (Ap. 20.2-7); 6) Salvando a Israel (Rom. 11:2,5,25,26) - As Escrituras mostram que quando Cristo voltar, Ele primeiro livrar Israel se seus inimigos aqui da terra (Zac. 14:1-4; Jr. 30:7). J consideramos ligeiramente este ponto antes. Mas ele no vai parar nesta libertao: ajuntar de novo a todo Israel, reunindo a casa de Israel e a casa de Jud (Jr. 31:35-37; 33:14-22; Is. 11:11-14; Ez. 37; 38:25); e, alm disso, Ele os salvar o far uma aliana com eles (Zac. 12:10-13:6; Is. 66:8; Jr. 31:31-34; Heb. 8:8-12). Estas promessas no podem significar que todo Israel ser gradualmente reunido Igreja, pois sua converso definitivamente associada com o fato de verem a Cristo (Zac. 12:10; Ap. 1:7). 7) Iniciando-se assim, a grande apostasia e a grande tribulao - Estas duas podem ser mencionadas juntas, .Porque esto entrelaadas no discurso escatolgico de Jesus (Mat. 24:9-12,21-24; Mc. 13:9-22; Luc. 21:22-24). As palavras de

37

Jesus indubitavelmente encontraram cumprimento parcial nos dias que precederam a destruio de Jerusalm, mas evidente que tero cumprimento maior no futuro, numa tribulao que sobrepujar tudo quanto j foi experimentado (Mat. 24:21; Mac. 13-19). Paulo tambm fala da grande apostasia em (II Tess. 2:3; 1 Tim. 4:1; II Tim. 3:1-5). Ele j via algo desse esprito de apostasia em seus prprios dias, mas se v claramente que ele quer calcar em seus leitores que essa apostasia assumir propores muito maiores nos ltimos dias.

A HORA DE SUA VINDA: PR-MILENAR Disse Jesus: "Mas a respeito daquele dia ou da hora ningum sabe; nem os anjos do cu, nem o Filho, seno somente o Pai" (Mc. 13:32); e, "No vos compete conhecer tempos ou pocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade" (At. 1:7). No entanto, ele criticou os fariseus e os saduceus porque sabiam discernir o aspecto do cu, mas no s sinais dos tempos (Mat. 16:3); e Ele lhes pediu que aprendessem da figueira que quando as folhas brotam, est prximo o vero (Mat. 24:32,33). Os filhos de Issacar so elogiados por serem "conhecedores da poca", para saber "o que Israel devia fazer" (1 Cor. 12:32).

Vemos assim que nos ser dado saber a hora de modo geral, mas no particular. De modo geral, a resposta que Sua vinda est iminente; ele pode voltar a qualquer hora (Mat. 24:36; 25:13; Mc. 13:32; Tito 2:13; I Tess.4:16,17).
A RESSURREIO DOS MORTOS

"Morrendo o homem, porventura tornar a viver?" (J 14:14). Sempre tem havido aqueles que negam a ressurreio do corpo (Mat. 22:23; At. 23:8; I Cor. 15:12) tem sempre havido tambm aqueles que professam crer em uma ressurreio, mas negam que ser uma ressurreio do corpo.
1) OBRA DO DEUS TRINO - A ressurreio obra realizada pelo Deus Trino. Em alguns casos se diz simplesmente que Deus ressuscita os mortos, sem se especificar pessoa alguma (Mat. 22:29; II Cor. 1:9). Mais particularmente, porm a obra da ressurreio atribuda ao Filho (Joo 5:21,25,28,29; 6:38-40,44,54; 1 Is. 4:16). Indiretamente, tambm apontada como obra realizada pelo Esprito Santo (Rom. 8:11). 2) RESSURREIO FSICA OU CORPORAL - Nos dias de Paulo havia alguns que consideravam a ressurreio como espiritual (II Tim. 2:18). E nos dias atuais h muitos que s acreditam, numa ressurreio do corpo. Cristo chamado "primcias" da ressurreio (1 Cor. 15:20-23). a) Os corpos dos crentes - diversas passagens declaram ou do a entender que o corpo ressurreto dos crentes ser semelhante ao corpo glorificado de Cristo (Fp. 3:21; 1 Joo 3:2; 1 Cor. 15:49). Alguns detalhes podem ser mencionados de 1 Cor.15. Lemos que no ser composto de "carne e sangue" (50,51).Cristo tomou carne e sangue sobre si (Heb. 2:14); mas depois da ressurreio, Ele diz que seu corpo composto de "carnes e ossos" (Luc. 24:39). Portanto, Ele no era puro esprito, e assim tambm ns no seremos puros espritos quando ressuscitarmos. Novamente, ser incorruptvel (vs. 42,53,54). No est, portanto sujeito doena, decomposio e morte. E um corpo resistente. Em seguida ser um corpo glorioso (v. 43). Podemos imaginar o que isso significa se pensarmos na transfigurao de Cristo (Mat. 17:1-8), e na descrio do Cristo glorificado no cu (Ap. 1:13-16). Alm disso, ser poderoso (v. 43). Isto , no se cansar, e ser capaz de executar feitos grandiosos a servio de Cristo (Ap. 22:3-5). E novamente, como j dissemos antes, ser um corpo espiritual (v. 44). isso provavelmente quer dizer que sua vida a do esprito. E, finalmente, ser um corpo celestial (vs. 47-49). Em II Cor. 5:1,2 Paulo fala de "um edifcio da parte de Deus, nossa habitao celestial". A respeito dessas declaraes, Alford diz: "Da parte de Deus (v. 1), mas tratado agora como se trazido com o Senhor quando vier, e colocado sobre ns que estiver os vivos e permanecermos ento". Mas a expresso em 1 Cor. 15:47-49, tambm, possivelmente, d a entender algo da natureza daquele corpo: ser celestial, em contraste com o presente, que terreno. Estes detalhes podem no satisfazer plenamente a curiosidade humana quanto natureza do corpo ressurreto, mas nos dizem mais sobre ela do que qualquer prognstico humano digno de crdito.

b) Os corpos dos No crentes - Apesar das Escrituras terem menos a dizer sobre a ressurreio dos no-salvos do que sobre a dos salvos, a evidncia a respeito dela no de forma alguma franca ou insatisfatria. Jesus declarou que est

38

chegando a hora quando todos que estiverem nas sepulturas sairo, alguns para a ressurreio da vida, e alguns para a ressurreio do juzo (Joo 5:28,29). Exortou os discpulos no temerem "os que matam o corpo e no podem matar a alma"; mas a temeram antes "aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo" (Mat. 10:28). Diante de Flix, Paulo declarou que Israel tinha esperana em Deus "de que haver ressurreio, tanto de justos como de injustos" (At. 24:15). Nem preciso dizer que Paulo indicou que ele mesmo era dessa opinio (Dan. 12:2) indica que muitos dos que dormem no p ressuscitaro "para vergonha e horror eterno". E Ap. 20:12,13 ensina claramente que os nosalvos sero ressuscitados, julgados e lanados no lago do fogo. Assim, fica claro que os no-salvos tambm sero ressuscitados corporalmente. O JULGAMENTO FINAL A prxima coisa mencionada o julgamento diante do Grande Trono Branco (Ap. 20:11-15; 21:8). J consideramos a natureza deste julgamento e mencionamos aqui apenas alguns detalhes. Parece que este julgamento ter lugar em alguma parte do cu, pois lemos que de sua presena "fugiram a terra e o cu, e no se achou lugar para eles" (v. 11). A linguagem leva-nos a supor que o aparecimento do Trono com Algum assentado sobre ele, o que causa isto. Aparentemente este julgamento trata apenas dos no-salvos; pelo menos, meno alguma feita acerca dos salvos. O JUIZ Deus juiz sobre todos (Heb. 12:23), mas desempenhar essa tarefa atravs de Jesus Cristo. Ele "ao Filho confiou todo julgamento... porque o Filho do homem". O ESTADO FINAL DOS MPIOS - INFERNO 1. 0 LUGAR PARA O QUAL OS MPIOS SERO ENVIADOS. Na teologia dos dias atuais h uma evidente tendncia, em alguns crculos, de eliminar a idia de punio eterna. Os extincionistas, que ainda esto representados em seitas como o adventismo e a "aurora do milnio", e os defensores da imortalidade condicional, negam a existncia perptua dos mpios e, com isso, tornam desnecessrio um lugar de punio eterna. Na teologia "liberal" moderna, a palavra "inferno" geralmente considerada como um designativo figurado de uma posio puramente subjetiva, na qual os homens podem achar-se mesmo enquanto na terra, e a qual pode tornar-se permanente no futuro. Mas estas interpretaes certamente no fazem justia aos dados da Escritura. No pode haver dvida razovel quanto ao fato de que a Bblia ensina a existncia permanente dos mpios (Mat. 24:5; 25:30,46; Luc. 16:19-31). Alm disso, em conexo com o tema do "inferno", a Bblia emprega expresses indicativas de lugar o tempo todo. 2. O ESTADO NO QUAL CONTINUARO SUA EXISTNCIA - impossvel determinar precisamente o que constituir a punio eterna dos mpios, e nos convm falar mui cautelosamente sobre o assunto. Positivamente se pode dizer que consistir em ausncia total do favor de Deus; uma interminvel perturbao da vida, resultante do domnio completo do pecado; dores e sofrimentos positivos no corpo e na alma; e castigos subjetivos, como agonias da conscincia, angstia, desespero, choro e ranger de dentes (Mat. 8:12; 13:50; Mc. 9:43,44,47,48; Luc. 16:23,28; Ap. 14:10; 21:8).

3. DURAO DA SUA PUNIO - O fogo do inferno chamado "fogo inextinguvel" (Mc. 9:43); e dos mpios se diz que "no lhes morre o verme" (Mc. 9:48). Alm disso, o abismo que separar santos e pecadores no futuro descrito como fixo e intransponvel (Luc. 16:26). O ESTADO FINAL DOS JUSTOS - CU Diz Pedro: "Ns, porm, segundo a sua promessa esperamos novos cus e nova terra, nos quais habita a justia" (II Ped. 3:13). Joo teve uma viso dessa nova criao (Ap. 21:1). Somente depois que a nova criao estiver estabelecida que a nova Jerusalm descer dos cus, da parte de Deus, o tabernculo de Deus ser montado entre os homens e os justos adentraro o seu gozo eterno. A Escritura apresenta o cu como um lugar. Cristo ascendeu ao cu, o que s pode significar que ele foi de um lugar para outro. O cu descrito como a casa de nosso Pai, onde h muitas manses (Joo 14:1) e esta descrio dificilmente ser vlida para uma condio. Alm disso, diz a Escritura que os crentes esto dentro, enquanto os incrdulos esto fora (Mat. 22:12,13; 25:10-12). A Escritura nos d motivos para acreditarmos que os justos herdaro, no somente o cu, mas a nova criao inteira (Mat. 5:5; Ap. 21:1-3).

A recompensa dos justos descrita como vida eterna, isto , no apenas uma vida sem fim, mas a vida em toda a sua plenitude, sem nenhuma das imperfeies e dos distrbios da presente vida (Mat. 25:46; Rom. 2:7). A plenitude dessa vida desfrutada na comunho com Deus, o que realmente a essncia da vida eterna (Ap. 21:3). eles vero a Deus em Jesus Cristo face a face, 39

encontraro plena satisfao nele, alegrar-se-o nele e O glorificaro.


QUESTIONRIO 01 - O que Eclesiologia? R: o estudo das origens da igreja e suas doutrinas. 02 - Qual a origem do vocbulo igreja? R: vem do grego "Eklesia", que significa "chamar para fora." 03 - O que igreja? R: uma assemblia, uma congregao, ou um ajuntamento de pessoas salvas, batizadas, organizadas doutrinadas e ajustadas para a promoo do Reino de Deus. 04 - Quem o fundador histrico da igreja? R: o Senhor Jesus Cristo (Mat. 16:18) 05 - Qual a base fundamental da igreja? R: o Senhor Jesus Cristo, que a torna numa igreja invencvel. 06 - Quem o cabea da igreja? R: Jesus Cristo 07 - Quais as relaes entre Jesus e a igreja? R: Jesus o cabea da igreja. Jesus o fundamento da igreja. Jesus o motivador da igreja. Jesus o autor da igreja. Jesus fora da igreja. 08 - Quais as finalidades de uma igreja? R: Evangelizar o mundo. Batizar em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Doutrinar, ajustar e ensinar a verdade. 09 - Quem legisla a igreja? R: O Novo Testamento 10 - Quais as igrejas mencionadas no Novo Testamento? R: Igreja local. Igreja invisvel e Igreja universal. 11 - Quais as igrejas existentes? R: local e invisvel 12 - Onde se organizou a primeira igreja crist? R: em Jerusalm, no dia de Pentecostes. 13 - Quem o poder judicial da igreja? R: a assemblia 14 - Como se caracteriza uma igreja batista? R: pela sua absoluta autonomia. 15 - Como se entende por "organizada" uma igreja? R: pela sua unidade, igualdade e harmonia. 16 - Qual a igreja primitiva que se tornou missionria por sua autonomia? R: a igreja da Antioquia. 17 - Quais os tipos de governos eclesisticos se conhece na igreja?

40

R: Episcopal (imperial monrquico). Oligrquico. Democrtico. 18 - Que o governo imperial monrquico? R: o governo da igreja Catlica, tem hierarquia clerical. 19 - Que o governo oligrquico? R: o governo exercido por um pequeno grupo (presbteros e pastores), deles saem todas as decises da igreja. 20 - Que governo democrtico? R: o governo onde as decises da igreja so tomadas por seus membros, reunidos em assemblia, atravs do processo de votao. 21 - Quais so os oficiais da igreja Batista? R: pastores e diconos. 22 - Quais os ttulos que cabem num s ofcio? R: presbtero, pastor, bispo e anjo da igreja. 23 - Qual o termo da palavra pastor? R: ternura. 24 - Qual o termo da palavra dicono? R: servo, despenseiro. 25 - Qual o termo da palavra bispo? R: administrador, superintendente. 26 - Qual o termo da palavra presbtero? R: conselheiro, educador. 27 - Quais os motivos da instituio do diaconato na igreja? R: 1 - deixar desembaraados os ministros da igreja. 2 - promover o bem estar dos crentes. 3 promover a paz na igreja. 4 - dar um testemunho mais eficaz. 5 - reforar a liderana da igreja. 28 - Quais as qualificaes para um dicono? R: 1 - ter boa reputao. 2 - ser cheio do Esprito Santo. 3 - ser cheio de sabedoria. 4 - ser cheio de f. 29 - Qual o ministrio do Dicono? R: servir as mesas das vivas, dos pobres e necessitados. Os batistas afirmam ser: servir as mesas do Senhor, do pastor e dos necessitados. 30 - Quantas e quais so as ordenanas da igreja? R: duas; batismo e ceia. 31 - A ceia do Senhor santa? R: sim. No s a ceia, mas tudo que separado para o Senhor. 32 - O que batismo? R: a imerso nas guas, simbolizando a morte e sepultamento em Cristo e a emerso simbolizando a ressurreio e Cristo, para viver em novidade de vida. 33 - Que ceia? R: a comemorao simblica da morte de Cristo, at que Ele venha. 34 - Quem toma parte na ceia? R: os crentes batizados e em comunho com sua igreja.

41

35 - Quem administra as ordenanas? R: o pastor. 36 - Quem instituiu a ceia e quando? R: Jesus Cristo, na noite em que foi trado. 37 - Qual a diferena entre ceia e pscoa? R: ceia: a comemorao simblica da morte de Cristo. Pscoa: a comemorao do livramento dos israelitas da escravido no Egito. 38 - Quais so os elementos da ceia? R: po e vinho. 39 - Onde feita a distribuio da ceia? R: feita com a igreja reunida. 40 - Que necessrio para se participar da ceia? R: ser crente e estar em plena comunho com a igreja. 41 - O crente consagrado pela ceia? Por que? R: no, porque a ceia apenas um memorial. 42 - O que representa o po e o vinho? R: o po representa o corpo de Cristo e o vinho seu sangue. 43 - Quais as formas utilizadas para a celebrao da ceia? R: restrita, ultra-restrita, livre e ultralivre. 44 - Que ceia restrita? R: aquela que celebrada somente para os crentes de uma denominao. 45- Que ceia super-restrita ou ultra-restrita? R: aquela que celebrada somente para os membros da igreja local. 46 - Que ceia livre? R: aquela que celebrada para todos os crentes em Jesus Cristo, independente de denominao. 47 - Que ceia superlivre ou ultralivre? R: aquela que celebrada a todas as pessoas presentes, independentes de credo religioso. 48 - Qual as exigncias para o batismo? R: ser salvo em Jesus Cristo, isto : Crer em Cristo como nico Salvador. 49 - Qual das duas ordenanas define a unidade do crente? R: o batismo. 50 - o batismo salva? R: no, o batismo para os salvos. 51 - Por que o crente deve ser batizado? R: porque Jesus deu o exemplo e ordenou que se o fizesse. 52 - Por que o batismo um smbolo? R: porque representa a morte e a ressurreio do crente.

53 - Como o crente pode entrar para a igreja? R: por batismo Por carta de transferncia. Por reconciliao.

42

Por aclamao. 54 - Como o crente pode sair da igreja? R: por excluso Por carta de transferncia. Por morte. 55 - A ceia pode ser levada a um crente na sua casa? Por que? R: no. 1 - porque no h necessidade. 2 - porque Paulo nos relata a ceia assim: "Quando vos unir...", o que d a idia da figura congregacional e no individual. I Cor. 11:20. 56 - Que transubstanciao? R: a doutrina do corpo mstico da Igreja Romana, que ensina a presena real de Cristo nos dois elementos da ceia. 57 - Que consubstanciao? R: a presena mstica de Cristo, a conceder bnos aos participantes da ceia. 58 - Quais as categorias de ofensas? R: pessoais e morais. 59 - Qual a relao entre pastor e igreja? R: absoluta lealdade palavra de Deus. 60 - A quem pertence o plpito da igreja? R: ao pastor. 61 - Que diz a Bblia a respeito do dzimo? R: a entrega de algo que no nos pertence. 62 - Que igreja militante? R: a igreja que milita, luta e combate o pecado. 63 - Que igreja universal? R: a igreja composta de todas as raas, lnguas e naes. 64 - Que igreja triunfante? R: a igreja que triunfar e reinar com Cristo. 65 - Com que se mantm uma igreja Crist? R: com as contribuies de seus membros atravs de seus dzimos. 66 - O crente obrigado a dar o dzimo? R: Deus no nos obriga a fazer nada, mas, quando se opera em ns a regenerao, ela traz resultados bons. 67 - Qual a finalidade da igreja? R: 1 - constituir um lugar de habitao para Deus (Ef. 2:20-22). 2 - dar testemunho da verdade (I Tim. 3:15). 3 - tornar conhecida a multiforme sabedoria de Deus (Ef. 3:10). 4 dar eterna glria a Deus (Ef. 3:20,21). 5 - edificar seus membros (Ef. 4:11-13). 6 - disciplinar seus membros (Mat. 18:15-17; I Cor. 5:1-5; 5:9-13). 7 evangelizar o mundo (Mat. 28:18-20). 68 - A igreja existe para influenciar o mundo ou para ser influenciada? R: a igreja leva sua influncia espiritual ao mundo. 69 - Qual deve ser o verdadeiro manual da igreja? R: a bblia, que a nossa nica regra de f e prtica. 70 - Qual deve ser a relao da igreja e o estudo?

43

R: deve ser inteiramente independente do Estado. 71 - A igreja j existia antes do Pentecostes? R: a igreja em germe, pois de outro, aqueles que se convertiam, no podiam ser acrescentados a nada (Atos 2:47). 72 - Quais as funes do governo da igreja? R: Legislativo, Judicirio e Executivo. 73 - Explique a funo Legislativa no governo da igreja? R: Cristo o Legislador. Nos seus ensinos no NT, encontramos as leis que sero aplicadas na igreja. 74 - Explique a funo Executiva no governo da igreja? R: o ministro da igreja o executivo. Ele faz cumprir as determinaes de Cristo. 75 - Explique a funo Judicial no governo da igreja? R: a autoridade judicial a igreja. Ela o juiz, ela demite, admite, julga, disciplina, reconcilia, etc. 76 - O que disciplina da igreja? R: a disciplina o meio pelo qual a igreja mostra ao seu membro o modo correto de proceder. A disciplina da igreja instruo, educao e ensinamento. 77 - Quais as trs leis que devem orientar-nos na disciplina da igreja? R: a lei do amor. A lei da confisso. A lei do perdo. 78 - Quais as formas de disciplina na igreja? R: formativa, corretiva e cirrgica. 79 - Explique a disciplina formativa. R: a doutrina dada do plpito e das classes da E.B.D. 80 - Explique a disciplina corretiva. R: a nomeao de uma comisso para corrigir e doutrinar o membro. 81 - Explique a disciplina cirrgica. R: a excluso do membro que est prejudicando o Corpo, que a igreja. 82 - O que religio? R: a vida do homem nas suas relaes sobre-humanas. a vida com Deus. 83 - A religio natural do homem? R: sim. to natural como a fome, a sede, etc. 84 - Em que parte do homem a religio funciona? R: na parte invisvel e espiritual. 85 - Como a religio se manifesta no homem? R: nos seus poderes de pensar, sentir e querer. 86 - Em que consiste a religio? R: Consiste em ser e no fazer. Fazemos boas obras porque somos cristos, isto , no as praticamos para nos tornar cristos. 87 - Onde est religio verdadeira? R: est na pessoa do Senhor Jesus Cristo. 88 - Qual a relao entre religio e teologia? R: religio vida em Deus, teologia o estudo da evidncia desta vida. 89 - Religio um corpo de doutrinas? Por que? R: no. Porque religio vida. Teologia que doutrina.

44

90 - Que religio verdadeira? R: aquela que realiza a idia da personalidade de Deus e suas manifestaes. 91 - Qual o campo da teologia e da religio? R: da teologia a mente, da religio o corao. 92 - Que teologia? R: a cincia que estuda as relaes de Deus com o universo. 93 - Qual a diferena entre a teologia como cincia e as outras cincias? R: a cincia parte do conhecimento para a experincia, a teologia parte da experincia para o conhecimento. 94 - Quais os tipos de teologia conhecida? R: Teologia gentica _ origens doutrinrias. Teologia bblica _ conjunto de doutrinas bblicas. Teologia histrica _ fatos ocorridos e narrados e fatos da histria. Teologia contempornea _ doutrinas modernas. Teologia dogmtica _ estudo dos dogmas das igrejas. Teologia sistemtica _ sistematizao dos ensinos bblicos. 94 - Como se divide a teologia? R: divide-se em doze partes: Teologia - doutrina de Deus. Antropologia - doutrina do homem. Hamartiologia - doutrina do pecado. Cristologia - doutrina de Cristo. Soteriologia - doutrina da salvao. Bibliologia - doutrina das escrituras. Pneumatologia - doutrina do Esprito Santo. Eclesiologia - doutrina da igreja. Escatologia - doutrina dos ltimos tempos. Angelologia - doutrina dos anjos. Satanalogia doutrina de satans. Demonologia - doutrina dos demnios. 95 - Que teologia genrica? R: os estudo das origens doutrinrias. 96 - Que teologia bblica? R: o estudo do conjunto de doutrinas bblicas. 97 - Que teologia histrica? R: o estudo dos fatos ocorridos e narrados atravs da histria. 98 - Que teologia contempornea? R: estudo das doutrinas modernas. 99 - Que teologia dogmtica? R: o estudo dos dogmas da igreja. 100 - Que teologia sistemtica? R: a sistematizao das doutrinas ou das verdades reveladas na Bblia. 101 - Que dogma? R: uma crena que aceita sem discusso. A igreja Catlica prtica vrios dogmas. 102 - Quais as fontes que se serve teologia sistemtica? R: Cristo, o universo e a histria. 103 - Qual o campo da teologia? R: a mente do homem.

45

104 - Quantas e quais so as verdades em que se baseia a teologia? R: quatro so as verdades em que se baseiam a teologia, a saber: 1- Deus existe e tem relao com o mundo (Gn. 1:1). 2- O homem criado a imagem e semelhana de Deus tem capacidade para compreender aquilo que Deus revela. 3- Deus tem se revelado desde o princpio (Heb. 1:1 e Joo 17:1). 4- A Bblia mostra a teologia como fonte da criao (Sal. 19:1-4). 105 - Qual a principal fonte de informao para a teologia? R: a Bblia. 106 - Quais as fontes do conhecimento de Deus que o homem teve? R: revelao, inspirao e iluminao. 107 - Que deontologia? R: o estudo da teologia do ponto de vista tico. 108 - Das fontes do conhecimento qual a que ainda existe? R: a iluminao. 109 - Que revelao? R: a comunicao direta da verdade por Deus (Gn. 35:7 e Dan. 2:22,28). 110 - Que inspirao? R: a capacidade que Deus d ao homem para escrever o que Ele deseja (II Tim. 3:16). 111 - Que iluminao? R: o auxlio que o Esprito Santo d ao homem para interpretar o que j est revelado (Ef. 5:14). 112 - Qual base das escrituras? R: a revelao de Deus, inicial, progressiva e permanente. 113 - Como Deus se revelou? R: na vida de Abrao e Moiss. Na vida dos profetas. Na vida de Jesus Cristo. Na vida dos apstolos. 114 - Que revelao crist? R: a manifestao de Deus na pessoa e no trabalho de Jesus Cristo. 115 - Fora da revelao, quais so as fontes da nossa teologia? R: no homem, no universo e na histria. 116 - Quais so os sistemas teolgicos conhecidos? R: Calvinistas, Mulliens e Champion. 117 - Que axioma? R: uma verdade que no precisa de demonstrao, mas provada na Bblia. 118 - Quais os tipos de revelao? R: mediata e imediata. 119 - Que revelao mediata? R: Deus falando por meio de um mediador, por intermdio de algum. 120 - Que revelao imediata? R: Deus falando por meio das coisas criadas, sem mediador.

121 - O que Deus?

46

R: Deus Esprito Pessoal, perfeitamente bom, que em santo amor cria, sustenta e dirige tudo (Langston). Deus um ser pessoal, eterno, de absoluto conhecimento, poder e bondade (John Miley). Deus esprito perfeito e infinito, que origem, manuteno e o fim de todas as coisas. 122 - Qual a natureza de Deus? R: esprito pessoal. 123 - Que esprito pessoal? R: um ser que pensa, sente, quer, tem conscincia e direo prpria. 124 - Quais os nomes de Deus? R: Jav (Yahweh) _ Aquele que (xodo 3:13-15). Elohim _ Deus Criador (Gn. 1:1). Adonai _ Deus Senhor (Gn. 2:2). Jeov _ Deus Supremo (xodo 3:4-7). El _ Deus em hebraico. El-Elyon _ Deus altssimo (Gn. 14:17-22). El-Shaddai _ Deus todo poderoso (Gn. 1:17). El-Roi _ o forte que v (Gn. 16:13). El-Olam _ Deus eterno (Isaas 40:28). El-Elihom _ Deus est nas maiores alturas. Jav-Nakeh _ o Senhor que fere (Ezequiel 7:9). Jav-Tsidkenu _ Deus da justia (Jeremias 23:6). Jav Maccadeshkem _ o Senhor nosso santificador (xodo 31:13). Jav Jireh _ o Senhor que prov (Gn. 22:13-14). Jav Nissi _ o Senhor minha bandeira (xodo 17:15). Jav Raah _ o Senhor nosso pastor (Salmo 23). Jav Shammah _ o Senhor est presente (Ezequiel 48:35). Jav Shalom _ o Senhor nossa paz (Isaas 26:3). Jav Sabbaoth _ o Senhor dos exrcitos (I Samuel 1:3). Jav El Gmolah _ o Senhor Deus da recompensa (Jeremias 51:56). 125 - Qual a natureza de Deus como esprito? R: um ser real, verdadeiro, invisvel, que pensa sente e quer. 126 - Qual a natureza de Deus como pessoa? R: tem direo prpria e conscincia prpria. 127 - A glria de Deus aumenta? R: a glria essencial no, mas a glria manifestada sim. 128 - Qual o fruto da inspirao? R: o conhecimento da vontade de Deus. 129 - Qual o carter de Deus? R: perfeitamente bom. 130 - Cite algumas qualidades de Deus que a Bblia nos ensina. R: Verdadeiro, Justo, Santo, Amoroso, Bondoso, Benigno, Paciente, Longnimo, Misericordioso, etc. 131 - Qual a relao de Deus com o universo? R: Ele cria, sustenta e dirige. 132 - Por que Deus o verdadeiro criador? R: porque Ele consegue criar e crear. 133 - Qual a diferena entre criar e crear? R: criar fazer de alguma coisa j existente (o homem cria). Crear e fazer do nada (s Deus pode crear). 134 - Quais os tipos de atributos de Deus? R: morais ou absolutos e naturais ou relativos.

47

135 - Quais os atributos naturais ou absolutos de Deus? R: onipotncia, oniscincia, onipresena, infinitude, imutabilidade, imensidade e unidade. 136 - Quais os atributos morais ou relativos de Deus? R: santidade, justia e amor. 137 - O que santidade? R: a Sua perfeita excelncia moral e espiritual. Deus puro, impoluto e justo em si mesmo. 139 - O que justia? R: a capacidade que Deus tem de garantir punio aos maus e patrocnio aos bons. 140 - O que amor? R: a essncia de Deus. Deus amor. 141 - Quais as provas da existncia de Deus? R: na natureza a matria no eterna, portanto teve que ser criada. Na criao animal matria viva s pode vir de matria viva. Na aceitao universal percepo humana. 142 - Que unidade de Deus? R: a soma de todos os seus atributos. 143 - Qual a maior criao de Deus? Por que? R: o homem, porque foi feito a Sua imagem e semelhana. 144 - Que oniscincia? R: o conhecimento pleno e total de todas as coisas, presente, passado e futuro. 145 - Que onipotncia? R: o poder soberano de Deus. 146 - Em Deus h quantas formas de onipotncia? Quais? R: duas moral e fsica. 147 - Que onipotncia moral? R: Deus no pratica qualquer espcie de mal, em virtude da essncia de Sua prpria natureza. 148 - Que onipotncia fsica? R: a que se relaciona com a criao. Criador e sustentador. 149 - Que infinitude? R: a idia de que Deus infinito. Sempre existiu e sempre existir. 150 - Que imutabilidade? R: Deus no muda (Sal. 102:27). 151 - Que imensidade? R: a quantidade e a qualidade dos atributos de Deus, que so to imensos, que foge a percepo humana. 152 - Qual a maior prova de amor de Deus? R: Ele dando-se a si mesmo por amor aos homens (Joo 3:16). 153 - Por que o amor de Deus perfeito? R: porque est ligado a uma bondade perfeita. 154 - Quais as objees contra a existncia de Deus? R: intelectual e moral. 155 - Qual a objeo moral em relao existncia de Deus?

48

R: baseia-se na presena do mal no universo. 156 - Qual a objeo intelectual em relao existncia de Deus? R: observando o universo, acham que desnecessria a existncia de Deus. 157 - Quais os argumentos filosficos que provam a existncia de Deus? R: moral ou teolgico, teleolgico, antropolgico, ontolgico e cosmolgico. 158 - Explique o argumento moral ou teolgico. R: escrito na conscincia humana. No Sal. 14 ns lemos: "Diz o nscio no seu corao" e no "Diz o nscio na sua cabea". Nenhum homem pode negar a existncia de Deus conscientemente e sim pela falta de f. Na experincia religiosa (Joo 9, e a mulher samaritana). 159 - Explique o argumento teleolgico. R: se baseia na grandeza do universo, que no tem medida, mas tem lgica: no pode ser compreendido, mas tem ordem. Se h um universo porque houve um arquiteto. 160 - Explique o argumento antropolgico. R: se h um plano, uma seqncia; h uma mente, um ser. 161 - Explique o argumento cosmolgico. R: a existncia do universo ao nosso redor. 162 - Discorra sobre a criao. R: Deus na Sua imensidade fez o mundo do nada e Seu Esprito pairava sobre a face do abismo, como semelhana de uma galinha sobre os ovos a aquecer-lhes e dando-lhes vida. 163 - Qual a finalidade da Bblia? R: revelar Deus e seus propsitos aos homens. 164 - Quais as evidncias de que a Bblia a Palavra de Deus? R: pela unidade, pelo cumprimento das profecias e pela transformao dos homens. 165 - A Bblia ou contm a Palavra de Deus? R: a Bblia a Palavra de Deus (Hebreus 1:1). 166 - Quais so as vontades de Deus? R: secretas e reveladas. 167 - Que vontade secreta? R: so os decretos escondidos em Deus. 168 - O que vontade revelada? R: aquela que Deus revela aos homens. 169 - Qual a relao entre a santidade e o amor de Deus?

R: na santidade h plenitude de glria, na excelncia moral de Deus. No amor, h o impulso deste Deus Santo, dando-se ao Mundo, com o desejo de possuir o mundo e conserva-lo em comunho eterna consigo. 170 - Que providncia? R: a disposio antecipada, o mesmo que prescincia. 171 - Entre Deus e o mal h um abismo intransponvel. Por que? R: porque o mal contrrio a bondade perfeita de Deus. 172 - Qual a origem do universo? R: o universo no tem existncia prpria, ele foi criado por Deus. 49

173 - Qual a dimenso do Esprito de Deus? R: o Esprito de Deus no tem dimenso, ele infinito. 174 - Que imanncia? R: a permanncia de Deus inseparvel do mundo. 175 - Que transcedncia? R: o que est acima das idias e conhecimentos ordinrios. 176 - Por que as idias de transcedncia e imanncia so necessrias? R: para que tenhamos uma idia verdadeira de Deus. 177 - Qual a resultante da transcedncia sem imanncia? R: resulta em Desmo. 178 - Que Desmo? R: a crena em um Deus apenas Criador, mas longe do homem. 179 - Que Pantesmo? R: a crena de que Deus tudo e tudo Deus. Confunde o Criador com as coisas criadas. 180 - Que Monotesmo? R: a crena em apenas um Deus. 181 - Que Politesmo? R: a crena em vrios deuses. 182 - Que Tesmo? R: a crena de que Deus est em todas as partes, tomando conhecimento de tudo que se passa com a humanidade (Joo 17:11-16). 183 - Onde se originou o Politesmo? R: em Moabe e Edom. 184 - Que Monogenismo? R: a crena de que a humanidade originou-se de um casal (Atos 17:26). 185 - Que Poligenismo? R: a crena de que a humanidade se originou de vrios casais. 186 - Que Honotesmo? R: a crena num Deus principal e em diversos outros deuses menores. 187 - Que Animismo? R: a crena que atribui alma ou esprito s foras da natureza. 188 - Que Agnosticismo? R: a crena de que a mente finita do homem no pode alcanar a mente infinita de Deus. 189 - Que Materialismo? R: a crena de que o homem um animal, no existe esprito. S cr no que v e no que pega. 50

190 - Que trindade? R: a trplice manifestao de Deus, ou sua manifestao no Pai, no Filho e no Esprito Santo. 191 - Que triunidade? R: a unidade trplice, porm, uma s essncia. Deus um em Sua essncia, em seu ser. 192 - De que maneira Deus governa o mundo? R: segundo um mtodo uniforme que se chama lei. 193 - O que lei? R: so os 10 Mandamentos ou Declogo dados por Deus a Moiss no Sinai. 194 - Deus governa pela lei? R: no, porque a lei por si s no tem fora, porque instrumento. Deus a fora da prpria lei assegurada pelos seus Decretos. 195 - Se a lei um mtodo de uma inteligncia divina ou de uma fora moral, como definir este governo? R: o governo de Deus segundo a lei, mas no pela lei. 196 - O mundo continua a ser governado por Deus? R: sim, porque Deus alm de Criador conservador e controlador das coisas criadas (Ef. 1:11). 197 - A prescincia de Deus em relao vida humana, controla o seu livre arbtrio? R: no, porque o homem sem liberdade no homem imagem e semelhana de Deus. 198 - Prove a existncia da trindade no Velho Testamento. R: Gn. 1:1 Deus Elohim forma pluralizada de Deus (trindade). Gn. 3:15 Prova de Cristo. Sal. 51:11 Prova do Esprito Santo. Sal. 68:5 Prova de Deus. 199 - Prove a existncia da trindade no Novo Testamento. R: Mat. 3:16,17 o Filho sendo batizado, o Pai se pronunciando e o Esprito em forma de pomba. "... batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo". Mat. 28:19 "A graa do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho II Cor. 13:13 do Esprito Santo sejam com todos vs". 200 - Qual a relao da trindade entre si? R: de perfeita harmonia. 201 - Qual a obra de cada pessoa da trindade? R: o Pai o Criador, o Autor e Arquiteto. O Filho o Salvador, o Executor o Construtor. O Esprito Santo o consolador, o Iluminador. 202 - Quais os trs tipos de dispensaes? R: a dispensao do Pai no Velho Testamento. A dispensao do Filho o Ministrio terreno de Jesus. A dispensao do Esprito Santo da ascenso at a 2 vinda de Cristo. 51

203 - Que soteriologia? R: o estudo da doutrina da salvao. 204 - De que se compe o homem? R: no conceito dicotomista de corpo e alma. No conceito tricotomista de corpo, alma e esprito. 205 - Que dicotomia? R: a crena de que o homem composto de corpo e alma, sendo alma sinnimo de esprito (Mat. 10:28, At. 2:31). 206 - Que tricotomia? R: a crena de que o homem composto de corpo, alma e esprito, sendo alma diferente de esprito. O esprito a parte mais elevada, que se comunica com Deus. A alma a sede da personalidade e o corpo o tabernculo da alma. (I Tess. 5:23, Heb. 4:12). 207 - Que corpo? R: o instrumento, o tabernculo, a oficina do esprito. 208 - Qual a funo do corpo? R: unir o esprito ao universo material. 209 - Que onipresena? R: Deus presente ao mesmo tempo em toda a Sua criao (Sal. 139:7-10). 210 - Que esprito? R: o agente moral do corpo. 211 - Quais so os sentidos materiais do esprito? R: conscincia e direo prpria, poder de pensar, querer e amar. 212 - Quais so as teorias da origem da alma? R: pr-existencialismo. Traducionalista. Criacionista. Cooperao Mtua. 213 - Explique a teoria pr-existencialista da alma. R: Deus criou todas as almas antes de estarem nesta vida. A pecaminosidade da alma s existe pelo fato dela estar unida ao corpo, como um castigo imposto por pecados praticados em existncia anterior (Plato). 214 - Explique a teoria traducionalista da alma. R: Deus soprou uma s vez o flego de vida, e depois capacitou o homem multiplicao da espcie (Gn. 2:7; 1:28). 215 - Explique a teoria criacionista da alma. R: Deus cria as almas no momento do nascimento (Heb. 12:9; Ecl. 12:7; Zac. 12:1). 216 - Explique a teoria da cooperao da alma. R: tanto o Criador quanto o homem cooperam mutuamente na criao da alma (Ecl. 11:5; Sal. 52

139:13-16; J 10:8-12). 217 - Quais os elementos necessrios crena ou a f? R: intelectual, visual e experimental. 218 - Como se processa o elemento intelectual? R: o homem houve falar de Jesus. 219 - Como se processa o elemento visual? R: o homem v o que Jesus fez nos outros. 220 - Como se processa o elemento experimental? R: o homem aceita e experimenta a Jesus. 221 - Que tipo de f a f crist? R: experimental. 222 - Que hamartiologia? R: o estudo sobre a doutrina do pecado. 223 - Que pecado? R: o estado mal da alma. 224 - Que o mal? R: tudo que concorre direta ou indiretamente para o dano de outra coisa. 225 - Que pecar? R: estar em desobedincia a Deus, ser contra a Sua vontade, errar o alvo o qual Deus fez o homem. 226 - Quais as conseqncias do pecado? R: conhecimento e prtica do mal, perda da comunho com Deus, expulso do Paraso, morte fsica e espiritual e depravao da natureza humana. 227 - Como se originou o pecado? R: originou-se da experincia do desvio das leis e atributos de Deus, primeiro em Satans e seus anjos, e depois no homem. 228 - Qual a raiz de todo o pecado? R: o egosmo. 229 - O que pecado mortal ou pecado sem perdo? R: a blasfmia contra o Esprito Santo, isto , atribuir conscientemente a Satans uma obra que se sabe ser de Deus. 230 - Que pecado de omisso? R: conhecendo o bem e deixa-lo de fazer. 231 - Que pecado de comisso? R: fazer aquilo que Deus probe. 232 - Que pecado original ou pecado da raa? 53

R: o pecado praticado por Ado e transmitido por hereditariedade a toda raa. 233 - Qual o pecado da criana? R: pecado original ou pecado de raa. 234 - A criana est salva? R: se ela morrer antes da idade da razo sim, pois o homem condenado pelos pecados que pratica. 235 - Todos os homens so pecadores? R: sim, porque o estado natural dos homens viver em pecado. 236 - Quais so os tipos de pecadores que existem? R: pecadores remidos e pecadores perdidos.

237 - O que dizem a filosofia, psicologia, biologia, tica e teologia em relao ao pecado? R: a filosofia diz que pecado um tropeo. Ado e Eva tropearam. A psicologia diz que pecado um desajuste. Toda humanidade est desajustada. A biologia diz que pecado uma doena. A humanidade est doente espiritualmente. A tica diz que pecado um lapso moral. A Teologia diz que pecado o estado mal da alma. a desobedincia a Deus e seus preceitos. 238 - A salvao um ato ou um processo? R: um ato. 239 - O homem se regenera? R: no, o homem regenerado. 240 - O que vem primeiro, a f ou a regenerao? R: em tempo igual, pois, no h crente sem regenerao e nem regenerado incrdulo. 241 - A santificao um ato ou um processo? R: um processo. 242 - Que f? R: o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se vem (Heb. 11:1). 243 - Quem nasceu primeiro, o mal ou o pecado? R: foi o mal, pois o pecado oriundo do mal. 244 - Como podem os homens serem salvos? R: somente atravs de Jesus Cristo. 245 - Que salvao? R: a salvao constituda da Justificao (mudana exterior), da Regenerao (mudana 54

interior) e da Santificao (dedicao a Deus). 246 - Quais as condies para o homem ser salvo? R: f e arrependimento. 247 - Que arrependimento? R: a repulsa pelos pecados cometidos. 248 - Que f crist? R: a crena em Jesus como o Filho de Deus vivo que veio libertar o homem do pecado. 249 - Na vida crist pode haver f sem arrependimento? R: no, somente o arrependimento sente a necessidade do Salvador e deseja a salvao da sua alma. 250 - O que converso? R: abandonar o pecado e aproximar-se de Deus. dar meia volta. 251 - Qual a fonte, o mandamento e o meio da Justificao? R: a fonte a graa de Deus, o fundamento a Justia de Cristo o meio a f. 252 - Qual o estado original do homem? R: justo e santo. 253 - Que morte fsica? R: a desintegrao do corpo e da alma. 254 - Que morte espiritual? R: a separao eterna do esprito humano da presena de Deus. 255 - Quais os resultados da morte espiritual do homem? R: perder a semelhana moral e a presena de Deus. Corromper seus poderes. 256 - Como o homem vence o pecado? R: aceitando o sacrifcio de Jesus Cristo e vivendo em constante comunho com Deus. 257 - Por que o homem conquistou a misericrdia de Deus para restaur-lo? R: porque o homem no gerou o pecado, mas foi atingido por ele. 258 - Em que o homem semelhante a Deus? R: no raciocnio, na natureza moral, na vontade prpria, no livre arbtrio e na imortalidade espiritual. 259 - Que expiao? R: o sacrifcio pelo pecado. 260 - Que sacrifcio? R: uma cobertura divinamente provida para uma conscincia culpada. 261 - Quais os trs aspectos da salvao? R: justificao, regenerao e santificao. 262 - Que justificao? 55

R: o ato de Deus justificar o homem atravs da justia de Seu Filho Jesus Cristo. Deus declara o pecador arrependido, livre de culpa e da condenao (Rom. 5:1,2,18). 263 - Que regenerao? R: o ato de Deus regenerar ou transformar a natureza pecaminosa do homem, em uma nova criatura. o mesmo que novo nascimento. 264 - Que santificao? R: o processo pelo qual somos feitos participantes da glorificao da santidade de Deus. 265 - Qual a essncia da santificao? R: a pessoa santificada separada, purificada, dedicada e consagrada ao servio de Deus. 266 - Que predestinao? R: um ato eterno de Deus que em Seu prazer e sabedoria, sem considerar o demrito do homem, escolhe um determinado nmero de pecadores para o servirem como recipientes da graa especial do Seu Esprito. 267 - Quais os meios de santificao? R: o sangue de Cristo (eterna), o Esprito Santo (interna) e a Palavra de Deus (externa). 268 - Que glorificao? R: o ato final de Deus no processo da salvao. 269 - Quais os outros nomes da predestinao? R: Calvinismo, Eleio, Prescincia, etc. 270 - Quais as bases bblicas para a crena na predestinao? R: Mat. 11:27; Mar. 13:27; Luc. 18:7; Joo 6:37; Joo 15:16; Joo 17:2,6; Atos 9:15; 13:48; Rom. 8:27-30; Efsios 1:4,5; 2:8-12; II Tim. 1:9; I Ped. 1:1,2. 271 - Que livre arbtrio ou arminianismo? R: a teoria que afirma que a salvao est condicionada a vontade humana. O homem tem capacidade de escolher ou rejeitar por si mesmo a salvao de Deus em Jesus Cristo. 272 - Qual a diferena entre mal e pecado? R: mal sofrimento, pecado desobedincia. 273 - Por que razo Deus permitiu a entrada do mal no mundo? R: para que o homem usasse de liberdade e no abusasse do direito de ser livre razo porque o pecado o estado mal do homem. 274 - Por que o sofrimento fsico de utilidade na vida moral? R: para o aperfeioamento da raa humana (II Cor. 4:17). 275 - O mal moral agrada a Deus? R: no, porque pecado, e, por isso, contraria o carter de Deus. 276 - Qual a diferena entre vida eterna e imortalidade? R: vida eterna; tempo presente ns adquirimos a vida eterna no momento em que aceitamos a Jesus Cristo. Imortalidade; tempo futuro a imortalidade se dar na ressurreio, quando recebemos corpos glorificados. 56

277 - O que lugar intermedirio? R: o lugar onde os espritos ficam aps a morte fsica. 278 - Como se chama o lugar intermedirio dos salvos? R: 3 Cu ou Paraso. Lugar onde os espritos dos que morrem no Senhor ficam conscientemente esperando a ressurreio dos corpos glorificados por Jesus na Sua 2 vinda, um lugar de gozo e paz (Luc. 16:23,24). 279 - Como se chama o lugar intermedirio dos perdidos? R: Hades, Sheol ou Inferno. Lugar onde ficam os espritos de todos os que morreram sem salvao, um lugar de sofrimento (Luc. 16:23,24). 280 - Fale sobre a origem da raa humana. O que pensam os homens? R: a histria diz que o homem surgiu na sia Central. A filosofia diz que a linhagem humana tem raiz comum. A psicologia confirma a unidade em instintos, ambies e tendncias. A cincia reconhece ter uma origem comum na raa. 281 - Como foram salvos os homens que viveram antes de Cristo? R: foram salvos por antecipao do futuro sacrifcio realizado em Cristo. O Cordeiro imolado na poca era smbolo de Cristo, o Cordeiro de Deus. Os homens viviam na esperana da vinda do Messias (Jesus). 282 - Que Cristologia? R: o estudo sobre a pessoa do Senhor Jesus Cristo. 283 - Quem Jesus Cristo? R: Jesus o Criador de tudo, o Filho do Deu vivo, a 2 pessoa da Trindade, Autor e Consumador da salvao dos homens. 284 - Qual a natureza de Jesus? R: Jesus Deus-homem. Quando Ele chorou, teve fome, sede e sono, vemos a manifestao humana. Quando Ele andou sobre o mar, multiplicou os pes e peixes, ressuscitou Lzaro e curou enfermos, vemos a manifestao divina de Jesus. 285 - Como se chama a unio humana e divina em Jesus? R: unio hiposttica do verbo. 286 - Por que Jesus tinha que possuir as duas naturezas? R: como homem, Ele sentia e podia clamar a Deus as necessidades prometes da raa humana. Como Deus, Ele podia perdoar e libertar os homens destas necessidades. 287 - Qual o trabalho de Jesus? R: reconciliar o homem com Deus, mostrando por Ele mesmo, o caminho, a verdade e a vida eterna. 288 - Quais os nomes de Jesus? R: Emmanuel (Deus conosco) Jesus (Salvador) Cristo (Ungido) 57

Messias (Prometido) Senhor (Filho do homem). 289 - Qual a trplice funo ou ofcio da pessoa de Cristo? R: Profeta, Sacerdote e Rei. 290 - Explique estas funes. R: Profeta representando Deus junto ao povo. Sacerdote representando o povo junto a Deus. Rei ele reinar sobre todas as coisas criadas, inclusive na igreja militante. 291 - Por que Jesus Cristo pode salvar o homem? R: porque Ele cumpriu a pena lega, moral e sacrificial em lugar do homem. 292 - Jesus Cristo foi criado ou j existia? R: Jesus Cristo sempre existiu (Gn. 1:26, Joo 17:5). 293 - Qual a crena dos Ebionitas? R: negam a realidade da natureza de Cristo. 294 - Qual a crena dos Docetistas? R: negam a realidade da natureza humana de Cristo. 295 - O Que cria a teoria de Apolinrio? R: negam a integridade da natureza humana de Cristo. 296 - O que cria a teoria Nestria? R: negam a unio real entre as naturezas divina e humana de Cristo. 297 - O que cria a teoria de Eutques? R: negam a coexistncia das duas naturezas de Cristo. 298 - Quais os meios usados por Deus para revelar Cristo aos israelitas? R: a Lei o os Profetas. 299 - Como se manifestou a profecia? R: verbal e escrita. 300 - Quais os dois estados de Cristo? R: humilhao e exaltao. 301 - Como se deu a humilhao de Cristo? R: quando o verbo se fez carne, submetendo-se s leis humanas. 302 - Como se deu a exaltao de Cristo? R: na Sua ressurreio e ascenso. 303 - Qual o sentido da palavra verbo? R: Deus humanizado para cumprir uma misso divina. 304 - Qual era a funo de um profeta? R: ensinar e guiar o povo de Deus, predizendo acontecimentos futuros e operando milagres. 58

305 - Quais so os aspectos da doutrina na concordncia de Jesus? R: moral, comercial ou resgate e judicial ou legal. 306 - Explique o aspecto mora da concordncia. R: a manifestao do amor de Deus dando Seu Filho, no altar do sacrifcio, colocando-O na cruz em lugar dos pecadores. 307 - Explique o aspecto comercial ou resgate da concordncia. R: o resgate feito por Jesus para nos livrar da escravido do pecado. Ele pagou com a vida o preo da nossa liberdade. 308 - Explique o aspecto judicial ou legal da concordncia. R: o homem transgrediu a lei. Jesus veio satisfazer as exigncias da lei, cumprindo-a integralmente. 309 - Que chamada divina? R: Deus chamando os homens ao arrependimento. 310 - Que convico do pecado? R: ter a certeza de que est condenado. 311 - Qual a relao entre regenerao e santificao? R: a regenerao torna a rvore boa. A santificao torna o fruto bom. 312 - O batismo salva? Por que? R: no, porque ele apenas um smbolo, um testemunho. 313 - Em que ocasio se d salvao? R: quando o Esprito Santo convence o homem do pecado, da justia e do juzo. 314 - Qual a importncia teolgica de ressurreio de Cristo? R: a razo, a prova e a garantia da nossa ressurreio. Assim como a morte veio por meio de um homem (Ado), a ressurreio veio por meio tambm de um homem (Jesus). Assim como todos morreram em Ado, tambm todos sero vivificados em Jesus Cristo. 315 - Qual a finalidade do milagre? R: comprovar o poder de Deus e dar autoridade ao pregador. 316 - Qual a finalidade da profecia? R: comprovar a sabedoria e a oniscincia de Deus. 317 - Que racionalismo? R: a doutrina que quer harmonizar a Bblia com as razes humanas. Deus tese, o Filho anttese e o Esprito Santo sntese. 318 - O que evangelho social? R: o ensino de que a misso de Deus aqui mesmo na terra, dando alimentos, comidas e roupas aos necessitados. 319 - O que cr o liberalismo teolgico? 59

R: cr que a Bblia contm a palavra de Deus e no que ela a palavra de Deus. 320 - O que darwinianismo? R: a crena de que o homem originrio do macaco. 321 - O que evangelizar? R: " transferir homens e mulheres de uma sociedade por outra, do ambiente natural para o ambiente sobrenatural da famlia de Cristo". (Ronald Haal) " partir donde o povo est e levar o povo para onde Jesus est". (David Gomes) 322 - O que Angelologia? R: o estudo da doutrina dos anjos. 323 - Que sos anjos? R: so seres espirituais, incorpreos e assexuados. 324 - Qual a natureza dos anjos? R: racionais, morais e imortais. 325 - Quais as funes dos anjos? R: cantam, louvam e executam as ordens de Deus. Ministram em favor dos herdeiros da salvao. So mediadores em revelaes especiais. 326 - Quais os atributos dos anjos? R: no sendo oniscientes, entretanto so superiores aos homens em conhecimento e com capacidade moral de servir a Deus. 327 - Quais os nomes dos anjos? R: Querubim, Serafim, Arcanjo, anjo Principado, Potestade, etc. 328 - Que significa Querubim? R: celestial. 329 - Que significa Serafim? R: queimador. 330 - Que significa Arcanjo? R: chefe dos anjos ou anjo superior. 331 - Que fazem os Querubins? R: so sentinelas de Deus. 332 - Que fazem os Serafins? R: executam as ordens de Deus. Servem, louvam e cantam a glria de Deus. 333 - Que significa anjo? R: mensageiro. 334 - Como se deu a queda dos anjos? R: por causa da vaidade, orgulho e soberba de Satans ou Lcifer, o mais "poderoso" e "perfeito" anjo de Deus (Ezequiel 28:17, Isaas 14:11-15). 60

335 - Quem o arcanjo? R: Miguel (semelhante a Deus) - Judas 9. 336 - Quem Gabriel? R: o anjo assistente de Deus e enviado do Senhor (Luc. 1:19,26). 337 - Quem o chefe dos anjos maus? R: Satans. 338 - Que significa Satans? R: adversrio. 339 - Que quer dizer diabo? R: acusador. 340 - Na obra da destruio como Satans chamado? R: Apollion, que quer dizer destruidor. 341 - Onde Satans comeou a sua obra? R: no den, atacando Ado, a coroa da criao divina. 342 - De que maneira Satans tentou destruir a obra de redeno? R: no deserto ao tentar trs vezes a Jesus. 343 - Quem era Satans antes de cair? R: Querubim Ungido, separado como sacerdote a servio de Deus (Ezequiel 28:14). 344 - Quais as classes de anjos? R: eleitos e decados. 345 - Quais so os anjos eleitos? R: so os que permanecem fiis a Deus. 346 - Quais so os anjos decados? R: so os que se rebelaram contra Deus. 347 - Como so chamados os anjos? R: filhos de Deus, Espritos santos mensageiros. 348 - Quais os outros aspectos da obra do Esprito Santo? R: alm de convencer o homem, Ele regenera, habita no homem, santificando-o dando-lhe poder e glorificando-o. 349 - Em que ocasio o Esprito Santo se manifestou visualmente? R: no batismo de Jesus, em forma de pomba. No dia de Pentecostes, em forma de fogo. 350 - Quais so os frutos do Esprito Santo? R: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido e temperana. 351 - Que Escatologia? 61

R: o estudo das doutrinas sobre as ltimas coisas. 352 - Como ser a 2 vinda de Jesus? R: pessoal, visual, pblica e com sinais. 353 - Como sero os corpos aps a ressurreio? R: dos salvos sero incorruptveis e eternos. Dos perdidos sero corruptveis e tambm eternos. 354 - De algumas provas da existncia do inferno. R: Isaas 65:17; Joo 14:2; Fil. 3:20; Apoc. 21:10. 355 - Quem ser o juiz do julgamento final? R: Deus na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo (Rom. 2:16). 356 - O que purgatrio? R: segundo a Igreja Romana, um lugar onde os mortos purificam seus pecados antes de ir para o Cu. 357 - Tem apoio bblico o purgatrio? Por que? R: no, porque se o fogo do purgatrio pode purificar os pecados, fica ento invalidado o sangue de Jesus. Paulo afirma que "nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus" e que o "sangue de Jesus nos purifica de todos os pecados". 358 - O que limbo? R: o purgatrio para as crianas. 359 - Tem apoio bblico o limbo? Por que? R: no, porque as crianas at a idade da razo so salvas pela graa do sacrifcio de Jesus. Em duas ocasies afirmou o seguinte: "deixai vir a mim os pequeninos, pois dos tais o Reino dos Cus". "Se vs no vos tornardes como um desses pequeninos, de maneira alguma entrareis no Reino dos Cus". 360 - Qual a doutrina da morte eterna? R: os que no forem achados escritos no Livro da Vida, sero lanados no lago do fogo, por toda a eternidade (Apoc. 20:16). 361 - Quando Jesus vir? R: o dia e a hora ningum sabe (Mat. 24:36). 362 - Jesus ainda est conosco? R: sim, "eis que estou convosco at a consumao dos sculos" (Mat. 28:20). 363 - Haver julgamento para os homens? R: sim, todos sero julgados. 364 - Quais os tipos de julgamento sero? R: Tribunal de Cristo e Tribunal do Trono Branco. 365 - Quais as pessoas que sero julgadas no Tribunal de Cristo? R: os salvos, para receberem galardo por aquilo que fizeram ou deixaram de fazer em relao 62

obra de redeno. No h condenao neste tribunal. 366 - Quais as pessoas sero julgadas no Tribunal do Trono Branco? R: todos os homens, com exceo dos salvos, em Cristo. Este tribunal para condenao, no havendo nenhuma possibilidade de absolvio. 367 - O que condenar os homens? R: o fato de terem rejeitado o amor de Deus na pessoa de Jesus Cristo. 368 - H realmente necessidade deste juzo? R: sim, porque a Lei Moral, por sua prpria natureza exigem um julgamento final. 369 - Que Cu? R: o lugar de gozo "indizvel", onde os remidos tero comunho com Deus e com os anjos. 370 - O Cu um lugar? R: sim, mais antes de tudo um estado de esprito.

371 - Qual o carter e a natureza do Cu? R: descanso e alvio para os cansados, aperfeioamento do nosso conhecimento e lugar de comunho com Deus. 372 - Que inferno? R: o lugar de tormento sem fim e um estado espiritual de tormento. 373 - Que milnio? R: o perodo de mil anos em que Satans ser preso, e os santos reinaro com Cristo. 374 - Quais as teorias a respeito do milnio? R: Amilenista, Pr-milenista e Ps-milenista. 375 - Explique a teoria Amilenista. R: eles no crem no milnio literal. Para eles o milnio smbolo de eternidade. 376 - Explique a teoria Pr-milenista. R: Cristo arrebatar a Sua igreja e em seguida o Mundo passar por uma grande tribulao. Aps esta tribulao, Cristo voltar a este mundo para reinar durante mil anos. 377 - Explique a teoria Ps-milenista. R: Cristo s voltar aps o milnio e at l a igreja converter toda a humanidade. 378 - Em que criam os gnsticos? R: negavam a humanidade de Jesus. 379 - Em que cr o docetismo? R: Jesus no era Deus, mas um homem um pouco melhor e mais sbio do que os outros. 380 - Qual a crena do liberalismo ou modernismo em ralao a Bblia? R: no crem na inspirao total das Escrituras Sagradas. Para eles a Bblia no a Palavra de Deus, e sim, contm a Palavra de Deus. 63

381 - Qual a base bblica para a crena do livre arbtrio? R: Isaas 1:18; Mar. 16:16; Luc. 13:34; Atos 2:21; Fil. 1:6; I Tess. 5:19; I Tim. 2:4; Heb. 3:1214; II Ped. 2:21; 3:9. 382 - Quais so as obras de Satans do princpio at hoje? R: possui e controla o mundo, acusa o povo de Deus, alimenta revolta, tenta os escolhidos, controla a cegueira dos perdidos e causa enfermidades e tem poder sobre a morte. 383 - Qual ser o fim de Satans? R: ser lanado no fogo eterno com seu anjos (Apoc. 20:10). 384 - Quais as provas da existncia de Satans? R: em Isaas 14 e Ezequiel 28, vemos a sua queda. Em J 1:7, vemos ele falando com Deus e acusando seu servo. Em Mat. 4 vemos Satans tentando a Jesus. Em Apoc. 20:10, vemos o seu fim. 385 - Que Antropologia? R: o estudo sobre o homem. 386 - Que o homem? R: um ser mora, criado imagem e a semelhana de Deus. 387 - Para que Deus criou o homem? R: para manter comunho com Ele e ser glorificado por Ele. 388 - Quais os sete passos da unio com Cristo? R: padecendo com Cristo. Crucificando com Cristo. Morto com Cristo. Sepultado com Cristo. Ressuscitado com Cristo. Vivificado com Cristo. Glorificado com Cristo. 289 - Qual o trabalho de Jesus Cristo? R: garantir a salvao eterna para todos que nEle crer e interceder por eles junto ao Pai (Deus).

64

You might also like