You are on page 1of 10

TRANSTORNOS DO DFICIT DE ATENO/HIPERATIVIDADE E APRENDIZAGEM Ftima Alves Niedo1, Norma Neide Camargo2, Noraci Gonalves3, Roger Eduardo Silva

Santos4, Tania Regina Rocha Melo5.


Resumo: O presente artigo pretende analisar o transtorno do dficit de ateno/hiperatividade no processo ensino/aprendizagem. Trata-se de um distrbio do desenvolvimento caracterizado por distrao, impulsividade e hiperatividade de ordem neurobiolgica, atingindo entre 3% e 6% da populao escolar. O TDAH representa 80% de todas as dificuldades de aprendizagem. Em se tratando da abordagem teraputica, diagnstico e tratamento, a maneira mais eficaz para minimizar os sintomas do transtorno dever ser feita de forma interdisciplinar, envolvendo profissionais da rea como: psiclogos, fonoaudilogos, pedagogos, psiquiatras, neurologistas, pediatras entre outros. O sucesso do tratamento est diretamente ligado ao suporte teraputico, acadmico e familiar. importante que a famlia aprenda a lidar com essa criana e, na escola, a criana seja motivada, para que ela mostre todo seu potencial, pois as crianas com TDAH no so incapazes para a aprendizagem.

Palavras-chave:
Intervenes.

Transtorno

do

dficit

de

ateno/hiperatividade,

Aprendizagem,

INTRODUO

O transtorno de dficit de ateno/hiperatividade (TDAH) um dos mais frequentes transtornos apresentados em crianas e adolescentes caracterizados pela presena da hiperatividade, impulsividade e desateno e atinge cerca de 3% a 6% da populao brasileira. (DSM-IV, 1995). Trata-se de um padro de conduta apresentado por crianas e adolescentes relacionados com dificuldade no desenvolvimento da manuteno da ateno, no controle dos impulsos, assim como na regulao da conduta motora em respostas s demandas da situao (GARCIA, 2004).

O transtorno geralmente aparece com mais intensidade no perodo escolar (mais ou menos de 6 a 12 anos de idade), pois o ambiente escolar exige um ajuste maior em relao a seguir regras e ritmo de aprendizagem. Avaliao diagnstica e tratamento devem ser feitas a partir dessa idade, de forma interdisciplinar, envolvendo profissionais mdicos e equipe multidisciplinar. So envolvidos no processo de tratamento, tcnicas especficas de manejo para cada caso em particular e tambm tratamento medicamentoso, de acordo com a necessidade de cada criana, a fim de proporcionar melhores condies de aprendizagem e convivncia, tanto no meio acadmico, quanto no meio familiar (JARDINI,2003). importante ressaltar que a criana com esse transtorno necessita de muito apoio escolar e familiar, visto que haver o conhecimento necessrio de como lidar com o TDAH. Quando no tratada, pode vir a interferir na continuidade escolar. O estudo em questo busca compreender um pouco mais sobre o tema, que, talvez, por falta de informao e conhecimento dos profissionais da educao, acaba gerando um grande desconforto e consequncia graves na vida escolar das crianas que, muitas vezes, so rotuladas e deixadas margem, podendo ir desde deficincia na aprendizagem como tambm a evaso escolar.

O TDAH E A RELAO COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Historicamente, esse tipo de transtorno foi classificado dentro das categorias como: leso cerebral mnima, crianas com hipersinesia, no DSM III transtorno de dficit de ateno com ou sem hiperatividade. PAIN (1989) nos lembra que, antes de 1940, se classificavam as crianas com dificuldades de aprendizagem como transtornadas emocionalmente, como retardadas mentais ou como desvantajadas culturais. Esses transtornos podem produzir, e de fato produzem, dificuldades na aprendizagem. Contudo, foi somente a partir dos anos 40 que se acolhe a possibilidade de causas neurolgicas, sugerindo-se s dificuldades ou problemas de aprendizagem, causados por dano cerebral tal como sugerem em 1941, Werner e Straus, ao tratar-se de crianas de aparncia normal. O TDAH no faz parte das dificuldades de aprendizagem. Mas, como em geral essas pessoas apresentam algum tipo de problema escolar e acadmico, esses aspectos

poderiam encaixar-se dentro das dificuldades de aprendizagem (ANASTOPOULO; BARKLEY, 1992) citado por Garcia (2004). Os estudos recentes apontam que o TDAH representa 80% de todas as causas de dificuldade de aprendizagem. Contudo, outras patologias devem ser investigadas durante o processo de escolarizao. Um exemplo desse problema, dentro da grande profuso de livros relativos s crianas hipercinticas, a obra de Velasco (1976), que tem como subttulo As crianas de disfuno cerebral. Isso reflete a confuso com as dificuldades de hoje, por sorte, superada, pelo menos conceitualmente. Os diferentes nomes usados historicamente no fazem mais do que refletir mudanas em sua conceitualizao (GARCIA, 2004). As pesquisas mostram uma alta taxa de comorbidade entre o TDAH e os transtornos disruptivos do comportamento (transtorno de conduta e transtorno opositor desafiante), situada em torno de 20% a 40%. De outras condutas, como vandalismo etc.(GARCIA, 2004). Diversos estudos j foram demonstrados por Garcia (2004) que o transtorno do dficit de ateno/hiperatividade se trata de um problema diferente ao das dificuldades de aprendizagem, embora durante o curso do tratamento apaream poucas realizaes acadmicas. No entanto, a falta de ateno, a impulsividade e a inquietao motora ou at mesmo os problemas nos processos de execuo ou nas condutas geridas por princpios devem permitir fazer o diagnstico diferencial. No sintoma do transtorno do TDAH encontram-se quatro tipos definidos (GOLDSTEIN; GOLDSTEIN, 2000): Tipo desatento: no enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado, dificuldade em manter a ateno, parece no ouvir, dificuldades em seguir instrues, dificuldades na organizao, no gosta de tarefas que exijam um esforo mental prolongado, perde os objetos necessrios a uma atividade, distrai-se com facilidade e esquece as atividades dirias. Tipo hiperativo/impulsivo: a criana bastante agitada, desde tenra idade, no para quieta na cadeira, no consegue assistir TV, almoar sentada, muito inconveniente, interrompe a fala dos outros, no teme castigo, no espera sua vez, tem dificuldade com lateralidade, imprecisa. hiperativa no pensamento e na ao, com prevalncia de 3 a 5% na infncia. Tipo combinado: apresenta os dois critrios descritos anteriormente.

Tipo no especfico: a criana apresenta algumas caractersticas, mas nmero insuficiente de sintomas para chegar-se a um diagnstico definido, no entanto, esses sintomas desequilibram sua vida diria. Todas essas crianas possuem inteligncia normal, nem sempre apresentam dificuldades especficas, porm suas dificuldades comprometem seu desempenho acadmico. O tratamento para o transtorno geralmente medicamentoso, acompanhado de terapia psicolgica, psicopedaggica e terapia ocupacional. Schwartzman (1992) aconselha tratamento medicamentoso a partir de 7 a 8 anos de idade, para conter a atividade exacerbada no perodo escolar, alm de no estressar as crianas com vrios tratamentos concomitantes, que devem ser priorizados. Goldstein e Goldstein (2000) recomendam o uso controlado da medicao, atentando-se aos efeitos colaterais, lembrando que o problema da hiperatividade no pode ser curado, mas, sim, controlado. Em se tratando da abordagem teraputica, do diagnstico, e do tratamento, a maneira mais eficaz para minimizar os sintomas do transtorno dever ser feita de forma interdisciplinar, envolvendo profissionais da rea como: psiclogos, fonoaudilogos, pedagogos, psiquiatras, neurologistas, pediatras e outros. importante aqui ressaltar que necessrio que o profissional da educao busque maiores informaes a respeito, para que possa tratar o problema sem preconceito. Na maioria das vezes, por falta de informao, este problema tem sido negligenciado por profissionais da educao, que costumam confundir com falta de educao, falta de limites entre outros rtulos gerando consequncias graves que podem ir desde a deficincia na aprendizagem, at a pr- disposio para o uso de drogas, lcool dentre outros.

TDAH E O PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM

Quando pensamos num TDAH, logo vem mente uma criana extremamente agitada, perturbada emocional e/ou socialmente, desorganizada e at mesmo fora do contexto. Mas, exatamente a que surge uma questo instigante. A criana com TDAH pode plenamente desenvolver sua capacidade e potencialidades, porm dentro do seu ritmo e limitaes. Basta que seja bem conduzido e direcionado por profissionais competentes.

SILVA (2003) refora: a aprendizagem mais do que a aquisio de capacidade para pensar, a aquisio de muitas capacidades e especialidades para pensar sobre vrias coisas (p.93). Sabe-se que a aprendizagem acontece em todos os contextos sociais. No entanto, o papel da escola de privilegiar o conhecimento sistematizado. Porm, isso no to simples assim, at porque a sala de aula composta por um grupo heterogneo, no qual cada criana um ser nico, e, portanto, deve ser respeitada e considerada em suas particularidades e limitaes. As crianas com TDAH no so incapazes para a aprendizagem, apenas apresentam alguns sintomas diferentes. importante que os profissionais da educao no vejam isso como entrave para a aprendizagem e sim como oportunidades para crescer profissionalmente. Para Guerra (2001), crianas com dificuldades de aprendizagem no so deficientes, no so incapazes e, ao mesmo tempo, demonstram dificuldade para aprender. Incapacidade de aprendizagem no deve ser confundida com dificuldades de aprendizagem. Isso quer dizer que todas as crianas tm potencial para aprendizagem e habilidade distinta, basta ser motivada para florescer. Vygotsky (1984) reafirma o forte efeito da interao social sobre o desenvolvimento do pensamento, ao assimilar que a interao gera uma rea potencial de desenvolvimento, ou seja, induz e estimula um conjunto de processos internos que constituem um modelo de desenvolvimento e aprendizagem criana, uma vez que possibilita a interiorizao de novos conceitos. Assim, estabeleceria a zona de desenvolvimento proximal, mostrando a distncia entre o nvel real de

desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema e o nvel potencial de desenvolvimento, favorecido sob a orientao de um aluno ou com colaborao de um educador (VYGOTSKY, 1991). Sendo assim, o auxlio que a criana com dificuldades de aprendizagem recebe em suas atividades, uma ateno individualizada, explicaes com mais clareza, e a prpria pacincia do professor para repetir vrias vezes a mesma explicao de um determinado assunto, oportunizando maior tempo possvel para a realizao das atividades propostas em sala de aula e disponibilizando um aluno mais experiente para sentar em duplas e ambos trocarem informaes, entre outras situaes que favoream a aprendizagem do TDAH e a integrao dele com o grupo de forma que no seja rotulado. preciso que seja compreendido dentro de suas limitaes.

Segundo Fonseca (1995), para que uma criana aprenda necessrio que se respeitem vrias integridades, como o desenvolvimento perceptivo-motor, perceptivo e cognitivo, e a maturao neurobiolgica, alm de inmeros aspectos psicossociais, como: oportunidade de experincias, explorao de objetos e brinquedos, assistncia mdica, nvel cultural etc. Atualmente, a viso de inteligncia emocional vem norteando os parmetros educacionais, dando suporte terico no tocante ao desenvolvimento das habilidades sociais quer seja no contexto escolar, familiar e/ou pessoais. Nele, vemos que, alm das capacidades ditas intelectuais, estaro envolvidos a autoconscincia, a tomada de deciso pessoal, o lidar com sentimentos, lidar com tenses, empatia, comunicao, intuio, arriscar-se, automotivao/aceitao, responsabilidade pessoal, assertividade, dinmica de grupo, soluo de conflitos, entre outros conceitos (GOLEMAN, 1995).Compreende-se ento que tais habilidades s podero ser desenvolvidas no mbito das relaes sociais e da qualidade destas relaes. Desta forma, enfatiza-se o valor das interaes sociais no processo de aprendizagem. As emoes desencadeiam, assim, reaes instintivas vindas do corpo e reaes cognitivas no crebro, atravs do sentimento que nada mais do que o pensamento em forma de imagem, iniciando no processo emocional (SILVA, 2003, p. 100). Assim, deve ser considerada a enorme influncia que as emoes exercem sobre o comportamento humano e que as aes humanas so fortemente influenciadas tanto pelas emoes quanto pela razo. Da a importncia da sala de aula ser um ambiente equilibrador das emoes e facilitador da aprendizagem, pois mesmo quando a criana apresenta dificuldade de aprendizagem, ela encontra maneiras menos penosas de contornar essa situao. Strick e Smith (2001) ressaltam que o estresse emocional tambm compromete a capacidade das crianas para aprender. Souza (1996) afirma que as dificuldades de aprendizagem aparecem quando a prtica pedaggica diverge das necessidades dos alunos. Nesta perspectiva, sendo a aprendizagem significativa para o aluno, este se tornar mais interessado, menos bloqueado, mais criativo, mais flexvel e a aprendizagem se tornar conquista significativa para o aluno. A autora coloca que os fatores relacionados ao sucesso e ao fracasso acadmico dividem-se em trs variveis interligadas, denominadas ambiental, psicolgica e metodolgica. Vamos enfatizar apenas o contexto metodolgico, ou seja, a escola propriamente dita. Nela, engloba o que ensinado, as relaes professor/aluno, o

sistema de avaliao. Sendo assim, se a escola for um ambiente estimulador, gerador de conquista e sucesso na aprendizagem, o aluno envolvido pelos sentimentos positivos tanto sobre a aprendizagem, quanto sobre si mesma (SOUZA, 1996).

ESTRATGIAS PARA SALA DE AULA

O sucesso na sala de aula demanda uma srie de estratgias a serem utilizadas com alunos portadores do TDAH. Os autores j citados anteriormente enfatizam que a proposta pedaggica deve ser organizada atravs de tcnicas de manejo, cuja maioria das crianas TDAH possam permanecer na sala de origem, sendo utilizadas tcnicas especficas para minimizar as dificuldades. Alm da organizao da sala e a utilizao de material didtico adequado, devem ser estabelecidos regras e combinados a serem cumpridos e respeitados pelo professor e pelos alunos. Sendo assim, Santos (2009) refora algumas dicas que facilitar o trabalho pedaggico: Organizar a sala sempre da mesma maneira, evitar contatos com crianas que no provoquem; encorajar frequentemente, reforar comportamento positivo com elogios. Trabalhar em pequenos grupos, objetivando melhor desempenho acadmico; Dar oportunidade para sair algumas vezes da sala, como: ir ao banheiro, levar bilhete na secretaria, apontar o lpis etc. Trabalhar com exerccios de conscincia e treinamento de bons hbitos sociais da comunidade. Ter clareza nas explicaes, no dar atividades muito extensas, porque o TDAH perde logo o interesse e no conclui as atividades. Colocar limites claros e objetivos, tendo uma atitude disciplinar equilibrada e proporcionar a avaliao frequente, com sugestes concretas que ajudem a desenvolver um comportamento apropriado. Preparar atividades diversificadas que envolvam a viso, som, tato. Entretanto, nova experincia contribuir significativamente na motivao e interesse. importante ressaltar que cada criana apresenta habilidades distintas, porm o professor dever ter um olhar diferenciado para todas as realidades para poder intervir de maneira eficiente. Na sala de aula, cada vez mais so evidentes as diferenas individuais entre os alunos. Cabe, porm, ao professor conhecer seus alunos, detectar suas dificuldades e potencialidades e propor atividades que permitam a participao e a aprendizagem de todos.

A escola, portanto, deve ser uma instituio aberta diversidade, preparada para educar a complexa clientela, garantindo o ingresso de todos, sem discriminaes, enfim, possibilitando o crescimento de todos os alunos, preparando-os para a vida. Para tanto, faz-se necessria uma proposta pedaggica flexvel, com profissionais competentes e abertos a novas informaes. O professor que recebe alunos com esse transtorno, necessita de apoio efetivo da famlia e dos profissionais da rea. No caso da criana com esse transtorno faz-se necessrio um trabalho paralelo de recuperao, pois a criana com o TDAH passa a maior parte do tempo desligada das explicaes e no consegue concluir suas atividades no tempo estimado. Sendo assim, a escola precisa oferecer esse apoio pedaggico com outro profissional em perodos contrrios, a fim de sanar as lacunas que ficaram. Diante do exposto, vale considerar que no existe receita para trabalhar com o TDAH, at porque cada criana um ser nico. Sendo assim, cada professor dever encontrar caminhos para desenvolver melhor seu trabalho e compreender o transtorno, saber lidar com situao adversa e encontrar soluo adequada. Trabalhar com crianas com dificuldade escolar um desafio para o profissional, mas tambm uma oportunidade de crescimento. O aluno que d trabalho aquele que instiga o professor a buscar informaes, a estudar mais, a refletir sobre sua prtica a sair do comodismo. Diante disso, o professor deve conhecer os tipos de transtornos que afligem seus alunos e utilizar todas as vias que conduzam ao crescimento pleno de suas potencialidades. CONSIDERAES FINAIS O presente trabalho focou sua ateno no TDAH e buscou analisar o impacto desse transtorno na vida acadmicas dos escolares e percebeu-se que o TDAH se

manifesta no contexto escolar. Sendo assim, preciso que os profissionais da educao tenham um olhar diferenciado para perceber o transtorno sem rotular a criana e, a partir da, buscar apoio necessrio para poder enfrentar esse problema com mais desenvoltura. Pode-se perceber que no cabe ao professor fazer o diagnstico, porm compete a ele o encaminhamento aos profissionais especficos da rea, que podem ser a equipe multidisciplinar da escola.

importante considerar que o professor deve estabelecer contatos e parcerias com os familiares e com os profissionais que atuam na rea sempre que houver necessidade. O professor deve tambm buscar estratgias diversificadas a fim de manter o aluno sempre motivado, de maneira que ele possa permanecer na sala de origem. importante que a escola oferea um apoio de reforo em perodo contrrio, para que as crianas no fiquem com defasagem escolar. J que o TDAH no consegue acompanhar o ritmo da sala. Vale aqui ressaltar que a criana com TDAH no incapaz para a aprendizagem, basta que seja direcionada e estimulada a desenvolver todo o seu potencial. Para tanto, faz-se necessrio que a sala de aula seja um ambiente favorvel aprendizagem organizada, de forma que possa eliminar todas as formas de estmulos que tirem a concentrao e ateno da criana. Vale ressaltar que desejvel que sejam trabalhada as habilidades sociais, afetivas e cognitivas, favorecendo a convivncia em grupo, a troca de experincias e informaes. O estudo em relao ao tema tem contribudo muito, conferiu-nos suporte necessrio para futuras intervenes. Percebe-se que ainda h um longo caminho a ser trilhado em busca de melhor compreenso em relao ao tema.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FONSECA. A. Introduo s dificuldades de aprendizagem. 2. ed, Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995.

GARCIA, J.N. Dificuldades de aprendizagem e interveno psicopedaggica; Trad. Ernani Rosa, Porto Alegre: ARTMED, 2004. GOLEMAN, D. Inteligncia Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. cap.15. p. 247303. GUERRA, L.B. A criana com dificuldades de aprendizagem. Rio de Janeiro: Enelivros, 2002. O.M.S. Classificao de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descries clnicas e diretrizes diagnsticas. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1993. SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas: entendendo melhor o mundo das pessoas distradas, impulsivas e hiperativas So Paulo: Editora Gente, 2003.

10

SOUZA, E. M. Problemas de aprendizagem Crianas de 8 a 11 anos. Bauru: EDUSC, 1996. STRICK, C. e SMITH, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: ARTMED, 2001. VYGOTSKY, L.S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1989.

_______________________
1 2 3

Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura plena em Letras pela FECLU- Pereira Barreto,1997. Licenciatura plena em Pedagogia pela FIU- Pereira Barreto, 1993. Licenciatura plena

em Letras pela mesma instituio, 1996. Ps graduao, em Interdisciplinaridade na Educao : Currculo e Ensino nas sries iniciais pela UFMS - Trs Lagoas, 1998.
4

Licenciatura plena em Pedagogia pela UFMS - Trs Lagoas, 2009. Mestrando em

Educao pela UFSCar So Carlos SP.


5

Licenciatura plena em Pedagogia.

You might also like