You are on page 1of 36

GUIA GATES AUTOMOTIVO

Correias, Tensionadores e Mangueiras.


Totalmente ilustrado; Como funcionam nossos produtos; Dicas de armazenagem e manuseio; Tcnicas para uma melhor aplicao; Diagramas completos de montagem; Programa Garantia para Todos; 100 anos de histria da Gates.

Linha do Tempo Gates

2004

1911

Charles Gates, compra a empresa The Colorado Tire & Leather.

1946

1961

A Gates adquire mundialmente as fbricas de correias em poliuretano Mectrol Corporation, e inicia sua liderana em um novo mercado de correias (Gates Mectrol).

1919

Inveno da Correia Sincronizadora.

A empresa passa a se chamar The Gates Rubber.

Charles Gates Jr. empresrio e filantropo assume a liderana da empresa.

1986

2011

Aquisio mundial da Uniroyal Power Transmission.

A Gates completa 100 anos de existncia e liderana no mercado mundial.

1927

Gates inicia a produo de mangueiras.

1963 1954
A empresa torna-se a maior fabricante de Correias V do mundo.

Inaugurao da primeira fbrica da Gates no continente Europeu (Blgica).

2005

A Gates adquire a empresa alem EMG com operaes na Espanha e China, onde so fabricadas conexes e acessrios para tubos hidrulicos (passa a se chamar Gates EMB).

1917

John Gates (irmo de Charles Gates) inventa a Correia V utilizada em grande parte dos veculos at os dias de hoje.

1996

A famlia Gates se retira do comando da companhia deixando um legado de 14.000 funcionrios e 48 fbricas em 15 pases. A Tomkins-PLC assume o controle da empresa.

A Gates no Brasil

1975 1968

2005 1986
No Brasil, a unidade em Rio Claro-SP, inicia a fabricao de correias sincronizadoras.

Inicio das operaes Gates no Brasil.

Inaugurao da Fbrica de Mangueiras no Brasil

1999

Inaugurada a clula produtora de Tensionadores em Jacare SP.

Inicio da produo de mangueiras hidrulicas com cobertura lisa no Brasil, uma das maiores inovaes tecnolgicas em mangueiras.

2011

A Gates Brasil completa 43 anos de atividades.

1972

Inicio da produo de correias industriais e automotivas no Brasil sob o nome ORION-GATES.

1976

Inicio da produo de mangueiras no Brasil. Produo da primeira Correia Power Band no Brasil.

1990

Lanada a linha de Correias Agrcolas no Brasil.

2001

2010

Inaugurada a clula produtora de Correias Micro V em Jacare - SP. Incio da produo de correias Sincronizadoras em Jacare-SP

Lanamento do POWERGRIP KIT no Brasil com cobertura de 60% da frota nacional (contendo: correia, tensionador/polia e manual de instrues)

03

100 anos da parceria mais confivel


Caro leitor: no ano em que comemora seus 100 anos de vida, a Gates tem o orgulho de dar as boas vindas a voc. Boas vindas, pois este guia oferece a voc um pouco de nossa histria (que se confunde com a histria das correias automotivas), e tambm tcnicas sobre construo dos produtos, como funcionam, cuidados de armazenagem, aplicao alm de garantia sobre servios. O contedo o resultado de nossa histria mundial desde 1911 e no Brasil desde 1968 (j so 43 anos), incluindo as lies que aprendemos junto ao mercado durante nossas palestras tcnicas e convvio com oficinas, lojas de autopeas e distribuidores e montadoras automotivas. Queremos facilitar o seu dia-a-dia com uma linguagem fcil e direta. E assim como so os carros, caminhes e nibus que sempre evoluem, pretendemos que esse material tambm evolua a cada ano trazendo novos diagramas de montagem, novas dicas e solues tcnicas. Obrigado por esses 100 anos. Parabns para todos ns.

Catlogo Eletrnico Gates

Facilite as consultas, pedidos e resolva dvidas tcnicas.

Download gratuito em: www.gatesbrasil.com.br

Fcil leitura, com atualizao automtica.

ndice
................................................................................................ 04 Identificao de Correias e Equipamentos Gates. Como so construdas as correias sincronizadoras............................................................................................. 05 Como construdo um tensionador...................................................................................................................... 06 Dicas de armazenagem e manuseio . .................................................................................................................. 07 Boletim Informativo HNBR..................................................................................................................................... 08 Guia de Solues - Correias Sincronizadoras...................................................................................................... 09 Guia de Solues - Correias V.............................................................................................................................. 10 Guia de Solues - Correias Micro-V....................................................................................................................11 Mangueiras - Dicas para uma instalao perfeita . .............................................................................................. 12 Guia de Solues - Polias e Tensionadores......................................................................................................... 13 Diagramas de Montagem de Correias Sincronizadoras e Tensionadores (por montadora). .............................. 15 Gates apresenta: Garantia para Todos................................................................................................................. 31

04

Identificao de Correias e Equipamentos Gates


Confira abaixo os formatos das embalagens de correias Gates:

Correia Sincronizadora
Todas as correias sincronizadoras HNBR esto identificadas com XS no cdigo no lugar de HNBR. A marcao GS e U do cdigo Gates foi excluda. Exemplos: Cloroprene: HNBR:

Correia V, Powerband (V-Dupla) e Micro-V


As marcaes GS dos cdigos Gates foram excludas.

Correia V

Micro-V

Powerband (V-Dupla)

7356

40305X17

40433x17XS

7356

K040433

2/9252

Sistema de Leitura Gates


Leitura da Correia Micro-V Leitura da Correia Sincronizadora

K 05 0492
Comprimento Efetivo (49,2 x 25,4 = 1250 mm) N de Ribs (de 3 12) Perfil dos Ribs (Referncia Automotiva)

41 117 x 17 XS
Refere-se a correias em HNBR Largura da Correia (mm) Nmero de Dentes Perfil dos Dentes

Leitura da Correia em V e Powerband (V-Dupla)

2/ 0 961 L
Para correias Lisas (sem dentes moldados internos), o cdigo possui o sufixo L. Para correias com cordonis de Kevlar o cdigo possui o sufixo K. Comprimento Efetivo (96,1 x 25,4 = 2440mm) Largura da Correia (7 = 10mm / 8 = 11mm / 9 = 13mm / 0 = Especial) Para correias Powerband (V-Dupla), o cdigo possui o prefixo 2/.

Equipamentos de Teste Gates


Dr. Gates Conjunto completo de ferramentas para instalao, manuteno e diagnstico de sistemas de transmisso de correias. Contm: Verificador de Alinhamento a Laser, Tensimetro Digital, Trava de Comando 16V,  Trava de Comando do volante de motor, Jogo de Pinos para Travamento de Tensionadores, Estetoscpio, Luminria de Cabea, Caneta para Marcaes e Trena.

Verificador de alinhamento a laser Ferramenta de pouco peso e fcil de usar para identificar os mais comuns tipos de desalinhamento.

Tensimetro STT-1 Ferramenta prtica e exata para verificar a tenso das correias sincronizadoras e Micro-V.

05

Como so construdas as correias sincronizadoras


Para garantir o correto funcionamento e sincronismo entre o eixo do comando de vlvulas e o virabrequim, a construo da correia sincronizadora possui cordonis de fibra-de-vidro (alta resistncia trao), composto de borracha diferenciado (maior durabilidade) e perfis de dentes especialmente projetados para cada sistema de transmisso. Com o aumento da potncia dos motores e sua maior temperatura de trabalho, foi desenvolvido um novo composto de borracha, o HNBR, com maior resistncia em relao ao material utilizado anteriormente (Cloroprene). Por isso a Gates recomenda a utilizao de correias com composto de borracha HNBR, para veculos fabricados aps o ano de 1996.

Composto de borracha Cordonis de fibra-de-vidro Composto de borracha Tecido de nylon emborrachado

Cordonel de alta resistncia trao e alongamento nulo. Dentes com perfis projetados para cada projeto.

Caractersticas das Correias Sincronizadoras Maior resistncia a leo, ao calor e ao Oznio Dentes moldados com preciso Tecidos resistentes abraso Aplicao Comando de vlvulas Eixo balanceador

06

Como construdo um tensionador

3 3 2 1 4

5 6

O tensionador um dispositivo de mola que consiste em sete partes bsicas. 1 - Base: pea estacionria do tensionador parafusada ao bloco do motor ou em outros acessrios. 2 - Mecanismo de Amortecimento: um componente projetado para absorver a vibrao do sistema de acessrios.

3 - Mola: pr-carregada de fbrica. Fornece a fora para tensionar a correia. 4 - Brao: transmite o torque polia do tensionador. Geralmente fabricado em alumnio. 5 - Polias / rolamentos: so projetados em plstico ou ao com ou sem flanges. O componente chave de uma polia o rolamento. Os rolamentos so lubrificados e vedados para toda a vida. No recomenda-se a utilizao de rolamentos novos em uma polia velha.

6 - Protetor de poeira: protege os rolamentos dos elementos externos. 7 - Parafuso: prende a polia ao brao.

07

Dicas de armazenagem e manuseio:


Inspecione periodicamente as correias, polias e tensionadores quanto a desgaste e variao de tenso. Siga sempre a recomendao do fabricante do veculo (kilometragem / tempo) para realizar a troca das correias, polias e tensionadores. Se uma correia for removida do veculo por qualquer razo, ela no deve ser reinstalada. Nunca reutilize a mesma correia. Ao inspecionar uma correia, polia ou tensionador, verifique se o motor do veculo est desligado, bem como a bateria, para evitar o acionamento de ventoinhas acidentalmente. O rudo produzido por uma correia, fora do normal, indica a necessidade de troca. Correias aplicadas em ar condicionado e alternador, so mais exigidas que correias utilizadas em direo hidrulica ou bomba dgua. Somente retire a correia da embalagem no momento da instalao. As correias devem ser armazenadas em ambientes que evitem temperaturas extremas, luz direta do sol, alta umidade e contaminao por qualquer derivado de petrleo, gua, elementos qumicos e etc... Somente pendure uma correia sincronizadora utilizando o encaixe apropriado da embalagem.

Nunca force, dobre ou tora uma correia

Polias desalinhadas e com paralelismo incorreto

Polias desalinhadas e no paralelas

08

Aviso importante
Os novos motores utilizados nos veculos esto trabalhando com temperaturas cada vez mais elevadas, isto decorre da utilizao de maiores taxas de compresso, bem como pelo processo de combusto cada vez mais otimizado. Isto resulta em um maior regime de giro e potncia aumentando ainda mais a solicitao das correias. Por este motivo tanto as montadoras brasileiras quanto as estrangeiras utilizam somente correias em HNBR. HNBR um elastmero de ltima gerao resistente a calor, oznio, lubrificantes e com extrema resistncia fadiga. Ateno: ainda que as peas em cloropreno possuam o mesmo nmero de dentes, mesmo passo e mesma largura, ou seja, apresentem montagem no conjunto, estas no devem ser montadas sob risco de quebra prematura caracterizada por aplicao incorreta. A tabela abaixo mostra os casos de aplicaes em cloropreno e HNBR bem como a limitao de ano de aplicao para as correias em cloropreno.

!
Cdigo Gates Montadora

A Gates informa que a aplicao de correias em cloropreno nos veculos fabricados aps o ano de 1995 (confira a tabela abaixo), ocasionar quebras prematuras das mesmas, gerando um enorme prejuzo ao usurio/aplicador, uma vez que esta ocorrncia no ser coberta pela garantia.

CLOROPRENE
Modelo FIORINO / FIORINO FURGO / PICK-UP / LX / HD / TREKKING 41117 x 17 FIAT FIORINO / FIORINO FURGO / PICK-UP / LX / HD / TREKKING UNO (MILLE / ELETRONIC / ELX / EP / SMART) 40305 x 17 40433 x 17 1000 1000 SPI 1.0 1994 at 95 Motor Ano

HNBR
Cdigo Gates Ano

41117 x 17 XS

TODOS

GM

CORSA (HATCH / SEDAN / WAGON /PICK-UP)

1.0 / 1.4 / 1.6 8V

1994 at 95

40433 x 17 XS

TODOS

40808 x 20

GM

MEGA/SUPREMA LOGUS GOL / PARATI / VOYAGE / SAVEIRO

2.2 8V AP 1.8 / 2.0 AP 1.6 / 1.8 / 2.0 TODOS AP 1.8 / 2.0 AP 1.8 1.8

1994 at 95 1992 at 95 1982 at 95 1974 at 88 at 1990 1990 at 93 1991 at 94

40707 x 20 XS

TODOS

41121 x 18

VW

PASSAT SANTANA / QUANTUM APOLLO GOLF

96121 x 18 XS

TODOS

09

Guia de Solues - Correia Sincronizadora


ROMPIMENTO (quebra irregular) RUDOS (batidas / raspagem / na partida ou funcionamento do motor)

Provvel causa
Tenso excessiva na instalao

Ao corretiva
Instalar a nova correia com a tenso correta Verificar se as protees capas esto corretamente instaladas. Substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

Provvel causa
Tenso incorreta Desalinhamento do sistema Flanges ou rolamentos danificados / polias desgastadas

Ao corretiva
Instalar a nova correia com a tenso correta Realizar o alinhamento das polias e substituir a correia Substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

Entrada de corpo estranho no sistema

DESGASTE DOS DENTES (camada de contato do dente desgastada)

LATERAL MARCADA / CORTADA (com cordonis gastos)

Provvel causa
Tenso incorreta

Ao corretiva
Substituir a correia com a tenso correta Substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

Provvel causa
Polias com flanges danificadas

Ao corretiva
Verificar e substituir os itens do sistema. (polia, tensionador e correia) Realizar o alinhamento correto e substituir a correia

Polia com desgaste

Desalinhamento do sistema

ROMPIMENTO (quebra regular / vinco)

ARRANCAMENTO DE DENTES

Provvel causa
Armazenamento incorreto

Ao corretiva
Substituir a correia
*vide instrues de armazenamento

Provvel causa
Baixa tenso Travamento do sistema Vazamento ou contaminao por derivados de petrleo

Ao corretiva
Substituir a correia com a tenso correta Eliminar a causa do travamento, verificando todos os itens do sistema (polia, tensionador e correia) Eliminar os vazamentos e substituir todos os elementos contaminados (polias e tensionadores) e a correia

Manuseio incorreto na instalao

Substituir a correia lembrando de retira-la da embalagem somente no momento da instalao *vide instrues de manuseio

DESGASTE ENTRE OS DENTES (camada de contato entre os dentes desgastada)

TRINCAS NO DORSO (pequenas rachaduras)

Provvel causa
Excesso de tenso Polias com desgaste

Ao corretiva
Substituir a correia com a tenso correta Substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

Provvel causa
Temperaturas extremas no motor Polia com desgaste

Ao corretiva
Verificar / eliminar as causas da variao de temperatura e substituir todos os itens do sistema (polia, tensionador e correia) Substituir a polia e a correia

10

Guia de Solues - Correia V


(dorso ou paredes brilhantes / vitrificado)

ABRASO

Provvel causa
Polia travada ou com dificuldade de movimento (patinao entre polia e correia) Tenso incorreta

Ao corretiva
Substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia) Substituir a correia com a tenso correta Eliminar os vazamentos e substituir todos os elementos contaminados (polias e tensionadores) e a correia

ARRANCAMENTO DOS DENTES

Provvel causa
Tenso incorreta Travamento do sistema

Ao corretiva
Substituir a correia com a tenso correta
Eliminar a causa do travamento, verificando todos os itens do sistema (polia, tensionador e correia) Eliminar os vazamentos e substituir todos os elementos contaminados (polias e tensionadores) e a correia

Vazamento ou contaminao por derivados de petrleo.

Vazamento ou contaminao por derivados de petrleo Peas velhas (Kilometragem fora da recomendao do fabricante do veculo)

Verificar / substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

LATERAL MARCADA / CORTADA (com cordonis gastos)

Provvel causa

Ao corretiva
Verificar e substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

ROMPIMENTO (quebra irregular)

Provvel causa
Tenso excessiva na instalao

Ao corretiva
Instalar a nova correia com a tenso correta Substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)
Verificar / eliminar as causas da variao de temperatura e substituir todos os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

Polias com flanges danificadas

Entrada de corpo estranho no Sistema

Desalinhamento do sistema

Realizar o alinhamento correto e substituir a correia

Temperaturas extremas no motor

TRINCAS NO CANAL
(pequenas rachaduras)

Provvel causa
Tenso incorreta

Ao corretiva
Substituir a correia com a tenso correta
Verificar / eliminar as causas da variao de temperatura e substituir todos os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

DESPRENDIMENTO DO CORDONEL

Provvel causa

Ao corretiva
Substituir a correia com a tenso correta

Tenso incorreta

Temperaturas extremas no motor

Polia com desgaste

Substituir a polia e a correia

Polias com canais desgastados

Verificar / substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

(pedaos das camadas se soltando)

SEPARAO DE MATERIAIS

Provvel causa

Ao corretiva

Vazamento ou contaminao por derivados de petrleo. A correia patina gerando um aumento de sua temperatura fragmentando-se

Eliminar os vazamentos e substituir todos os elementos contaminados (polias e tensionadores) e a correia

11

Guia de Solues - Correia Micro-V


(dorso brilhante / vitrificado)

ABRASO

Provvel causa
Polia travada ou com dificuldade de movimento. (patinao entre polia e correia)

Ao corretiva
Substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

DESPRENDIMENTO DE PARTCULAS

Provvel causa
Tenso incorreta Polias com desgaste

Ao corretiva
Substituir a correia com a tenso correta Substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia) Eliminar os vazamentos e substituir todos os elementos contaminados (polias e tensionadores) e a correia Verificar / substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

Tenso incorreta

Substituir a correia com a tenso correta

Vazamento ou contaminao por derivados de petrleo Kilometragem vencida (fora da recomendao do fabricante do veculo)

FISSURAS / FUROS NO DORSO

Provvel causa

Ao corretiva

SEPARAO DOS RIBS

Provvel causa

Ao corretiva

Pequenos corpos estranhos (pedras, cascalho, areia e etc...) se alojam entre a correia e a polia fazendo surgir pequenos furos no dorso da correia

Verificar / substituir os itens do sistema. (polia, tensionador e correia)

Instalao inadequada onde os ribs esto montados fora dos canais da polia, fazendo com que a mesma se desalinhe

Substituir a correia e verificar se todos os ribs esto perfeitamente encaixados nos canais das polias

TRINCAS NOS RIBS

Provvel causa

Ao corretiva
Correias de cloroprene (MicroV): ao encontrar mais de 3 trincas em uma rea de +/- 8 cm ao longo dos ribs, substituir a correia imediatamente. Correias de EPDM (MicroV XF): Utilize o indicador de desgaste de correias

LATERAL MARCADA / CORTADA (cordonis gastos e ribs desprendendo)

Provvel causa

Ao corretiva
Verificar e substituir os itens do sistema
(polia, tensionador e correia)

Desgaste devido a constante exposio ao calor e tenso. Trincas aparecem no topo das ribs podendo chegar a atingir a regio dos cordes

Polias com flanges danificadas

Desalinhamento do sistema

Realizar o alinhamento correto e substituir a correia

DESGASTE IRREGULAR DOS RIBS (ribs serrilhados,


possveis cordonis quebrados)

Provvel causa

Ao corretiva

ARRANCAMENTO DE MATERIAL

Provvel causa
Tenso incorreta

Ao corretiva
Substituir a correia com a tenso correta Realizar o alinhamento correto e substituir a correia

Pequenos corpos estranhos (pedras, cascalho, areia e etc...) se alojam entre a correia e a polia fazendo surgir pequenos furos no dorso da correia

Desalinhamento do sistema

Verificar / substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

Polias com desgaste Pequenos corpos estranhos (pedras, cascalho, areia e etc...) se alojam entre a correia e a polia fazendo surgir pequenos furos no dorso da correia Verificar / substituir os itens do sistema (polia, tensionador e correia)

12

Mangueiras - Dicas para uma instalao perfeita


A manuteno preventiva sempre importante para assegurar que o sistema funcione corretamente. Por isso, todas as mangueiras automotivas, bem como todo o sistema de arrefecimento, deve ser inspecionado ao menos a cada 6 meses, afim de evitar falhas e vazamentos. As mangueiras automotivas em geral, so instaladas basicamente da mesma forma, sendo acopladas a um tubo ou encaixe (entrada ou sada) e fixada com uso de abraadeiras. Para a instalao adequada, devem ser tomados alguns cuidados bsicos: Mangueira com presena de lquido no interior: o mesmo deve ser drenado antes da troca. Mangueira colada no bocal: a maioria das mangueiras soltam-se com facilidade, assim que a abraadeira desapertada. Caso isso no ocorra, gire a pea ao redor do encaixe, deslizando a mesma sobre essa superfcie. Se ainda assim, a mangueira no se soltar, a mesma deve ser cortada quando for substituda.

Verificar bocal: preciso verificar o bocal quanto a corroso ou rebarbas. Isto pode danificar a mangueira e dificultar a estanqueidade do sistema. Para a retirada de resduos, deve-se limpar o bocal utilizando uma lixa ou escova metlica. Nota: Cuidado redobrado com bocais plsticos!

DICA: Colocar primeiro a abraadeira e em seguida a mangueira. Isso facilita a sua instalao uma vez que no bocal h um ressalto para assegurar que a mangueira no escape.

Como evitar falhas comuns


Um dos inimigos mais destrutivos da mangueira no compartimento do motor de um automvel, o calor, que em condies normais chega a 110C. Uma mangueira danificada pelo calor, apresenta-se endurecida e lustrosa, o que leva ao surgimento de rachaduras. Essas rachaduras, quase sempre irregulares, largas e profundas, nem sempre indicam que houve dano por calor. Caso a mangueira apresente rachaduras e ainda assim flexvel, o problema pode ter sido causado pelo oznio ou vibrao. O Oznio causa minsculas fissuras, dispostas em pequenas linhas paralelas em toda a extenso da mangueira. As mangueiras Gates so fabricadas com um composto chamado EPDM, que resiste completamente ao oznio (por tratar-se de um elastmero saturado). Rachaduras presentes nas bordas das mangueiras so resultado, em geral, de abraadeiras apertadas em excesso ou posicionadas de forma incorreta sobre o bocal. A instalao correta da mangueira primordial para se obter o melhor desempenho do sistema de arrefecimento. O leo o pior inimigo de uma mangueira de borracha. Uma mangueira contaminada com leo apresenta-se inchada e amolecida. Caso isso ocorra, a mangueira dever ser substituda e o vazamento de leo contido.

Cuidado com mangueiras base de silicone, que resistem a temperaturas de at 350C. Essas mangueiras, se deterioram pela exposio excessiva aos combustveis. Elas so frgeis e podem rasgar-se com qualquer corte ou furo.

13

Guia de Solues - Polias e Tensionadores


Aparncia da Polia Sintomas
Polia de ao: pintura desgastada fora da rea da correia. Polia de Ao: danificada somente na rea da correia. Polia plstica: desgaste na rea que a correia percorre. Polia plstica lascada na rea da correia.

Causa Provvel
Condio normal.

Ao Corretiva
Nenhuma ao corretiva requerida.

Revestimento da polia desgastou Desgaste por ambiente extremo (calor, gua, pedra). Dano por pedra ou prticas defeituosas durante a instalao. Falha do rolamento ou carga excessiva na polia. A correia no est percorrendo corretamente a polia. Substituir a polia.

Sinais da corroso. Polia apresenta balano excessivo visualmente (jogo).

Aparncia do Tensionador Sintomas


Brao do tensionador rachado. Vibrao excessiva do tensionador durante a partida do motor. Graxa escapa fora do rolamento. O selo ou vedao do rolamento faltante ou danificado. Tensionador inclinado ou desalinhado. Abertura existente entre o brao do tensionador e base.

Fora excessiva usada na remoo, ou falha por fadiga a longo prazo, ou o tensionador permitido voltar com tudo na posio de batente. Amortecedor do tensionador desgastado, ou acessrio fora de circularidade. Degradao do selo de vedao, ou afastamento interno radial excessivo do rolamento. Polia gasta, ou danos ambientais (calor, gua, pedras), ou montagem errada do tensionador.

Causa Provvel

Ao Corretiva
Substituir o tensionador.

Substituir o tensionador. Substituir a polia.

Substituir a polia e/ou tensionador.

Tensionador Solto, Travando ou Engripado Sintomas Causa Provvel


O tensionador no trabalha suavemente.

A superfcie de rolamento danificou, ou amortecedor est danificado, ou a mola est quebrada.

Ao Corretiva
Substituir o tensionador

Rolamento danificado, ou folga interna radial do rolamento pequena, ou A polia est engripada e no gira livremente. montagem do rolamento na polia foi muito apertado Polia e rolamento, apresentam certo movimento entre eles. O rolamento no est confinado/fixado na polia.

Substituir a polia.

14

Solues de problemas - Polias e Tensionadores


Rudos Sintomas
Rudo de escorregamento da correia.

Causa Provvel
Correia desgastada, laceada ou com fora da tenso insuficiente.

Ao Corretiva
Verificar a tolerncia do comprimento da correia. Se a correia estiver um comprimento correto, substituir o tensionador.

Amortecedor desgastado, ou as Tensionador chacoalha durante a utilizao superfcies de rolamento dentro do do motor. tensionador esto desgastadas. Polia / Tensionador esto desgastados, Rudo da correia devido ao desalinhamento ou existem rachaduras na base ou no do sistema. brao do tensionador, ou os parafusos de montagem esto frouxos. A polia faz um rudo agudo ou roncando aps o motor ligado. O rudo dura at trs minutos. Rolamento gasto, ou montagem do conjunto tensionador e polia est incorreto.

Substituir o tensionador.

Substituir tensionador gasto ou rachado. Apertar os parafusos frouxos do veculo conforme especificaes do fabricante.

Verificar o sistema inteiro sobre desalinhamento e substituir a polia.

A polia exibe o rudo durante a operao normal.

Rolamento no est funcionando corretamente.

Substituir a polia.

O conjunto da polia e de rolamento chacoalha

Gaiola do rolamento est quebrada, ou as esferas no rolamento esto soltas, ou o rolamento no contem lubrificante.

Substituir a polia.

Rudo com Atrito do Rolamento Sintomas


Contnuo rudo de assovio e atrito que aumenta com o giro do motor.

Causa Provvel

Ao Corretiva
Use um estetoscpio automotivo para localizar a fonte do rudo. Desligar o motor e girar polia com a mo. Se precisar de esforo muito grande para mover a polia, substitua-a. Inspecionar visualmente o rolamento em questo para sinais de superaquecimento do metal ou vazamento da graxa. Verificar se h o movimento de suporte por afrouxamento dos prendedores.

Nenhum lubrificante do rolamento

Rudo alterando entre ronco para grunido (choro) com o aumento do giro do motor.

Rolamento est a ponto de falhar, ou balano excessivo da polia do tensionador, ou contaminao de outros lquidos no selo da polia.

ATENO: No use rolamentos nem polias recondicionadas.

15

Diagramas de Montagem
166 2.0 TWIN SPARK 2000/... Correia: 40830x24XS Correia: 5340

Alfa Romeo / Asia


164 3.0 V6 12V 1992...95

CVA

CVA

CVA

CVA

BA

BA

PLI
T

GIR

GIR

164 3.0 V6 24V 1992/...98 Correia: 5475

ASIA TOWNER - 0.8 6V - 1993/... Correia: 76091X3/4XS

CVA
CVA PLI CVA

PLI T

GIR

GIR

16

Audi / VW
FOX / GOL / POLO / GOLF EA111 1.0/1.6 8V Correia: 90135X19XS Tensionador: T43061

Diagramas de Montagem
GOL / GOLF / PASSAT / SANTANA / APOLLO LOGUS / POINTER - AP 1.6 / 1.8 / 2.0 8V Correia: 96121X18XS Tensionador: T42123

CVA

CVA

Indicador de Tenso nesta posio

BA T
BA
Marca da Polia apontada para 2V

GIR

GIR

GOL / PARATI / POLO CLASSIC AT 1.0 16V/TURBO Correia: 40707X25XS Tensionador: T42132 e T43090
CVA CVA

GOL/PARATI/POLO EA111 1.0 16V POWER Correia: 90130X20XS e 90058X17XS Tensionador: T42131 e T43090

Ferramenta para travar o eixo do comando

CVA
Indicador de Tenso nesta posio

CVA

T
PLI
Indicador de Tenso nesta posio

BA

PLI
T

BA
2V 4V

T
GIR

GIR

Marca da Polia apontada para 4V

17

Diagramas de Montagem
GOLF / POLO / BORA / NEW BEETLE / PASSAT/A3 - EA113 1.6/2.0 8V Correia: 90138X23XS Correia: 5491XS

Audi / VW
GOLF / NEW BEETLE / PASSAT / A3 / A4 / TT 1.8 / 2.0 20V / TURBO

Indicador de Tenso nesta posio

CVA
CVA

T BA
PLI

BA

GIR

GIR

TOUAREG / A8 / S8 / RS6 4.2 V8 40V Correia: 5493XS

PASSAT/A4/A6/A8/S4 - 2.4/2.7/2.8 V6 30V Correia: 5493XS A4/A6 - 2.7/2.8 V6 30V Correia: 5344XS

BA

PLI

BA

CVA

CVA

CVA

CVA

T1

PLI

T2
GIR

GIR

18

Fiat
BRAVA / MAREA - 1.8 16V Correia: 40830X24XS

Diagramas de Montagem
MAREA - 2.0 / 2.4 20V Correia para 2.0: 40831X24XS Correia para 2.4: 40830X24XS

Ferramentas de Sincronismo doscomandos de vlvulas


CIL

S3

A3

CIL 3

3 2

2 CIL

A2

CIL

S2

CVA
CVA
Indicador de Tenso nesta posio

CVA

CVA

Indicador de Tenso nesta posio

BA
PLI

T
T

PLI

PLI

GIR
GIR

Nota: Utilizar as ferramentas de travamento do sistema.

STILO - 1.8 16V Correia: 40818X20XS

PALIO / WEEKEND / SIENA / STILO / IDEA / DOBL - 1.8 8V Correia: 40433X17XS Tensionador: T43120 (2006/...) - T43060 (.../2005)

CVA

CVA

CVA
Indicador de Tenso nesta posio

PLI

PLI

Indicador de Tenso nesta posio

USED

NEW

USED

NEW

BA

T BA

GIR

GIR

Nota: O ajuste dos tensionadores feito no sentido anti-horrio, aproximadamente 250 em relao ao eixo horizontal do motor.

19

Diagramas de Montagem
MOTORES FIRE 1.0 / 1.3 / 1.4 8V
Correia para 1.0 8V: 40956x22XS Correia para 1.3 / 1.4 8V: 40859x22XS Tensionador: T42125

Fiat
MOTORES FIRE 1.0 / 1.3 16V
Correia para 1.0 8V: 40875x22XS Correia para 1.3 / 1.4 8V: 40956x22XS Tensionador: T43055
Segundo cilindro subindo Primeiro cilindro descendo Ferramentas de fasagem alinhadas na horizontal

Ferramenta de fasagem do comando de vlvulas

CVA

Parte traseira do cabeote sem o suporte das bobinas

Ferramenta de fasagem do eixo comando

CVA

Retirar Tampes Laterais

T
T BA

BA

GIR

Nota: Utilizar a ferramenta para travar o virabrequim.

GIR
Nota: Utilizar a ferramenta para travar o virabrequim.

DUCATO 2.8D / 2.8STD Correia para 2.8D: 5335XS Correia para 2.8STD: 5334XS

PALIO / WEEKEND / SIENA / STILO / IDEA / DOBL - 1.6 16V Correia: 40825x1XS Tensionador: T43068 - Polia: T42061

CVA

CVA

CVA

PLI

PLI

BA

Ferramenta de fasagem do comando de vlvulas

PLI

T
Nota: Inserir as ferramentas de sincronismo dos comandos de vlvulas no cabeote do lado oposto s polias.

GIR

20

Ford / GM
ESCORT/FOCUS/MONDEO at 04/98 ZETEC 1.8/2.0 16V Correia: 76131x1XS
Ferramenta de fasagem do comando
CVA CVA

Diagramas de Montagem
FOCUS/MONDEO aps 05/98 ZETEC 1.8/2.0 16V Correia: 5508XS
CVA

CVA

PLI
T

PLI

PLI

Ferramenta de fasagem do comando

PLI GIR

OBS: Para travar o Virabrequim, inserir o pino no lugar do parafuso-tampo abaixo do coletor de escape.

FIESTA/COURIER MOTOR ZETEC 1.4 16V Correia: 76117X22XS

ESCORT / VERONA / VERSAILLES / BELINA CORCEL / DEL REY / PAMPA - AP 1.8/2.0 8V Correia: 96121X18XS Tensionador: T42123

CVA
CVA CVA

Ferramenta de fasagem do comando


GIR

BA

OBS: Para travar o Virabrequim, inserir o pino no lugar do parafuso-tampo abaixo do coletor de escape.

GIR

21

Diagramas de Montagem
CELTA/PRISMA/CORSA/MONTANA/MERIVA - 1.0 / 1.4 / 1.6 / 1.8 8V Correia: 40433X17XS - Tensionador: T43120 ASTRA/KADETT/MONZA/VECTRA/ZAFIRA/OMEGA - 1.6/1.8/2.0 8V Correia: 40802X20XS - Tensionador: T43120 BLAZER/S10/VECTRA - 2.2/2.4 8V Correia: 40407X20XS

Ford / GM

CVA
Indicador de Tenso nesta posio

USED

NEW

BA

Nota: O ajuste dos tensionadores T43120 feito no sentido anti-horrio, aproximadamente 250 em relao ao eixo horizontal do motor.

CORSA - 1.0 16V / CORSA/TIGRA - 1.6 16V Correia: 40812X20XS Tensionador: T43060 - Polias: T42127 / T42128

ASTRA/VECTRA/ZAFIRA - 2.0 16V VECTRA - 2.2 16V Correia: 40821X24XS Tensionador: T43040 - Polias: T42126 (2 ps)

CVA

CVA

CVA

CVA

PLI

PLI

Indicador de Tenso nesta posio

PLI

PLI

Indicador de Tenso nesta posio

USED

NEW

USED

NEW

T BA

BA T

GIR

GIR

22

Honda / Toyota
CIVIC 1.6 16V 1992/...98 Correia: 5348XS

Diagramas de Montagem
CIVIC 1.6 16V VTEC SOHC 1994/... Correia: 5410XS

CVA

CVA

CVA

BA

BA

GIR

GIR

CIVIC 1.7 16V 2001/... Correia: 70776X22XS

HILUX 2.8D 1992/... Correia: 5214XS

CVA

CVA

PLI

BI

GIR

T GIR

23

Diagramas de Montagem
RAV4 2.0D D-4D 2000/...06 Correia: 5562XS Correia: 5202XS

Honda / Toyota
RAV4 2.0 16V 3SFE 1994/...00

CVA
CVA

T BI

BA

PLI BA
BO PLI

BO
GIR

GIR

COROLLA 1.6 16V 1997/...02 Correia: 5403XS

HILUX / SW.4 / LANDCRUISER / PRADO 3.0D D-4D 2003/... - 3.0TD 1993/...96 Correia: 5560XS (D-4D) - 5405XS (TD)

CVA
CVA

BI

GIR

24

Honda / Toyota
HONDA ACCORD, AERODECK, PRELUDE Correia: 5234XS - Comando de Vlvula

Diagramas de Montagem
HONDA ACCORD, AERODECK, PRELUDE Correia: 5235XS - Eixo Balanceador

CVA

GIR
T

GIR

BA
T

CVA
GIR

HONDA CIVIC COUPE 1.5 VTEC SOHC 1991 / 1996 Correia: 5409XS

TOYOTA COROLLA, FIELDER - 1994 A 1999 1.8 - AE 102 / AE 115 / AT200 / 7AFE E 1.8 16V Correia: 5386XS

UP

CVA
CVA

BA

T
T
T

GIR

GIR

25

Diagramas de Montagem
PAJERO SPORT 2.5 TD 1985/...98 Correia: 5435XS (Comando de vlvulas) Correia: 77099x19.1XS (Eixo balanceador)

Mitsubishi

EB CVA T T BI

EB GIR

GIR

3000 GT 3.0 Turbo 24V 1989/...99 Correia: 5353XS

CVA

CVA

BA

PLI

GIR

26

Mitsubishi / Kia / Suzuki


MITSUBISHI PAJERO, SHOGUN, MONTERO 1991 1992 Correia: 5074XS - Eixo Balanceador

Diagramas de Montagem
MITSUBISHI L200 1986 1990 Correia: 5075XS - Comando de Vlvula

CVA

EB

T
T
T

GIR

GIR BO

KIA SPORTAGE 2.0 8V (SOHC) 1994/... Correia: 5317XS KIA SPORTAGE / SUZUKI VITARA 2.0 TD 1995/... Correia: 5355XS

CVA

T
T
PLI

BA

GIR

27

Diagramas de Montagem
306 / 406 / XANTIA / EVASION / XSARA 2.0 16V Correia: 5468XS Tensionador: T41258 Polia: T42067

Peugeot / Citron
206 / 207 / HOGGAR / C3 - 1.4 8V Correia: 58104X17XS Tensionador: T43023

CVA

CVA

T
T PLI

BA
BA

407 / 607 / C5 / C6 / C8 - 3.0 V6 24V Correia: 5602XS Tensionador: T43166 Polias: T42184 / T42185
CVA

CVA

PLI

PLI PLI BA
PLI

28

Peugeot / Citron
206 / 207 / HOGGAR / 307 / C3 / C4 1.6 16V Correia: 76134X1XS Tensionador: T43159 Polia: T42191

Diagramas de Montagem
307 / XSARA / C4 / PICASSO / C5 - 2.0 16V Correia: 5528XS Tensionador: T43022 Polia: T41235
CVA

CVA

CVA

CVA

T
T PLI

BA

BA

PLI

206 - 1.0 16V Correia: 76095X23,5XS

BOXER - 2.8D / 2.8TD (Renault Master / Fiat Ducato) Correia: 98154X30XS

CVA
CVA

PLI
T

BI
BA

GIR

29

Diagramas de Montagem
CLIO / LOGAN 1.0 16V Correia: 76095x23.5XS Correia: 40850x27XS
CVA CVA

Renault
CLIO / LOGAN / SYMBOL / SCENIC / MGANE 1.6 1.6V

CVA

T
PLI

BA

Ferramenta de fasagem do comando

BA

GIR

GIR
OBS: Para travar o Girabrequim, inserir o pino no lugar do parafuso-tampo abaixo do coletor de escape.

CLIO / KANGOO / TWINGO 1.0 8V Correia: 5454XS

MGANE / SCENIC 2.0 16V Correia: 5507XS

Semi-circulos maiores para cima

Eixos alinhados

CVA
Semi-circulos menores para baixo Ferramenta de fasagem

T
R

CVA

BA
T

PLI

PLI

GIR
GIR

OBS: Para travar o Girabrequim, inserir o pino no lugar do parafuso-tampo abaixo do coletor de escape.

30

Renault / VW
RENAULT TRAFIC 2.2 (GAS) 1997/... Correia: 58118X3/4XS

Diagramas de Montagem
RENAULT LAGUNA, MEGANE, SCENIC, TRAFIC 2.0 8V Correia: 5370XS
R

CVA
T

CVA

T
R

T
PLI

GIR

BO

PLI

GIR

RENAULT CLIO, KANGOO, LOGAN, SANDEIRO 1.6 8V - K7M / FC00 / KC00 Correia: 5473XS

VOLKSWAGEN GOL 1.0 8V MI E 1.0 8V POWER 1996/...02 Correia: 90135X19XS

CVA
CVA

T
T
R

Indicador de Tenso nesta posio

BA

BA
2V 4V

T
GIR

GIR

Marca da Polia apontada para 2V

31

apresenta:

GARANTIA PARA TODOS.


Os procedimentos para devoluo correta de peas em garantia.
Bom dia Sr. Paulo, em que posso ajud-lo? Ol Mriam. Vou viajar com a famlia e preciso fazer uma reviso completa no meu carro! Claro! Vamos falar com o Joo... Paulo, meu amigo, segundo o manual, j est na hora de trocar a correia do seu carro. J me disseram que isso importante... mas quando temos que fazer a troca?

Cada tipo de correia tem um tempo certo para troca. preciso ficar atento e sempre fazer uma inspeo visual da correia, das polias e tensionador, consultar o manual do veculo sobre o tempo de troca. E mais: se a troca no efetuada no tempo certo... Se a correia utilizada no tiver garantia do fabricante... Ou se a troca feita de forma ERRADA.... sabe o que acontece?

Pra onde levamos o carro Doutor?

E o prejuzo grande?

Aproximadamente 100 vezes o valor da correia!

NOSSA! Se uma correia custa R$ 30,00, ento o conserto do carro vai custar uns R$ 3.000,00?

32

... no vale a pena economizar na manuteno correta do carro.

A sabedoria popular j diz: O barato sai caro.

Ento, se a troca for feita no tempo certo, com pea de boa qualidade em uma oficina qualificada, no existem riscos...

Mesmo com fabricantes e oficinas investindo cada vez mais em produtos e servios, uma pea pode apresentar defeito e precisar ser trocada.

Nestes casos que a garantia do fabricante entra em ao. Veja a Gates por exemplo...

A Gates garante todas as peas que fabrica? Como funciona?

Sim, garante todas as peas, mas o processo completo envolve alm do dono do carro: a oficina, a loja de auto-peas e o distribuidor.

O processo de Garantia Gates inicia nas oficinas mecnicas.

Nossa oficina, quando faz as manutenes preventivas ou corretivas nos carros dos clientes, fica atenta as quilometragens indicadas pelos fabricantes.

Ns escolhemos usar as peas da Gates pois todas vem com o certificado de garantia nas embalagens, alm das instrues corretas de instalao.

Desta forma, caso acontea uma falha ao usarmos uma pea Gates, podemos iniciar o processo de garantia com a devoluo da pea, e rapidamente resolver o problema.

33

Com a embalagem da pea em mos, preenchemos o certificado de garantia e enviamos com a Nota Fiscal de compra e tambm com a pea para a loja onde compramos.

Isso garante a agilidade do processo...

E depois?

A Loja de Peas aciona o Distribuidor, e o Distribuidor entra em contato com a Gates e encaminha todo o material para o escritrio central.

O contato do Distribuidor com a Gates fundamental! Com toda a documentao em mos, a Gates faz o registro da ocorrncia e encaminha para os tcnicos responsveis resolverem a situao. possvel rastrear qualquer tipo de problema com a pea: seja problema tcnico, de armazenamento ou instalao inadequada ou um problema de fabricao. Exatamente. O contato organizado dispara uma resposta precisa e rpida para todos os envolvidos. Primeiro eles conferem os documentos. Isso garante a procedncia da pea e tambm o contato com todos os envolvidos durante o processo (distribuidor, loja de peas, oficina e at o dono do carro). Depois a pea encaminhada para a anlise tcnica.

Ento... Com essa organizao a Gates pode resolver o problema mais rpido.

Veja como o pessoal da Gates resolve internamente a situao.

A anlise tcnica consiste em detalhada inspeo visual, avaliao fsica e estrutural. S depois disso o Departamento de Qualidade emite um laudo tcnico, que informa se a Gates ir ou no aplicar a garantia.

34

Fbrica

Oficna do Joo Correia

Distribuidor

Casa do Sr. Paulo

No caso de no se aplicar a garantia, ou seja, a correia danificou por troca fora do prazo, por m aplicao ou por outra razo, a Gates devolve o processo, incluindo o laudo tcnico pelo mesmo caminho at chegar ao consumidor (dono do carro), oferecendo ainda informaes complementares.

O processo s termina bem se todos fizerem sua parte.

Assim todos tem sua situao resolvida...

Quando o laudo comprovar problema ou defeito decorrente da fabricao da pea, a Gates entra em contato direto com o consumidor (dono do carro). So acertados ento os detalhes de como ser feita a aplicao da garantia e o pagamento das despesas geradas com o problema.

isso Paulo... ns fazemos nossa parte e a Gates garante a satisfao de todos

Garantia para Todos tranquilidade para todos!

Fim

MAIS QUE CORREIAS, TENSIONADORES E MANGUEIRAS, PRODUZIMOS UM SCULO DE CONFIANA

O Nome Mais Confivel do Mundo em Correias, Tensionadores, Mangueiras e Hidrulica

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017 8 andar - CJ. 81 Itaim Bibi CEP 04530-001 - So Paulo - SP Tel.: 0800-BRGATES - (0800-2742837) E-mail: gatesmkt@gatesbrasil.com.br www.gatesbrasil.com.br

Nossas fbricas no Brasil - Jacare - SP

Fbrica de Correias e Tensionadores

Fbrica de Mangueiras.

You might also like